Ver Versão Completa : jumelo trazeiro não se entende com o freio?
ricleite
12/08/2008, 20:22
Olá pessoal, estou com um novo problema no meu jeep 66. Quando freio mais forte, ocorre que um dos jumelos trazeiros costuma assumir posição horizontal e não volta mais à posição original. E´ como se o fixe de mola o puxasse para frente e ele acabasse ficando preso fazendo com que o sistema de molejo perca a função.
Agradeço pela ajuda dos membros
Alexandre Vaz Ferreira
12/08/2008, 21:25
Mola muito arqueada...
[]s
Marcos ET
13/08/2008, 10:06
...ou mola errada (pode ser uma de CJ3A em um CJ5), isso ocorre quando o olhal da mola está muito para frente... o jumelo deveria ficar posicionado inclinado para trás no seu jeep... será que já nao teve uma trinca no chassis e na hora de soldar, algum "artista" soldou os suportes fora do lugar?
POSTAE UMAS FOTOS.....
ricleite
14/08/2008, 07:42
As molas estão quase retas. Não há trinca nos chassis. Jumelo original.
Marcos ET
14/08/2008, 09:43
Pode ser que nao haja trincas pq já foi feito o serviço?
Será que vc nao tá usando as molas erradas? (menores que a original)
Posta fotos... daih fica "menos complicado" de tentar entender oq pode estar havendo...
victor massinha
14/08/2008, 13:23
pelo o que eu saiba isso acontece por causa das molas serem mais curtas!
foi o que o marcos falou quem sabe vc possa estar usando molas do cj3:pensativo: que consequentemente sao mais curtas! ja me disseram que o tamanho do jumelo influencia pois se ele é mais curto fica mais facil de virar, apesar de eu nunca ter visto isso acontecer!
mas se vc vier a trocar as molas do seu jeep, junte mais um pouco de $ e coloque as da toyota, a diferença vai ser grande e com certeza ficara bem mais satisfeito:concordo:
abraço e boa sorte!!!
victor massinha
14/08/2008, 13:52
molas cansadas podem tambem ser a causa do seu problema, lembrei de um amigo que acontecia frequentemente, foi so trocar as molas por outras originais que o problema foi solucionado.
Marcos ET
14/08/2008, 15:50
Molas originais + Jumelos originais + Suportes originais = Impossibilidade de problema...
Molas da Band + Jumelos da Band + Suportes da Band = Suspensão fantástica...
ricleite
15/08/2008, 19:19
Tenho certeza que as molas são originais, porém realmente devem estar velhas.... Na verdade o problema começou a acontecer depois que o mecãnico deu uma geral nos freios, ( originais ) Estive pensando se não poderia ser regulagem do freio errada, acho que o jeep tá freiando muito mais na frente, porque qualquer pisadinha ele abaixa a frente e levanta a trazeira ( no bom sentido é claro ) rsrsrs:stop:. amanhã o mecânico vai dar uma olhada:parede:.
Lucas Nassif
17/08/2008, 20:47
Ia abrir um outro topico, mas vou tentar aproveitar esse!
Bom, a uns 2 meses atrás eu coloquei os jumelos revolvers vendidos na Garra na suspensão traseira do meu jeep.
Acontece que de lá pra cá, começou um shimmy enjoado, +/- a 40km/h!
Levei o Jeep no mecanico, o cara revisou o sistema de direção, trocou todos os terminais de direção, alinhou o Jeep todo e tudo mais.
Melhorou bem, mas ainda dá o shimmy, só que em velocidades mais baixas (20 - 30km/h)!
O que fazer agora?
Lembrando que o shimmy começou depois de ter trocado os jumelos (só não sei se tem alguma coisa a vê ou é so coincidência)
:rolleyes: :rolleyes:
Gustavo de Olliveira
18/08/2008, 07:46
Colocando jumelo mais alto , vc altera toda a geometria do sistema de direção, principalmente se o seu sistema de direção não usar a barra "roda a roda" além de alterar o angulo de caster . para "ajeitar" isso há de se regular a barra de direção, aquela que liga o braço "L" preso ao chassi até a barra "roda a roda" ( vc vai alongar um pouco a distancia ) até conseguir a regulagem. isso deve resolver , senão vc terá de corrigir também o eixo usando uma cunha para compensar a perda de angulo.
Observe se o volante do jipe não ficou um pouquinho torto pra direita depois que colocou os jumelos novos.
Marcos ET
18/08/2008, 09:03
...coloquei os jumelos revolvers vendidos na Garra na suspensão traseira do meu jeep.
Tentando ir para a teoria, vc levantou "um pouquinho" a traseira do jeep com estes jumelos, correto? (vc só colocou eles atras, pelo que eu entendi) Se ele "inclinou" para frente, pode ter alterado o cáster... quer a receita para melhorar? liga lá na agromotor e compra um par de CUNHAS para instalar entre as molas e o eixo, corrigindo assim o caster.....
Colocar as cunha costuma resolver este problema, mesmo que nao tenha sido causado pelos jumelos.
Gustavo de Olliveira
19/08/2008, 07:49
Tentando ir para a teoria, vc levantou "um pouquinho" a traseira do jeep com estes jumelos, correto? (vc só colocou eles atras, pelo que eu entendi) Se ele "inclinou" para frente, pode ter alterado o cáster... quer a receita para melhorar? liga lá na agromotor e compra um par de CUNHAS para instalar entre as molas e o eixo, corrigindo assim o caster.....
Colocar as cunha costuma resolver este problema, mesmo que nao tenha sido causado pelos jumelos.
Desculpa Marcos mas para alterar o Caster tem que mexer na suspensão dianteira, pelo que entendi os jumelos foram colocados também na dianteira, a alteração de angulo na dianteira, colocando- se jumelo só na traseira é despresivel.
Marcos ET
19/08/2008, 11:33
Poizé Gustavo, eu sei...
é que o Lucas falou que só fuçou na suspensao traseira... porém, disse que apareceu problema de shimmy justamente quando ele foi alterar alguma coisa lá atras (oops!). Coincidencia? nao sabemos... Claro que isso pode ser folga nos terminais de direção, folga nos rolamentos de munhão, folga nos rolamentos de roda, desbalanceamento de pneus ou, no pior dos casos, tudo isso junto!
Porém, como eu mesmo disse, "mesmo que o problema nao tenha sido causado pelos jumelos", o uso das cunhas vai resolver o problema do shimmy... DESDE QUE ele verifique antes todas as possibilidades (rolamentos, terminais, etc...)
Lucas Nassif
19/08/2008, 18:25
Bom, galera, primeiramente obrigado pela ajuda de todos! :concordo:
Deixa eu esclarecer mais o que aconteceu:
antes eu usava jumelos "U" na dianteira e traseira. A +/- 2 meses, se nao me engano, comprei na Garra 4x4 um par de jumelos revolvers, para ser colocado na traseira (ui!) :mrgreen:.
Depois de instalado, percebi que a traseira ficou ligeiramente mais alta mesmo, em relação a dianteira, mas não tava me importando com isso...
Ai pouco tempo depois, o shimmy aparece na faixa dos 40-50km/h!!
Mandei o Jeep pro meca, ele 'alinhou' a direção do Jeep, trocamos TODOS os terminais da direção, e o problema foi resolvido!
Mas a alegria durou pouco, a cerca de 2 semanas o bixo começou com o mal-de-parkinson de novo, só que com velocidade de 20-30km/h (bem devagar).
Li aqui no fórum que o principal fator que causa shimmy nessa velocidade é o freio, ou disco empenado, ou problema nos pneus, ou na roda, ou outra coisa que não me lembro agora.
Ontem a noite, analisando "tudo", percebi que 1 porca da roda dianteira direita não estava no lugar! A muito tempo ele tinha perdido a rosca, e estava bambo no parafuso, mas nem ligava. Ontem olhando, vi que ela não estava mais lá.
Tirei uma das porcas que segura o estepe e pus no lugar...até aí OK!
Olhando a pinça de freio, também da roda dianteira direita, percebi que 1 daqueles pinos que trava a pastilha (onde tem uma chapinha de pressao por cima) estava quase caindo, ou seja, não estava segurando nada.
Coloquei no lugar de novo, e agora estou com esperanças do shimmy ter parado!
Se der, mais tarde vou testar.
:concordo: