Ver Versão Completa : Mangueiras do respiro na tampa do cabeçote - GM 151
Marcos ET
07/08/2008, 17:39
Amigos, antes de mais nada, vai aqui a velha desculpa de que eu procurei e nao encontrei assunto semelhante aqui no fórum, entao vai aqui minha pergunta para os mais entendidos no tema, seguinte:
O GM151 possui dois "respiros" na tampa do cabeçote, uma soldada na tampa, mais para trás do motor, e a outra fixada por uma borracha, na parte lateral esquerda de quem olha o motor sentado no banco do motorista... ok? pois bem.
Ja ouvi várias versoes de ligação destes respiros, mas queria saber qual é o sistema "oficial" ou, se possível, o menos errado para conectar... no meu caso, eu uso um carburador SEIE H34 Corpo Duplo e meu jeep nao tem hidrovácuo (tou falando isso pq tem quem fale que uma das ligações vai na mangueira do hidrovácuo)...
Diante das mais variadas idéias que ouvi, tava pensando em ligar aquele respiro preso pela borracha (parte lateral esquerda, mais para frente do motor) no tubo que fica na tomada do filtro de ar, soldado na propria mufla do filtro de ar. Da mesma forma, tava pensando em ligar o outro respiro (aquele fixo, que é soldado sobre a tampa do cabeçote) ao coletor de admissao, bem na tomada que sai para o hidrovácuo (que, no meu caso, tá lacrada com um parafuso, pois nao tenho hidrovácuo), mas tenho medo que esta ligação de "falsa entrada de ar" pela admissao....
e aih? alguem pode ajudar???
Sergio Rocha
07/08/2008, 18:09
a outra fixada por uma borracha, na parte lateral esquerda de quem olha o motor sentado no banco do motorista... ok?
Se eu entedi, os dois estão na tampa dos tuchos.No meu é assim.
Vc deve ligar um deles ao filtro de ar.O outro vc pode tampar.Não use o coletor.
No meu tem um ligado no tubo do filtro de ar e o outro eu coloquei um filtrinho.
[]'
Marcos ET
08/08/2008, 10:33
Blza Sergio! nao tinha pensado em isolar um dos tubos...
Vou procurar um "filtrinho" destes que vc colocou e vou imitar sua ligação.... só tou preocupado com a eficiencia disso, pois no meu jeep, hoje, tá ligado quase da mesma forma que no seu... a única diferença é que nao tem o "filtrinho", eu apenas pequei uma mangueira grande e coloquei para dentro do filtro (na parte de fora)... o que me intriga é que mesmo com um dos tubos ligados em um lugar de pressao negativa, o outro tubo ainda "sopra" um pouco de "ar quente" para fora (ar, um pouco de óleo, mais algumas coisas irreconhecíveis... rs)
Eu já pensei em comprar um "T" para ligar as duas mangueiras no tubo da mufla do filtro de ar, assim, o carburador "engole" o sopro dos dois tubos.... oq vc acha?
Alessandro Henrique
08/08/2008, 12:51
Diante das mais variadas idéias que ouvi, tava pensando em ligar aquele respiro preso pela borracha (parte lateral esquerda, mais para frente do motor) no tubo que fica na tomada do filtro de ar, soldado na propria mufla do filtro de ar. Da mesma forma, tava pensando em ligar o outro respiro (aquele fixo, que é soldado sobre a tampa do cabeçote) ao coletor de admissao, bem na tomada que sai para o hidrovácuo (que, no meu caso, tá lacrada com um parafuso, pois nao tenho hidrovácuo), mas tenho medo que esta ligação de "falsa entrada de ar" pela admissao....
Marcos,
Vou resumir a funcao do sistema de modo a nao complicar..:-D
A entrada falsa de ar eh impedida por uma valvula que normalmente eh confundida com uma simples conexao, presente na admissao.
A finalidade dos tubos eh provocar uma corrente de ar fresco e limpo para proceder com a ventilacao dos gases presentes no interior do carter/motor.
O tubo dianteiro serve como entrada de ar quando o motor estiver em regime de carga, sendo que em marcha lenta os gases saem por ali.
A valvula montada junto a admissao possui o seguinte comportamento:
Com o motor em marcha lenta, a valvula que eh operada por vacuo esta praticamente fechada. A medida em que a carga aumenta sobre o motor a valvula comeca a abrir pela acao da forca aplicada por uma mola pois o vacuo na admissao se reduz.
Entao qual a finalidade disso?:pensativo:
Com o motor em marcha lenta, a quantidade de gases presentes no interior do carter eh pequena, desta forma nao ha necessidade de um fluxo constante de ar para proceder com a ventilacao do mesmo sendo assim, a valvula fecha para evitar entrada de ar sem combustivel ("entrada falsa de ar"). Neste caso, eh realizada a succao dos gases pelo tubo ligado ao filtro de ar.
Com o motor em regime de carga, a quantidade de gases presentes no carter aumenta significativamente. Nesta situacao necessita-se de uma ventilacao eficiente e a valvula abre permitindo a succao dos gases diretamente pela admissao. Desta forma o tubo ligado ao filtro de ar passa a ter a funcao de entrada de ar limpo, evitando a formacao de vacuo excessivo no interior do motor.
Observe que o tubo ligado ao filtro de ar hora possui funcao de saida de gases e hora entrada de ar fresco. Comportamento este determinado pelo vacuo presente na admissao aplicado a valvula.
A valvula trancada na posicao aberta eh um problema, motivo pelo qual muitos mecanicos a removem sobre o pretexto de ser desnecessaria, colocando um tampao em seu lugar. A valvula necessita de limpeza/inspecao eventualmente.
Os gases carregam consigo goticulas de oleo que em parte, eh benefica e desejada para auxiliar na lubrificacao das hastes das valvulas de admissao.
Espero ter ajudado.
Sds.
Rodrigo Baratti
08/08/2008, 13:01
Marcos,
No meu caso a saida da frente (borracha) da tampa está ligada na mufla e o outro está ligado em um "T" no coletor, com a outra ponta no servo-freio. Antes de colocar o servo estava exatamente igual ao seu hj (um solto e o outro no filtro de ar) com o coletor sem nada conectado.
A ligação do Sérgio me pareceu legal, vi em outro veiculo o filtro conectado (soldado) diretamente na tampa sem a mangueira.
[]
Marcos ET
08/08/2008, 14:40
Rodrigo e Sérgio, obrigado pelas respostas! mas se eu fosse vcs, aproveitava a explicação do Alessandro pra poder montar adequadamente o sistema...
Alessandro, cara, vc finalmente conseguiu me fazer entender como aquilo funciona! nossa... agora tudo faz sentido! hehehehe
Vc teria algumas fotos da conexao com a valvula? sabe da especificação dela?? (duvido que vendedores de auto-peças saibam disso) é possível montar o sistema SEM o hidrovácuo correto? (me falaram que existia "uma valvula PARA o hidrovácuo... acho que estavam falando desta aih que vc citou)... amanha mesmo vou correr atrás pra montar as coisas como "manda o figurino"...
Finalmente! a "luz" se fez... hehehehe
Alessandro Henrique
08/08/2008, 16:35
Vc teria algumas fotos da conexao com a valvula? sabe da especificação dela?? (duvido que vendedores de auto-peças saibam disso) é possível montar o sistema SEM o hidrovácuo correto? (me falaram que existia "uma valvula PARA o hidrovácuo... acho que estavam falando desta aih que vc citou)... amanha mesmo vou correr atrás pra montar as coisas como "manda o figurino"...
Marcos,
Estou viajando, entao vou ficar devendo a foto da valvula. No caso do motor do GM/Opala, recomendo usar a valvula especifica para ele. Verifique numa boa auto-peca. Em ultimo caso, podes utilizar uma usada, desde que em bom estado e limpa (eh possivel desmonta-la para limpeza).:wink:
Sim, eh possivel montar o sistema sem possuir servo-freio.(atualmente chamam de freio-assistido):confused:
O sistema de ventilacao reaproveita os gases que normalmente seriam lancados no meio-ambiente. Nos motores mais antigos, havia apenas um respiro. Com isso quero dizer que o sistema nao eh imprescindivel ao funcionamento, mas eh uma boa. Eh possivel utilizar aquele filtro metalico porem, o sistema de ventilacao nao sera eficiente e quando atravessando lugares alagados eh possivel admitir ar umido ou agua por ali, contaminando o oleo.
Existe uma valvula de retencao para a linha de vacuo do servo-freio(hidrovacuo), com a finalidade de manter o vacuo dentro da campanula do atuador(vulgo cuica), permitindo o acionamento do pedal sem maior esforco quando o motor eh desligado. Esta valvula vai na parte externa do servo, geralmente eh de plastico, assemelhandi-se a uma reles conexao em curva. Mas esta, eh outra valvula, nao para ventilacao do carter.:concordo:
Sds.
Sergio Rocha
08/08/2008, 19:52
Muito interessante.Eu fiz a ligação do meu a muito tempo e não lembro de ter pesquisado.As fotos que eu coloquei são de 2005 e está tudo assim até hj.
Nunca senti nada de diferente, ou qualquer consequencia dessa ligação.Conheço diversos jeeps que só tem uma ligação e ela é feita no filtro de ar.Isso me lembra os velhos fusquinhas com o respiro ligado no filtro.
Como estou satisfeito não pretendo modificar.
[]'
Rodrigo Baratti
09/08/2008, 11:42
Marcos,
Opa, o meu está ligado certo, só não sei se a válvula está funcionando ou se é só um enfeite.
Mas e o respiro que fica em cima da tampa de válvulas na parte de trás, próximo da parede corta fogo, essa vai ligada onde??
Pelo que entendi da explicação do Alexandre esse respiro serviria para a saída dos gases internos e muitos mecanicos simplesmente colocam uma mangueira para baixo pois as vezes escorre um pouco de óleo e solta cheiro (gases) tb.
Marcos ET
09/08/2008, 13:58
...Mas e o respiro que fica em cima da tampa de válvulas na parte de trás, próximo da parede corta fogo, essa vai ligada onde?? ...Pelo que entendi da explicação do Alexandre esse respiro serviria para a saída dos gases internos e muitos mecanicos simplesmente colocam uma mangueira para baixo pois as vezes escorre um pouco de óleo e solta cheiro (gases) tb.
Cara, pelo que EU pude entender, aquele respiro da frente (com borracha) funciona de duas maneiras diferentes justamente porcausa do segundo respiro (soldado, fixo na tampa).
Quando o motor está em marcha lenta, o segundo respido (que estáligado no coletor, e é soldado, aquele que fica mais para tras na tampa do comando) está fechado (na verdade, quem fecha é a valvula... rs) e o da frente (com a borracha, aquele que é ligado na mufla do filtro de ar) fica sempre aberto, só que nesta hora, ele está "assoprando" um pouco dos gases de dentro do motor para serem "engolidos" pelo carburador...
Quando o motor sobe de RPM, a valvula do segundo respiro (o fixo) se abre e o motor passa a aspirar os gases internos direto pelo plug do coletor (abaixo do carburador), pois a valvula se abriu e puxa muito mais doq a outra tubagem fixa na mufla do filtro de ar... assim, como o motor está puxando os gases pelo coletor, o outro respiro que antes assoprava um pouco para dentro do carburador, agora passa a "puxar" ar limpo do filtro...
Alessandro, cara, qdo vc voltar de viagem, se puder me passar uma referencia, uma foto, qualquer coisa sobre esta valvula.. eu agradeceria muito! pois rodei toda a manha aqui em minha cidade e os balconistas de autopeças nem sabiam doq eu estava falando... o máximo que eu ouvi foi "ahhh! aquela valvula CORTA CHAMAS??"... putz!
Alessandro Henrique
09/08/2008, 16:27
Marcos,
So retorno de viagem em setembro, vou ficar devendo a foto...
A valvula eh conhecida por PCV sendo aque alguns tambem a denominam de corta/anti-chamas, pois ela tambem exerce esta funcao.
Boa sorte
Boa Noite Alessandro Henrique !!
Òtima explicação a sua. Essa válvula fica localizada logo abaixo da base do carburador, na admissão? È uma peça retangular com rosca ? È só desmontá-la para limpeza ?
Obrigado e desculpe-me pelas perguntas!
Glauco Silva.
Alessandro Henrique
09/08/2008, 21:58
Essa válvula fica localizada logo abaixo da base do carburador, na admissão? È uma peça retangular com rosca ? È só desmontá-la para limpeza ?
Glauco,
É esta peça mesmo, uma válvula que mais se parece com uma conexão. :concordo: A válvula pode estar conectada junto a uma conexão do tipo "T" ou diretamente, dependendo se há ou não servo-freio.
Saliento que outros motores possuem válvulas de formato diferentes, podendo ser montadas na admissão ou na tampa.
As válvulas dos motores GM 151 e 250, podem ser desmontadas para limpeza.
Sds.
Vamos lá às explicações!!!
Reparem nessa foto, ela é praticamente auto-explicativa!!!!
:shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n::mrgreen::mrgreen:
Bem agora escrevendo sério!
Na primeira foto, podemos ver o respiro frontal, que é logo abaixo da tampa de óleo do motor.
Possui duas funções, na lenta, o ar vai da atmosfera para dentro do motor, por isso deve ser ligada onde há ar filtrado, se for de panela, deve ser ligada próximo ao bura, se for filtro externo (tipo pick-up), deve ser ligado à mangueira.
Quando o motor acelera, que começa a haver uma depressão na mufla ou mangueira do filtro de ar, o ar vai do motor para o bura.
(essas são as duas funções desse respiro)
Na segunda e terceira foto, vemos a seqüencia do respiro superior da Tanpa de válvulas.
Ela tem uma única função, que é levar o ar do motor diretamente para o coletor de admissão.
Em certos motores existe uma válvula próximo ao coletor de admissão, nos motores mais antigos, há um redutor dentro da conexão.
Então, de um lado temos a ligação para o servo-freio, que a conexão tem diâmetro interno constante e, do outro lado, a conexão afina o diâmetro interno.(foto dois)
Quando pisa no acelerador, a depressão diminui, então pára ou diminui a quantia de ar que puxa e, assim é onde entra em ação o outro respiro. (explicado anteriormente)
Quando se regula o bura, já leva em conta essa "entrada de ar".
Considerações pessoais.
Tendo em vista a época do projeto, e a potência desenvolvida, penso que a GM pensou em uma saída para que o motor não vazasse muito óleo, pois sendo graxeta no vira, vedação não suficiente na vareta de óleo dentre outras coisas, colocaram um sistema de respiro que sempre fica depressão dentro do motor.
Abraços.
Kim.
Alessandro Henrique
10/08/2008, 00:17
Através das fotos postadas é possível termos uma boa visão do sistema no entanto, vou falar um pouco mais sobre ele.
De antemão já peço desculpas, pois irei discordar de alguns pontos.
Na primeira foto, podemos ver o respiro frontal, que é logo abaixo da tampa de óleo do motor.
Possui duas funções, na lenta, o ar vai da atmosfera para dentro do motor, por isso deve ser ligada onde há ar filtrado, se for de panela, deve ser ligada próximo ao bura, se for filtro externo (tipo pick-up), deve ser ligado à mangueira.
:stop::discordo: Ao contrário, na marcha lenta o fluxo é do interior do motor para o topo do carburador.
Quando o motor acelera, que começa a haver uma depressão na mufla ou mangueira do filtro de ar, o ar vai do motor para o bura.
(essas são as duas funções desse respiro).
:discordo: Os gases fluirão diretamente para a admissão quando houver uma queda na depressão no interior da mesma, permitindo a abertura da válvula, situação esta associada a regime de carga e não a rotação. Ex.: É possível que o motor esteja a 3000 rpm sem carga alguma e analogamente, é possível estar a 1000 rpm sob carga.
Quando pisa no acelerador, a depressão diminui, então pára ou diminui a quantia de ar que puxa e, assim é onde entra em ação o outro respiro.
Quando se aciona o acelerador há a tendência da depressão diminuir no interior da admissão no entanto, a quantidade de ar admitida neste momento aumenta. Se esta maior quantidade de ar se deslocar rapidamente (motor acelerando), teremos a manutenção da depressão, caso contrário não.
Quando se regula o bura, já leva em conta essa "entrada de ar".
:concordo: A válvula deverá estar fechada de modo a evitar fluxo direto de gases.
Considerações pessoais.
Tendo em vista a época do projeto, e a potência desenvolvida, penso que a GM pensou em uma saída para que o motor não vazasse muito óleo, pois sendo graxeta no vira, vedação não suficiente na vareta de óleo dentre outras coisas, colocaram um sistema de respiro que sempre fica depressão dentro do motor.
Na verdade o respiro em si, já ajuda na questão da estabilização da pressão interna do motor. A pequena depressão formada pelo fluxo de ar do sistema de ventilação pode ajudar neste sentido, mas veja bem que o motor GM em questão com ou sem sistema de ventilação forçada vaza óleo pela gaxeta traseira. Já comentei algumas vantagens deste sistema de ventilação, mas vale também salientar que com este sistema, existe a redução da formação de borra, redução da emissão de poluentes na atmosfera e eliminação de condensação de vapores de óleo que no sistema de respiro convencional acabavam por ocorrer sujando o motor e pingando no chão.
Marcos ET
11/08/2008, 11:03
Muito bom todas estas explicações! porém, uma coisa acabou de passar por minha cabeça...
Se eu uso estes respiros normalmente, eles diminuem a pressao "atmosférica" dentro do motor... assim, o motor vaza menos óleo, pois está com pressao negativa em seu interior.. porém, se eu entrar em um alagado, provavelmente, este sistema vai auxiliar a entrada de água para dentro do motor pelos retentores correto?? ih.....
Kim, valeu mesmo pelas fotos! vou levar a auto-explicativa para o meu meca! ehehehe agora, "falando sério", nao teria uma foto da "dita cuja"? ainda tou com dificuldades de reconhecer ela na base do "cara-crachá"....
Alessandro, nao se preocupe em ficar devendo a referencia da valvula... eu vou procurar aqui por esta PCV (mas nao tou botando muita fé que eu vá encontrar), vamos ver no que dá... enquanto isso, se alguem tiver a especificação, melhor! PORÈM, se alguem tiver uma SUBSTITUTA para ela (de um outro veículo, que sirva no GM151, por exemplo), fica melhor ainda!
Valew pessoal, muito obrigado pela ajuda!!
Alessandro Henrique
11/08/2008, 11:48
Se eu uso estes respiros normalmente, eles diminuem a pressao "atmosférica" dentro do motor... assim, o motor vaza menos óleo, pois está com pressao negativa em seu interior.. porém, se eu entrar em um alagado, provavelmente, este sistema vai auxiliar a entrada de água para dentro do motor pelos retentores correto?? ih.....
Marcos,
Não há diminuição significativa da pressão interna do motor pelo sistema de ventilação, pois sempre haverá gases provenientes da combustão dentro do cárter e, além disso, a conexão junto ao filtro ou fluxa ajuda a prover a equalização.
A finalidade do sistema não é ser um paliativo auxiliar na vedação de retentores ou gaixetas e sim prover aeração e direcionamento dos gases para a admissão reduzindo a emissão de poluentes dentre outras vantagens que já citei.
Sds.
Marcos ET
11/08/2008, 14:54
é... realmente, nao deve haver, mesmo porque, estamos falando somente do coletor de admissao de um GM151.. rsrsrs e mesmo q o sistema nao seja um paliativo, eu havia pensado que ele acaba por auxiliar na entrada de corpos estranhos dentro do motor... mas, realmente, nada que uma boa manutençao PREVENTIVA nao resolva...! rs
Eu lembro que nos velhos motores Continental GoDevil 442, havia uma valvula destas enóooormes que ficava presa na tampa do painel que dava acesso à regulagem dos tuchos de válvulas... quando esta valvula dava problema, parava aberta... a primeira "mensagem" de que ela nao tava funcionando direito era água no óleo... mas nao era água de rios ou atoleiros... era simplesmente condensação de umidade do ar dentro do motor! daih, já começava a perder viscosidade tbem porcausa da gasolina pulverizada que "vazava" pelos anéis de compressao... e por aih vai...
Marcos ET
11/08/2008, 14:56
Obs.: Pessoal, ainda estou esperando uma alma bomdosa arrumar uma referencia de catálogo ou uma foto da dita valvula... rsrsrsrs
SergioSpa
07/09/2008, 16:54
Salve,... para nãoi abrir outro tópico vou aproveitar...
O que falaram sobre o motor do opala acima... vale para o OHC?
O meu tem uma tampa de borracha que deixa escapar (oleo acho) algo. Já vi outros motores com essa tampa cega, a minha tem respiro como na foto... é normal ? a tampa está errada? Coloco um filtro alí?
abraço
sergio
cmte_carvalho
12/08/2010, 19:08
Obs.: Pessoal, ainda estou esperando uma alma bomdosa arrumar uma referencia de catálogo ou uma foto da dita valvula... rsrsrsrs
Creio que seja essa a referida válvula:
http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/th_GEDC0131-1.jpg (http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/GEDC0131-1.jpg)
http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/th_GEDC0130-1.jpg (http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/GEDC0130-1.jpg)
Acabei de limpar a dita cuja e já irei recolocá-la em seu devido lugar. Também fiquei com dúvida quanto às mangueiras da tampa de válvulas e, pesquisando no Google, cheguei a este tópico.
Abraços!
cmte_carvalho
12/08/2010, 19:46
Depois de uma rápida "recherche", achei isso:
http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/Esquemavlvulacrter.jpg
A despeito da figura, a válvula que removi é uma peça única - impossível de se desmontar. Também percebi que soprando pelo lado onde vai a mangueira o ar entra facilmente. Pelo outro lado (onde é feita a conexão à admissão), parece ser vedado.
O funcionamento é esse mesmo, ou será a hora de trocar a dita válvula?
Opa André!
Sumiu heim!!!!!
Mais bom que apareceu novamente!!!
É o seguinte.
Essa válvula se localiza logo abaixo do carburador do motor de opala (4cil e 6 cil), tem a função de manter o motor com menos vazamentos, pois mantem uma sucção na parte interna do motor, deixando assim a pressão baixa.
Ela é de uma via apenas, pois como podem acontecer back-fire, ela impede que a explosão vá para a parte interna do motor, podendo assim romper a junta da tampa de válvulas que é de cortiça, ou saia a tampa do óleo de motor, que é de pressão.
Também serve para motores turbo alimentados, onde a pressão da turbina não vai para a parte interna do motor.
É uma solução simples e funcional.
Mais exisstem pessoas que tem "pobrema", que isolam essa válvula, ou a ligam ao servofreio.
Vai entender, existem idiotas e otários para tudo, para que isolar, se a solução para ele está ali.
Mais, fazer o que.
Essa válvula não tem prazo de validade, pois sempre está humidecida com óleo de motor, portanto sempre lubrificada.
uma limpeza é legal!:concordo:
Então a ligação deve ser feita da seguinte forma.
Do purificador de ar (ar já limpo pelo filtro, sem aqueles shuning), deve sair uma mangueira que vai até o anti-chama, na parte frontal da tampa de válvulas 9entrada de ar limpo para o interior do motor)
Da parte superior, atraz da tampa de válvulas, sairá a mangueira que vai para essa válvula.
Esse conjunto tem a função de diminuir a pressão e corbonização interna do motor, bem como ventilá-lo.
É isso.
Abraços.
Kim.
Alessandro Henrique
12/08/2010, 22:54
Comandante,
A válvula é esta mesma.
Obs.: O propósito desta válvula não é o de diminuir vazamentos do motor. Nas páginas anteriores a função da mesma já foi detalhada.
Sds.
Marcos ET
13/08/2010, 10:23
Comandante e ALL!! é esta "marvada" aih mesmo!!! o duro é que o pessoal das lojas de auto-peças nem sabe que ela existe... é complicado, depois que inventaram a Injeção Eletrônica, até "desborbulhador" neguim já nem sabe o que é, nem para que serve....
Vou continuar a garimpar (até hoje!!!), um dia encontro uma destas! rsrsrs
Valeu!!
Gde abraço!!!
cmte_carvalho
13/08/2010, 13:33
Vou continuar a garimpar (até hoje!!!), um dia encontro uma destas! rsrsrs
Já tentou em www.nafil.com.br (http://www.nafil.com.br)? Já realizei várias aquisições em tal loja.
Saudações intergaláticas!
http://targethd.net/wp-content/uploads/2008/12/spock_3.jpg
cmte_carvalho e All's!
Sobre como colocar o motor no ponto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1232690&posted=1#post1232690
Abraços.
Kim.
Marcos ET
16/08/2010, 18:18
Saudações intergaláticas![/IMG]
Valew Cmte! vou dar uma olhada lá no site!! se eu encontrar alguma peça de North American P.51, tbem dou um toque! (motores Merlin tbem tinham esta pecinha? kkkk)... OPA! olhando bem... agora que vi... não é um P.51, mas um P.47 Thunderbolt... rsrsrs
VIDA LONGA E PRÓSPERA!!!
Alessandro Henrique
17/08/2010, 00:12
http://www.youtube.com/watch?v=4X-l_73ypCo
No P-51 era Packard-Allison quase que na totalidade um Merlin (95%)
Sds.
cmte_carvalho
28/08/2010, 16:04
Sai pra lá! P-47 é o avião! :)
http://www.youtube.com/watch?v=lhIWis4UPag
(sempre houve certa rivalidade entre pilotos de Thunderbolt e de Mustang)
Marcos ET
28/08/2010, 18:57
Rapaz... P.47 era uma excelente aeronave.... era parrudo como ele só! tinha bordos de ataque nas asas duros igual parachoques de caminhão. Lembro-me de um velho veterano contando como seu Thuderbolt derrubou a ponta de uma chaminé daquelas de tijolos, batendo seu bordo de ataque da asa direita enquanto o piloto estava "distraido" com uns problemas na .50" que havia apresentado defeito no meio de um "fight"....
MAS... MAS... o "diabo" do P.51 voava bem pakas, e aquele "motorzinho" V-12 com duplo-comando, 48v, 18.000cc.... aff... nem vou entrar nos detalhes, pois ainda nao encontrei o tubo de vácuo do motor MERLIN V-1650-7 rsrsrsrsrs
Ah! Comandante, nada de rivalidades! só porque eu gosto de um aviaozinho RUIM de manobrar quando carregado (instabilidade dinamica por conta do Centro de Gravidade alterado quando carregava bombas)...? Fala a verdade, o P.51 nao conseguiu o apelido de "Cadilac dos Ceus" (já vi referencia na internet como sendo o "Corcel", mas prefiro a primeira) a toa... rsrsrsrsrs
Gde abraço!!!!
Marcos ET
28/08/2010, 19:34
No P-51 era Packard-Allison quase que na totalidade um Merlin (95%)
Sds.
Alessandro, no início dos anos quarenta, os motores Rolls-Royce foram licenciados à Packard Motors para que esta ultima pudesse construir os motores Merlin. Em 43, os Mustangs P51B & C eram equipados com motores Packard Merlin V1650-3 de 1520hp. No Canadá, estes motores Packard Merlins foram designados de "Merlin 28" e 29.
Estes Mustangs tinham o objetivo principal voos de media e baixa altitude, mas como foi possível ajusta-lo para se tornar um lutador de alta altitude, a melhor alternativa foi mesmo o já aclamado motor Merlin.
Para tanto, quatro Mustangs foram enviados para a Rolls-Royce como "aeronaves de desenvolvimento". Estas aeronaves tinham motores Merlin da série "61" instalados com um radiador frontal, além daquele lindissimo furo ventral normal.
A combinação da tecnologia do projeto dos Mustang com a dos Rolls-Royce foi um sucesso para as forças armadas e por conta disso, depois desta união, foi aprovado como padrão para todas as variantes do Mustang.
Era um "motorzinho" muito bom! nasceu e evoluiu como motores de corrida (corridas de aviões!) e depois foram embarcados nos Spitfire e outros brinquedos "nervosos" da época... os motores Packard-Allison que voce falou eram os "1710", mas foram usados só no início, pois nao se davam muito bem com altitudes elevadas... no fim das contas, eram mesmo os Rolls-Royce Merlin que fizeram a diferença, com mustangs voando a 100 milhas por hora mais rápidos (em grandes altitudes, os Rolls Royce Merlin podiam render 500HP ou mais com a sobrealimentação!), enfim... era motor pakas!
vejam algumas fotos... o nariz do P.51 com metralhadora abaixo do spinner da hélice era do P51A com motor Alllison que vc falou, já o outor, era da série "B" em diante, com a "boca" da entrada de admissão do motor e nenhuma arma...
a outra foto, é da "criança"... rs
mas heim!? e a mangueira do respiro???? kkkkkk
Alessandro Henrique
29/08/2010, 00:27
:concordo::palmas:
Marcos,
O Merlin chegou a ter 27/28 L de capacidade volumétrica... O motor nasceu para corridas que eram populares à época (anos 30). O motor ficou bom depois da incorporação do supercharger de dois estágios com intercooler e de ajustes na geometria dos mesmos assim como, adoção do diafragma no carburador para corrigir problemas em mergulho.
Entre P51 e P47, fico com o Supermarine Spitfire!:twisted::twisted:
E o respiro! ?
Sds.
Marcos ET
29/08/2010, 01:56
... Supermarine Spitfire!!!
AGORA SIM ESTAMOS FALANDO DE UM BRINQUEDO DE RESPEITO !!!!! Ahhh aquelas asas em elipse... não havia uma única nervura que fosse igual a outra na estrutura da empenagem (a não ser a correspondente oposta da outra asa)... nossa... aquilo sim era avião.
...este nem necessita de respiro do motor....
No meu 4cc a Alcool nao tem essa valvula, esta ligado direto no "T". Ateh eu encontrar essa valvula, o que devo fazer?
- Deixo como esta? ou devo veda-lo?
Olá ! o T a que se faz referência acima, parece que é para os casos em que o motor tem hidrovácuo, se seu motor está sem a válvula do VPC ( ventilação positiva do cárter ) é possível que tenha alteração na marcha lenta e consumo excessivo de óleo, além de sujar as velas . . . tenho uma C-10 com motor 261 que já está bem cansado e vivia sujando as velas, mesmo usando óleo 20W50 e velas mais quentes, só melhorou quando desativei o VPC, reconheço que não é a melhor alternativa para o meio ambiente mas enquanto não arrumo o motor vai ficar assim, se seu motor não queima óleo, sugiro ( bom nome né ? ) que procure uma válvula no FV, nova acho difícil achar, boa sorte e um abraço !
Ola Jacimar, tudo bem?
Entao, meu cj tem hidrovacuo,(que esta conectado a desse "T") so nao tem a tal valvula, que esta ligado direto ( esta conectado do outro lado desse mesmo "T").
Minha marcha lenta nao apresenta alteracoes.
Quando diz que desativou o seu VPC (a valvula), vc retirou o VPC e ligou direto a mangueirinha nesse "T"? ou tampou o lado do "T" que tinha o VPC?
Obrigado
Olá ! eu retirei a válvula e tamponei no coletor e no filtro de ar, não tenho hidrovácuo na C-10, e juntei a entrada e saída do motor relativas ao VPC ( 2 mangueiras ) em um T e deixei livre para a atmosfera, como o motor está com os anéis gastos já existe pressão positiva dentro do cárter, coloquei uma mangueira mais em baixo da cabine para não ficar fazendo fumaça na minha cara . . . no seu caso seria interessante colocar a válvula apesar de aparentemente não estar interferindo no funcionamento do motor, abraço !
Entendi..
Encontrei uma loja no mercado livre que esta vendendo essa valvula para o motor do opala, até lá vou deixar conectado direto mesmo.rssss
Valeu Jacimar, Abraços.
vavarusso
27/08/2014, 17:41
Pessoal que prejuizo teremos se ligamos nesse T a mangueira do hidrovacúolo sem a referida válvula??? Pra que serve esse valvula mesmo???
vavarusso
28/08/2014, 08:49
Bom dia pessoal! Querendo deixar as ligações do motor GM 151 como original, tenho algumas dúvidas. Já sei que a mangueira da tampa de valvula próxima ao primeiro cilindro vai para a mufla de ar. a segunda próxima ao 4 cilindro vai para um "T" no coletor de admissão. Minha dúvida: no "T" é ligado tb a mangueira do hidro vácuo, mas em uma das sáidas/entradas dessa peça tem uma válvula PCV. Quem é ligada a ela? Mangueira da tampa de válvula ou a do hidro vácuo.
vavarusso
28/08/2014, 08:57
Desculpem! PCV = Ventilação Positiva do Cartér. Já tá respondido e vou modificar,pois a minha está liga ao hidrovácuo e a da tampa desligada. É lendo e aprendendo!!!
vavarusso
18/09/2014, 14:18
Desculpem! PCV = Ventilação Positiva do Cartér. Já tá respondido e vou modificar,pois a minha está liga ao hidrovácuo e a da tampa desligada. É lendo e aprendendo!!!
Fiz as ligações certinhas como manda o figurino, porém a marcha lenta desandou, deu uma tremedeira. Outra coisa a valvula permite o fluxo de ar nos dois sentido, sendo que em um oferece uma pequena resistência, na verdade apenas diminui o fluxo. É assim mesmo?