PDA

Ver Versão Completa : Rodas Livre Hilux SR5 98



silviocesar
09/08/2008, 22:24
Boa noite pessoal,

Como funciona e pra que serve esse lance de roda livre ?

Na Hilux Sr5 li que é manual e ajusta na dianteira.

Desculpem-me pela pergunta que certamente é de iniciante... :oops:

Abraços!!

Silvio

DieselPower
09/08/2008, 22:42
Caro Sílvio,
Todos estamos aqui para aprender.
Roda livre, é (para simplificar) o cubo da roda dianteira, que quando esta ligado fixa-se ao semi-eixo, faz com que a roda gire. Já quando estão desligadas, se você engatar a tração através da alavanca (dentro da picape) os diferencial dianteiro e os semi-eixos irão girar, porém as rodas estarão "livres".
É mais fácil na prática que tentar explicar aqui...
Basicamente é uma borboleta no cubo de roda com as inscrições: Free, Lock.
Este sistema esta apenas nas rodas dianteiras, já que as traseiras sempre estão tracionando. ESte sistema é mais confiável, se comparado aos automáticos.
Já na Ranger mais nova, ela não possui roda livre, ou seja, os semi-eixos ficam permanentemente ligados ao cubo da roda dianteira
Existem também, os sistemas automáticos, sejam elétricos ou a vácuo.
Abraço.

silviocesar
10/08/2008, 10:55
Pra ver se entendi:

Então quando vc engata a tração 4x4 mas os cubos estão na posição Free, não se traciona as rodas dianteiras, ou seja, não fica tração nas 4 rodas?

É isso ?

1) Outra pergunta, seria , correto andar assim: Posição Free e lavanca sem tração na dianteira pra rodar na estrada ?

2) E se tiver a lavanca do 4x4 desligada(tração apenas na traseira) e os cubos não tiverem Livre causa algum problema ?

Muito obrigado!!!!

Att,

Silvio

guilhermeabreu
10/08/2008, 11:33
SILVIOCESAR

É ísto mesmo , qdo vc coloca a alavanca na posição 4x4 e a rodalivre na posição free a SR5 não traciona na frente , mas o conjunto de engrenagem como o cardã o diferencial e os semieixos giram pela força do motor , mas não estão ligados nas rodas , elas estão livres , por ísto que é chamado roda livre .

Do mesmo modo que se vc colocar a rodalivre na posição look e não engatar a alavanca na posição 4x4 , vai acontecer a mesma coisa , ou seja : os semieixos , o diferencial e o cardã irão girar pq as rodas girando é que vão fazer este conjunto girar , mas não terão tração nas 4 rodas pq este conjunto NÃO ESTA LIGADO NA CAIXA DE REDUÇÃO OU CAIXA DE TRAÇÃO OU T-CASE , daí não terão a ação da força do motor .

Vc não deve andar assim continuamente , pq vc estará causando desgaste desnecessário a todo conjunto , sem falar que vai aumentar discretamente o consumo de combustível .

Mas DEVE FAZER ÍSTO uma vez por mes rodando em torno de uns 20 km SÓ PARA FAZER UMA LUBRIFICAÇÃO DO CONJUNTO E TIRAR AS ENGRENAGENS DA MESMA POSIÇÃO . E depois disto voltar na posição inicial , ou seja : a alavanca na posição 4x2 e a roda livre na posição free .

DieselPower
10/08/2008, 15:10
O Guilherme Já respondeu.
Abraço.

silviocesar
10/08/2008, 19:05
É bom usar o sistema 4X4 pelo uma vez ao mês ou apenas o sistema acionado na alavanca de tração e depois o sistema da roda de forma separada só para lubrificar o sistema ?

Uma outra pergunta, o 4X4 pode ser acionado com o veículo em movimento na Hilux SR5 ? Existe limite de velocidade ?

Muito obrigado, cada vez fico através do Fórum 4X4Brasil mais conhecedor do meu novo carro e ainda me sinto uma criança com um brinquedo novo...

Como diz a frase: O Homem nunca deixa de ser criança, ele apenas muda os preços dos seus brinquedos...

Silvio

guilhermeabreu
10/08/2008, 20:51
CARO SILVIOCESAR

Qdo a gente passa muita informação ao mesmo tempo , acabamos esquecendo tudo .

Para simplificar , vc pode acionar a tração 4x4 de qquer forma uma vez por mes sendo que deve rodar em torno de 20 km e voltar a usar em 4x2 e a roda livre na posição free .

Alguns carros vc pode acionar a alavanca de tração 4x4 até 80 km/h , mas não custa nada e é mais seguro vc parar o carro e engatar a tração .
Pois andando e engatar a tração , vc que não tem muita experiencia , PODERÁ MOVER A ALAVANCA PARA A POSIÇÃO DE 4X4 REDUZIDA , E QUEBRAR TUDO , fica baratim para consertar , +- uns R$6.000,00 no mínimo , LOGO : pare o carro , coloque em 4x4 , roda +- 20 km , para o carro novamente , desengata a tração e vai pro abraço .

SEJA FELIZ COM SUA HILUX SR5 .

DieselPower
10/08/2008, 21:14
Sílvio, como o amigo Guilherme falou, algumas picapes possibilitam o engate da tração a até 100 km/h, porém a Hilux Sr5 só parada mesmo.
Ou seja, não tente engatar nem 4x4 hi nem 4x4 low com a picape em movimento, neste caso não é uma opção. Você é obrigado a estar parado.
Abraço.

silviocesar
11/08/2008, 09:07
Bom dia,

E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?

rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:

Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)

Att,

Silvio

Ivan Natal
11/08/2008, 22:13
Bom dia,

E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?

rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:

Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)

Att,

Silvio

Silvio
È o seguinte:

4x2 vôce tem força motriz(as rodas estão conectadas ao motor) somente nas rodas traseiras.
4x4 a força do motor está atuando em todas as 4 rodas e voce não notará o carro com mais força, porem não deve usala em piso que ofereção resistencia(asfalto, calçamento). em casos de atolamento onde as rodas traseiras deslizarem com facilidade tipo areia ou estradas escorregadias isto normalmente resolve.Voce tambem vai notar o carro muito mais a mão em velocidades maiores em pisos escorregadios evitando assim derrapagens.
4x4 reduzida alem de todas as caracteristicas do 4x4 o carro terá muito mais força apesar de não saber ao certo em qual proporção pois ainda não usei a hilux pois acabei de comprar uma(Leilão) e ainda nem sequer recebi.Neste caso a velocidade usada deverá ser extremamente menor e quando a força do motor apesar de transmitida as 4 rodas não for suficiente para movimentar as rodas ou sejam em lamas pesadas ou subidas ingrimes.
Abs Ivan

DieselPower
12/08/2008, 15:18
Silvio
È o seguinte:

4x2 vôce tem força motriz(as rodas estão conectadas ao motor) somente nas rodas traseiras.
4x4 a força do motor está atuando em todas as 4 rodas e voce não notará o carro com mais força, porem não deve usala em piso que ofereção resistencia(asfalto, calçamento). em casos de atolamento onde as rodas traseiras deslizarem com facilidade tipo areia ou estradas escorregadias isto normalmente resolve.Voce tambem vai notar o carro muito mais a mão em velocidades maiores em pisos escorregadios evitando assim derrapagens.
4x4 reduzida alem de todas as caracteristicas do 4x4 o carro terá muito mais força apesar de não saber ao certo em qual proporção pois ainda não usei a hilux pois acabei de comprar uma(Leilão) e ainda nem sequer recebi.Neste caso a velocidade usada deverá ser extremamente menor e quando a força do motor apesar de transmitida as 4 rodas não for suficiente para movimentar as rodas ou sejam em lamas pesadas ou subidas ingrimes.
Abs Ivan

Na maioria das camionetes, a redução é duas vezes maior.
Ou seja, a primeira, será duas vezes mais forte, mas atingirá a metade da velocidade.
É mais fácil aprender quando utilizar cada uma delas na prática.
Abraço.

Ivan Natal
17/08/2008, 19:54
Sílvio, como o amigo Guilherme falou, algumas picapes possibilitam o engate da tração a até 100 km/h, porém a Hilux Sr5 só parada mesmo.
Ou seja, não tente engatar nem 4x4 hi nem 4x4 low com a picape em movimento, neste caso não é uma opção. Você é obrigado a estar parado.
Abraço.

Esta semsna verifiquei o manual da minha (2002) e tem que para ligar a tração pode ser feito até 40 Km e para reduzir atté 8 KM, me suspreendi pois no troller e frontier, vitara samurai e outros a redução somente parado e com as rodas dianteiras preferencialmente alinhadas. me surpreendi mais ainda pois no manual tem que para tirar da redução pode ser em qualquer velocidade.
Sds Ivan

DieselPower
17/08/2008, 22:01
Ivan,
Meu sogro possui uma Sr5 CD 1999 e a dele só engata a trção com o veículo parado, e para desengatar andamos bem devagar, questão de 4 ou 5 km/h, se andar mais que isso não desengata.
Na minha opinião, como dificilmente estaremos em uma cituação surpresa em que teremos que esgatar rapidamente, vale a pena parar para engatar. Até na minha L200 "Shift on the fly" que pode ser engatada até 110km/h eu sempre paro e engato com ela parada. Acredito que vale a pena, e não faz com que as peças sofram edsgastes desnecessários.
Abraço.

plopes
18/08/2008, 13:32
Opa !

No manual da minha SW4 2000, diz que a tração pode ser acionada em movimento, porém somente até 80Km/h.

Já a reduzida, até 8Km/h.

Tenho o costume de acionar a tração sempre que começa a chover e a pista fica molhada (até porque deve-se usa-la + ou - 16Km/mês) e sempre o faço em movimento.

Abraços.

tio_mica
20/08/2008, 22:05
Embora ja saiba a teoria das coisas aprendi bastante nesse topico e vo tentar exemplificar a ideia da reduzida: Imagina uma bicicleta, quando voce engata a engrenagem pequena ( nos pedais ) com a grande da roda, voce tem uma marcha super leve, ou seja uma marcha que vai te dar bastante força, pra enfrentar uma subida por exemplo, porém quando voce adiquire velocidade voce ve que essa marcha ta leve demais e não tem mais como voce dar força nela, porque voce teria que pedalar a uma velocidade incrivel, a mesma coisa acontece com o carro, na reduzida a disposição das engrenagens são essas, voce tem muita força a baixa velocidade, porem quando aumenta a velocidade a rotação vai la em cima, é o motor tentando "pedalar" mais rapido.
Emfim se falei alguma merda me corrijam :oops:
Abraços

DieselPower
21/08/2008, 11:12
Embora ja saiba a teoria das coisas aprendi bastante nesse topico e vo tentar exemplificar a ideia da reduzida: Imagina uma bicicleta, quando voce engata a engrenagem pequena ( nos pedais ) com a grande da roda, voce tem uma marcha super leve, ou seja uma marcha que vai te dar bastante força, pra enfrentar uma subida por exemplo, porém quando voce adiquire velocidade voce ve que essa marcha ta leve demais e não tem mais como voce dar força nela, porque voce teria que pedalar a uma velocidade incrivel, a mesma coisa acontece com o carro, na reduzida a disposição das engrenagens são essas, voce tem muita força a baixa velocidade, porem quando aumenta a velocidade a rotação vai la em cima, é o motor tentando "pedalar" mais rapido.
Emfim se falei alguma merda me corrijam :oops:
Abraços

Boa explicação.
Sem dúvida ajudará os menos experientes a entender o funcionamento, afinal, todo mundo já andou de bicicleta.

Rodolfo40c
14/06/2010, 23:44
E pra eu instalar uma roda livre automatica na minha bicicleta? rsrs brincadeira!
Mas sim, Tenho uma hilux japonesa 95.. Não é aconselhavel eu deixar a roda-livre em lock, e usar tração somente quando engatar na alavanca, quando precisar?
Ja vi alguns kit´s de roda-livre automatica, será que é posivel instalar na minha hilux?
Falam que nao é tao resistente quanto a manual, é verdade?

Pitão
15/06/2010, 18:18
Rodolfo,

como já foi falado anteriormente, se vc. rodar sempre com a roda-livre em "lock", você estará "arrastando" desnecessariamente todos os componentes da tração dianteira (semi-eixos, diferencial, cardã e engrenagens da caixa de transferência).

Com isso você só estará provocando desgaste prematuro do sistema, aumentando o consumo, diminuindo o desempenho e aumentando os níveis de ruído da sua picape. Enfim, na minha opinião, não creio que seja uma boa idéia.

Quanto às rodas automáticas, no seu caso teriam que ser de acionamento mecânico. Na minha opinião, muito pouco confiáveis.

As SW4 mais novas, a partir de 96, trabalham com um sistema automático de acionamento à vácuo, mas não vale a pena instalar na sua não. :discordo:

Considerando que a sua Hilux é japonesa, você tem o conjunto mais robusto e confiável que qualquer outra picape deste porte - eixo rígido Toyota 8", meu conselho é:

- Ela é perfeita, não mude nada!!! :lol:

[ ]s

Rodolfo40c
10/07/2010, 02:43
E que tipo de óleo uso na caixa de transferência da minha japonesa? Pode ser o mesmo do Diferencial traseiro? Que é o recomendado pela toyota, SAE 90 API GL-5 para temperatura acima de 18ºC ou o SAE 80w-90 API GL-5. E no diferencial dianteiro tambem posso usar esse mesmo óleo especificado?

franca_PE
11/07/2010, 07:50
Olhando este tópico fiquei curioso:?: a SW4 98TD não precisa mover nada na roda livre? ela é automatica? espero sanar esta duvida com os amigos.

Abçs.


Sérgio França