PDA

Ver Versão Completa : Computador/bateria/Ranger 3.0



aschelp
08/08/2008, 15:25
Boa tarde aos colegas do Forum

Completando 3 anos de uso - 66.000 Km e um novo aprendizado.

Há cerca de tres meses, pela manhã', ao dar a partida observei que o computador de bordo havia zerado. Há um mes passou a reiniciar várias vezes, a cada nova partida. Há 2 semanas selecionando voltagem da bateria surgiu um Lo V que permanecia por 1 a 2 seg.
Com a troca da bateria - as demais operações eletricas permaneciam sem alterações - , o computador voltou a operar normalmente.
Conclusão - O primeiro sintoma de falência da bateria (lacrada) é incapacidade do computador de bordo em manter dados, como consumo médio, velocidade média, etc.

Não é nada grave, mas ninguém soube me responder. :idea:

Abraços

mdendena
27/06/2012, 14:25
Amigo, boa tarde! Desde maio desse ano sou feliz (não todo tempo mas quase) proprietário de uma Ranger 3.0 2005, e tive o mesmo problema que tu. Ela estava com 80000km no painel. Ouvi comentários que poderia ser o motor de arranque e a corrente do comando de válvulas, e devia ter prestado mais atenção.

Primeira coisa que fiz foi trocar a bateria, o que melhorou um pouco mas não resolveu. Ficou mais difícil mas volta e meia o computador de bordo ainda zerava. Aí sim consegui levar o carro para avaliação do sistema eletrônico com scanner, que mostrou que o sistema de injeção (bomba e bicos) estava OK:euforico:. Em compensação, :mad: o meca avaliou que o arranque estava pesado e o kit de distribuição (correntes, polias, parins e tensionadores) que aciona comando de válvulas e bomba de alta pressão de combustível estava gasto. Ah sim, a caminhonete estava com 147000km, e não 80000km.

O conserto do arranque foi barato R$200 e resolveu 95%, porque segundo o meca esse motor precisa de rotação pra partir, e o arranque gasto e sem força não dava rotação mas demandava muito da bateria, o que por vezes derrubava o computador. A bateria nova teve um pouco mais de fôlego que a antiga e apanhou menos, o que era de se esperar mesmo.

Depois veio a troca do kit de distribuição, que graças a dicas dos colegas foristas comprei na Ford Navesa em Goiânia, e veio pelo correio. Esse kit foi mais caro R$1700, mais R$90 do sedex, mas deixou o carro nota 10. A troca é simples e rápida, e no meu caso a corrente gasta e frouxa estava começando a desgastar a carcaça. procure reparar se há um barulho parecido com chocalho logo após a partida do motor em marcha lenta, no meu caso não era difícil de notar.

Fora isso só alegria!

Se o arranque está pesado acho que é a primeira coisa a reparar.

Um abraço e sucesso!