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Ver Versão Completa : Substituir velas automotivas por velas de avião.



Yuri Rodrigues
13/08/2008, 11:53
Prezados

Gostaria de saber se é possível , usar vela de avião no velho BF 161 :pensativo:, pois a especificação da Vela é : Autolite AR 8S , sendo que as medidas são as mesmas , não estou querendo invertar moda , é que estas velas são bem mais baratas lá nos EUA, do que as marcas daqui vendidas , alem de serem muito mais robustas !

Obrigado:concordo:

Yuri

jijoe_78
13/08/2008, 12:51
Ôpa!
Yuri, tem certeza que a vela que vc está vendo é de avião?
Eles tem várias linhas de velas para carros, mas não vi de avião. Na verdade trata-se da mesma vela normalmente, com a diferença que o motor do avião tem duas velas por cilindro (monomotores). Claro que prefer-se velas com melhor desempenho neste caso.
As velas simples deles não devem nada para as NGK vendidas hoje no Brasil. Aliás, se for destas o valor ficará igualado com as NGK. Se vc fala de velas de desempenho como as NGK Iridium elas estão na faixa de 40 a R$ 60 cada. Não acredito ques as Autolite série Sport fique tão longe disso com alguém trazendo no bolso. Mas lembre-se que não adianta nada se não tiver um bom sistema de ignição por trás delas, ruim de carburação (principalmente de mistura) ou queimando óleo.
PAra usar velas especiais o mínimo é ter um módulo de ignição assistida, pelo menos cabos de silicone 7mm com conectores decentes e bobina de alta potência devidamente corrigida (uso de resistores se for o caso). Mas será que a tampa do distribuidor original aguenta o tranco?
Mas ainda sim estas velas são feitas para um máximo de performance em alta rotação e com módulos especiais.

Então prigunto: vale a pena mesmo?

[]´s!

Julinot
13/08/2008, 13:23
Talvez seja melhor colocar logo um motor de avião... a jato... eh eh eh.

Agora falando sério... acho que isso não vai rolar, não.

Abraços a todos...

Yuri Rodrigues
13/08/2008, 14:05
Ôpa!
Yuri, tem certeza que a vela que vc está vendo é de avião?
Eles tem várias linhas de velas para carros, mas não vi de avião. Na verdade trata-se da mesma vela normalmente, com a diferença que o motor do avião tem duas velas por cilindro (monomotores). Claro que prefer-se velas com melhor desempenho neste caso.
As velas simples deles não devem nada para as NGK vendidas hoje no Brasil. Aliás, se for destas o valor ficará igualado com as NGK. Se vc fala de velas de desempenho como as NGK Iridium elas estão na faixa de 40 a R$ 60 cada. Não acredito ques as Autolite série Sport fique tão longe disso com alguém trazendo no bolso. Mas lembre-se que não adianta nada se não tiver um bom sistema de ignição por trás delas, ruim de carburação (principalmente de mistura) ou queimando óleo.
PAra usar velas especiais o mínimo é ter um módulo de ignição assistida, pelo menos cabos de silicone 7mm com conectores decentes e bobina de alta potência devidamente corrigida (uso de resistores se for o caso). Mas será que a tampa do distribuidor original aguenta o tranco?
Mas ainda sim estas velas são feitas para um máximo de performance em alta rotação e com módulos especiais.

Então prigunto: vale a pena mesmo?

[]´s!

Prezado Fabio:concordo:

As velas são de avião , comprei duas por U$0.90 mais U$10.00 envio , a especificação marcada é esta que escrevi , porem ela é diferente das automotivas , pois a porcelana fica dentro do corpo da vela, e o soquete do supressor ( cabo ) vai rosqueado no corpo e não plugado como convencional !

Abraços

Yuri

Yuri Rodrigues
13/08/2008, 14:11
Talvez seja melhor colocar logo um motor de avião... a jato... eh eh eh.

Agora falando sério... acho que isso não vai rolar, não.

Abraços a todos...

Prezado Julinot:concordo:

Já pensou o velho CJ-5 , com uma turbina de um F5 ?:mrgreen:
Acho que na hora de " tuchar " o manche ,a viatura se desintegraria...rsrsrsr:shock:

Abraços

Yuri

Treme Terra
13/08/2008, 20:09
Não mistura os passageiros.......

São motores com caracteristicas, desempenho, combustivel completamente diferente.....
Alem do mais os motores aeronauticos a pistão tem o sistema de ignição por magneto, duas velas por cilindro, dois magnetos, combustivel com chumbo tetraetila, cablagem de velas "childrados"... é tudo diferente.

Tenho um caixote de velas aeronauticas inserviveis vendo a R$ 1,00 (FOB) cada uma. Vela de avião troca-se por tempo de uso, independente do estado, venceu o tempo é lixo.

leopoldo
13/08/2008, 20:54
O jeep tem um kit (M38 e M38A1) onde se usa uma bobina blindada, cabos de vela blindado e velas ... tipo de avião (FOTO ABAIXO) PN 801791 Spark Plug Water Proof ------------ Distribuidor blindado (A outra foto)

http://www.surplusjeep.com/NOSPicturers/images/922727-5S.JPG http://www.debellajeepparts.com/24_VOLT_DISTRIBUTOR.jpg

ERA ASSIM QUE ELE PODIA FUNCIONAR:

http://www.willysmjeeps.com/v2/modules/gallery/Albums/Harold-West/v8.sized.jpg

Para usar velas de avião em jeep, tem que ser velas de motores ciclo otto (altenativo) Tipo motores Lycoming ou Continental.


http://www.amtonline.com/article/photos/1176132848338_f1_1.jpg http://www.amtonline.com/article/photos/1176132848346_f1_2.jpg


Não pode usar velas de motores a jato inclusive porque algumas vc NEM DEVE por a mão pois são de Berílium, é venenoso e mata. Bom, essa são bem diferentes, escancaradamente diferentes:

http://www.ngkntk.co.jp/english/product/sparkplugs/aircraft/img/pl019.jpg


Pois bem, para usar a vela, vc precisa dos cabos de vela (não é problema) e depois ... o distribuidor ... esse é o problema ... ou vc vai ter que fazer um baita gato para conectar a malha externa.

Oque manda depois é a sua bobina e regulagem dos eletrodos.

http://www.autoliteannie.com/home.html

Só que pelo que eu ví, a vela AR8S é automotiva, alternate da motorcraft 2246.

Julinot
14/08/2008, 08:31
Prezado Yuri...

e se o motor morrer... será que o CJ cai como um avião ?

Mas afinal... tem ou não tem precedente de uso de vela de avião no BF-161 ?

Abraços a todos...


Prezado Julinot:concordo:

Já pensou o velho CJ-5 , com uma turbina de um F5 ?:mrgreen:
Acho que na hora de " tuchar " o manche ,a viatura se desintegraria...rsrsrsr:shock:

Abraços

Yuri

Yuri Rodrigues
14/08/2008, 11:24
Não mistura os passageiros.......

São motores com caracteristicas, desempenho, combustivel completamente diferente.....
Alem do mais os motores aeronauticos a pistão tem o sistema de ignição por magneto, duas velas por cilindro, dois magnetos, combustivel com chumbo tetraetila, cablagem de velas "childrados"... é tudo diferente.

Tenho um caixote de velas aeronauticas inserviveis vendo a R$ 1,00 (FOB) cada uma. Vela de avião troca-se por tempo de uso, independente do estado, venceu o tempo é lixo.

Prezado Junior

Obrigado pelas informações !:concordo:
Qto. as velas que você tem , como gosto de colecionar este tipo de material, seria possível me vender algumas ? são de marcas ou modelos diferentes , se possível por favor me mande fotos !

Abraços

Yuri

Yuri Rodrigues
14/08/2008, 11:37
O jeep tem um kit (M38 e M38A1) onde se usa uma bobina blindada, cabos de vela blindado e velas ... tipo de avião (FOTO ABAIXO) PN 801791 Spark Plug Water Proof ------------ Distribuidor blindado (A outra foto)

http://www.surplusjeep.com/NOSPicturers/images/922727-5S.JPG http://www.debellajeepparts.com/24_VOLT_DISTRIBUTOR.jpg

ERA ASSIM QUE ELE PODIA FUNCIONAR:

http://www.willysmjeeps.com/v2/modules/gallery/Albums/Harold-West/v8.sized.jpg

Para usar velas de avião em jeep, tem que ser velas de motores ciclo otto (altenativo) Tipo motores Lycoming ou Continental.


http://www.amtonline.com/article/photos/1176132848338_f1_1.jpg http://www.amtonline.com/article/photos/1176132848346_f1_2.jpg


Não pode usar velas de motores a jato inclusive porque algumas vc NEM DEVE por a mão pois são de Berílium, é venenoso e mata. Bom, essa são bem diferentes, escancaradamente diferentes:

http://www.ngkntk.co.jp/english/product/sparkplugs/aircraft/img/pl019.jpg


Pois bem, para usar a vela, vc precisa dos cabos de vela (não é problema) e depois ... o distribuidor ... esse é o problema ... ou vc vai ter que fazer um baita gato para conectar a malha externa.

Oque manda depois é a sua bobina e regulagem dos eletrodos.

http://www.autoliteannie.com/home.html

Só que pelo que eu ví, a vela AR8S é automotiva, alternate da motorcraft 2246.

Prezado Leopoldo

Agradeço novamente pela sua atenção !:palmas:
Qto. a vela mencionada ela é identica a primeira foto que voce enviou !
Então acredito que seja mesmo automotiva , se bem que a comprei de uma pessoa lá nos EUA que me vendeu como material de Avião , mas sei lá acho que ele se enganou , ou me enganou...rsrsr
Desta forma se for mesmo automotiva (esta vela ), posso usa-la no BF 161 ?

Grande Abraço:concordo:

Yuri

leopoldo
14/08/2008, 12:07
O precedente é o motor 4 cilindros hurricane submersível.

Poder ... PODE.

Os meus comentários anteriores se aplicam justamente a isso.

aca.engineer
15/12/2009, 10:25
Prezados

Gostaria de saber se é possível , usar vela de avião no velho BF 161 :pensativo:, pois a especificação da Vela é : Autolite AR 8S , sendo que as medidas são as mesmas , não estou querendo invertar moda , é que estas velas são bem mais baratas lá nos EUA, do que as marcas daqui vendidas , alem de serem muito mais robustas !

Obrigado:concordo:

Yuri

Caro Yuri

Como Engenheiro de desenvolvimento, construtor Aeronáutico, e restaurador de carro antigos, venho lhe informar que o sistema de ignição ou military distributor (waterproof) foi um equipamento utilizados nos veículos militares (M38 - M38A1 - M170 e M37) dentro outros. Em particular foi um acessório muito utliazados também nos Willys de versão civil (Pós Guerra) CJ2A - CJ3A ou Agrijeep.

Sua observação está correta, o Brasileiro desconhece o uso das marcas CHAMPION E AUTOLITE, que em particular eu as considero que as melhores. Tanto é que são as mais usadas (95 %) nos motores de uso aeronáuticos em todo o mundo.

A vela em consideração é de aplicação militar, utilizada originalmente na linha Willys, devemos apenas obecer as especificações técnicas (térmicas) de cada ou para cada motor em questão. Ver Tabela.

Conexões aplicados são as mesmas do uso aeronáutico, mola de contato (terminal), vedação de silicone, mola de pressão, flange do cabo e conector podem ser comprados individualmente na Aircraft Spruce nos USA.

O distribuidor (waterproof) utilizaado na linha Willys é praticamente o mesmo, diferenciado pela localização interna da bobina, um capacitor (fixado em conjunto com o conector) que serve para eleminar o ruido e a tampa interna. O platinado, condensador são os mesmo do distribuidor WAPSA.

Quanto aos cabos, realmente são blindados, com fio de silicone de 5 mm, alguns modelos são resistivos e os mais antigos são cabos com fios flexiveis. Se for utilizar o motor 4 cilindros estes cabos são facilmente encontrados nos USA, agora se for utilizar no motor BF 161 terá que fazer alguma adptação, devido ao comprimento. Nesta montagem poderá até utilizar o cabos originais do Jeep.

Quanto aos comentários, trata-se de uma vela de ignição com cosntrução militar (waterproof) blindada, pára uso veícular, industrial e aeronáutico, conforme descrito no catalogo da CHAMPION que possuo. Em particular se puder fugir das nacionais.

A dificuldade entretando de utilizar este distribuidor é encontrar bobinas de ignição de 12 Volts, a voltagem aplicada a estes distribuidores são geralmente 24 Volts. Mas foram fabricadas na versões 6 - 12 e 24 volts.

No momento estou restaurando dois distribuidos 6 cilindros que serão utilizados mo motor original da linha Willys BF161 - 12 Volts e outro outro $ cilindros - 6 Volts para Willys 1951 e velas de iginição AUTOLITE 2245, facilmente encontrada no EBAY, com um custo aproximado de 10,00 USD.

Possuo uma aeronave e tambèm aplico as mesmas velas, vale salientar que para cada motor a vela possue um grau de temperatura. O resto é balela.......Rs..........

Caso precise de alguma peça destes distribuidores ou maiores infomações, pode contar comigo.

As aeronaves possuem sistemas redundandes em todo conjunto mecânico, para cumprir regulamentos de segurança. O uso do magneto se dá devido a geração própria de energia, que é uma solicitação dos regulamentos, vale ainda salientar que muitos carros de passeio e corridas no início de século utilizavam magnetos com sistema de ignição, em particular o Ford modelo T.



Abraços

Anexo segue foto do distribuidor 6 cilindros 12 Volts.

Yuri Rodrigues
28/12/2009, 13:31
Prezado Amigo

Desculpe pela demora na resposta, pois somente nos ultimos dias que voltei a acessar o forum , depois de meses...
Agradeço pelas ´fantásticas informações e orientações !

Aproveitando a oportunidade , meu filho cursou mecanica de aeronaves , e esta já com a primeira carteira , e prestes a fazer o segundo exame na ANAC , ele esta procurando trabalho nesta area , se ele puder lhe enviar um curriculo por e-mai, eu ficarei agradecido.

Forte Abraço e Um Super 2.010

Yuri

leopoldo
28/12/2009, 18:40
se for o meu: leopoldo.bruck@anac.gov.br

Yuri Rodrigues
29/12/2009, 10:03
se for o meu: leopoldo.bruck@anac.gov.br

Prezado Leopoldo

Agradeço muito pela sua pré disposição , vou enviar sim , se o Amigo puder ajudar o Paizão aqui vai ficar , muito contente !
Meu filho agora vai prestar o segundo exame ,Celula , GMP já esta ok !
Esta muito ansioso , em entrar na area só que já mandou curriculo para varias Empresas e ainda não foi chamado...se tiver alguem na area que possa indicar ,a coisa fica mais facil !


Abraços

Yuri

aca.engineer
30/12/2009, 12:10
Talvez eu possa te ajudar com alguns contatos qeu possuo. Deixa passar as festas e me escreva novamente.

Em que cidade você mora?

Abraços e boas festa para sua fámilia.

HCampos-1980
24/10/2021, 20:20
Pessoal desculpe incomodar mas to querendo usar vela de aviao no CHT . sera que da para usar ? segue o link com as especificacoes das velas https://www.championaerospace.com/pdfs/AV-14.pdf tem algum modelo compativel com o CHT a gasolina ?