PDA

Ver Versão Completa : Teste RTI - qual a sua marca?



Pablo Toledo
10/08/2008, 14:35
Salve todos!

Alguém sabe me dizer aonde em São Paulo ou região eu posso fazer um teste RTI???

Sem entrar nessa de quem é mais que quem, acho que seria legal termos um tópico sobre o assunto aonde as pessoas pudessem postar seus resultados e o conjunto que têm para tanto.

Para motivar a galera, eu achei um video legal no youtube sobre o assunto. Vejam a suzukada arrepiando os demais veículos!!!

http://br.youtube.com/watch?v=ePbiREiSGPc

A única coisa que me estranha é um Vitarinha com IFS (balança) ter ficado em segundo lugar dentre tantos outros 4x4 de eixo rígido.

[]s

Pablo Toledo
10/08/2008, 15:23
Para empolgar a galera, segue algumas fotos com outros carros na rampa.

http://www.darwin4x4.net/forum/viewtopic.php?t=514&highlight=rti

Alexandre X
10/08/2008, 16:04
Muito show a ideia, podiamos reunir uma galera ponta firme em Sampa para construir uma e fazer um churrascao para testa-la.



Salve todos!

Alguém sabe me dizer aonde em São Paulo ou região eu posso fazer um teste RTI???

Sem entrar nessa de quem é mais que quem, acho que seria legal termos um tópico sobre o assunto aonde as pessoas pudessem postar seus resultados e o conjunto que têm para tanto.

Para motivar a galera, eu achei um video legal no youtube sobre o assunto. Vejam a suzukada arrepiando os demais veículos!!!

http://br.youtube.com/watch?v=ePbiREiSGPc

A única coisa que me estranha é um Vitarinha com IFS (balança) ter ficado em segundo lugar dentre tantos outros 4x4 de eixo rígido.

[]s

Poc
11/08/2008, 19:35
Muito show a ideia, podiamos reunir uma galera ponta firme em Sampa para construir uma e fazer um churrascao para testa-la.

Dá uma olhada no video deste hummer http://br.youtube.com/watch?v=cFCRa0PKNXE&feature=related

zelucas
11/08/2008, 21:23
Nossa já tinha visto esse vídeo mas não achei mais...

Whell base é entre eixos?? Se for, a competição é injusta, pois entre-eixos maior, ajuda, mas nem tanto... Já a bitola maior ajuda bem, afinal um eixo mais longo com a mesma inclinação dos mais curtos alcança um ponto mais alto.


[]s

Pablo Toledo
11/08/2008, 23:03
Zé;

Realmente o justo é comparar carros com a mesma distância entre-eixos para não haver distorção. Porém a idéia não fazer disso uma competição mas sim um meio efetivo de comparar as soluções/configurações.

Por exemplo, eu que tenho um Vitara quero muito saber o que o cara do Vitara verde fez pra conseguir aquele curso todo. Ainda, quero saber como fica a vida útil das homocinéticas dele etc. Assim como você, que tem um Samurai, pode querer saber o que o Samurai "campeão" fez pra ter o RTI que tem. E assim por diante.

Evidentemente que comparar o meu módico Vitara com calços de duas polegadas com o Samurai do X que tem eixos de Toyota e pneus 38" é o mesmo que comparar acerola com uma jaca :shock::concordo:

[]s





Nossa já tinha visto esse vídeo mas não achei mais...

Whell base é entre eixos?? Se for, a competição é injusta, pois entre-eixos maior, ajuda, mas nem tanto... Já a bitola maior ajuda bem, afinal um eixo mais longo com a mesma inclinação dos mais curtos alcança um ponto mais alto.


[]s

WOT
12/08/2008, 14:45
Justamente devido à diferença no entre-eixos (wheelbase) dos vários carros é q o RTI é o resultado da distância percorrida na rampa dividida pela distância do entre-eixos. Para que todos os carros possam ter uma marca comparável entre si.
Sendo assim, o entre-eixos longo não ajuda tanto, pois o carro vai mais longe, mas essa distância é dividida por um número maior do que o cara que tem um entre-eixos curto.
Já em relação à bitola, aí sim, ajuda mesmo.

Abraço

brunoslins
12/08/2008, 16:29
Olhem esse aqui..... http://www.youtube.com/watch?v=2_1z8JSE63A

zelucas
12/08/2008, 18:06
Justamente devido à diferença no entre-eixos (wheelbase) dos vários carros é q o RTI é o resultado da distância percorrida na rampa dividida pela distância do entre-eixos. Para que todos os carros possam ter uma marca comparável entre si.
Sendo assim, o entre-eixos longo não ajuda tanto, pois o carro vai mais longe, mas essa distância é dividida por um número maior do que o cara que tem um entre-eixos curto.
Já em relação à bitola, aí sim, ajuda mesmo.

Abraço


É isso que eu quis alertar, as vezes um veículo pode parecer ter uma suspensão fantástica, mas na verdade o curso dela foi ganho aumentando a largura total do eixo + rodas e pneus...

Já o entre eixos maior, ajuda a poder instalar suspensões com curso maior, mas diretamente, só ajudaria no fato de o carro mais longo ficar com uma inclinação menor ao subir na rampa e consequentemente distribuir melhor seu peso na suspensão Mas não sei se por isso tem que descontar tantos pontos, no segundo link que o Pablo postou tem a foto de um land cruiser que torceu bastante mas não passou nem perto na pontuação.

Poc
13/08/2008, 10:37
Olhem esse aqui..... http://www.youtube.com/watch?v=2_1z8JSE63A

Fantastico mesmo Bruno, eu já tinha visto este tb, isto é que é força, ehm?

Poc
13/08/2008, 10:39
Nossa já tinha visto esse vídeo mas não achei mais...

Whell base é entre eixos?? Se for, a competição é injusta, pois entre-eixos maior, ajuda, mas nem tanto... Já a bitola maior ajuda bem, afinal um eixo mais longo com a mesma inclinação dos mais curtos alcança um ponto mais alto.


[]s

Pois é Zelucas, tb acho injusto, não entendo da competição, mas na minha opinião, o certo seria comparar por categoria ou por tipo de carro. Eu até gostaria de saber mais sobre o assunto, porque acho interessante.

carasuja4x4
03/12/2009, 10:38
opa gente, interessante o assunto.....


qual seria a altura de uma rampa destas,as medidas variam de lugar pra lugar ou existe uma norma pra elas?


RTI = a que traduçao (ramp travel index) mais ou menos isto?


o ponto que se deve parar é a partir do momento em que a roda sai do chao, ou existe outra marca?

Fabil
03/12/2009, 18:57
o ponto que se deve parar é esse... :mrgreen:
]

Fabil
03/12/2009, 18:59
o que tá acontecendo no forum que nao tá inserindo video?

Elmer_Jeep
04/12/2009, 12:00
opa gente, interessante o assunto.....


qual seria a altura de uma rampa destas,as medidas variam de lugar pra lugar ou existe uma norma pra elas?


RTI = a que traduçao (ramp travel index) mais ou menos isto?


o ponto que se deve parar é a partir do momento em que a roda sai do chao, ou existe outra marca?
As respostas estão aqui: Testando Suspensão na Rampa RTI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5139) :concordo:

Elmer_Jeep
04/12/2009, 12:01
o que tá acontecendo no forum que nao tá inserindo video?



Ta rolando um bug mas é só clicar em EDITAR e dai remover os comandos URL e /URL

[]'S