PDA

Ver Versão Completa : Jeep para Trilha. A eterna dúvida do motor...



Afonso
08/06/2003, 22:11
Olá Amigos!

Tenho um CJ5 com motor BF-161, 4 marchas q está "fumaceando"....Acredito que é anel quebrado...
--
Lendo as diversas opiniões sobre quais as vantagens do motor de Opala 4c e 6c, ainda não conseguir chegar a uma conclusão. Minhas dúvidas são:
1) Sendo o objetivo para preparar um jeep para trilha, não seria o motor 6c mais adequado. Neste caso, é melhor retificar o BF-161 ou troca-lo por um 6c de opala?
2) Tendo o motor de opala um torque maior em uma rotação maior que o BF-161, ao descer os barrancos da vida, o motor do opala segura o CJ5 como o BF-161?
3) A diferença de peso entre o BF-161 e o 6c de opala é muito alta?

Amigos, quanto mais eu tento aprender sobre tal modificação, mais dúvidas vão surgindo.

Obrigado e Parabéns pelo grande fórum!

Luis Assis
08/06/2003, 23:37
Olá Amigos!

Tenho um CJ5 com motor BF-161, 4 marchas q está "fumaceando"....Acredito que é anel quebrado...
--
Lendo as diversas opiniões sobre quais as vantagens do motor de Opala 4c e 6c, ainda não conseguir chegar a uma conclusão. Minhas dúvidas são:
1) Sendo o objetivo para preparar um jeep para trilha, não seria o motor 6c mais adequado. Neste caso, é melhor retificar o BF-161 ou troca-lo por um 6c de opala?
2) Tendo o motor de opala um torque maior em uma rotação maior que o BF-161, ao descer os barrancos da vida, o motor do opala segura o CJ5 como o BF-161?
3) A diferença de peso entre o BF-161 e o 6c de opala é muito alta?

Amigos, quanto mais eu tento aprender sobre tal modificação, mais dúvidas vão surgindo.

Obrigado e Parabéns pelo grande fórum!

Ola Afonso,seja bem vindo ao Fórum...
Eu estava neste mesmo dilema e optei por um motor 6 cil, mas nao de opala, e sim de Silverado, que é basicamente o mesmo motor, só que com IE ( Injeção Eletronica ).
O assunto sobre motorisação de JEEP, ja foi muito discutido aqui, e voce pode ler bastante coisas interessantes a respeito, se colocar a palavra motor por exemplo, para pesquisar...
Segue abaixo um link onde falamos bastante a respeito...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=272
[]'s Voltando a ativa!!!!
Gustavo

Paulo Eduardo
11/06/2003, 01:55
olás...

Caro Afonso, aqui vai uma opnião por experiência própria,
o meu motor bf-161, fumou feio,.. então resolvi trocar pelo 6cc do opala,
escolhi um motor ano 92, à álcool, e definitivamente não me arrependo, é espantosamente mais forte, o jeep decola na trilha!! :D e você praticamente não usa mais a reduzida... quanto à sua dúvida, se esse motor iria segurar o jeep nas descidas, veja o seguinte, a taxa do bf-161 é bastante baixa, e se ainda assim vc acha que ele segura bem, imagine um motor com uma taxa bem mais alta?? ele gira muito mais pesado!!
segura sim...e muito mais que o original.... mas só um conselho,,
caso vc opte por esse motor, troque a caixa, senão ela vai esmigalhar com o novo torque e potência.... :wink:


valeu!!

Leandro
11/06/2003, 12:45
Olá Afonso e pessoALL.
Sobre essa questão de troca do motor, sou a favor da troca sim. Nós também tinhamos essa dúvida quando adquirimos nossa Rural, há um tempo atras. Só que naquele tempo, eram raros os casos dessa adaptação, então retificamos o BF161 mesmo, mas se fosse nos dias de hj, não teríamos duvida. Só que agora a Rural está com o motor de opala, mas o 4cil.
Sobre o peso, é muito pouca a diferença entre eles.
Bom, espero ter colaborado.
Abraços

monge
12/06/2003, 01:05
bom... depois de ler muito, muito, e muito sobre este tema, o que posso dizer é. Quanto maior melhor! :D

Coloca um V8 de uma vez, ou um 6cc injetado. :D

Isso é muito relativo e por mais que vc leia textos, estude qual motor colocar, vc sempre vai achar os prós e os contras, e vai acabar escolhendo o motor mais complicado para se adaptar. (As leis de Murphy também se aplicam neste caso) :D :D :D

[]'s

Eugênio

Afonso
12/06/2003, 08:20
:D

Valeu Pessoal. Realmente concordo com o Eugenio. Por mais q se procure, sempre vai haver pros e contras (.

Mas estou optando por um motor de Opala 6c. É um motor muito forte que até equipava caminhão (pelo menos é o que meu saudoso pai fala!)

Conversando com o pessoal do Joinville 4x4 ao qual participo, o motor de opala 6c é um "cavalo"!

Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas. Mais tarde, talvez eu mexa na relação do diferencial para "segurar o bicho".

Como estou na região de Joinville-SC, a procura por um motor destes vai ser um pouco dura, mas qualquer coisa a gente corre para Curitiba.

Abraços!

Rodrigo
12/06/2003, 08:27
Afonso,

Tenho um CJ c/ esse motor e posso te dizer q vale a pena. Moro em Curitiba e se precisar de ajuda, pode contar. Tenho alguns contatos (em muuuuuitos ferro -velho) e posso te auxiliar.

Rodrigo

walter.andreis
12/06/2003, 11:32
:D

Valeu Pessoal. Realmente concordo com o Eugenio. Por mais q se procure, sempre vai haver pros e contras (.

Mas estou optando por um motor de Opala 6c. É um motor muito forte que até equipava caminhão (pelo menos é o que meu saudoso pai fala!)

Conversando com o pessoal do Joinville 4x4 ao qual participo, o motor de opala 6c é um "cavalo"!

Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas. Mais tarde, talvez eu mexa na relação do diferencial para "segurar o bicho".

Como estou na região de Joinville-SC, a procura por um motor destes vai ser um pouco dura, mas qualquer coisa a gente corre para Curitiba.

Abraços!

Fala Afonso..
Porque não opta por um 4.1MPFI da Silverado então???
Eh o mesmo bloco do Opala, é mais novo, tem mais potência, gasta menos... etc etc etc..
E estes motores você acha até por uns R$1500,00 ou R$1000,00 com sorte...

PS.: Ricardo, você poderia me mandar uns telefones de Robautos.. Ops.. quer dizer, ferro-velhos BBB ae de Curita?

[]´s

Guto
12/06/2003, 11:53
Fala Afonso! :D

Bom, eu Sou de Campo Largo, 25km de Curitiba.
Em meu CJ eu optei pelo motor 4.1 92 alcool, carburado.
Não me arrependo.

Apenas troquei a Cx de Cambio e a relação dos diferenciais para deixa-lo mais solto e menos beberrão.

Mas realmente fica um monstro na trilha. :wink:

Rodrigo
12/06/2003, 14:13
Walter,

Aí vão alguns telf. das ro.., quer dizer Ferro-velho:
Cuca -(41) 246-1548
Cartola - (41) 333-4947 (tem tudo c/ nota meio bastante caro)
Viaduto - (41) 377-1519
Barão - (41) 226-2001
Willis com. de peças usadas - (41) 364-2985
Willys auto peças - (41) 348-1016
Estou mandando alguns onde mais achei o que precisava. Dependendo do que vc necessitar, se não encontrar, me avise que eu te dou uma mão, pois fica mais fácil procurar.

Rodrigo.

Afonso
12/06/2003, 21:09
Walter,

Pelo material que andei lendo e pelas conversas q tive, a manutenção do motor da Silverado é mais caro além do próprio motor (estou escrevendo a teoria....).

Por isto acho que nas minhas condiçõe$ o motor de Opala 6c é melhor. Mas estarei pesquisando....

E vamos em frente! Com ou sem barro no caminho!
E obrigado novamente aos amigos pelos telefones! Vai ajudar muito, muito mesmo.

Abraços!

Giovani
13/06/2003, 01:49
Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas.

:D Olá Afonso!

:D O câmbio do Willys não agüenta esse motor! Vc vai quebrá-lo na primeira trilha! Ponha caixa do Opala ou melhor ainda, da C-20. :wink:

walter.andreis
13/06/2003, 06:53
Walter,

Aí vão alguns telf. das ro.., quer dizer Ferro-velho:
Cuca -(41) 246-1548
Cartola - (41) 333-4947 (tem tudo c/ nota meio bastante caro)
Viaduto - (41) 377-1519
Barão - (41) 226-2001
Willis com. de peças usadas - (41) 364-2985
Willys auto peças - (41) 348-1016
Estou mandando alguns onde mais achei o que precisava. Dependendo do que vc necessitar, se não encontrar, me avise que eu te dou uma mão, pois fica mais fácil procurar.

Rodrigo.

Valew Rodrigo... =DD
Agora to acessorado!!!! :twisted:

[]´s

Afonso
13/06/2003, 13:54
Pessoal,

Começou...se trocar o motor, trocar também a caixa...se trocar o banco... trocar também o motorista... :lol:

Giovani,
A necessidade de troca da cx de marcha será necessária pq? Mesmo considerando o cambio 4 marchas? :shock:

Afonso
13/06/2003, 13:59
Afonso,

Tenho um CJ c/ esse motor e posso te dizer q vale a pena. Moro em Curitiba e se precisar de ajuda, pode contar. Tenho alguns contatos (em muuuuuitos ferro -velho) e posso te auxiliar.

Rodrigo

Obrigado pelos telefones.
Vc teve q trocar a cx também?

Rodrigo
13/06/2003, 15:44
Obrigado pelos telefones.
Vc teve q trocar a cx também?[/quote]

Não é que "tive". A cx 3 marchas original q estava nele, já tinha moído e eu achei um cara que trabalha só com câmbio e acabei comprando uma 5 marchas Clarck e coloquei o Kit da Deep Tec. Fica um "pouco meio" salgado, mas tb fica muito bom. A cx revisada sai por + ou - R$ 1.500,00 e o Kit R$ 630,00 + frete. Se vc quiser investir um pouco + essa configuração fica muito boa. Outr opção um pouco mais barata mas tb muito boa é o Clarck 4 marchas com o mesmo Kit.
Rodrigo

Giovani
14/06/2003, 01:56
Pessoal,
Começou...se trocar o motor, trocar também a caixa...se trocar o banco... trocar também o motorista... :lol:
Giovani,
A necessidade de troca da cx de marcha será necessária pq? Mesmo considerando o cambio 4 marchas? :shock:

:D Grande Afonso!

:D Quer fazer adaptação... é nisso que dá! :wink:
:) Veja bem, o jeep tem um projeto, assim como qualquer outro carro. Já pensou colocar um V8 com 500cv num Ford KA??? Beleza de motor, mas o carrinho desintegra! :lol: Vc precisa de um conjunto bom e projetado para agüentar as forças aplicadas sobre eles. Um câmbio Willys 4 marchas ou 3, não têm diferença nenhuma. A relação das últimas marchas são iguais: 1:1. A construção interna, tamanho de engrenagens, robustez, idem! E essa caixa não agüenta a potência do 4.1.
:shock: Não tem nenhum jeep rodando com essa configuração que já não tenha quebrado ou que não vai quebrar!!!! :P Vc até consegue "rodar" por aí, mas quando vc atolar o jeep, a caixa explode!!! :wink:
:D E tem mais! Colocando motor de foguete, vc precisa de pára-quedas! Vc se emociona um pouco com esse motor, e lá na frente quando o sinal fechar, vc precisa parar! Aí entram os freios à disco, uma direção mais confiável, etc, etc, etc... Como sabiamente dizia uma propaganda: "Potência não é nada, sem controle!" :wink:

Paulo Eduardo
17/06/2003, 02:49
Fala pessoal,

Afonso, oque o Giovanni falou ta bem certo, eu tenho um motor desses à álcool e transformei as engrenagens da minha cx 3 marchas original em polias na primeira trilha :shock: ...bota uma cx de c-10, c-20 ou d-20 como foi o meu caso, com a vantagem de ter uma 5ª e não precisar mexer no diferencial... :wink:
valeu!!

Afonso
17/06/2003, 08:28
Olá Pessoal!

Tô começando a achar que retificar o velho BF-161 é um bom negócio...
--
Sobre a cx de marchas, estive pesquisando (http://www.caminho4x4.kit.net/informacoes.htm#cambio):
Vcs falam em colocar o GMM-20?

E vamo em frente!

Rodrigo
17/06/2003, 09:28
Afonso:

Parece mais difícil do q realmente é. Acho q vc deve ponderar 2 coisas antes de tomar a decisão de trocar o motor e cx ou recondicionar o seu motor:
1º - Vc está querendo um conjunto mais forte, mais moderno, mais confiável e de fácil manutenção (disponibilidade de peças) - Faça a adaptação do motor 4.1 GM e cx Clarck.
2º - Vc está querendo adaptar o motor 4.1 visando reduzir custo em relação a retificar o seu motor atual - Retifique o atual.
Com relação ao câmbio, o ideal é o Clarck 2205 ou 2215 (5 marchas), q equipou as C-20 e algumas F-1000 ou então o Clarck 4 marchas das C-10, pois vc vai usar a mesma embreagem, capa ceca e ñ precisa de flange para acoplamento no motor, visto q já vinha instalado nas pick-ups GM.
Rodrigo

du
17/06/2003, 22:35
Afonso,

Outra consideração. Pense por quanto tempo quer ficar com o Jeep, não adianta economizar um pouco agora, e depois acabar trocando o motor.

Gastar 2 vezes sempre é pior do que gastar apenas uma vez.

Abraços Du.

Afonso
19/06/2003, 08:48
Obrigado Amigos!

Estarei analisando as opções disponíveis.

E vamos em frente!