Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 4X4 V6 em trilhas pesadas!

Vinicius Hauagge
07/08/2008, 10:02
Amigos do fórum, to com uma dúvida que vem me tirando o sono. O négócio é o seguinte:
Tenho um jeep willys 1967, que está comigo há 15 anos, em processo de reforma que nao acabará nunca...
Também possuo uma ranger v6 4X4 1999, que é meu carro para uso no dia a dia.... E para finalizar, tenho encostada para reformas uma F75, que seria preparada para trilhas, pois acho que ficaria mais confortável e tb mais segura que o jeep...
A F75 já ta com o chassis encurtado, comprei um motor 4.9 injetado completo para por nela (tá funcionando), caixa de C10, etc...
Fazendo um cálculo superficial, acredito que para deixar a F75 do jeito que eu quero irão pelo menos mais uns R$ 20.000,00.
Dai parei para pensar e cheguei na seguinte conclusao: Pq nao adapto a ranger para trilhas? Teria um carro moderno, seguro, confiável e tb desembolsaria bem menos dinheiro (as vacas andam magras ultimamente).
Então, fiz uma busca detalhada no forúm e fiquei com as seguintes duvidas:

1 - Body-lift : Eu já usei pneus 33 na minha ranger sem fazer nada na suspensao... coube e no asfalto nao incomodava... Porém para trilhas, acho que seria bom levantar umas 2 polegadas. Alguem sabe como fazer isso de forma "artesanal"? Como ficariam as alavancas de marcha e a direção?

2 - Manobras na trilha: a ranger é cabine simples, com cacamba de 7 pés... será que nao teria problemas em manobrar a mesma em espaços muito apertados?

3 - Roda livre à vácuo : o sistema da minha é o à vácuo... ao que parece dá problema e nao tem muito o que fazer... para colocar o sistema da ranger moderna, teria que trocar o diferencial dianteiro completo? é plug and play? outra ciosa, aquele sistema de adaptacao argentino (pituto, ou algo assim, já vi um post antigo no forum) funciona?

4 - O sistema de acionamento da tracao (elétrico) se estiver com a manutencao em dia é realmente confiável ou é necessário adaptar um sistema mecanico para acionamento da tracao e reduzida?

Acho que era isso!
Obrigado,
Vinicius!

cbridi
07/08/2008, 11:11
Sem querer ser chato e já sendo... Pesquise que tem tudo no fórum...

1 - Body-lift: Walter e Edintruder fizeram e postaram receitas, orientações e implicações.Tem tbem posts do adams que fabrica kits para BL.

2 - Certamente um entre-eixos menor seria mais apropriado para esse fim. Ângulos de entrada e saída tbem não são muito favoráveis.

3 - Procure por pituto, Ojaneri e Anthoniusnikos postaram receitas prontas de como transformar em roda-livre manual com baixíssimo custo.

4 - Vários tópicos sobre isto inclusive, nesta semana, Edintruder está transformando o elétrico em manual.

[]'s

Edintruder
07/08/2008, 13:19
1 - Tem muito material e fotos de como é feito. Tem também quem faça e venda esse kit aqui no site.
2 - O chassis da Ranger cabine simples é o mais curto, o chassis da CD, CE ou caçamba 7 pés são mais longos e iguais entre si.
3 - O sistema elétrico é muito confiável sim, mas eu detesto qualquer coisa elétrica, e após 5 anos de uso, a minha deu um pequeno probleminha pela primeira vez de muito uso na água e barro e uso do 4x4 seguido. Porém pra mim serviu para fazer o sistema por cabos, e ainda dará para voltar para o elétrico para a venda.
4 - O sistema de pituto é simples, rápidio e barato, mas o melhor e mais correto seria instalar as roda livres da AVM.

Vinicius Hauagge
07/08/2008, 13:20
Bridi, obrigado pelas respostas... Na verdade já dei uma fuçada sobre tudo isso no fórum, só não conhecia esse kit body-lift fabricado pelo Adams...
Além das questões colocadas, queria saber também a opinião dos membros do fórum sobre essa minha idéia de adptar a ranger para as trilhas e abandonar o projeto da F75.
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

cbridi
07/08/2008, 14:18
Vinicius,

Tem um cara que andou tempos atrás por aqui, ele fazia trilhas com uma S-10 4x4 CS Diesel com poucas modificações e, segundo o próprio, "atropelava" e rebocava muito CJ. A Ranger não deve ficar para trás.

Confere os sites gringos, lá tem muita Ranger V6 SuperCab (chassis maior que a CS) em trilha.
Tudo depende de quanto $$ pretendes investir.

[]'s

Loiro
07/08/2008, 17:21
Bridi, obrigado pelas respostas... Na verdade já dei uma fuçada sobre tudo isso no fórum, só não conhecia esse kit body-lift fabricado pelo Adams...
Além das questões colocadas, queria saber também a opinião dos membros do fórum sobre essa minha idéia de adptar a ranger para as trilhas e abandonar o projeto da F75.
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Olha nesse topico essas ultimas fotos que postei:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31671&page=12
Pelo que postaste aconselho a continuar com a F. Nao mi leve a mal. A Ranger nao perde pra nenhum outro 4x4 na trilha. So que a F com 4.9 trazeira encurtada e tal ta pronta pra trilha pesada mesmo. A Ranger tera muitas dificuldades em alguns pontos, tera alguns amassoes e arranhoes que fazem parte mas o maior problema sera que quando der algum problema ficaras sem carro do dia a dia (conforme o que postaste).
Na minha opiniao vale a pena gastar esse $$ e ter um F so pra trilha doque gastar menos e "estragar" uma Ranger na trilha.
Vale a pena lembrar tambem sobre como seria a tua trilha "pesada". Pra mim seria como a Ranger branca esta fazendo...
[]´s

João Fellipe
07/08/2008, 22:11
eu nao troco uma F-75 4X4 toda mecanica por uma ranger nem fudendo se pudesse usaria uma F-75 só pra trilha, mais como sou pobre tenho q andar de ranger mesmo:(:(:(:( é a vida!

Adoro uma F-75 sou suspeitoo pra falar!

Paulo_CW
08/08/2008, 09:06
Vinicius...
Eu fazia trilhas de Samurai e também já tive a idéia de comprar uma Ranger V6 e meter na trilha pois teria mais conforto, mas desisti, pq depois de estudar as adaptações pra ela ficar viável teria de investir muito (digo para trilhas pesadas e isso varia muito de pessoa para pessoa)... entaum comprei uma Pajerinho e estou muito contente pois vai bem nas trilhas, no dia a dia e com muito conforto.... veja algumas fotos em www.xtreme4x4.com.br (http://www.xtreme4x4.com.br) .
Bom, se procurarmos no youtube, veremos muitas Rangers em ação, mas isso fora do Brasil onde estes carros tem preço de banana, assim como as adaptações q fazem, coisa q infelizmente não é o nosso caso.
Até hj eu só vi uma Ranger preparada aos moldes americanos para qualquer coisa e que é realmente funcional e não meramente estético, ela foi feita por um pessoal aqui de Curitiba e estava inclusive na Fenajeep deste ano. Eu ainda não vi ela em trilhas, mas ficou o bicho devido ao investimento q foi feito, as adaptações e peças..., mas foi praticamente toda modificada de motor, caixa e suspensão. Claro q vc não se precisa fazer tudo isso para trilha, mas quanto menos adaptações, mais restrições terá numa trilha pesada q é sua intenção...
Dá uma olhada nas fotos.... e se alguém aí conhecer outra Ranger aqui do Brasil... posta tbm...

Vinicius Hauagge
08/08/2008, 09:22
Loiro e Paulo César:
Então, a intenção desse tópico é justamente saber a opinião e experiência dos colegas do fórum, portanto todas as idéias são bem vindas!
Sinceridade, a dúvida ainda continua, pois como mencionei, tenho a ranger e não pretendo me desfazer dela tão cedo (sou o segundo dono, estou com ela desde 2000).
Mediante um cálculo simples, acredito que com uns R$ 5.000,00 eu deixaria ela preparada para trilhas leves (sem levar em conta os pneus).
E para trilhas pesadas (moro no terceiro planalto do paraná, região de serras e minha cidade tem 1.200 metros de altitude) precisaria de um pouco mais de recursos... E uma das coisas que mais me preocupa é o comprimento dela, eis que o chassis é bem longo e acharia uma loucura encurtar o mesmo...
Já a F75 tá no esqueleto... Como disse, ja cortei o chassis e tenho o motor (ford 4.9), mas preciso montar tudo, fazer a lataria, parte elétrica... Colocar freio à disco, embreagem hidráulica, etc... Então, vai longe e bastante dinheiro.... Uma alternativa seria vender a ranger ou quem sabe o jeep, mas nao queria me desfazer deles...
Outra hipotese seria ficar com toda essa frota e ir montando a F75 sem pressa... coisa para dois anos de economia....
Obrigado pelas respostas!
E essa ranger que o Paulo César postou é meu sonho de consumo!
Abraço,
Vinicius!

Paulo_CW
08/08/2008, 09:31
Entaum Vinicius....
Já tive CJ para trilhas mas por causa de minha altura de 1,94... era um sofrimento em trilhas, passei entaum para o Samurai, ótimo em trilhas.... o sofrimento diminuiu.... mas queria viajar mais e fazer trilhas mais distantes... por isso troquei tbm...
Na minha opinião de jipeiro q nunca esta contente com q tem e nunca termina as modificações nas viaturas...kkkk ... venda o CJ (vc tem muitas viaturas....kkkk.... e vai dar muito trabalho fazer todas....kkkk) e invista na F75.... assim vc terá uma viatura para trilhas pesadas.
Ranger, não adianta, nem cortanda a traseira no pós mola, teu ângulo de saída será uma bosta se enroscando em tudo... então faça um lift, algumas pequenas adaptações e curta com ela as trilhas leves.... e seja feliz.....

Vinicius Hauagge
08/08/2008, 10:33
Beleza Paulo!
Acho que realmente voce está certo, mas discordo apenas de uma coisa! Vender o CJ5 só em última hipótese (na ocorrencia de uma catástrofe mundial)!
Ele tá comigo ha 14 anos, já fiz 3 reformas completas (em razão de algumas capotagens... he he he) e agora tá impecável!
Motor ohc à alcool com cabeçote rebaixado, carburador h34, ignição eletronica, coletor dimensionado, bobina do gol mi, embreagem hidraulica, caixa de direcao do gol, guincho 9000 libras, capota conversivel, freio à disco, pedal suspenso, tração positiva, body-lift, pneus 33, todos os acessórios keko (para choque, estribo, gaiola, santo antonio, suporte estepe e galao) e mais algumas coisinhas... Assim, pra recuperar esse investimento será praticamente impossivel...
Já tenho uma caixa de chevete 5 marchas para por na viatura... E ainda um blower de uma mercedez compressor, para quem sabe, instalar tb...
Portanto, acho que vou fazendo a pickup devagarinho... e ver no que dá!
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Paulo_CW
08/08/2008, 10:37
Pô Vinicius.... Tá reclamado a toa.....kkkkkkkk
Q vc quer mais..... eta mania de jipeiro mesmo...kkkkkkkkkk
E essa de recuperar investimento tbm é piada.... né.... o q vale são as alegrias q as viaturas trazem..... E eu ainda quero retalhar uma Rural pra montar um monstrinho.....

cbridi
08/08/2008, 17:58
Vinicius,

Se, depois de tudo que foi exposto, vc ainda pensa em tranformar a Ranger, veja este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44433. Segue o link postado na primeira msg e olha o que foi feito numa RAM V8.

[]'s

Pequeno jr
09/08/2008, 08:17
Vinicius,

VEja os seguintes videos, para te ajudar na empreitada:

1 - http://br.youtube.com/watch?v=D3FDC70JP_U

2 - http://br.youtube.com/watch?v=49g0dbH6QGk&feature=related

3 - http://br.youtube.com/watch?v=737T6HTfWfQ&feature=related

4 - http://br.youtube.com/watch?v=8ueuTGxr1Z0&feature=related

5 - http://br.youtube.com/watch?v=BJ-oByoPYzQ&feature=related

AS modificações nessa RAnger que aparecem no video foram:

1 - BL
2 - retirada do parachoque e fabricação do que se vê no video
3- Intalação de guincho
4 - Pneus 33 Mud
5 - recuo do parachoque trazeiro e retirada da tampa traseiza
5 - Snorkel
6 - Proteções completas embaixo da Todo Terreno.
7 - Uma porrada de coisas que esqueci, mas vou buscar as informações.

Coloquei todos os videos do Calango Trophy de 2006 para vc ter a idéia dos locais aonde a RAnger, mesmo como entre eixo maior passou.

O Serjinho, dono da Ranger, usa a bixa no dia-a-dia e nos fins de semana é nesse nível de trilha que ele vai. Ou seja, de médias para Altas ...

O Negócio é se tem dó ... esquece.

Loiro
09/08/2008, 20:19
Vinicius...
Eu fazia trilhas de Samurai e também já tive a idéia de comprar uma Ranger V6 e meter na trilha pois teria mais conforto, mas desisti, pq depois de estudar as adaptações pra ela ficar viável teria de investir muito (digo para trilhas pesadas e isso varia muito de pessoa para pessoa)... entaum comprei uma Pajerinho e estou muito contente pois vai bem nas trilhas, no dia a dia e com muito conforto.... veja algumas fotos em www.xtreme4x4.com.br (http://www.xtreme4x4.com.br) .
Bom, se procurarmos no youtube, veremos muitas Rangers em ação, mas isso fora do Brasil onde estes carros tem preço de banana, assim como as adaptações q fazem, coisa q infelizmente não é o nosso caso.
Até hj eu só vi uma Ranger preparada aos moldes americanos para qualquer coisa e que é realmente funcional e não meramente estético, ela foi feita por um pessoal aqui de Curitiba e estava inclusive na Fenajeep deste ano. Eu ainda não vi ela em trilhas, mas ficou o bicho devido ao investimento q foi feito, as adaptações e peças..., mas foi praticamente toda modificada de motor, caixa e suspensão. Claro q vc não se precisa fazer tudo isso para trilha, mas quanto menos adaptações, mais restrições terá numa trilha pesada q é sua intenção...
Dá uma olhada nas fotos.... e se alguém aí conhecer outra Ranger aqui do Brasil... posta tbm...

Esse Ranger foi feita pelo www.jeepira.com.br e se nao me engano esta a venda nos classificados do site.
[]´s

Loiro
09/08/2008, 20:24
Loiro e Paulo César:
Então, a intenção desse tópico é justamente saber a opinião e experiência dos colegas do fórum, portanto todas as idéias são bem vindas!
Sinceridade, a dúvida ainda continua, pois como mencionei, tenho a ranger e não pretendo me desfazer dela tão cedo (sou o segundo dono, estou com ela desde 2000).
Mediante um cálculo simples, acredito que com uns R$ 5.000,00 eu deixaria ela preparada para trilhas leves (sem levar em conta os pneus).
E para trilhas pesadas (moro no terceiro planalto do paraná, região de serras e minha cidade tem 1.200 metros de altitude) precisaria de um pouco mais de recursos... E uma das coisas que mais me preocupa é o comprimento dela, eis que o chassis é bem longo e acharia uma loucura encurtar o mesmo...
Já a F75 tá no esqueleto... Como disse, ja cortei o chassis e tenho o motor (ford 4.9), mas preciso montar tudo, fazer a lataria, parte elétrica... Colocar freio à disco, embreagem hidráulica, etc... Então, vai longe e bastante dinheiro.... Uma alternativa seria vender a ranger ou quem sabe o jeep, mas nao queria me desfazer deles...
Outra hipotese seria ficar com toda essa frota e ir montando a F75 sem pressa... coisa para dois anos de economia....
Obrigado pelas respostas!
E essa ranger que o Paulo César postou é meu sonho de consumo!
Abraço,
Vinicius!

Outra opaçao é tu pegar o motor e as peças (eixos da F...) que tens e instalar no CJ. Ai mi vende o chassi e a cabine da F....:mrgreen::mrgreen:
Mas to vendo que essa opçao que estas achando é a melhor! Ou ainda pode vender a F, juntar um $$ e comprar um Jeepinho tipo Samurai pro dia a dia (nao sei se ja tens carro pra isso), ter ainda o CJ e monstrificar total a Ranger. Ela é perfieta para uma monstrificaçao show! É so ir aos poucos como planeja ir na F...
[]´s

du
11/08/2008, 09:18
Amigos,

Comparando o entre eixos da Ranger e da Land 110, qual é maior ? ou qual a diferença ?

Obrigado.

Abraços Du.

Vinicius Hauagge
11/08/2008, 09:27
Ao que parece, o maior problema da ranger seriam os angulos de entrada e de saída... Isso seria resolvido parcialmente fazendo um body-lift na mesma de aproximadamente 4' e usando pneus 33...
Ainda restaria a possibilidade de encurtar o chassis (uns 10 cm no final) e quem sabe uns 30 entre eixos (o que eu achava uma loucura, mas to mudando de opiniao)....
O entre eixos da mesma (cabine 7 pés) chega proximo aos 3,2metros (informacao obtida na net, nao conferi), entao com essas reducoes acho que ela ficaria mais agil para trilhas...
Pq se pensar de uma forma racional, a ranger nada mais é do que uma F75 moderna... entao, tudo o que a F75 encurtada faria na trilha a ranger também seria capaz de fazer, ne?
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
11/08/2008, 09:40
Na mensagem anterior esqueci de agradecer todos os post e opinioes!
Obrigado,
Vinicius!

Paulo_CW
11/08/2008, 10:25
VINÍCIUS
Tudo tem jeito de ser feito, adaptado, etc.... só depende de um detalhe simples.... $$$$... como já comentei... tive a mesma idéia q vc de por um Ranger em "TRILHA pesada"... mas este detalhezinho...$$$$ num me deixou...hehehe.
Mas se vc tiver afim de por o projeto pra frente.... manda ver q eu apóio.....heheheh

JORIS
11/08/2008, 11:04
Vinícius, quando se está disposto a fazer adaptações pra fazer trilhas pesadas, só depende de quanto se quer gastar, praticamente qualquer carro pode ficar muito bom, porém quanto mais radicais as modificações, mais vai ser difícil de se utilizar no dia-dia, e ainda tem o fato de que carro de trilha sempre tem o que fazer depois dela, e muitas vezes da muito trabalho o que inviabilizaria vc usar pra trabalhar! acho então que o mais sensato é montar a F75, ou então monta a ranger e compra um carro pra teu uso diário!

[]´s.

Vinicius Hauagge
12/08/2008, 17:01
Realmente, o $$$ quase tudo pode!
Como meu rendimento de professor e advogado proletário nao é dos maiores, acho que a alternativa de "adaptar"a ranger é uma boa... Afinal, nao terei que desembolsar o dinheiro para a compra do veiculo!
Claro que terei problemas e gastos extras, com esbarroes, faróis, etc, porém nada muito diferente do custo se estivesse com um troller, por exemplo...
Acho que vou levar esse projeto adiante, porem de forma lenta...
Abraço e novamente muito obrigado!
Vinicius!

Pequeno jr
13/08/2008, 07:53
Vinicius,

Tem coisas básicas que você já pode ir fazendo. Ex: Revisar o sistema de tração, respiros da caixa, parte elétrica e suspensão.

DEpois, aqui mesmo no fórum tem tudo referente a montar um BL caseiro por um pouco mais de R$ 500,00. É só procurar as mensagens do Edintruder, ou então entre lá no tópico de troca dos CDs e peça um para vc que tem todo o esquema q o Edi fez.

Snorkel da OGZ pelo menos aqui no DF instalado custa R$ 550,00

Parachoques igual ao da Ranger que mostrei ai nos videos dá para se fazer por uns R$ 400,00 mais ou menos já com o berço para o guincho

Boa sorte ... Eu tbm penso em fazer um dia isso, ao invez de investir em um willys e etc .. vou investir em uma pick-up CS para trilhas.

Vinicius Hauagge
13/08/2008, 08:59
Valeu Pequeno Júnior, obrigado!
Vou procurar o tópico dos cds!
Abraço!

Loiro
13/08/2008, 21:06
So umas fotos para ilustrar graus de adaptaçao. Na minha opiniao para "trilha pesada" seria as imagens abaixo.
Ou vais fazer estilo as que tem as modificadas mais pro "original".
Qual estilo pretendes adotar?
[]´s

Loiro
13/08/2008, 21:10
Mais fotos: Eu pessoalmente prefiro mais o estilo das Ranger's pretas V8 com 35"...
[]´s

Loiro
13/08/2008, 21:20
Outras: Agora tem fotos de modificaçoes mais radicais que eu pessoalmente nao gostei e tambem de umas bem simples mais compativeis com a realidade no Brasil. E fotos by Pirate4x4.
[]´s

Vinicius Hauagge
15/08/2008, 13:28
Pretendo fazer o seguinte... Levantar com body-lift umas 3 polegadas, por dois amortecedores dianteiros por roda, pneus 33, protetores na parte inferior, mudar os para-choques, por roda livre manual... e quem sabe, bloqueio traseiro... acho que já dará uma alteração significativa...
Caso necessário, (mas em última hipótese), encurtar um pouco o chassis!
Mas como mencionei, é um projeto para médio prazo...
Abraço,
Vinicius!

Kart 44
29/03/2010, 11:15
Sei que o tópico está parado faz tempo, mas é justamente minha dúvida. Vinícius, fez a Ranger ? E a experiência ?

fverna
31/03/2010, 17:03
Sei que o tópico está parado faz tempo, mas é justamente minha dúvida. Vinícius, fez a Ranger ? E a experiência ?

Eu tb gostaria muito de saber.

Tenho uma que estou fazendo algumas coisas e estou no estagio bem basico.

Neste fds de pascoa vou instalar o guincho e alargador de roda.

Já estou com um jogo de rodas extras para pneus mais agressivos, e para o dia a dia fico com os MUD 265 75 16" nas rodas da Ranger Sport.

Estou procurando o melhor lugar para comprar o Snorkel OGZ.

Depois disso, quero estudar o BL caseiro para colocar umas 3" e calçar com 33.

Já gastei mais do que deveria na VTR, mas com calma chego lá.

Gostaria muito que este tópico fosse mais pra frente,pois estou numa fase de decisões importantes, já lí tanto neste forum que parece que já não sei mais nada, fiquei até confuso. :putz::shock:

E vc "Kart 44" o que pretende? tem uma Ranger? qual?
Flávio

WALDIR
15/02/2019, 17:20
Suporte parar parachoque traseiro ranger 99 irei por lift 3" necessito adaptar algo?