PDA

Ver Versão Completa : Problema com motor BF 6 cil.



ivanm
12/08/2004, 08:48
Tive um problema com meu jeep e gostaria de saber se alguém já passou por problema semelhante...

É o seguinte, estava andando com meu jeep, quando derrepende o motor morreu, tentei dar a partida e nada. Já com o jeep em casa, verifiquei que as velas estão faiscando. Joguei gasolina no carburador , tentei fazer pegar novamente e nada.

Como esta faiscando, imagino que o distribuidor esta OK e como joguei gasolina no carburador, imagino que era para pegar por um tempinho (mesmo se o carburador estiver com problema).

Alguém sabe o que mais posso fazer para ressuscitar o motor do meu jeep?

Alessandro Henrique
12/08/2004, 11:07
Tem centelha e gasolina e não funciona?
Nem uma breve explosão?
Sugiro inicialmente verificar o ponto de ignição.
Verifique se o carburador também está funcionando adquadamente. O quando de gasolina você colocou sob o carburador para o teste?
Verifique se não há fuga de corrente no cabo que liga a bobina ao distribuidor.

Ian Moreira
12/08/2004, 13:04
Salve galera :D
Olha talvez possa ser falta de respiro no tanque de gasolina, tanque sujo ou soltando ferrugem(que foi meu problema por 1 mês até eu trocar o tanque :? ) ou giclê do carburador entupido, boia do carburador desrregulada ou furada, manda dar uma geral no seu carburador e troca os reparos, fica até mais econômico :wink:

[]' Parpiteiros...

p.peleje
12/08/2004, 13:11
Suspiro?
Quem sabe algum outro docinho tb resolva, experimenta jogar creme de leite com coco, quem sabe....

Brincadeira heim galera, sem stress!!!!


[]s


Peleje

p.peleje
12/08/2004, 15:30
Fala ai Ian,

Arrumou o erro né?
Foi brincadeira, não leve a mal.

[]s

Peleje

Ian Moreira
12/08/2004, 18:18
Fala ai Ian,

Arrumou o erro né?
Foi brincadeira, não leve a mal.

[]s

Peleje

Que isso não me importo não :D
Mudei rapidamente, pois ví a sua mensagem, você viu o pessoal do FORUM "TRUCIDANDO" um colega porquê perguntou como se fazia SUSPIRO DO DIFERENCIAL :lol: :lol: :lol: , caí no mesmo erro :lol:

Abraços :!:

JeepDennis
13/08/2004, 00:47
conheço um doce bom de suspiro com morango experimente que fica muito bom :lol: :lol: :twisted:

Vinicius_4x4
13/08/2004, 09:29
Tive um problema com as mesmas características no meu jeep e a solução foi trocar o tanque.
Mas para saber se é realmente o tanque, antes de comprar um que custa 100 reais ou um pouco mais, veja se tem gasolina no filtro próximo ao carburador, se não tiver desconecte a mangueira (mangueira preta que chega na bomba de gasolina, que vem do tanque) e ligue a bomba de gasolina à uma garrafa cheia de gasolina, esta funcionando como um tanque provisório. Assim tu pode ver se o problema é realmente o tanque.
Às vezes pode ser a bomba de gasolina também, o valor do tanque e da bomba de gasolina se equivalem.
Aconselho, no caso de ser o tanque sujo, trocar também a mangueira e o primeiro filtro, no sentido tanque até a bomba de gasolina.
Tenta aí e ve se dá certo.
Qualquer coisa entra em contato denovo.

leovalle
13/08/2004, 09:33
Vcs sacanearam o cara e ele não escreveu nada errado:

suspiro e respiro indicam a mesma coisa.

suspiro
do Lat. suspiru
s. m.,
respiração mais ou menos prolongada, produzida por desgosto ou incómodo físico;
ânsia;
gemido;
ai;
murmúrio suave;
pequeno orifício por onde se leva a luz e o ar a uma mina ou túnel;
perpétua (planta);
saudade (planta);
bolo feito de claras de ovos e açúcar.

respiro
s. m.,
respiração;
folga;
abertura nos fornos para sair o fundo;
respiradouro.

[]'s

JeepDennis
13/08/2004, 11:39
não esquenta Leovale é só brincadeira, quem que nunca errou :wink:

Acredito que não seja problema do tanque pq ele disse que jogou gasolina direto no carburador e ñ funcionou, pra mim parece carburador entupido ou motor fora de ponto.

leovalle
13/08/2004, 12:53
Problema elétrico sintmático e de certa forma comum no Willys, causado por torção ou pelo mau de "osmar".


Ele deve estar com "osmar contato" em algum fio ou da bobina ou do arranque, ou o terra bambo no motor, ou cabo bambo nos contatos da bateria; ou soltos.

[]'s

Sergio Rocha
13/08/2004, 19:34
Vcs sacanearam o cara e ele não escreveu nada errado:

suspiro e respiro indicam a mesma coisa.

suspiro
do Lat. suspiru
s. m.,
respiração mais ou menos prolongada, produzida por desgosto ou incómodo físico;
ânsia;
gemido;
ai;
murmúrio suave;
pequeno orifício por onde se leva a luz e o ar a uma mina ou túnel;
perpétua (planta);
saudade (planta);
bolo feito de claras de ovos e açúcar.
[]'s

Pode ser a mesma coisa, mas incomodo físico,gemido, murmurio suave?
Vou continuar com respiro.Até porque eu prefiro respirar a ter que suspirar. :wink:
[]'

Sukys
14/08/2004, 01:38
Enquanto o povo suspira e come suspiro :lol: deixa eu rever o problema:

Motor funcionando, logo quente...
Motor morre e não pega mais...
Ignição manda faísca...
Gasolina direto no carburador e motor nem tosse...

Humm... dê um pulo até a padaria, compre umas cem gramas de suspiro, volte para casa len-ta-men-te, comendo os suspiros entre um respiro e outro, gastando com isso uma meia hora.
Entre no jipe, pise no acelerador em meio curso, dê a partida, e verá um motor sair do "engasopamento" em poucos segundos! :lol:

Abraços,

leopoldo
14/08/2004, 08:35
..........Como esta faiscando, imagino que o distribuidor esta OK e como joguei gasolina no carburador,...........

NÃO exatamente!

Um motor não pega ou por falta de gasolina ou por falta de ignição, mas se o distribuidor estiver fora ou a engrenagem do comando também estiverem fora, aí o motor sai de sicronia e bau bau.

Para ter certeza que tem gasolina, faça o seguinte teste:

tire o filtro de ar, olhe dentro da "garganta" do carburador, com a mão.......acione a alavanca da aceleração e veja se sai um fino esquicho de gasolina pela bengalinha.

Saiu? então tem mesmo gasolina e mais importante ...... dentro da cuba.
Pode mesmo ser problema elétrico.

Não saiu? solte os parafusos da tampa do carburador, remova e olhe dentro. Se houver nível de gasolina na cuba, o circuito de aceleração pode estar entupido.

Se for Solex....pode ser aquela bombinha com o diafragma....rasgado ou endurecido.

Se for DFV.....pode ser aquela bombinha de pistão que tem uma esfera lá embaixo. Dê também uma olhada no giglê da lenta.....remova aquele parafuso em baixo da cuba que vem com o giglê....veja se não está entupido.

Se não há nível, pode ser bomba bichada, tanque/filtro entupido ou tampa de tanque sem respido (como já falaram)........

Agora, se no teste de combustível passou, vamos para a segunda etapa.

Tire da tampa do distribuidor o cabo que vem da bobina e aproxime esta ponta de uma superfície metálica. Peça para alguém dar partida enquanto você vê a faísca saltar. Saltou uma bela faisca vermelho-azulada? ótimo
se não, pode ser bobina velha, cabos bichados ou problema no distribuidor......ou.......falta de retorno de ignição no motor de arranque

Agora, com uma luz de ponto, verifique se o distribuidor está regulado.....de 5º a 10º APMS. Esta? ótimo. Não está? regule.

Não só o ponto, mas começando pela folga do platinado.....veja se o platinado não está queimado. Se estiver toque o platinado e o condensador.....melhor.....veja se tem kit de ignição por aí e instale.
Veja se a tampa não está úmida, rachada ou com os bornes queimados e principalmente se for distribuidor bosh.....veja se tem o carvãozinho e a mola está deixando êle subir / descer.

Mas mesmo assim, tiremos algumas dúvidas:
Tire todos os cabos de vela e todas as velas. Apoie todas a s velas no bloco do motor e peça para alguém dar partida. Veja se todas as velas funcionam. Aproveite para verificar se não estão engomadas.

Tá tudo Ok? coloque tudo de volta.
Não? torque todas as velas. As vêzes as velas entram em curto e não funcionam mais.

Se o motor continua sem funcionar......pode ser:

baixa compressão,
regulagem de válvulas,
engrenagem de comando indo pro espaço.

isso fica para a próxima fase.........

Sukys
14/08/2004, 15:00
..........Como esta faiscando, imagino que o distribuidor esta OK e como joguei gasolina no carburador,...........

NÃO exatamente!

Um motor não pega ou por falta de gasolina ou por falta de ignição, mas se o distribuidor estiver fora ou a engrenagem do comando também estiverem fora, aí o motor sai de sicronia e bau bau..

Não exatamente o não exatamente! :lol:

O motor também pode não funcionar por excesso de combustível.
Ignição fora de sincronia realmente impede o funcionamento normal porém nesta situação o motor dá algum ar da graça: contra-golpe, estouro no carburador, alteração da velocidade do motor de arranque, etc.

Faço estas considerações levando em conta a descrição original: que o motor estava funcionando (supostamente de forma correta) e de repente parou, que existia faísca (mesmo que fora de sincronismo) e que mesmo com gasolina diretamente no carburador o motor não funcionou.

Resolver defeito por email é alguma coisa que beira a maluquice :lol: uma vez que existem "n" detalhes que não podem ser descartados.

Abraços,

leopoldo
14/08/2004, 15:37
Não citei encharcamento por ser uma coisa muito mais óbvia e pela falta de descrição do cheiro de gasolina.

Quando o 6 canecos encharca, a gasolina empoça sobre a borboleta e escorre para fora do carburador pela haste da base, dando o cheiro característico de engasopado.

Ou pode até por fôgo no motor pois escorre e cai em cima do distribuidor.

Sukys
15/08/2004, 00:37
Para quem tem experiência tudo parece óbvio :lol: e nem sabemos se o carburador é o famoso pé de ferro com sua generosa folga no eixo da borboleta.

Como o autor não deu mais o ar da graça pode até ser que o jipe parou por falta de gasolina e o liquido amarelo jogado no carburador era cerva da boa!

:lol:

leopoldo
15/08/2004, 18:39
Tá bom, digamos que ele possa estar com o motor engasopado.

Sintoma:

Cheiro de gasolina mesmo sem abrir o capô do jeep, ou ao abrir o capô, vem aquele cheirão de gasolina!!!

Ao abrir o capô, veja se por acaso a base do carburador não esta encharcada de gasolina.....e se por acaso não há gasolina pingando sobre o distribuidor. Se houver, espere um pouco para tentar dar partida ou seque com um pano. Não tente fazer o motor pegar ou você pode por fôgo no motor.

É possível que a bóia do carburador esteja com defeito e não esteja vedando como deve.....aí, quando você desliga o motor, a pressão residual da linha vence a da boia e enche até o talo a cuba, podendo fazer com que o excesso possa verter pelo respiro da cuba para o coletor. É uma posibilidade.

Outra possibilidade é a alta temperatura no desligamento do motor: a cuba pode ferver e toda a gasolina vai para o coletor de admissão, "afogando" o motor.

Como se faz para um motor afogado partir?

2 opções:

-tente beeeeem mais tarde.........uma hora, ou....

-com o motor desligado, pise no acelerador até o fundo e não solte (isso é muito importante....não solte ou vai engasopar e ficar engasopado mais ainda)

Gire a chave de contato e dê a partida continuamente por uns 10 segundos.

Atenção: Continue com o pé no fundo do acelerador.

Não pegou? espere mais uns 10 segundos e dê nova partida de uns 10 segundos.

Pegou com um barulho de pipocamento? tire o pé do acelerador.

Atenção: Continue com o pé no fundo do acelerador.

Dê nova partida. Assim que o motoor pegar, solte o acelerador. Se ele morrer, não se preocupe. Dê outra partida mas sem acelerar.

Isso que você faz é para os pistões ventilarem o motor, expulsando o ar enriquecido demais das câmaras de combustão.

Assim que as câmaras estiverem "secas", o motor deve pegar.

Vinicius_4x4
16/08/2004, 14:26
Rerefente ao tanque, você pode colocar gasolina no carburador e quando der a partida ele pega, mas por um pequeno instante de tempo até queimar a gasolina colocada no carburador. Isto acontecia no meu caso.
Mas, sei lá, eu não conheço muita coisa mesmo, só estou comentando o que ocorria no meu caso. Porém acho mais fácil fazer o teste que falei antes do que desmontar as coisas. Isto o meu ponto de vista.

Alessandro Henrique
16/08/2004, 16:07
A propósito, aonde está o maior interessado neste tópico?
Estamos aguardando maiores informações para podermos ajudá-lo apropriadamente. Sem sabermos exatamente do que se trata, fica difícil...
Pelo menos poderia dizer se resolveu o problema.

ivanm
17/08/2004, 08:35
Voltei... Descupe a demora em responder as mensagem, estava viajando a trabalho, sem acesso a internet.

Bom, vamos ao que interessa. Ainda não consegui "ressucitar" o motor.
Verifiquei que o carburador esta mandando gasolina (ao movimentar o acelerador dá para ver que ele injeta gasolina) e não esta engasopado (não fica com cheiro).

Consigerando que o sistema de combustível estivesse ok. Retirei algumas velas do motor e apoiando elas na carcaça do motor, dei partida e verifiquei que elas estavam faiscando. Montei novamente e nada.

Outro teste que fiz foi tentar pegar no tranco (imaginando que o motor de arranque não tinha velocidade suficiente). Com outro jeep me puxando, tentei dar o tranco e nada...

Como vcs disseram, pode ser também:
- engrenagem de comando indo pro espaço;
- baixa compressão;
- regulagem de válvulas;
Eu consigo testar os itens acima em casa? Sem ferramentas especiais!!!

Obrigado pela ajuda.

Alessandro Henrique
17/08/2004, 08:42
Não existe nem uma breve explosão?
Qual é o seu motor?

ivanm
17/08/2004, 13:25
Quando tentei fazer pegar no tranco, saia um pouco de fumaça pelo escapamento, mas o motor não chegava nem a dar sinal de vida.

Meu motor é o BF-161 com caburador e distribuidor original.

Alessandro Henrique
17/08/2004, 13:40
Pode ser que haja falha de sincronismo, no caso de haver algum problema com a engrenagem do distribuidor ou do eixo de comando.
Tente revisar o ponto de ignição.
Para não me tornar repetitivo saliento que tente fazer o que o Leopoldo sugeriu.
Ainda, saiu algum cheiro de gasolina pelo escapamento?

ivanm
18/08/2004, 07:51
Ok, Alessandro. Neste final de semana, vou passar o procedimento que o Leopoldo passou e mecher no ponto de ignição...
Depois mando notícias.
Obrigado.

hederi
19/08/2004, 13:21
agulha do carburador travada.

Alessandro Henrique
19/08/2004, 13:25
Bom, vamos ao que interessa. Ainda não consegui "ressucitar" o motor.
Verifiquei que o carburador esta mandando gasolina (ao movimentar o acelerador dá para ver que ele injeta gasolina) e não esta engasopado (não fica com cheiro).

Marcelo
19/09/2004, 19:20
Pessoal,

Ressucitando o tópico...
Estou com um problema parecido, estava andando com o jeep quando subitamente ele morreu e não pegou mais, porém os sintomas são um pouco diferentes:

- A gasolina está indo normalmente :P
- Quando ocorreu o problema, pulava faísca da bobina para a massa, mas não nas velas :?
- No platinado, saia faísca :P
- Aparentemente a tampa não tem trincos e o carvão está subindo/descendo livremente :P
- Testei o cachimbo em outro motor e está ok. :P

Tendo em vista isso, troquei o platinado e regulei a folga (0,50) com calibre, troquei o condensador por um novo. 8) O motor não deu vida, gira, gira, mas não pega. :? :(

Testei novamente a bobina e não pula mais faísca para a massa e o platinado não sai faísca. :evil: :evil:

Notei que a bobina e aquela resistência que fica perto dela estavam quentes - principalmente a resistência que estava muito quente -, e o motor nem chegou a funcionar. Experimentei outra bobina e os sintomas foram os mesmos. :? :?

O problema pode ser aquela resistência? Afinal num pólo dela sai faísca, outro não? Estou achando que é ai, mas se for, não deveria pegar quando a resistência/bobina estavam frias? Alguém tem outra idéia? :roll: :roll: :roll:

[s] sem partida,

Alessandro Henrique
20/09/2004, 08:23
De que resistência você está falando?
Verifique se a bobina está sendo alimentada!
No borne com marcação (+) deve estar conectado ao pólo positivo da bateria, sendo alimentada por um fio que vem do miolo da chave. Quando a mesma se encontra na posição de partida a bobina passa a ser alimentada.
O borne com marcação ( - ) deve ser conectado ao platinado e condensador.
Se a bobina entrou em curto, ela pode ter danificado o contato da chave de ignição ou rompido o fio fusível de alimentação.

Marcelo
20/09/2004, 08:36
Alessandro,

Me refiro a uma resistência que fica próxima à bobina. Num outro tópico descobri que ela chama shunt. Em alguns carros (como o Landau, por exemplo) ela é substituída por um fio resistivo.

Os fios estão ligados perfeitamente, até porque eu estava dirigindo o jeep e ele simplesmente apagou. E nunca mexi nesses chicotes há 2 anos.

[s] ainda sem funcionar,

Rodrigo Gardelim
20/09/2004, 08:53
Marcelo,
Tive um problema muito parecido com meu motor BF, troquei platinado condensador, regulei a folga do platinado e nada. Voltei o condensador velho e ele pegou na primeira, o condensador novo estava com problema.
Não custa tentar.
Um abraço,

Marcelo
20/09/2004, 09:15
Rodrigo,

Acho que não é meu caso. :roll:
O condensador antigo era novo, e, mesmo depois de ter ajustado a folga do platinado testei com os dois condensadores, o novo e o semi-novo.

Estou achando que o problema não é no distribuidor, afinal não vem faísca no platinado e nem na bobina.

[s]

Alessandro Henrique
20/09/2004, 10:05
Marcelo,
O resistor (shunt) normalmente é utilizado para os instrumentos, talvez no seu caso para o tacômetro (conta-giros). Em que borne ele está ligado?
Como você mencionou que não há centelha na bobina nem no platinado recomendo que verifique o seguinte:
A bobina está sendo alimentada?
O fio que liga a bobina ao platinado está em perfeito estado?
O condensador não está em curto (remova para um rápido teste)


Sds.

Marcelo
20/09/2004, 11:07
Alessandro,

No meu caso, o shunt está semelhante ao descrito nesse outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1610&highlight=bobina e não server para o conta-giros - até porque meu jeep não tem - ele parece estar ligado no positivo da bobina. Não sei ao certo porque sai um fio do chicote, passa pelo shunt, e retorna ao chicote. Pela cor, deve ser o mesmo. :roll: :roll:

O fio que liga a bobina ao ditribuidor (platinado) está ok. O condensador já foi trocado e o que estava era novo. 8)
Parece que a bobina não está sendo alimentada corretamente. Ela chega a esquentar. Eu acho que o problema é no shunt. :roll:

[s] agradecidos pela força,

Alessandro Henrique
20/09/2004, 12:04
Bem, neste caso é necessário que você verifique a queda de tensão sob o referido shunt.
Sds.

Sukys
20/09/2004, 15:47
Pessoal,

O resistor que existe em série com o primário da bobina de ignição tem como finalidade limitar a corrente elétrica que circula por este circuito, e existe (ou não) em função das características da bobina utilizada.
Este resistor, ou fio resistivo em alguns casos, leva o nome de BALAST (resistor balast), normalmente seu valor não passa de 2 Ohm, 30~40 Watts e não tem nada a ver com o resistor Shunt, empregado em alguns painéis de instrumentos, normalmente para limitar a corrente do marcador de combustível e temperatura (em alguns painéis o resistor Shunt é substituído por um regulador eletromecânico ou até eletrônico).
Num sistema de ignição simples, como é o caso do Jeep, pode-se testar o sistema de forma crescente, checando individualmente a funcionalidade de cada componente, mas sem ter algum conhecimento teórico e prático ou não agir com bom senso o problema só tende a complicar.
Se alguém tiver interesse em conhecer alguma coisa sobre circuitos de ignição, é só acessar a página sobre teoria, em meu site: http://www.geocities.com/rsukys/

No mais, qualquer bobina de ignição apresenta aquecimento quando em funcionamento e o calor, por sí só, não quer dizer muita coisa.

Alessandro Henrique
20/09/2004, 16:15
Estou de pleno acordo com a citação do colega Sukys.
O valor típico para o resistor (fio resistência ou resistor ) é de 1,5 ~1,6 ohms.
Como o primário da bobina é constituído por poucas espiras de um fio relativamente espesso, o mesmo acaba por possuir uma baixa resistência,
sendo necessário a utilização de uma resistência externa adicional de modo a limitar a corrente. Faz-se necessário principalmente quando o motor está desligado e a chave de ignição está na posição de liga ou em baixa rotação. Já com o motor em funcionamento a impedância formada pela bobina em regime de acionamento intermitente se encarrega de limitar por si própria a corrente elétrica. Sendo que quanto maior for a rotação do motor (frequência) menor será a corrente solicitada pela bobina.
Sds.

Marcelo
21/09/2004, 11:29
Alessandro e Sukys,

Estou caçando esse resistor balast e não encontro. :? :?
Pensei em substituir a bobina por uma de 12V, ao invés de uma de 8V - como a que deve estar lá. :roll:

Nesse caso, posso eliminar esse resistor, ou não? :roll: :roll: Dai elimino mais uma fonte de possíveis problemas. :wink:

O que acham? :roll:

[s] tentando encontrar uma solução,

leopoldo
21/09/2004, 12:46
Estou caçando esse resistor balast e não encontro
Já tentou na agromotor?....peça do jeep 4cil OHC.
A chevrolet veraneio também tinha.
Se não o jeito é ir a um desmanche e arrancar o fio de um chicote qualquer....ai em sampa tem de monte.


Pensei em substituir a bobina por uma de 12V, ao invés de uma de 8V - como a que deve estar lá

Não penso que a bobina que esteja lá seja de 8V. Deve se mesmo de 12V. Detalhe: na verdade, a bobina trabalha com 10V por causa do balast.
Só dá 12 no momento da partida pelo retorno do arranque, se o circuito estiver ligado corretamente.


Nesse caso, posso eliminar esse resistor, ou não?
[s] tentando encontrar uma solução,

Não.

Essa de fumaça branca........ pode ser que seu motor esteja mesmo é fora do ponto.

O distribuidor estaria defasado 180º......é uma possibilidade. Não diria compressão pois mesmo baixa, o motor pegaria. Só não subiria ladeira.

E se fosse válvula muito desregulada....o motor tentaria pegar e cuspiria fogo pelo escape.


Tenta checar o ponto correto !

e se a resistência e a bobina estão quentes demais, tá com cara de curto ou platinado completamente fechado......

Marcelo
21/09/2004, 13:38
Grande Leopoldo,

Já tentei na Agromotor, Josewal, Jipebras, Arclopec e ninguém tem essa bendita peça. Já liguei para autopeças grandes também, mas ninguém tem. :evil: :?

Se a bobina é de 12V, porque precisa do balast? Não era só vir corrente direto da chave? Não entendi??? :?: :?: :roll: :?: :roll:

Acho difícil estar muito fora do ponto (180º) porque estava adando na estrada, normalmente, e subitamente morreu. :? E agora, nem está pulando centelha da bobina. Experimentei outra bobina e o problema foi o mesmo.

A folga do platinado está correta. Regulei com calibre de lâminas (0,50). Foi trocado junto com o condensador.

Se estivesse fora do ponto, ele deveria pegar mas ficar sem potência, certo? Não é o caso. Pois quando ocorreu o problema não estava pulando faísca dos cabos de vela, só da bobina. Agora, nem da bobina. :(

Uma coisa que reparei: quando bato o conector no balast (isso com a chave ligada) sai faísca só de uma ponta, na outra não. Pela baixa voltagem isso é normal? :roll:

Outra coisa, aquele fio que liga na lateral do distribuidor, ele vem do negativo da bobina, certo? Ele da ligação na carcaça do distribuidor ou não? :roll: :roll:

[s]

leopoldo
21/09/2004, 15:02
Se não acha a peça.....vai pro desmanche e retire de algum chicote....pergunte ao pessoal .....eles conhecem o fio resistivo que sai da chave de contato.....como eles dizem....é um fio "diferente"


Se a bobina é de 12V, porque precisa do balast? Não era só vir corrente direto da chave? Não entendi

É porque algumas bobinas foram feitas para trabalhar só com 10V(mesmo estando marcado 12V). O balast está lá para não fritar a bobina e o platinado. A sua deve ser de 10V continuamente e intermitente 12V na partida através do fio de retorno do arranque. Não tem 2 fios no bendix?um vem da chave de contato e aciona o motor de arranque. O outro é o retorno do arranque para a bobina. É o circuito para partida fria do motor


Acho difícil estar muito fora do ponto (180º) porque estava adando na estrada, normalmente, e subitamente morreu. :? E agora, nem está pulando centelha da bobina. Experimentei outra bobina e o problema foi o mesmo

Bom, se não tem centelha, é problema elétrico mesmo. Já tentou fazer uma ligação direta do positivo da bateria para o positivo da bobina??????
Caso o motor funcione é porque essa parte do circuito: chave-fio-balast-fio-bobina esta com problema. Mas não esqueça de desligar o fio QUE VEM da chave de contato. Pode estar havendo curto em algum lugar.


A folga do platinado está correta. Regulei com calibre de lâminas (0,50). Foi trocado junto com o condensador.

Problema a menos.


Se estivesse fora do ponto, ele deveria pegar mas ficar sem potência, certo? Não é o caso. Pois quando ocorreu o problema não estava pulando faísca dos cabos de vela, só da bobina. Agora, nem da bobina. :(

Dependendo de como esteja o fora do ponto fica desde motor falhando à motor que não pega mais.

Outras dicas, caso não seja problema de fiação:depois do seu teste de ligação direta.


Uma coisa que reparei: quando bato o conector no balast (isso com a chave ligada) sai faísca só de uma ponta, na outra não. Pela baixa voltagem isso é normal? :roll:

Não, isso não é normal.....parece que o balast está rompido ou por superaquecimento ou por dano mecanico.

O balast não passa de uma resistência. Essa faisca pode querer dizer pontas quebradas entreando em contato..

Faça o teste da ligação direta e você mata a charada.



Outra coisa, aquele fio que liga na lateral do distribuidor, ele vem do negativo da bobina, certo? Ele da ligação na carcaça do distribuidor ou não? :roll: :roll:

Sim, vem do negativo da bobina e Não, não é o "aterramento" com a carcaça da bobina mas sim com o circuito do platinado, puro e simples. Por isso que tem aquelas arruelas plásticas que não deixam o fio encostar na carcaça. Se houver contato antes das pastilhas, a bobina superaquece, e pode até fundir, estourar, etc....
Quem faz o circuito fechar, aterrando o circuito são as pastilhas do platinado. Quando o platinado está fechado, aterrando o circuito, a bobina está aterrada, passa corrente na bobina e ela armazena energia. Quando o platinado abre, a energia da bobina é convertida nos enrolamentos e passa para os 20 000 A 40 000volts, indo para as velas.


ah!....e outra coisa....o platinado esta conectado com o condensador junto ao fio (-) que vem da bobina......e esse também não pode estar com o fio conectado diretamente à carcaça do distribuidor.....senão tá todo mundo em curto.

O condensador impede que aquela faisquinha da abertura do platinado queime as pastilhas.

Marcelo
21/09/2004, 15:52
Se não acha a peça.....vai pro desmanche e retire de algum chicote....pergunte ao pessoal .....eles conhecem o fio resistivo que sai da chave de contato.....como eles dizem....é um fio "diferente"
Vou fazer o teste antes de correr atrás dele. Não deve ser difícil de encontrar em desmanches. :wink:


É porque algumas bobinas foram feitas para trabalhar só com 8V(mesmo estando marcado 12V). O balast está lá para não fritar a bobina e o platinado. A sua deve ser de 8V continuamente e intermitente 12V na partida através do fio de retorno do arranque. Não tem 2 fios no bendix?um vem da chave de contato e aciona o motor de arranque. O outro é o retorno do arranque para a bobina. É o circuito para partida fria do motor
Agora entendi!! :wink: :wink:


Bom, se não tem centelha, é problema elétrico mesmo. Já tentou fazer uma ligação direta do positivo da bateria para o positivo da bobina??????
Caso o motor funcione é porque essa parte do circuito: chave-fio-balast-fio-bobina esta com problema. Mas não esqueça de desligar o fio QUE VEM da chave de contato. Pode estar havendo curto em algum lugar.
Vou testar dessa forma também, apesar que acho difícil ser mau contato, mas não custa tentar!! 8)


Não, isso não é normal.....parece que o balast está rompido ou por superaquecimento ou por dano mecanico.

O balast não passa de uma resistência. Essa faisca pode querer dizer pontas quebradas entreando em contato..

Faça o teste da ligação direta e você mata a charada.
Vou testar!


Sim, vem do negativo da bobina e Não, não é o "aterramento" com a carcaça da bobina mas sim com o circuito do platinado, puro e simples. Por isso que tem aquelas arruelas plásticas que não deixam o fio encostar na carcaça. Se houver contato antes das pastilhas, a bobina superaquece, e pode até fundir, estourar, etc....
Quem faz o circuito fechar, aterrando o circuito são as pastilhas do platinado. Quando o platinado está fechado, aterrando o circuito, a bobina está aterrada, passa corrente na bobina e ela armazena energia. Quando o platinado abre, a energia da bobina é convertida nos enrolamentos e passa para os 20 000 volts, indo para as velas.


ah!....e outra coisa....o platinado esta conectado com o condensador junto ao fio (-) que vem da bobina......e esse também não pode estar com o fio conectado diretamente à carcaça do distribuidor.....senão tá todo mundo em curto.

O condensador impede que aquela faisquinha da abertura do platinado queime as pastilhas.

Acho que matei a charada...
Quando troquei o condensador e o platinado, mexi nesse parafuso e nisso tirei o isolamento dele. Acho que o problema, no momento, deve estar ai.
Se conseguir fazer a bobina gerar faísca, elimino esse problema. Dai vou ver por que a faísca não chega nas velas. Acho mesmo que a bobina foi pro saco. Até porque a faísca que saia antes era alaranjada, e não azul.

Vou olhar todos esse pontos no final de semana e depois aviso aqui o resultado!! 8) 8)

[s] com uma grande luz no fim do túnel,

Marcelo
25/09/2004, 19:31
Salve Galera,

Fui mexer no CJ hoje...

Primeiro vi se aquele parafuso lateral que liga no negativo da bobina estava isolado da carcaça do distribuidor. :evil: :evil:
Nada, estava completamente aterrado. Isolei ele e fiz as ligações corretas. Depois disso o platinado voltou a faiscar e a bobina também. :P Mas não chegava faísca até as velas. :roll:

Com isso o problema poderia parecia estar na bobina fraca ou rotor danificado. :roll: Comprei um rotor zero bala, troquei e... CABRUMMM!!! :P :P :P :P

Como é bom ouvir novamente o ronco dos 6 canecos... :P :mrgreen:

Obrigado a todos que me ajudaram e especialmente ao Leopoldo que colocou (como sempre) a receita do bolo. :wink:
[s] roncando novamente,