Ver Versão Completa : Bomba injetora
Caros Foristas!
Levei a Natasha a um bombista aqui no Rio, porque ela apresentava vazamento de diesel próximo ao filtro. Desde já quero registrar aqui minha satisfação com o profissionalismo do mecânico que me atendeu, bem como com a qualidade da oficina.:mrgreen: Se os colegas do Rio estiverem precisando dos serviços recomendo: Irmãos Louro & Cia Ltda. - Bosch Truck Service - Senhor Cleber Louro - Tel. (21) 2595-9714 / (21) 9925-5218.
Agora, voltando ao caso:
Ele descobriu o vazamento em poucos minutos. Era o suporte do filtro de óleo diesel vazando na bombinha de sangria do sistema, localizada na parte superior do suporte. Eu mesmo comprei a peça e troquei em casa, já que é um procedimento muito fácil. Comprei o suporte na Guanper, em São Cristóvão, por R$ 170,00 (original MWM International).
Conversando com o bombista, perguntei a ele se era possível verificar o desempenho do motor que eu estava achando muito baixo. Então ele regulou a BI (que estava lacrada) e fomos a um test drive. Já deu para perceber a diferença de imediato mas, ainda assim perguntei se poderia melhorar. Voltamos a oficina e ele regulou novamente. Aí meus camaradas, a Natasha mudou da água para o vinho. Não era a mesma pick up, melhorou MUUUUITO o desempenho. Subia a serra Grajaú de terceira e agora sobe de quarta pedindo quinta com o ar ligado.
Porém, como nada é perfeito, percebi que o ruído do motor aumentou consideravelmente. Ainda não pude medir o consumo porque estava de tanque cheio quando regulei a BI, estou esperando baixar a meio tanque para verificar.
Agora pergunto aos colegas: Aumentando o débito do motor, aumenta também o ruído?
Agradeço a atenção.
Um grande abraço.
Em tempo: O bombista cobrou R$ 30,00 para regular a BI.
Edintruder
04/08/2008, 21:49
Caros Foristas!
Porém, como nada é perfeito, percebi que o ruído do motor aumentou consideravelmente. Ainda não pude medir o consumo porque estava de tanque cheio quando regulei a BI, estou esperando baixar a meio tanque para verificar.
Agora pergunto aos colegas: Aumentando o débito do motor, aumenta também o ruído?
Sim, o motor pode ficar mais ruidoso sim.
LEONARDORAZO
04/08/2008, 22:01
Legal Raposo, é sempre bom saber onde existem bons mecânicos, (e baratos tb) . Essa oficina fica em qual bairro ???
Um abraço
Legal Raposo, é sempre bom saber onde existem bons mecânicos, (e baratos tb) . Essa oficina fica em qual bairro ???
Um abraço
Leonardo!
Fica no Quintino. Av. Dom Helder Camara (Antiga Suburbana), 9363.
Um abraço.
Sim, o motor pode ficar mais ruidoso sim.
Edin, você que é especialista: o aumento no ruído pode causar algum dano no motor? Aproveitando tua bondade: faz muito tempo que não regulo as válvulas, pode influenciar?:pensativo:
Obrigado e um grande abraço.
Regulagem de válvulas influencia sim no barulho e no consumo. Se você fez a sua a mais de 40.000kms atrás, melhor fazer de novo e ver se melhora, como é um procedimento barato e que só traz beneficios, mal não vai fazer!
Caros Foristas!
Levei a Natasha a um bombista aqui no Rio, porque ela apresentava vazamento de diesel próximo ao filtro. Desde já quero registrar aqui minha satisfação com o profissionalismo do mecânico que me atendeu, bem como com a qualidade da oficina.:mrgreen: Se os colegas do Rio estiverem precisando dos serviços recomendo: Irmãos Louro & Cia Ltda. - Bosch Truck Service - Senhor Cleber Louro - Tel. (21) 2595-9714 / (21) 9925-5218.
Agora, voltando ao caso:
Ele descobriu o vazamento em poucos minutos. Era o suporte do filtro de óleo diesel vazando na bombinha de sangria do sistema, localizada na parte superior do suporte. Eu mesmo comprei a peça e troquei em casa, já que é um procedimento muito fácil. Comprei o suporte na Guanper, em São Cristóvão, por R$ 170,00 (original MWM International).
Conversando com o bombista, perguntei a ele se era possível verificar o desempenho do motor que eu estava achando muito baixo. Então ele regulou a BI (que estava lacrada) e fomos a um test drive. Já deu para perceber a diferença de imediato mas, ainda assim perguntei se poderia melhorar. Voltamos a oficina e ele regulou novamente. Aí meus camaradas, a Natasha mudou da água para o vinho. Não era a mesma pick up, melhorou MUUUUITO o desempenho. Subia a serra Grajaú de terceira e agora sobe de quarta pedindo quinta com o ar ligado.
Porém, como nada é perfeito, percebi que o ruído do motor aumentou consideravelmente. Ainda não pude medir o consumo porque estava de tanque cheio quando regulei a BI, estou esperando baixar a meio tanque para verificar.
Agora pergunto aos colegas: Aumentando o débito do motor, aumenta também o ruído?
Agradeço a atenção.
Um grande abraço.
Em tempo: O bombista cobrou R$ 30,00 para regular a BI.
E como fica a vida útil do motor depois dessa mexida?
Rogerinho
05/08/2008, 16:56
A regulagem das válvulas pode ser feita na Bosch Service?!...Qual a estimativa de preço e tempo de serviço?!?
Um forte abraço
Loyer!
Para ser sincero não sei te dizer se diminui a vida útil do motor. O bombista é assistência técnica da Bosch. Posso até ligar para ele e perguntar; daí aproveito para ver se ele regula as válvulas, valeu, Rogerinho?. Acho que não interfere porque 90 % dos Rangeiros do Forum têm a bomba mexida e nenhum falou sobre isso.
De qualquer modo, tua pergunta é bem interessante.
Um grande abraço.
A regulagem das válvulas pode ser feita na Bosch Service?!...Qual a estimativa de preço e tempo de serviço?!?
Um forte abraço
Rogerinho qnd fiz no meu, fiz diretamente na MWM, não me lembro ao certo quanto gastei, mas me lembro que foi algo bem em conta.
A regulagem em si é bem barata, mas como tem que trocar a junta do cabeçote e alguns vedadores o preço sobe um pouco, mas como disse acho que não deu R$ 200,00.
Quanto ao tempo de serviço, deixei o jipe durmir na oficina, pois segundo o especialista da MWM é indicado fazer a regulagem com o motor BEM frio. Fizeram pela manhã bem cedinho e 10 horas tava pronto.
Abraço.
Loyer!
Para ser sincero não sei te dizer se diminui a vida útil do motor. O bombista é assistência técnica da Bosch. Posso até ligar para ele e perguntar; daí aproveito para ver se ele regula as válvulas, valeu, Rogerinho?. Acho que não interfere porque 90 % dos Rangeiros do Forum têm a bomba mexida e nenhum falou sobre isso.
De qualquer modo, tua pergunta é bem interessante.
Um grande abraço.
Pois é fiquei com essa dúvida.
MARKIN25
05/08/2008, 18:35
Leonardo!
Fica no Quintino. Av. Dom Helder Camara (Antiga Suburbana), 9363.
Um abraço.
Por acaso essa bosh é proximo a pizzaria york...
abs:concordo:
Por acaso essa bosh é proximo a pizzaria york...
abs:concordo:
Ô Markin, eu moro em Jacacity. Não conheço direito a área. quem vem de Cascadura é depois do colégio João Lira.
Abs.
MARKIN25
05/08/2008, 18:49
Estava na sua área agorinha, "freguesia"...
ok, vindo de cascadura ela fica ao lado contrário, se não me engano de esquina. A pergunta é porque estava querendo da uma volta na BI, so que estava meio que sem coragem de fazer eu mesmo.
Agora falando sobre o atendimento e os serviços da bosh, a uma semana dei uma geral no alternador e arranque,e os caras são brabos hehe, muito profissionais... e barateiro..
abs
MARKIN25
05/08/2008, 18:50
epa, essa bosh fica praticamente ao lado do carrefur de sulacap, amanha posto o endereço, pois nao tenho aqui, abs
muricaum
06/08/2008, 11:22
Fala pessoal tudo bem..
só pra confirmar. Raposo, vc só apertou o parafuso(onde estava o lacre) pra dar pressão na bomba? sem retirar a bomba e colocar na máquina?
se foi isso cara, eu particularmente quando mexo em BI, levo em um bombista daqui da minha cidade, e ele tira a bomba, coloca na máquina e não mexe só nessa regulagem. acaba mexendo em outras coisas também.
Pq só apertando no lugar, dando 1/2 volta, 1/4 de volta é meio complicado assim, não da pra ter muita certeza. É como se o seu carro fosse gasolina e você ta passando ele a alcool na bomba. Do posto. vai colocando 10% de alcool, 20, 30 ate 100%. então assim, pra garantir durabilidade, desempenho e ter certeza, tira a bomba, coloca na máquina pede pra ele fazer uma regulagem boa (teu motor é 2.5?) e aproveita e regula valvula sim.
Sempre quando a gente vai mexer aqui com ele ele sempre fala: regulo valvula ja? quando foi a ultima vez? entao e bom dar uma regulada de valvula, vamo tira coloca na maquina, se preciso desmontar, trocar algum componente interno da BI, testar os bicos injetores, etc..
fazendo só no parafuso fica meio "no escuro". já vi gente abrir buraco em bloco fazendo assim.
fica ai a minha (pequena) experiência
espero que tenha ajudado, e se eu estiver errado, por favor me corrijam (to aqui mais pra aprender do que pra tentar passar alguma coisa...)
abraços
Fala pessoal tudo bem..
só pra confirmar. Raposo, vc só apertou o parafuso(onde estava o lacre) pra dar pressão na bomba? sem retirar a bomba e colocar na máquina?
se foi isso cara, eu particularmente quando mexo em BI, levo em um bombista daqui da minha cidade, e ele tira a bomba, coloca na máquina e não mexe só nessa regulagem. acaba mexendo em outras coisas também.
Pq só apertando no lugar, dando 1/2 volta, 1/4 de volta é meio complicado assim, não da pra ter muita certeza. É como se o seu carro fosse gasolina e você ta passando ele a alcool na bomba. Do posto. vai colocando 10% de alcool, 20, 30 ate 100%. então assim, pra garantir durabilidade, desempenho e ter certeza, tira a bomba, coloca na máquina pede pra ele fazer uma regulagem boa (teu motor é 2.5?) e aproveita e regula valvula sim.
Sempre quando a gente vai mexer aqui com ele ele sempre fala: regulo valvula ja? quando foi a ultima vez? entao e bom dar uma regulada de valvula, vamo tira coloca na maquina, se preciso desmontar, trocar algum componente interno da BI, testar os bicos injetores, etc..
fazendo só no parafuso fica meio "no escuro". já vi gente abrir buraco em bloco fazendo assim.
fica ai a minha (pequena) experiência
espero que tenha ajudado, e se eu estiver errado, por favor me corrijam (to aqui mais pra aprender do que pra tentar passar alguma coisa...)
abraços
Alô Muricaum. Obrigado pelo interesse. Eu, particularmente, não entendo nada de BI, tanto é que levei na assistência BOSCH. Mas, dá para perceber quando o meca é entendido. Ele fez uma primeira regulagem, nós saímos com a viatura, o rendimento melhorou mas perguntei a ele se poderia melhorar ao que ele falou que iria regular novamente. Voltamos à oficina e ele regulou mais uma vez a BI. Saímos e então percebi que a viatura estava ótima. ele comentou que não poderia regular para mais potência porque iria fumaçar muito pela descarga. Olha, eu estou super satisfeito com o comportamento da Natasha. Já rodei 350 km e agora que baixou de 3/4 de tanque. Com relação a problemas no motor eu hoje falei com o meca e ele me disse que não causa dano nenhum e eu acredito porque já pesquisei muito aqui no Forum e vários colegas regulam a BI em casa mesmo. Como exemplo o Edin que deu 1 1/2 volta na BI.
Com relação às válvulas ele não regula mas me indicou um meca que já trabalhou na BARRAFOR e agora trabalha por conta própria no Recreio, vou agendar uma ida lá.
Abraços.
Estava na sua área agorinha, "freguesia"...
ok, vindo de cascadura ela fica ao lado contrário, se não me engano de esquina. A pergunta é porque estava querendo da uma volta na BI, so que estava meio que sem coragem de fazer eu mesmo.
Agora falando sobre o atendimento e os serviços da bosh, a uma semana dei uma geral no alternador e arranque,e os caras são brabos hehe, muito profissionais... e barateiro..
abs
Olá, Markin!
Eu moro na Freguesia. Estrada dos Três Rios. Com relação ao endereço da oficina já postei neste tópico. Dá uma lida nas msg anteriores.
Abraços.
Edintruder
06/08/2008, 14:56
Fala pessoal tudo bem..
fazendo só no parafuso fica meio "no escuro". já vi gente abrir buraco em bloco fazendo assim.
fica ai a minha (pequena) experiência
espero que tenha ajudado, e se eu estiver errado, por favor me corrijam (to aqui mais pra aprender do que pra tentar passar alguma coisa...)
abraços
Com certeza era um Maxion S-4 ou Perquinho, porém nunca ouvi falar de nenhum HSD que tenha sofrido algo de errado. Sei de dois casos aonde a bomba foi aberta demais, deu calço hidráulico na BI e quebrou a base do came de injeção. No motor, nem cósegas fez.
Os motores atuais são menos duráveis quando comparados à um MWM 229, por exemplo, porém se extrair a capacidade de potência, mantendo a mesma proporção cilindrada x cv, duvido um MWM 229 suportar o que um 2.8 Sprint suporta ou até mesmo o 2.8PS. Capaz de durar menos que os dois, pois apesar da menor cilidrada extrai-se maior cv dos motores modernos, justamente porque neles empregam melhor tecnologia e primorosidade de projeto. Aonde os motores atuais trabalham com regulagem original um motor LSD desses trabalha com uma boa carga de preparo.
Um exemplo, o que é preciso fazer para um MWM 229 gerar 175cv? É a mesma proporção que um HSD 2.5 tem com 115cv, se comparar então com um MWM 2.8 sprint ou um 2.8 PS, o MWM 229 teria que gerar pelo menos 190cv para manter a mesma proporção, então pergunto o seguinte:
Um MWM 229 com preparação para gerar 190 cv dura o mesmo que um 2.8 PS ou um Sprint originais?
Sei de MWM 229 com ponta de virabrequim quebrado...
Isso tudo que escrevi é só para tentar demonstrar a capacidade de um motor moderno frente à um antigo. Por isso que o pessoal usa bicos do Rasch sem perder o sono.
Luizinho
06/08/2008, 18:06
Em relação a quantidade de Diesel diponível para a Pick-up o meu SONO não está nem um pouquinho alterado. E olha que eu uso bicos e bomba trabalhados, segundo o Maurício a Pick-up está alimentada até 200cv. Mas ainda não há ar para tanto, pois a turbina ainda não foi trocada.
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