Conectar

Ver Versão Completa : Suspensao ranger com 4 amortecedores

Ricardo Franklin
13/08/2008, 18:23
Bom Srs,

A algum tempo postei um topico sobre a utilizacao dacinta limitadora aqui no 4x4Brasil. As respostas foram muito uteis e agradeco a todos pela colaboracao, porem como estava com dificuldades de encomendar uma cinta e nao esta gostando da suspensao da frente original da Ranger fiz umas modificacoes e modestia parte e outro carro agora!!

Historia:
Quando comprei esta ranger repower 2001 achei a suspensao muito frouxa e batendo muito. Logo troquei tudo (pivos, balancas, ponteira de direcao, amortecedores e batentes). Agora estava tudo de acordo com o figurino. Porem na sede de aventuras eu costumava dar umas pequenas rampadas com ela que em 3 meses partiu os amortecedores originais no meio, acredito devido a chegar no final do curso dar um tranco nos amortecedores. (veja fotos em anexo 0757.jpg , 0735.jpg , 0736.jpg )
Bom dai vei a inspiracao para adaptar 2 amortecedores em cada lado da suspensao dianteira. A baixo o passo a passo da instalacao:

Passo 01: Retirar os amortecedores originais e cortar o suporte dos amortecedores (foto 1706.jpg e 1832.jpg ).
Passo 2: Arrumar uma chapa de aco de 1cm de espessura e corata-la da forma a poder ser soldada no chassi e no pedaco que ainda restou do suporte do antico amostecedor.
Passo 3: Da mesma chapa eu cortei duas arruelas para soldar de cada lado da chapa onde ficariam preso os amortecedores na parte superior
Passo 4: Um amortecedor ficou fixado na bandeija inferior na possicao original o outro eu precisei fazer 2 furos para fixacao. Ficando um prezo de um lado da homocinetica e outro do outro.
Passo 5: Colocar os amortecedores e garantir que os mesmos tenham curso suficiente para a suspensao baixar toda e levantar toda sem atingir os limites do mesmo. (utilizei 4 amortecedores a ar traseiros de S10 pois trabalham de cabeca para baixo ja o a oleo nao - foi oq me informaram nao sei se e verdade)
Passo 6: Ainda nao conclui este passo mas pretendo agora colocar a cinta limitadora (apesar de nao ter verificado necessidade apos a modificacao)

Bom vejam fotos da transformacao em anexo

Ricardo Franklin
13/08/2008, 18:31
Continuacao das fotos com o o projeto finalizado!

abraco

du
13/08/2008, 18:44
Ricardo,

Projeto bem legal.

Fale um pouco de como ficou o funcionamento, conforto e etc.

Obrigado.

Abraços Du.

Ricardo Franklin
13/08/2008, 19:14
Ricardo,

Projeto bem legal.

Fale um pouco de como ficou o funcionamento, conforto e etc.

Obrigado.

Abraços Du.

Olha ficou muito bom, agora a camionete ficou mais macia, estavel e nao tenho mais problemas de os amortecedores estarem chegando no final do curso.

Abrax

DieselPower
13/08/2008, 21:06
Parabéns pelo serviço.
A Ranger realmente deve ter ficado muito boa.
Você tentou dar uma olhada nos amortecedores da L-200 que tem 8 amortecedores?
São muito bons, e resistentes. Bem como os Ohlins da L-200 RS.
Da uma olhada no preço, as vezes compensa.
Abraço.

Ricardo Franklin
13/08/2008, 21:32
Parabéns pelo serviço.
A Ranger realmente deve ter ficado muito boa.
Você tentou dar uma olhada nos amortecedores da L-200 que tem 8 amortecedores?
São muito bons, e resistentes. Bem como os Ohlins da L-200 RS.
Da uma olhada no preço, as vezes compensa.
Abraço.

Olha eu nao pensei nesta opcao nao mas vou ver por um acaso vc tem nocao do preco deles?

Valeu

DieselPower
13/08/2008, 21:58
O pior (ou melhor) é que eu não tenho nem noção do preço dos amortecedores.
Já tive 2 L-200 e nunca tive que comprar nenhum amortecedor.
Abraço.

felippetti
13/08/2008, 21:59
Continuacao das fotos com o o projeto finalizado!

abraco

Franklin, tens fotos da fixação da parte inferior dos amortecedores? e fotos da instalação olhando de outro angulo?

Valeu!

Edintruder
13/08/2008, 23:24
Não tens foto do suporte no local sem os amortecedores instalados e medidas???
Vou ter que copiar!!!
Muito legal mesmo!

LEONARDORAZO
14/08/2008, 00:00
Legal a Adaptação... Mas Gostaria De Ver Como Ficou a Fixação Inferior Deles.

Um Abraço

cbridi
14/08/2008, 09:05
Olha ficou muito bom, agora a camionete ficou mais macia, estavel e nao tenho mais problemas de os amortecedores estarem chegando no final do curso.

Abrax

No meu entender, os amortecedores não deveriam chegar no final de curso. Por acaso, você estava andando sem os batentes ou com os batentes estourados? Os amortecedores eram da medida adequada?

[]'s

netão
14/08/2008, 10:12
Parabéns viu!!!
Se eu passar para uma F250 4x4 até o final do ano,acho que vou fazer o mesmo com ela!!!
Quantos ao amortercedores Olinhs,não são nadas baratos,ja me falaram em 3 mil cada um!!!!
Tentei uma vez comprar para por em minha Savana mas logo mudei de ideia!
kkkk

Edintruder
14/08/2008, 11:34
No meu entender, os amortecedores não deveriam chegar no final de curso. Por acaso, você estava andando sem os batentes ou com os batentes estourados? Os amortecedores eram da medida adequada?

[]'s

Pelo que eu entendi, a suspensão ao bater no final do curso para baixo quebrou a haste do amortecedor e no retorno da suspensão o corpo do amortecedor acavalou no caneco superior.

cbridi
14/08/2008, 12:04
Pode ser, vamos aguardar o pronunciamento do Franklin.

Não seria ruinzinho esse amortecedor para quebrar no final de curso para baixo?

[]'s

Edintruder
14/08/2008, 14:13
Pode ocorrer quando aperta as barras de torção para elevar a dianteira, e sempre que cai em buracos a suspensão abre rápido demais e pára no limite do amortecedor. Dá uma pancada a seco bem forte, inclusive.

Ricardo Franklin
14/08/2008, 14:50

[]'s

Acredito tambem que em cituacoes normais nao deve chegar no final mas como esta com pneus 33 (muito mais pesados) e a chave da barra torcinao esta no talo a suspensao abre muito mais dai acredito ser o motivo de anteriormente estar atingindo o final do curso dos amortecedores horiginais.

abraco

Ricardo Franklin
14/08/2008, 14:54
Pelo que eu entendi, a suspensão ao bater no final do curso para baixo quebrou a haste do amortecedor e no retorno da suspensão o corpo do amortecedor acavalou no caneco superior.

Edintruder eu acredito que foi assim que ele quebrou mesmo!! Ate porque o outro amortecedor deu uma porrada tao violenta que fez com que a porca que prende o amortecedor na parte superior passasse pela arruela e se desprendence (batendo para baixo).

Ricardo Franklin
14/08/2008, 14:59
Pode ser, vamos aguardar o pronunciamento do Franklin.

Não seria ruinzinho esse amortecedor para quebrar no final de curso para baixo?

[]'s

sim e bem ruim quebrar no final do curso para baixo pois uma vez que seu amortecedor quebrou a unica coisa que vai evitar seu carro de bater palmas com as rodas rsrsrs... vai ser a balanca superior baixando ate bater no chassi. A chance de quebrar a balanca e grande, dai tu fica na mao !!!

abraco

Ricardo Franklin
14/08/2008, 15:01
Pode ocorrer quando aperta as barras de torção para elevar a dianteira, e sempre que cai em buracos a suspensão abre rápido demais e pára no limite do amortecedor. Dá uma pancada a seco bem forte, inclusive.

Era exatamente isto que ocorria anteriormente!! Agora esta sussa e nao bate mais!!

Ricardo Franklin
14/08/2008, 15:09
Para testar a suspensao nova eu participei da trilha da meia noite em Volta redonda (mas so do passeio de dia), como marinheiro de primeira viajem confesso que ainda preciso de mais abilidade com a crianca!!

Vejam um trecho da trilha:
http://www.youtube.com/watch?v=JR5ANKj2mQ4

No final so uma biela teinha quebrado mas agora ja possuo bielas mais resistentes!! heheh

abraco

Ricardo Franklin
14/08/2008, 15:44
Franklin, tens fotos da fixação da parte inferior dos amortecedores? e fotos da instalação olhando de outro angulo?

Valeu!

Felipe, segue fotos em detalhes.

A fixacao de um amortecedor na balanca inferior foi no furo horiginal ja a do outro eu colequei 2 parafusos com porcas mesmo (provisoriamente) mas devo fazer um furo quadrado como a do horiginal, ja conversei com uns caras da ford (mecanicos) e me disseram que a balanca aguenta tranquilo fazer outro furo logo sera o proximo passo. Mas so por estetica tambem pois se como esta nao quebrou ainda nao quebra mais rsrs

abraco

Edintruder
14/08/2008, 18:03
Interessante, até porque como estão presos o que ficou encaixado no quadrado é que vai segurar o limite de abertura da balança sozinho, e os dois presos juntos é o ideal para distribuir a carga por igual.
Nesse ajuste todo, o que não pode alterar indiscriminadamente é o ângulo de abertura sob o risco de desacoplar a trizeta de dentro da tulipa, ocasionando ruptura da coifa e possível dano ao semi-eixo e até mesmo na homocinética.

Se manter o curso igual, o sistema só tende a melhorar mesmo.

Em relação as bieletas da barra estabilizadora, depois que eu quebrei uma, eu fiz um par de bieletas de verdade em aço inox com uma barra rosqueada de 15mm de diâmetro. O que facilita em trilhas é soltar a bieleta de um lado para ficar se a ação da barra estabilizadora o que aumenta o curso da suspensão e não retira parte da aderência do pneu mais desfavorável contra o solo, melhorando assim a capacidade de tração do veículo em terrenos acidentados.

Ricardo Franklin
14/08/2008, 18:36
Interessante, até porque como estão presos o que ficou encaixado no quadrado é que vai segurar o limite de abertura da balança sozinho, e os dois presos juntos é o ideal para distribuir a carga por igual.
Nesse ajuste todo, o que não pode alterar indiscriminadamente é o ângulo de abertura sob o risco de desacoplar a trizeta de dentro da tulipa, ocasionando ruptura da coifa e possível dano ao semi-eixo e até mesmo na homocinética.

Se manter o curso igual, o sistema só tende a melhorar mesmo.

Em relação as bieletas da barra estabilizadora, depois que eu quebrei uma, eu fiz um par de bieletas de verdade em aço inox com uma barra rosqueada de 15mm de diâmetro. O que facilita em trilhas é soltar a bieleta de um lado para ficar se a ação da barra estabilizadora o que aumenta o curso da suspensão e não retira parte da aderência do pneu mais desfavorável contra o solo, melhorando assim a capacidade de tração do veículo em terrenos acidentados.

Da maneira que estao presos nao tem problema de chegar no limite de abertura pois agora quem limita a abertura e a balanca superior pois os amortecedores tem curso sobrendo para cima e para baixo. Quanto a questao da coifa e do eixo e preciso tomar cuidado na hora dos furos para que nao arraste em nada!! nos primeiros teste eu perdi 2 coifas!!!

felippetti
14/08/2008, 18:57
Felipe, segue fotos em detalhes.

A fixacao de um amortecedor na balanca inferior foi no furo horiginal ja a do outro eu colequei 2 parafusos com porcas mesmo (provisoriamente) mas devo fazer um furo quadrado como a do horiginal, ja conversei com uns caras da ford (mecanicos) e me disseram que a balanca aguenta tranquilo fazer outro furo logo sera o proximo passo. Mas so por estetica tambem pois se como esta nao quebrou ainda nao quebra mais rsrs

abraco

Putz... ficou bala o esquema de instalação! A hora que fizeres o outro furo, vai ficar 100% O&M... Parabéns! É mais um ítem na minha lista de afazeres na Ranger...

Abraço!

Edintruder
14/08/2008, 22:31
Putz... ficou bala o esquema de instalação! A hora que fizeres o outro furo, vai ficar 100% O&M... Parabéns! É mais um ítem na minha lista de afazeres na Ranger...

Abraço!

X2! Estou no páreo também!

shimomoto
15/08/2008, 23:34
Rapaz....

Hoje que eu consegui ler com vagar o topico todo e olha! Parabéns Ricardo Franklin! Muito engenhoso e caprichado seu serviço.

Um abração!

Ricardo Franklin
16/08/2008, 18:00
Rapaz....

Hoje que eu consegui ler com vagar o topico todo e olha! Parabéns Ricardo Franklin! Muito engenhoso e caprichado seu serviço.

Um abração!

Valeu Shimoto!

abraco

Edintruder
16/08/2008, 18:33
As chapas, pelo que notei tem cerca de 30cm de comprimento, 8cm de largura e quase 3/8" (95mm) de espessura?

Ricardo Franklin
17/08/2008, 20:22
As chapas, pelo que notei tem cerca de 30cm de comprimento, 8cm de largura e quase 3/8" (95mm) de espessura?

Cara deixa sobrar um tempo que eu faco as medidas direitinho e envio aqui no forum!!

abrax

netão
18/08/2008, 10:57
Ricardo,você pensa em mecher no motor também,ou ja ta de bom tamanho??
Outras coisas como um snorkel.

Ricardo Franklin
18/08/2008, 14:46
Ricardo,você pensa em mecher no motor também,ou ja ta de bom tamanho??
Outras coisas como um snorkel.

Olha o motor eu nao pretendo mexer em potencia nao pois os 210CV mesmo com GNV estao me atendendo perfeitamente. Devo so colocar umas viadagens como tubos cromados, mangueiras com cobertura cromadas e coisas do tipo, mas nada para performance e sim para ficar bonitinho :mrgreen:.

Snorkel e algo que tenho interesse mas ainda nao encontrei um legal, vc conhece algum que fica bom na ranger?

Tenho em casa um modulo de ignicao MSD 6AL, que geram 6 centelhas em um tempo muito curto na vela. Oq melhora o consumo e da um empuranzinho a mais no carango mas ainda nao descobri como istalar na ranger.

abrax

Ricardo Franklin
18/08/2008, 20:45
Bom para os que tem ranger 4x2 vai a fotos da instalacao. Fica bem mais facil para fixar nas balancas inferiores.

abraco

Guilherme A. Araújo
30/08/2008, 21:47
Bom para os que tem ranger 4x2 vai a fotos da instalacao. Fica bem mais facil para fixar nas balancas inferiores.

abraco
Notaram também que esta bandeja superior nao tem os pivo blindado q tem nas nossas normais, como a do Ricardo??
Essa ranger é daki ou de outro país?? ou também foi adaptada esta bandeja,
apesar de nao ter cara de adaptaçao??!!

Edintruder
30/08/2008, 22:50
Perece o estilo Baja norte americano. Gostei da fixação na bandeja inferior.

netão
31/08/2008, 09:54
Snorkel e algo que tenho interesse mas ainda nao encontrei um legal, vc conhece algum que fica bom na ranger?

Tenho um amigo aqui em Fortaleza,que comprou uma Ranger 3.0,zerada!!!
Na primeira trilha,o inacreditavel aconteceu!
O carro bebeu água!!!Estavamos andando em uma dunas daqui,a tinha uma que era um paredão,quem descia mau subia,e não foi diferente com ele!!!Tinha duas saidas,subindo a duna ou passado por um alagado!!
Quando eu desci na Savana eu também não subi,passei pelo alagado e vi que tava alto(periodo de chuvas).Logo quando eu passei parei o carro e desci para avisar para ele não passar,mas ja era tarde,o cara passou e o motor bebeu água!!
Agora,com uma nova Ranger,ele ja colocou snorkel!!!Feito pela OGZ se não me engano!!!
Abraço!

Ricardo Franklin
01/09/2008, 19:00
Notaram também que esta bandeja superior nao tem os pivo blindado q tem nas nossas normais, como a do Ricardo??
Essa ranger é daki ou de outro país?? ou também foi adaptada esta bandeja,
apesar de nao ter cara de adaptaçao??!!

Esta bandeja superior e de kit´s lift importados. Ja vi em varias fotos este tipo de bandeja. Acredito que deva suportar mais que as nossas com pivos mas fazer oq deve ser uma furtuna um kit destes aqui no Brasil!!!

Renato Fraga
03/09/2008, 17:53
Olá a todos.

Em primeiro lugar, parabéns pela idéia, e gostaria de relatar algo que tive oportunidade de ver. Pode ser importante.

A cerca de 2 anos ajudei um amigo a levantar a suspensão da Ranger dele trocando o parafuso da regulagem por um mais longo e assim tencionando o máximo possível a barra para ganhar altura. Na medida que o dono da camionete gostou, os amortecedores dianteiros ficaram estrangulados, quase sem cuso. Ao remover o amortecedor, observamos a curiosa construção do mesmo, possuindo aquela haste comprida na porção inferior.

Logo a brilante idéia: vamos arrumar um amortecedor sem a tal haste, mais longo portanto, porém com a mesma dimenção quando recolhido. Assim, consegumios o tal, e de cara não conseguimos colocá-lo no lugar devido a presença do semi eixo. Entendemos então a presença da tal haste fina na prate inferior. A inspiração veio em seguida simplesmente virando o amortecedor de cabeça para baixo. Só que aí não atuava, lógico, era hidráulico. Foi quando conseguimos um pneumático tal como o utilizado pelo Ricardo Franklin, e com pequenas modificações, ficou perfeito.

Já estava pronto pra compartilhar com todos a brilhante idéia, pois além de tudo custou muito barato, quando veio a merda: Numa empolgação, o rapaz deu um pequenino salto com a camionete, e o resultado foi que as trizetas se deslocaram tanto que quebram as tulipas e em seguida o semi eixo destruiu tudo que estava ao seu alcance, até travar na longarina e quase provocar um acidente de proporções razoáveis.

A conclusão foi de que o novo amortecedor permitia que suspensão abrisse mais que o adequado e o curso dos semi eixos não acompanhava a nova trajetória da suspensão, além de que pivôs também são sacrificados neste caso. Observamos também que estes pivos tiveram um desgaste extremamente rápido e acentuado, e ficamos conjecturando se no ocorrido também tivessem partido........deu até arrepio de pensar nas consequencias !!!

Portanto muito cuidado. mesmo que as balanças superiores "parem" em algum lugar é importante fazer uma limitação, e de preferência limitando a bandeija inferior, para não deixar toda a tensão das barras de torção nos pivos tanto superiores quanto inferiores. Vale lembrar que esta limitação deve ser de acordo com o semi eixo e suas articulações.

Abraços a todos...

Ricardo Franklin
03/09/2008, 18:39
Renato e isto ai mesmo com os 4 amortecedores na frente e necessario a intalacao de uma cinta limitadora pois a barra superior fica pegando no chassi quando a suspensao abre muito logo isto pode provocar a quebra da mesma, dai e acidente na certa!!!

abraco