Ver Versão Completa : Esquema Alternador Bosch
Alexandre A. Barros
13/08/2008, 14:34
Galera,
Estou trocando meu alternador ( original do opala - DELCO-REMY) por um da Bosch ( K1 - 9 120 080 182 ) so que existem dois terminais ( W e D+ ) que eu nao sei a funcao, tentei ligar o fio da chave de ignicao ( que estava no BAT do outro alternador ) no pino D+ , o alternador comecou a carregar ( +/- 14 V ) mas ao tentar desligar o motor pela chave de ignicao o motor nao desligava, so retirando o fio do D+ , ja me falaram que o W e do contagiro ! O original tem o fio da lampada do painel (LAMP) e da bateria via chave de ignicao (BAT) , tenho que localizar as conexoes para esto Bosch!? Alguem tem alguma dica ?
E tenho mais um outro alternador que nao sei a corrente, nao tem identificacao, so sabe-se que e VALEO, alguem ja viu este modelo? ( segue fotos )
Grato
André-4WD
14/08/2008, 14:39
Alexandre:
O conector W é de contagiro mesmo.. mas estranho existir apenas 2 conectores nesse caso, o W - do contagiros - e o outro. Na bandeirante, o alternador original que tem o W tem mais 2 conectores.. ou seja, tem 3 terminais atras...
Esse alternador é VALEO, eu comprei um quase igual, mas o meu é de astra/GM.. deveria ter um adesivo com codigo da fabrica... o meu é de 100A.
Alexandre,
Me parece que tem alguma coisa estranha na sua instalação. O terminal B+ normalmente é conectado direto ao positivo da bateria, sem passar pela chave. Do terminal positivo da bateria(ou do motor de arrranque em alguns casos) sai um fio positivo que vai para a chave de ignição e daí são alimentados os circuitos que são ligados/desligados por essa chave. O terminal D+ é ligado a lampada indicadora de carga do painel e o W é ligado ao contagiros, normalmente em motores diesel.
[]'s
Alexandre A. Barros
16/08/2008, 16:13
Leoni,
Acabei ligando somente a lampada do painel realmente no D+ e deixei o W desligado, pois ainda não tenho contagiro, e esta funcionando, deixei o fio + que vinha da chave de ignição desligado, segundo informações , este tipo de regulador não necessita do + vindo da ignição.
Qto ao modelo da Valeo, não tem etiqueta nenhuma, vou abrir para dar uma olhada melhor.
Valeu pela ajuda.
Até onde li nesses alternadores modernos ele controla o estabilizador de voltagem interno pelo proprio fio da luz espia do painel.
Cláudio Brasília
17/10/2008, 17:43
Galera de prezados,
Alguém sabe quantas fases tem o alternador do caminhão VW 35.300 1994? Não sei o código, pois não tem etiqueta, mas o regulador é Bosch 9 190 087 034 EE14V3 e isto é para instalar o contagiro digital Utach, do nosso amigo Sukys. Tem algum macete para descobrir quantas fases? Obrigado a todos e grande abraço.
Claudio, conforme comentado por email, a imensa maioria dos alternadores é de 12 fases. Considere este valor para o cálculo e depois reporte o resultado.
.:
Cláudio Brasília
21/10/2008, 19:17
Valeu Sukys; ainda não instalei, pois tenho que medir a polia do virabrequim, que tem uma polia viscosa acoplada em cima. Penso que a medida deve ser aquela do interior dela, abaixo do nível da borda, onde tem aquelas estrias que apoiam a correia. Obrigado a todos, um grande abraço e saudações.
Cláudio, para medir o diâmetro nem é necessário tirar a correia, pelo contrário, faça a medição tomando como referência o diâmetro das polias pela face externa da correia.
Se for o caso, posso gerar um desenho e postar por aqui.
.:
Julio Rebello
09/08/2009, 00:29
Pessoal, o alternador do "Veio" 'e de 27Amp. Estou pensando seriamente em colocar um de pelo menos 60, mas n~ao sei qual caberia no suporte do motor BF-161...
Alguem sabe se existe um alternador com suporte plug`n play???
felipebrde
04/09/2009, 22:04
Pessoal, o alternador do "Veio" 'e de 27Amp. Estou pensando seriamente em colocar um de pelo menos 60, mas n~ao sei qual caberia no suporte do motor BF-161...
Alguem sabe se existe um alternador com suporte plug`n play???
Também tenho essa dúvida, alguém sabe um Bosch q sirva no BF 161?
pessoal saudaçoes .
depois de um mes com o jeep parado comprei o alt novo , minha duvida .... no alternador anterior tinha 4 fios
1 positivo direto na bateria
1 da lampada
2 juntos que seria 1 positivo e o outro nao sei de onde é .
e comprei um bosh de 90a que tem so tres conecçoes d+ b+ e um outro que nao tem nada escrito . peço ajuda pra tentar economizar no auto eletrico . hehehehehe
valeu amigos .
Jwillis,
Os alternadores Bosch normalmente trazem a indicação de todos os conectores, que normalmente são d+ (excitação, ligado na lampada indicadora de carga), B+ saída positiva, W saída para contagiros e B-(pouco comum) aterramento.
Na sua instalação, a lampada indicadora da bateria deve ser ligada no terminal d+ (o outro "conector" da lâmpada deve ser ligado na chave de ignição), o terminal B+ que é a saída do alternador normalmente é ligada no motor de arranque nos cabos que vem do positivo da bateria ou diretamente ao positivo da bateria.
Quantos aos outros fios que estão sobrando, eles podem ser do regulador de tensão, que nos alternadores antigos era externo. Se for isso podem ser eliminados, bem como o próprio regulador, que nos alternadores modernos é interno.
[]'s
fala leoni blz ....
entao tava dando uma olhada no alt bosh e nao tem esse W so tem tres terminais
1 b+
1 d+
e um outro sem nada marcado .
eles estao dispostos assim os dois maiores lado a lado e o pequeno do lado direito .
ASSIM
B+ TERM GRANDE -TERM GRANDE - TERM PEQUENO D+
esse do meio sera o w???
valeu abraço :parede:
no anexo tem o esquema de ligação do alternado do fusca novo.
Eu usei este mesmo esquema. Muito mais simples que a naba do regulador externo que a gente nunca se é ele ou o alternador que esta bixado.
Pense que se o teu alternador é de 90A, o fio que sai dele e vai para a bateria ou para o motor de arranque deve ser um cabo muito bem dimensionado, com conectores bem prensados. De preferencia use um soldador grande e estanhe a ponta do cabo antes de prensar o conector.
Eu comprei o meu de 60A, do celta com o henrique,
www.henriqueass.com.br - contato@henriqueass.com.br.....paguei R$ 189 mais 20 de frete.
As adaptações que tem que ser feitas se resumem a:
dar uma ajeitada na fiação
cortar com uma serrinha um pedaço de uma bucha que tem no suporte (super moleza)
colocar 9 ou 10 arruelas como espaçador (tinha um tubinho como espaçador no antigo, mas estava muito feio.
Pronto...até o parafuso antigo eu usei !
Edgar valeu ai pelas dicas !! o alt encaixou bem certinho como o anterior so vou ter que trocar a correia e o esticador, a parte eletrica um amigo meu aqui me esclareceu, vai ficar xique hehehe .
valeu abraços :dance:
Eduardo Fernando
27/01/2010, 11:34
Galera,
Estou trocando meu alternador ( original do opala - DELCO-REMY) por um da Bosch ( K1 - 9 120 080 182 ) so que existem dois terminais ( W e D+ ) que eu nao sei a funcao, tentei ligar o fio da chave de ignicao ( que estava no BAT do outro alternador ) no pino D+ , o alternador comecou a carregar ( +/- 14 V ) mas ao tentar desligar o motor pela chave de ignicao o motor nao desligava, so retirando o fio do D+ , ja me falaram que o W e do contagiro ! O original tem o fio da lampada do painel (LAMP) e da bateria via chave de ignicao (BAT) , tenho que localizar as conexoes para esto Bosch!? Alguem tem alguma dica ?
E tenho mais um outro alternador que nao sei a corrente, nao tem identificacao, so sabe-se que e VALEO, alguem ja viu este modelo? ( segue fotos )
Grato
fiz a instalaçao conforme os colegas indicaram ligando b+ na bat D+ na luz indicadora e o terra mas a luz ficou ascessa direto e com mais rotaçao a luz ficava mais forte e nao se apagava nem quando desl o motor?????
no anexo tem o esquema de ligação do alternado do fusca novo.
Eu usei este mesmo esquema. Muito mais simples que a naba do regulador externo que a gente nunca se é ele ou o alternador que esta bixado.
Pense que se o teu alternador é de 90A, o fio que sai dele e vai para a bateria ou para o motor de arranque deve ser um cabo muito bem dimensionado, com conectores bem prensados. De preferencia use um soldador grande e estanhe a ponta do cabo antes de prensar o conector.
Eu comprei o meu de 60A, do celta com o henrique,
www.henriqueass.com.br (http://www.henriqueass.com.br) - contato@henriqueass.com.br.....paguei R$ 189 mais 20 de frete.
As adaptações que tem que ser feitas se resumem a:
dar uma ajeitada na fiação
cortar com uma serrinha um pedaço de uma bucha que tem no suporte (super moleza)
colocar 9 ou 10 arruelas como espaçador (tinha um tubinho como espaçador no antigo, mas estava muito feio.
Pronto...até o parafuso antigo eu usei !
Boa tarde prezados ! uma pequena observação : o estanhamento que o colega sugeriu deve ser feito depois do prensamento do terminal, durante o prensamento os fios são comprimidos pelo terminal garantindo o máximo de contato entre eles e o terminal, se você estanhar antes, o cabo se tornará rígido e não permitirá o contato perfeito . . . parece frescura mas o valor de corrente é alto e qualquer resistência . . . :parede:
Salve! Qual o limite de Amperes que posso colocar no BF 161 com instalações eletricas normais (luz, som, etc) ou não existe um limite? Quero dizer posso colocar um alternador de 120 A sem problemas ou não?:concordo: Abraço
vladimirsilva
02/04/2011, 21:09
Os alternadores originais tinham capacidade de 45Ah. Geralmente aumenta-se a capacidade do sistema de alimentação elétrica dum veículo (alternador, bateria, reguladores...) quando instalam-se aparelhos que fatalmente aumentam a demanda de energia elétrica (guincho, sistema de som com amplificadores, faróis de milhas). Ter um alternador de 120Ah para uma configuração original não tem problemas técnicos, só de comprar algo mais caro do que necessita-se.
Claudio Almeida Machado
06/06/2011, 09:42
Senhores,
Fui ligar o laternador e fiz o seguinte: Liguei o B+ fio grosso que vai direto à bateria, D+ lampada do painel. Este acho q é o esquema certo, porém quando ligo deste jeito a lampada do painel não ascende, ela ascende quando ligo o fio da lampada na saída + do alternador, porém ela não apaga quando ligo o jeep. Esta saida + é de que? o certo é ligar a lampada no D+ msm neh? será q o alternador esta ruim??
Segue uma foto do alternador abaixo.
Elcabajio
26/01/2015, 16:25
amigo estou com o mesmo problema... a luz da bateria se ligada no D+ nao acende vc conseguiu resolver esse problema??
amigo estou com o mesmo problema... a luz da bateria se ligada no D+ nao acende vc conseguiu resolver esse problema??
Bom dia prezado ! não sei se ajuda mas dê uma olhada nesse tópico :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/104722-instalacao-do-alternador-bosch-n1-no-bf161.html?highlight=bosch
Abraço !
squinzani
28/01/2015, 18:21
Jwillis de curiosidade qto pagou no 90A bosh ?
franzlana
02/07/2016, 17:58
Senhores,
Fui ligar o laternador e fiz o seguinte: Liguei o B+ fio grosso que vai direto à bateria, D+ lampada do painel. Este acho q é o esquema certo, porém quando ligo deste jeito a lampada do painel não ascende, ela ascende quando ligo o fio da lampada na saída + do alternador, porém ela não apaga quando ligo o jeep. Esta saida + é de que? o certo é ligar a lampada no D+ msm neh? será q o alternador esta ruim??
Segue uma foto do alternador abaixo.
Claudio estou com o mesmo problema. Como se liga este + do alternador. Ou a lampada fica acesa com a chave desligada ou não acende quando ligo o painel.
Bom dia prezados ! FranzLana, a carcaça do alternador é o negativo e é conectado ao chassi pela própria fixação, o B+ é o positivo e vai conectado ao motor de arranque e de lá para o positivo da bateria, o D+ é a polarização do alternador e recebe 12 Volts que vem da bateria e passa pela chave de ignição -> lâmpada -> D+ e finalmente se houver o terminal W, é o sinal para o contagiros . . . é essa a sua dúvida ? a lâmpada ao ligar a chave acende, a partir do momento em que o alternador começa a gerar ela apaga, como em todos os carros "normais", abraço.