Conectar

Ver Versão Completa : motor elétrico acionamento tração F1000 4x4

mluiz
07/08/2008, 22:28
Estou com um problema com o motor de acionamento da tração de minha F1000 4x4. Muitas vezes ele não liga a tração, e a reduzida não funciona mais. Quando dou algumas pancadas no motor , ele funciona. Já tirei e limpei as platinas e dei mais pressão, mas fica bom por uns dias.
Ouvi dizer que existe um reparo para este motor. Por favor, informem onde posso comprar este equipamento, pois na Slaviero Ford de Cascavel não tem, muito menos em outras agências Ford.
Muito obrigado,

Marcelo

Tio Eddie
07/08/2008, 23:07
Marcelo,

No fórum há vários depoimentos sobre o motor elétrico da tração e seus "paus"...dá uma garimpada! (busca)
Felizmente a Milona tem acionamento da tração por alavanca, logo nunca passei por estes problemas!

O Fábio Bananal tem uma F1000 4x4 com acionamento elétrico (a F1000 do "velho") quem sabe ele não dá uma idéia!!!

Boa sorte, seja bem vindo ao fórum e conte conosco!!!

Abraços

Eddie

mluiz
08/08/2008, 08:42
Muito obrigado pela resposta Tio Eddie. Aqui em Cascavel tem uma empresa chamada Só Ford, que recupera estes motores. O preço é meio salgado, em torno de R$700,00 . Eu preferia comprar um motor novo, que é mais confiável , mas parece que é impossível. Alguns amigos colocam cabos para acionar a tração, mas eu gosto de manter a originalidade da caminhonete, e além do mais, não confio muito em adaptações. Ss e for para quebrar um galho, tudo bem, mas nada definitivo.

Tio Eddie
08/08/2008, 09:47
Marcelo,

Dá uma olhada no serviço desta recuperadora, se for bem feito, não vejo maiores problemas. Pelo que me lembro dos relatos, o motor elétrico (mais o circuito elétrico) pifa por não ser blindado, ou seja, pega terra, água, poeira etc... o que é péssimo para este tipo de componente!

Algumas peças das nossas F1000 4x4 são dose de achar mesmo, por isso criatividade e bom senso sempre são bemvindas!

Boa sorte.

Abraços

Eddie

Edintruder
08/08/2008, 14:07
Mluiz, tem adaptação e adaptações... Eu estou fazendo o sistema a cabosp ara a minha Ranger para substituir o motor elétrico, e como eu uso muito o 4x4 tem que ser algo muito confiável e ausente de manutenção. Tudo depende de quem faz e como faz o serviço.
O motor elétrico é bom, mas também é caro. É o preço que se paga pelo "conforto"...

O meu sistema pretendo tirar e colocar o elétrico quando for vender a atual Ranger e reutilizar em outra Ranger que vier a comprar, mas para isso tem que ficar bom.

mluiz
08/08/2008, 16:37
Concordo plenamente.Mas a adaptação que conheço não é muito boa. Um mecânico local coloca um cabo ao lado do interruptor de luz do painel, mas ele só liga a tração. Adeus á reduzida. Para acionar a reduzida, precisa puxar mais o cabo e esta quantidade deve ser exata. Bom mesmo seria comprar o acionamento mecânico original, por alavancas. Será que não tem na Argentina. Dizem que esta pick up foi montada por lá.

Tio Eddie
08/08/2008, 22:50
Hummm....acionamento mecânico é com certeza show de bola (como na minha) apenas precisa ver se a CT é a mesma e se é possivel a instalação, caso vc ache uma, é claro....

De fato boa parte destas F1000 são da autolatrina e montadas na Argentina, quem sabe por lá, como vc mencionou...

Boa garimpada e por favor coloque os resultados da busca para acompanharmos!

Abraços

Eddie

netão
09/08/2008, 09:14
Meu pai tem uma F1000 4x4 95,tinha o acionamento eletrico,mas como dava muito dor de cabeça,resolvemos trocar pelo manual.
Deu um pouco de trabalho para achar as peças,mas hoje não nós arrependemos!!!
Vale lembrar que mantemos ela por que na fazenda em epocas de chuvas só dá ela!!!
A F250 pra lá não anda dois metros e atola!!

shimomoto
09/08/2008, 22:53
Uma ideia....

Importar o motorzinho não é mais simples???? Tem umas lojas que vendem via internet. Mas precisa ter o modelo exato da CT pra não dar erro.

Abs!

Edintruder
10/08/2008, 09:16
Concordo plenamente.Mas a adaptação que conheço não é muito boa. Um mecânico local coloca um cabo ao lado do interruptor de luz do painel, mas ele só liga a tração. Adeus á reduzida. Para acionar a reduzida, precisa puxar mais o cabo e esta quantidade deve ser exata. Bom mesmo seria comprar o acionamento mecânico original, por alavancas. Será que não tem na Argentina. Dizem que esta pick up foi montada por lá.

Mas isso sim é uma verdadeira gambiarra!

JORIS
10/08/2008, 10:27
... Eu estou fazendo o sistema a cabosp ara a minha Ranger para substituir o motor elétrico, e como eu uso muito o 4x4 tem que ser algo muito confiável e ausente de manutenção.....

Edin, por curiosidade, vc tem tido problema com o sitema elétrico? ou é só pra evitar tê-los em algum dia? pergunto isso pq eu era cismado com eles, porém já tive S-10, ranger e agora troller, e até o momento ninca tive problemas! agora de vez em quando algum companheiro tem tido nos trollers por exemplo as vezes a reduzida não entra ou então não sai! S-10 e ranger só vi nas mais antigas com sistema de vácuo!

[]´s!

netão
10/08/2008, 21:03
Edin, por curiosidade, vc tem tido problema com o sitema elétrico? ou é só pra evitar tê-los em algum dia? pergunto isso pq eu era cismado com eles, porém já tive S-10, ranger e agora troller, e até o momento ninca tive problemas! agora de vez em quando algum companheiro tem tido nos trollers por exemplo as vezes a reduzida não entra ou então não sai! S-10 e ranger só vi nas mais antigas com sistema de vácuo!

[]´s!
Eu tive problemas com uma Ranger,de meu tio,a Reduzida não entrava,estava atolado até o talo!!!
Ela é ano 2007,tive que andar 5 quilometros(na lama)para pegar minha Savana para ir desatola-la!!!

Edintruder
11/08/2008, 08:16
Na verdade não gosto de nada que seja sucetível à falhas ou que não funcione bem. Até então o acionamento do 4x4 da Ranger nunca deixou a desejar, porém como por aqui andou chovendo direto, a umidade é inevitável e pela primeira vez começou a não querer desengatar o 4x4. Engata numa boa mais não voltava para 4x2, inclusive fui obrigado a andar em piso firme e manobrar em estacionamento calçado em 4x4hi. Quando o tempo secou, a tração voltou ao normal, acredito que possa ser até um mal contato no chicote na ligação com o motor. Então e tratei de mecanizar para ter certeza absoluta que não falhará nunca mais. Mas de qualquer forma, se o sistema falhar, basta tirar o motor elétrico na hora e selecionar com a mão mesmo a opção que precisas que sem tração não fica.
O motor elétrico atualmente apresenta o seguinte sintoma: 4x2 ok, 4x4hi ok, funciona perfeitamente entre essas duas opções, porém ao mandar engatar 4x4low, o motor loqueia pára no meio do caminho. Ou seja, fica com 4x4hi acoplado e não sai da posição.
Hoje faz uns dias que ando com o sistema de alavanca e te digo que é mais tranquilo saber que não existe dúvidas, pois sempre antes de me metre em alguma situação ruim, eu tinha o hábito de testar o sistema elétrico, o que hoje dispensa, fora isso tem o N da CT caso precise e o tempo de troca é imediato, ou seja, em uma fração de segundo etá direto na reduzida!
Não é de estranhar o motivo pelo qual o pessoal do Troller passa para o sistema manual e não desfaz.

JORIS
11/08/2008, 08:25
Edin, vi a pouco que está relatando essa mudança em outro tópico! agora sem sobra de dúvidas por melhor que seja o sistema elétrico, nunca vai ter a confiança do mecânico! isso é fato!

vou ficar acompanhando pelo outro tópico!

[]´s.

Edintruder
11/08/2008, 14:25
Edin, vi a pouco que está relatando essa mudança em outro tópico! agora sem sobra de dúvidas por melhor que seja o sistema elétrico, nunca vai ter a confiança do mecânico! isso é fato!

vou ficar acompanhando pelo outro tópico!

[]´s.

Na verdade o sistema já está pronto e funcionando muito bem obrigado! Só falta fazer os tapa-pós das alavancas para o acabamento interno ficar padrão e comprar uma bolota para a alavanca. Só acho bolotas feias ou grandes, preciso uma que combine com a original ou coloco duas iguais, porém estou procurando preta ou cinza e o mais difícil: discretas!

Depóis que tiver pronto o acabamento eu tiro mais uma foto e posto lá no outro tópico. Não escrevi nada lá pq ninguém perguntou nada a respeito.
Valeu!

FábioBananal
12/08/2008, 11:25
Opá Oh nóis aí!!! Luiz dá uma olhada nesse topico do trolher, o sistema é igualzinho: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43391&page=2

o q eu fiz é igual, só q usei cabos de frio de bicicleta q não aguentaram o torque e quebraram, só to esperando sobrar tempo para substiruir pelo de embreagem de moto. A adaptação fica bem confiavel!
vlw

Edintruder
13/08/2008, 11:20
Eu andei ohando os cabos de motos, mas são curtos demais, então se não aguentarem eu terei que comprar cabos de aço do diâmetro que preciso em ferragem.
Um quye eu não pensei e me surgiu a idéia, é o cabo da embreagem do fusca. Vou dar uma olhada no diâmetro pois comprimento dá e sobra.

mluiz
13/08/2008, 16:26
Pesquisando na internet e com ajuda do Shimomoto, descobri alguns sites que vendem os motores de acionamento. Por exemlplo, a F1000 tem caixa de transferencia BORGWARNER 1356. Então é só digitar transfer cases+shift motor+1356 +borgwarner e vai aparecer vários sites. O preços são bem interessantes, que vão desde US$121,00 até US$208,00. Motores novos.
Hoje estou fazendo uma pesquisa. O problema no meu motor é aquela chapinha redonda que tem uns contatos. Eles gastaram e não engata mais a reduzida. A tração já consegui arrumar. Vou pegar o motor da Ranger e ver se a chapinha é a mesma.

FábioBananal
15/08/2008, 17:56
Pois é Luiz esse motor nos States é uma pechincha! andei olhando nuns sites americanos, porem o q complica é o envio de lá pra cá! o ideal seria ter alguem pra comprar lá e mandar pelo correio!!
vlw

bruno_
15/08/2008, 19:36
Mluiz tenho esse motor da f 1000 ano 98 em perfeito estado.

mluiz
15/08/2008, 20:29
Ontem comprei o motor completo na empresa Cobra Transmission. Valor US$162,00, com frete incluso até minha casa. Comparado com os preços pedidos aqui no Brasil, é muito barato. Pagamento feito através do Pay Pal. Eles tem um estoque enorme de peças para caixas de transferência e caixas de câmbio.
Assim que chegar a peça, coloco no post se foi tudo bem.

Marcelo

FábioBananal
16/08/2008, 17:15
Luiz isso muito me interessa, se der tudo certo estou na fila para comprar tb, aí vc posta aqui o caminho para a compra!!

vlw

Elmer_Jeep
18/08/2008, 12:36
Pesquisando na internet e com ajuda do Shimomoto, descobri alguns sites que vendem os motores de acionamento. Por exemlplo, a F1000 tem caixa de transferencia BORGWARNER 1356. Então é só digitar transfer cases+shift motor+1356 +borgwarner e vai aparecer vários sites. O preços são bem interessantes, que vão desde US$121,00 até US$208,00. Motores novos.
Hoje estou fazendo uma pesquisa. O problema no meu motor é aquela chapinha redonda que tem uns contatos. Eles gastaram e não engata mais a reduzida. A tração já consegui arrumar. Vou pegar o motor da Ranger e ver se a chapinha é a mesma.

E por lá pelos states nao tem nenhum kit pra mecanizar o acionamento ?

[]'s

FábioBananal
01/09/2008, 10:47
E aí Luis chegou a parada???
valeu

mluiz
14/09/2008, 11:06
Aos amigos do Fórum,

Comprei o motor elétrico do acionamento da F1000 4x4 pela internet. Aqui no Brasil custa R$3.056,00 na agência Ford. No site cobratransmissions saiu por US$110,00 mais US$48,00 de frete , mais R$140,00 de imposto. Motor novo, na caixa. Já instalado e funcionando. Pagamento foi feito com cartão pelo sistema paypal.
Comigo funcionou. Antes de comprar, descubra o modelo correto da sua caixa de transferencia.

Marcelo

rubensx
14/09/2008, 13:41
bom pechincha mesmo foi minha t-case de ford explorer com motor eletrico e tudo mais (menos modulo GEM)

U$ 95,00 + 380 doleta de envio - R$360 de imposto logo tenho uma t-case de ford explorer 93 por +/- mil e poucos reais (nem contabilizei)

via ebay - paypal e correios usps pagando imposto e tudo mais :-P

ahuahuahuahu:twisted::twisted::twisted::twisted:

shimomoto
14/09/2008, 19:43
Aos amigos do Fórum,

Comprei o motor elétrico do acionamento da F1000 4x4 pela internet. Aqui no Brasil custa R$3.056,00 na agência Ford. No site cobratransmissions saiu por US$110,00 mais US$48,00 de frete , mais R$140,00 de imposto. Motor novo, na caixa. Já instalado e funcionando. Pagamento foi feito com cartão pelo sistema paypal.
Comigo funcionou. Antes de comprar, descubra o modelo correto da sua caixa de transferencia.

Marcelo

Marcelo;

Muito legal que deu certo!!!!

O bom de "coisa americana" é que é tudo padronizado, não tem a frescura que tem no Brasil, do tipo, peça do carro X, ano modelo Y, fabricado pelo fornecedor Z, nos meses X a Y.

Posta o site que você comprou a peça!

Abs!!!

xxxtripod
24/02/2011, 22:15
Aos amigos do Fórum,

Marcelo

fera, ensina os passos ai,pra poder comprar, abraço!!!

Edintruder
25/02/2011, 00:03
Zeca, se o teu inglês for tão "meia boca" como o meu, é melhor arrumar um bom tradutor pra começar.
Esse aqui é bom: www.tradukka.com