Ver Versão Completa : Acabei de comprar um Samurai - Primeiro revisão
Higor Renck
15/08/2008, 22:24
Olá Pessoal,
Acabei de comprar um Samurai de um colega da lista, muito bem conservado.
Ocorre que quando entrei para dar uma volta no Samuca, notei um ruido que me parecia ser do diferencial, este barulho aparece mais quando se engata a 3 marcha na velocidade de aproximadamente 60km/h
Depois ele some, voltando a aparecer quando o veículo perde velocidade, sendo que também ocorre nas demais marchas, também próximo a velocidade de 60km/h
Falei com o nosso colega da lista e ele me informou que sempre fez este ruido. O Samuca hoje está com 60 mil km e está com pneu 235/75/15.
Alguém tem uma idéia do que pode ser?
Obrigado
Higor Renck
Samurai - 98
XJ - 97
POA - RS
leo cabral
15/08/2008, 23:13
rolamentos..
essa kilometragem é real?
Higor Renck
16/08/2008, 00:22
Olá Leo
Olha de inicio eu até achei que não era real, mas depois de ver a Viatura...
Sim é real...
leo cabral
16/08/2008, 01:16
parabens pela aquisição !
Marcos W
16/08/2008, 11:36
Já tive esse mesmo problema com o meu Samurai, e como disseram ai em cima era rolamento.
Foi só trocar os rolamentos q o barulho sumiu.
Higor Renck
16/08/2008, 18:57
Boa tarde a todos,
Obrigado Leo, realmente to gostando do Samuca, tinham me falado que era desconfortável, que pulava um monte... mas to de boa com o Samuca.
Só estou achando esquisito algumas coisas...
1 - Tem um pequeno ronco que parece ser no diferencial, que só acontece por volta dos 60km horários, e quando se acelera, acima ou abaixo desta velocidade não tem ronco algum. Se fosse rolamento, teria que roncar o tempo todo... certo:
2 - Quando eu freio, da a impressão que a trazeira vai passar por cima da dianteira, ou seja, pisa no freio, a traseira sobe, o carro para e a traseira cai para a posição normal novamente. Acho que pode ser o amortecedor que se entregou, o meu tem calço de 2", qual o amortecedor adequado... Nem imagino que mola tem...
3 - Estava procurando nas listas de peças para reposição do Samurai, mas não encontrei uma correia para o motor, alguem tem a solução...
4 - Achei um pequeno vazamento de graxa no munhão direito, onde comprar o reparo para tal...(aquele feltro branco e o que mais vai ali)
Por enquanto é isso pessoal, a medida que as minhas dúvidas venham surgindo, vou apelando para os amigos mais experientes.
Obrigado a todos.
Grande abraço
Higor Renck
Samurai - 98
XJ - 97
POA - RS
leo cabral
16/08/2008, 19:24
1 - Tem um pequeno ronco que parece ser no diferencial, que só acontece por volta dos 60km horários, e quando se acelera, acima ou abaixo desta velocidade não tem ronco algum. Se fosse rolamento, teria que roncar o tempo todo... certo:
- Pode ir no rolamento sem medo.
2 - Quando eu freio, da a impressão que a trazeira vai passar por cima da dianteira, ou seja, pisa no freio, a traseira sobe, o carro para e a traseira cai para a posição normal novamente. Acho que pode ser o amortecedor que se entregou, o meu tem calço de 2", qual o amortecedor adequado... Nem imagino que mola tem...
-Tem que olhar qual é a mola e usar um adequado , de preferência a gás.
e também é bom olhar como foi levantada essa suspensão.
3 - Estava procurando nas listas de peças para reposição do Samurai, mas não encontrei uma correia para o motor, alguem tem a solução...
- O colega de forum magao consegue essa correia original , olha o tópico da loja virtual dele :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42537
Manda uma MP para ele. avisa que o o part number é : 12761-72F00 ( correia dentada , 89 dentes redondos) se você for procurar na GM o numero de serie da peça é 91171115.
4 - Achei um pequeno vazamento de graxa no munhão direito, onde comprar o reparo para tal...(aquele feltro branco e o que mais vai ali)
-Manda seu mecânico examinar antes.
:concordo:
Supercharger
16/08/2008, 20:01
Correias:
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas08.html
Vazamento de graxa no munhão:
Liga na concessionária GM daí que ficou com o estoque suzuki e peça o kit munhão. Vem o anel de silicone que segura a graxa e o feltro raspador. Custa merreca. Tem também nas Alternativa 4x4 e Suzucar da vida, mas o original na concessionária é barato.
[]'s
Gustavo.
Higor Renck
16/08/2008, 20:02
Valeu Leo...
Realmente, tenho que levar em um mecânico, mas necessito conhecer um primeiro, já mandei algumas mps para o pessoal de POA pedindo uma indicação, vamos aguardar.
Só mais uma coisa, a qual rolamento vc se refere, rodas ou do cardã...
Obrigado pelas informações.
Grande abraço.
Higor Renck
POA - RS
Higor Renck
16/08/2008, 20:36
Correias:
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas08.html
Vazamento de graxa no munhão:
Liga na concessionária GM daí que ficou com o estoque suzuki e peça o kit munhão. Vem o anel de silicone que segura a graxa e o feltro raspador. Custa merreca. Tem também nas Alternativa 4x4 e Suzucar da vida, mas o original na concessionária é barato.
[]'s
Gustavo.
Olá Gustavo,
Obrigado pela informações
Grande abraço
Higor Renck
POA - RS
JEFFCATUNDA
18/08/2008, 23:11
Cara...
Quando comprei o meu samuca, ele tinha este problema de rangir próximo dos 60...o colega que me vendeu achava que era do diferencial, coisa comum nos samurais...
Levei a 2 mecanicos que confirmaram a informação...só que fui visitar um amigo mecanico e este sim revisou tudo e terminou decobrindo umvazamnto de óleo na roda traseira e...não deu outra,,,rolamento esstourado....
Ele prendia a viatura, pra colocar a quinta marcha, só depois dos 60 e se baixasse a vel. ele roncava e pedia marcha....o consumo era de 6,,,7km/l na cidade.
trocado o rolamento, pega quinta com 40 km/h, tá fazendo quase 10km/l na cidade e o ronco agora é o tradicional...aquele que todo SJ tem e bem tipico de um JEEP.
Higor Renck
18/08/2008, 23:18
Olá Pessoal...
Estou com um problema na suspensão do meu Samuca MT. Ele passa a impressão de que a traseira vai sair voando quando se freia. Chega a erguer uns 4 centímetros e depois volta ao normal.
Hoje ele está com calço de 2"
Dianteira: Molas originais com amortecedores originais com sua haste aumentada
Traseira: Molas de ka com amortecedores traseiros de S10
Alguém tem um melhor setup para me passar, estive vendo no fórum, uma gama de maneiras, porém uso o Samuca no dia a dia e gostaria de deixá-lo o mais macio possível. Claro sabendo que ele pula mesmo.
Outra dúvida... Pressão dos pneus 235/75/15... Qual a melhor a se usar tanto para o dia a dia como para trilhas?
Obrigado
Higor Renck
Higor..
dá uma conferida nas buchas dos links da suspensao, tanto traseira quanto dianteira
confira tb o suporte no eixo onde os links sao ancorados, o suporte original é muito fraco e quebra gerando essa sensacao de que o eixo traseiro esta solto... ( o que na verdade fica solto mesmo)..
se precisar eu fabrico as buchas em PU e tb fabrico um novo suporte com chapas mais grossas e reforcadas p/ colocar no lugar das originais... essas chapas já fiz p/ muitos samurais aqui em BH e nunca mais quebraram ( inclusive o meu..hehe)
T+
seguem fotos da chapa em questao... a 3 foto é a chapa original quebrada
MARCELO VITARA SUBMARINO
19/08/2008, 09:12
O Ronco pode ser cruzeta tambem, verifica aí. E as coisitas do Fabil eu recomendo!!! Fala que foi indicação minha que ele dá desconto.
Abs
Higor Renck
19/08/2008, 10:14
Blz Marcelo,
Vou levar a viatura no Mecânico hoje para dar uma revisada geral...
Obrigado
Higor Renck
19/08/2008, 10:21
Fala Fabil...
Cara seguinte:
Realmente tem uma pequena folga nas buchas dos links, mas é coisa muito pequena, pequena mesmo, o mecânico disse que acha ser o amortecedor, resolvi retirar tudo e mandar revisar este amortecedor nestas casas que recuperam, ai vou saber se é por causa do amortecedor ou não.
Por falar em amortecedor, alguém tem uma receita de bolo que fica boa com calço de 2"?
Quanto ao ronco, ainda vou desmontar todas as rodas, como peguei o Samuca na sexta e no find só choveu, não consegui fazer tudo o que eu gostaria...
Sobre os reforços do suporte de fixação dos links, tem como vc me mandar um que eu possa apenas soldar nos originais, os meus estão retinhas, achei este samuca, esta muito inteiro, tem 60mil quilômetros rodados e nada de amassados ou algo parecido por baixo, então gostaria de aproveitar o que está bom, acrescentando este reforço, o que vc me diz??
Obrigado
Supercharger
19/08/2008, 10:39
Tem também. Versão 1.0 do reforço, rsrsrs. Este aí da foto é a versão 2.0.
Higor Renck
20/08/2008, 20:01
Boa noite a todos!!!
Bom troquei os amortecedores e melhorou muito.
Uma outra pergunta:
Seguro pra Samurai, alguém ai indica uma Cia????
A Bradesco pediu 9 Kilos para segurar o meu!!!
Grande abraço
joão k. chikui
20/08/2008, 21:07
Higor
Faça pelo menos um seguro contra terceiros e ass. 24 h. Fica baratinho.
Tem que ter certo cuidado em segurar carro de trilha(não sei se será teu caso), pois , para passar na vistoria , terá que estar relativamente perto do original . Depois , se levanta , põe pneus altos , etc... Se der algum BO , vai ser a maior briga para receber.
Obs:Não é carro visado para roubo.
Luiz Felipe Guerra Jr
20/08/2008, 21:42
Olá Higor sou de Rio Grande RS, e to com um samuka 97 tem um mês, se vc achar alguma autopeças ai por Poa que seja fera em suzuki me avisa.
Vou trocar as correias mas consegui encomendar aqui mesmo em RG.
Abraço
Felipe
Higor Renck
30/08/2008, 21:28
Olá Higor sou de Rio Grande RS, e to com um samuka 97 tem um mês, se vc achar alguma autopeças ai por Poa que seja fera em suzuki me avisa.
Vou trocar as correias mas consegui encomendar aqui mesmo em RG.
Abraço
Felipe
E ai Felipe,
Blz...
Cara, seguinte:
Auto peças boa em Suzuki em POA... só em conto de fadas!!!! hehehe
Estou trocando algumas coisas no meu Samuca, comecei por trocar alguns rolamentos que estavam fazendo um chiado, foi os dois do alternador, o do esticador da correia dentada mais dois retentores, agora vou verificar os eixos e os óleos para depois rodar com ele na boa.
Passei um sufoco para encontrar esses rolamentos em POA. Acabei encontrando um em cada canto e uma fortuna, já gastei 500 pratas só em rolamentos.
Infelizmente os caras em POA sentam a faca mesmo, mas respondendo a tua pergunta:
New Wai - Tem bastante peças tudo original e muito mais muito caro, paguei 180 pratas na correia dentada, mas original made in Japan
Mercopeças - liguei pra lá disseram que tinham tudo de Samurai, fui lá... O vendedor nem sabia direito o que estava vendendo...
Monza - Tudo por encomenda!!!
Fico te devendo os telefones, mas na segunda te passo, acabei esquecendo os cartões desses caras na firma.
A propósito, na próxima segunda estou novamente em RG, trabalho direto por ai... Fico sempre no Hotel Atlântico de RG mesmo.
Qualquer coisa é só dar um toque: 51-8183-6990
Grande abraço
Luiz Felipe Guerra Jr
06/09/2008, 22:04
Obrigado Higor
To precisando do esticador da correia dentada e da correia tambem, encomendei aqui em Rio Grande mas veio errado, me entregaram a de dentes quadrados e eu nem vi, agora to sem tempo de ir trocar. Mas aqui é dificil, tenho que achar o código da peça primeiro e depois pedir esperar. Preciso do filtro tambem, to com vontade de comprar na suzucar mesmo pra não ter erro denovo. Encomendei as sinaleiras do MaGao aqui do fórum e bem barato, to esperando chegar. Talvez se vc precisar de peças e poder esperar acho que ele consegue original e mais barato.
Abraço.
Felipe
Tenho o kit de rolamento do eixo traseiro..
R$ 170,00 rolamento + espaçador + retentor
tenho pronta entrega..
tbm tenho pronta entrega rententor da roda dianteira, traseira, cabo de embreagem, dobradiça das portas, borracha dos vidros da porta, pestanas interna/externa das portas
o resto so por encomenda.. o que tenho so o que mais sai :P
as lentes acabaram denovo.. to pedindo mais.. somente as lentes
se precisar de algo e poder esperar avisa.. que consiguo e original :P
manda mp se precisar.. =)
Abraços,
Higor Renck
07/09/2008, 12:25
E ai Luiz Felipe... blz
Cara, acabei trocando o esticador da correia dentada também, o pessoal da lista indica o do fiat uno, mas o mecânico que está mexendo no meu Samurai disse que não dava, como eu não tinha tempo para ver se realmente dava ou não para usar o esticador do Uno, acabei comprando o original mesmo que achei na Mercopeças.
Estou indo para RG na segunda ou terça a tardinha, de repente nos falamos por ai...
Grande abraço
Luiz Felipe Guerra Jr
09/09/2008, 21:17
Higor
Meus telefones em rg cel 8407-6955 res 32308181 com 32391222
Vc me consegue o telefone da mercopeças?.
Abraço
Luiz Felipe Guerra Jr
09/09/2008, 21:28
Higor
Meu mecanico de anos, muito bom por sinal, não gosta de fazer adaptações, talvez o esticador do uno sirva e apenas precise uma pequena adaptação mas tem que ser um mecanico que goste e tenha habilidade pra fazer.
Estou pensando em levar pra outro mecanico que goste de adaptações. Mas sou chato quanto a horários gosto de deixar o carro pela manhã e pegar a tarde e o serviço ser feito no dia combinado em bem feito. Neste ponto o meu mecanico é ótimo. Enquanto não consigo outro mecanico vou comprar o esticador e outras peças que precise originais mesmo.
Abraço
Felipe
Abraço
Higor Renck
09/09/2008, 21:58
Higor
Meus telefones em rg cel 8407-6955 res 32308181 com 32391222
Vc me consegue o telefone da mercopeças?.
Abraço
Olá Luiz Felipe,
Segue alguns telefones de auto peças de Porto Alegre.
Mercopeças: 51-3337-7699 / 51-3019-2699 / 51-3019-4699
New Way: 51-3337-9658
Assim que eu descobrir mais alguma te informo.
Grande abraço
Higor Renck
20/09/2008, 21:23
Higor
Meu mecanico de anos, muito bom por sinal, não gosta de fazer adaptações, talvez o esticador do uno sirva e apenas precise uma pequena adaptação mas tem que ser um mecanico que goste e tenha habilidade pra fazer.
Estou pensando em levar pra outro mecanico que goste de adaptações. Mas sou chato quanto a horários gosto de deixar o carro pela manhã e pegar a tarde e o serviço ser feito no dia combinado em bem feito. Neste ponto o meu mecanico é ótimo. Enquanto não consigo outro mecanico vou comprar o esticador e outras peças que precise originais mesmo.
Abraço
Felipe
Abraço
Grande Luiz...
Cara, estava chegando em Rio Grande esta semana e vi um Samurai branco, com pneu acho que 31, rodas pretas...
Eu estava chegando de Busão e vi este samuca no posto, por acaso era o seu... se sim... parabéns, grande viatura...
Grande abraço
Higor Renck
20/09/2008, 21:25
Pessoal...
Alguém ai tem o telefone de alguma seguradora que faça o seguro pelo menos contra terceiros do Samurai:concordo:
Valeu!!!:dance:
Luiz Felipe Guerra Jr
21/09/2008, 19:41
Fala Higor
Acredito que fosse o meu pois não sei de outro em Rio Grande. Trabalho na quinta perto do entroncamento com a estrada do chui.
Segue a foto do samuca.
Abraço
Felipe
Grande Luiz...
Cara, estava chegando em Rio Grande esta semana e vi um Samurai branco, com pneu acho que 31, rodas pretas...
Eu estava chegando de Busão e vi este samuca no posto, por acaso era o seu... se sim... parabéns, grande viatura...
Grande abraço
Higor Renck
22/09/2008, 01:12
Fala Higor
Acredito que fosse o meu pois não sei de outro em Rio Grande. Trabalho na quinta perto do entroncamento com a estrada do chui.
Segue a foto do samuca.
Abraço
Felipe
E ai Luiz,
Este mesmo... então era vc...:concordo: Parabéns pela Viatura!!
Na próxima semana eu estou voltando para RG... Fico sempre no Hotel Atlantico ali perto da Hidroviária... Na duque...
Meu telefone: 51-8183-6990
Se der batemos uns papos por ai...
Já conseguiu as peças que vc necessitava??
Grande abraço
Luiz Felipe Guerra Jr
23/09/2008, 22:50
Legal igor, tá anotado o teu telefone. Semana que vem te ligo.
Abraço
Felipe
Higor Renck
27/09/2008, 16:59
Olá Pessoal,
Meu Samuca veio sem conta giros...
Estou pensando em instalar um, alguém dos amigos já fez esta instalação, caso positivo que marca usou?
Em que parte da caixa ou do motor teria que instalar o conta giros?
Obrigado
Higor Renck
01/10/2008, 11:16
Olá Pessoal...
Gostaria de um pitaço dos amigos...:mrgreen:
O meu samuca tava com sapatos 235... com 23 libras... e pulava um monte...
Agora coloquei sapatos 225 da 3K e ele da a impressão de pular menos e está com 25 libras.
To querendo colocar 31, mas se seguir o que está acontecendo vai ficar um cabrito danado...:parede:
Alguém ai pode me explicar porque motivo isto???
Obrigado pela atenção
Alexandre X
01/10/2008, 12:40
Higor tua Tcase 4.16 já está em Porto Alegre entregue no local indicado :dance:
diogo ludovico
01/10/2008, 13:17
higor, tem coisa erada ae, pois 25 libras era para o carro estar um pouco mais macio (para os padrões do samurai)
Deve ter algo nas molas, elas podem estar cansadas. para colocar 31' ai vai ter que mecher na suspenção, mas converse com o fabil que ele dá um jeito.
Quanto ao conta giros, coloquei um de 60mm da cronomac linha racing, custou R$ 100,00 instalado. o psoicionamento foi no painel com aqueles copos especiais, do lado da coluna esquerda do parabrisa, e a ligação foi feita no alternador, coisa simples que qualquer auto eletrica faz.
Higor Renck
01/10/2008, 15:13
Obrigado Alexandre,
Segunda encosto ele no Adam para fazer a troca das caixas...
O teu dinheiro também te espera no banco....:lol::lol::lol::lol::concordo:
Quanto pesa a caixa... por curiosidade???
Grande abraço
Higor Renck
Higor tua Tcase 4.16 já está em Porto Alegre entregue no local indicado :dance:
Higor Renck
01/10/2008, 15:17
Boa Tarde Diogo,
O Samuca 98 está com calso nas molas. A dianteira é original e a trazeira foi posto a do Ford KA.
Ocorre que se deixo o Samuca com os 235 e 20 libras ele pula mais que com os 225 e 25 libras, e é isso que eu não estou conseguindo entender... :putz:
Ai continuando o pensamento, imagina o que ele vai pular com os 31... :pensativo:
Quanto ao conta giros, vou seguir a tua receita. :concordo:
Muito Obrigado
Grande abraço
higor, tem coisa erada ae, pois 25 libras era para o carro estar um pouco mais macio (para os padrões do samurai)
Deve ter algo nas molas, elas podem estar cansadas. para colocar 31' ai vai ter que mecher na suspenção, mas converse com o fabil que ele dá um jeito.
Quanto ao conta giros, coloquei um de 60mm da cronomac linha racing, custou R$ 100,00 instalado. o psoicionamento foi no painel com aqueles copos especiais, do lado da coluna esquerda do parabrisa, e a ligação foi feita no alternador, coisa simples que qualquer auto eletrica faz.
Alexandre X
01/10/2008, 22:19
Obrigado Alexandre,
Segunda encosto ele no Adam para fazer a troca das caixas...
O teu dinheiro também te espera no banco....:lol::lol::lol::lol::concordo:
Quanto pesa a caixa... por curiosidade???
Grande abraço
Higor Renck
Not so fast...
Tenho algumas pendências...
Essa caixa veio sem alavanca e com a flange do cardan dianteiro faltando.
Consegui a flange (não esquece de parafusar ela), tinha uma alavanca em casa, porém sem a mola e o copo que prendem ela.
Como na Carreira não tinha, comprei na Suzuki dos USA e deve chegar no inicio da semana que vem, dai de mando.
Então dinheiro só quando resolver essa pendência contigo :mrgreen:
[]s
Higor Renck
01/10/2008, 22:27
Fala Alexandre...
Blz... então vou aguardar para mandar a viatura e fazer tudo uma unica vez no Adam... Se não ele me tira o Rim fora... hehehe
Não tenho a menor idéia do que vc me mandou... Hoje estou em Rio Grande, retorno só na sexta pra POA, mas o Cara da Garagem já me ligou hoje cedo dizendo que tinha chegado uma emcomenda para mim...:concordo:
Veio a tal da bucha junto???
Só ficou faltando essas duas pecinhas da alavanca então???
Tenho que comprar mais alguma coisa para instalar a caixa??
Ou o Adam se encarrega de tudo!!!:twisted::twisted::twisted:
Grande abraço
Not so fast...
Tenho algumas pendências...
Essa caixa veio sem alavanca e com a flange do cardan dianteiro faltando.
Consegui a flange (não esquece de parafusar ela), tinha uma alavanca em casa, porém sem a mola e o copo que prendem ela.
Como na Carreira não tinha, comprei na Suzuki dos USA e deve chegar no inicio da semana que vem, dai de mando.
Então dinheiro só quando resolver essa pendência contigo :mrgreen:
[]s
Alexandre X
01/10/2008, 22:35
Na caixa tem a alavanca, a bucha T-BRA, a caixa revisada com o Kit X Crawler 4.16.
Assim que chegar a mola e o copinho envio para POA.
Que eu me lembre te que ajustar o cardanzinho do cambio e reforçar o suporte da tcase, senao ele vai quebrar.
Higor Renck
01/10/2008, 22:47
Blz X,
O suporte compro da RC4x4 né...
Obrigado mais uma vez...
Higor Renck
02/10/2008, 00:12
Quanto ao conta giros, vou seguir a tua receita. :parede:
Muito Obrigado
Grande abraço
Alguém sabe me indicar um local para comprar e instalar o conta giros na Viatura.
Obrigado
Luiz Felipe Guerra Jr
09/10/2008, 22:13
Fala Higor
Quando vens a RG denovo??
To procurando uma tcase de engrenagens, se souberes de alguma.
Abraço
Higor Renck
09/10/2008, 22:22
E ai Luiz...
Cara, estive hoje por ai... mas foi na correria...
Fala com o X que acho que ele te consegue uma.
Tem um cara aqui na lista que tem uma a pronta entrega, agora não me lembro quem... De repente o X sabe.
Acho que na próxima semana devo ir novamente para RG...
Grande abraço
Higor Renck
Fala Higor
Abraço
tcase de engrenagens? eu tenho
2.500,00
T+
Higor Renck
10/10/2008, 08:15
Fala Fabiano...
Cara, o Luiz está procurando além de uma com engrenagens... um kit 4.16...
Vc tem o kit também... ou sabe quem ainda tem um por ai???
Obrigado
Higor Renck
tcase de engrenagens? eu tenho
2.500,00
T+
Higor Renck
11/10/2008, 07:48
Fala Higor
Abraço
E ai Luiz...
Cara, coloquei roda e pneu 31 no Samuca... e descobri que mesmo com os calsos de 2" vou ter que passar a serra em algumas partes e bater, dobrar outras...
Que frustração...
Pelo que eu acompanhava no fórum, entendi que não necessitava nada... mas tem sim...
Na caixa de roda, tem um pedacinho de chapa da carroceria que invade ela e ai quando se forca a carroceria para simular um buraco ou coisa parecida o 31 rasta lá, do jeito que está fica como uma faca....:pensativo:
Tive que arranca o para choque... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Montamos os pneus e rodas no eleva car.... quando baixamos... afff
Descobri que com para-choque travou tudo... pegou bastante... ai arranquei tudo fora...
Também descobri que o suporte do para-choque original, também tem que ser retirado, porque ai vc não faz curvas...
Mas que ficou bacana com os novos sapatos... a ficou....
O incoveniente é que fiquei de fora da Oktoberjipe de igrejinha...:parede:
Agora falando dos batentes do teu Samuca, comparando com os do meu.
O pessoal colocou aqueles batentes, justamente para limitar o curso da suspensão e não ter que dobrar nada, se eu almentar os batentes, também não vai pegar em nada, porém se perde muiro curso, e olha que o meu tem calso de 2" e o seu não tem nada. Tinha que se descobrir qual as molas que estão no teu Samuca...
Bom isso foi as minhas primeiras impressões... assim que tudo estiver ok.. posto as fotos...
Grande abraço
Alberto.Oliveira
11/10/2008, 09:03
Higor,
Tu colocou os pneus 225/235 sem alterar nada na suspensão? Só com calços? De quanto??
O meu samuca está com molas de voyage (indicação do amigo magao aqui do forum) e ficou show de bola. Pula um pouco mais do que com as originais, mas nada do outro mundo. E ficou bem mais macio. Estou querendo colocar uns pneus maiores no meu (ele tem 215/75).
Pneus 31 são um sonho distante, :).
Ah, você não precisou alterar o eixo para colocar os pneus não? Já instalou o kit de redução? Como ficou??
Abraços,
Alberto
Higor Renck
11/10/2008, 09:16
Higor,
Tu colocou os pneus 225/235 sem alterar nada na suspensão? Só com calços? De quanto??
O meu samuca está com molas de voyage (indicação do amigo magao aqui do forum) e ficou show de bola. Pula um pouco mais do que com as originais, mas nada do outro mundo. E ficou bem mais macio. Estou querendo colocar uns pneus maiores no meu (ele tem 215/75).
Ah, você não precisou alterar o eixo para colocar os pneus não? Já instalou o kit de redução? Como ficou??
Abraços,
Alberto
Olá Alberto, tudo bem...
A configuração que estava no meu até ontem: Calso de 2" nas molas, suspensão dianteira molas originais e amortecedores originais tendo suas astes aumentadas em 2"também.
Suspensão trazeira, molas de KA com amortecedores de S10
Usava pneus 235/75 R15 no dia a dia e 225/75 R15 para trilhas.
Mas é uma &^%^%$ ficar trocando pneu... Vendi os dois jogos e coloquei os BF.
Estava a fim de buscar no Chuí, mas tive por lá esses dias e estavam só 50 reais mais baratos que aqui em POA. Acabei fazendo tudo em POA mesmo.
Agora ficou assim:
Rodas tala 7 + Pneu BF MUD 31
Na suspensão traseira parece que ficou tudo normal, o problema foi na dianteira que como estava todo original... pegou no para-choque e no suporte do para-choque. A solução vai ser cortar tudo.
Já estou com a caixa de engrenagens e com com o kit 4.16 do X para instalar, mas ainda quero andar com ele assim para ver como fica...:mrgreen:
Grande abraço
Alberto.Oliveira
11/10/2008, 09:40
Fala Higor, :).
O amortecedor traseiro da S10 foi "plug and play" ou precisou de adaptação?? Imagino que você vai sentir o samuca "sem força" nessa configuração de pneus 31. Pra mim um 235 tava de otimo tamanho, :P. Mas acho que na altura que o meu está, não vai caber, :(. Tira umas fotos do samuca e posta pra gente ver o resultado. E depois conta pra gente como ficou com o kit de redução.
Abraço!
Higor Renck
11/10/2008, 11:29
Fala Higor, :).
O amortecedor traseiro da S10 foi "plug and play" ou precisou de adaptação?? Imagino que você vai sentir o samuca "sem força" nessa configuração de pneus 31. Pra mim um 235 tava de otimo tamanho, :P. Mas acho que na altura que o meu está, não vai caber, :(. Tira umas fotos do samuca e posta pra gente ver o resultado. E depois conta pra gente como ficou com o kit de redução.
Abraço!
Alberto,
Foi posto o amortecedor dianteiro de S10 na traseira do Samuca. Sim a única adaptação foi diminuir um pouquinho a largura do olhal do amortecedor da S10 o resto foi só alegria.
Grande abraço
Higor Renck
21/11/2008, 12:51
Higor,
Abraços,
Alberto
Olá Alberto,
Mudança novamente no Samuca...
Troquei as 4 molas....
Coloquei as de voyagem, na dianteira como tem o para choque de ferro tive que manter o calço porque a mola cedeu bastante, mas na traseira agora está só com as molas de voyagem e os 31...
O resultado... ficou mais macio... ainda não vi pegar em nada... só tive que retirar as polainas, mas estou fazendo novas em fibra para ficar com um acabamento melhor...
Realmente com os 31... ficou fraquinho fraquinho...
Agora tenho que colocar a t-case nova no lugar... só esta faltando tempo $$$ :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Grande abraço
Alberto.Oliveira
21/11/2008, 15:18
Fala Higor,
E onde tu arrumou uma caixa de redução pro samuca 98?? Trocou a caixa pela do mais antigo?? Eu continuo paquerando os 235/75, :). So falta coragem ($$) pra colocar. Vou mandar pintar minhas rodas de cromo ou de preto fosco. Ainda to decidindo. Gostou das molas de voyage?? Ficou mais macio??
[]'s
Alberto
eu tenho uma tcase de engrenagens p/ samurai... se interessar...
T+
JEFFCATUNDA
21/11/2008, 18:04
Fabil, me tira uma dúvida.....se eu colocar uns 215/75/15 no lugar dos 205 originais do meu samuca 95, vou sentir muita diferença em potencia e velocidade final???...pois pelo que entendi, ele ficaria com uma final um pouco maior... mas, mais fraquinho em baixa rotação...é isso?
215 praticamente nao sentirá diferenca...
o bicho fica xôxo mesmo é acima de 235, dai fica insuportavel rodar tamanha lerdeza..
T+
JEFFCATUNDA
22/11/2008, 02:18
Valeu fabil:concordo:
Higor Renck
07/11/2010, 21:20
Olá pessoal,
Está na hora de fazer mais uma manutenção no samuca, encontrei um vazamento em uma das rodas traseiras e não posso deixar isso por muito tempo, para isso gostaria da ajuda dos amigos para tirar umas dúvidas:
Quero fazer uma geral no eixo traseiro e verificar tudo, gostaria de comprar tudo o que poderei ter que trocar para não ter que estar correndo atrás depois.
Lendo os posts do fórum hoje, ainda fiquei com uma dúvida. Os rolamentos, retentores, juntas do eixo traseiro são os mesmos para os samucas feixe e helicoidal?
Pergunto isso porque só achei as numerações para os samuca feixes.
Segue o que coletei no forum
Retentor da roda traseira = Retentor cubo de roda traseiro VW Brasilia/Variant/Kombi. => 07366 BRGP
Rolamento de roda traseiro= 6207 DDU, marca: NSK. (vedação emborrachada)
Retentor do pinhao = 01602 BAG , marca: Arca.
Rolamento do pinhão (entrada) => 30306 (lado do cardãn)
Rolamento do pinhão (saída) => 30307 (lado da coroa)
Rolamento planetárias (kit) => 17831 (cone) e 17887 (capa)
Se puderem me confirmar se posso comprá-los para o samuca helicoidal, agradeço.
Obrigado,
Higor Renck