Ver Versão Completa : Nivel de oleo um pouco acima do maximo
Eduardo Aguiar
14/08/2008, 08:07
Amigos do Forum,
Troquei o óleo e o filtro da minha sw4 1998 D a dois dias e percebi que o nível de óleo está acima do máximo. Acho que deve ter uns 250 ml a 300 ml a mais! O cara do posto colocou os 7 litros, como manda o manual, mas provavelmente havia ficado alguma coisa no carter.
Minha dúvida é se devo ou não sangrar esse excesso de óleo ou esse excesso é muito pouco? Será que não causará algum dano ao motor?
Um abraço,
Eduardo Aguiar
Olá Xará,
Apesar de não conhecer o seu motor em detalhes, acredito que se o excesso de óleo está na quantidade que você estima, não haverá grandes problemas, visto que é um volume pequeno em relação ao total comportado pelo motor. Lembre-se que apesar de não ser o correto, é melhor trabalhar com lubrificante em excesso do que em falta, no entanto, seria importante analisar algumas situações como:
1-A aferição do nível foi feita com o óleo frio ou quente? (não confundir com o motor quente)
2-Seu motor consome óleo em que quantidade?
3-Qual a viscosidade do lubrificante utilizado?
4-Qual o tipo de uso do motor? Trabalha em condições adversas e em uso extremo?
Para o problema não ocorrer novamente, recomendo que ao trocar o lubrificante, o cárter seja preenchido com 80% de sua capacidade e que no dia seguinte, antes de ligar o veículo, se complete até o nível recomendado.
Abraços.
Eduardo Aguiar
14/08/2008, 12:29
Torezan,
Eu medi o óleo com o motor frio! Pela manhã.
O óleo que usei foi o BR TOP TURBO (diesel), cuja viscosidade é 15w40. Eu uso o carro na maioria das vezes na cidade. E o motor baixa em torno de 1 litro a cada 5000 km, se eu pegar estrada e dirigir com rotação próxima dos 3000 rpm. Se ficar só na cidade e pegar uma vez ou outra uma estrada de terra, ele baixa 0,5 litros por 5000 km.
Devo desencanar então?
Obrigado pela resposta.
Não posso lhe afirmar com extrema certeza, mas se fosse comigo, não retiraria o excesso, porém, não se assuste se ela passar a consumir mais lubrificante que o normal.
Não acredito que vá lhe trazer problemas.
Abraços
Eduardo Aguiar
15/08/2008, 15:42
Torezan,
Valeu pela dica! Vou ficar mais atento da próxima vez.
Vou deixar como está mesmo.
Um abraço,
Eduardo.