Ver Versão Completa : Spoa?
brunoo4x4
14/08/2008, 20:52
estou reformando meu jipe e estou com uma duvida...suspensao helicoidal?? molas toyota??......mas nao sei oq eh suspensao SPOA, alguem pode me explicar??
abraçoss
SPOA....:pensativo::pensativo:
Vou deixar essas para os veteranos!!!
SPOA....:pensativo::pensativo:
Vou deixar essas para os veteranos!!!:shock::mrgreen::mrgreen:
tambem fiquei curiosa sobre esse assunto por favor universitarios de plantao
bom existe tópico falando de todos, mas como os assuntos são extensos vou exemplicar no básico (alias tem um video no youtube do bill explicando o SPOA hahuahuauha muito bom)
SPOA - do inglês (fala bill) Spring Over Axle (ou mola sobre o eixo) que fica ao contrario do original do Jeep que seria SPUA - o SPOA levanta mais a carroceria (esteticamente fica monstruoso) e o chassis do jeep normalmente, possibilita que vc use a chaixa de direção enbaixo do chassis e não " furando" caveira e tem tb a vantagem dos parafusos dos grampos nos eixos ficarem pra dentro, logo em pedras, pancas etc não estragam a rosca deles. Também possibilita maior altura para passar terrenos alagados, mas como desvantagem vc muda o centro de gravidade da viatura deixando o jeep um pouco que bobo em curvas (por causa da altura) e precisa mudar suspensão e amortecedores pra guentar o tranco.
SPUA - do inglês (tah eu paro) Spring Under Axle (ou mola sob o eixo) que é o original do jeep. Bom original eh original, mais que testado comprovado dá pra por os feixes de toyota tanto assim como SPOA tb, no SPUA vc tb pode ter maior vnao livre do solo mas continua o o centro de gravidade mais baixo, (logicamente tudo depende). Tem gente que nnao troca, e tem gente que a primeira coisa que faz é o SPOA (como tem gente que odeia SPOA tb).
Molas de toyota - o nome jah diz e é muito bom para aumentar o curso de suspensão do jeep, deixa mais macio, mais seguro etc... basta que respeite algumas coisas como sapatas especificas e procurar colcoar os suportes bem soldados, dentro dessa opção tem varios detalhes que cada um faz de um jeito, na minha opinião o melhor jeito seria molas por fora do chassis (suportes mais pra fora se seu eixo permitir) atrás e na frente colocar os jumelos na parte de trás da mola e suportes grandes na frente deixando os olhais de mola alinhados, segundo o molas FF tem de ter entre um olhau (ou olhal??) e outro 1,05m ok??
Suspensão helicoidal - Leopoldo diz melhor... eh complicado de montar precisa de muita adaptação e acho que pode não ser tão eficiente quanto um 4link ou algo mais complexo, essa eu deixo pros mais entendidos nesse quesito RAMIROOO, BILL, LEOPOLDO e etc...
Bom tentei abordar tudo que engloba de forma simples e mastigada mas aconselho procurar por esses topicos pois existem especificos para cada modelo aqui que tem fotos, muita literatura de experiência do pessoal aqui muito legal
abraços
Alessandro Henrique
14/08/2008, 21:39
Bueno...
Recomendo uma pesquisa pelo forum. Acharas muita coisa sobre SPOA (Spring Over Axle). Por aqui existem especialistas no assunto dentre eles o Billj, que deve estar pelo forum de RockCrawling.:pensativo:
Sds.
SPOA....:pensativo::pensativo:
Vou deixar essas para os veteranos!!!:shock::mrgreen::mrgreen:
hehehe eu sei... eu num guentei ehehehehhe
Bill explicando SPOA
Sergio Rocha
14/08/2008, 21:49
Essa só o Bill pra responder.
Um conselho.Se vc não sabe o que é NÃO faça.Vc não precisa.
[]'ou a pesquisa:mrgreen:
Tá bom!
Botão pesquisa do...
google!
pesquisa de "suspensão spoa"
Resultado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1445
rubensx!
Ia deixar o Bill aparecer...:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Sergio Rocha
14/08/2008, 22:04
Tá bom!
Botão pesquisa do...
google!
pesquisa de "suspensão spoa"
Resultado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1445
rubensx!
Ia deixar o Bill aparecer...:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Taí o cara que pode explicar.
http://www.youtube.com/watch?v=wh995mNYLz8
[]':mrgreen:
huahuahu desculpem :oops: eu num guentei
esse é o mola e esse é o eixo, e o mola fica sobre o eixo ehehehehehe
brincadeira...
calma bill
num fui eu...
Marcos ET
15/08/2008, 11:10
Quer mais un ingrediente para tua adaptação?
Molas Toyota Band. Curta + SPOA + Eixos de Rural = Uma coisa "doida" de tao boa....
(os da F.75 sao muuuito largos atrás)
Elmer_Jeep
15/08/2008, 11:46
pra completar a receita do ET e aumentar as duvidas aqui recomendo um High Steer e uns revolver shackle.
[]'s
Sergio Rocha
15/08/2008, 12:06
É melhor acrescentar T rex nesses eixos.E um link pra evitar o axle wrap
[]':mrgreen:
megadeth
15/08/2008, 12:06
pra completar a receita do ET e aumentar as duvidas aqui recomendo um High Steer e uns revolver shackle.
[]'s
Eita pessoal que gosta de esclarecer cumpricando... hahahahaha
[]s
É melhor acrescentar T rex nesses eixos.E um link pra evitar o axle wrap
[]':mrgreen:
Mas e o bloqueio do diferencial, vai ficar de fora?
Marcos ET
15/08/2008, 12:17
Isso mesmo! barras anti-axle wrap sao essenciais! sei disso pq tou usando eixos da F.75 SPOA com molas da band e tá dando um problema danado de axle wrap no meu jeep...
Quanto aos jumelos "revolveres"... bom, eu nao uso eles, e acho até que embora melhorem muuuuuuito no off-road, devem piorar a estabilidade do jeep nos deslocamentos... daih, penso que teria que usar uma "dupanhard" no eixo... ou entao simplesmente nao usar revolver se qzer usar o jeep na cidade e em estrada tbem... afinal de contas "nao existe almoço grátis", ou seja, melhora daqui, piora de lá...
Quer mais un ingrediente para tua adaptação?
Molas Toyota Band. Curta + SPOA + Eixos de Rural = Uma coisa "doida" de tao boa....
(os da F.75 sao muuuito largos atrás)
x2 :concordo:
[]´s
JCJ
Elmer_Jeep
15/08/2008, 12:37
É melhor acrescentar T rex nesses eixos.E um link pra evitar o axle wrap
Boa tio Sergio, a sopa de letras tá ficando legal :lol:
Quanto aos jumelos "revolveres"... bom, eu nao uso eles, e acho até que embora melhorem muuuuuuito no off-road, devem piorar a estabilidade do jeep nos deslocamentos... daih, penso que teria que usar uma "dupanhard" no eixo... ou entao simplesmente nao usar revolver se qzer usar o jeep na cidade e em estrada tbem... afinal de contas "nao existe almoço grátis", ou seja, melhora daqui, piora de lá...
Q isso ET, deixa de ser preconceituoso, parece aqueles papos de uns topicos antigos que a galera dizia ser impossível dirigir um CJ spoa com revolver...
Rodei mais de um ano com revolver na dianteira, viatura spoa com 35' e era no dia-dia, deslocamentos, viagens on road de 300km, tudo isso sem susto e sem problema nenhum, atualmente a viatura está com 37 e os revolver continuam lá sem incomodar no dia-dia.
[]'s :concordo:
Marcos ET
15/08/2008, 16:00
Q isso ET, deixa de ser preconceituoso, parece aqueles papos de uns topicos antigos que a galera dizia ser impossível dirigir um CJ spoa com revolver...
Pow Elmer! nao é preconceito nao!!! é MEDO DE ALTURA! hehehehehehe
Sei bem dmais que os "revolveres" sao uma "mao na roda"... ainda mais com as molas da band, que sao mais "duras" de torcer e podem trincar e quebrar as longarinas do chassis pcausa disso, e que estes jumelos revolver, além das vantagens que todo mundo já comentou nos outros tópicos, acabam preservando a estrutura do jeep e coisa e tal...
Agora, se vc tá falando que usa a tanto tempo e nao sentiu nenhuma perda de estabilidade (por menor que seja), entao melhor ainda! falou quem tem experiencia na prática! é que aqui onde estou só vejo estes jumelos pela internet! rsrsrsrs
Nao tenho preconceito com isso nao! justo eu? que apresento as idéias mais estranhas aqui no fórum! nao poderia denegrir justamente as idéias que funcionam! rs só qz dzer que para quem tá começando, talvz seja melhor ir com um pé de cada vz....
Sergio Rocha
15/08/2008, 17:10
Marcos
Eu tb uso 4 jumelos revólver . Nos da frente, basta não tirar as travas na cidade.Ele se comporta igual a um jumelo normal.Ou então faça como o Elmer, use e abuse e fod@-se.:mrgreen:
[]':concordo:
Sergio Rocha
15/08/2008, 17:11
Cade o bruno4x4 ? desistiu ?
[]':mrgreen:
Fala Sergio, aparece no msn kra, to precisando falar ctg ! abrax
junior braga
15/08/2008, 21:32
Cade o bruno4x4 ? desistiu ?
[]':mrgreen:
Calma pessoal, :oops: vcs pegaram pesado....
ufa la vem pedradas....
deixa eu sair correndo logo....
bruno4x4, use e abuse do google, com certeza vc ira encontrar tudo que precisa saber, claro antes de criar um novo topico.
poxa comecei a gostar das ideias, onde acho revolveres interessantes??
minha config:
molas de toyota band + eixos de rural, aconselham SPOA + revolveres pra carro de dia a dia 60% asfalto 40% terra?
outra coisa guentam bem motor "temperado"?
Bom se tiverem resalvas e como fazer SDPOA sem comprometer estabilidade on-road me expliquem caros mestres que eu estou com duvidas brabas!
cara, sempre usei o cj no dia a dia, e depois que fiz o spoa(com eixos originais) sinceramente, nao achei nada demais, só tem que ir com cautela no inicio, pra ter certeza que nao vai fazer ca#@da
pra ir acostumando, e de preferencia tacar uns eixos de rural
agora, quanto aos jumelos revolver, nao posso dar minha opnião
só sei que sou louco pra por uns desses no jeep :twisted:
meu jeep precisa de muitos upgrades, mas como disse o amigo anteriormente
e pra quem tinha perguntado, SPOA ou SOA como ja "corrigiram" aqui no forum,
é basicamente configuração dos feixes de molas passando por cima dos eixos
porem, precisa de muitas adaptações importantes, pra ficar bom
por exemplo, o angulo dos munhões tem que ser mudado, assim como o angulo dos berços dos feixes, no eixo
high steer(barras de direção passando por cima dos feixes de mola) tambem é importante, porem nao tanto quanto o resto(no meu ponto de vista)
tem mais adaptaçõs tambem, que o pessoal vai saber explicar melhor
e eu vou passar a bola pros mais entendidos
[]´s e espero ter ajudado
brunoo4x4
17/08/2008, 22:16
desculpe mas nao deu para retornar antes..entao pelo q entendi a SPOA só serve para levantar o bicho...se eu colcoar só as molas de toy com os eixos originais vou ter uma boa estabilidade?? para dar zerinhos por exemplo???
abraços
heheheh bom eu não te aconselho a dar zerinho de jeito nenhum mas se vc quer, o SPOA faz vc perder um poucoe ssa estabilidade, tudo depende....
que eixos vc usa? e o que vc quer do jeep sód ar zerinhos?
junior braga
17/08/2008, 22:43
heheheh bom eu não te aconselho a dar zerinho de jeito nenhum mas se vc quer, o SPOA faz vc perder um poucoe ssa estabilidade, tudo depende....
que eixos vc usa? e o que vc quer do jeep sód ar zerinhos?
Epa :shock:, ta ficando complicado, dar zerinhos no jeep?
:shock::shock::shock::shock::shock:
Dar zerinho!!!!
hahahahahahahahahahahahaha!!!
Ceis tão loucos é!!!
Eu num dou zerinho nem matando!!!!
olha, pra ser sincero, ja dei zerinho no meu jeep, spoa, com eixos originais, bf 161, praticamente girando em torno da roda dianteira esquerda, que ficava girando quase no mesmo lugar, e nao fui só eu que fiz, muita gente tentou tambem, porem so conseguiram com o circulo bem aberto
um gramado lisinho, com uma lamina d´agua
nao tem como resistir
nao é tão impossivel assim
arriscado... ja nao digo que não
eu que sou meio pirado mesmo
[]´s tontos
ps. NUNCA TENTEM FAZER UM ZERINHO COM A TRAÇÃO 4x4 LIGADA!!!!!!! O JEEP CAPOTA MESMO!!
(e de preferencia, nao tentem fazer nem em 4x2)
entao pelo q entendi a SPOA só serve para levantar o bicho...
Não. SPOA serve para aumentar o curso da suspensão, usando-se também jumelos articuláveis ou revólvers, e amortecedores com maior curso. O aumento da altura é uma consequência.
Pra "levantar o bicho" (sem sacanagem) há os calços de carroceria ou pneus maiores. Aliás, se você quer só ganhar altura, não faça SPOA.
[]s
Dar zerinho!!!!
hahahahahahahahahahahahaha!!!
Ceis tão loucos é!!!
Eu num dou zerinho nem matando!!!!
uhahuahua bom pra ser sincero cada um sabe oque faz com seu zerinho o meu tá bem guardado e num fico dando rpa ninguém nem mostrando zerinho nenhum, mas até ai....
que papo esquisito
na real nem entendo o porque mexer na suspensão pra certas coisas... mas como o smoth disse ali em cima... cara, nem tenta vai dar merda e vai sair caro a brincadeira
Marcos ET
18/08/2008, 08:56
...praticamente girando em torno da roda dianteira esquerda, que ficava girando quase no mesmo lugar...
...e como vc resolveu "aquele" problema de ficar só com tres rodas no chao? qdo meu jeep tava com eixos originais, "sempre" (modo de falar, foram poucas vzs) que ia dar zerinho no cascalho, a roda dianteira do lado interno do "zero" ficava a uns 10cm do chao....
Elmer_Jeep
18/08/2008, 09:52
quer fazer zerinho compra um chevette...
[]'s
quer fazer zerinho compra um chevette...
[]'s
x2
chevelho com motor de opala esai "ruendo" até o elo!
junior braga
18/08/2008, 10:13
uhahuahua bom pra ser sincero cada um sabe oque faz com seu zerinho o meu tá bem guardado e num fico dando rpa ninguém nem mostrando zerinho nenhum, mas até ai....
que papo esquisito
na real nem entendo o porque mexer na suspensão pra certas coisas... mas como o smoth disse ali em cima... cara, nem tenta vai dar merda e vai sair caro a brincadeira
X2...
Eu avisei, esse negocio de dar zerinho ficou pra piada.......rsrsrsrsrs;
:concordo:
Marcos ET
18/08/2008, 10:23
"zerinho à esquerda" ou "zerinho à direita", o negócio é a estabilidade correto? entao... SPOA no meu jeep só com eixos da F.75 !!! rsrsrs Zerinhos? tá bom... pode ter mta gente querendo ver os "zerinhos" dos outros, mas no meu caso, isso já é passado... qdo ainda era SPUA... rs
victor massinha
18/08/2008, 10:26
nao creio que seja uma boa ideia dar zerinho com o jeep! principalmente com spoa! toda vez que vejo os retardados de plantao fazerem isso a brincadeira nunca da certo!
Sergio Rocha
18/08/2008, 12:23
quer fazer zerinho compra um chevette...
[]'s
Essa conversa de zerinho ta no Forum errado.Isso é papo pra tunados.
Cada um faz o que quer com o seu zerinho.:pensativo:
[]':mrgreen:
essa brincadeira de zerinhos realmente é muito arriscada, algo que por muitissimo pouco pode dar errado, e pode sair beem caro, principalmente se nao tiver equipamentos de segurança
Marcos ET:
quanto a levantar a roda do jeep, nao acontecia comigo, pois eu havia feiro o zerinho em segunda reduzida, 4x2
porem, uma hora deu uma trancadinha em algo, e deu uma levantadinha na roda traseira
então parei com a brincadeira
lembrando, nao façam isso, principalmente se for SPOA
é muito perigoso
fiz, e nao pretendo fazer de novo!
agora voltando ao assunto
spoa, melhora, de certa forma, no off road(de certa forma, pois diminui o angulo de inclinação lateral que o jeep suporta)
aqui pro sul, que nao tem muita erosão, tem mais banhado e agua, spoa é uma otima pedida, e é muito comum se ver jeeps bem altos e estreitos, com eixos originais, e aros 16, com offset neutro, ou ate positivo
pra outros casos, o mais recomendavel mesmo seriam eixos de rural, e um spoa com molas planas
eu particularmentenao gosto do jeep muito estreito, porem, gostei muito da largura dos eixos originais, com rodas 15x10, de offset -44
principalmente quando estava com os 35"
mas mesmo com os 31", as rodas nao ficam tão estreitas
eainda assim, tenho coceirinha pra colocar uns eixos de rural, ou alguns outros um pouco mais parrudos
se for fazer spoa, tente ja colocar eixos de rural, se não for possivel, tente pelomenos incluir como proximo up-grade a longo praso, mas nao descarte a ideia
[]´s
victor massinha
18/08/2008, 15:15
a respeito dos eixos de rural; tenho uma duvida que ate hoje ninguem sabe se é verdade ou mito, os eixos de rural ou f-75 sao basicamente os eixos do cj-5 mais largos, cert? bem ate ai tudo bem! porem se vc tem um eixo mais longo nao sera mais facil de ele sofrer fadigas do que o do cj5 que sao mais estreitos? pois as vezes o que vejo em jeep's "spoados" e com pneu 35" é de as vezes o eixo meio que entorta parecendo um arco, agora com os eixos originais nao vejo isso acontecer! sera que sera coincidencia do eixo ser mais largos ou sera que existe outro fator que contribui para que isso aconteça?:pensativo:
gostaria de saber se alguem pudesse me responder!
obrigado
Marcos ET
18/08/2008, 16:29
Massinha, nao sei bem disso daih q vc falou... o que eu posso falar é que os eixos da F.75 tem a tubeira mais larga que os "canela grossa" (tive que trocar os grampos, pois os mais largos do jeep ficaram pequenos com os da F.75).
Como meu jeep é CJ3A, portanto bem mais leve que os CJ5 que geralmente sao tomados como referencia, ainda nao tive este "entortamento" no eixo do meu jeep....
Para vc ter uma idéia, uso Pneus 265x75R16 com recapagem Genius 1000, SPOA, eixos F.75 e molas da Band... tem um ano e meio q tá assim e até agora tudo ok....
PORÉM, tou pensando em reforçar a junção deles com a "bola" do diferencial só por garantia... (o Leopoldo falou o nome deste tipo de suporte, mas eu nao lembro agora)
Elmer_Jeep
18/08/2008, 16:36
nunca ouvi relatos de empenos e coisas tipo que o victor falou, mas eu ja ia comentar sobre o Axle Truss (acho q é o que o ET quer lembrar).
[]'s
victor massinha
18/08/2008, 16:52
certo, ate ai tudo bem ninguem ter escutado sobre isso acontecer pois eu ja vi isso em 3 jeeps, e os donos relutam em dizer que o motivo é esse! bem tomare que seja verdade pois um dia gostaria de colocar eixos de rural no meu jeep e nao iria gostar que isso aconteceçe!:mrgreen:
porem o que me ocorre é o seguinte, sera que quando se faz spoa no jeep geralmente nao se mexe nos suportes dos feixes de mola, consequentemente eles se concentraram mais para o meio do eixo, com peso excessivo causados por motores diesel v-8 6cc etc ( que era o caso destes jeeps) acaba por "forçar mais o eixo" deixando no formato de arco, e quando se posiciona os feixes mais para fora proximos a roda, como é originalmente, o peso é melhor dividido evitando assim que o problema aconteça. e devemos lembrar que os eixos do jeep (dana44) foram projetados para pneus minisculos em comparaçao aos de hoje em dia, e motores mais fracos e mais leves(apesar do bf 6cc nao ser nada leve:pensativo:).
e ai que esta minha duvida, sera que estes fatores nao poderiam estar contribuindo para o envergamento dos eixos?
o que vcs acham que pode estar ocasionando isso?
obrigado.
Elmer_Jeep
18/08/2008, 17:00
Victor, meu ex-CJ5 tinha eixos de Rural, motor diesel (mecanica completa da toyota bandeirantes) e a única vez que empenei um eixo foi numa pista indoor descendo de uma rampa onde tinha uma valeta em baixo, o jeep literalmente calçou a dianteira, o parachoques tocou no chão e as rodas trazeiras levantaram, a porrada foi forte e tive que substituir a carcaça devido ao empeno.
Fora isso nunca vi problemas em uso normal, mesmo com pneus grandes e motores fortes.
[]'s
Marcos ET
18/08/2008, 17:13
CARACA.. que porrada Elmer... ainda bem que a "testa" do piloto escapou sem avarias...
Era exatamente este Axle Truss que eu tava tentando lembrar o nome....!
Quanto aos empenos... bom, uma vez que vc viu estes tres jeeps, entao pode ser que eles sejam da mesma regiao, ou melhor, da mesma cidade.. assim, quem sabe foram montados pelo mesmo mecanico? e como consequencia, montados com o mesmo "erro de projeto" (se é que podemos chamar assim)....
Embora os motivos para estes empenos possam ser dos mais variados, por simples precaução e pura convicção pessoal, eu prefiro montar meu CJ com coisas que NAO aumentam tanto o peso do meu Jeep sem necessidade... por isso eu tava defendendo o GM151 como melhor alternativa que o 4.1 no outro tópico, além de diversas outras coisas que possam comprometer a estrutura dos bons, porém "antigos" guerreiros....
Agora, como o Elmer mesmo falou, nao é "comum" ver estas coisas acontecendo... entao nao é um fato generalizado. Desta forma, convém estudar o erro de montagem destes jeeps para que nao cometamos o mesmo "crime", concorda?
victor massinha
18/08/2008, 17:31
Victor, meu ex-CJ5 tinha eixos de Rural, motor diesel (mecanica completa da toyota bandeirantes) e a única vez que empenei um eixo foi numa pista indoor descendo de uma rampa onde tinha uma valeta em baixo, o jeep literalmente calçou a dianteira, o parachoques tocou no chão e as rodas trazeiras levantaram, a porrada foi forte e tive que substituir a carcaça devido ao empeno.
Fora isso nunca vi problemas em uso normal, mesmo com pneus grandes e motores fortes.
[]'s
ola elmer
bem de ter isso acontecido no indoor eu nao duvido pois ja vi na feajeep e exstinto festival brasil off-road eixos mais fortes quebarerem por muito menos!:mad:
agora dos eixos estarem entortando é fato, o problema é o motivo:parede::parede::parede:
quando disse sobre as molas foi apenas uma teoria!
obrigado
nao creio que seja uma boa ideia dar zerinho com o jeep! principalmente com spoa! toda vez que vejo os retardados de plantao fazerem isso a brincadeira nunca da certo!
cara eu acho válido
Olha porque se nego num fizer esse tipo de graça e não der merda
1- os mecanicos nnao tem emprego
2- o youtube fica chato
3- eu fico menos feliz de rir da desgraça alheia
4- temos pilotos de testes sempre pras ideias erradas sem ter de se ferrar pra saber oque acontece
Logo eu ahco que o pessoal tem de fazer merda mesmo heheheh e eu fico rindo
victor massinha
18/08/2008, 17:39
CARACA.. que porrada Elmer... ainda bem que a "testa" do piloto escapou sem avarias...
Era exatamente este Axle Truss que eu tava tentando lembrar o nome....!
Quanto aos empenos... bom, uma vez que vc viu estes tres jeeps, entao pode ser que eles sejam da mesma regiao, ou melhor, da mesma cidade.. assim, quem sabe foram montados pelo mesmo mecanico? e como consequencia, montados com o mesmo "erro de projeto" (se é que podemos chamar assim)....
Embora os motivos para estes empenos possam ser dos mais variados, por simples precaução e pura convicção pessoal, eu prefiro montar meu CJ com coisas que NAO aumentam tanto o peso do meu Jeep sem necessidade... por isso eu tava defendendo o GM151 como melhor alternativa que o 4.1 no outro tópico, além de diversas outras coisas que possam comprometer a estrutura dos bons, porém "antigos" guerreiros....
Agora, como o Elmer mesmo falou, nao é "comum" ver estas coisas acontecendo... entao nao é um fato generalizado. Desta forma, convém estudar o erro de montagem destes jeeps para que nao cometamos o mesmo "crime", concorda?
e ai marcos!
olha isso que vc disse é verdade os jeeps sao da mesma regiao e dois deles foram feitos na mesma mecanica! agora realmente o problema pode ser distinto, pois realmente isso nao é normal de se acontecer:discordo:
é um caso para se estudar a parte, pois os donos e o mecanico nao sabe o que esta ocasionado tal problema, pois aparentemente tudo parece estar normal como em qualquer outro jeep do genero.
conforme o veredicto eu posto um topico para falar sobre o que aconteceu!
valew
victor massinha
18/08/2008, 17:45
cara eu acho válido
Olha porque se nego num fizer esse tipo de graça e não der merda
1- os mecanicos nnao tem emprego
2- o youtube fica chato
3- eu fico menos feliz de rir da desgraça alheia
4- temos pilotos de testes sempre pras ideias erradas sem ter de se ferrar pra saber oque acontece
Logo eu ahco que o pessoal tem de fazer merda mesmo heheheh e eu fico rindo
haha é verdade, porem tudo tem hora e lugar, imagina vc ta no meio do nada de noite todo mundo cansado com vontade de embora e um ze ruela da um relaxo destes e é vc que tem que ajudar?! acho que vc nao iria achar graça! porem se eu estivesse la iria com certeza!:mrgreen: usahsaha vc tem razao nao sendo eu ta bom:dance::twisted: as vezes temos que rir de alguma coisa...
falow
brunoo4x4
18/08/2008, 19:31
o que voces me dizem disso...
http://www.youtube.com/watch?v=FFwBswvv2YM
http://www.youtube.com/watch?v=FFwBswvv2YM
Carlos Bernardo
18/08/2008, 22:10
Deixa eu ficar quieto...
Rs...
desculpe mas nao deu para retornar antes..entao pelo q entendi a SPOA só serve para levantar o bicho...se eu colcoar só as molas de toy com os eixos originais vou ter uma boa estabilidade?? para dar zerinhos por exemplo???
abraços
E o que vc me diz disso ? :parede:
Zerinho + Jeep SPUA - Gaiola - Cinto = Hospital
Isto aconteceu numa das últimas trilhas que participei a uns 40 dias.
Por pouco não teve consequências piores com um de nossos amigos !
Acho melhor pensar bem antes de fazer SPOA !
Certo disse o Elmer : quer fazer zerinho compre um chevette !!
[]´s sem dar (ui) o zerinho
JCJ
__________________
coitado do jeep.. .tem gente que num sei porque tem jeep... compra um monza, um chevette hatch... sei lá estraga um fiat 147, mas jeep não...
é tão dificil acha rum jeep com documento em dia e inteiro quando vc está rpocurando comprar....
isso que dá ficar dando zerinho por ai ahuahuhuaauuah
pergunta que num quer calar
Dar o zerinho é metodo anti-concepscional?
Carlão Rover
19/08/2008, 00:37
Olá amigos, aproveitando o tópico...
Pergunta de quem não entende do assunto...para colocar o feixe embaixo do eixo novamente precisa de alguma nova adaptação?ou é só trocar de posição e prender novamente?acredito que os jumelos devam ser trocados, assim como os amortecedores...
Abraços
victor massinha
19/08/2008, 08:26
Olá amigos, aproveitando o tópico...
Pergunta de quem não entende do assunto...para colocar o feixe embaixo do eixo novamente precisa de alguma nova adaptação?ou é só trocar de posição e prender novamente?acredito que os jumelos devam ser trocados, assim como os amortecedores...
Abraços
basicamente se resume em desfazer todas as alteraçoes feitas anteriormente! dependendo as vezes do tipo de modificaçao aplicada, a volta para o sistema spua nao se torna tao complicado assim, pode ate ser mais facil, pois ja ira conhcer o "caminho das pedras":lol:.
mas mesmo assim nao é a coisa mais facil de se fazer da um poquito de trabalho sim!
abraço
victor massinha
19/08/2008, 08:30
coitado do jeep.. .tem gente que num sei porque tem jeep... compra um monza, um chevette hatch... sei lá estraga um fiat 147, mas jeep não...
pergunta que num quer calar
Dar o zerinho é metodo anti-concepscional?
:pensativo: nao sei se é, mas que é divertido é :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
mas nao quando acontece uma tragedia destas:cry: sou mais destruir os fiat 147 mesmo ou os chevette! uhsuhsauuhsaa
brunoo4x4
04/09/2008, 19:32
Cara..., Da Um Chevette Pra Tua Mae!!
Tu Ta Aqui Pra Critica Ou Para Trocar Ideias??
Abraços
Sergio Rocha
04/09/2008, 20:20
Cara..., Da Um Chevette Pra Tua Mae!!
Tu Ta Aqui Pra Critica Ou Para Trocar Ideias??
Abraços
Meu prezado
Palavrões pegam muito mal no forum.A sua mãe poderia estar participando e ler.
[]':concordo:
Elmer_Jeep
05/09/2008, 09:09
Meu prezado
Palavrões pegam muito mal no forum.A sua mãe poderia estar participando e ler.
[]':concordo:
Apoiado.
A mensagem foi editada.
PAULO TEREX
26/10/2008, 08:46
Deixa eu ficar quieto...
Rs... BELEZA CARLOS, seu Jeepestá do Jeito que estou fazendo com o meu(AP2.0 CLARK 5M) comprei os kits sem-eixo ensimec diant e traseiro, bolqueio dianteiro e traseiro tambem, estou colocando tudo isso mais os diferenciais de rural, suspensão toyota e amortecedor rancho, gostaria de saber se fica bom spoa(minhas trilhas são bem pesada, o jeep não vai ficar + perigoso em tombar) e queria trocar meus pneus 255 tork por uns bem maiores, cabem pneus 33 ou 35.
juliano muller
27/10/2008, 22:46
E recomendo! Uma susp. SPOA se bem feita, fica bacana, principalmente pra quem curte pneus grandes! É claro que são muitas as alterações, mas o sistema funciona bem...A diferença se sente mesmo é em erosões e eu recomendo o uso de amortecedores à gás, que fazem com que o jeep não fique bobo em curvas(eu uso os PRO-COMP do tamanho dos traseiros da Ranger), são muito bons! Outra alteração importante é a mudança no angulo dos diferenciais...no tras. é facil, mas no diant. tem-se que alterar os munhões, senão as rodas viram para baixo...Outro item importante pra quem usa SPOA é a segurança; gaiola, bancos concha fixados na gaiola e cintos de 4 pontos caem bem! Já tombei meu jeep varias vezes e nunca me arranhei, só derrubei a cachaça...rsss.
abraço galera...
fabiano carraro
29/10/2008, 00:50
........ã perguntinha offtopic aq...... JULIANO MILLER por acaso tu corria de mountain bike??????com o urso etc......:pensativo:trabalhou na IRONMAM......
juliano muller
29/10/2008, 22:12
Claro que sou eu! Beleza! Muita lama!
abraço...:palmas:
fabiano carraro
30/10/2008, 22:13
:dance::dance::dance:porra que legal mesmo te encontrar de novo cara e ainda mais no ramo da lama:mrgreen:,heheheh cara sempre soube que tinha jeep mas nunca conseguimos nos encontrar "nestas" trilhas ehehhehehehe,acho que a ultima vez que te vi foi na (sopa do pinhao deste ano)ç tava com o pessoal do (JP LEITE,aquele gurgel com chassis de f-75 encurtado) eu tava com a GOODZILA pra cima e pra baixo fazendo resgate do povo que literalmente sumia,do "itinerario"ACHO QUE TIRAMOS UNS 30 CARROS DE ENCRENCAS, FICAMOS ACORDADOS DESDE SEXTA FEIRA ATE DOMINGO SEM PARAR VEIO COISA PUNK MESMO SÓ NO REBITE :mrgreen::mrgreen::mrgreen: hahahahhahah,cara legal mesmo ter vç acessando o forum,o negocio aq é um pouco mais lento do que nas bikes mas o povo é dez tambem só tem maluco veio ,tudo eng°de plantao :mrgreen:aq é de certa forma mais divertido do que no tempo das bikes,"aq a gente pode cortar as peças" hahahahah em vez de só colocar elas no "chassis":mrgreen:veio precisando to com uma oficina de 4x4 coisa pequena ainda por que nao saiu o alvara pro barracao mas a ano que vem ta susse.:concordo:
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