PDA

Ver Versão Completa : Q20BTurbo 4,5 Km / Litro, é isso?



Marcos K
11/08/2008, 20:30
Olá Pessoal. Acabei de comprar uma Veraneio com motor Q20B Turbo. Fiquei um tanto assustado com o consumo, sei que as variáveis são muitas, mas está fazendo 4,5 Km / Litro na cidade. Sou inexperiente em motores Diesel, então, ha algo errado? Que pode ser?
Um abraço a todos!

Dieselboy
11/08/2008, 23:14
Tem "coisa" errada aí! :stop: pois, um Q20T bem regulado, faz algo em torno de 9 km/L.

Leva num bombista para verificar a regulagem da bomba injetora, eles já aproveitam e verificam tbém a vazão dos bicos, se eles estão pulverizando de forma correta, etc.

Se estiver fumaceando preto demasiadamente, é um indício que, a bomba foi aberta, daí gasta que é uma beleza! :putz:

Outra hipótese menos provável, mas que, pode acontecer, é checar a aferição do odômetro, ele pode estar com algum problema, daí a média fica "furada".

Abs e até mais.

Marcos K
12/08/2008, 10:44
Obrigado pela dica! Assim eu descobrir alguma coisa eu posto no tópico!
Abraços!

Marcos K
14/08/2008, 20:26
Olá Pessoal. Tenho uma questão que pode soar meio "estranha", mas como neófito vou me permitir a fazê-la com a licença dos colegas. É o seguinte: Sei que em motores a gasolina é normal ligar / desligar a turbina conforme a necessidade. Pois bem, os motores Diesel, assim me parece, possuem turbina ou instalada ou não. Por uma questão de economia de combustível, não seria possível deixar de usar o recurso da turbina quando fosse mais conveniente (na cidade, por exemplo) e ativar o sistema apenas quando a relação performance x consumo fosse mais compensatória? Isso seria feito por meio de alguma válvula que "desviasse" a pressão do turbo? É uma Veraneio com motor Q20B. Um abraço a todos.

joão k. chikui
22/08/2008, 18:49
Na decada passada tive uma D-20 com Q20-B Turbo e fazia 10 km/l na estrada e 9 na cidade. E andava muito bem.

Rammster
15/11/2008, 13:56
Uma opção seria colocar um buster na turbina, ele regula a pressão por exemplo, voce andaria com 0.4kg's e acionando o buster voce pula para por exemplo 1.2kg's.
na questão gastão a bomba pode estar aberta, os bicos desrregulados, ter vazamento de diesel, a muitas variaveis, ma o ideal é que voce faça um revisão geral tendo em vista que voce pegou o carro agora, pelo menos evita problemas futuros

[]'s

Rodrigo-Cambé
19/07/2009, 19:47
Tem coisa errada e muito errada !!!!!!!

tbm possuo uma veraneio 1978 com motor Q20B Turbo com 1KG de preção, anda só na pauleira.Abri MEIO QUARTO DE VOLTA NA BOMBA :twisted: faz em torno de 8 a 10 Km por litro que pode estar ocorrendo com a sua:

Da uma olhada na bomba pod estar muito aberta
Ela fumaceia muito ?????
A fumaça é Preto ou branco ???
A turbina esta em boas condições ???
leve -a num bombista as vezes tbm pod ser sua bomba que ta indo e com isso consome muito mais

Aki vai uma foto da minha LOÇA :dance::dance::dance:
adoro essa camionete !:D:D
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=14885764409543447938&pid=1238107454561&aid=1206549770$pid=1238107454561

Rodrigo-Cambé
19/07/2009, 19:49
é a foto ta aki uahsuahsuahs

Kim
19/07/2009, 23:24
Rodrigo-Cambé!

A coisa aí é simples!

Sua veraneio era a gasolina (todas foram a gasolina), então, só trocaram o motor e esqueceram da relação.

Coloca a relação para diesel, que tudo ficará normal.

Abraços.

Kim.

Rodrigo-Cambé
20/07/2009, 10:10
kim blz ??

agradeço a atenção o problema não é com a minha vera e sim com a do marcos k mas tudo bem fik tranquilo
a minha foi trocado tudo ta tudo da D-20.
Oque vc falo tem sentido sim é uma boa opnião.:concordo:

Kim
20/07/2009, 13:07
Opa Rodrigo-Cambé!

Você tem razão, desculpe a troca!:putz:

Bem, nos tivemos uma A10, super luxo, aquelas que tem o painel cheio de reloginhos, 6cil...

No decorrer do tempo, colocamos um motor de trilhadeira de arroz, turbinado e intercoolado, mais não passava de 100km/h., saia em 3ª marcha, 1ª..., não se usava.

Aí trocamos a relação dela, ficou muito boa, 150, arriscando até um 160km/h.

A bomba era toda aberta, com um cano de 3" direto...

Em 96 a vendemos, ainda está na cidade, entregando gás, chega da dó!

Mais...:odedo: :odedo: :odedo:

Abraços.

Kim.

Rodrigo-Cambé
23/07/2009, 23:54
opa kim tudo certu ??

é meu avo teve uma A10 dessas mas vendu com motor original axo que eu correndo andava mas que ela (:stop:)
é a veraneio ja pegamos 160Km/h com a bomba com 1/4 de volta aberta
com um cano de 4pol
o barulho era maravilhoso e a turbina berrava igual uma condenada
o problema era meu pai falando nas minhas ideias cada marcha era uma reclamação diferente mas tudo relacionado ao escapamento mas....:odedo:

faze u que a vida é feita de experiencia vividas.

fui T+:concordo: