PDA

Ver Versão Completa : Snorkel X Filtro de ar fora do capô



Matoso
13/08/2004, 09:44
Opa,

Estou arrumando algumas coisas no meu JPX e gostaria de saber o que voces aconselham.
Botar um Snorkel estilo do Markito (barato e de PVC) ou botar o Filtro de ar para fora do capô?

Abraço

Matoso
18/08/2004, 15:46
Resolvi botar o filtro de ar para fora.
Ganha espaco para circulacao de ar no cofre e o filtro pega ar de fora e nao do radiador.

ricardolm
18/08/2004, 17:06
Olá Matoso, beleza?

Eu nao tenho experiencia nisso, mas pela logica deve ficar melhor, pois vc esta pegando ar frio e nao quente (que sai do radiador) o unico problema seria um possivel furto do filtro (paguei no meu R$80,00, filtro da defender :? )

[]s

gvogetta
20/08/2004, 14:54
CAro Matoso,


Ponha a carcaça com o filtro para fora do capô. No JPX com motor original XUD9 é a melhor solução, ou instale um Snorkel. Se optar pelo Snorkel, procure fazê-lo de um material mais resistente, pois o de PVC é uma idéia barata mas não é muito durável e nem esteticamente fica muito boa...

Saudações,

Matoso
20/08/2004, 14:59
Meu unico medo é o de roubo do filtro realmente.
E estou pensando em depois de estar o carro redondo trocar o radiador, botando um maior e ventiladores melhores, e sem o filtro vai facilitar MUITO a adaptacao
Acho eu

Abraço

gvogetta
24/08/2004, 22:06
Matoso,

Outra opção, talvez até mais interessante, seria colocar a carcaça do filtro na caixa da bateria e transferir esta para baixo da viatura, sob o banco do passageiro ou do motorista, conforme esquema que existe no site Mundo JPX... Assim o filtro não fica exposto, não atrapalha o radiador e puxa ar "quente" e de quebra, fica com um aspecto melhor. Além disso, a bateria em sua nova posição (ou até mesmo um arranjo com duas baterias) pode trazer alguns benefícios... Seria de pensar caso parta para uma adaptação mais profunda...

Saudações,

Toninho Fioravanti
07/11/2004, 16:56
Olá..

Quero colocar um snorkel no meu JPX e não sei onde encontrar... Adquiri o jota recentemente e ainda estou meio por fora. Alguém poderia me dizer uma oficina na região de Itu, ou Sorocaba, Campinas, São Paulo que faça esse serviço?? Ou então indicar algum fabricante de snorkel para o jota??

Aguardo uma resposta..

Obrigado!!!

Rosí Elias
07/11/2004, 22:27
Tem pra vender no Donatti (da Todo Terreno) por R$ 247.

Adilson Mancebo
16/11/2004, 12:31
Creio que na Alpina 4x4 (24) 2221-2122 tem o snorkel.

Caso não encontre, é possível montar um. Em casas de peças para caminhão tem a parte superior para motores 4 cilindro (+ ou - R$90,00), um pedaço de tubo de 60 mm (pode ser PVC), o suporte para fixação na coluna do parabrisa pode ser feita em barra chata de ferro e a ligação entre o snorkel e o purificador de ar, mangueira flexível de 60 mm.

Adilson

Rosí Elias
16/11/2004, 12:58
Olá Adilson.

Eu vi o da Alpina depois de postar essa mensagem (estive lá) , não sei o preço, pois nem perguntei. É difícil ver fotos deste modelo.
Ele não me agradou muito, (questão visual - de gosto pessoal).
Mas existe mais esta opção.

A questão do tubo de PVC, eu não aconcelho pois para trilha ele será muito castigado e pode quebrar muito facilmente.

No meu caso, numa trilha mais fechada (Guapi/Terê), ele foi arrancado por um cipó, "mau intensionado". Se ele fosse de PVC teria quebrado na hora, e seria muito pior. Sendo de ferro só os "pops" arrebentaram.

Coloquei pops com rosca e tudo ficou certo. Então, (ao meu ver) o tubo de ferro é melhor que PVC, por ser mais forte

Abraços.

gvogetta
21/11/2004, 17:58
Caro Toninho,


Seria interesante verificar o snorkel que é fabricado pelo Marcelo da Tecnodiesel (vide foto), pois é muito bem feito...

Tecnodiesel Ltda. (antiga Veidiesel)
E-mail: tecnodiesel@hotpa.com.br / tecno.diesel@uol.com.br
Rod. Jk de Oliveira km 108 - Pouso Alegre - MG
Fones: (35) 3422-5250 / 3423-1562

Não sei os preços, mas não custa perguntar. Ele manda para qualquer lugar do Brasil...

Saudações,

Delfim
22/11/2004, 11:17
Pessoal, uma curiosidade, quando vocês andam na cidade, vocês deixam o snorkel "conectado" ou só o prendem à entrada do filtro quando vão para trilha ?
Pergunto isto porque já me falaram que por estrangular a entrada de ar, piora o aquecimento do motor.

Rosí Elias
22/11/2004, 22:31
O meu fica direto conectado. 8)

gvogetta
22/11/2004, 23:13
Caro Delfim et all,


Realmente o fluxo de ar fica prejudicado com o uso contínuo do snorkel, levando a possíveis sobreaquecimentos, não que seja a causa principal, mas no caso dos XUD, qualquer ato potencialmente danoso deve ser evitado. Recomenda-se, especialmente no caso de nossos queridos jotas, desconectá-lo quando em trânsito urbano e só voltar a conectar a mangueira quando for para trilha ou enfrentar estradas muito poeirentas...

Saudações,

ricardolm
23/11/2004, 09:09
Olá Getulio, beleza?

Cara, isso eu nao sabia! :shock: Mesmo se a mangueira do snorkel tiver o mesmo diametro da do filtro?

[]s com falta de ar!! :roll:

Leandro Soca Pórva
25/11/2004, 12:22
E se eu quiser colocao um snorkel no meu Jota, onde terá de ser adaptado o filtro de ar que fica em cima do capô, parecendo uma chaminé de forno de pizza ?

ricardolm
25/11/2004, 15:40
Olá Leandro,

A única coisa que muda é o caminho da tomada de ar, inves de ficar no respiro do capô, vai para o snorkel, existem pessoas que colocam o filtro de ar para fora do capô, mas nao seria este o caso

[]s

Leandro Soca Pórva
25/11/2004, 18:01
então o que você está querendo dizer é que o próprio snorkel tem um filtrto, aquele forno de pizza não seria mais necessário?

ricardolm
26/11/2004, 10:33
Ola!

Qdo vc olha o filtro de ar, sai uma mangueira que para perto do para brisa, certo? O que altera é esta mangueira que é desviada para fora do carro, :wink:

[]s