Conectar

Ver Versão Completa : Ferramental básico para Troller

Thunder_ot
16/08/2008, 00:34
Pessoal, gostaria de saber de todos, principalmente dos colegas que lidam diretamente com mecânica, quais as chaves / ferramentas imprescindíveis para a composição da caixa de ferramentas que levamos para as trilhas?
Lembrando que essa caixa deverá ser portátil, incluir um kit gambiarra e caber num pequeno espaço do nosso vasto porta-malas.:mrgreen:

abreu
16/08/2008, 02:52
Primeiramente eu faco uma pergunta:
Voce entende de mecanica?
Se a resposta for nao, entao para que ferramentas?

Se a resposta for sim, dentro da minha mala de ferramentas eu tenho:
- Um jogo de chave combinada Gedore da 6 a 22 (as mais usadas eu tenho repetidas)
- Um jogo de chave philips (pequena, media, grande e muito grande) Ps. de boa qualidade
- Um jogo de chave de fenda (pequena, media, grande e muito grande)
- Alicates (uns 2 ou 3 de diferentes tipos)
- Alicate de pressao Gedore (nem adianta comprar xing-ling)
- Um jogo de chave Allen com todos os tamanhos
- Um jogo de chave Torx
- Lanterna Xing-Ling com dinamo (nao precisa de pilha)
- Lanterna 12v com fio comprido (para ligar na tomada 12v)
- Chave de roda extra
- Luvas (sempre eh bom nao se melar muito de graxa)
- Um pouco de fio paralelo comum
- Abracadeiras plasticas de todos os tamanhos (enforca gato)
- Parafusos variados e algumas porcas (inclusive para as rodas)
- White lub (muito usado para inflar pneus destalonados...)
- Chupeta de boa qualidade (xing-ling nao serve)
- Fusiveis variados
- Como sou detalhista, tenho luses para os farois e freios
- Compressor 12v xing-ling (demora 2 dias para encher um pneu, mas salva vc de muita coisa!)
- Oleo de freio e hidraulico

E mais uma porcao de coisas que nao lembro!

E ainda tenho outra mala, com as cintas de reboque (4 cintas de 6 metros e 10T), cintas para amarra, etc etc etc...

Ah, como dou a meu Troller manutencao aeronautica, ou seja, sempre preventiva e nao corretiva, nunca usei uma ferramenta se quer com meu Troller...

Mas ja salvei muiiiiita gente do prego!
Aqui do forum, que eu lembre, ja tirei o Ivan e o Roberto...
O Ivan era o cabo do acelerador... A capa dele rasgou (ressecada) e nao puxava o cabo... 50 enforga gatos depois, o carro ficou 100%!
O do Roberto o freio dianteiro travou. 2 horas apos milhares de tentativas de destrava-lo sem sucesso, tirei a pinca fora e ele terminou a trilha com freio em 3 rodas! Kkkkkkk...

Mas eh isto.
Sempre tem mais gente com ferramentas tambem. Logo, um jipeiro completa o outro!

Abracos.

themoteo
16/08/2008, 17:28

- Um jogo de chave combinada Gedore da 6 a 22 (as mais usadas eu tenho repetidas)
- Um jogo de chave philips (pequena, media, grande e muito grande) Ps. de boa qualidade
- Um jogo de chave Torx
- Chave de roda extra
- Fusiveis variados
- Compressor 12v xing-ling (demora 2 dias para encher um pneu, mas salva vc de muita coisa!)

E ainda tenho outra mala, com as cintas de reboque (4 cintas de 6 metros e 10T), cintas para amarra, etc etc etc...

Ah, como dou a meu Troller manutencao aeronautica, ou seja, sempre preventiva e nao corretiva, nunca usei uma ferramenta se quer com meu Troller...

O Ivan era o cabo do acelerador... A capa dele rasgou (ressecada) e nao puxava o cabo... 50 enforga gatos depois, o carro ficou 100%!
O do Roberto o freio dianteiro travou. 2 horas apos milhares de tentativas de destrava-lo sem sucesso, tirei a pinca fora e ele terminou a trilha com freio em 3 rodas! Kkkkkkk...

Mas eh isto.
Sempre tem mais gente com ferramentas tambem. Logo, um jipeiro completa o outro!

Abracos.

Abreu,

embora eu entenda muito pouco de mecânica, mas tenho aprendido muito nas trilhas...mas independente de saber ou não acho muito importante todos andarmos bem equipados, já aconteceu mais de uma vez de um carro quebrar em uma trilha, ter a pessoa com conhecimento para resolver o problema e não ter a ferramenta, quanto maior for o número de pessoas portando ferramentas menor vai sar a probabilidade disso ocorrer.

Abraço

themoteo
16/08/2008, 17:56
Pessoal, gostaria de saber de todos, principalmente dos colegas que lidam diretamente com mecânica, quais as chaves / ferramentas imprescindíveis para a composição da caixa de ferramentas que levamos para as trilhas?
Lembrando que essa caixa deverá ser portátil, incluir um kit gambiarra e caber num pequeno espaço do nosso vasto porta-malas.:mrgreen:

Mas desse jeito que você quer só falando com o Magaiver..., se for pra contar com o Porta-Palito do Troller não vai dar pra levar o kit que o Abreu listou. Pra resolver isso eu tirei os bancos traseiro e ganhei um porta mala bem maior..hehe

Em adição ao que o Abreu colocou eu adicionaria uma chave L 11mm para tirar o motor da tração quando dá pau, uma mangueira para isolar o filtro de combustível quando o dreno cai e enche de água numa passagem molhada http://www.youtube.com/watch?v=2-rKLfT5ARw , transferidor de ar(uma mangueira com dois plugues daqueles usados em posto para calibrar pneu, dá para colocar 50PSI no estepe e quebrar um galhão), conectores e terminadores elétricos( uma vez meu troller parou de funcionar, tinha uma amigo mecânico no comboio, depois de examinar ele verificou que o conector do solenóide da bomba injetora que libera a passagem de combustível tava com o conector isolando, foi só trocar o terminal que eu tinha de reserva e o carro voltou ao normal http://www.youtube.com/watch?v=WI-dd-BbqEk )

Essas foram situações que eu lembrei agora..se lembrar mais eu posto depois.

Abraço

JORIS
16/08/2008, 18:36
Abreu, ao invés do compressor "xing ling" faz um transferidor de ar, que é uma mangueira com dois terminais, basta ter 70 lbs no estepe que te tira do prego facinho, além de não ocupar espaço.

E como disse o Themóteo, até entendo um pouco de mecânica, porém conseguir consertar tem qulômetros de distância, só que sempre tem bons "consertadores" quando fazemos trilha, e com o ferramental que vc citou geralmente saimos de alguns pregos.

Tem outro item que acho legal, porém ainda não tenho, é uma garrafa de algum gás (H ou N) que não lembro qual, que é útil demais ao destalonar o pneu, já o vi em operação é é muito legal, além de ser recarregável! pra o pessoal do 2.8 um saca bico é tb bastante útil, na minha ranger precisei usá-lo (não eu olha p exemplo de não saber e dispor da ferramenta) após uma boa bebida de água, me tirando do prego!

E o mais importante LEVÁ-LAS, quem já precisou e deixou em casa que o diga!

Como tenho também um CJ-2, é bom salientar que as ferramentas para gasolina geralmente são as de menos bitola, enquanto para o diesel são geralmente as maiores, más o ideal é levar todas!

Outra coisa, minhas ferramentas são do sistema métrico adotado pelo Brasil (milímetro), tipo (6,7,8,9..13..15..17) parece que são diferentes das inglesas em polegadas, isso realmente tem diferença significativa?

[]´s.

JORIS
16/08/2008, 18:39
....transferidor de ar(uma mangueira com dois plugues daqueles usados em posto para calibrar pneu, dá para colocar 50PSI no estepe e quebrar um galhão), ...

desculpa ai Themóteo não tinha lido que já tinha citado!
e só lembrando de não comprar as ferramentas coreanas, aquelas bem fuleiras, a não ser que seja pra dar de presente, pois nem leve que não sevem pra nada!

[]´s!

AKPG
16/08/2008, 18:42
Com uma chave 19, vc desmonta meio Troller!!!

abreu
16/08/2008, 19:28
Ah, eu tenho transferidor sim!
Tinha esquecido de lista-lo!

Mas agora como vou andar munido de compressor ARB com kit de inflar pneus, =D, minha vida sera bem mais facil!

Abracos!

AKPG
16/08/2008, 19:29
Ah, eu tenho transferidor sim!
Tinha esquecido de lista-lo!

Mas agora como vou andar munido de compressor ARB com kit de inflar pneus, =D, minha vida sera bem mais facil!

Abracos!
Já comprou?

abreu
16/08/2008, 19:50
Já comprou?

Ja reservei! Kkkkkk...
Nao posso ir comprar agora pq se nao vou ter que ficar andando com o peso dele, um saco...
Quando tiver mais perto de ir embora, vou a Seattle buscar =)

Abracos.

AKPG
16/08/2008, 19:53
Ja reservei! Kkkkkk...
Nao posso ir comprar agora pq se nao vou ter que ficar andando com o peso dele, um saco...
Quando tiver mais perto de ir embora, vou a Seattle buscar =)

Abracos.
Aproveita e compra a relação 4,56. Assim já muda tudo de uma só vez...

Flavio Junges Pereira
17/08/2008, 20:53
Thunder:Aqui no forum na pior das hipoteses, aprendemos algo;na melhor podemos passar algo para os demais.O Abreu citou uma relação de ferramentas que devemos sempre ter à mão;numca levaremos tudo o que vamos precisar,mas a chave "universal";martelo e talhadeira não deve ser esquecida, tampouco um bom pedaço de arame,sempre tem a sua utilidade.Um abraço.

Thunder_ot
18/08/2008, 00:00
Huahuahuahuahua, Flávio, como ortopedista, só posso concordar contigo em relação ao martelo e a talhadeira :mrgreen:... tem coisas que só uma bela porrada faz por você.
Então, eu entendo um pouco de mecânica e, como todos aqui, aprendo um pouco mais a cada dia. Meu intuito em relação a esse tópico foi o de registrar um consenso em relação às ferramentas básicas para tirar um Trolleiro do aperto e equipara a minha própria caixa de ferramentas. :)
Tenho certeza que muitos aqui tem, como eu, uma mania de colecionar ferramentas... em casa tenho de tudo um pouco.
Mais algumas contribuições ao tópico e a gente monta um kit básico e coloca pra vender na Donnati, hehehehe.

Jose Henrique
16/10/2010, 13:34

- Um jogo de chave Torx
- Chave de roda extra
- Fusiveis variados

Mas eh isto.

Abracos.

Abreu...:concordo:
Essa sua lista de "pequeno ferramental báaaaaaaaasico" :lol: prá Troller foi muito boa.... o único problema é onde carregar tudo isso... mais o enchadão, facão, serrote, pá, prancha de desencalhe, hi-lift, compressor de ar, camaras sobressalentes, fusiveis, etc. etc. etc....:pensativo:
Estava procurando um topico para me ajudar e sua lista foi ótima... nao sou mecanico mas detesto ficar na mão por uma coisinha/besteira que qualquer "arame resolveria" (ah.... mais um ítem!!!:lol:). Comprei metade do que vc listou mas acho que vou ter que tirar o banco trazeiro como um outro cara aqui no forum tirou, fazer um caixa daquela que ele fez e/ou comprar um reboque pra levar tudo...:mrgreen:
Abraço...

RHL
16/10/2010, 16:42
esses dias vi um defender com uma motossera em cima do capô ( no lugar do estepe)

AKPG
16/10/2010, 22:09
esses dias vi um defender com uma motossera em cima do capô ( no lugar do estepe)
Deixa alguém do Ibama ver isto.... hehehehehehe

douglasm
20/10/2010, 19:20
este negocio de botar mais de 50lbs no estepe não causa danos ao pneu, e tambem não é perigoso de o pneu 'explodir?

desculpem a ignorancia, mas eu ainda sou meio leigo no assunto.

AKPG
20/10/2010, 19:34
este negocio de botar mais de 50lbs no estepe não causa danos ao pneu, e tambem não é perigoso de o pneu 'explodir?

desculpem a ignorancia, mas eu ainda sou meio leigo no assunto.
Todo pneu tem escrito nas laterais dele a pressão máxima que ele pode suportar. Portanto, para saber se tem riscos ou não, basta ler estas informações.

Twix
27/10/2010, 16:30
Só pra contribuir com a lista do Abreu:
-Silver Tape
-Fita isolante
-Araldite
-Durepox

Eu conheço praticamente nada de mecânica mais acredito que na pior das hipóteses esses 4 itens ai podem quebrar um bom galho. Ainda bem que meu Zequinha manja bem de mecanica.

Alem das ferramentas, cintas, manilhas etc etc, carrego sempre uma caixinha de primeiros socorros e alguns medicamentos. É muito fácil se machucar em uma trilha, e difícil acesso a médicos. (Ja tive que voltar do meio de uma trilha por causa de dor de estômago de um passageiro. Se tivesse o remédio....)

Pra carregar tudo isso, segue em anexo as fotos da caixa que eu fiz.

Twix
27/10/2010, 16:40
Faltaram 2 fotos

Vinicius.goncalvesmoreira
13/03/2014, 07:41
Fala galera,

Depois de muito namorar e procurar o melhor preço comprei uma caixa de ferramentas da Irwin..... Estava usando uma bolsa "homemade" de courvin, mas além de ser pequena, deixava as ferramentas uma zona!
Encontrei essa bolsa a venda no Leroy Merlin e me interessei bastante, porém o preço deixou a desejar R$325,00!!!! Não convencido comecei a procurar na internet e encontrei por R$195,00 na Tatuifer (Mala de Ferramentas Tool Center 18 Polegadas 14080 Irwin :: Loja de Ferramentas Tatuifer Ferragens (http://www.tatuifer.com.br/produto/3623716/Mala-de-Ferramentas-Tool-Center-18-Polegadas-14080-Irwin)) porém como moro em SP teria que pagar um frete de R$25,00 além da espera pela entrega

Resolvi voltar na Leroy mesmo sem nenhuma esperança deles cobrirem o preço, mas para minha surpresa sai de lá com a bagaça!

Bom ela possui muitas divisões e um espaço muito bom colocar tranqueiras em geral! Já coloquei uma corda de 8mm de uns 15m, cabo de chupeta, corrente e cadeado de 2m, WD40, kit de lanterna com bateria, além um jogo de chaves e alicates. Ainda possui bastante espaço para várias outras ferramentas.

Segue a foto de como fica no porta-malas:

454583454584454585454586

Abraço!

tratroller
14/03/2014, 00:35
Eu tambem sou colecionador, e apaixonado por ferramentas, esses dias estouraram 2 vidros do troller para roubar minha mala de emergência com 800 R$ de equipamentos, cinta de reboque , e cabo chupeta bem feito com cabo de 25mm2 e jacaré de bronse ,até desanima ter que comprar tudo de novo. Tomem muito cuidado cuidado e tranquem com corrente e cadeado , eu nunca paro na rua e uma vez que paro acontece isso

Fala galera,

Depois de muito namorar e procurar o melhor preço comprei uma caixa de ferramentas da Irwin..... Estava usando uma bolsa "homemade" de courvin, mas além de ser pequena, deixava as ferramentas uma zona!
Encontrei essa bolsa a venda no Leroy Merlin e me interessei bastante, porém o preço deixou a desejar R$325,00!!!! Não convencido comecei a procurar na internet e encontrei por R$195,00 na Tatuifer (Mala de Ferramentas Tool Center 18 Polegadas 14080 Irwin :: Loja de Ferramentas Tatuifer Ferragens (http://www.tatuifer.com.br/produto/3623716/Mala-de-Ferramentas-Tool-Center-18-Polegadas-14080-Irwin)) porém como moro em SP teria que pagar um frete de R$25,00 além da espera pela entrega

Resolvi voltar na Leroy mesmo sem nenhuma esperança deles cobrirem o preço, mas para minha surpresa sai de lá com a bagaça!

Bom ela possui muitas divisões e um espaço muito bom colocar tranqueiras em geral! Já coloquei uma corda de 8mm de uns 15m, cabo de chupeta, corrente e cadeado de 2m, WD40, kit de lanterna com bateria, além um jogo de chaves e alicates. Ainda possui bastante espaço para várias outras ferramentas.

454583454584454585454586

Abraço!

14/03/2014, 08:17
Eu tambem sou colecionador, e apaixonado por ferramentas, esses dias estouraram 2 vidros do troller para roubar minha mala de emergência com 800 R$ de equipamentos, cinta de reboque , e cabo chupeta bem feito com cabo de 25mm2 e jacaré de bronse ,até desanima ter que comprar tudo de novo. Tomem muito cuidado cuidado e tranquem com corrente e cadeado , eu nunca paro na rua e uma vez que paro acontece isso

Nem fala... tomo o maior cuidado também! Até pra deixar o carro em estacionamento já fico esperto pois tem muito manobrista que revira o carro atrás de objetos de valor!

tratroller
14/03/2014, 11:50
Essa mala da irwin cabe muita ferramenta e fica tudo organizado, um camarada marceneiro tem e viaja direto de ônibus com uma, vale muito a pena. Ela é de nylon reforçado, fundo emborrachado, alça com neoprene, facíl de chegar nas ferramentas. Eu também curto mas ainda não comprei já tem uns 3 anos. Não deve fazer barulho dentro do carro, comparada com uma caixa de ferramenta de metal, plástico ou madeira imagino.

454583454584454585454586

Abraço![/QUOTE]

tratroller
14/03/2014, 12:26
Um item legar de 30 e poucos reais pra quem leva compressor é um kit remendo da stanley com macarrão, cola e aplicador, pra furos pequenos e pneus sem câmara. Tudo bem que no ultimo furo, não consegui usar pois tinha uns 25mm de diâmetro e perdi o pneu. Tem que ficar esperto pra não derreter no porta luvas, as tirinhas de borracha estragam com calor.

Parolin
14/03/2014, 16:48
Gostei muito dessa mala da irwin!
Eu deixo meus bancos rebatidos todo o tempo e tenho uma baixa mochila com tudo jogado dentro.
Fui lidando com o troller e vendo quais ferramentas precisava e comprando de pouco em pouco.
Quando sei que vou parar na rua eu tiro a mala (que deve pesar mais que eu já).

Não se esqueçam de incluir algumas coisas de primeiro socorros (band aid, anti-séptico, esparadrapos, gases), água e REPELENTE!
Eu também tenho alguns acessórios pra fazer fogo. Se nada der certo, toco fogo no meu troller e vou embora!
Ah, e se comprarem cinta não se esqueçam da patesca!
Não sei se falaram também.. Eu carrego um multímetro, já que tem mil coisas eletrônicas no troller hoje em dia. (nunca usei em emergência mas já usei muito pra mexer no troller)

Ah, alguém aí já adicionou na lista facão e chicote? Muito importante pra se defender e espantar animais brabos ou selvagens. Umas bombinhas também valem...
Não sei vocês mas eu já sofri até ataque de boiada fazendo trilha pelos campos!

PS: escova de dentes, pasta, uma segunda cueca/meia e bolacha. Nunca se sabe se você vai voltar ou não no mesmo dia...

homerohermida
15/03/2014, 00:25
Ah, alguém aí já adicionou na lista facão e chicote? Muito importante pra se defender e espantar animais brabos ou selvagens. Umas bombinhas também valem...
Não sei vocês mas eu já sofri até ataque de boiada fazendo trilha pelos campos!
Eu uso o facão de mato e uma faca de sobrevivência Aitor. Mas pra defesa, bom mesmo são as armas de fogo.

17/03/2014, 14:00
Essa mala da irwin cabe muita ferramenta e fica tudo organizado, um camarada marceneiro tem e viaja direto de ônibus com uma, vale muito a pena. Ela é de nylon reforçado, fundo emborrachado, alça com neoprene, facíl de chegar nas ferramentas. Eu também curto mas ainda não comprei já tem uns 3 anos. Não deve fazer barulho dentro do carro, comparada com uma caixa de ferramenta de metal, plástico ou madeira imagino.

Não faz barulho mesmo e cabe bastante coisa! Vale a pena o investimento!

Parolin
17/03/2014, 14:27
Eu uso o facão de mato e uma faca de sobrevivência Aitor. Mas pra defesa, bom mesmo são as armas de fogo.

Nada ganha de uma arma de fogo! Mas só quero assustar os bixos, não quero matar nada! No mato o maior perigo é um cachorro selvagem ou uma cobra. Nada que um bom chicote não sirva. Com touro, basta acelerar (testado e aprovado) que eles recuam.
Eu carregaria uma arma de fogo mas infelizmente o governo não deixa!

homerohermida
17/03/2014, 15:55
Nada ganha de uma arma de fogo! Mas só quero assustar os bixos, não quero matar nada! No mato o maior perigo é um cachorro selvagem ou uma cobra. Nada que um bom chicote não sirva. Com touro, basta acelerar (testado e aprovado) que eles recuam.
Eu carregaria uma arma de fogo mas infelizmente o governo não deixa!
A maior parte da população não sabe mas, na teoria, o governo até deixa, mas na prática, concordo que é quase impossível... Pelo menos para quem não tem tempo e dinheiro sobrando para as certidões, taxas, cursos, avaliações e provas práticas.

Parolin
17/03/2014, 16:50
A maior parte da população não sabe mas, na teoria, o governo até deixa, mas na prática, concordo que é quase impossível... Pelo menos para quem não tem tempo e dinheiro sobrando para as certidões, taxas, cursos, avaliações e provas práticas.

No meu caso o governo não deixa porque tenho 24 anos e a idade legal para se ter uma arma é 25!

Concordo que na pratica é difícil mesmo. Eu já tenho todos os registros e autorizações do exército pra transportar uma arma, só falta a idade pra poder colocar uma no meu nome..
Mesmo assim só vou poder transportar a arma desmontada na caixa, descarregada, separada da munição e com a devida guia de transporte; tudo isso somente até um clube de tiro.
Eu faço todo o processo do CR pros meus amigos. O negócio demora, tem muita burocracia, testes, custas, etc... E tem que renovar de 2 em 2 anos! (gastando tudo de novo)

Mais fácil carregar uma espingardinha de pressão pra assustar os bichos! (e muito mais barato)