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Ver Versão Completa : motor om 366 na bandeirante



veterinario
14/08/2008, 19:19
Alguém já pensou/tentou instalar um motor mercedes 6 cilindros na bandeirante? Deve ficar show!! Meu mecânico disse que a parte de trás do motor 6 cil é igual ao do 4, e que provavelmente serviria o mesmo câmbio. alguém comenta?

Francisco Bicalho
14/08/2008, 20:15
É verdade! Existe um Bandeirante conversível com o OM 366 instalado, originário de um velho 1113, e com rodas do mesmo caminhão! Seguem as fotos para divertimento geral.

Abraços;
Chico

Torezan
14/08/2008, 22:31
Adorei a idéia, mas será que não fica muito pesado? Parece que o veículo fica com 80% do peso na dianteira (principalmente nas picapes e conversíveis como o da foto). Se conseguisse uma boa adaptação, sem esse problema do peso, eu também seria fã, afinal 6 canecos é 6 canecos!!
Abraços a todos.

gbalero_URU
15/08/2008, 06:54
Hola amigos,aca en uruguay conosco una pick up bandeirante con om 352, creo que incluso es turbo, por el espacio no hay problema y el block es identico al del 314 pero 6 cilindros asi que la caja coincide sin problema, mi duda es si la caja aguanta y los diferenciales el torque de este motor, con una sola observación el regimen de vueltas del 352 es similar al del 314 o 364 con lo que no ganas velocidad, eso si debe ser un cañon.
Gerardo

Francisco Bicalho
15/08/2008, 10:15
Quando o Bandeirante foi lançado com o OM 324 em '61 falavam que era um exagero de potência (78hp) para aquele jipinho. Depois vieram o 314, o 364, e os anteriores foram ficando "fracos" por comparação. Agora a galera faz de tudo, turbina, intercoola, já vi foto de um Bandeirante com motor MWM 6 cilindros, outro que mexeu tanto no 14B que diz que ficou com 200 hp. A verdade é que tem maluco pra tudo, como esses americanos com motor diesel V8 de 7.6 litros e 600 hp naquelas picapes enormes; é questão de gosto e nível de piração aplicada. De uma certa forma, eu me encaixo um pouco nessa categoria, porque instalei o motor da 914 no meu carro, com caixa de 5 marchas e relação 12x35. Depois de tudo pronto, me pego na estrada pianíssimamente a 95 por hora e 1200 rpm batendo papo com a minha mulher, e toda a potência extra fica ali de reserva técnica. Tem uma revista americana chamada "Diesel Power" que é um circo, melhor, um freak show desse tipo de incomensurável procura a maior potência. E ao maior consumo de combustível...

Chico

Elmer_Jeep
15/08/2008, 10:43
Uma vez falaram desse motor num CJ5 mas o papo virou lenda http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22029

Deve ficar muito doido o negocio, mas tem que reforçar chassi, colocar a relação de diferencial mais longa possível e uns pneus no minimo 900x16, ainda assim acho q vai sair de 3ª, heheh.

[]'s

veterinario
16/08/2008, 13:50
Acho que na bandeirante deve ficar ótimo esse motor, usando uma relação 12x35, câmbio de 5M toyota com pneus 33 ou 35x12,5.... o mais moderno seria do caminhão 1620, motor OM 906 LA, com turbo e intercooler...231 cv a 2200 rpm, torque de 83 mkgf entre 1200 e 1600 rpm.. ou põe a caixa e embreagem MB dele mesmo, 6 marchas, de 6,70 a 0,73 de relação... qual seria a velocidade final?? Com bloqueio nos dois diferenciais e pneus 3K guerra subiria naqueles coqueiros de Fortaleza...

veterinario
16/08/2008, 13:57
Os caminhões MB1318 novos vem com motor 4 cil, om 904, com turbo e intercooler, com 177 cv e 63 mkgf de torque...caixa MB 6 marchas, podem ver em

http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/tradicional_L1318(210x297).pdf


seria uma boa nas bands, hein?

Francisco Bicalho
16/08/2008, 17:10
Vai instalar?

veterinario
17/08/2008, 20:01
Por enquanto é só sonho mesmo... mas ficaria bem legal, principalmente se achasse essa mecânica num desmanche, num ferro velho, hehehe

Engels Kbça
18/08/2008, 18:55
Quando o Bandeirante foi lançado com o OM 324 em '61 falavam que era um exagero de potência (78hp) para aquele jipinho. Depois vieram o 314, o 364, e os anteriores foram ficando "fracos" por comparação. Agora a galera faz de tudo, turbina, intercoola, já vi foto de um Bandeirante com motor MWM 6 cilindros, outro que mexeu tanto no 14B que diz que ficou com 200 hp. A verdade é que tem maluco pra tudo, como esses americanos com motor diesel V8 de 7.6 litros e 600 hp naquelas picapes enormes; é questão de gosto e nível de piração aplicada. De uma certa forma, eu me encaixo um pouco nessa categoria, porque instalei o motor da 914 no meu carro, com caixa de 5 marchas e relação 12x35. Depois de tudo pronto, me pego na estrada pianíssimamente a 95 por hora e 1200 rpm batendo papo com a minha mulher, e toda a potência extra fica ali de reserva técnica. Tem uma revista americana chamada "Diesel Power" que é um circo, melhor, um freak show desse tipo de incomensurável procura a maior potência. E ao maior consumo de combustível...

Chico
Chico
:pensativo::pensativo:Qual o carro que vc colocou esse motorzão, mesmo ?:?::?:

Torezan
18/08/2008, 19:40
Conheço um mecânico especialista em Toyota que tinha mecânica de Frontier na Bandeirante picape com carroceria reduzida, ERA UM CANHÃO!!
Alguém tem ou sabe algum tópico onde posso achar a ficha técnica dos motores que equipavam a Bandeirante (desde os primeiros até os últimos) e destes 6 cilindros citados? Agradeceria muito se encontrasse.
Abraços a todos.

Francisco Bicalho
18/08/2008, 20:59
Engels

Num Bandeirante '89.

Chico

maxdelta
18/08/2008, 21:57
Não é a diesel, mas tem 8 canecos. Vejam o link, namoro essa "toyota" há meses.

http://www.offroaders.com/directory/custom/TLC-Icon.htm

Digam, essa "toyota" é linda!

Francisco Bicalho
19/08/2008, 09:31
Max

Esse Toyota é realmente maravilhoso. O problema é que ele é tão caro (mais de 85 mil dolares) que não vende bem, mesmo com todos os atributos, como carroceria de alumínio, e tudo o mais. Inclusive, desconfio que pararam a produção, porque não vejo mais o link dele no site da empresa que fabrica(va?) ele http://www.tlc4x4.com/2000/home.htm.

Por mais que seja um carro especialíssimo, feito à mão, e lindo de morrer (confesso que preferiria se tivesse motor à diesel) fica complicado competir com outros 4x4 excelentes, como o próprio Toyota FJ Cruiser que custa menos que 25 mil dólares.

O TLC Icon é realmente um carro de sonho, inclusive aquele cinza chumbo fica muito bonito. Só que ele caiu na categoria do avião Concorde; um produto muito especial, com o preço fora da realidade.

Abraço;
Chico

maxdelta
19/08/2008, 19:07
Max
Esse Toyota é realmente maravilhoso. O problema é que ele é tão caro (mais de 85 mil dolares) que não vende bem, mesmo com todos os atributos, como carroceria de alumínio, e tudo o mais. Inclusive, desconfio que pararam a produção, porque não vejo mais o link dele no site da empresa que fabrica(va?) ele http://www.tlc4x4.com/2000/home.htm.


O site oficial deles é http://www.tlcicon.com/

Eu tenho todas as fotos do site, um dia eu replico ele em cima de uma s10 ou ranger batida.

Francisco Bicalho
19/08/2008, 20:10
Esse site é muito melhor que o anterior, e não tem aquela música chata do outro. É engano meu, ou havia um link no site da TLC4x4 para o TLCIcon?

O carro é realmente um primor de estilo e acabamento, e a filosofia deles é muito boa, na contramão dessa coisa americana de SUV com roda de liga leve, cheio de cromados; é jipe pra homem, que não liga pra firulas ou maquiagem.

Pra mim é um 4x4 quase perfeito, só falta um motor diesel tdi com uns 400 hp...

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
20/08/2008, 11:43
Ôpa!

Agora eles tem a opção de um motor TDI para o TLC Icon. Assim sendo, é só eu ganhar na loteria que mando descer um lá dos estadunidos! Eu bem que gosto daquelas rodas pretas de 17", elas dão uma proporção muito interessante ao carro. Sem falar nos freios a disco ventilados nas 4. O carro é realmente o bicho.

DIESEL ENGINE
International HS 2.8L VNT
High pressure rotary injected intercooled turbo unit with Bosch electronics and a Garrett variable vane turbo. This engine has been used in many high volume truck applications in some of the harshest environments worldwide by GM, Ford, Land Rover and others.

Configuration in-line 4 cylinder
Displacement: 2.8 liters
Bore: 93mm
Stroke: 102.5mm
Combustion System: Direct injection
Cycle: 4 times per rotation
Injection System: Rotary Injection
Aspiration/Turbo: Variable Nozzle Garrett Turbo
Air Cooling: Custom alloy intercooler
Power Output: 135HP @ 3800RPM
Peak Torque: 276 pounds @ 1400RPM

COOLING SYSTEM (diesel)
Purpose-built alloy cross-flow radiator with fan & fan clutch.
Custom crafted intercooler.
Handcrafted TIG welded black wrinkle powder coated fan shroud.

maxdelta
20/08/2008, 13:35
No valor desta "toyota", eu prefiro ter na garagem uma toyota fj cruiser e um jipe hummer, o q eles pedem dá pra comprar 2 hummer h3. Daqui uns 40 anos quando jipe hummer for considerado "velho guerreiro", ai nem vai ser o hummer e sim hmmvv, aí eu compro um!

Francisco Bicalho
20/08/2008, 14:23
Concordo quanto a FJ Cruiser, por conta do preço, mas o Hummer é uma boçalidade em 4 rodas. Não sei se você já viu um ao vivo, mas eles são monstruosos de grandes, inclusive a bitola é um absurdo. Acho o HumVee muito a cara de americano que quer cada vez carros maiores, e mais "poderosos". Ao contrário do velho Jeep, os Hummer, hoje fazem uma alusão imediata as guerras, principalmente essa terrível e injusta invasão do Iraque.

O TLC Icon é uma jóia de carro artesanal, feito à mão com tudo o que tem de melhor em material, e, cá entre nós, o desenho do Land Cruiser é um primor; trata-se de um carro daqueles que não envelhece, como o Jaguar XKE, ou o Porsche 911, e o TLC Icon tá aí pra provar isso. Se eu tivesse um dinheiro solto na vida, comprava um na hora.

Abraços;
Chico

Francisco Bicalho
20/08/2008, 14:39
Max

Pra você se divertir com o Hummer:

http://www.youtube.com/watch?v=bKThQYK1uTM
http://www.youtube.com/watch?v=lpxoomyFs_0
http://www.youtube.com/watch?v=kc2VzmfekVw

Se fosse pra comprar um carro do tamanho de um ônibus, optaria logo por um UNIMOG!

maxdelta
20/08/2008, 17:35
Max
Se fosse pra comprar um carro do tamanho de um ônibus, optaria logo por um UNIMOG!

Se eu pegar algum veículo com caçamba, eu tenho certeza de uma coisa: Ele vai ser colocado pra trabalhar!

Bem os hummers são magnificos, bem equipados, só que tá faltando uma coisa neles piloto, motorista.

Não sei quanto a dirigir na neve (acredito que os carros que conseguem trafegar na neve tem de ser leves), pois deve ser bem diferente de andar em lama ou pedras, mas os outros casos, parece ser o caso de querer se amostrar e se ferrar.

Mas um dia eu monto minha "toyota" tipo tlc, com motor 6 canecos a gasolina ou alcool, pra trilha mesmo. Acho que só não poria 8 canecos como os da tlc pelo fato que os motores atuais 6 cilindros tais como da s10 mais atual, são suficientes. Se bem que 8 canecos a não teria uso aki no brasil, e eu não teria como abastecer algo desse tipo.

Tb visito este site pra tirar algumas idéias, conhece?

http://www.megastore4x4.pt/Catalogo%204x4/Catalogo%20Toyota%20BJ40.htm

Francisco Bicalho
20/08/2008, 19:35
Fala Max

Não conhecia o site. Muito bom. Esses portugueses tem é muita sort' d' star na Europa ó pa. Els chamam jumelos d' "brincos", veja só... Também me agradam aquel's "farolim" japoneses, que são muito giro, um dia hei de comprar um par.

T.Azevedo
03/04/2016, 13:05
Toyota Band.jipe, 1965 - Carros - Água Vermelha, São Carlos, São Paulo | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://www.olx.com.br/vi/177039486)

Sergio c
03/04/2016, 20:02
Teria que ver a foto desse motor na band, não sei a moça não se enganou de nomenclatura dos motores......

T.Azevedo
03/04/2016, 20:48
Se for 1113 é OM-352

hercilio.neto
05/04/2016, 09:05
Teria que ver a foto desse motor na band, não sei a moça não se enganou de nomenclatura dos motores......
Sei não.
Pela foto dá pra ver que o capô teve que ser modificado pra caber o motor.

Sergio c
05/04/2016, 09:21
Sei não.
Pela foto dá pra ver que o capô teve que ser modificado pra caber o motor.

Ser for o MB 6 canecos mesmo, imagina o peso da dianteira dessa band hehehe

LEONELO FORTINI
05/04/2016, 23:02
Ser for o MB 6 canecos mesmo, imagina o peso da dianteira dessa band hehehe

Boa noite Sérgio,


Quero agradecer a sua gentileza em me dar uma força em verificar o Marruá em Caxias, pois peguei um Marruá AM100 em Lajeado 2010 muito nova e deverá estar chegando semana que vem em minha cidade, e como este mundo é pequeno, a minha Band entrou na troca e mais dinheiro é claro, e irá para perto da cidade em que vc reside. Muito Obrigado.

Sergio c
06/04/2016, 06:57
Boa noite Sérgio,


Quero agradecer a sua gentileza em me dar uma força em verificar o Marruá em Caxias, pois peguei um Marruá AM100 em Lajeado 2010 muito nova e deverá estar chegando semana que vem em minha cidade, e como este mundo é pequeno, a minha Band entrou na troca e mais dinheiro é claro, e irá para perto da cidade em que vc reside. Muito Obrigado.
Leonelo, quando precisar de algo aqui na região da serra gaúcha e que estiver ao meu alcançe, pode contar comigo.

Lajeado fica a uns 100km daqui, mas se souber quem é o novo proprietário da band passo lá só de curioso e ver sua antiga band.

Que bom que conseguiu o Agrale/Marrua e aproveita ele que tb é um senhor 4x4. Um abraço.

ALVARO ANGELO
06/04/2016, 08:10
Ser for o MB 6 canecos mesmo, imagina o peso da dianteira dessa band hehehe



80 Quilos a mais. (informado pela fábrica)

Alvaro Angelo

Sergio c
06/04/2016, 08:38
80 Quilos a mais. (informado pela fábrica)

Alvaro Angelo
Eu acho que é mais, mas se for só 80 kilos até que não é tanto, pois só um bom guincho pesa em torno de 50kg, e o peso dele é na frente da band e todo sobre o eixo dianteiro.

ALVARO ANGELO
07/04/2016, 11:07
Eu acho que é mais, mas se for só 80 kilos até que não é tanto, pois só um bom guincho pesa em torno de 50kg, e o peso dele é na frente da band e todo sobre o eixo dianteiro.


Há alguns atrás quando fundiu o motor 608 , pensei em adaptar o MB 352 com o carter mais achatado para não pegar no diferencial. Pedi as informações direto à Mercedes , que me orientou sobre a troca. Acabei desistindo, mas não foi por causa do peso não.

Alvaro Angelo

sidnei gross
17/02/2017, 22:58
[QUOTE=Sergio c;2362240]Eu acho que é mais, mas se for só 80 kilos até que não é tanto, pois só um bom guincho pesa em torno de 50kg, vcs tem certeza dessa informação? estou pensando em trocar o motor do meu caminhaozinho e um 366 caia bem

sidnei gross
17/02/2017, 23:00
tem certeza disso estou pensando em trocar o motor do meu caminhaozinho que e de 3cil por um 4 cil mas um 366 ou 352 caia bem se a diferença e tao pequena

Sergio c
17/02/2017, 23:35
Sidnei, matemática não é muito meu forte, mas partindo do princípio que um OM 364 pesa em torno de 400kg, (4cc)um motor igual, mas com 50% a mais no tamanho, (6cc), deva pesar uns 600kg, ou seja, também 50% a mais de peso.

3 climas
27/12/2017, 10:46
Eu preferia adaptar um motor MB OM449/5, andei fuçando vários tópicos desse fórum mas não encontrei nada relacionado a esse motor, é o meu sonho de consumo, apesar de ser apenas 5 cilindros ele tem potência e torque de sobra para arrastar a carreta 1519 carregado com até mais de 25 toneladas.

Sergio c
27/12/2017, 16:07
Também é um ótimo motor, ele é um pouco "mais gordo" que o OM 366, mas é mais curto, o que facilitaria na instalação no cofre da band.
Eu preferia adaptar um motor MB OM449/5, andei fuçando vários tópicos desse fórum mas não encontrei nada relacionado a esse motor, é o meu sonho de consumo, apesar de ser apenas 5 cilindros ele tem potência e torque de sobra para arrastar a carreta 1519 carregado com até mais de 25 toneladas.

Fe_jipeiro
30/12/2017, 21:11
Eh melhor mexer no 314/364 , preparar ele, da pra tirar potenci acima dos 300hp e continuar com o mesmo peso e sem adaptacao... o custo sera melhor tb.