Conectar

Ver Versão Completa : Consumo Pajero 3.500

wdoc
05/08/2008, 23:21
Pessoal

Recentemente troquei velas e cabos de vela da minha AT 3.5. O consumo saiu dos 5km/l para quase 6,5 na cidade e 7 na estrada usando algumas vezes o quickdown para ultrapassagens. Seguindo a ideia de um amigo que nao anda com pé no porão, voltei da MMS de BH a 110/115 mas rodando sem quickdown, deixando o giro no maximo a 3.000rpm. resultado 8.5 litro e mesmo tempo de viagem.
AInda assim fiquei curioso com a 99 3.5 Mecanica dele que faz na estrada quase 11km/l e na cidade algo proximo a 9km/l.
De inicio nao botava fé até que eu dirigi ela por uns 60kms na cidade e o ponteiro nem mexeu. Alguem comenta?
Detalhe: velas e cabos de velas comprados nos EUA e enviados pelo correio (www.rockauto.com (http://www.rockauto.com)) US$ 4,66 cada vela de IRIDIUM.

djalmab
06/08/2008, 20:58
Tb. tenho as velas Iridium, a minha faz 9.6KM/l na Estrada andando Normal... 100-110KM/h.

sayon
06/08/2008, 23:24
caramba nao sabia q os cabos e velas faziam uma diferença tao agressiva...a minha pajero ta 100% com cabos e velas originas recentemente trocados....decerto q eu tenho um pe bastante pesado e troco as marchas no cambio at mesmo...a minha faz algo entre 5 e 6 na cidade...

Paulo_CW
07/08/2008, 07:44
Pô... cabo de velas fazem a diferença sim... troquei os originais da minha por cabos 8mm de silicone da Garra 4x4... ela tá fazendo a média de 7,00 na cidade e os 9,5 na estrada.... no GNV na estrada em velocidade de 100~20km/h fica pelos 13,5...

buchmann
07/08/2008, 10:05
vixi.. vou ter que comprar umas velas e cabos novos.. as minha, na melhor media com gnv fez 10,5 na estrada, nada bom comparado ao do Paulo :(
Só que, a minha é uma 3.0.. e não 3.5.. já ouvi falar que a 3.5 anda melhor e bebe menos.. mas a diferença é grande em :O

Paulo.. uma perguntinha, quanto vc pagou os cabos???

Paulo_CW
07/08/2008, 10:12
Buchmann
A minha é uma 3000... e essa média no GNV são calçando estes pneuzinhos vindo da Fenajeep pra Curitiba pela BR 101

buchmann
07/08/2008, 10:23
Paulo..

Eu moro de Jaraguá.. uns 30 a 40km de Brusque, onde é a Fenajeep... a melhor média foi quando eu voltava de de Curitiba para minha cidade.. na ida sempre consigo fazer, no maximo, um pouco acima de 9.5. Isso que eu uso pneos 275/75-16.

A media de consumo melhorou um pouco depois de eu ter trocado a bateria de 75Amp que era uma M. por uma de 90Amp Acedelco.

Bom.. sou um cara que não anda rapido, sempre 100-120.. com no maximo picos de 130, to achando que to precisando trocar as velas e os cabos.. hehehehe

Vc não respondeu minha pergunta.. hehehehe ... quanto foi os cabos das velas???

Vlw

Paulo_CW
07/08/2008, 13:32
Buchmann....
Vira e mexe passo por Jaraguá... gosto daí e Corupa tbm.... a trilha das cachoeiras lá é show....
Foi mal aí... num lembro quanto paguei os cabos... acho q uns $120,00 mas entre no site www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br) foi deles q comprei... atendimento muito bom e preço na média... mas tive de encomendar...
até...

Matias Suzuki
07/08/2008, 16:51
GLS 3.0

gasolina

Estrada: 9,5 km/l

JORGE CAMOI
07/08/2008, 17:10
gls 3.0

Gasolina

Estrada: 9,5 Km/lque Issu!!!a Minha Acabei De Rodar Uns 4.500kms A Média Era 4,5 A 5,2 Na Estrada Retinha A Perder De Vista Sem Transito Nenhum Chegando No Maximo A 110 Km P/h E Filtro Novinho,velas Novinhas,alinhadinha,motor Bem Regulado Ou Seja Meu Motor Hoje Deve Estar Com Uns 30.000,00 Kms Rodados Só...sera Que é O Peneuzão???olha A Foto Ai..

Paulo_CW
07/08/2008, 20:57
Pô Jorge.... q isso vc tá sofrendo no bolso heim.... e acgredite q os Mud vão muito melhor no asfalto que os Mamute 100% off q estão na minha...... num pode naum.... da uma olhado q vc tem furo no teu tanque....kkkkk

JORGE CAMOI
08/08/2008, 08:14
Pô Jorge.... q isso vc tá sofrendo no bolso heim.... e acgredite q os Mud vão muito melhor no asfalto que os Mamute 100% off q estão na minha...... num pode naum.... da uma olhado q vc tem furo no teu tanque....kkkkkpô,vc num tem idéia,eu fiz varios testes pois rodava nun dia uns 900km,ai ia fazendo varios testes tipo andava a 120 km sem pena,chagando quase a 140 ai ia pra uns 3 etal andava nos 100 fazia 4 e alguma coisa se ficasse bem devagarinho acelerando com pena so encostando o pé ai fazeia uns 5e merrequinha...olha tenho tudoi anotado ah,sem ar condicionado ligado heim...e de uma olhada nas estradas ,,,retoes do kct...

Paulo_CW
08/08/2008, 08:29
Pô Jorge.....
Vc tbm roda pra KCT heim.... haja bolso deste jeito...kkkkk
Brincadeiras a parte, a tua Pajero esta muito fora do padrão e pelo q vc já comentou a manuteçao esta em ordem, tbm ia colocar a culpa na tua gasolina, mas como vc viaja muito sempre abastece em locais diferentes....num é.....
Caraca.... tem q descobrir isso, eu não sou muito de fazer média pois meu uso da Pajero é somenta para trilhas e consegui estes números em poucas distâncias longas que percorri... e achei eles muito bons...

Morcego
08/08/2008, 08:33
que Issu!!!a Minha Acabei De Rodar Uns 4.500kms A Média Era 4,5 A 5,2 Na Estrada Retinha A Perder De Vista Sem Transito Nenhum Chegando No Maximo A 110 Km P/h E Filtro Novinho,velas Novinhas,alinhadinha,motor Bem Regulado Ou Seja Meu Motor Hoje Deve Estar Com Uns 30.000,00 Kms Rodados Só...sera Que é O Peneuzão???olha A Foto Ai..

Jorge,

Não assuste, na minha familia tem duas Pajeros iguais a sua e ontem conversávamos sobre o consumo delas. Estes parentes medem sempre em toda abastecida e dizem que não conseguem nada além de 4.5~5.5 Km/l. :cry:

JORGE CAMOI
08/08/2008, 09:51
jorge,

Não Assuste, Na Minha Familia Tem Duas Pajeros Iguais A Sua E Ontem Conversávamos Sobre O Consumo Delas. Estes Parentes Medem Sempre Em Toda Abastecida E Dizem Que Não Conseguem Nada Além De 4.5~5.5 Km/l. :cry:é Isso Mesmo,acho Que Não Faz Mais Que Isso,eu Acho Que A Galera Não Tava Medidindo Direito O Consumo Não Sabe,o Meu Tanque é 75litros,e A Media De Rodagem Dele é De Uns 320km De Autonomia,e Se Fizr Trilha é De Uns 250kms ,nada Mais Nada Menos.pra Se Ter Uma Noção é Igual Ao Do Niva Ou De Um Carro Da Gm O Astra,minha Sogra Tinha Um Eu Fiquei Maluco Com O Consumo Dele Faz Na Estrada Uns 6,5 Por Km...então Resolvi Relaxar Com O Consumo ...acho Que Não Tem Muito A Fazer Naõ Pelo Prazer De Dirigir Meu Tratorzão...rerererererrererer

JORGE CAMOI
08/08/2008, 09:57
pô Jorge.....
Vc Tbm Roda Pra Kct Heim.... Haja Bolso Deste Jeito...kkkkk
Brincadeiras A Parte, A Tua Pajero Esta Muito Fora Do Padrão E Pelo Q Vc Já Comentou A Manuteçao Esta Em Ordem, Tbm Ia Colocar A Culpa Na Tua Gasolina, Mas Como Vc Viaja Muito Sempre Abastece Em Locais Diferentes....num é.....
Caraca.... Tem Q Descobrir Isso, Eu Não Sou Muito De Fazer Média Pois Meu Uso Da Pajero é Somenta Para Trilhas E Consegui Estes Números Em Poucas Distâncias Longas Que Percorri... E Achei Eles Muito Bons...ah Paulo,vou Te Falar,devo Ir Ai Bem Perto De Vc,vamos Ver Se A Gente Faz Alguma Coisa Vou Ficar Uma Semana Em Florianopolis,que Vc Acha De Fazermos Alguma Coisa Por Ai...agora Em Setembro.que Tem De Bom Dizem Que Tem Uma Estrada Lindissima..tipo Cannyon Num Sei Corvo Branco....devo Ir Do Dia 02 E Ficar Até 06 De Setembro...

Morcego
08/08/2008, 10:14
Todos os carros 6cc que tive, Opala, 2 Omegas, S10, nunca consegui média de consumo acima destes valores. Mas sempre ouvi de amigos que os deles faziam 8~9~10 km/l.:shock:

O problema não é ser Pajero ou outro carro qualquer, o problema é que motor 6cc com nossa gasolina bebe com força. Claro que depende de muitas circunstancias, como relevo, transito, etc, mas na minha opinião não foge desta média não.

Acho que a maioria dos brasileiros tem uma mania de falar que seus carros são econômicos, não sei porque, acho que é para aliviar a alma !:mrgreen:

Hoje tenho um Vitara, como uso ele só para trilha não costumo medir o consumo, mas das poucas vezes que fiz alguma conta, a média que consegui foi em torno de 6,0~6.5 Km/l, ai ouço de todos que meu carro está com problema e que Vitara faz 10 Km/l. Como já cansei desta discursão nem escuto mais. Hehe !!:lol:

Paulo_CW
08/08/2008, 10:32
Fernado e Jorge....
Negativo, uso uma blazer V6 2003 automática na empresa q esta com 220mkm, só uso para viajar e mando ver no pé.... e a média de consumo dela é exatamente a mesma da Pajero mas tem um motor de cc menor... e todos falam ser beberona e tal.... beberrão são os unos q fazem seus 13km/l....
A minha Pajero esta com 150mkm, e na cidade (claro q não considero o trânsito pesado senaum o consumo cai drasticamente) mas em uso urbano a Pajero chega sim a média de 6,5~7km...
Existem muitas coisas q podem influenciar, o pé do camarada...kkkkk, velas e cabos de primeira linha são excenciais assim como filtro de ar limpo e sem restrições... por ex o uso de snorkel em nossas viaturas influência tbm..... e se estamos errando pra cima... pq vcs nauem estão errando pra baixo....hehehehe
Jorge.... fica a vontade pra entrar em contato e pertim... mas ainda não sei quando em setembro tbm estarei em férias e estou programando um nordeste...hehehehe.... tô precisando
Fernado... q isso Vitara a 6,5km/l..... q isso.... kkkkkkkkkkkkkkkk tira os 3 kg de chumbo do teu pé amigo

beetle
08/08/2008, 10:51
Bom, tenho uma 3000 e mantenho os olhos na média dela pq o dim dim anda curto e ela ta fazendo 6,5km/l no trjeto que faço todos os dias que não é pesado - costumo manter tudo em ordem desde comprei e uma coisa que melhorou muito o consumo foi troca do filtro de combustível e uma boa limpeza de bicos.

Morcego
08/08/2008, 11:12
Fernado e Jorge....

A minha Pajero esta com 150mkm, e na cidade (claro q não considero o trânsito pesado senaum o consumo cai drasticamente) mas em uso urbano a Pajero chega sim a média de 6,5~7km...
.....................
Fernado... q isso Vitara a 6,5km/l..... q isso.... kkkkkkkkkkkkkkkk tira os 3 kg de chumbo do teu pé amigo

Hehe ! É isto mesmo Paulo.:concordo:

As adaptações em nossas viaturas modificam realmente o consumo.
Esta frase sua acima também explica esta vaiação das medidas.
Estes numeros que citei das Pajeros, estão considerado tudo, estes meus parentes, medem a anos em todas as abastecidas. Ali entra um passeio subindo uma serra, o transito pesado e leve do dia a dia, uma trilinha mais fechada, uma ida a Ouro Preto que só tem ladeiras, Hehe ! e por ai vai.

Quanto ao meu Vitara, não sou pé pesado não, são as tais adaptações, pneus principalmente e o fato dele ser um carro só de trilhas que anda pouquissimo na cidade e nunca na estrada. E como em trilhas ele está sempre tracionado em 4x4L com certeza o consumo vai lá nas alturas.:putz:

Abraço procê

Paulo_CW
08/08/2008, 11:17
Quanto ao meu Vitara, não sou pé pesado não, são as tais adaptações, pneus principalmente e o fato dele ser um carro só de trilhas que anda pouquissimo na cidade e nunca na estrada. E como em trilhas ele está sempre tracionado em 4x4L com certeza o consumo vai lá nas alturas.:putz:
Abraço procê

Bom... em trilhas eu nunca nem quiz fazer média senuam.... buaaaaa

ccinelli
08/08/2008, 11:19
Senhores, vou dar minha contribuição: Uso a Pajero para tudo, pois é meu único carro. Diariamente, normalmente (dias úteis) faço 2 trajetos de 4,9 KM por perna, em trânsito urbano truncado, mas sem engarrafamento. Nessas condições tenho feito de 6,0 ~ 6,4 km/l. Em estrada faço algo em torno de 8,0 ~ 8,5 KM/l (serra). Na cidade procuro deixar o pé leve e minha velocidade de cruzeiro na estrada é de 120~130 Km/h, mas sem abdicar do "prazer" de dirigir. Meu rendimento melhorou, pelo menos, 0,5 KM/l depois que substituí as velas antigas pelas Iridium. Faço SEMPRE a média de consumo, portanto, qualquer êrro para mais, ou para menos, decorrente do quanto o tanque foi cheio, acaba sendo anulado. Detalhe, minha Pajero só bebe Podium e encho o tanque, sempre. Ressalto que minha Pajeiro é 3.0.

Abraços,

Paulo_CW
08/08/2008, 11:29
Uhmmm esqueci de um fator importante.... pneus fora das dimensões originais implica em coreção do hodometro, q tbm fará diferença na média.... pneu maior o hodometro e velocimetro marcam menos e outra coisinha importante, largura dos pneus e calibragem que afetam muito no consumo.

Novais
08/08/2008, 11:37
Ô Morcego,

o que vc anda fazendo aqui nas bandas dos Mit's......:mrgreen:. Concidência, acabei de chegar do posto de gasolina e medi o consumo da minha....4,88km/l depois de 280 km rodados entre prova da Mitsubishi semana passada e trajeto de volta para casa. A minha nunca passou dos 6,5km/l em condições normais de uso!!!!

Concordo como morcegão ae em cima.....não conhço nenhuma em bh que rode mais que isso.:concordo:

[]'s indo para Juiz de Fora para a 4ª Etapa do Mineiro.

Morcego
08/08/2008, 12:09
Ô Morcego,

o que vc anda fazendo aqui nas bandas dos Mit's......:mrgreen:. Concidência, acabei de chegar do posto de gasolina e medi o consumo da minha....4,88km/l depois de 280 km rodados entre prova da Mitsubishi semana passada e trajeto de volta para casa. A minha nunca passou dos 6,5km/l em condições normais de uso!!!!

Concordo como morcegão ae em cima.....não conhço nenhuma em bh que rode mais que isso.:concordo:

[]'s indo para Juiz de Fora para a 4ª Etapa do Mineiro.

Faala amigo sumido,

Agora só quer saber de provas, trilha que é bom nada né ?
O trabalho tá demais :shock:, mas dá prá passear um pouquinho pelo Forum na hora do café ! :lol::lol::lol:

Boa sorte lá em JF.:concordo:

Morcego
08/08/2008, 12:11
Uhmmm esqueci de um fator importante.... pneus fora das dimensões originais implica em coreção do hodometro, q tbm fará diferença na média.... pneu maior o hodometro e velocimetro marcam menos e outra coisinha importante, largura dos pneus e calibragem que afetam muito no consumo.

Muito bem lembrado. :concordo:

JORGE CAMOI
08/08/2008, 12:46
Fernado e Jorge....
Negativo, uso uma blazer V6 2003 automática na empresa q esta com 220mkm, só uso para viajar e mando ver no pé.... e a média de consumo dela é exatamente a mesma da Pajero mas tem um motor de cc menor... e todos falam ser beberona e tal.... beberrão são os unos q fazem seus 13km/l....
Existem muitas coisas q podem influenciar, o pé do camarada...kkkkk, velas e cabos de primeira linha são excenciais assim como filtro de ar limpo e sem restrições... por ex o uso de snorkel em nossas viaturas influência tbm..... e se estamos errando pra cima... pq vcs nauem estão errando pra baixo....hehehehe
Jorge.... fica a vontade pra entrar em contato e pertim... mas ainda não sei quando em setembro tbm estarei em férias e estou programando um nordeste...hehehehe.... tô precisando
Fernado... q isso Vitara a 6,5km/l..... q isso.... kkkkkkkkkkkkkkkk tira os 3 kg de chumbo do teu pé amigoé de fato a minha tb tem snokl,mas filtro todos novinhos..calibragem no max quase...mas???rsrsrs,bem falando em nordeste vamos fazer um passeião por lá em novembro se decidir é so falar com a gente...

buchmann
08/08/2008, 16:47
Vou dar meus pitecos também.. hehehehe

A única vez que fiz uma media com gasolina eu estava viajando .. e andei +- uns 80km em estrada de barro horrível, com média de 20 a 30 no máximo 40km/h e sempre de 2 marcha, fiz uma media de 7.5 km/L considero baixo..

No gás eu posso falar mais.. a media que faço, sempre verifico, é de 7 a 7.5 km/m³ na cidade.. percurso de 2km casa/trabalho, 6 trabalho/faculdade e 5 faculdade/casa.. são trajetos curtos..
Viajando é outros 500, antes de trocar a bateria fazia 9.5 em media, agora coloquei uma de 90Amp ela fez 10.4... e isso que antes andava com os pneus com calibragem de 30libras e agora estou andando com 27libras..

Concordo com o Paulo quando falou que cabos, velas, etc influenciam.. senti isso depois que troquei a bateria.. agora quero trocar os cabos.. devem melhorar ainda mais... agora só falta sobrar dindin.. hehehe

ahh.. minha Pajero é toda original.. somente os pneus são 100% asfalto e para chuva da Toyo

sayon
08/08/2008, 18:32
jorge o seu trator tah bebendo muito cara! tenho pneus iguais aos seus e uma media de 4km/l so em trilha! na estrada da pra fazer 7km/l! cara tem alguma coisa doida no seu carro!

JORGE CAMOI
10/08/2008, 22:48
jorge o seu trator tah bebendo muito cara! tenho pneus iguais aos seus e uma media de 4km/l so em trilha! na estrada da pra fazer 7km/l! cara tem alguma coisa doida no seu carro!vc tem snorkl??talvez pode tb ser isso,mas gente,pra fazer os calculos vc tem de encher o tanque até o gargalo e quando for complletar tb,senão vcs tem média errada..entendeu..

sayon
10/08/2008, 23:50
eu sempre encho o tanque ate o primeiro Click da bomba assim eu sempre sei q parou no mesmo nivel...zero o odometro e na proxima vez q for abastecer tbm vai ate o primeiro click e divido o valor do odometro pelos litros na bomba de combustivel...o importante e sempre encher ate a mesma medida...

e eu nao tenho snorkel...alias como o snorkel afeta o consumo? melhora ou piora? pq com snorkel eu imagino q o ar entre mais frio na camara e com mais pressao dando uma queima melhor do que sem..

alias tava vendo a foto do seu carro..que ano eh? 1996? pq o meu eh 98 e essa diferenca do consumo pode ser do modelo do motor...meu amigo tem uma pajero 2 portas blindada ano 2000 e consumo dela eh melhor q a da minha..

JORGE CAMOI
11/08/2008, 18:52
eu sempre encho o tanque ate o primeiro Click da bomba assim eu sempre sei q parou no mesmo nivel...zero o odometro e na proxima vez q for abastecer tbm vai ate o primeiro click e divido o valor do odometro pelos litros na bomba de combustivel...o importante e sempre encher ate a mesma medida...

e eu nao tenho snorkel...alias como o snorkel afeta o consumo? melhora ou piora? pq com snorkel eu imagino q o ar entre mais frio na camara e com mais pressao dando uma queima melhor do que sem..

alias tava vendo a foto do seu carro..que ano eh? 1996? pq o meu eh 98 e essa diferenca do consumo pode ser do modelo do motor...meu amigo tem uma pajero 2 portas blindada ano 2000 e consumo dela eh melhor q a da minha..É pode ser isso sim,quanto mais velha mais consumo,olha tive ai em Sampa neste fds ,caramba,kda Mit que vi zerada!!!!!Puxa a galera dai cuida bem das viaturas....

sayon
11/08/2008, 22:43
a minha tah linda! hahaha modestia a parte mas se vc viu uma 2 portas azul em perfeito estado! ja sabe quem eh o dono! hahaha....ainda quero fazer umas mudanças no carro..talvez passe pra alcool pra ficar mais ligeiro ponha uns bancos recaro e um escapamento igual da pajero evolution 98...nada pra trilha coisas mais pra rally mesmo..

BADIA
11/08/2008, 23:30
:concordo: Jorge já que estas vindo prá estas bandas, aproveita e sobe da 101 a serra do Corvo Branco, pega destino sul e visita na divisa com o RS o Canyon Fortaleza da Solidão, Cara o lugar é fantástico, não verás nada mais alto que tu no horizonte e ao leste poderás ver o mar. Voltando desce pela Serra do Rio do Rastro q fica antes da do Corvo Branco, até a BR101, acredito que tua viagem será inesquecível. espero ter ajudado. Badia

ah Paulo,vou Te Falar,devo Ir Ai Bem Perto De Vc,vamos Ver Se A Gente Faz Alguma Coisa Vou Ficar Uma Semana Em Florianopolis,que Vc Acha De Fazermos Alguma Coisa Por Ai...agora Em Setembro.que Tem De Bom Dizem Que Tem Uma Estrada Lindissima..tipo Cannyon Num Sei Corvo Branco....devo Ir Do Dia 02 E Ficar Até 06 De Setembro...

JORGE CAMOI
14/08/2008, 11:29
:concordo: Jorge já que estas vindo prá estas bandas, aproveita e sobe da 101 a serra do Corvo Branco, pega destino sul e visita na divisa com o RS o Canyon Fortaleza da Solidão, Cara o lugar é fantástico, não verás nada mais alto que tu no horizonte e ao leste poderás ver o mar. Voltando desce pela Serra do Rio do Rastro q fica antes da do Corvo Branco, até a BR101, acredito que tua viagem será inesquecível. espero ter ajudado. Badiabadia,beleza cara,bem devo estar por ai agora em setembro,então quero mesmo suas dikas heim...valeu