Ver Versão Completa : Alternador x bateria (s) das SW4 (até 2002)
Prezados,
Alguém sabe me informar qual a capacidade do alternador original das SW4 3.0 TD (até 2002)?
Ele suportaria bem se colocássemos uma bateria extra no espaço apropriado, no outro lado do cofre do motor?
Se suporta, como deve ser feita a ligação?
Alguém da lista já fez isso e pode relatar?
Obrigado.
Ainda tenho esperança de que alguma alma boa me responda a essa questão...
Agradeço antecipadamente. Delfim.
guilhermeabreu
02/11/2008, 23:16
AMIGO DPAB
Na minha santa ignorancia , não vejo a nescessidade de vc colocar 2 baterias na SW4 , a não ser que vc for usar uma usina de som para consumir tanto assim .
Mas vamos ao que interessa , no manual da sua SW4 se é que vc tem o manual , lá diz a capacidade do alternador , mesmo não sabendo , acho eu que o alternador original suporta alimentar 2 baterias sim .
Informações sem muito conhecimento tecnico do caso , estou no achismo , só pra vc não ficar triste por ninguem ter te rspondido ainda .
ABRAÇÃO .
mecamaniaco
03/11/2008, 00:52
Prezados,
Alguém sabe me informar qual a capacidade do alternador original das SW4 3.0 TD (até 2002)?
Ele suportaria bem se colocássemos uma bateria extra no espaço apropriado, no outro lado do cofre do motor?
Se suporta, como deve ser feita a ligação?
Alguém da lista já fez isso e pode relatar?
Obrigado.
Olá colega,
Você pode sim usar 2 baterias, mesmo que seu alternador seja de apenas 0,0000005 A, a única coisa que muda é o tempo de carga! Para alternadores muito fracos, o tempo que levará para carregar as duas baterias será muito alto, porém, para alternadores mais fortes esse tempo é bem mais curto!
Já instalei 2 baterias de 90Ah num UNO Mille, com um sistema de som porreta e mesmo assim o alternador não abriu o bico (45A), o único problema é que quando morre a bateria (com o carro desligado) o alternador demora um pouco até conseguir carrega-la, um detalhe é de que as baterias só funcionam juntas com a chave ligada, para evitar que ele tenha que fazer chupeta caso fique com o som ligado por muito tempo.
Amigo Guilherme,
Obrigado por suas considerações, são valiosas mesmo que advindas de "achismo", afinal enriquecem o pensamento.
Não pretendo instalar uma usina de som não, mas vislumbro a possibilidade de colocar um guincho na viatura...
Desse modo, a idéia é instalar uma segunda bateria e pendurar nela o consumo do guincho (que consome pra cacete), faróis auxiliares, som, etc, deixando a primeira bateria (original) exclusivamente para a partida do motor e equipamentos originais do carro...
Isso seria feito com a instalação de um isolador de baterias, que faz com que ambas sejam carregadas pelo alternador, simultaneamente, mas não se comuniquem. Fazendo assim, mesmo que a carga da segunda bateria seja esgotada pelo uso intenso dos acessórios, a primeira bateria sempre estará com sua carga preservada para a partida do motor, entendeu? Um forte abraço, Delfim.
Raphael Stephano
03/11/2008, 19:50
Delfim,
no link abaixo tem uma tutorial de montagem com fotos.
http://toyotasurf.asn.au/techsite/dualbattery.htm
Anexei 2 arquivos para vc, um contem um esquema para vc fazer em casa um sistema duplo de baterias, no outro tem um conjunto pronto que é vendido pela Ironman, sou o representante mas somente terei este produto ano que vem, estou analisando a viabilidade economica dele. Sinceramente o esquema que esta em anexo é muito legal.
Abraço e espero ter ajudado.
Raphael
guilhermeabreu
03/11/2008, 20:13
AMIGO DPAB
Excelente a sua idéia , vc nunca correrá o risco do carro não pegar por falta de bateria , nunca é muito forte , ou melhor vc fica sem pegar o dia que a bateria acabar com sua vida útil , e terá ainda a outra do lado para tirar vc do enrosco com uma simples chupeta alí mesmo .
Qdo ficar pronto fala pra gente .
ABRAÇÃO
Amigos Guilherme,
A idéia é justamente essa. E a bateria auxiliar ainda me será muito útil para colocar um pequeno inversor, que me disponibilizará uma ou duas tomadas de 110V no painel da viatura, para eventuais necessidades como o uso do notebook, recarregar baterias de câmeras e celulares, etc... Um abração, Delfim.
Raphael,
Obrigado pelos arquivos. Vou mostrar o esquema para um amigo que é técnico em eletrônica, pois eu sou leigo nessa matéria. Um abração, Delfim.
guilhermeabreu
03/11/2008, 20:41
É DPAB
Vc foi iluminado nesta magnífica idéia de ter ainda o 110V .
PARABENS , e boa sorte na execução .
mecamaniaco
03/11/2008, 21:00
Esse esquema está um tanto quanto confuso, caso querira algo realmente funcional e bastante simples faça o seguinte.
1- Compre uma bateria extra e intale-a em algum lugar que não atrapalhe o acesso a peças do motor para futuras manutenções.
2- Faça a ligação entre a baretia extra e os equipamentos que mais consumirão energia (guincho, inversor, som). Use um fio bastante grosso para a conexão do negativo entre as duas baterias. (Pelo menos bitola 21)
3- Compre numa autopeças reles de acionamento de farol auxiliar, pelo menos 4. Compre também uma caixa de fusível para fusível grande de pelo menos 100A.
4- Instale todos os reles em paralelo e se possível use ainda um outro para o acionamento destes. Use fio de mesma bitola que o negativo!
5- Ligue a saida da chave de ignição no rele de acionamento. Isso fará com que as baterias se comuniquem apenas com a chave ligada, evitando com isso que as baterias morram juntas, e, caso você precise de mais corrente (amperagem), na hora de usar o guincho, você poderá usa-las juntas sem problemas.
6- Se possível instale também um relógio de tensão na sua viatura para poder monitorar a carga da bateria auxiliar com mais eficiência. Isso evitará que você mate a bateria deixando-a com cargas abaixio de 10,5V.
Seguindo os passos acima você terá uma exelente solução e de fácil manutenção e expansibilidade. Posso lhe fazer um esquema caso precise. Mas como disse anteriormente, já fiz esse esquema num uno Mille e está funcionando perfeitamente a mais de 1 ano e meio.
Qualquer coisa é só dar um toque.
Mecamaniaco,
Pretendo fazer a instalação com um ISOLADOR DE BATERIAS, de modo que ambas recebam a carga do alternador, simultaneamente, mas não estejam ligadas entre si, ou seja, uma não será capaz de roubar corrente da outra. Funcionarão como acumuladores independentes, cada uma ligada ao seu propósito. A idéia de instalar um voltímetro para monitorar a tensão da segunda bateria é interessante, farei isso. Um abração, Delfim.
mecamaniaco
03/11/2008, 21:31
Mecamaniaco,
Pretendo fazer a instalação com um ISOLADOR DE BATERIAS, de modo que ambas recebam a carga do alternador, simultaneamente, mas não estejam ligadas entre si, ou seja, uma não será capaz de roubar corrente da outra. Funcionarão como acumuladores independentes, cada uma ligada ao seu propósito. A idéia de instalar um voltímetro para monitorar a tensão da segunda bateria é interessante, farei isso. Um abração, Delfim.
Para fazer esse ISOLADOR, basta você subistituir os passos 4 e 5, pelo seguinte:
1- Vá até uma loja de eletrônica e compre com eles diodos de alta corrente (15A) é um baita DIODO, tem uns que até usam radiadores para não torrarem, compre pelo menos 80A de corrente, somando-os (exemplo 15A x 6 diodos = 90A).
Mas caso não tenha entendido, no esquema de te falei antes, sempre que sua viatura estiver ligada, ou seja, o alternados esteja mandando corrente, as duas baterias estarão sendo carregadas, logicamente que cada uma com a sua devida potência. Quando desligar elas automaticamente se isolam.
Mecamaniaco,
É uma idéia interessante tb, afinal o isolador não custa barato... O amigo poderia fazer um esquema simples de entender, descrevendo os componentes necessários? Obrigado, Delfim.
mecamaniaco
03/11/2008, 22:01
Mecamaniaco,
É uma idéia interessante tb, afinal o isolador não custa barato... O amigo poderia fazer um esquema simples de entender, descrevendo os componentes necessários? Obrigado, Delfim.
Eu trabalho no turno da madrugada, nomento estou visitando minha avó, assim que chegar no trabalho (00:30) eu faço o esquema e mando pra você.
mecamaniaco
04/11/2008, 01:23
Conforme o prometido. :concordo:
http://www.portalmecatronica.com.br/EsquemaBaterias.jpg
mecamaniaco
04/11/2008, 01:28
Repare que os dispositivos auxiliares são ligados na bateria auxiliar, desse modo, mesmo que você exagere no uso, poderá dar a partida no motor, e voltar a dar carga nas baterias, sem problemas.
Caso a distância entre uma bateria e outra seja pequena, e não tenha o risco de encostar na lataria ou qualquer outra coisa, você pode liga-las sem os fusíveis, porém mesmo assim eu os usaria!
Opte por baterias de som automotivo, como a IMPACT por exemplo, pois essas baterias tem uma corrente de pico muito maior que as baterias normais, além de ter uma reserva de energia muito mais alta! Isso ajuda muito na hora de usar o guincho principalmente!
Valeu Mecamaniaco !!!
Já imprimi o esquema e vou levar no meu amigo que entende desse riscado....
Obrigado e um abração, Delfim.
jipinhotoyota
21/03/2014, 19:09
Amigos,
troquei o regulador de voltagem pelo Gauss, seguindo o esquema compartilhado aqui no fórum, mas continuo com o mesmo problema.
Só me restou o alternador.
Deixei o carro na 2ª feira na Auto Elétrica que fez a instalação do regulador de voltagem, desta vez para fazer o alternador e aumentar para 90A, se possível.
Quando fui buscar no outro dia, me disse que não daria pra aumentar a amperagem deste alternador original Denso, por conta de uma limitação física dele. Isso procede? Disse que a solução seria comprar outro alternador.
Como se não bastasse, ao colocá-lo de volta no lugar, ao dar partida no carro, percebi que a luz da vela no painel não acendeu. Tentaram descobrir o que aconteceu e acabei ficando sem as velas funcionando e com um curto brabo na viatura. Deixei o carro parado de um dia pro outro. À noite, a bateria estava com cerca de 12V. De manhã, estava com apenas 2V! Brincadeira, né??
Pra finalizar, ainda fiquei com problema no freio, por conta do vácuo. Não sei se foi na hora de retirar ou se foi na hora de reinstalar o alternador.
Enfim, gostaria de uma orientação dos amigos, pois preciso mexer neste alternador e, se possível, aumentar a amperagem dele, já que vou instalar um som um pouco mais forte, pra ficar mais tranquilo.
1. Fica bom apenas "restaurar" o alternador que está lá?
2. É verdade que não dá pra aumentar a amperagem do alternador original de 55A?
3. Temos boas opções de alternadores novos compatíveis com nossa viatura? Que durem bastante e que sejam confiáveis?
4. Tem algum modelo de outro carro, que seja mais fácil de encontrar, compatível com o alternador com bomba de vácuo da Hilux Japa (3L)?
5. Vi uns modelos interessantes no ebay, com 120, 160A... Pra mim, isso seria exagero, mas o que acham disso?
6. Como verificar se estes alternadores são compatíveis com a viatura?
Obs: O problema do meu alternador é carregar apenas em alta rotação. Em lenta, não carrega nada.
Me desculpem pelo longo texto, mas procurei essas respostas aqui no fórum e não encontrei.
Um abraço
Leonardo Dic
21/03/2014, 19:19
Me parece q o da Besta tem a bomba de vacuo tb.
sandro_ventania
21/03/2014, 20:15
Amigos,
troquei o regulador de voltagem pelo Gauss, seguindo o esquema compartilhado aqui no fórum, mas continuo com o mesmo problema.
Deixei o carro na 2ª feira na Auto Elétrica que fez a instalação do regulador de voltagem, desta vez para fazer o alternador e aumentar para 90A, se possível.
Quando fui buscar no outro dia, me disse que não daria pra aumentar a amperagem deste alternador original Denso, por conta de uma limitação física dele. Isso procede? Disse que a solução seria comprar outro alternador.
Como se não bastasse, ao colocá-lo de volta no lugar, ao dar partida no carro, percebi que a luz da vela no painel não acendeu. Tentaram descobrir o que aconteceu e acabei ficando sem as velas funcionando e com um curto brabo na viatura. Deixei o carro parado de um dia pro outro. À noite, a bateria estava com cerca de 12V. De manhã, estava com apenas 2V! Brincadeira, né??
Pra finalizar, ainda fiquei com problema no freio, por conta do vácuo. Não sei se foi na hora de retirar ou se foi na hora de reinstalar o alternador.
Enfim, gostaria de uma orientação dos amigos, pois preciso mexer neste alternador e, se possível, aumentar a amperagem dele, já que vou instalar um som um pouco mais forte, pra ficar mais tranquilo.
3. Temos boas opções de alternadores novos compatíveis com nossa viatura? Que durem bastante e que sejam confiáveis?
4. Tem algum modelo de outro carro, que seja mais fácil de encontrar, compatível com o alternador com bomba de vácuo da Hilux Japa (3L)?
5. Vi uns modelos interessantes no ebay, com 120, 160A... Pra mim, isso seria exagero, mas o que acham disso?
Obs: O problema do meu alternador é carregar apenas em alta rotação. Em lenta, não carrega nada.
Me desculpem pelo longo texto, mas procurei essas respostas aqui no fórum e não encontrei.
Um abraço
Cuidado para não desmontar o carro...ou ficar surdo com esse som todo, heim!!
A carga da bateria quando VAZIA, não puxa nem 10A...carregada deve consumir uns 2A no maximo! O restante que sobra do alternador de 55A (53A!) é pra acender farois, luzes, etc.
Se voce realmente vai estragar a mala colocando caixas de som, coloque então uma bateria a mais, separada só para alimentar o amplificador...assim quando voce acabar de dançar o lek lek lek...:bananadança:, não corre o risco de ficar sem bateria para dar ignição...:parede:. he he he!!!
jipinhotoyota
21/03/2014, 20:48
Me parece q o da Besta tem a bomba de vacuo tb.
Leonardo,
um amigo tem uma Besta. Ele tinha comentado comigo e me ofereceu um reserva que ele tem lá.
É bem parecido mesmo.
Alguém já instalou? Só não sei qual a amperagem deste.
jipinhotoyota
21/03/2014, 20:54
Cuidado para não desmontar o carro...ou ficar surdo com esse som todo, heim!!
A carga da bateria quando VAZIA, não puxa nem 10A...carregada deve consumir uns 2A no maximo! O restante que sobra do alternador de 55A (53A!) é pra acender farois, luzes, etc.
Se voce realmente vai estragar a mala colocando caixas de som, coloque então uma bateria a mais, separada só para alimentar o amplificador...assim quando voce acabar de dançar o lek lek lek...:bananadança:, não corre o risco de ficar sem bateria para dar ignição...:parede:. he he he!!!
Fala, Sandro!
Lek lek lek foi boa! hehehehe
Mas o som que vou instalar não vai ser esses pra ficar berrando, não, com cornetas, etc. Apenas um kit 2 vias e um subwoofer, empurrados por módulos. É som pra interior, de qualidade, pra escutar com o carro rodando. O som que veio na viatura é sofrível.:parede:
Será que ainda precisarei de bateria extra?
sandro_ventania
23/03/2014, 15:59
Jipinho...aí nesse caso, nem de bateria extra e nem de alternador maior.
Você está com problemas e está dando tiro para o lado errado...deixe seu carro como original e vai ser "mais feliz que bão!"
jipinhotoyota
24/03/2014, 18:57
Jipinho...aí nesse caso, nem de bateria extra e nem de alternador maior.
Você está com problemas e está dando tiro para o lado errado...deixe seu carro como original e vai ser "mais feliz que bão!"
Hoje, levei o carro em outro eletricista. Fiquei acompanhando o serviço, no qual foi aberto o alternador.
Foi constatado que um diodo estava queimado, além de faltar uma "perna" do estator para a placa.
Segundo os eletricistas, a pessoa que mexeu anteriormente no alternador acabou se perdendo na hora de enrolar o estator.
E parece que, por algum motivo, fizeram uma adaptação na placa dele. Não sei se isso se confirma. Mas ele disse que a placa original é de ferro, com os diodos fixos. Na placa atual, feita em alumínio, os diodos foram instalados nela.
Foi colocado um novo diodo onde faltava e feita a ponte que estava perdida. Continuou a mesma coisa.
Me disseram pra conseguir um novo estator, mas acho que um novo alternador me livraria destas constantes dores de cabeça.
O que acham?
Onde consigo um novo alternador para a viatura, tirando a concessionária, onde custa R$ 3 mil. :shock: :shock: :shock:
Alguém conhece uma loja na internet confiável? Alguém já comprou ou conhece esta?
" Alternador Denso Toyota Hilux Land Cruiser SW4 93 A 95 (BOMBA VACUO) Polia 2 canais 12V 100Amp (http://repelautomotiva.com.br/index.php?route=product/product&product_id=1046) "
guilhermeabreu
24/03/2014, 19:21
JIPINHO
Aí pertinho de vc tem um monte desmanche em Manilha na BR 101 , da um pulo lá que vc deve encontrar um alternador por lá .
Abraço
jipinhotoyota
25/03/2014, 13:29
JIPINHO
Aí pertinho de vc tem um monte desmanche em Manilha na BR 101 , da um pulo lá que vc deve encontrar um alternador por lá .
Abraço
Obrigado pela dica, doutor!
Passei em todos que tinha por lá hoje. Não encontrei nada.
Na América, tem um Unipoint 50A por R$640,00. Esta marca foi comprada pela Bosch.
Esta diferença de 5A pro original não deve ficar ruim, né? Pois achei um outro da mesma marca, só que de 100A, mas quase 3x esse preço.
Sem ser esse, encontrei Mando, Autotec e um que diz ser original da Mitsubishi de 75A, todos na faixa de R$800.
Peças novas.
Alguém tem uma recomendação? Parece que essas peças Mando e Autotec não são tão boas, certo?
guilhermeabreu
25/03/2014, 23:20
Obrigado pela dica, doutor!
Passei em todos que tinha por lá hoje. Não encontrei nada.
Na América, tem um Unipoint 50A por R$640,00. Esta marca foi comprada pela Bosch.
Esta diferença de 5A pro original não deve ficar ruim, né? Pois achei um outro da mesma marca, só que de 100A, mas quase 3x esse preço.
Sem ser esse, encontrei Mando, Autotec e um que diz ser original da Mitsubishi de 75A, todos na faixa de R$800.
Peças novas.
Alguém tem uma recomendação? Parece que essas peças Mando e Autotec não são tão boas, certo?
JIPINHO
A comprar estas marcas malucas e sem garantia , eu iria ou desta de 50A ( este carro não tem muita eletrônica e 5A a menos tb acho que não fará muita diferença não ) ou a que dizem ser das MIT de 75A , esta MANDO realmente a nível de CABEÇOTE é uma porcaria .
jipinhotoyota
26/03/2014, 13:58
JIPINHO
A comprar estas marcas malucas e sem garantia , eu iria ou desta de 50A ( este carro não tem muita eletrônica e 5A a menos tb acho que não fará muita diferença não ) ou a que dizem ser das MIT de 75A , esta MANDO realmente a nível de CABEÇOTE é uma porcaria .
Doutor,
fiquei bastante tentado pelo alternador mais possante. Não que este carro consuma muito, mas sei que o compressor parece ser adaptado. Funciona muito bem, mas não sei quanto consome.
Por não conhecer a loja que citei acima, perguntei na América se eles conseguiam um alternador deste de 100A. E conseguiram, por quase R$600,00 mais barato. O Ricardo encomendou pra mim por R$940,00.
Este alternador parece ter regulador de voltagem interno. Então, devo eliminar o original, certo? Tenho que ver como ficará o esquema elétrico com isso.
Depois que a peça chegar, posto o resultado pros amigos que passarem pela mesma situação.
Um abraço
guilhermeabreu
26/03/2014, 23:00
Doutor,
fiquei bastante tentado pelo alternador mais possante. Não que este carro consuma muito, mas sei que o compressor parece ser adaptado. Funciona muito bem, mas não sei quanto consome.
Por não conhecer a loja que citei acima, perguntei na América se eles conseguiam um alternador deste de 100A. E conseguiram, por quase R$600,00 mais barato. O Ricardo encomendou pra mim por R$940,00.
Este alternador parece ter regulador de voltagem interno. Então, devo eliminar o original, certo? Tenho que ver como ficará o esquema elétrico com isso.
Depois que a peça chegar, posto o resultado pros amigos que passarem pela mesma situação.
Um abraço
Valeu JIPINHO
Situação então quase que resolvida , agora é só esperar .
Abração
jipinhotoyota
06/04/2014, 18:26
Valeu JIPINHO
Situação então quase que resolvida , agora é só esperar .
Abração
Caro dr. Guilherme,
também pensei que a situação estava resolvida. Mas, pra minha infelicidade, levei o alternador no eletricista na 6ª feira, todo entusiasmado, pensando que ia resolver o problema, quando recebo a notícia: este alternador não é compatível.
Rapaz, quase caí pra trás quando ouvi isso. :?:?:? E, realmente, não é. O alternador que comprei é com a bomba de vácuo na frente e possui apenas 2 lugares pra conectar as mangueiras. O da Japa tem bomba de vácuo atrás e 3 conexões. :parede::parede::parede:
Tava tão empolgado pra resolver logo este problema que não observei isso na hora de pesquisar a peça e acabei pedindo este modelo pro Ricardo (América). Vou falar com ele, pra ver se ele troca pra mim.
Mas uma coisa foi bom. O eletricista viu a peça da Unipoint e disse que é um material de excelente qualidade, que é difícil encontrar deste material por aqui.
O alternador que está comigo parece ser pra Land Cruiser 93 a 95.
jipinhotoyota
17/04/2014, 15:54
Amigos,
ainda continuo na luta com minha japa, enfrentando problemas com a parte eletrica.
O alternador que havia encomendado de 100A na America chegou, mas nao servia no meu carro. Devolvi e instalei um novo de 50A.
Agora, ele segura melhor a carga. Com tudo desligado, fica acima de 13,5V. Mas, se ligar farol alto e farol de milha, ja comeca a cair. Se ligar o AC no maximo, tambem cai muito, pra 12V e vai so descendo. Se ligar farol e AC junto, ai que danou-se...
Depois de desconfiar da instalacao do ar condicionado, o eletricista analisou varios pontos. Ate que viu que o alternador sozinho gerava ate cerca de 30V em aceleracao. Isso sem estar ligado na bateria. Quando a corrente passava pelo sistema normal, caia pra 12V.
Ele concluiu que as ligacoes eletricas estao erradas. Que seria necessario desmontar tudo e ir investigando ponto a ponto, ligando toda a parte eletrica do carro novamente. Isso porque alguem teria mexido nela anteriormente. Os farois, que sao invertidos neste carro, estavam ligados como nos outros carros.
Alguem ja precisou fazer isso? Teriam o esquema eletrico deste carro, motor 2.8D (3L)? Tenho esquema aqui, mas dos modelos a gasolina.
Pergunto novamente: o alternador de 50A deveria fornecer energia tranquilamente para o AC e farois, certo?
sandrotp
30/07/2014, 20:16
Amigos,
Um abraço
Eu tambem estou com um regulador gauss, tem como fazer funcionar o contagiro original do painel ??? estou com dificuldades
sandro_ventania
09/01/2015, 19:44
Olá Jipinho...qual foi a solução que voce encontrou?
Já estou na peregrinação, pois acho que meu alternador foi para o bebeléu!:(
jipinhotoyota
11/01/2015, 20:14
Olá Jipinho...qual foi a solução que voce encontrou?
Já estou na peregrinação, pois acho que meu alternador foi para o bebeléu!:(
Fala, Sandro!
Vou te dizer o seguinte. A situação elétrica da minha viatura está estável, mas ainda não estou satisfeito.
Eu comprei um alternador zerado Unipoint de 100A, mas acabou não sendo compatível. Tive que devolver, morrer numa grana violenta para os Correios e pegar o da mesma marca, só que de 50A.
Não tive mais problemas. Mas, como sou muito detalhista, não tava satisfeito porque a voltagem ainda caía.
Peguei o alternador original e mexi nele. Aumentou um pouco a amperagem dele, pra 60A. Mas não mudou muita coisa.
Infelizmente, morri numa grana pra constatar que tem ligação elétrica errada na viatura, fazendo consumir corrente.
Enfim, o alternador Unipoint que comprei está aqui comigo. Só rodou uns 2 meses, praticamente. Se você quiser fazer um teste na sua viatura, fique a vontade. Ele está funcionando perfeitamente.
Até cheguei a anunciar a peça outro dia.
O eletricista que mexeu no carro não conhecia a marca, mas elogiou muito a construção dele, que ele achou bem pesado, bem acabado.
sandro_ventania
14/01/2015, 00:03
Fala, Sandro!
Vou te dizer o seguinte. A situação elétrica da minha viatura está estável, mas ainda não estou satisfeito.
Eu comprei um alternador zerado Unipoint de 100A, mas acabou não sendo compatível. Tive que devolver, morrer numa grana violenta para os Correios e pegar o da mesma marca, só que de 50A.
Não tive mais problemas. Mas, como sou muito detalhista, não tava satisfeito porque a voltagem ainda caía.
Peguei o alternador original e mexi nele. Aumentou um pouco a amperagem dele, pra 60A. Mas não mudou muita coisa.
Infelizmente, morri numa grana pra constatar que tem ligação elétrica errada na viatura, fazendo consumir corrente.
Enfim, o alternador Unipoint que comprei está aqui comigo. Só rodou uns 2 meses, praticamente. Se você quiser fazer um teste na sua viatura, fique a vontade. Ele está funcionando perfeitamente.
Até cheguei a anunciar a peça outro dia.
O eletricista que mexeu no carro não conhecia a marca, mas elogiou muito a construção dele, que ele achou bem pesado, bem acabado.
Jipinho...vou retirar o meu amanhã pra ver o estado dele. Reserva um pouco ele aí pra mim, que caso eu precise trocar a gente negocia, ok!
jipinhotoyota
14/01/2015, 14:20
Jipinho...vou retirar o meu amanhã pra ver o estado dele. Reserva um pouco ele aí pra mim, que caso eu precise trocar a gente negocia, ok!
Tá guardado, camarada.
Se precisar, é só falar.
Curioso que foi só levantar este assunto novamente pra eu ter problema com a parte elétrica.
A viatura não deu partida, após ficar uns 2 dias parada. Tem uma fuga de corrente. Dei uma carga lenta na bateria e ligou de pronto.
Preciso dar uma geral nas ligações elétricas do carro. Certamente, fizeram besteira e alteraram o circuito original.
No ar condicionado, eu já verifiquei com certeza. Comparei com a ligação da Hilux de um amigo. No carro dele, uma ligação bem simples, uns 3 fios, bem definidos, funcionando perfeitamente, sem diminuir a voltagem quando liga o compressor. No meu, passa por uns 3 relés, fusíveis e o escambal. E quando ligo o compressor, despenca a voltagem.
Enfim... Só falta encontrar um bom eletricista com disposição pra encarar o serviço.
Porque já rodei em muito canto e sempre falam que tá normal, que é isso mesmo. Mas eu sei que não é.
Macbsenior
14/01/2015, 16:11
Então,
Eu comprei o da Unipoint, deve chegar hoje, mas a pick-up esta funcionando tranquilo, eu nem dei carga me falaram para não ligar o ar condicionado e o farol juntos. Para testar fuga de corrente é bem simples normalmente tem uma pequena fuga do alarme e da frente do rádio, por via das duvidas estou deixando o alarme desligado e sem a frente do rádio. Mesmo o alternador não fornecendo toda a energia que deveria, com ar e farol ligado 11,7volts sendo que deveria dar 14 volts na marcha lenta. Funciona tranquilo...
Importante lembrar que durou 195 k/km, 100% das pessoas que consultei acreditam que é somente as escovas e o coletor, e descobri que com calma acha as peças sim. A questão é: Meu projeto para este ano é ir ao Ushuaia. E daí? Ir com o meu próprio alternador (recondicionado) ou com este da Unipoint? Por sinal muito bem recomendado esta empresa foi adquirida pela Bosch e lá na América que nunca me decepcionou me garantiram que a peça é de primeira linha o próprio João da Sollo 4x4 disse que instalou um, gostou do aspecto físico da peça, e o cliente esta satisfeito.
Se já pensou lá no fim do mundo e você parado por causa de um alternador...
sandro_ventania
14/01/2015, 17:49
O meu dei sorte...eram só as escovas gastas. Mas deu trabalho, pois não se acha peças para comprar, comprei escovas similares e eu mesmo ajustei e troquei.
Voltou tudo ao normal...meu bolso agradece, pois o que não falta é manutenção pra fazer...na lista tem ponteiras da direção, braço pitman...mas esses não tem pressa...por enquanto.
Bryan Santos Nascimento
17/01/2015, 23:17
Boa noite , tenho uma Hilux sw4 95 4c a gasolina , motor 22re , e não consigo achar alternador .... o meu queimo por completo . é um alternador denso modelo 101211 , de polia simples , correia fina , com plug de3 pinos S-lg-l ....alguem pode me ajudar com sits , ou numero de telefone de alguem , que possa me fornecer ? meu cel é 991067878 sou de sampa tel13
sandro_ventania
18/01/2015, 15:31
Bryan, com motor a gasolina é até mais fácil resolver, pois não tem bomba de vácuo. Se achar um que caiba no lugar é só trocar a polia se precisar. esse unipoint também deve ser conector de 3 pinos, pois o original também é...mesmo que tenha bomba de vacuo voce pode ignora-la ou tira-la.
Voce também pode mandar re-enrolar o seu alternador...loja que faz enrolamento de motores, motores de arranque, também faz de alternadores.
mvalentini
29/01/2015, 13:58
Boa Tarde Amigos,
Possuo uma F 75 com motor da hilux 2.8 diesel. So que estou com problemas no freio, ele não esta freiando, levando no mecanico ele constatou que a bomba de vacuo está fraca. Desmontando a peça vimos que minha bomba de vacuo é uma com 10 estrias, já encontrei a peça com outros numeros de estrias, menos com 10, que eu preciso. Deste modo talvez tenha que trocar o alternador, e gostaria de ajuda, se alguem puder de quanto custa e onde encontrar tal peça. Desde já muito grato.
almeidaanderson82
19/10/2015, 14:55
boa tarde,
comprei 4runner 91 com alternador todo engatilhado regulador de kombi, comprei alternador e regulador novo mais os eletricista não conseguem instalar sem a pinagem, alguém pode me ajudar?
Amigo jipinhotoyota, já conseguiu resolver o problema do seu alternador?
Tu já deu uma olhada na publicação do Elias aqui no forum?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/153192-troca-de-alternador-hilux-japa-com-regulador-externo-por-um-mais-moderno-1.html#post2370862
Estou nessa busca, pois o alternador das Japas são fracos d+...
Eu achai a possibilidade de por o alternador da H100, mas ainda procuro um modelo que NÃO :-( exija adaptações ...
528760
Vlw
Parece que o Alternador da H100/L200 é bem parecido mas ainda exige muita adaptação :-(
528761
Parece que esse problema de amperagem das Japas virou síndrome... todo mundo sofre!
jipinhotoyota
24/05/2016, 18:30
Amigo, meu problema com o alternador foi resolvido, sim.
Cheguei a comprar um alternador zerado de 50A de marca excelente. Aí instalei, mas pensei que não havia resolvido o problema e retifiquei meu alternador original e o coloquei. Mais tarde, fui ver que um amperímetro que eu havia instalado estava atrapalhando a elétrica. E o alternador ficou bom, após reparo.
Se tiver interesse, o alternador que comprei da marca Unipoint está zerado. Rodei nem uma semana com ele.
Cheguei a comprar um de 90A, da mesma marca, como relatei no post, mas as adaptações seriam inviáveis, segundo o eletricista.
Amigo jipinhotoyota, já conseguiu resolver o problema do seu alternador?
Tu já deu uma olhada na publicação do Elias aqui no forum?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/153192-troca-de-alternador-hilux-japa-com-regulador-externo-por-um-mais-moderno-1.html#post2370862
Estou nessa busca, pois o alternador das Japas são fracos d+...
Eu achai a possibilidade de por o alternador da H100, mas ainda procuro um modelo que NÃO :-( exija adaptações ...
528760
Vlw
Elias_qf
24/05/2016, 19:00
boa noite da uma olhada neste alternador hilux mais moderna parece ser bem parecido com os da japa apesar da polia simples mais so trocar a polia e tem 90 amperes
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683428001-alternador-hilux-25-30-turbo-2005-18075-_JM
ELCIO BARLOTTI
15/08/2016, 16:12
ESTE FINAL DE SEMANA TOMEI CORAGEM E FUI INSTALAR O RECENTEMENTE COMPRADO .Alternador Toyota Hilux 2.8 até 2004 Todas C/ Bomba Vacuo Mitsubishi 75amp.
AI VENHO AQUI DAR MEU PARECER ... PARA AJUDAR A TODOS .... MINHA HILUX SRV 1998 TEM 2 PARES DE FAROL DE MILHAS E FAROL ORIGINAL SOM E AR CONDICIONADO .... POIS BEM NUNCA FOI POSSÍVEL USAR TODOS OS FARÓIS POR MUITO TEMPO POIS A VOLTAGEM FICAVA ABAIXO DE 12V E AI ERA LADEIRA A BAIXO .... ATE DESCARREGAR A BATERIA .... UMA VEZ IGNOREI SÓ PRA VER .... KKKKK .... QUANDO DESLIGUEI O CARRO A BATERIA ESTAVA ZERADA ... TIVE QUE FAZER PEGAR NO TRANCO ... MAS ACHO QUE AGORA O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO ...
EU JÁ VINHA ENFRENTANDO PROBLEMAS DE VARIAÇÃO DE VOLTAGEM ACIMA DE 15V POR TER UM REGULADOR DE VOLTAGEM ELETRÔNICO DA GLAUS ... FICOU LA POR BOM TEMPO MAS EU TINHA PROBLEMAS QUE PROVAVELMENTE ELE ERA O PROBLEMA DE LUZES DO PAINEL NA ESTRADA ´PISCAREM TODAS JUNTAS ENTRE OUTROS ... MAS SÓ FOI POSSÍVEL VERIFICAR ISTO COM A INSTALAÇÃO DE UM VOLTÍMETRO NO PAINEL .... POIS BEM ASSIM ANTES DE COMPRAR O NOVO ALTERNADOR PLUG-PLAY DE 75A EU TROQUEI O REGULADOR DE VOLTAGEM POR UM NOVO E ORIGINAL TOYOTA (R$230,00) TROQUEI A BATERIA MOURA 80A (R$650,00) E POR FIM O ALTERNADOR (R$900,00) COM FRETE .
AGORA SEM NADA LIGADO 14,5V A 14,6V BEM ESTÁVEL SEM VARIAÇÕES E COM TUDO LIGADO FAROL , 2 PARES DE MILHAS (6LAMPADAS TOTAL), MAIS AR CONDICIONAMO NA MAX. VELOCIDADE, MAIS SOM E PISCAS , FICAMOS ESTÁVEIS COM 13V / 12,9V ESTE EH O MEU PARECER DO PRODUTO.
INFELIZMENTE APOS INSTALADO ESTOU SENTINDO SÓ UMA DEFICIÊNCIA NO FREIO, MAS AINDA ESTOU VERIFICANDO SE NA INSTALAÇÃO OUVE ALGUM PROBLEMA, OU SE AS ALETAS DA BOMBA DE VÁCUO AINDA ESTÃO COLADAS, MAS VOU RODAR MAIS UM POUCO PARA VER SE ESTA DEFICIÊNCIA SOME POR COMPLETA ....E VOLTO CONTAR A RESPEITO DA DESCOBERTA ... QUANTO A PARTE ELÉTRICA ... FORMIDÁVEL.... RESOLVEU TODOS OS MEU PROBLEMAS POIS TODOS OS FARÓIS LIGADOS CONSIGO TER UMA ILUMINAÇÃO RAZOÁVEL
ELCIO BARLOTTI
15/08/2016, 16:49
Segue fotos da viatura ....534430534431534433534435534436
sandro_ventania
16/08/2016, 19:14
Elcio...e ele é plug-and-play, mesmo?
SandroGaúcho
04/09/2016, 10:20
Pessoal
Estou acompanhando esse tópico mas não encontrei uma ajuda no meu caso.
Por favor, se puderem me ajudar...
Começou a vazar óleo de uma mangueira que acredito ser da bomba de vácuo do alternador.
O vazamento é bem na mangueira onde tem a junção com o terminal que vai parafuzado na lateral do motor.
A minha pergunta é:
Posso retirar essa mangueira para reparar ou encontrar a peça e depois recolocar sem problemas?
A minha preocupação é em relação a entrada de ar no sistema, entende?
Grato!
Sandro.
Pode sim, desde que não coloque em funcionamento o motor. Troquei semana passada a da minha. Paguei 148,00 original na concessionaria. Não tinha a pronta entrega, mas em 5 ou 7 dias, chega.
Elias_qf
05/09/2016, 11:25
tira a mangueira leva numa casa de mangueira eles fazem uma para vc os terminais são prensados fazem na hora valor por volta de uns 50,00
A minha já tinha sido trocada por uma dessas que se manda prensar os terminais. A original que estava nela tinha rasgado a mangueira. Nessa que foi prensada, começou a vazar no terminal. Pode ter sido mal feito. No meu caso, aguentou 4 meses e começou a vazar. Agora coloquei original.
SandroGaúcho
05/09/2016, 21:29
Elias e Clandio, muito obrigado!
Encontrei a mangueira pronta, marca "L Flex" Flexiveis Automotivos, Cód.: 92013 - Besta GS 2.2/2.7.
Acabei de tirar a Japa da oficina...motor ok coloquei uma bateria nova 90 Amperes.. deu varias partidas e hoje na da não pegou mais dei uma passada no eletricista disse ele que tá carregado pouco.. o Alternado tá todo bichado com regulador que não é dele.. apesar de vários relatos aqui não cheguei a uma conclusão do que fazer...
SandroGaúcho
06/09/2016, 22:13
Eliezer,
Você já conferiu as velas aquecedoras?
No ano passado eu passei por uma situação parecida com a sua.
Troquei a bateria, troquei o regulador(Gauss), devido a várias tentativas acabei detonando o arranque e tivemos que recupera-lo, conferimos o relê das velas e por último sobraram as velas e... BINGO!!! éram as velas!!! Só tinha uma funcionando, Chinesas, troquei por Delphi e tá tinindo mesmo com o inverno rigoroso daqui da região onde moro.
Eliezer,
Você já conferiu as velas aquecedoras?
No ano passado eu passei por uma situação parecida com a sua.
Troquei a bateria, troquei o regulador(Gauss), devido a várias tentativas acabei detonando o arranque e tivemos que recupera-lo, conferimos o relê das velas e por último sobraram as velas e... BINGO!!! éram as velas!!! Só tinha uma funcionando, Chinesas, troquei por Delphi e tá tinindo mesmo com o inverno rigoroso daqui da região onde moro.
Hum... boa dica vou olhar.. a minha inclusive tá até sem o fusível da vela aquecedora..
Emanuellpz
11/06/2018, 20:42
Boa noite,
Infelizmente recebi a notícia que meu alternador já era e preciso retifica-lo ou adquirir um novo.
Em conversa com 3 profissionais, os mesmos se recusam a fazer o serviço com peças paralelas pois alegam que já tiveram problemas de clientes voltarem poucos dias depois para refazer o serviço por defeito nas peças paralelas.
Em consulta a Toyota, o alternador completo custa "apenas" R$ 4.750,00 e as peças de reposição (placa retificadora, suporte das escovas e a caixa de diodos) fica em aproximadamente R$ 2.500,00 + 250,00 de rolamentos (levando em conta ainda que como o alternador da caminhonete é original - tem 17 anos, as demais peças como rotor e estator já não estão 100%).
Liguei em todos os autopeças que conheço no Rio Grande do Sul e ninguém possui o bendito alternador ou peças de reposição original.
Alguém já precisou fazer essa troca? Qual marca compraram ou onde conseguiram as peças originais com preços viáveis?
Obrigado desde já.
O que houve no teu alternador? Quais as peças teriam que ser trocadas?
Emanuellpz
12/06/2018, 21:49
Boa noite Clandio,
A principio ele parou de carregar a bateria. Não chegamos a retirar e abrir para ver o que seria necessário trocar, mas todos os profissionais que viram, de cara já falaram que impreterivelmente deveria ser trocado o regulador de voltagem, a placa de diodo e o suporte das escovas.
Um deles observou que os fios de cobre do estator estão um pouco escurecidos e disse que poderia ser necessária também a troca do estator (na opinião dele os fios estariam "queimados", mas me parece mais como um verniz ou alguma proteção do tipo).
559051
Como me assustei bastante com os valores, resolvi retirar o alternador em casa mesmo, abrir e fazer os testes para ver realmente o que precisa e o que não precisa ser trocado. Fiz a retirada de todos os parafusos e conectores mas o mesmo segue preso (aparentemente apenas por pressão, mas já fiz força de todo jeito e não consegui retirar). Já pesquisei no youtube, mas não achei nenhum vídeo da viatura mostrando a retirada do alternador (achei video de outros modelos, que só com a retirada do parafuso de fixação já saem, mas no meu caso ele fica preso mesmo sem o parafuso, sendo possivel apenas fazer um pequeno giro com ele).
Qual a tua cidade? Tu tem Whatsaap? Manda o número pra clandiobs@gmail.com
Emanuellpz
13/06/2018, 23:40
Estou em Pelotas. Te mandei o numero por email.
Estava vendo que é de Santa Maria, foi ai que comprei a caminhonete.
Qual a tua cidade? Tu tem Whatsaap? Manda o número pra clandiobs@gmail.com
Emanuellpz
13/06/2018, 23:50
Para acompanhamento e possível auxílio dos usuários do fórum (serviço lento devido a limitação de tempo):
- Conseguimos (eu e meu pai) fazer a retirada do alternador - precisamos colocar um pouco de WD40 e uma pequena alavanca.
- Após uma limpeza superficial iniciamos a desmontagem:
559089
559090
Não evoluímos muito, mas já foi possível testar a placa de diodos e a mesma encontra-se em perfeito funcionamento (um gasto a menos).
Por outro lado, o eixo do rotor parece bem desgastado. Após concluir a abertura vamos verificar melhor.
e ai chefe conseguiu concluir o serviço? qual foi a bronca?
Para acompanhamento e possível auxílio dos usuários do fórum (serviço lento devido a limitação de tempo):
- Conseguimos (eu e meu pai) fazer a retirada do alternador - precisamos colocar um pouco de WD40 e uma pequena alavanca.
- Após uma limpeza superficial iniciamos a desmontagem:
559089
559090
Não evoluímos muito, mas já foi possível testar a placa de diodos e a mesma encontra-se em perfeito funcionamento (um gasto a menos).
Por outro lado, o eixo do rotor parece bem desgastado. Após concluir a abertura vamos verificar melhor.
Franco Deiana
18/06/2020, 10:19
3 anos atrás, eu comprei o meu no ebay.
alternatore toyota 4 runner 3.0 01 in vendita - Alternatori | eBay (https://www.ebay.it/sch/i.html?_odkw=alternatore+toyota+4+runner+3.0+02&_osacat=61513&_ssc=1&_from=R40&_trksid=m570.l1313&_nkw=alternatore+toyota+4+runner+3.0+01&_sacat=61513)
mas se você quiser, também tem isso da fábrica original da toyota no japão
HILUX SURF / toyota | model list|JP-CarParts.com (https://jp-carparts.com/toyota/cartypelist.php?maker=toyota&type=671160)
RoughTrax 4x4: Europes Widest Range of Toyota 4x4 Parts (https://www.roughtrax4x4.com/)
Japanese 4x4 Parts | 4x4 Accessories | 4x4 Spares | Milner Off Road (https://www.milneroffroad.com/)
Não sei se isso pode ajudar
calhiandro
19/06/2020, 08:15
Meu amigo coloque o Bosch 90A da VW é seja feliz. Tem peças até na padaria
Outro que da certo é o de 90A do Suzuki grand vitara, esse não precisa de adaptação nenhuma é plug and play.
Boa sorte.
raimundofilho
14/07/2020, 20:07
Bom, galera, estou com o mesmo problema, preciso trocar o alternador da minha SW4 95. Comprei um usado de sucata de uma SW4 94 2.8 e para minha surpresa quando chegou o alternador era diferente da minha, o Rotor era bem menor, consequentemente gerava muito menos, n entendi o porquê pois era praticamente o mesmo veículo.. Deduzi q talvez tenham enviado um da hilux pickup, que poderia ser menor, mas não sei ao certo.. Talvez o da 95(ultimo modelo) tenha vindo diferente dos anos anteriores. Como estão a viatura de vcs depois de alguns anos? Atualmente no mercado só encontro das marcas AUTOTEC e MANDO, algum relato de uso dessas marcas?
Meu amigo coloque o Bosch 90A da VW é seja feliz. Tem peças até na padaria
Outro que da certo é o de 90A do Suzuki grand vitara, esse não precisa de adaptação nenhuma é plug and play.
Boa sorte.
É isso que fiz estes dias, o eletricista me falou que seria interessante colocar um alternador Bosch de 90A, pois acha as pecas facilmente. Como viajamos como a caminhoneta para mim foi a opcao melhor. Ele mesmo adaptou tudo e por enquanto está funcionando bem. Abracos.
Junkiejey
01/12/2022, 21:07
É isso que fiz estes dias, o eletricista me falou que seria interessante colocar um alternador Bosch de 90A, pois acha as pecas facilmente. Como viajamos como a caminhoneta para mim foi a opcao melhor. Ele mesmo adaptou tudo e por enquanto está funcionando bem. Abracos.
Queridos amigos!
Alguém de vocês poderia me diser qual modelo "Bosch 90A" para VW da qual se referem? Existem multiplos "Bosch 90A" para diversos modelos; Pra vitara, pelo que vi, nao é 100% compativel... minha SW4 tem duas correias na polia ao contrário do Suzuki, que tem uma só!
Grato!
Queridos amigos!
Alguém de vocês poderia me diser qual modelo "Bosch 90A" para VW da qual se referem? Existem multiplos "Bosch 90A" para diversos modelos; Pra vitara, pelo que vi, nao é 100% compativel... minha SW4 tem duas correias na polia ao contrário do Suzuki, que tem uma só!
Grato!
Não sei te dizer qual alternador da Bosch90A, porém o eletricista sabe qual funciona, ele que tira as polias e coloca as originais...
Eu estava retornando de uma viagem ao MS, quando, nas proximidades de Londrina, cinco luzes do painel começaram a piscar. Em segundos, apagaram. Passados uns 10.....15 minutos, ficaram as 5 lâmpadas, alternando entre acender por instantes e em seguida, apagar. Observei que a camionete não perdeu rendimento nem apresentou barulho estranho. Logo, deduzi que tratava _ se de problema elétrico , que não impediria de seguir viagem. A certa altura, as luzes acenderam novamente e não apagaram mais. Parei num posto de combustível em Curitiba e ao sair o carro não pegou, dando sintomas de bateria fraca ( que tem 1 ano de uso) o carro pegou no tranco e assim, chegamos em casa, em Joinville. Ao chegar em casa, as luzes estavam todas murchando, rodei uns 650 km assim. Coloquei pra carregar e 3 horas carregando, o carro pegou na garagem, levei na auto elétrica. Precisou trocar os rolamentos ( estavam girando pesado), placa retificadora, escovas e outra peça tbem. Tudo, deu 1300 com mão de obra. Detalhe:: a camionete está com 350k rodados tudo no alternador ainda era original. Todos as peças que troquei do alternador, se encontram nas lojas ou internet, pela metade do valor que paguei. No meu caso, não tive opção de fazer revisão preventiva no alternador ( embora estivesse na lista, pra novembro). Fica a dica, pra quem tiver estes maravilhosos veículos com a km igual ou próxima a relatada. Luzes agora, tudo normal.
Que luzes acenderam? A luz da carga de bateria e também, as 4 outras que ficam do lado direito da luz de bateria. Chegando aqui na cidade, até a multimídia desligava sozinha por falta de carga na bateria. Um detalhe interessante: SE a bateria zerar a carga, o motor apaga, pq? Porquê na BI há um solenóide que precisa de energia pra abrir e liberar a passagem de diesel pro sistema. SE um dia, ocorrer isto com vocês, nestes sertões da vida, até uma bateria de moto ligada na BI, vai servir pra liberar o diesel. Detalhe: isto só serve pra veículos com câmbio manual, pois os de câmbio automático, não pegam no tranco.
No YouTube, tem um vídeo chamada Manoel automotivo. Lá ele ensina como instalar o alternador nas sw4 até 2002, utilizando pra instalar, o alternador das Hilux 2005 em diante. Segunda ele ensina, a furacão de fixação no bloco , é a mesma, bastante só trocar a polia do alternador.