schio
09/08/2008, 11:25
uma boa dica galera
Evite pulverizar óleo após a lavagem
Durante a lavagem do carro, evite pulverizar óleo mineral ou óleo de mamona por baixo do chassi ou monobloco e também no motor. Aplicados com freqüência, esses lubrificantes causam o ressecamento de componentes de plástico e de borracha, como coxins e mangueiras em geral. Além disso, resíduos de terra e areia aderem ao chassi e componentes externos do motor, acelerando o desgaste de peças, como polias, discos e tambores de freios. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado se estiver muito sujo.
Prolongando a vida útil do motor
Aquecer o carro em rotações elevadas reduz a vida útil do motor. A explicação é simples: quando se dá a partida, o óleo leva alguns segundos para chegar às partes superiores, como cabeçote e cilindros. Durante esse tempo alguns componentes móveis -como comando de válvulas, pistões etc.- ficam sem a lubrificação adequada. Sem óleo suficiente no sistema, há um maior desgaste nessas peças. Já o afogador acionado no ponto máximo provoca excesso de combustível dentro da câmara de combustão. Essa gasolina não queimada infiltra -através dos anéis dos cilindros- no cárter e dilui o lubrificante, o que também aumenta o atrito e reduz a durabilidade do motor.
Evite rodar com o tanque na reserva
Um hábito que traz problemas para o carro é rodar com o tanque sempre na reserva. Pouca gasolina no reservatório faz com que os resíduos naturalmente depositados dentro do tanque entrem no sistema de alimentação. Com o tempo, essa sujeira entope filtros e prejudica o funcionamento da injeção eletrônica, sujando e obstruindo também os bicos injetores. Além disso, tanque com pouco combustível provoca o aquecimento excessivo da bomba elétrica (na maioria dos modelos ela trabalha mergulhada dentro do reservatório, imersa na gasolina), o que pode acabar danificando esse componente.
Como manter o carro sempre econômico
Nos tempos de gasolina cara, a saída é economizar combustível. Para obter o mínimo de consumo, sem comprometer o rendimento, alguns itens importantes não podem ser esquecidos. Mantenha velas, filtros (de combustível e de ar) e bicos injetores sempre limpos, além do motor bem regulado. Os pneus devem ser regularmente calibrados. Ao volante, não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não rode com peso desnecessário dentro do porta-malas. No caso dos carros dotados de carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Evite abastecer o tanque até a boca
Nunca encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros com carburador, parte desse combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. Nos modelos com injeção eletrônica, dotados de dispositivo de retorno e que trabalham com o sistema de alimentação sob pressurização constante, o excesso de gasolina provoca uma contrapressão interna que pode danificar a bomba elétrica de combustível e a válvula reguladora de pressão. Lembre-se: o nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Isso pode ser percebido quando o gatilho da mangueira desarma automaticamente. Descarte de vez aquela mania de arredondar o valor, colocando alguns litrinhos a mais.
abraços,schio
Evite pulverizar óleo após a lavagem
Durante a lavagem do carro, evite pulverizar óleo mineral ou óleo de mamona por baixo do chassi ou monobloco e também no motor. Aplicados com freqüência, esses lubrificantes causam o ressecamento de componentes de plástico e de borracha, como coxins e mangueiras em geral. Além disso, resíduos de terra e areia aderem ao chassi e componentes externos do motor, acelerando o desgaste de peças, como polias, discos e tambores de freios. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado se estiver muito sujo.
Prolongando a vida útil do motor
Aquecer o carro em rotações elevadas reduz a vida útil do motor. A explicação é simples: quando se dá a partida, o óleo leva alguns segundos para chegar às partes superiores, como cabeçote e cilindros. Durante esse tempo alguns componentes móveis -como comando de válvulas, pistões etc.- ficam sem a lubrificação adequada. Sem óleo suficiente no sistema, há um maior desgaste nessas peças. Já o afogador acionado no ponto máximo provoca excesso de combustível dentro da câmara de combustão. Essa gasolina não queimada infiltra -através dos anéis dos cilindros- no cárter e dilui o lubrificante, o que também aumenta o atrito e reduz a durabilidade do motor.
Evite rodar com o tanque na reserva
Um hábito que traz problemas para o carro é rodar com o tanque sempre na reserva. Pouca gasolina no reservatório faz com que os resíduos naturalmente depositados dentro do tanque entrem no sistema de alimentação. Com o tempo, essa sujeira entope filtros e prejudica o funcionamento da injeção eletrônica, sujando e obstruindo também os bicos injetores. Além disso, tanque com pouco combustível provoca o aquecimento excessivo da bomba elétrica (na maioria dos modelos ela trabalha mergulhada dentro do reservatório, imersa na gasolina), o que pode acabar danificando esse componente.
Como manter o carro sempre econômico
Nos tempos de gasolina cara, a saída é economizar combustível. Para obter o mínimo de consumo, sem comprometer o rendimento, alguns itens importantes não podem ser esquecidos. Mantenha velas, filtros (de combustível e de ar) e bicos injetores sempre limpos, além do motor bem regulado. Os pneus devem ser regularmente calibrados. Ao volante, não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não rode com peso desnecessário dentro do porta-malas. No caso dos carros dotados de carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Evite abastecer o tanque até a boca
Nunca encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros com carburador, parte desse combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. Nos modelos com injeção eletrônica, dotados de dispositivo de retorno e que trabalham com o sistema de alimentação sob pressurização constante, o excesso de gasolina provoca uma contrapressão interna que pode danificar a bomba elétrica de combustível e a válvula reguladora de pressão. Lembre-se: o nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Isso pode ser percebido quando o gatilho da mangueira desarma automaticamente. Descarte de vez aquela mania de arredondar o valor, colocando alguns litrinhos a mais.
abraços,schio