Conectar

Ver Versão Completa : opala 6cc BF161 ou opala 4cc ?

Campi
08/08/2008, 12:17
Caros amigos do fórum.
Gostaria de saber quantos cv tem o motor opala 4cc e o 6cc, tenho um BF mas tenho dúvidas sobre seu cv e torque. Se alguém puder me solucionar esta dúvida ficarei muito grato, decidi perguntar pois estou pensando em mudar de motor e colocar meu fiel amigo BF de enfeite no canto da sala rsrsrsrs!
Abraços Campi.

SmootH_
08/08/2008, 12:53
cara, se vai escolher, vai de opala 6 4.1
sem sompra de duvidas uma das melhores motorizações que tem pro jeep
o opala 6 tem 150cv, e na versão S tem 170, e 32kg de torque se nao me engano
o bf 161 tem 90hp e 18kg de torque
agora o opala 4 eu fico te devendo
[]´s

Julio Rebello
08/08/2008, 13:15
No lugar do BF-161, eu só colocaria o GM 6 cil S(tucho mecânico), mas com as devidas adaptações p/ aguentar esse tranco. Ele torce o cardã fácil!!! A curva desse motor é quase uma reta!!!heheheheee...
O GM 4 Cil. é bom, mas vc só consegue +ou- 17kg a 2500rpm e top de potência acho que em 4k tb.
SDS4x4,
Julio

JP CJ-5
08/08/2008, 14:56
Camarada Campi, dê uma olhada nesse tópico abaixo, tem bastante info:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12006

Dentre os motores que vc citou, se é potência / torque que vc quer,
também voto no GM 6cil.

[ ]'s :concordo:

Marcos ET
08/08/2008, 16:10
Bom, como TUDO tem que ter uma "antítese"... eu concordo que o BF161 é um excelente motor, mas já faz parte da história muito mais que os velhos GM 6 e 4 "canecos", por conta disso, eu voto no GM 151, vou explicar pq:

1. Motor mais leve que os 6cil, jeep fica mais ágil na lama, afunda menos, aumenta a vida útil dos componentes de suspensao, pneus, transmissao, chassis, direção e freios (e mais meio mundo de coisas que nao lembro agora)
2. Potência na versão a álcool, se vc colocar comando do gasolina, vai pra 105 CV sem nenhum outro tipo de preparação e o torque. (a chevrolet reduziu a potencia dos Opala a álcool para poder vencer licitações governamentais)
3. Dos primeiros quatro cilindros, nao era de 17Kgf (estes eram do AP 2.0), mas sim de 19,8Kgf a 2.500RPM (segundo Best Car Web Site), só que nos 4 cilindros mais novos, com compressao maior e a álcool, esta faixa de torque passou perto dos 22Kgf... enquanto que o mais potente de TODAS as versoes 6 bocas rendeu 30,1 Kgf a 2.000 RPM (na versao 4.1 álcool)
3. Motor menos "gastão" que o 6 cilindros e mais compatível com o resto da mecanica Willys... aumentar muito a potencia e o torque causa quebra e desgaste precoce dos compomentes mecanicos, como eu disse antes e como Julio tbem falou sobre torcer o cardan...

Será mesmo que seis cilindros é taaoo melhor? quem sabe as diferenças de torque e potencia que ele tem a mais que a versao 4 cilindros nao seja consumida, inclusive, pelo aumento de peso? depois, nada que um bom "veneno" para aproximar o 4 boca dos 6 canecos... aqui no site vc encontra as receitas de transformar ele num 3.0, ou mesmo a troca de um carburador maior, escapamentos dimensionados, rebaixo no cabeçote... tudo isso pode melhorar muito os valores de torque e potencia, aproximando àqueles que vc encontra nos seis cilindros, porém, sem aumentar o peso...

Lucas Nassif
08/08/2008, 16:25
Esse ano, se Deus quiser, o meu Jeep vai funfar com o GM 6!!

O motor foi preparado para chegar aos 4.4L, e já está pronto!!

Ganhou tuchos mecanicos americanos, comando 250/S, DFV446 e algumas outras coisas. De acordo com o preparador dele, o motor deve tá na casa dos 200cv e uns 33kg de torque. Nada mal...

IMHO,

:arrow: O BF é um excelente motor, porém, limitado! É muito valente na trilha, desde que vc não deixe de usar a reduzida. Na cidade onde tem muitas subidas, ele deixa um pouco a desejar... (essa é a minha opinião depois de 2 anos de convivência com esse motor) e também bebe pra kar@lho!

:arrow: O GM151, também é um otimo motor, sua potencia e torque é consideravelmente superior ao do BF, e já deixa o Jeep bem mais esperto. Mas se a intenção é colocar pneuzão e diabo a 4, pode ser que ele fique um pouco xoxo, a não ser que esse motor seja preparado ou a relação do diferencial seja bem curta!

:arrow: Já o GM250, tem potencia de sobra, torque de sobra, e emoção de sobra!! :mrgreen:
Desde que bem regulado, o consumo de combustível supera o BF!!

Enfim, a minha opinião: GM 250 (seja 4.1, 250S, a gasola, alcool, gnv......:twisted:), não pelo fato de ser o motor que tenho, mas sim devido a alta confiança, força e potência que essa usina proporciona aos seus donos!

Abraço,
Lucas Nassif.:concordo:

Ra
08/08/2008, 16:49
O amigo não mencionou se vai trocar só o motor, se não for trocar o câmbio vai de 4cc que é 3B, bom, bonito e barato. Abrs.

Marcelo Lopes
08/08/2008, 18:50
Também voto no 4cc. Troquei o GM6 da Jabiraca por um GM4 álcool e não me arrependo. Estou com pneus 33", cambio clark 5m, caixa do jeep e relação 8:43 original.

Normalmente é um carro comum... na reduzida sobe na parede.

Muito mais leve... deixou minha direção muito mais "na mão"...

rubensx
08/08/2008, 20:36
Bom entre bf 161 e opala 4cc vou de opala 4cc

explicando motor bf-161 eh muito bom e eu curto, massss passou e as peças são caras, ele é pesado, gastnao, a alcool fica ruim, coletor preso no cabeçote, etc... o 4cc do opala tem a alcool, vc pode injetar e com pouca rpeparaçnao vc vira ele em 2.8 e fica bravo! fora que manutenção dele eh baratinha

massss já que todo mundo tá puxando a brasa pro GM 250S (que é um explêndido motor) eu vou fazer um merchan do que eu estou preparando no meu...

OHC 4cc + supercharger + injeção eletronica

Se o Gm 250S 6cc roda nos seus 32kgfm essa preparação ai de cima CARBURADO roda 31kgfm, se for injetado então... não aferi ainda mas supeito que mais que o 6 de opala, logico comparando o 6 original com o OHC preparado e com supercharger, mas a questão ai fica no peso x potencia

pra cutucar mais leia aqui mostrando curvas de torque e etc

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

o OHC tem fluxo de cabeçote cruzado original, possibilita injeção eletronica, turbo, mudança de comando, etc nos EUA vc tinha original de fabrica os OHC 2.3 turbo logo... eh o bixo, se souber preparar e usar claro

enfim mas eu exagerei na mudança voltando ao topico

4cc de opala = mais leve, mais barato, mais facil em tudo

soh seguir!

JP CJ-5
08/08/2008, 20:49
Particularmente prefiro o GM151 4cil, ... mas o ronco do 6 caneco é insuperável :twisted: !!!

rubensx
08/08/2008, 22:02
nem me fale o ronco do 6cc se tive rum dimensionado jesus... aquilo deixa qualquer um com cara de apavorado em qualquer situação no transito

lembro-me de uma veraneio com um GM 250S alcool de uma conhecido que vieo emc asa ele num usa campainha ele acelera o bixo ahuhauhuahua

monstruoso

Marcos ET
09/08/2008, 14:00
Barulho por barulho... já me contento com o "ronco" da caixa de transferencia, com o chiado do disco de freio, com a bateção do quadro do parabrisas e com o clec clec das tranqueiras soltas na caçamba do jeep...
Nem consigo ouvir direito o barulho do motor por conta destas coisas!!! hehehehehe

rubensx
10/08/2008, 00:53
Barulho por barulho... já me contento com o "ronco" da caixa de transferencia, com o chiado do disco de freio, com a bateção do quadro do parabrisas e com o clec clec das tranqueiras soltas na caçamba do jeep...
Nem consigo ouvir direito o barulho do motor por conta destas coisas!!! hehehehehe

ahuhuahuahuahuahuaahu

boaaaa eu tb sou adepto ao silencio absoluto, mas pneus lameiros mata qualquer som dentro do jeep... mas no seu caso Marcos ET a coisa tha feia que tal umas borrachas uns apertos aqui e ali? jesus tah feia a coisa heim? ahuahuahuahu

Camilo JR
10/08/2008, 11:17
Bom... to montando o meu jeep com pneus 35", que recapados vão pra 36,5", eixos de rural, caixa de F1000 .. etc...

vou manter o motor GM151 ... que sempre me deu alegria... :mrgreen:

e claro, mudar as relações dos diferencias.. de 43/8 pra 53/9 ...

mas mesmo assim acho q vai faltar o motor...

as opções que tenho é, ou preparar o o GM151 ... ou partir pro 6 bocas ...

o único porem de por um motor maior é o peso... que o meu jeep tem a vantagem de ser bem levinho ( cj3 + carroceria fibra ).. e no mato/lama isso faz uma tremenda diferença....

ô duvida cruel :parede: :parede:

Pagani
10/08/2008, 11:42
Meus centavos....

Ontem a viatura andou pela primeira vez....
O 6cc impressiona, a violência do motor é sentida no acelerador, com resposta muito rápida...
Isso que ainda está totalmente desregulado...

Agora em questão de investimento, é salgado, pois temos que reforçar o Jeep inteiro....

Entre custo beneficio, usando a viatura para uso misto trilhas boas, com pneus pequenos o 4cc é ideal..
Agora se vc já está de olho no 6cc não tem mais como mudar :evil:

[]'s felizes com o 6 canecos...

Carlos Bernardo
10/08/2008, 13:05
GM151 (4 canecos):

É um motor pequeno, leve e prático. É facilmente encontrado e sua manutenção é fácil e barata. Tem um torque incrível em baixas rotações, o que é de grande importâncio para o uso off road e seu consumo de gasolina moderado o que é bom na estrada, cidade e trilha. É um motor pacível de preparações que o deixam incrivelmente forte para um motor 4 canecos. O meu, por exemplo, está com aprox. 205 hp sem nenhum tipo de turbo ou blower e sem dimensionado. Quando colocar um dimensionado vou pro Dinamômetro torcer para que atinja uns 230 hp. Mas se vc quiser um motor só pra substituir seu BF que foi em bora, eu acho que vc nem precisa pensar muito. O GM151 pode ser adaptado no seu câmbio original e exige pouquíssimas alterações e reforços no conjunto, além de te servir muito melhor que o limitado e pesadíssimo BF161. Mesmo sem "fuçar" no GM151 ele já é bem melhor que o BF.

Só saio do GM151 para um motor moderno daqui a uns 6 ou 7 anos. Quem sabe um motor V6 de Ranger ou até mesmo um MWM? Vamos ver...

Ra
10/08/2008, 14:48
Amigão, qual a receita para passar dos 200cv aspirado? Abs.

rubensx
10/08/2008, 22:51
fala RA

bom receita seria taxar o motor trocar o comando rpa uma graduação maior, passar pra alcool, coloca rum coletor 4x1 uma webber 40 ou injeção e se puder e achar colocar o vira do motor 153 passando ele pra 2.8cc

depois é velas, sistema de ignição e faiscas msd ou do sukys que recomendo e por ai vai

passa de 200 facil o problema é que vai retifica e tudo mais, e vai $$$ tb, até o 446 de carburador roda bem ams seria legal retrabalho em alguns pontos

eu melhoraria isso metia uma injeção eletronica programavel e 2 bancadas de icos injetores totalizando 8 bicos, bancada A e B mas isso de 2 bancadas só se fosse sobrealimentar o bixo ocm um turbo, supercharger etc... e fica bom heim??

Carlos Bernardo
11/08/2008, 09:31
É essa mesma.

A única diferença é que eu estou trabalhando na Gasolina (no limite). O Vira do motor 153 é o bicho. Ah, e uma coisa que o Rubens falou é certa: vai ter que fazer retífica completa do bloco do motor.

O que eu gastei no meu motor daria pra comprar um motor 6 canecos em perfeito estado e talvez um câmbio pra ele tb...rs....

Mas não troco meu motor 2.8 preparado por um 4.1 Standard não. De jeito nenhum. =-)

Marcos ET
11/08/2008, 10:31
Bom, aih a coisa ja ta "fugindo do controle" ... rsrsrsrsrs
Eu optei por um GM 151 no meu CJ3A por vários motivos: nao queria "reforçar os reforços" do chassis, nao queria que meus freios ficassem subdimensionados, nao queria quebrar meu cambio, nao queria torcer meu cardãn, nao queria aumentar a lataria do jeep (seis canecos nao cabe dentro do CJ3A "normalmente", voce tem que "convencer" ele a entrar lá dentro), nao queria que minha direção ficasse pesada, nem que os terminais fossem embora mais rápido pcausa do peso danado daquele "trambolho".... Queria apenas um ótimo motor para entrar no lugar do cansado (porém fantástico) Continental GoDevil 442..... e consegui.

Porém, preparar, injetar, fuçar, retificar, trocar isso, aquilo, mais outro "quilo", etc, etc... bom, aih acho que a coisa já vai ficando off-topic (já conversamos algo parecido com isso num outro tópico, sobre injeção eletronica nos GM151), pois tendo a grana toda pra gastar em um GM151 com todas estas modificações, eu certamente iria atrás de um GM2.2 Flexpower, ou qualquer outro motor mais moderno, mais leve, mais economico e mais forte... na minha cabeça, acho que temos que buscar a EFICIENCIA nos jeeps... e Eficiencia, pra mim, é obter o máximo com o mínimo... ou seja, o máximo desempenho, com o minimo de peso, o máximo de benefício com o mínimo de custos (rsrsrs), estas coisas....

Rubens, blza? cara, estes barulhos do jeep, nao sao caso para apertar parafusos e trocar borrachas.. isso é MÚSICA dos anos 50 (data de fabricação do jeep) para os meus ouvidos!!!!!

Outra coisa, Camilo, eu uso pneus 265x75R16 com recapagem Genius 1000 (acho que aproxima de um 35" ou maior, nao sei bem), eixos da F.75 no cambio de tres marchas (putz, nao sei bem qual a relaçaõ do meu diferencial) e digo que no meu caso, NUNCA FALTOU motor!!! e, mesmo porque, temos REDUZIDA para os momentos complicados! e como eu nao pretendo andar a 110Km/h no jeep (Jeep é Jeep, Carro é Carro), acho que a receita (inclusive observando o custo/benefício) tá excelente!

Pessoal, na boa, acho os 6 cilindros ótimos, mas nao em jeeps... montar um Puma GTB.S2 4.1 é show!! montar uma F.100 com este motor também! montar um Chevette de arrancada entao.... fica muuuito bom! mas percebam que em todos estes casos, é para andar sobre asfalto, pois para aguentar um peso destes, melhor mesmo usar em pisos regulares... (pessoal, claro que este é MEU ponto de vista, desculpae se alguem pensa diferente ok?)

rubensx
11/08/2008, 12:29
Bom, aih a coisa ja ta "fugindo do controle" ... rsrsrsrsrs
Eu optei por um GM 151 no meu CJ3A por vários motivos: nao queria "reforçar os reforços" do chassis, nao queria que meus freios ficassem subdimensionados, nao queria quebrar meu cambio, nao queria torcer meu cardãn, nao queria aumentar a lataria do jeep (seis canecos nao cabe dentro do CJ3A "normalmente", voce tem que "convencer" ele a entrar lá dentro), nao queria que minha direção ficasse pesada, nem que os terminais fossem embora mais rápido pcausa do peso danado daquele "trambolho".... Queria apenas um ótimo motor para entrar no lugar do cansado (porém fantástico) Continental GoDevil 442..... e consegui.

Porém, preparar, injetar, fuçar, retificar, trocar isso, aquilo, mais outro "quilo", etc, etc... bom, aih acho que a coisa já vai ficando off-topic (já conversamos algo parecido com isso num outro tópico, sobre injeção eletronica nos GM151), pois tendo a grana toda pra gastar em um GM151 com todas estas modificações, eu certamente iria atrás de um GM2.2 Flexpower, ou qualquer outro motor mais moderno, mais leve, mais economico e mais forte... na minha cabeça, acho que temos que buscar a EFICIENCIA nos jeeps... e Eficiencia, pra mim, é obter o máximo com o mínimo... ou seja, o máximo desempenho, com o minimo de peso, o máximo de benefício com o mínimo de custos (rsrsrs), estas coisas....

Rubens, blza? cara, estes barulhos do jeep, nao sao caso para apertar parafusos e trocar borrachas.. isso é MÚSICA dos anos 50 (data de fabricação do jeep) para os meus ouvidos!!!!!

Outra coisa, Camilo, eu uso pneus 265x75R16 com recapagem Genius 1000 (acho que aproxima de um 35" ou maior, nao sei bem), eixos da F.75 no cambio de tres marchas (putz, nao sei bem qual a relaçaõ do meu diferencial) e digo que no meu caso, NUNCA FALTOU motor!!! e, mesmo porque, temos REDUZIDA para os momentos complicados! e como eu nao pretendo andar a 110Km/h no jeep (Jeep é Jeep, Carro é Carro), acho que a receita (inclusive observando o custo/benefício) tá excelente!

Pessoal, na boa, acho os 6 cilindros ótimos, mas nao em jeeps... montar um Puma GTB.S2 4.1 é show!! montar uma F.100 com este motor também! montar um Chevette de arrancada entao.... fica muuuito bom! mas percebam que em todos estes casos, é para andar sobre asfalto, pois para aguentar um peso destes, melhor mesmo usar em pisos regulares... (pessoal, claro que este é MEU ponto de vista, desculpae se alguem pensa diferente ok?)

Assinado embaixo ;-) hehehehe

só resalva oque vc gasta num motor de opala por amis rpeparaod que esteja nÀo chega aos pés de colcoa rum 2.2 flexpower, lembr aque se for fazer isso vc muda instalação completa, muda numero do documento muda tanta coisa que no final 10 mil ainda é pouco (montado direito) flanges etc...

por isso "envenenar" agente diz que gasta muito mas estaria horrorizado se fosse mais de 4 a 5 mil em tudo com adaptaçãoe tudo mais, e te digo injeto um jeep com 4 mil facil se bobear ainda com turbo, basta saber oque usar e logico depende do motor

Marcos ET
11/08/2008, 14:50
... tem horas que eu esqueço da diferença de preços de Sao Paulo para o resto do Brasil... rsrsrs acho que em Goiania, estes R$ 10.000,00 caem para uns R$ 5.500,00.... porém, quanto a questao da documentação, bom isso daih é igual, tanto para o GM 151, quanto para o 2.2 Flexpower nao é mesmo?

Agora, Rubens, me fala uma coisa... quem é este pessial da "Atomic Supercharger" que aparece na tua assinatura? entrei no site deles, fiz algumas perguntas, mas até agora nada de resposta....

JP CJ-5
11/08/2008, 16:11
nÀo chega aos pés de colcoa rum 2.2 flexpower

Rubens, só por curiosidade, se sabe informar os dados desse motor ?
Equipam quais carros originalmente, torque, potência, rpm's, preço etc ?
Fiquei curioso :mrgreen:

[ ]'s Desculpem o off topic

Lucas Nassif
11/08/2008, 18:15
Rubens, só por curiosidade, se sabe informar os dados desse motor ?
Equipam quais carros originalmente, torque, potência, rpm's, preço etc ?
Fiquei curioso :mrgreen:

[ ]'s Desculpem o off topic

Não é 2.2 Flex Power, e sim 2.4 Flexpower!

Equipa as S10/Blazer advantage e as demais versoes que não são diesel.

Só sei que no álcool ele alcança 147cv!

[]'s continuando com o pé na cova do GM 6cil.

rubensx
11/08/2008, 20:35
... tem horas que eu esqueço da diferença de preços de Sao Paulo para o resto do Brasil... rsrsrs acho que em Goiania, estes R$ 10.000,00 caem para uns R$ 5.500,00.... porém, quanto a questao da documentação, bom isso daih é igual, tanto para o GM 151, quanto para o 2.2 Flexpower nao é mesmo?

Agora, Rubens, me fala uma coisa... quem é este pessial da "Atomic Supercharger" que aparece na tua assinatura? entrei no site deles, fiz algumas perguntas, mas até agora nada de resposta....

Fala meu heheeheh

pois eh o valor aqui eh absurdo acham que dinheiro dá em arvore...

enfim o ATOMIC supercharger é um projeto que EU abracei... o vinicius é meu amigo em gravatai e ele tava quase fehcando o projeto por falta de verba e tempo, dai abracei....

Enfim vamos muda ro site logo mais vou te ruma reunião essa semana com uma empresa de braganca paulista que está querendo investir no supercharger tanto em verba como na criação dos impellers que seria o mais dificil, essa emrpesa cria jah turbinas de avião e peças mais especificas com usinagem de 5º eixo rotativo, bom nosso maior problema está sendo colocar no mercado devido a falta de verba inicial, massssss

se alguém aqui tiver interessado em ajuda rou participar do projeto será bem vindo, temos 3 prototipos prontos, como podem ver no site rodava em um gol gts, depois numa saveiro flez e depois num celta, hj o que estava no gts está sendo colcoado no meu motor OHC, espero até o final do ano conseguir montar um mais forte pra suprir até mesmo um V8 pois tmeos um projeto com chassis de rural e motor 318 V8 que vai estar com esse SC

Posta suas duvidas ou me manda um mail e te respondo tudo... os dois sites sãos meus (soh o matomic ainda eh com o vinicius e ele tah quase sme tempo pra mails etc) :-D tanto a oficina que esta no começo das suas atividades (por enquanto eh hobby a oficina) e o atomic que jah tenho o supercharger ali que está no meu OHC (sim era oque estava no gol GTS)

manda mail ai!

Marcos ET
11/08/2008, 21:59
Pô Rubens, sério? cara, vc nao vai acreditar, mas qdo eu era aluno da Escola Técnica Federal de Goiás, eu e uns colegas tivemos uma idéia parecida... só que bem menos eficiente que este seu.... eu havia pensado em montar um compressor de deslocamento centrífogo com pás de "plástico industrial" e uma mufla defletora em chapa de alumínio conformado (igual ao processo de fabricação de "moringas" de água, sabe?)... era pra ter baixa pressao e alta vazão, mas, como vc já deve estar imaginando... nao deu muito certo, os ganhos eram quase iguais àquele "turbo elétrico" que vende no Mercado Livre... Agora, desde 2005, tenho tentado juntar $$ para comprar um turbocompressor "fundido" para cortar ao meio e instalar acionamento por polias! como vc pode ver, é incrível como idéias muito muito parecidas "pipocam" pelo mundo todo! manda um e-mail para diniz.carvalho@gmail.com me falando mais do projeto! se eu puder, gostaria de contribuir!!! como será que ele fica num GM 151 álcool? aposto que dá pra "encostar" no rendimento de um 4.1 standart (hehehehe só pra provocar!) rs

rubensx
11/08/2008, 22:10
huahuahuahuahau

Putz vc imagina eu tava nuns sites americanos sobre supercharger (porque imaginei que o OHC pra mim num serviria original pela baixa potencia e acabei encontrando o vinciius o idealizador da coisa toda!!! e agora me aparece vc tb auhauhahuahu coisa louca!)

enfim se dá pra encostar??? esse treco já funciona e pra vc ter idéia enchia o motor AP 1.8 com 1.2kg de pressão... é um turbo, massss tem a vantagem de ser acionado pelo virabrequim, que no caso não só acelera a compressão como freia também e sendo assim instantâneo o torque em baixa, logico que precisa de uma valvula do tipo pop-off e precisa de mufla (até espirra se vc quiser, eu acho tosco e prefiro a pop-off pra ganho rapido de retomada).

Enfim tecnologia de carros de arrancada americanos com maluquices tupiniquins vai nesses sites:

http://www.vortechsuperchargers.com/

http://www.paxtonauto.com/

nosso produto eh um tipo de clone dele entendeu?

sinceramente um motor de opala Iron Duke 4cc com isso ahuhauhuahuahau :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted: ia ficar ruim pros flexpower...

acho ateh que o nome do GM 151 com um desses (convertido pra alcool) ficaria FlexBLOWER huahahahua

Marcos ET
11/08/2008, 22:16
Bom, acho que com esta, fica realmente complicado encontrar mais vantagem no 4.1... hehehehe
Rubens, eu adicionei vc no msn ok?

rubensx
11/08/2008, 22:20
me entendeu?? tipo um supercharger desses estimo o valor fina pra consumidor 2 mil reais +/- com kit e tudo

ao invez de vc trocar de motor.... e tudo depende da polia utilizada...

opa adiciona ai que apareço mais a noite (estou saindo do trampo agora)

Pra exemplificar legal só olhar o link que passei da UOL que fala exatamente sobre isso supercharger centrifugo no OHC ou seja 31kgfm com menos peso... (se carburado) injetado vai dar o que falar eheheh

Marcos ET
11/08/2008, 22:27
tou sabendo.. rsrsrs embora nao conheça teu projeto, posso garantir que sou meio "intimo" desta idéia! hehehehe só que eu tou afim de trocar umas idéias com vc... acho que tem umas coisas que eu tinha pensado no meu projeto que podem servir bem no teu sistema... nao sei se consigo falar com vc ainda hoje... meu msn é anubis_ba@hotmail.com e eu já add vc nos meus contatos...

opa adiciona ai que apareço mais a noite (estou saindo do trampo agora)

Meu!! sério? cê trabalha onde?? Guarda Noturno?!?! rsrsrsrsrsrsrs foi mal, nao resisti... nao pude perder a piada.
gde abraço! sem comissao! rsrsrsrs

JP CJ-5
11/08/2008, 23:20
Não é 2.2 Flex Power, e sim 2.4 Flexpower!

Equipa as S10/Blazer advantage e as demais versoes que não são diesel.

Só sei que no álcool ele alcança 147cv!

[]'s continuando com o pé na cova do GM 6cil.

Agradecido Senhor Lucas :mrgreen:

[ ]'s

Marcos ET
12/08/2008, 10:11
Pois é...
Tivemos tópicos no fórum falando de VW AP...
Tivemos tópicos no fórum falando de BF 161...
Tivemos tópicos no fórum falando de OHC...
Tivemos tópicos no fórum falando de GM 4.1 (nas mais variadas formas e versões)
Tivemos tópicos no fórum falando de GM 151 (nas mais variadas formas e versões)
Tivemos tópicos no fórum que até falaram (eu inclusive) sobre CHT

Em todos eles, sempre tem que prefira um ou outro, porcausa disso ou daquilo. Enfim, Opala 6cil, 4cil ou BF, vai depender de quem vai andar no jeep, da maneira como vai usar o jeep e o que espera do jeep... aqui neste espaço, só colocamos nossas convicções pessoais...

Eu nao tenho um "motor preferido" pra colocar no jeep... coloquei um GM151 porque pude comprar o motor completo (inclusive parte elétrica, radiador, carburador... tudo) por R$ 600,00. Na época, eu queria um AP 2.0 mas a grana nao deu. Hoje, estou convencido de que um GM foi melhor doq um AP para meu CJ3A. MAS, ainda tá longe de ser o ideal.

Motor "preferido" pra mim, tem que ter um excelente torque (entre 20 até 35Kgf) em baixa RPM, tem que ser LEVE, COMPACTO e RESISTENTE, tem que ter potencia entre 90CV e 150CV e tem que ser economico... como ainda nao conheço nenhum com todas estas especificações, no momento meu sonho de consumo era mesmo um motor 2.2 ou 2.4 flexpower (Lucas, os mais antigos eram 2.2, como os do VECTRA) com cambio 5m da própria Blazer, reprogramado para menor consumo, pois os 900kg do meu jeep permitem isso....

Puutz, com tanta variedade de motores, tá complicado nao pular para o "off-topic"

Lucas Nassif
12/08/2008, 18:23
Que eu saiba os 2.2 eram somente a gasolina.
Flexpower da linha vectra/S10 era e é somente o 2.0 e 2.4 respectivamente.

rubensx
12/08/2008, 19:51
bom eu tb acho que num tenho motor preferido assim como emblematico, logicamente falo muito do OHC pois o conheço melhor por poder tocar nele todos os dias ehehehe

mas com certeza se eu nnaoe stivesse com esse OHC envenenado eu estaria de opala 4cc tb injetado e supercharger, o motor Iron Duke 'e muito bom e foi meio esquecido das preparações por causa do seu irmão mais forte GM250S esse sim com uma variedade quase tnao grande de preparações quanto o famoso e idolatrado (nem por todos) AP.

Confesso que o AP é um motor muito bom, fantástico inclusive, masss devido as preparações só correm para o lado do giro alto e do torque em alta o que par ao off-road não é tão interessante nem pro consumo, (salvo a configuração do jeep do tiago que parece ser um motor com mais torque em baixo devido ao blower e a injeção fueltech) mas mesmo assim aind asou mais os velhos reis do torque!

o Motor de opala GM-151 se bem trabalhado com um comando de valvulas com graduação maior e se encontra ro GM-151 que saiu em alguns opalas ss no final de carreira que jah usavam motres 4cc e não 6 (raros inclusive) vc encontra uma preparação bem interessante, comandod e graduação maior, 3E e mais alguma spimentinhas (não me lembro mas talvez tuchos mecanicos).

Eu faria no GM 151 o kit 2.8 com vira do 153, comando mais bravo, tuchos CRANE americanos mecânicos, manda polir os dutos, 4x1 injeção já é uma receita bem legal pra um motor leve e de torque bem impressionante

Não aconselho turbinas para trilhas pois é óbvio ou a turbina é pequena demais pra encher mais "cedo" e rápido ou ela é grande demais e só enche na estrada, dificil um meio termo, e cai no aumento exagerado do giro e consumo offroad.

Acho que cada motor tem seu pró e contra e precisa ser bem pesado e pensado para cada tipo de usuário do jeep. É por isso que sempre que me procuram e querem compra rum jeep pronto eu desencorajo e falo que é melhor comrpar um desmantelado do que montaod, simplesmente porque cada pessoa tem seu perfil e é dificil casar totalmente, pegando um jeep de 15 mil jah montado vc acaba gastando mais 10 pra colocar do seu jeito e desfazer o que foi feito que vc não gosta.

Uma coisa é certa em todos os motres que o pessoal coloca em jeeps, vai consumir mais! Sempre, dificilmente vc consegue ter menos gastos pois jeep exije um uso mais extremo de todo o conjunto.

Por isso antes de escolher o motor GM 151, AP, GM205S, OHC, etc faça uma auto análise de uso e gasto, procure pessoas que possuem jeeps com certas motorizacões que mais te interessa e se possivel ande com ele, sinta o torque, a resposta e pergunte sobre o consumo médio. Isso com certeza te ajuda muito na hora de acertar o powertrain, lembrando que uma mudança de motor pra maior potencia acarreta modificações necessárias em freios, suspensão, cambio, cardãs e por ai a fora...

Lembre-se sempre daquele vizinho ou amigo da rua que comprou um gol quadradinho tacou um turbo de "n" quilos e saiu espirrando por ai, depois de alguns meses voltou ocm o carro demolido... por isso brincar com motores envolve o carro todo nnao só a adaptacnao dele mas do conjunto completo para um offroad seguro e um jipeiro mais consciente que carro tb é arma!

Leonardo Raffi
12/08/2008, 20:48
T chê eu comecei com um 4300(chevrolet brasil) comprei o jeep e o motor estava nele.. comprei um motor de opala 6 p por nele mas um amigo meu disse ... troca só quando fundi esse... e ele não fundia... ai coloquei ignição eletronica ficou bom até com ronco diferente ai peguei o carburador daquele motor opala 6 com duplo corpo progressivo com um pé adaptado e ficou um animal pois com o antigo carburador ele ficava sem gasolina na final dava a famosa rateada... motor bom torque em baixa rotação foi ai q fui adaptar uma panela de distribuidor e escapou a ponta da bomba e o motor sifu... era stander... resolvi colocar o opala 6 q estava parado.... é um 3800 lindo ronco força mais giro e muiiito mais economico q o brasil...
que me dizem desse 3800 (não sei o modelo dele)????

meu outro jeep tem um opala 4 151 S carburador corpo duplo não progressivo, ig. eletronica para um jep cj2a ano 46 sobra motor ... e muito mais economico q o de 6 mas confesso q poderei dar umas melhoradas nele por isso olho os topicos dos assuntos...
para trilha eu recomendo os chevrolet opala 6

mas ja vi outros mais modernos preparados andando muito em trillha

por enquanto trilha neles ...

Marcos ET
13/08/2008, 09:48
Que eu saiba os 2.2 eram somente a gasolina.
Flexpower da linha vectra/S10 era e é somente o 2.0 e 2.4 respectivamente.

é... pode ser q eu tenha prestado atençao somente no 2.2 e nao verificado se era ou nao era flexpower... MAS, ainda assim é um puzta motor. Ontem, procurando uma valvula do respiro do cabeçote, encontrei um destes 2.4 no chao de uma oficina, tinha até um conversor de torque no lugar da embreagem... nossa, tive pensamentos estranhos.. rsrsrs

ô Rubens, blza? poize meu amigo, eu já tinha pensado em "n" tipos de preparação para meu GM151, inclusive, qdo comprei ele, tava com 2,5mm de rebaixo no cabeçote, avanço adiantado no distribuidor e mais algumas modificações que, com o tempo de uso em trilha, estou vendo que é melhor desfazer! Veja que todas as modificações que fazemos, implica em outras modificações a fazer! rebaixar cabeçote exige cuidados com refrigeração, ignição, etc... e por aih vai... daih, acabamos gastando em um excelente GM151 o dobro do $$ que gastaríamos num PUZTA motor 2.4 década e meia mais novo... MAS, é pena que o 151 jamais consiga equilibrar a relação "custo/benefício" frente um 2.4 Flexpower... daih vc pensa: tá mas eu posso envenenar o 151... e depois vem outra coisa na cabeça: E SE eu gastar este $$ melhorando o 2.4 Flex? percebe a diferença? o que gastaríamos para melhorar o 151 poderia ser usado para melhorar o 2.4 e o resultado ia ser muito melhor.

Leonardo, blza? Como vc mesmo falou, o GM151 num CJ "sobra motor" correto? entao, já que sobra, ainda continuo sem ver vantagem na instalação do seis cilindros....

Ra
13/08/2008, 12:48
Tem que olhar a manutenção, o regime de funcionamento em trilha favorece os motores mais antigos, blocos e peças mais reforçados, simplicidade de sistemas, e por ai vai. Sem esqueçer, que VAI dar muito mais manutenção. Troca de embreagem, de opala é barato. As peçinhas, de opala é barato. O mecânico, de opala é barato. Entrou quente em um rio, e trincou alguma coisa,............

Leonardo Raffi
13/08/2008, 14:45
Marcos o q eu falei que o 151 S sobra é no CJ2a e não no CJ5 pois o cj2a cj3 e as versoes antes do cj5 é q estes são mais curtos e mais levianos inclusive é dificil colocar o 6 pois não há espaço no cofre.
tive um coçega com opala 4 alcool no cj5 e sempre faltava motor em trilha pesada agora passou p opala 6 gasolina e esta muito satisfeito
eu diria opala 4 no cj5 a menos q seja p passeio simples ou bem envenenado é melhor o 6 o 6 normal sem modificaçãoes gasta quase a mesma coisa q o 4 preparado e dura mais...

mas fecha os olhos e vai nada como a ter a própria experiencia...
ouvi falar dos 6 das ranger dizem q é melhor q da s10 ... tem mais giro mais parte eletrica eletronica para dar zebra... mas se tem pila???
um abraço e boas trilhas...

Leonardo Raffi
13/08/2008, 14:49
Ha um colega tinha um 6 numa f75 e faltava motor pois tinha uns rodao ai colocou um 4.9 i Falcon da F1000 esta muit contente claro depois de 5 caixas de reduzida quebrada agora usa a miltar da engesa(caminhao) e muitos crdans torcidos e muitas cruzetas destruidas e sem falar nas rodas livre agora esta de queixo duro... ha trocou os pneus por uns q agarram menos ... não quebra tanto mas atola mais..ps o motor é 10 e o pior é economico faz uns 8 no asfalto o maldito

Zuriel
23/04/2009, 16:25
Esse ano, se Deus quiser, o meu Jeep vai funfar com o GM 6!!

O motor foi preparado para chegar aos 4.4L, e já está pronto!!

Ganhou tuchos mecanicos americanos, comando 250/S, DFV446 e algumas outras coisas. De acordo com o preparador dele, o motor deve tá na casa dos 200cv e uns 33kg de torque. Nada mal...

IMHO,

:arrow: O BF é um excelente motor, porém, limitado! É muito valente na trilha, desde que vc não deixe de usar a reduzida. Na cidade onde tem muitas subidas, ele deixa um pouco a desejar... (essa é a minha opinião depois de 2 anos de convivência com esse motor) e também bebe pra kar@lho!

:arrow: O GM151, também é um otimo motor, sua potencia e torque é consideravelmente superior ao do BF, e já deixa o Jeep bem mais esperto. Mas se a intenção é colocar pneuzão e diabo a 4, pode ser que ele fique um pouco xoxo, a não ser que esse motor seja preparado ou a relação do diferencial seja bem curta!

:arrow: Já o GM250, tem potencia de sobra, torque de sobra, e emoção de sobra!! :mrgreen:
Desde que bem regulado, o consumo de combustível supera o BF!!

Enfim, a minha opinião: GM 250 (seja 4.1, 250S, a gasola, alcool, gnv......:twisted:), não pelo fato de ser o motor que tenho, mas sim devido a alta confiança, força e potência que essa usina proporciona aos seus donos!

Abraço,
Lucas Nassif.:concordo:

Em numero de torque, o motor do opala 4 cil é mais fraco que o BF!
Levando em consideração que vou instalar esse motor numa f-75 com pneus dynatork 33 e diferencial 56x9 não vai ficar xoxo?

Marcos ET
20/09/2009, 15:58
Em numero de torque, o motor do opala 4 cil é mais fraco que o BF!
Levando em consideração que vou instalar esse motor numa f-75 com pneus dynatork 33 e diferencial 56x9 não vai ficar xoxo?

Bom, olhando uns posts mais adiante...

Também voto no 4cc. Troquei o GM6 da Jabiraca por um GM4 álcool e não me arrependo. Estou com pneus 33", cambio clark 5m, caixa do jeep e relação 8:43 original.
Normalmente é um carro comum... na reduzida sobe na parede.
Muito mais leve... deixou minha direção muito mais "na mão"...

Ou seja... acho que "xoxo" não seria bem o caso...

Porém, se vc estiver afim de colocar um pouco mais de "pimenta" no GM151, pode procurar o Rubens e perguntar o lance do charger...

Como eu sou um cara bem teimoso, vou ver se invento algo "bymyself" e torcer para não explodir, pegar fogo ou, pior ainda, não adiantar nada...

Já comprei uns ingredientes para o meu Jeep... espero que em breve possa inaugurar um tópico sobre como dar uma ajudinha para os GM151... RUBENS! vamos ver se funciona ou nao aquele lance de acionar por polias.... rsrsrsrssrrs:pipoca::pipoca::pipoca:

daniloatui
25/07/2011, 22:14
Bem, reativando o tópico.

Estou estudando as diversas opções de adaptações para reforme do meu Jeep ( CJ5) e estou chegando a conclusão que sempre tive:

quanto mais simples, melhor.

Assim, estudei a possibilidade do motor 4.1 injetado, descarto o uso do opala 6cc.

E estou optando pelo GM 151, porém tem que ser bem preparado, com injeção e o supercharger.

Vou me inveredar nesta, por influencia total do Rubens.....rsrrs

Pelo que deve ser feito no Jeep para colocar um motor 4.1 injetado e mais cambio e reduzida atualizado, precisa ter mais espaço e mesmo assim, ficará um cardan muito curto.

Para não ficar 1 ano na oficina o Jeep, vou comecar pelo powertrain .

GM151 preparado - cambio clark 240v e reduzida da band.

Vamos ver o que vai dar........

Vamos por em prática esta adaptação.

ET - deu sequencia na sua preparação, como ficou ?????

Abs.

tiorico
26/07/2011, 08:38
Estou terminando de adaptar um GM 151 na minha F75, mas por enquanto sem preparação alguma...

Já ouvi sobre transformar em 2.8 e 3.0, mas nao sei detalhes do assunto...

Quero me inteirar no q pode ser bem feito pra, quem sabe, mexer no meu tb...

vou acompanhando...

pedro bonadio
26/07/2011, 12:28
Amigo, o GM 151 é um ótimo motor. Vou passar uma receitinha, que deixa o bicho cavalar:

-Pistão 4", bielas curtas GM250(opala 6cc), virabrequim GM153(opala 4cc até 74) --> leva o motor para quase 2.8L;

-Cabeçote retrabalhado, taxado em 9.5:1(para gasolina), polimento dos dutos, rebaixado em 1mm, válvulas de admissão abertas para 40mm e de escape para 30mm (40x30), tuchos mecânicos, varetas e balanceiros novos;

-Comando de válvulas mecânico, 272ºx268º de duracão (para não perde muito torque em baixas rotações);

- Carburador: DFV446(melhor vazão, regulagem mais difícil) ou Solex H34 SEIE(mais fácil de regular, menor vazão);

- Escape dimensionado 4x1, 4x2 ou 4x2x1 de 2.5" direto ou com 1 abafador/silenciador;

- Ignição eletrônica, eu colocaria alguma a prova d'água, iria de Motor Spice DD, que me permite refazer o mapa da ignição, me tira o distribuidor e me deixa imune à água;

- Potência: 130~140hp à 5000~5800rpm e 24~25 kgf.m de torque à 2800~3000rpm na gasolina. Deverá fazer uma média de 4~5 km/L, além de ser resistente, potente, leve,que vai girar QUASE igual um VW AP, e com potência do GM250.

tiorico
26/07/2011, 13:00
Pedro,

Em qq ano do 151 dá pra fazer tudo isso?

Tem idéia do custo das peças e serviço?

Obrigado,

pedro bonadio
26/07/2011, 17:06
Bloco dos GM151 até 91, são os SEM retentor;

O valor vai de 4k à 10k, depende das peças(forjadas) que usar, ou se quiser passar pra injeção.

Do modo mais simples, que rende a mesma coisa, é mais o menos o preço de uma retífica, entre 3,5k e 4k.

Abraços!!!!

KitiU.
27/07/2011, 09:15
Dae pessoal...

Como o tópico é sobre opala 6, Bf161 ou opala 4...

Vou relatar um caso aqui do Horizontina...

Um amigo comprou uma "cachorra loca", famosa F85... estava toda original...porém com o motor Bf fundido... a intenção era deixar o mais original possível... sendo assim o motor original deveria continuar... porém o valor da retífica assustou... e ele resolveu partir para outro motor...

A primeira alternativa era colocar um opala 6... porém muito caro... aqui na região tão pedindo em torno de 2.5k... já o irmão mais novo o opala 4... sai na faixa dos 0.5k a 1.0k... ou seja da para colocar quase 3 opala 4 pelo preço de um opala 6...

Então tal amigo optou pelo opala 4... e eureca... ta apavorado com o resultado... a f85 ficou leve na dianteira e com o entre-eixo maior que do jeep... passa por tudo... e o motor não faz feio não...

Eu tenho no meu jeep um opala 4 também... porém um pouco apimentado... comando e etc... e confeço a voces... da pau em opala 6 brincando... só perde na hora da força bruta mas em trilha, chega se ridículo os 6 cilindro com todo aquele peso motro...

Bem não sei se ajudou muito, mas pensem na relação peso potência... na trilha faz muita diferença...

E como dito anteriormente o 4 cilindros preparado... fica show... eu tenho um e não troco por nada...

Forte abraço a todos...

Sergio c
17/01/2013, 17:11
Olha cambada, vau dar meu pitaco aqui. Essa velha discussão entre qual melhor motor p jeeps e afins, qual o melhor pneu pras viaturas, isso é que nem a discussão entre casa e apartamento; IE e carbura, cada uma tem suas vantagens e desvantagens.....explico;

Motores "normais" p jeeps e afins: Opala 4, Aps, OHC, GMs 2.0, 2.2, 2.4 e o velho BF 161.

Motores "anormais" p jeeps e afins; Opala 6, V6 ranger, V6 vortec e outros fortes

Nos motores ditos normais, com pouquissimas alteraçoes dá pra coloca-los, quem quiser não precisa nem trocar caixa original, t case, eixos e semi eixos; são muito mais baratos de compra-los, mante-los e instala-los, além de uma boa economia de combustível; não foça a estrutura do jeep; "quase" garantia que vc vai fazer a trilha e sair inteiro com a viatura no outro lado. Esses motores são para que não tem muito $$$ ou, tem$$$, mas não quer gastar demais com seu passa tempo...

Nos motores ditos "anormais", aí é pra quem quer gastar beeem mais com seu brinquedo "se pagar as peças e a oficina e não der calote rsrsrsrsr", pois, a começar pelo custo dos motores, o opala 6cc saiu custando 2 a 3k, fora os outros que sao mais caros: monta-los na cx original e quase dor de cabeça na certa, aí se vão mais uns 2k na cx de c10, 20.. Após isso, quem acaba pagando a conta é a t case, e se for troca-la se vai mais usn bons pila. Depois vem os cardãs, semi eixos, e qeue se o condutor tiver pneus bons, bloqueio e não manerar no pé, corre grande risco de terminar a trilha rebocado...., além de alto consumo de gasosa. Tb terá que reforçar chassis, molas, amortecedores, muhões, barras de direção, senão da problemas......

Opinião é como bund@, cada um tem a sua... Boas trilhas.

turbino
23/07/2014, 12:58
Reativando o tópico!!!!

Ola galera, bom dia!!!

Meu jeep é cj5 com motor bf161 + cambio 4m do ohc + pneus 265/70/16 + relação 8/43, só que o motor ta começando a abrir o bico, aí vem a velha dúvida de qual motor e cambio colocar.

Tenho 2 opções em mente e gostaria da opinião dos amigos para me ajudar a tomar uma decisao:

1- motor bf184 (tenho em vista)+ o cambio original 4m do ohc que está no meu jeep,

2- motor gm151 (que eu ja tenho)+ cambio clarck 4 marchas 260f

a duvida é esta, compro o motor bf184 que ja esta recem retificado (15.000km) ou com um valor aproximado compro um cambio clarck 260f e coloco ele no gm151 que ja tenho guardado.

Qual dos dois conjuntos vai ficar mais forte tendo em vista peso e potencia?

aguardo a opiniao dos amigos para me ajudar a tomar uma decisao.

desde ja muito obrigado, ate mais...

reslima
23/07/2014, 13:13
Turbino, tranquilo? Pra acoplar o 4m do OHC no BF184 vai ter que diminuir o eixo piloto, pois é mais comprido no caso do OHC, ou vai ter que garimpar um eixo piloto para o BF, talvez não seja dificil pois o cambio do maverick 6 cilindros é o mesmo dos willys, apenas com o tail house diferente.

Eu iria de GM 151 + 260F, já que já tem o motor. Acredito que em termos de potência e resistência, esse conjunto ficará melhor. Curti demais esse motor no CJ com 260T, então imagino que com uma 260F ficará bem melhor.

Abraço.

Reativando o tópico!!!!

Ola galera, bom dia!!!

Meu jeep é cj5 com motor bf161 + cambio 4m do ohc + pneus 265/70/16 + relação 8/43, só que o motor ta começando a abrir o bico, aí vem a velha dúvida de qual motor e cambio colocar.

Tenho 2 opções em mente e gostaria da opinião dos amigos para me ajudar a tomar uma decisao:

1- motor bf184 (tenho em vista)+ o cambio original 4m do ohc que está no meu jeep,

a duvida é esta, compro o motor bf184 que ja esta recem retificado (15.000km) ou com um valor aproximado compro um cambio clarck 260f e coloco ele no gm151 que ja tenho guardado.

kaiser64
23/07/2014, 13:28
Reativando o tópico!!!!

Ola galera, bom dia!!!

é exatamente esse conjunto que deixarei em minha viatura, gm151 e cambio 260f, mas vou fazer mais para final do ano, esse cambio é minha opção pois assim posso turbinar ou aspirar o motor sem ter que me preocupar com o cambio, coisa que o cambio original não aguenta e talvez o do chevette tambem não, ou em uma possivel mudança futura de motor ( como por exemplo o gm250 do opala 6cc) eu não teria que trocar novamente o cambio.

daniloatui
23/07/2014, 17:49
é exatamente esse conjunto que deixarei em minha viatura, gm151 e cambio 260f, mas vou fazer mais para final do ano, esse cambio é minha opção pois assim posso turbinar ou aspirar o motor sem ter que me preocupar com o cambio, coisa que o cambio original não aguenta e talvez o do chevette tambem não, ou em uma possivel mudança futura de motor ( como por exemplo o gm250 do opala 6cc) eu não teria que trocar novamente o cambio.

Coloquei o motor 4cc do opala, mas tive a sorte de encontrar um 153S e dei uma bela fuçada ( aspirtado )- e o cambio do engesa clark 240v com redução da toyota.....ficou muito forte, e primeira tem dupla redução, pois este cambio tem a primeira reduzida mais 4 marchas , a 4 é 1:1 ...como estou usando pneu 37, não tem muita força, mas toca suave na estrada.....a unica coisa que não estou conseguindo acerto fino é na carburação e ignição...em breve vou partir para injeção e espero resolver esta questão.....

kaiser64
23/07/2014, 18:03
Coloquei o motor 4cc do opala, mas tive a sorte de encontrar um 153S e dei uma bela fuçada ( aspirtado )- e o cambio do engesa clark 240v com redução da toyota.....ficou muito forte, e primeira tem dupla redução, pois este cambio tem a primeira reduzida mais 4 marchas , a 4 é 1:1 ...como estou usando pneu 37, não tem muita força, mas toca suave na estrada.....a unica coisa que não estou conseguindo acerto fino é na carburação e ignição...em breve vou partir para injeção e espero resolver esta questão.....

Olha amigo meu gm 151 está com dfv228 e vou passar para o h34 que eu já tenho aqui e dizem ser muito mais facil de conseguir uma boa regulagem, o dfv eu penei um pouco mesmo para regular e tentar deixar ok, nao esta totalmente liso mas está quase..

turbino
24/07/2014, 08:25
Turbino, tranquilo? Pra acoplar o 4m do OHC no BF184 vai ter que diminuir o eixo piloto, pois é mais comprido no caso do OHC, ou vai ter que garimpar um eixo piloto para o BF, talvez não seja dificil pois o cambio do maverick 6 cilindros é o mesmo dos willys, apenas com o tail house diferente.

Eu iria de GM 151 + 260F, já que já tem o motor. Acredito que em termos de potência e resistência, esse conjunto ficará melhor. Curti demais esse motor no CJ com 260T, então imagino que com uma 260F ficará bem melhor.

Abraço.
Ola reslima bom dia, estou achando que vou partir para esta configuração mesmo (gm151 +260f). Em termos de durabilidade acho que este conjunto vai ficar bem melhor, a minha principal duvida era o torque nas trilhas, tinha medo de ficar um pouco xoxo, pois confesso que ficava um pouco receoso em tirar um 6cil e colocar um 4cil no lugar, mas pelo que andei lendo este motor é bastante valente.

muito obrigado a todos

abs, ate mais...

georgevalle
24/07/2014, 08:35
Sem dúvida coloca o opala 4 e clark 260f, tinha no jeep opala 4 a alcool e a caixa original, na trilha ia muito bem só faltava força na arrancada devido a caixa original ter a 1ª muito longa, agora colocando a 260F fica digamos assim perfeito pois tem a 1ª bem curta e sem muito "buraco" entre as marchas, se não me engano nos classificados tem uma caixa já com flange e reduzida (esta sempre é bom ter + uma) por um bom preço.

turbino
24/07/2014, 08:35

Ola kaiser64, bom dia!!!
vi que voce ja usa o gm151, o que voce me diz deste motor em relação a torque nas trilhas, qual pneu e relação voce esta usando? Tambem pensei em colocar a caixa do chevette, mas pensando melhor o certo é procurar um 260f, pois aí nao precisaria mais preocupar com cambio.

abs, ate mais

turbino
24/07/2014, 08:48
Sem dúvida coloca o opala 4 e clark 260f, tinha no jeep opala 4 a alcool e a caixa original, na trilha ia muito bem só faltava força na arrancada devido a caixa original ter a 1ª muito longa, agora colocando a 260F fica digamos assim perfeito pois tem a 1ª bem curta e sem muito "buraco" entre as marchas, se não me engano nos classificados tem uma caixa já com flange e reduzida (esta sempre é bom ter + uma) por um bom preço.

Ola George, bom dia!!!
Acho que vou partir pra esta configuração mesmo (gm151+260f), pois meu medo era ficar meio fraco, mas como voce disse, este cambio tem a 1ª bem reduzida, então acho que vai ficar perfeito, sem falar na durabilidade. Vou dar uma garimpada nos classificados para procurar este anuncio que voce citou.

abs, ate mais....

kaiser64
24/07/2014, 08:56
Ola kaiser64, bom dia!!!
vi que voce ja usa o gm151, o que voce me diz deste motor em relação a torque nas trilhas, qual pneu e relação voce esta usando? Tambem pensei em colocar a caixa do chevette, mas pensando melhor o certo é procurar um 260f, pois aí nao precisaria mais preocupar com cambio.

abs, ate mais

Então amigo, estou terminando a restauração do jeep, já está rodando mas somente na cidade por enquanto, pois tenho que trocar a relação que está extremamente longa (11x47) vou colocar uma 43x8, é um bom motor, eu tinha pensado em colocar a caixa do chevette que na teoria não deveria aguentar o motor devido a tabela de torque dele, porem tem muita gente usando o conjunto, inclusive tem varios chevette turbo com mais torque que um gm151 original usando a caixa original do chevette, mas eu resolvi pensar a longo prazo que posso trabalhar no motor aspirando ele ou turbinando, ou então até quem sabe um gm 250 4.1 do opala 6cc, ai certamente a caixa nao aguentaria e eu teria toda essa mao de obra e custo novamente, como minha caixa tá boa resolvi esperar até fim do ano e juntar umas latinhas $$ a mais e investir em um cambio que eu não tenha que me preocupar independente da configuração de motor que eu coloque, que é bem mais caro isso é, acho que vai praticamente o dobro de dinheiro do que colocar uma caixa de chevette, mas digamos assim, a caixa do cheva seria uma solução a curto prazo, enquanto a 260f é uma solução a longo prazo e digamos, definitiva..

duvida, toda caixa 4 marchas que saiu na F-1000 / C-10 e C-20 é a Clark 260f? pois se eu pedir por caixa 260f nos ferros-velhos com toda certeza não vão saber que caixa é...

KitiU.
24/07/2014, 09:01
Se me permite opinar...

Turbino, você ja tem o GM 151 (fora do jeep), e caixa original 4 marchas (no jeep) certo?

Coloca o GM151 na caixa original mesmo... só precisa adaptar a capa seca do opala na caixa original, que é muito simples, vc não mexe na posição da caixa, consequentemente não mexe em cardan e etc... só faz o suporte do motor novo...

O detalhe fica no disco da embreagem, que tbm é muito simples de resolver, se usa o miolo original willys por causa do eixo piloto, num disco de opala...

Simples e melhor relação Custo x Benefício....

Tenho no meu jeep motor GM 151 na caixa original, porém 3 marchas, por fora as caixas são iguais...

turbino
24/07/2014, 09:45
Se me permite opinar...

Turbino, você ja tem o GM 151 (fora do jeep), e caixa original 4 marchas (no jeep) certo?

Coloca o GM151 na caixa original mesmo... só precisa adaptar a capa seca do opala na caixa original, que é muito simples, vc não mexe na posição da caixa, consequentemente não mexe em cardan e etc... só faz o suporte do motor novo...

O detalhe fica no disco da embreagem, que tbm é muito simples de resolver, se usa o miolo original willys por causa do eixo piloto, num disco de opala...

Simples e melhor relação Custo x Benefício....

Tenho no meu jeep motor GM 151 na caixa original, porém 3 marchas, por fora as caixas são iguais...

Ola KitiU, bom dia, tambem estou pensando nesta hipotese que sem duvida é a melhor em custo beneficio. Meu motor (bf161) esta começando a ficar ruim, mas acho que se eu cuidar bem dele, pode ser que aguente mais um certo tempo, Enquanto isso vou juntando umas latinha$$ e garimpando um 260f e as outras peças necessarias para a adaptação, pois aí ficaria tranquilo em questão de cambio. Mas se o bf abrir o bico derrepente, vou ter que partir pra esta configuração que voce citou (gm151+4m original), ate porque nao tenho verba no momento pra comprar e adaptar o 260f.

abs, ate mais...

georgevalle
24/07/2014, 13:07
Procurando nos classificados achei a caixa é do hpnardino não é a 260F mas é a também muito sonhada 240F que saiu nas primeiras D-10, e o preço realmente está muito convidativo 2,3k pela caixa e reduzida, falta a capa seca que gira em torno de 300 latinhas, para quem está precisando...

kaiser64
24/07/2014, 13:14
Procurando nos classificados achei a caixa é do hpnardino não é a 260F mas é a também muito sonhada 240F que saiu nas primeiras D-10, e o preço realmente está muito convidativo 2,3k pela caixa e reduzida, falta a capa seca que gira em torno de 300 latinhas, para quem está precisando...

amigo pode fazer o favor de me mandar esse link?

reslima
24/07/2014, 13:16
Se optar pelo GM 151 com 260F, além da capa seca vai precisar também do volante/cremalheira, arranque, embreagem completa das A10/A20/C20. Vai desembolsar, além do valor do câmbio 260f, um pouco mais de 1000 cruzeiros, provavelmente.

oliveiraideal
24/07/2014, 17:27
galera, eu não entendo nada de motor de jeep... comprei um chassi de jeep com um motor 6 cilindros, caixa de marcha de transferencia e etc.. qual poderia ser o motor? visto que é original..

kaiser64
24/07/2014, 17:48
galera, eu não entendo nada de motor de jeep... comprei um chassi de jeep com um motor 6 cilindros, caixa de marcha de transferencia e etc.. qual poderia ser o motor? visto que é original..

Amigo esse é pra ser o motor original mesmo 6cc do Jeep, o BF161

andre_agostinho
24/07/2014, 20:05
BF161 6cc original

georgevalle
25/07/2014, 08:20
amigo pode fazer o favor de me mandar esse link?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/127983-vendo-motor-4-1-mpfi-silverado-clark-240f-reduzida-willys-4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/140860-vendo-cambio-clark-4-marchas-com-flange-para-reduzida-do-willys-em-estado-de-zero.html

turbino
25/07/2014, 09:08

Blz george, bom dia!!!!

Liguei pro hpnardino pra negociar o cambio, mas como voce mesmo disse acima, o cambio dele é o 240f, que tambem é um otimo cambio, mas tava querendo mesmo é um 260f.
mas mesmo assim muito obrigado

abs, ate mais...