Ver Versão Completa : Carretel e seus 88 roletes
Julio Rebello
05/08/2008, 18:27
Srs,
estou fazendo a troca de alguns componentes da caixa do Branco. É uma caixa 3 marchas sincronizadas + ré.
Estou buscando uma forma de montar os benditos 88 roletes e suas respectivas arruelas dentro do carretel, mas confesso que não está fácil.
ALGUÉM TERIA UMA IDEIA MAIS FÁCIL DE COMO MONTAR ESSE CARRETEL?
SDS4X4,
Julio:cool:
chico menina
05/08/2008, 18:48
Julio,
Na seção de download do Fórum na pagina 3 tem um tópico com o manual de manutenção do jeep, no post 5 tem um esquema para montagem do carretel, com graxa.
A ferramenta citada pode ser improvisada cortando-se o pino antigo com o mesmo comprimento do carretel.
Chico Menina
Julio Rebello
08/08/2008, 11:54
Chico, cortar o eixo original é 1/2 compicado. Ele é temperado e cortar eixo temperado haja serra. No manual fala obre graxa, mas não diz qual exatamente. Será que usando uma graxa de rolamentos tipo gl-2 jah consigo manter os roletinhos no lugar?
vou tentar achar algum outro eixo ou usinar em casa mesmo pra poder empurrar com o original novo.
Valew a força.
SDS4x4,
Julio
chico menina
08/08/2008, 15:19
Chico, cortar o eixo original é 1/2 compicado. Ele é temperado e cortar eixo temperado haja serra. No manual fala obre graxa, mas não diz qual exatamente. Será que usando uma graxa de rolamentos tipo gl-2 jah consigo manter os roletinhos no lugar?
vou tentar achar algum outro eixo ou usinar em casa mesmo pra poder empurrar com o original novo.
Valew a força.
SDS4x4,
Julio
Julio,
Usei graxa comum(texaco) uma pequena quantidade pra menter os roletes na posição, pois quando o eixo usado como ferramenta for instalado o excesso vai sair, quanto ao eixo tive facilidade de pedir para um torneiro fazer o corte e deixar as pontas com um pequeno chanfro para facilitar o alinhamento do eixo usado como ferramenta ao furo da carcaça já que a medida que o eixo novo for sendo instaldo ele ira empurrar o outro para fora. Não sei se me fiz entender.
Chico Menina
leopoldo
08/08/2008, 19:04
O eixo ferramenta NÃO pode ser cortado do eixo normal do cambio
TEM QUE USINAR UM EIXO
Não esqueçam que os furos na carcaça são de dia diferente (para prender o eixo).
Portanto tem que usinar um eixo um pouquinho menor que o menor furo.
EU SEMPRE MONTAVA com graxa ... bastante.
Poucas vezes os maledetos escaparam.
Pessoal,
Aproveitando o assunto de caixa de marchas, estou com um probleminha em meu Cj5 que esta muito extranho.
Quando engato a re e desloco o jeep para tras, ao pisar na embreagem novamente, ele da um pulo para frente mesmo com a re ainda engatada e começa a se deslocar...para frente !!! Ja travou a caixa duas vezes e so solta se colocar a transferencia em ponto morto ou se levantar uma das roda traseiras e efetura peguenos giros (horario / anti horario)
Alguma dica ? Folga nos garfos , ou no conjunto de sincronismo da 2/3 ? Folga axial no carretel ? Eu ainda não tirei a tampa pra ver, mais queria um opinião antes de abrir , para ir direto ao assunto....
Abcs
leopoldo
08/08/2008, 21:42
Caro colega, jeep cabrito eu nunca tinha visto assim.
Não pode ser folga em garfo. Não pode ser sincronia de 2/3 poi se engatasse ré e 2º ou 3º, o cambio travaria. Folga axial de carretel também não poderia ser, pois com folga exagerada o cambio ficaria inerte em todas as marchas.
Poderia quem sabe ser algo no conjunto 1º e ré que a luva é a mesma.
A única explicação é a mola da haste da tampa ou esfera estar quebrada/gasta e a luva de ré pula e engata direto na 1º.
a minha engrenagem estava assim mandei desmontar e descobris que ja estavam gastasss comprei todas novas.devo pegar meu jeep esse fim de semana para ver como ficou
Leopoldo,
Obrigado eu creio que possa ser por ai mesmo, pois não arranha nenhuma marcha . Eu estou evitando de andar com ele para não agarvar. Ele ta bem cabrito mesmo... parece até carro automático e com vontade própria.... se engata a ré ele sai direitinho de ré , mais ao pisar an embreagem imediatamente ele passa a primeira, sem mover a alavanca... por isso pensei no garfo.... mais acredito que seja o eixo e a espera mesmo.
Obrigado, vou tirar a tampa e checar , depois posto aqui.
Abcs
Coloma.
O seu fazia a mesma coisa ? Ou seja engatava a a re e depois ele engatava a primeira sozinho tbm ?
Abcs