Ver Versão Completa : Engenhoca
Galera...
coloquei em minha band o kit de direção do santana, porem estive pensando em deixa-la mais macia, mas sem colocar a bomba hidr nela.
Minha ideia é adaptar um pequeno redutor mecanico no sistema para diminuir o peso no volante, mas isso implica em mais voltas no volante para atingir o curso total dos batentes.
Alguem tem alguma ideia quanto a isso? Algum kit que da menos voltas de batente a batente... sei la
VLW
abracos
Rapaz, sei não veio, mas essa caixa de direção do santana acho meio fraca pra band.
Pq vc não coloca a DH do opala, é o mesmo porte da band e é hidraulica. rsrs
Vamos ver com o resto dos toyoteiros as opiniões deles.
Valeu
Francisco Bicalho
08/08/2008, 11:03
Amigo Rui
De todas as adaptações para o Bandeirante, acho que caixa de direção tem que ser levada muito a sério. Todo o conjunto de rodas, cubo, munhão, diferencial e eventual uso em 4x4 do Bandeirante é muito mais pesado que o do Santana, que tem tração traseira e suspensão independente. Essa sua idéia de adaptar um "redutor mecânico" à adaptação já existente, e de não usar o bomba hidráulica me parece perigosa, ainda mais quando você termina o texto com um "... sei la".
Acho esse seu projeto arriscado; e sugiro você procurar um bom mecânico para decidir se é seguro ou não. Imagine a responsabilidade nos ombros das pessoas aqui nesse fórum em dar um aval para o seu "projeto" e depois descobrirmos que você se acidentou com o carro?
Essa sua "Engenhoca" tá cheirando a gatilho. Pense na sua segurança e das outras pessoas também, afinal, um carro de duas toneladas desgovernado é uma verdadeira máquina assassina.
Um abraço;
Chico
elmestizo
08/08/2008, 11:17
Amigo,
Existe a caixa de direção do maverick que é desmultiplicada... mas eu sinceramente, não instalaria!
abrass
Chico...
Esse era exatamente o tipo de comentario que eu queria...
Tirou de vez a maluquisse de engenhoca da minha cabeça... Vc sabe se existe alguma caixa não hidr que se adapta bem a band??
um abraço!
elmestizo
08/08/2008, 13:45
Rui, procure a caixa do dodge hidraulica.. é barata e aguenta o tranco!
abrass
Francisco Bicalho
08/08/2008, 14:13
Beleza, Rui!
Não tenho nada contra adaptações em Bandeirante, inclusive, uma das coisas mais legais desse nosso Bandeirante é poder "brincar" com ele fazendo transformações e adaptações, mas como você entendeu, e acredito que a grande maioria aqui do forum concorda comigo, a caixa de direção é ítem de segurança nº 1, junto com freios, e não dá pra correr riscos com ela.
Pra mim, a opção primeira, é a instralação de um kit de direção hidráulica ZF http://www.zf.com.br/portugues/index.htm que fica idêntico ao original que vinha de fábrica, e que valoriza o seu carro na mesma proporção do dinheiro aplicado. Você provávelmente consegue num revendedor ZF, um kit instalado por R$ 3.200 a R$ 3.500 em 5 vezes no cartão. A minha DHZF, instalei na Ram Saver de Niterói por 3200 em 5 e ficou 10.
A segunda opção, que não é hidráulica, mas fica muito bom, é um "kit" que não é exatamente um kit, mas componentes como o semfim e pinhão (?) da TRW http://www.trw.com.br/index.asp (fala com eles que eles explicam tudo direitinho) que tira aquela folga da caixa de diração do Bandeirante, e deixa a direção muito melhor do que quando veio de fábrica, e os componentes são de excelente qualidade e durabilidade.
Abraço e boa sorte;
Chico
E que tal as caixas mecanicas dos pequenos caminhoes VW, MB(709) entre outros??? muito pesadas??? duras??? eu acho que sao bem resistentes!!
guilhermeabreu
08/08/2008, 18:51
RUI
DIREÇÃO É CUSTO DE VIDAS .
A minha sugestão é vc ir juntando moedinhas ( brincadeira ) , mas é ir juntando devagar a grana para colocar a original , mesmo uma usada e revisada .
Aqui em CAMPOS -RJ. , um mecanico amigo que gosta fazer adaptações , já colocou dir.hid. do opala em BAND e em caminhão F-4000 , dizendo ele que aguenta bem , MAS O CASO É QUE ELE NÃO FEZ ENGENHARIA E NEM CÁLCULO ALGUM , FOI NO ACHISMO OU OLHOMETRO . Daí para dar errado e matar pessoas é um pulo , pode até ficar bom , MAS NÃO COMPENSA O RISCO .
A sua idéia da engenhoca para mim , MAIS PARECE COM TENTATIVA DE SUICÍDIO .
Vai devagar e juntando a graninha que um dia vc chega lá , acontece com todo mundo : QDO A GENTE OBJETIVA QUERER UMA COISA E ESSA COISA É IMPORTANTE , A GENTE CONSEGUE GRANA QUE NÃO IMAGINAMOS DE ONDE VEM , E TUDO QUE É PEQUENA SOBRA DE GRANA , VAI PARA O OBJETIVO PRINCIPAL .
FORÇA AMIGO , QUE VC CHEGA LÁ NA DIR. HID. ORIGINAL , VALE TODO CENTAVO ECONOMIZADO .
ABRAÇO
estyvybeykr
08/08/2008, 19:29
Caro Rui faço das palavras dos amigos foristas as minhas proprias, e vou te falar mais um pouco: Apôs 09 anos como proprietario de uma band 80 com caixa seca e direção queixo duro, somente agora é que pude adquirir uma direção hidraulica original e sei que só vai me trazer satisfação, inclusive se algum dia me der um surto psicotico de vender a band, esta valerá um pouco mais.
Espero que continue tendo novas ideias e colocando-as em pauta para que todos possam dar seus pareceres, forte abraço.
Estevão
Valeu a ajuda ae pessoal!
Agora ja estou decidido... Liguei pra alguns conhecidos e ja arrumei a caixa original da toy!
quanto a mais duvidas e engenhocas podem ficar tranquilo... tenho varias!
auhauhaua
abracoo!
RogerBand76
08/08/2008, 22:16
Rui
entendo o que vc pensa, e ja passei por isso.
Hoje eu tenho a minha band 76 com direção hidráulica do dodge e bomba da mercedes sprint.
Mas depois analisando bem não sei se faria de novo, foram 2 meses até acertar a receita no ponto.
sei lá é só minha sugstão.
ABS
Rogerio IDT