Ver Versão Completa : Prolongador De Eixo Do Câmbio Na Reduzida
Julio Rebello
08/08/2008, 12:17
Srs, estou fazendo um reparo no câmbio do "wither" e surgiu o "PROLONGADOR DE EIXO DO CÂMBIO DO JEEP NA REDUZIDA" , que nada mais é do que um mancal colocado na tampa redonda da reduzida, possui um rolamento de esferas e um eixo que vai ligado à ponta do eixo do câmbio.
Quais são as verdades e mentiras sobre este "kit" e real ganho em seu uso:?::?::?:
SDS4x4,
Julio
Quando troquei o pino dareduzidapelo com rolamento, tbm vi esse prolongador, pelo meu mecanico a melhoria que ele vê no uso dele, e a diminuição da vibração da pontado eixo cambio no encaixe da reduzida, diminuindo desgaste e ruido, mas não soube avaliar o quanto iria diminuir e se valia apena pelo curto colocar.
Julio Rebello
08/08/2008, 12:32
O seu mecânico já havia instalado algum?
E quanto ao pino da reduzida, vc estava com o original gasto e a engrenagem ovalizada e por isso trocou?
Tem uma galera questionando este rolamento por ser de contato angular e necessitar de ajustes de acordo com o desgaste natural.
Marcos ET
08/08/2008, 14:45
Cara, como tou usando o mesmo cambio desde 1951, e com rolamentos trocados em 1997, e até hoje tá tudo certo.... se isso daih aumentar a vida útil do conjunto, vai durar mais de 50 anos pra trocar rolamento novamente! rsrsrsrsrs
Julio Rebello
08/08/2008, 17:45
Vc é feliz por isso, mas esse câmbio que está no seu jeep é o 1 seca.
Quase indestrutível!!!
Marcos ET
08/08/2008, 17:53
Pois é exatamente por conta disso q eu troco um monte de coisas no meu jeep, mas o cambio, por mais que um dia eu sonhe com um Clark 5 marchas, ainda nao tive CORAGEM de remover este excelente, indestrutível, "mítico" cambio do jeep... desde 1979 usando este jeep e só abri o cambio uma única vz pra trocar cincronizadores e rolamentos.... fantástico!
leopoldo
10/08/2008, 14:29
Existe uma falha construtiva no conceito desta peça pois ela prolonga o eixo em cima de uma rosca.
EU não usaria. É uma perda de tempo
Existe uma falha construtiva no conceito desta peça pois ela prolonga o eixo em cima de uma rosca.
EU não usaria. É uma perda de tempo
concordo com o leopoldo
leopoldo
10/08/2008, 19:33
Além do mais, pense o seguinte:
Quantos milhões de jeeps rodam no mundo inteiro hoje ... agora .. neste momento, com motor 4, 6 e 8 cilindros ?
Quantos casos de falha devido ao eixo em balanço existe até hoje ?
Se a coisa fosse esculachada mesmo, haveriam kits e mais kit, americanos, no mínmo.
E
Qual é realmente o ganho desta adaptação ?
Qual é a substanciação técnica deste tipo de adaptação ?
Leopoldo,
Há muito lembro que vc falou a mesma coisa sobre o apoio na rosca.
Qual seria o problema desse sistema?
Se não há balanço, qual mal fará para a rosca?Ou seria somente jogar dinheiro fora?
Problema de alinhamento?
Tenho em casa um eixo que quebrou exatamente onde começa estria, logo após o assento do rolamento.
Abraço
leopoldo
11/08/2008, 21:21
O problema começa com o conceito.
O eixo de saída do jeep nasceu projetado como eixo em balanço. Oque é isso ? há um apoio e depois, um local aonde há um par de forças decompostas por causa do engrenamento helicoidal. É parecido com o semi-flutuante.
É por isso que ele tem a bitola que tem ali no final .... para suportar a flexão, transmitir o torque e ter longa vida em fadiga. Tudo isso foi considerado no projeto, e quem mantém a posição do eixo é o rolamento de esferas.
Milhões de jeeps rodam assim a anos e esse ponto nunca foi uma preocupação. Os rolamentos de agulha do carretel sim. até a carcaça rompe, o eixo, nunca ví.
(Zepi, o seu caso pode ter sido devido a vários fatores: montagem inadequada, uso de maçarico para aquecer e desmontar, rolamento que um dia esmigalhou, uma pancada que machucou o eixo, uma sobre carga de aperto, porca solta ou .... uma simples limada em algum lugar lá é o suficiente para causar falha a longo prazo.)
Ainda temos a engrenagem. A engrenagem do cambio vai presa ali e mantida lá pelo torque da porca.
Agora, temos um prolongador de eixo.
SE fosse o caso, o razoável seria usar um eixo uníssono, onde não ha alteração do diâmetro do eixo e lá atras, na tampa de acesso da transferencia, colocar um mancal de rolamento.
A rosca no meio do caminho representa uma diminuição do diâmetro do eixo, mas isso não é tanto o problema pois da engrenagem para trás, não há torque. Só momento fletor. Esse momento está entre o apoio (rolamento) normal e o adicionado.
Agora, vem o problema. A junção das peças é uma união por rosca. No momento que vc solta a porca vc pode imaginar que a força que agia naqueles dentes de rosca é a tração. Foi para isso que ela foi projetada: torque de aperto ... a força de aperto pressiona a porca contra a arruela e arruela contra a engrenagem.
Agora vc solta a porca, coloca uma extensão. O prolongador necessita ser torqueado contra a arruela e esta contra a engrenagem para manter as condições inicias do projeto. Agora, vc coloca torque e como a engrenagem ficou bi-apoiada, a flexão que era livre na ponta de eiso, sendo décimos de milésimo ou mais transfere-se para um elemento mecanico que não foi feito para isso: a rosca na ponta do entalhado.
A adaptação dos rolamentos conicos do carretel, quando criteriosamente bem feita é vantagem.
Esse kit, é jogar dinheiro fora. Nem prescisa fazer calculos de dimensionamento de eixo, é a regra do bom senso.
Com o uso, a possibilidade é a ponta roscada fraturar e o kit desmontar dentro da transferência e moer as engrenagens.
Zepi, eu enquadro esta adaptação no mesmo nível daquela espaçadora de roda com parafusos quilométricos.
Agora, querem colocar ? sintam-se a vontade.
beleza Leopoldo!Entendi muito bem sua explicação!
Esse eixo quebrado eu ganhei para usar as medidas da estria...não sei da origem.
Então somente seria vantagem se fosse um eixo único, e de diâmetro linear?
Teria de usar um rolamento igual, ou poderia ser menor?
E mesmo sendo bem feito esse segundo apoio,traria algum benefício?
Abraço
leopoldo
12/08/2008, 20:28
Sim
Sim
dizer que traz benefício seria equivalente q dizer que o sistema atual é falho, oque não é verdade. Me aponte o problema que necessita deste aparato.
Julio Rebello
22/08/2008, 20:50
As fraturas que localizei na engrenagem intermediária, podem, então, terem sido originadas na vibração causada pelo carretel da reduzida e não pela folga axial do entalhado, é isso?
Detalhe é que além de um dente pela metade, as pequenas fraturas estão nas extremidades dos dentes da intermediária, enquanto os dentes do carretel estão perfeitos.
Sds4x4,
Julio
leopoldo
22/08/2008, 21:31
A fratura do dente da engrenagem em questão pode ter sido originado de:
1 fadiga,
2 sobrecarga,
3 quebra de outro componente (exemplo: pedaço da gaiola do rolamento de esfera),
4 porca solta
ou
5 lascamento do pé do dente da engrenagem por um motivo simples, alguns mecanicos colocam a ponta da chave de fenda entre os dentes do carretel e esta esngrenagem para poder APERTAR a porca. O dente trinca e depois quebra, alguns dias ou anos depois.
Sim
Sim
dizer que traz benefício seria equivalente q dizer que o sistema atual é falho, oque não é verdade. Me aponte o problema que necessita deste aparato.
Leopoldo, abusando de sua disposição:
Na minha adaptação funcionaria assim:
Manter o eixo original da caixa automática.
Fazer um eixo bi-apoiado na t-case, e o mesmo encaixa na estria do eixo do câmbio auto(como uma luva estriada).
Nesse caso muda?
Abraço
leopoldo
25/08/2008, 22:03
sem desenho ou esquema ou foto não dá para opinar.