Ver Versão Completa : Guincho com patesca
PessoALL
Sempre se fala que ao usar a patesca, dobra a força do guincho. Então posso considerar que um guincho com 8000 Lb (apenas exemplo) de capacidade na 1ª camada, ao ser "patescado" passará a operar como um de 16.000 Lb na 1ª camada (embora c/ metade da velocidade ) ? :roll:
Eduardo Velo
13/08/2004, 22:42
Flavio a patesca serve para aliviar o esforço do guincho e não para dobrar a sua força ...
É a mesma força que vc aplica pra trazer um balde de água de um poço , sem a carretilha vc faz mais força , nem por isso ficou mais forte usando a carretilha ...
[]s...
Edu,
O que o Flávio falou é correto, mas não é usual, pois a patesca pode ser utilizada para aumentar a força do guincho, desde que utilizada como "roldana móvel".
Se utilizada como "roldana fixa" apenas muda o sentido de aplicação da força, como é o caso do poço, você só utiliza a roldana para aplicar uma força no sentido cima-baixo, que é mais onfortável que o baixo-cima.
Se colocarmos mais patescas como roldanas móveis no sistema, a capacidade vai sendo mutiplicada, até o momento que uma criança de 1 ano consiga levantar um jipe, mas teria que andar até à China, segurando o cabo de aço.
[]'s
renatobobra
14/08/2004, 10:15
A patesca quando utilizada como roldana móvel, na verdade divide o trabalho (peso da viatura a ser puxada) pela metade. com isso se você montar um esquema com 2 patecas (sendo as 2 móveis) você divide o trabalho por 4.
Renato
Eduardo Velo
14/08/2004, 14:28
Fabio , realmente não fui feliz na explicação do balde pq o esforço vai ser o mesmo só vai mudar o sentido , o apoio da roldana vai sentir o peso do balde mais o esforço pra levantá-lo , mas o que quero dizer é que não consegue multiplicar a força do guincho , ele vai ser sempre 8000# , vai sim dividir o esforço , e mesmo assim a patesca tem que estar numa posição que faça com que seja dividido o esforço ...
No anexo coloquei um carro atolado e outro puxando de frente usando uma árvore como escora , assim puxa o carro com uso do guincho em esforço dividido , se alterar as posições - os 2 carros do mesmo lado - o esforço do guincho não vai dividir pq a escora é fixa e vai ficar igual ao balde de água , vai ter que usar algo acima de 4600# pra tirar o carro ...
[]s...
Oi Flávio,
Exatamente, pode dobrar sim.
Basta que o cabo que sai do guincho vai até a pasteca e volte para o jipe.
Assim o guincho vai puxar o cabo com 8000 lbs como normalmente, mas como você tem o outro extremo do cabo também fixado no jipe, então são dois cabos de 8000 lbs no jipe, 8000 x 2 = 16.000 lbs (7.250 kg).
Cuidado que como também chegam dois cabos na patesca são as mesmas 7 T onde a patesca vai ser fixada...
Na realidade é um pouco menos devido a perdas mecânicas.
Na realidade um guincho de 8000 lbs (3,6 T) deveria ser suficiente para quase todas as situações, mas muitas vezes o guincho não consegue tal força por falta de uma fonte de energia adequada, aquecimento, etc...
Quando se fala em primeira camada é a mais próxima ao tambor (ou carretel do guincho, ou seja, a mais interna) onde ele é mais lento e mais forte. Normalmente a última camada tem pouco mais da metade desta força (no HDW 8000 E são 4800 lb ou 2,2 T na última camada).
Oi Eduardo,
Sua figura não é verdadeira.
Pois as forças de 2300 são no sentido do cabo.
Assim parte dos 2300 de um lado puxa o jipe para um lado, enquanto o outro lado faz a mesma coisa, assim parte destes 2300 são desperdiçados.
O quanto é desperdiçado depende do angulo dos cabos.
Assim na sua figura é menos de 4600 no atolado.
RegisCandeia
15/08/2004, 11:22
Se colocarmos mais patescas como roldanas móveis no sistema, a capacidade vai sendo mutiplicada, até o momento que uma criança de 1 ano consiga levantar um jipe, mas teria que andar até à China, segurando o cabo de aço.
Ei, eu já fiz isso com uma talha!!! A criança não tinha um ano, mas tinha uns seis... talvez por isso ela não tenha andado até a China, mas no posto de gasolina ela puxou sozinha um jipe! Lembrando que a talha tem umas oito roldanas e funciona com corda de polipropileno. Aliás, um acessório muito útil, embora seja um saco desfazer a nozeira quando os zequinhas jogam tudo na caçamba do jipe depois de usar...
:-)
Eduardo Velo
15/08/2004, 23:17
Oi Eduardo, Sua figura não é verdadeira.
Pois as forças de 2300 são no sentido do cabo.
Assim parte dos 2300 de um lado puxa o jipe para um lado, enquanto o outro lado faz a mesma coisa, assim parte destes 2300 são desperdiçados. O quanto é desperdiçado depende do angulo dos cabos.
Assim na sua figura é menos de 4600 no atolado.
Wallace , só quis ilustrar , mas depende do angulo sim , qto mais aberto menos fica dividido ...
[]s...
Pessoal,
Uma dúvida. Se a Patesca multiplica a capacidade do guincho, não seria desejável usar cabos superdimencionados no guincho ?
Abraços Du.
Pessoal,
Uma dúvida. Se a Patesca multiplica a capacidade do guincho, não seria desejável usar cabos superdimencionados no guincho ?
Abraços Du.
Du,
Ela multiplica a força, mas mantem o esforço no cabo, pois em cada seção do cobo, a força aplicada é a mesma, no caso de uma roldana móvel, a força é ametade do total.
[]'s
Elmer_Jeep
16/08/2004, 10:47
bom então pra aguentar o tranco que o guincho aguenta a patesca tem q ser reforçada hein. :!:
A patesca da keko presta? :?:
Tem alguma marca recomendada? :?:
Eu vi uma da ensimec, é montada em rolamentos, me pareceu muuuito boa. :)
EduardoLang
16/08/2004, 12:12
Discordo do colega em relação ao cabo ser reforçado.
Levando em consideração que o guincho foi projetado para suportar 8.000 libras, o cabo também foi projetado para tal. Desta forma, quando vc for rebocar um jeep que o esforço necessário para tirá-lo do local seja superior à capacidade do guincho, ou o guincho irá quebrar ou então irá começar a patinar.
Levando em consideração que vc está se utilizando de um artifício para aliviar o esforço do guincho, os cabos sofrem a força total, ou pelo menos o cabo que está ligando a patesca ao jeep atolado. Esse sim deve ter capacidade super dimencionada ! ! ! ! Não se esqueçam que pecar para mais neste caso não faz mal a ninguém, muito pelo contrário ! ! !
SDS
Eduardo Velo
17/08/2004, 08:38
... Levando em consideração que o guincho foi projetado para suportar 8.000 libras , o cabo também foi projetado para tal... SDS
Isso que to querendo falar ... , a gente não multiplica a força , com a patesca o esforço é dividido ...
[]s...
Eduardo Velo
17/08/2004, 09:09
Oi Eduardo, Sua figura não é verdadeira.
Pois as forças de 2300 são no sentido do cabo.
Assim parte dos 2300 de um lado puxa o jipe para um lado, enquanto o outro lado faz a mesma coisa, assim parte destes 2300 são desperdiçados. O quanto é desperdiçado depende do angulo dos cabos.
Assim na sua figura é menos de 4600 no atolado.
Wallace , segue anexo completando o que vc levantou sobre os angulos e ir e voltar com o cabo no mesmo jipe ...
[]s...
Eduvelo,
Nos exemplos 2 e 3, quais seriam os ganhos ?
No exemplo 2, 100% ?
No exemplo 3, XXX% ?
Abraços Du.
A figura não é clara (para não dizer que esta errada), então modifiquei.
Sempre temos 8000 lbs no cabo.
Nos apoios e no jipe coloquei a força exercida em cada um.
No primeiro exemplo temos o caso com angulo de 30 graus para cada cabo (a referencia é a linha media).
É um caso simples de geometria. Basta calcular o coseno do angulo para saber o valor a multiplicar pela força. Assim conhecemos a força aplicada na direção da linha media no apoio da patesca.
Eduardo Velo
17/08/2004, 12:27
É isso aí Wallace , ficou bem legal tua explicação , peguei esse ex. no tecnica 4x4 da DPaschoal , mas dá pra perceber , que com um guincho de 4000# vc consegue puxar um peso de 12000# , isso sem contar perdas lógico , os cabos sempre vão ficar com a F do guincho e quem tem que aguentar o tranco são as ancoragens , do guincho , do carro atolado e da escora , se houver ...
Valeu Mestre Wallace , (pra que pagar aula de física ??? HEHEHE ....)
[]s...
Oi Eduardo,
Se procurar nos agradecimentos do livro do João Roberto é capaz de encontrar um nome familiar lá...;-)
Saudações senhores. Será que alguns dos senhores poderia publicar uma imagem ( ou esquema) de como usar um guincho com patesca usando como ponto de ancoragem uma árvore ou algo assim para desatolar um carro ?
Sou novo no Off Road e as vezes fico meio perdido na forma como usar tais equipamentos e ( se alguém tiver) um esquema ajudaria muito.
Muito obrigado.
Esse guia jeep tem umas dicas boas para iniciantes, inclusive de uso do guincho.
Bem vindo ao mundo off road, mas cuidado esse negócio vicia hehehe. Tô nessa há menos de dois anos e já aprendi muito, principalmente que temos sempre o que aprender.
Abs
Fabiano
guto_udesc
24/12/2011, 18:00
Ótimo tópico !
Obrigado pelas imagens...
JEFFCATUNDA
25/12/2011, 03:20
Tópico interessantíssimo, já havia lido há alguns anos... Muito bom terem ressuscitado....
bacana esse tópico,vou ficar mestre nas aulas de física na faculdade com isso kkkk
Saulo Soraggi
30/04/2012, 14:29
rafael.. entro pouco no forum mas depois se vc souber de algum lugar onde vende cabos para guincho me comunique.. aquele dia resgatando norton perdemos nosso camo, ele amassou e creio que ficou muito fragil, podendo se romper em uma proxima necessidade.
valeu obrigado
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