PDA

Ver Versão Completa : caixa de fusca c/ homocineticas de kombi



Aecio_
13/08/2008, 11:07
e ai pessoal...:) eu já lí algumas coisas sobre como fazer esta adaptação, mais não achei algo que seja confiavel... gostaria de saber se realemnte é possivel colocar as homocineticas da kombi na caixa do fusca????o que seria preciso modificar???
hoje tenho a caixa e suspençao do fusca na minha gaiola acredito que teria que cortar uma parte das homocineticas??? e quanto a durabilidade?? fica confiavel???
e abusando um pouco da paciencia de vocês qual seria o custo aproximado para esta alteração???

se tiverem algum link de materias relacionadas a isto podem postar....

bem seria isso.. acho tem perguntas demais ai né...

abraço e agradeço a ajuda de todos...

marcelo cenora
13/08/2008, 18:17
é brow, o q vc quer é o que toda torcida brasileira espera saber rssss...

dá uma lida nos tópicos, já deve ter uns 10 posts com esse assunto.

Aecio_
13/08/2008, 19:54
e ai Marcelo blz?
pois entao cara... eu já lí tudo o que pude sobre isso e não achei nada que me mostrasse se dá ou não dá pra fazer:parede:... por isso optei por abrir um novo topico, eu sei que é chato ficar recolocando duvidas antigas.... e que talvez já foram respondidas....

e até mesmo por ser o desejo da nação brasileira é que mereceria uma resposta consistente né...

mais é isso ai... tomara que apareça alguma alma iluminada que tenha conseguido fazer algo nesse sentido...
no mais aguardo mais ajudas do pessoal....

valeu ai marcelo:concordo:...
vamos lá pessoal... vamos botar esses mecanicos pra trabalhar....

cko_kogler
14/08/2008, 08:26
Bom dia amigo! cara eu tbm já li tudo sobre isso já vi o pessoal falando q já coloco mais não falaram como foi colocado isso, eu tbm queria por na minha mais não achei muita coisa pra faze, daí adiei mais o trabalho até acha alguma coisa concreta pra pode fazer abraço vou fica de olho nesse tópico falow

Zupa
14/08/2008, 12:35
E aí cara, já pensou que esta gambiarra pode ficar mais cara que comprar uma caixa de Kombi ou gol bx (+/-R$300,00), além do mais pense na relação do diferencial para o uso que vc está planejando, pois tem a possibilidade de usar a caixa redutora das kombis antigas (+/-R$120,00 cada lado). Se ainda assim vc quiser fazer deta forma, pegue a semi arvore e o braço da homocinética, corte ao meio e solde as respectivas metades, só que terá de fazer uma peca para guiar o movimento da suspenção, já que o conjunto perde rigidez. No www.planetabuggy.com.br (http://www.planetabuggy.com.br) tem um link que explica direitinho como fazer, mas é mis difícil do que parece. :putz:

bajeiro do sul
12/11/2008, 11:22
Amigo Aecio
No meu baja troquei a caixa completa por uma da kombi com homocinéticas. o encaixe no motor é o mesmo do fusca. o conjunto ficou muito bom e duravel (nunca estragou) as vezes tentar fazer o mais barato pode sair mais caro no final. troca a caixa e seja feliz
um abraço

Fernando Assis
13/11/2008, 10:06
Amigo Aecio
No meu baja troquei a caixa completa por uma da kombi com homocinéticas. o encaixe no motor é o mesmo do fusca. o conjunto ficou muito bom e duravel (nunca estragou) as vezes tentar fazer o mais barato pode sair mais caro no final. troca a caixa e seja feliz
um abraço

Amigo, me diz uma coisa, dúvida de ignorante do assunto mesmo: ao colocar todo o conjunto da kombi, com as homocinéticas nos semi-eixos, não fica mais largo, tipo com as rodas mais pra fora? E a suspensão não fica muito dura, já que a susp. da kombi é feita pra trabalhar com peso bem maior que o baja?
Valeu

bajeiro do sul
13/11/2008, 10:42
Amigo, me diz uma coisa, dúvida de ignorante do assunto mesmo: ao colocar todo o conjunto da kombi, com as homocinéticas nos semi-eixos, não fica mais largo, tipo com as rodas mais pra fora? E a suspensão não fica muito dura, já que a susp. da kombi é feita pra trabalhar com peso bem maior que o baja?
Valeu
Fernando, aqui todos podemos aprender alguma coisa e ensinar o que se sabe, ninguém é ignorante, apenas desinformado sobre determinado assunto.
A minha caixa é da Kombi com homocineticas, a suspensão uso da variantt II um pouco mais larga mas nada que comprometa o conjunto, as rodas ficam dentro dos paralamas (igual a da Kombi), so que a mola da variant II é mais macia que da Kombi e por isto o risco de ficar com uma roda no ar (tripé) é menor. acho a mola original da Kombi muito dura.

Fernando Assis
16/11/2008, 15:49
OK, valeu! Uma outra dúvida que tenho. Ao invés de adaptar a suspensão da kombi ou variant num fusca, não seria melhor pegar um chassi de variant II, serrar o túnel separando a parte de trás (assim como fazem para encurtar o chassi para gaiolas) e daí soldar na parte dianteira do chassi do fusca (que também foi serrado), só para poder colocar a carroceria do fusca, não ficaria mais simples do que adaptar a suspensão no chassi do fusca?
Um problema que pode ter é quanto a numeração do chassi, que fica na parte traseira (no caso da variant)?

Cezar candelaria
16/11/2008, 18:36
E aí cara, já pensou que esta gambiarra pode ficar mais cara que comprar uma caixa de Kombi ou gol bx (+/-R$300,00), além do mais pense na relação do diferencial para o uso que vc está planejando, pois tem a possibilidade de usar a caixa redutora das kombis antigas (+/-R$120,00 cada lado). Se ainda assim vc quiser fazer deta forma, pegue a semi arvore e o braço da homocinética, corte ao meio e solde as respectivas metades, só que terá de fazer uma peca para guiar o movimento da suspenção, já que o conjunto perde rigidez. No www.planetabuggy.com.br (http://www.planetabuggy.com.br) tem um link que explica direitinho como fazer, mas é mis difícil do que parece. :putz:
Amigo, eu procurei o link que fala sobre essa " ganbiarra" heheh, e não achei. Poderia ver se achava e colar o link aqui pra nós. Valeu !!!!!!!!!!!!!

bajeiro do sul
17/11/2008, 14:56
OK, valeu! Uma outra dúvida que tenho. Ao invés de adaptar a suspensão da kombi ou variant num fusca, não seria melhor pegar um chassi de variant II, serrar o túnel separando a parte de trás (assim como fazem para encurtar o chassi para gaiolas) e daí soldar na parte dianteira do chassi do fusca (que também foi serrado), só para poder colocar a carroceria do fusca, não ficaria mais simples do que adaptar a suspensão no chassi do fusca?
Um problema que pode ter é quanto a numeração do chassi, que fica na parte traseira (no caso da variant)?
Amigo Fernando

O problema é justamente este, a gravação do chassis esta no tunel na parte de tras, se vc pegar um chassis de variant e colocar a carroceria de um fusca nunca mais vai emplacar.

Zupa
18/11/2008, 11:23
Candelária, desculpe a demora, só vi a sua pergunta hoje. Aí está o link do planeta que eu estava falando
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm)
Estamos aí.

thiago pupo fonseca
18/11/2008, 12:14
ola pessoal , acabo de instalar a irs no meu , coloquei tudo da kombi, ai na barra de torcao , vou tirar 2.3mm da espessura em um torneiro , sem destempera la e claro , no meu caso , cortamos o chassis bem rente ao tubo da suspensao , colocamos o da kombi no lugar e soldamos . por baixo do tubo da suspensao , soldamos uma baita cantoneira , servindo de base para outras 2 cantoneiras ligadas ao chapeu de napoleao , reforcando a estrutura , tirei algumas fotos , mais perdi meu cabo , em breve eu ponho , abracos.

bajeiro do sul
18/11/2008, 17:31
ola pessoal , acabo de instalar a irs no meu , coloquei tudo da kombi, ai na barra de torcao , vou tirar 2.3mm da espessura em um torneiro , sem destempera la e claro , no meu caso , cortamos o chassis bem rente ao tubo da suspensao , colocamos o da kombi no lugar e soldamos . por baixo do tubo da suspensao , soldamos uma baita cantoneira , servindo de base para outras 2 cantoneiras ligadas ao chapeu de napoleao , reforcando a estrutura , tirei algumas fotos , mais perdi meu cabo , em breve eu ponho , abracos.
Thiago
no meu foi feito algo semelhante, so que para segurar a estrutura foi colocado tubulão de 5 cm por baixo de todo o carro, indo por um lado indo ate a frente e voltando pelo outro e se encontrando atras, ficou como um segundo chassis. nunca tive problemas de torção nem de cabeçote soltando, esta tudo amarrado.
um abraço

Zupa
19/11/2008, 10:08
Thiago
no meu foi feito algo semelhante, so que para segurar a estrutura foi colocado tubulão de 5 cm por baixo de todo o carro, indo por um lado indo ate a frente e voltando pelo outro e se encontrando atras, ficou como um segundo chassis. nunca tive problemas de torção nem de cabeçote soltando, esta tudo amarrado.
um abraço

Pode postar fotos deste reforço? Vou abrir um tópico específico pra não desviar do assunto posta lá por favor, se possível. Obrigado!

Zupa
19/11/2008, 10:23
Thiago
no meu foi feito algo semelhante, so que para segurar a estrutura foi colocado tubulão de 5 cm por baixo de todo o carro, indo por um lado indo ate a frente e voltando pelo outro e se encontrando atras, ficou como um segundo chassis. nunca tive problemas de torção nem de cabeçote soltando, esta tudo amarrado.
um abraço

Poderia postar umas fotos deste reforço? Vou abrir um novo tópico para não desviar do assunto. Poste as fotos lá se possível. Obrigado!

luizmacgyver
19/11/2008, 20:54
Prezado Aecio peço desculpas por entrar assim no seu post, mas o Thiago mensionou de tirar 2,3 mm na barra de torção da kombi, gostaria de saber se essa solução funciona ? Como isso é feito sem se mexer na tempera do material ? Alguém já fez tal mudança, isso solucionaria um problema meu e evitaria de abrir um novo post.
Obrigado a todos

Alvaro Pereira
06/01/2009, 20:11
e Ai Pessoal...:) Eu Já Lí Algumas Coisas Sobre Como Fazer Esta Adaptação, Mais Não Achei Algo Que Seja Confiavel... Gostaria De Saber Se Realemnte é Possivel Colocar As Homocineticas Da Kombi Na Caixa Do Fusca????o Que Seria Preciso Modificar???
Hoje Tenho A Caixa E Suspençao Do Fusca Na Minha Gaiola Acredito Que Teria Que Cortar Uma Parte Das Homocineticas??? E Quanto A Durabilidade?? Fica Confiavel???
E Abusando Um Pouco Da Paciencia De Vocês Qual Seria O Custo Aproximado Para Esta Alteração???

Se Tiverem Algum Link De Materias Relacionadas A Isto Podem Postar....

Bem Seria Isso.. Acho Tem Perguntas Demais Ai Né...

Abraço E Agradeço A Ajuda De Todos...
Filho Eu Fis O Seguinte Eu Coloquei Na Cx Da Kombi A Diesel Toda A Parafernalia Da Cx Da Brasilia E Não Foi Tão Dificil Assim O Unico Problema Que Vc Tem Que Compra Duais Cxs Para Faser Uma E O Que Sobrar Comer Com Farinha, Pois Pra Comprar Vc Tem Que Ter Umas Latinhas E Pra Vender Ninguem Quer E Vender A Preço De Peso E Melhor Doar Pro Ferro Velho Queso Assim Vc Não Tem Despesa De Levar Para O Ferro Velho Manda Buscar.