Ver Versão Completa : Pajero Sport, altura e pneus
Galera boa noite. Antes de mais nada parabéns a todos deste fórum, pois postam assuntos muito interessantes e há grande troca de idéias. Sou leitor recente deste forum, algo em torno de 4 meses, lendo vários ótimos tópicos e gostaria de algumas orientações. Peço desculpa desde já caso esse assunto esteja "repetido" ou muito semelhante, mas não vi muita coisa a respeito da Pajero Sport, especificamente.
Bem, possuo uma, ano 2003 modelo 2004, diesel, automatica 2.8. Na minha necessidade da troca de pneus, comecei a pesquisar sobre como suspende-la pois estava querendo por pneus 33" (R15). Fui a um mecanico de confiança e ele me orientou o seguinte : fazer ajustes na barra de torção (feito, ok) e na traseira, nada de calços, adaptações ou gambiarras e me indicou um local aqui no RJ para fazer as molas dentro do padrão original do carro (mesmo nro de anéis), porém com 3mm mais espessa, assim elas precisariam teoricamente de mais peso para cederem.
Depois disso, fiz as medições no carro e ganhei realmente bastante altura, fiquei realmente muito satisfeito pois facilmente posso retornar às configurações iniciais sem problema algum (caso queira), e o melhor foi que a "subida" não causou tanta rigidez ao carro, como ele havia dito que poderia acontecer.
Ilustrei da forma que pude as dimensões que consegui alcançar com essas mudanças e a minha dúvida é a seguinte: Posso por pneus 33"?? Alguem ja colocou pneus 33" em Pajero Sport do mesmo do meu ano (pois na Full pelo que li, dá) sem ter que fazer mudanças além das feitas até agora??
Se os pneus 33" entram, há alguma coisa que forçaria no carro?? Ou seja, seria necessária uma manutenção maior??
OBS : estou usando atualmente pneus michelin 31x10,5 R15. A dúvida é a diferenca de dimensão dos pneus 33 pros 31, se no espaço que tenho, ele entra sem problemas.
LINHAS VERMELHAS : altura do solo até a início da lataria
LINHAS AZUIS : espaço da altura entre pneu e a lataria
LINHAS AMARELAS : espaço horizontal entre os pneus e a lataria
LINHA VERDE : altura total do carro (por 5cm quase que nao entra na garagem rs)
Desde já agradeço a todos!
Marcello Ladeira
12/08/2008, 21:26
tbdelia usei em minha Pajero uma receita semelhante a essa sua, no entanto na traseira optei por calços pois não consegui ninguem que fizesse as molas de forma confiável... vou até confirmar a altura que ficou minha caixa de roda traseira pois já esqueci... depois posto aqui... Tenho a impressão que a traseira da minha tá mais alta que da sua Pajero.
Na frente acho que to com algo como 91cm de altura - o que prá mim já tá muito bom.
Como utilizei os calços a traseira ficou com as molas originais. Acho que elas poderiam ser um pouco mais duras pois nas provas do MMS que faço dá prá sentir o final de curso (em compressão) quando passo em lombadas.
Parando meu carro ao lado de uma Pajero Sport nacional percebe-se que meu carro tá um pouco mais alto (2cm) na frente e na traseira a diferença é um pouco maior (3-4cm).
Uso aro 16 com pneus na medida 265/75 o que dá quase um 32 de altura e 10.5 de largura... não pega nada e enche bem a lateral do carro.
Marcello valeu pela dica! Pensei tambem na possibilidade de por rodas 16" porem vi que elas comecaram a ser usadas nas Pajeros Sport mais novas.... e nao sei se para meu caso, mudar para rodas 16 e por os pneus nesta medida que citou nao rasparia em nada...
Acho que na verdade eu teria que fazer um teste nao é....
Mas caso caibam.... afetaria alguma coisa na parte mecanica? Forçaria algo??
Grande abraço e obrigado por responder
Marcello Ladeira
13/08/2008, 09:49
tbdelia pode colocar aro 16 que não raspa nada... minha idéia foi trazer a minha Sport para a especificação da Nacional... junto às concessionárias descobri que na frente bastava apertar as barras de torção... atrás teria de usar as molas da nacional (conhecidas como heavy duty), mas achei que o investimento não compensava... essas molas vem num kit junto com amortecedores e os meus ainda estavam em bom estado.
Abs,
Entendi! É na verdade me ofereceram tambem por adquirir este kit, mas nem era necessário o investimento, por isso fui atras de fazer as molas em separado, saiu a 170,00 cada uma.
Vou fazer um "teste", vou procurar algum lugar onde eles tenham algum pneu nessa dimensao já montado, se tiverem o 33 em aro 15 aproveito e testo tambem.
Colocar pneus grandes assim forçam o carro???
Abração
Marcello Ladeira
13/08/2008, 10:53
tbdelia na verdade o pneu que estou utilizando é pouco maior que o original da Pajero Sport nacional, não força nada.
Abs,
Obrigado pelas respostas!!
Vou incomodar mais uma vez apenas (para decidir, assim espero rs)
Fui a loja hoje e fiz um "teste" colocando pneus 33 BF. Virando todo volante (até o final do curso) tanto pra direita quanto para esquerda, ficou um espaço vago de aprox. 1cm da parte frontal-interna da roda e 1,5cm da parte traseira-intena, respectivamente. E a distância para o paralama girou em torno de 8-10cm.
São bons espaços ou fica MUITO justo? Há segurança em por os pneus ou arriscado?
Gostaria de opiniões a respeito.
Lembro que já foi ajustada a barra de torção e posto molas reforçadas na traseira,
daí meu ganho de espaço na cx de rodas.
Obrigado mais uma vez.
Grande abraço
Marcello Ladeira
14/08/2008, 21:57
tbdelia o momento crítico é quando se esterça, pisando no freio e em descida... nesse momento é que você realmente sabe se vai pegar em alguma coisa. Na minha L200, usando o mesmo pneu que tá na Pajero, ele pegava nessa situação, nada que incomodasse além do barulho - a primeira vez foi um susto, mas não prejudicava em nada o carro.
Veja se consegue fazer esse teste, mas pelo que você descreveu parece esterçando tá com mais espaço do que tinha na minha L200.
Nos avise do resultado.
Abs,
Obrigado mais uma vez pela atenção!
É vou trocar mesmo, se eu conseguir vender o jogo Michelin, ja pus até o anuncio...
É do jeito que tá acho que nao terei problemas, ainda mais que o passar do tempo será ao meu favor, com o desgaste dos pneus, ganho ainda mais espaço.
Assim que troca-los, postarei resultado e fotos!
Obrigado, abraços!
asousanicot
18/08/2008, 12:00
Olá Pessoal... Encontrei esse tópico hoje ... estou me aperfeiçoando no uso do Forúm e fico feliz de encontrar pessoas com a mesma problemática que eu... Minha pajero sport é destinada ao mercado europeu... Comprei na França e trouxe aqui para a Guiana Francesa onde moro... Até o momento a única alteração foram os pneus que antes eram 245/70 para os 265/75 Mud Terrain Bf Goodrich novos que peguei baratinho aqui do lado no Suriname por 110 euros cada um... o que posso dizer é que acho essa pajero mais baixa que a pajero nacional, e eu ainda não mexi nas barras de torção... Estou baixo mas não esse pneus na mesma medida do Marcelo e não raspam em nada... Gostaria de ganhar um pouco mais de altura... Me pergunto se essas molas Heavy Duty como o Marcelo Falou são maiores que as atuais que uso, pois me interesso por elas ou quem sabe a solução utilizada pelo tbdelia....
Tbdelia tu sabes se a pessoa que fez tuas molas se ela não guardou as medidas para fazer novamente? na europa vendem molas maiores e muuuuuito mais caras....
http://images.sandrospinelli.multiply.com/image/1/photos/33/1200x1200/3/100-7256.JPG?et=oEQo9uke39D4iNMhmM%2BVhQ&nmid=110187179
asousanicot
18/08/2008, 12:31
PAra quem precisar o manual de serviço da Pajero Sport, é em inglês. Também tenho em francês e não tenho conhecimento que tenha saído em português. Abraços
http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/G-TITLE.pdf
Cuidado na perfeita identificação de seu carro pois exitem vários modelos e nomes para a pajero sport no mundo.
Belissima Pajero Nicot!
Os modelos europeus são muito bonitos, com laterais inferiores e parachoques em cor diferente da do carro, estou pensando em até fazer isso na minha rsss
Bem quanto a altura, como disse, fiz um ajuste nas barras de torção (o que deu um ótimo levante ao carro) e na traseira mandei fazer as molas ORIGINAIS, com o mesmo número de elos, porém reforçadas, ou seja, mais espessas, com isso a mola ficou bem mais forte, suportando muito bem o peso do carro, com isso, ele ficou bem alto (1,90m), a ponto de conseguir por pneus 33x12,5 tranquilamente. Como fui informado, nao é aconselhavel por MOLAS MAIORES no carro, pois esticaria muito a suspensao e ficaria com o curso bem curto, se for pra aumentar muito a altura, só com body lift e isso mexe demais no carro....
Fazendo molas reforçadas resolvem a questao e nao sai caro...
Abraços
asousanicot
20/08/2008, 08:20
Belissima Pajero Nicot!
Os modelos europeus são muito bonitos, com laterais inferiores e parachoques em cor diferente da do carro, estou pensando em até fazer isso na minha rsss
Bem quanto a altura, como disse, fiz um ajuste nas barras de torção (o que deu um ótimo levante ao carro) e na traseira mandei fazer as molas ORIGINAIS, com o mesmo número de elos, porém reforçadas, ou seja, mais espessas, com isso a mola ficou bem mais forte, suportando muito bem o peso do carro, com isso, ele ficou bem alto (1,90m), a ponto de conseguir por pneus 33x12,5 tranquilamente. Como fui informado, nao é aconselhavel por MOLAS MAIORES no carro, pois esticaria muito a suspensao e ficaria com o curso bem curto, se for pra aumentar muito a altura, só com body lift e isso mexe demais no carro....
Fazendo molas reforçadas resolvem a questao e nao sai caro...
Abraços
É tive sorte com as cores, procurei na internet durante alguns meses e quando fui de férias por lá negociei com o proprietário um bom preço e 5 dias mais tarde a "Verdinha" já estava no navio atravessando o atlântico na direção de seus primeiras trilhas... na Amazônia e no nordeste Brasileiro...
Mas com certeza a tua está na altura ideal... gostaria muito de colocar molas como as tuas ... tu sabes me dizer qual era tuas medidas com as molas originais? a tua pajero já é de fabricação nacional ou é importada como a minha?
Abraços Amazônicos...
Nicot nao sei te responder quanto a procedencia! hahahahaha
Como posso ver?? rsssss Vi que as pajeros sport nos eua (montero sport)
possuem feixe de molas na traseira ao invés das aspirais, correto??
Ou isso é de acordo com o ano?????
Se for isso, a minha é daqui, pois uso aspirais.
Eu ganhei no total, 17cm na altura, ou seja, se hoje ela está com
1,90m, ela estava com 1,73m antes dos ajustes e da mola. Foi uma
DIFERENCA E TANTO! Antes o carro era mais baixo que eu, agora
é mais alto rsss
Quando eu trocar meus pneus por 33x12,5, postarei fotos de como ficou.
Como disse, ja fiz os testes dos pneus na loja e ficaram ÓTIMOS, so estou
dependendo de vender meu jogo de michelin 31x10,5 pra por os novos.
Se sua pajero tiver molas aspirais na traseira, e se quiser, posso de repente
ver pra voce quanto fica o envio delas. Mandaria fazer aqui e embalava
pra te mandar. Quando fiz, paguei não mais que 180 reais cada uma, se não
me engano...
Forte abraço
asousanicot
07/09/2008, 12:32
tbdelia usei em minha Pajero uma receita semelhante a essa sua, no entanto na traseira optei por calços pois não consegui ninguem que fizesse as molas de forma confiável... vou até confirmar a altura que ficou minha caixa de roda traseira pois já esqueci... depois posto aqui... Tenho a impressão que a traseira da minha tá mais alta que da sua Pajero.
Na frente acho que to com algo como 91cm de altura - o que prá mim já tá muito bom.
Como utilizei os calços a traseira ficou com as molas originais. Acho que elas poderiam ser um pouco mais duras pois nas provas do MMS que faço dá prá sentir o final de curso (em compressão) quando passo em lombadas.
Parando meu carro ao lado de uma Pajero Sport nacional percebe-se que meu carro tá um pouco mais alto (2cm) na frente e na traseira a diferença é um pouco maior (3-4cm).
Uso aro 16 com pneus na medida 265/75 o que dá quase um 32 de altura e 10.5 de largura... não pega nada e enche bem a lateral do carro.
Ola Ladeira...
Tenho pouco mais de 6 meses com minha pajero sport , chamada Verdinha, e estou pesquisando bastante as melhores maneiras de alterar a performance da suspensão e altura do veiculo sem perder muito qualidade e durabilidade desta maquina. Tenho pesquisado muito na europa já que moro na Guiana Francesa e tenho um acesso mais aberto as mercadorias européias, visto que aqui faz parte da União Européia... Tenho um amigo forista do mitisubishi club de portugal, o Rui Arega, que tem uma pajero sport muito bem equipada e planejada por engenheiros.... tu não imagina como ele consegui dar resistencia e ainda guardar o conforto dessa maquina para que possa ser utilizada mesmo no cotidiano sem problemas.
ele colocou molas mais resistentes nos eixo traseiro sem falar dos amortecedores OME de dupla ação, bodylift, etc...
http://img329.imageshack.us/img329/5076/sany0119ud5.jpg
:-)Fiquei bastante interessado nas molas que o tbdelia falou aqui, principalmente pelo baixo custo e pela segurança de utilizar uma mola em vez de calços. As molas OME para nosso carro tem um preço bem elevado na Europa, cerca de 110 euros cada uma. Penso que vou optar pela proposta do TBDELIA. Assim evitaríamos o "fim de curso" como acontece com você nas provas e comigo no cotidiano do trabalho com ecoturismo 4x4 aqui na amazônia.
Essa molas heavy duty que tu vistes saiam por quanto com os amortecedores? podem ser uma boa opção, no momento da troca dos amortecedores...
Bela Pajero!
So acho o snorkel dela HORRIVEL,
nao combina em nada com o carro... putz
Podiam melhorar isso rsss
Abraco a todos
Marcello Ladeira
08/09/2008, 19:10
Asouzanicot, essas molas Heavy Duty saem no Kit com amortecedores nas concessionárias Mit aqui do Brasil. Esse Kit instalado tem o valor de R$ 900,00 (e alguma coisa). É um bom preço levando em consideração que vem junto com 4 amortecedores.
Abs,
asousanicot
12/09/2008, 08:33
Asouzanicot, essas molas Heavy Duty saem no Kit com amortecedores nas concessionárias Mit aqui do Brasil. Esse Kit instalado tem o valor de R$ 900,00 (e alguma coisa). É um bom preço levando em consideração que vem junto com 4 amortecedores.
Abs,
Muito bom preço... por curiosidade, sabes dizer quais amortecedores?
abraços e obrigado pelas dicas...
Marcello Ladeira
12/09/2008, 19:27
asousanicot não sei qual a marca dos amortecedores mas posso ficar sabendo. Depois posto aqui. São os originais da Pajero Sport Nacional.
Abs,
Boas a todos:oops:
Eu comprei um pajero sport em fevereiro deste ano e a primeira coisa que fiz foi colocar amortecedores e molas novas (IronMan) que comprei em Tiendacibex.com por 500€.
Estou com altura do chão a cava da roda atrás de 94cm e na frente com 92,5cm mas fiquei com um problema que e não ter espaço entre o triangulo de suspenção e o batente.
Será que me poderiam dizer se no vosso caso isto tambem aconteceu e como resolveram.:pensativo:
Obrigado
Carlos
Pajero Sport 2.5TD 1999
Marcello Ladeira
09/10/2008, 07:45
Eu comprei um pajero sport em fevereiro deste ano e a primeira coisa que fiz foi colocar amortecedores e molas novas (IronMan) que comprei em Tiendacibex.com por 500€.
Estou com altura do chão a cava da roda atrás de 94cm e na frente com 92,5cm mas fiquei com um problema que e não ter espaço entre o triangulo de suspenção e o batente.
Será que me poderiam dizer se no vosso caso isto tambem aconteceu e como resolveram.:pensativo:
Obrigado
Carlos
Pajero Sport 2.5TD 1999
Se entendi bem você quer saber se ficamos com alguma coisa de curso de suspensão atrás, é isso? No meu caso na mesma medição traseira sua fiquei com 95 cm... fazendo um teste com um macaco consegui levantar o carro até os 106cm, quando a roda traseira começou a perder contato com o chão, portanto fiquei com cerca de 11cm de curso traseiro - o que acho pouco para quem não tem bloqueio atrás, mas adequado para o uso que tenho feito do carro.
Abs,
Se entendi bem você quer saber se ficamos com alguma coisa de curso de suspensão atrás, é isso? No meu caso na mesma medição traseira sua fiquei com 95 cm... fazendo um teste com um macaco consegui levantar o carro até os 106cm, quando a roda traseira começou a perder contato com o chão, portanto fiquei com cerca de 11cm de curso traseiro - o que acho pouco para quem não tem bloqueio atrás, mas adequado para o uso que tenho feito do carro.
Abs,
Sim se ficaram com algum curso mas na frente entre o triangulo de suspenção de cima e o de baixo.
Podem ver a que me refiro no manual em http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/33a.pdf
pagina 33A-8 e 33A-9
Pedi a mitsubishi declaração para homologar pneus 265/70R16 mas eles dizem que so pode ser 265/70R15 mas estive hoje a colocar umas rodas como eu quero e fica demais.
http://img403.imageshack.us/img403/7981/09102008005yh4.jpg
Bela Pajero!
So acho o snorkel dela HORRIVEL,
nao combina em nada com o carro... putz
Podiam melhorar isso rsss
Abraco a todos
Eu tambem não sou muito a favor desse snorkel se fosse um OGZ
http://www.ogz.com.br/lojax1/pict.asp?id=34&height=400
Eu tive um na minha L200 e ficava lindo.
Depois logo posto fotos da L200
asousanicot
10/10/2008, 13:57
Existe uma pajero sport na França completamente adaptada que pode servir de base para nossas pretensões de ganhar altura... não sei se é verdadeiramente o caso pois não sei detalhes dessa adaptação que acho bastante exagerada... mas em todo caso vale a pena mostrar.. o cara é um Francês chamado Dave e que aparentemente publicou todo o projeto num site que não lembro neste momento mas que vou continuar a procurar...
tai a maquina do cara...
http://fr.youtube.com/watch?v=uxAza3RxPck&NR=1
asousanicot
12/10/2008, 09:08
Obrigado
Carlos
Pajero Sport 2.5TD 1999
Caro Carlos,
Estava a analisando tua questão e como tenho pretensões de fazer o mesmo com minha verdinha vamos seguir juntos nesse projeto. :)
Vi que destes uma boa esticada nas barras de torsão e que agora o curso da suspensão está bastante reduzido na frente. Vendo uma reportagem de fotos da montagem de um Bodylift de uma pajero sport idêntica a nossa vi que os batentes da suspensão dianteira foram trocados: Vi também que na mesma loja que tu comprastes os molas existem também batentes menores que dariam um pouco mais de curso na frente.
Então minha pergunta, ja trocastes os batentes?
Caro Carlos,
Estava a analisando tua questão e como tenho pretensões de fazer o mesmo com minha verdinha vamos seguir juntos nesse projeto. :)
Vi que destes uma boa esticada nas barras de torsão e que agora o curso da suspensão está bastante reduzido na frente. Vendo uma reportagem de fotos da montagem de um Bodylift de uma pajero sport idêntica a nossa vi que os batentes da suspensão dianteira foram trocados: Vi também que na mesma loja que tu comprastes os molas existem também batentes menores que dariam um pouco mais de curso na frente.
Então minha pergunta, ja trocastes os batentes?
Troquei por uns que tinha feito para a minha L200 mas não resolveu o problema. Estou a pensar em desmontar as barras de torção e reposiciona-las para ver se resulta (ver se não partem).
Quanto aos pneus a Mitsubishi Portugal não passa a declaração para a medida 265/75R16 só passa a medida 265/70R15
Aqui podes ver algumas fotos da L200 em que dá para notar a latura que tinha e o Snorkel da OGZ :concordo:
http://picasaweb.google.com/cjvargues/L200?authkey=JKu8jiEh6Oc#5256321016004996498
asousanicot
13/10/2008, 09:05
que declaração?
eu uso os 265/75 R16 na minha e não raspa em nada... e nunca toquei na suspensão... mas é verdade que nem sempre ando com peso...
Marcelo-HPE
13/10/2008, 09:19
Tb uso 265-75 R16 Scorpion ATR na minha l 200 e ainda regulei as barras de torção para levantar ainda mais a frente dela . eu gosto dela assim tipo Tratozão .
E já antes da regulagem o pneu não raspava em nada . mesmo manobrando etc .
abs
Marcelo-HPE
13/10/2008, 09:27
Ah !!
Esses pneus 265-75- R16 alongam a relação do diferêncial em 3,4 %
abs
Pois em portugal para se poder colocar outro tipo de pneus e necessario uma declaração da marca e depois ir a direcção de transportes para ele colocarem essa medida no documento do carro (Livrete) se não a policia pode aprender os documentos do carro e pagamos multa.:parede:
O snorkle da OGZ para quem estiver interessado e segundo e-mail enviado por eles custa R$595,00
Alessandro
Estive e ver se encontrava os batente na loja Cibex mas não encontrei será que me podes enviar o link.
asousanicot
15/10/2008, 08:45
Pois em portugal para se poder colocar outro tipo de pneus e necessario uma declaração da marca e depois ir a direcção de transportes para ele colocarem essa medida no documento do carro (Livrete) se não a policia pode aprender os documentos do carro e pagamos multa.:parede:
O snorkle da OGZ para quem estiver interessado e segundo e-mail enviado por eles custa R$595,00
Alessandro
Estive e ver se encontrava os batente na loja Cibex mas não encontrei será que me podes enviar o link.
Desculpa Carlos, me enganei... não é no mesmo site que tu estavas mas um outro... aqui esta o link do kit de ajuda a suspensão que inclui os batentes e outras coisas...
http://www.foro4x4.com/tienda/mitsubishi/montero/suspkit.php
eu estou comprando 10 calços de elevação em aço inox esta semana... com o cara que fez a pajero do vídeo que postei aqui mesmo nesse tópico... vou ganhar 40mm. tenho também uma reportagem em foto francesa que explica passo a passo com instalar os calços. ja ganhei 25mm com os pneus.
Vamos ver!
Abraços e saudações amazônicas.
Desculpa Carlos, me enganei... não é no mesmo site que tu estavas mas um outro... aqui esta o link do kit de ajuda a suspensão que inclui os batentes e outras coisas...
http://www.foro4x4.com/tienda/mitsubishi/montero/suspkit.php
eu estou comprando 10 calços de elevação em aço inox esta semana... com o cara que fez a pajero do vídeo que postei aqui mesmo nesse tópico... vou ganhar 40mm. tenho também uma reportagem em foto francesa que explica passo a passo com instalar os calços. ja ganhei 25mm com os pneus.
Vamos ver!
Abraços e saudações amazônicas.
No documento do teu carro qual a medida de pneus que tu tens???
Seria possivel mandares ou postar as fotos da reportagem???
Eu depois vou querer ver a tua máquina
Obrigado
Abraço
Carlos Vargues
Ja colocas-te os calcos inox
Bruno Lins
04/04/2010, 01:16
Sugestões para levantar uma pajero sport 2007/07 diesel automática?
Abraços
Boa noite a todos!
Tbdelia tenho uma Pajero Sport e venho acompanhando as belas mudancas em sua Pajero. Gostaria que me enformase onde consigo um quebra mato igual ao que intalou na sua?
Um abraco.
Romulo Lubachesky
06/05/2011, 21:13
Caramba, show esses exemplos de transformações...
Fiquei com vontade de fazer algumas coisas na minha no futuro, mas nada muito radical.
Abs
Romulo Lubachesky
Vamos reativar esse papo.
rafaelcantalice
08/02/2017, 23:18
total apoio!