Ver Versão Completa : Ignição assistida a Platinado e GNV. Qual bobina usar?
Rafaminc
07/08/2008, 17:11
Amigos, alguém sabe me informar se a bobina vermelha da bosch para ignição pode ser usada em uma ignição assitida a platinado? Pois já comprei o tal módulo do Tonela e agora preciso trocar minha bobina que foi pro pau.
Outra pergunta, os cabos do chevete marca Bosch (2 jogos) tem comprimento suficiente para colocar no Bf 161?
Vi em alguns foruns que é nescessário colocar um resistor para baixar a tensão na bobina. Isso é verdadeiro? O resistor teria que ser de + - 50W para aguentar uma amperagem de 4A?
Obrigado
Rafael
leobnaval
08/08/2008, 12:07
Pode pode mas não é aconselhavel utilizar uma (vermelha) KW com ignição a platinado coloca uma ignição eletrônica ou no minímo uma transistorizada (tem no mercado livre), caso platinado utilize bobina E ou K de boa marca (bosch) ou a KW com resistor pelo que eu me lembre é de 3 ou 4 ohm.
Procura no google que vai achar muito sobre o tema.
Abraços
Rafaminc
08/08/2008, 15:34
É, esse que é o detalhe, pois já comprei uma ignição assitida por platinado, e a bobina KW é para ignição com sistema indutivo. Teóricamente acho que não dá nada colocar essa bobina, pois o platinado só vai mandar um sinal para o módulo. Mas vai saber né...
De der para usar essa bobina, vou atrás do resistor em desmanches.
Obrigado
leobnaval
08/08/2008, 18:34
E consequentemente este módulo que vai sofrer por ser bobina KW, e pode aquecer demais queimando, derretendo etc.
É bom procurar este resistor e montar com ele para se ter mais segurança. Concerteza vai funcionar e bem!
Abraços
Rafaminc
11/08/2008, 07:40
Bom, a KW com final 067 precisa de um resistor de 0,8 ohms conforme pede nas isntruções da prórpia bobina. Tentei comprar um senhor resistor de 1 ohms / 25 watts e o bixo quase pegou fogo. Pelos meus calculos se tivermos uns 13V com o motor ligado e a resistência total de 2,5 ohms, a corrente total será de 5,2 A.
Tendo a voltagem sobre o resistor de 1 ohm em 5,2 V a potência nescessária será de +- 27 Watts.
Será que dois resistores de 2.2 ohms / 20W em paralelo, aguentam o tranco?
Obrigado
Este resistor é de encapsulamento ceramico. Procure nas auto eletricas. Ja vem com umas patinhas metalicas para prender na carroceria e engates adequados para os fios.
Rafaminc
12/08/2008, 08:34
Resolvido, coloquei dois resistores de 2.2 ohms/50W em paralelo. No final está com 1.1 / 100W.
Os resistores ainda esquentam um pouco, mas pelo menos agora dá para colocar a mão neles sem torrar os dedos.
A tensão da bobina KW caiu para 8,7 / 8,8 V e acho que agora está certo.
Estou com o mesmo problema, o Tonela falou que não tinha que por esse resistor, minha bobina ficou quente como o escapamento e o motor parou até ela esfrias, é só seguir essa receita que resolve?
leobnaval
18/01/2009, 21:56
Procure pelo resistor próprio para o sistema de ignição com bobina KW (alta potência) em auto-elétricas ...
Abraços, Leo
Comprei o módulo do Tonela também. Troquei minha bobina por uma Bosch vermelha (KW final 067). Ela trabalha bem quente. Falei com o Tonela e ele me disse que é assim mesmo. Tô com ela funcionando faz uns dois meses e até agora tudo bem. Ando com o Jeep todos os dias e funcionamento é uma beleza.
Por via das dívidas carrego a antiga bobina junto.
Abraços.
Rafaminc
19/01/2009, 12:09
A minha tive que arrancar o módulo do Tonela pois só falhava em baixa. Não vou arriscar queimar uma bobina de 70 conto retirando o resistor.
Agora comprei os componentes eletrônicos da Farnell e vou montar uma indutiva igual ao exemplo do planetabuggy.com.br.
Espero que funcione com o resistor adaptado...
Tbm gostei, estava usando com a bobina prata mesmo, em um BF, como mandei reformar todo o que estava na garagem, mudei para a vermelha, e na primeira saida ela esquentou, mas falei com ele, que deu a idéia de colocar a resistencia que deve melhorar
ruralbraba1965
19/01/2009, 17:05
Ai moçada, eu coloquei uma bobina vermelha KW 067, no me BF161 a GNV e ficou beleza - antes eu usaba uma bobina azul, e esquentava muito até parar usando o GNV. Estou aguardando a chegada do modulo de ignição eletronica que encomendei, para instalar e esquecer problemas com platinado.:D:D:D
Rafaminc
26/01/2009, 08:02
Ai moçada, eu coloquei uma bobina vermelha KW 067, no me BF161 a GNV e ficou beleza - antes eu usaba uma bobina azul, e esquentava muito até parar usando o GNV. Estou aguardando a chegada do modulo de ignição eletronica que encomendei, para instalar e esquecer problemas com platinado.:D:D:D
Amigo, só fica de olho, se o módulo que vc está comprando, é aquele do Mercado L., saiba que se ele der problema as despesas vão ser por sua conta (despesas de envio e retorno), dai vale a pena jogar no lixo e investir em algo mais profissional.
Quando recebi o meu pelo correio, a primeira coisa que fiz foi abrir a caixa e olhar os componentes internos. Para minha surpresa o circuito era feito nas coxas e fiquei meses gastando em troca de velas, cabos NGK, bobina KW, troca de platinado, tampa do distribuidor e regulagens na minha válvula de GNV, até que arranquei fora o módulo e voltou a funcionar bem.
Semana passada montei um módulo indutivo (sem platinado) por conta própria e está trabalhado sem nenhuma falha com um custo de R$35,00 incluido frete dos componentes.
Abraço
Uma vez comprei um modulo destes, funcionou perfeito por exatos 30 segundos e queimou, dai resolvi abrir a caixinha pra ver. como o amigo Rafaminc falou, bem nas coxas mesmo, nem eu faço um treco destes.
até tirei as fotos disso e mandei pra um amigo que mexe com eletronica, eele falou que o circuito é isso mesmo, mas foi mal montado e o transistor tava solto(deveria estar preso e isolado no dissipador). provavelmente feito por leigo que pega o esquema na net e monta pra ganhar uma graninha.
tem fotos ai em anexo.
depois comprei um mais bem elaborado com mosfet, chave liga desliga, led, indicador de platinado fechado, etc, mas queimou rapidinho tbém.
Rafaminc
26/01/2009, 11:11
Uma vez comprei um modulo destes, funcionou perfeito por exatos 30 segundos e queimou, dai resolvi abrir a caixinha pra ver. como o amigo Rafaminc falou, bem nas coxas mesmo, nem eu faço um treco destes.
até tirei as fotos disso e mandei pra um amigo que mexe com eletronica, eele falou que o circuito é isso mesmo, mas foi mal montado e o transistor tava solto(deveria estar preso e isolado no dissipador). provavelmente feito por leigo que pega o esquema na net e monta pra ganhar uma graninha.
tem fotos ai em anexo.
depois comprei um mais bem elaborado com mosfet, chave liga desliga, led, indicador de platinado fechado, etc, mas queimou rapidinho tbém.
Dodger, o seu módulo o cara pelo menos teve o trabalho de montar uma plaquinha meio que precária. A que comprei nem placa não tem, é só os componentes estanhados um no outro.
Se gosta de brincar com eletrônica, dá uma olhada no circuito do Fabricio Nicolini Calazans.
Montei a minha e funcionou beleza até agora.
www.planetabuggy.com.br/eletronics/index.htm
Julio Rebello
14/02/2009, 20:00
Dodger, o seu módulo o cara pelo menos teve o trabalho de montar uma plaquinha meio que precária. A que comprei nem placa não tem, é só os componentes estanhados um no outro.
Se gosta de brincar com eletrônica, dá uma olhada no circuito do Fabricio Nicolini Calazans.
Montei a minha e funcionou beleza até agora.
www.planetabuggy.com.br/eletronics/index.htm (http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/index.htm)
Cara, eu terminei de montar o meu módulo, mas estou pegado na instalação dos imãs no eixo do distribuidor.
como vc fez?:putz:
Comigo o marcelo foi muito legal, e o modulo dele está perfeito
Quando tive que trocar a bomba de gasolina, meu mecanico não deu uma olhada no carburador, que não aguentou a nova bomba e mandou gasolina pro distribuidor, já viu, fogo, o modulo ficou tortinho, o mandei para o Marcelo ver de tinha como arrumar.... ele me mandou um novo sem custo...
Zé Renato
15/02/2009, 14:46
:mrgreen: Conheço bastante do assumto pois já quebrei muito a cabeça estudando o assunto.:parede:
A explicação é a seguinte: As bobinas antigas rótulo preto e azul da Bosh,possuiam o seu enrrolamento primário consumindo 3W, as bobinas KW rótulo vermelho, consomem no seu primário apenas 1,5W. Pôr quê? porque possuem o fio menor e mais grôsso,( menos resistênca)induzindo uma maior quantidade de corrente para atender a demanda dos motôres modernos, que necessitam de uma quantidade maior de corrente devido a maior rotação.A ultilização do pré resistôr de 1,5W, é justamente para compençar, chegando aos 3W da antiga.O uso do resistôr só e necessário nos veículos a platinado sem módulo,ou nos que ultilizam os módulos antigos TZW I da bosh, que mesmo com IgE, precisam da rsistência. Nos módulos mais modernos os mini, não é necessário.Para os TZW I 6 pinos KW 067 , para os mini 7 pinos KW 077.Pode ser usado também fio resitivo no comprimento adequado, ligand o fio da cheve de ignição ao borne + da bobina.:pipoca:
Rafaminc
17/02/2009, 12:13
Cara, eu terminei de montar o meu módulo, mas estou pegado na instalação dos imãs no eixo do distribuidor.
como vc fez?:putz:
Eu fiz uma arruela de nylon como no desenho abaixo. Tá funcionando redondinho. Só que quero montar outro esquema mais simples e com mais precisão.
Julio Rebello
28/07/2009, 21:18
Estava tentando fazer um nov ajuste da abertura do platinado e caput!!!
A bateria arriou e nada do motor uncionar novamente!
Estou pensando seriamente em coocar a ignição eletrõnica de opala mesmo e esquecer dessa tralha toda!
Já perdí muito tempo e paciência e não obtive uma resposta satisfatória!
Obrigado pela ua tenção Rafa, mas joguei a toalha mesmo!
Grande abraço!
Rafaminc
29/07/2009, 10:12
Estava tentando fazer um nov ajuste da abertura do platinado e caput!!!
A bateria arriou e nada do motor uncionar novamente!
Estou pensando seriamente em coocar a ignição eletrõnica de opala mesmo e esquecer dessa tralha toda!
Já perdí muito tempo e paciência e não obtive uma resposta satisfatória!
Obrigado pela ua tenção Rafa, mas joguei a toalha mesmo!
Grande abraço!
Julio, o problema que vejo nestas ignições assistidas ou mesmo a indutiva feita em casa é que não possuimos equipamentos adequados para verificar o chaveamento da bobina, daí não tem como saber se o negócio está gerando um sinal bom e sincronizado na bobina, o que pode acarretar em perda de potência e consumo elevado.
O ideal era ter um osciloscópio para poder enxergar o que acontece no circuito eletrônico nas diversas rotações do motor, daí sim tem como montar um esquema 100%.
Agora, comprar uma ignição de opala seria o ideal, só tem que ver se vc não vai perder os avanços centrífugo/vacuo no distribuidor adaptado.
SDS
Rafael
Julio Rebello
02/08/2009, 20:53
Julio, o problema que vejo nestas ignições assistidas ou mesmo a indutiva feita em casa é que não possuimos equipamentos adequados para verificar o chaveamento da bobina, daí não tem como saber se o negócio está gerando um sinal bom e sincronizado na bobina, o que pode acarretar em perda de potência e consumo elevado.
O ideal era ter um osciloscópio para poder enxergar o que acontece no circuito eletrônico nas diversas rotações do motor, daí sim tem como montar um esquema 100%.
Agora, comprar uma ignição de opala seria o ideal, só tem que ver se vc não vai perder os avanços centrífugo/vacuo no distribuidor adaptado.
SDS
Rafael
Pois é Rafael,
a questão do avanço é IPC num motor super quadrado como o BF.
Temos alguns projetos que permitem mapeamento da curva de avanço de acordo com o rpm do motor, mas geralmente são caros e de pouca assistência pós venda...
Conhece alguma adaptação de respeito?
Grande abraço!
Rafaminc
03/08/2009, 08:23
Eu acho que poderia ser usado um avanço eletrônico para GNV só na gasolina.
Tenta falar com o pessoal da Tury, eles fabricam variadores de avanço p/ carburado com várias curvas que podem ser programadas.
Dá uma olhada no arquivo que anexei.
Abraços