PDA

Ver Versão Completa : Sufoco No Gnv



gabriel.inacio
04/08/2008, 15:32
:putz:CAMARADAS

Meu nivinha possui um cilindro de 21m³ de gnv, é economico pra caramba, mas tem um problemão...ele não ta andando, esse fds eu peguei estrada e so foltou eu ser ultrapassado por bicicletas, meu carro tava a 40km em pekenas subidas, acho q isso não é normal, certo?

Bom gostaria q vc´s me dessem algumas dicas de como aumentar o desenpenho do niva a Gnv ou apenas me informar e dizer: Isso mesmo Gabriel O NIVA com GNV é uma bicicleta barulhenta.:pensativo:

Bom epero contar com o apoio dos camaradas.

pedrodoniva
04/08/2008, 16:03
:putz:CAMARADAS

Meu nivinha possui um cilindro de 21m³ de gnv, é economico pra caramba, mas tem um problemão...ele não ta andando, esse fds eu peguei estrada e so foltou eu ser ultrapassado por bicicletas, meu carro tava a 40km em pekenas subidas, acho q isso não é normal, certo?

Bom gostaria q vc´s me dessem algumas dicas de como aumentar o desenpenho do niva a Gnv ou apenas me informar e dizer: Isso mesmo Gabriel O NIVA com GNV é uma bicicleta barulhenta.:pensativo:

Bom epero contar com o apoio dos camaradas.

Ueh, é econômico porque não anda! Simples assim,hehehehehehe...

Brincadeiras a parte, tem um tópico aberto aí q trata sobre isso mesmo, só nao lembro qual é...
Parece que para ter GNV e nao perder muita potencia e rendimento, pode-se colocar o comando AEROCAR, dizem que fica igual o motor original a gasolina. Procura ver isso daí...

Mas me diz uma coisa, quantos quilômetros ele está fazendo por metro cúbico???

Abraço

BACALHAU
04/08/2008, 16:23
Se na gasolina ele estiver normal, provavelmente, a saída de GNV está restringida (passando pouco gás). Ou seja, na mangueira de baixa pressão, entre o regulador de pressão e o carburador, normalmente, tem uma válvula (tipo rosca), verifique se ela não está muito fechada (VER FOTOS).
Outro ponto, no GNV deve-se diminuir a entrada de ar no carburador. Normalmente é colocada uma peça, entre o filtro de ar e o carburador chamada, por aqui, de mesclador (VER FOTOS). Na falta do mesclador e como o NIVA tem afogador, no GNV, use o afogador puxado, para diminuir a entrada de ar. Verifique isso.
Outra coisa que deve ser vista é o ponto de ignição que no GNV é diferente da gasolina (não lembro se é atrasado ou adiantado).
Algo que é I.P.C. (Importante Prá Cara...mba) no GNV. Velas, platinado, cabos de velas e bobina. Essa parte elétrica tem que estar 150% boa.
Espero não ter complicado muito. Só não esqueça de nos manter informados sobre o desenrolar da estória. Aqui aprendemos com a experiência dos colegas.
Boa $orte.

Sukys
04/08/2008, 22:26
Outro ponto, no GNV deve-se diminuir a entrada de ar no carburador.

Quem te passou esta informação está absolutamente errado.


Normalmente é colocada uma peça, entre o filtro de ar e o carburador chamada, por aqui, de mesclador (VER FOTOS).

Numa boa, mas para esta peça ser chamada de mesclador tem que melhorar muito, mas muuuuuuuuito mesmo!


Na falta do mesclador e como o NIVA tem afogador, no GNV, use o afogador puxado, para diminuir a entrada de ar.

O carro já não desenvolve e você ainda recomenda puxar o afogador? Mui amigo... :twisted:

Em termos de desempenho, sabe qual a diferença entre um afogador puxado e um freio de mão puxado?

Quem acertar a resposta ganha um poster do Niva psico-autografado pelo czar Nicolau Alexandovitch Romanov. :mrgreen:


Outra coisa que deve ser vista é o ponto de ignição que no GNV é diferente da gasolina (não lembro se é atrasado ou adiantado).

Adiantado, mas não é simplesmente adiantar o ponto, tem que retrabalhar toda a curva de ignição.

.

GARCIA/SP
04/08/2008, 22:51
:putz:CAMARADAS

Meu nivinha possui um cilindro de 21m³ de gnv, é economico pra caramba, mas tem um problemão...ele não ta andando, esse fds eu peguei estrada e so foltou eu ser ultrapassado por bicicletas, meu carro tava a 40km em pekenas subidas, acho q isso não é normal, certo?

Bom gostaria q vc´s me dessem algumas dicas de como aumentar o desenpenho do niva a Gnv ou apenas me informar e dizer: Isso mesmo Gabriel O NIVA com GNV é uma bicicleta barulhenta.:pensativo:

Bom epero contar com o apoio dos camaradas.

Gabriel,

Parece que o forista Sukys tem a receita para o seu problema.:concordo: Aguarde mais um pouco...

Abraços
Renato

BACALHAU
05/08/2008, 01:08
Quem te passou esta informação está absolutamente errado.

Ó Ilustríssimo Guru dos Gurus, Iluminado Mestre Sukys. Perdoai-nos, os pobres de espírito e ignorantes mortais. As informações que repassei me foram ditas por outro ignorante que nem eu, que é um simples engenheiro mecânico, que trabalhou muitos anos na Petrobrás e é dono de uma empresa que instala kits de GNV em veículos em Fortaleza. Aliás, essa empresa é uma das pioneiras nesse setor naquela capital cearense. Mas como ele é apenas um subdesenvolvido nordestino, que tem uma sorte danada, pois instalou seus kits de GNV em dois veículos meus que nunca deram problemas no que se refere aquele combustível. O primeiro, um Verona 1.6 que funcionou comigo exclusivamente no gás natural por seis anos sem qualquer manutenção e o segundo e atual, uma Quantum 2.0 (onde tirei as fotos daquela gambiarra que eu cometi o sacrilégio de chamar de mesclador, perdoe-me, ó erudito ser), que também funcionou por cinco anos (até o ano passado) quase que exclusivamente no GNV, também sem qualquer manutenção e sem me deixar na mão no que se refere ao funcionamento com aquele combustível. Tão sortudo é aquele cabeça chata que "está absolutamente errado", que de todos os proprietários de carro que eu conheci quando morava por lá e que usavam o kit de GNV instalado por ele, nunca ouvi nenhuma reclamação.
Mas, afinal, quem sou eu para avaliar isso? Tanto tempo longe do Sul Maravilha, acabei também emburrecendo e tendo os poucos neurônios restantes desidratados pelo Sol do sertão.
Mas, é muito simples, basta ligar o carro no GNV com a entrada de ar totalmente aberta e fazer o mesmo teste com ela mais restringida e ver como funciona melhor. No meu carro, no primeiro caso, o motor nem se mantém funcionando.


Numa boa, mas para esta peça ser chamada de mesclador tem que melhorar muito, mas muuuuuuuuito mesmo!

Talvez, ainda falte muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mesmo para aquela gambiarra, que eu cometi o sacrilégio de chamar de mesclador (foi assim que me foi apresentada), melhorar, mas funciona muito bem. Meu carro é uma Quantum 2.0, carburada. Com aquele mesclad... ops, desculpe, com aquela trapizonga, fazia, na cidade, uma média de 11 a 11,5 km/m3 de GNV. Se usasse um mesclador de verdade, melhorado, talvez fizesse (quem sabe?) 20 km/m3.


O carro já não desenvolve e você ainda recomenda puxar o afogador? Mui amigo... :twisted:

Certamente não tenho o conhecimento superior do mestre. O meu pouco saber é empírico, ou seja, baseado apenas na minha experiência, sem caráter científico, contudo, corrija-me se eu estiver errado: Ao puxarmos o afogador restringimos a entrada de ar tornando a mistura mais rica, certo? Se o carro do nosso amigo estiver com a entrada de ar totalmente aberta (no GNV) tornando a mistura pobre, o que vai fazer com que não desenvolva, ao puxarmos o afogador, estamos corrigindo (ou pelo menos amenizando) essa situação. Pelo menos era assim que eu fazia no meu Verona (não tinha ainda o mesc... OPS, de novo, a trapizonga) e FUNCIONAVA. Mas, como eu frisei acima, o meu minguado conhecimento é baseado apenas na minha experiência.

Em termos de desempenho, sabe qual a diferença entre um afogador puxado e um freio de mão puxado?

Talvez seja a mesma diferença que existe entre um pedante e um ignorante como eu.

Quem acertar a resposta ganha um pôster do Niva psico-autografado pelo czar Nicolau Alexandovitch Romanov. :mrgreen:

Quanto ao pôster do NIVA, aceitaria de bom grado, todavia, sem o autógrafo de alguém como Czar Nicolau, creio que uma figura autocrata como ele tenha a admiração apenas de alguns intelectuais do sudeste e não do proletariado nordestino.

Adiantado, mas não é simplesmente adiantar o ponto, tem que retrabalhar toda a curva de ignição.

Ou seja, basta instalar um RCI - Remapeamento de Curva de avanço de Ignição, certo? Ainda vou colocar um desses no Pangaré. O bicho vai virar um Quarto de Milha, isso se não virar um Árabe autêntico.

··.

Assim sendo, ó insofismável mestre, tende paciência para com os menos aquinhoados pelo saber. Procurai com perseverança tranqüila aspergir vossa erudição no solo ressequido de nossas mentes incultas. Tenho dito.

GARCIA/SP
05/08/2008, 01:18
Assim sendo, ó insofismável mestre, tende paciência para com os menos aquinhoados pelo saber. Procurai com perseverança tranqüila aspergir vossa erudição no solo ressequido de nossas mentes incultas. Tenho dito.

KKKKKKKKKK...:palmas::palmas:...
Êta peixe danado.......................hehehehehehe :mrgreen::mrgreen::twisted:

Sukys
05/08/2008, 03:18
Tenho dito

Então tá.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29331&page=20

.

BACALHAU
05/08/2008, 15:12
http://www.gnvpowerplus.com.br/

Sukys
05/08/2008, 16:23
A indústria automobilista demorou décadas para diminuir ao máximo a restrição no motor "apenas" para diminuir o consumo e aumentar o desempenho, e aí aparecem com coisa do tipo, que para justificar o injustificável requer até a "invenção" de composição química de GNV.

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/showthread.php?p=2100

Terra Brasilis... :concordo:

.

gabriel.inacio
07/08/2008, 11:47
bom

acho q vou acabar colocando um comando aerocar, ta R$ 360,00 + MO..deve sair uns 500 reais...bom vamos ver se vai valer a pena o investimento.

Será q tem alguem de sp com niva a gás e com esse comando?

Girti
07/08/2008, 17:44
bom

acho q vou acabar colocando um comando aerocar, ta R$ 360,00 + MO..deve sair uns 500 reais...bom vamos ver se vai valer a pena o investimento.

Será q tem alguem de sp com niva a gás e com esse comando?

O Wilson tem diversos clientes com esta configuração em seus Nivas. Um deles era o Marcos Ferrari (espero que ele leia isto!), que usou bastante o Niva em viagens, ele poderá ajudá-lo!

Flugêncio
07/08/2008, 18:29
bom

acho q vou acabar colocando um comando aerocar, ta R$ 360,00 + MO..deve sair uns 500 reais...bom vamos ver se vai valer a pena o investimento.

Será q tem alguem de sp com niva a gás e com esse comando?

Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
Nesse caso recomendado é o T34 da Tury. www.tury.com.br (http://www.tury.com.br)

No meu está instalado o CI do Sukys, mas ainda não fiz as aferições.

nivento
08/08/2008, 00:45
Ola!

Eu muito curioso e xereta... mexanico
fui mexer no bura por estar falhando :(

pior m@!#$ pois desregulei td... e como se não estivesse bom fui mexer no ponto do distribuidor.... que caca maior!!!
mas descobri uma coisa acertei o ponto (acho eu) que perfeito da queima do gnv sem querer... agora esta andando mto bem no GNV e uma Caca na gasolina!!!
sabado vou na Alternativa pra fazer uma geral no Ponto do motor... td polia... distribuidor... carbura GNV vou tentar deixar td regulado denovo!!!

AHHH uma duvida!!! esse Variador de Avanço funciona com o modulo de igniçao auxiliar pra sistema com platinado?

Roussi
08/08/2008, 23:38
[quote=Flugêncio Ferreira;663004]Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
Nesse caso recomendado é o T34 da Tury. www.tury.com.br (http://www.tury.com.br)

Este forum muito me interessa , pois meu Nivão, com gás tem muita dificuldade de sair do lugar. Isso é irritante. Naum consegui achar nada sobre aerocar. e esse variador de avanço parece ser interessante... Funciona mesmo? qual a melhoria que dá de potência? chega perto ou iguala a gasolina em torque? Sabe quanto custa a instalação e quem de confiança pode fazer..:rolleyes:?
Obrigado .

Girti
09/08/2008, 11:09
[quote=Flugêncio Ferreira;663004]Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
Nesse caso recomendado é o T34 da Tury. www.tury.com.br (http://www.tury.com.br)

Este forum muito me interessa , pois meu Nivão, com gás tem muita dificuldade de sair do lugar. Isso é irritante. Naum consegui achar nada sobre aerocar. e esse variador de avanço parece ser interessante... Funciona mesmo? qual a melhoria que dá de potência? chega perto ou iguala a gasolina em torque? Sabe quanto custa a instalação e quem de confiança pode fazer..:rolleyes:?
Obrigado .

www.aerocar.com.br

Gustavo Niva
14/08/2008, 22:27
Acho que tão invertendo as coisas aí... só vale a pena pensar em comando de válvulas depois de ajeitar o avanço da ignição... pra começar é bem mais em conta, e eu pessoalmente, acho bobeira gastar com um comando num motor que tá desenvolvendo muito menos do que poderia...

Alias, nem sei, mas talvez seja interessante mudar a curva de avanço depois de alterar o comando também... ou seja, ou mexe nos 2, ou só no avanço...

OBS: a curva de ignição do niva já deve estar errada até pra gasolina...

Otávio Luiz
15/08/2008, 09:42
Minha viatura desenvolve bem no álcool, já no GNV...:confused:
Estou estudando o que fazer, já tenho o RCI do Sukys, melhora mas não resolve.
Comentando com o Tio Kavuska sobre o variador de avanço que o Flugêncio postou aqui no fórum (T34 da Tury) e ele me falou umas coisas interessantes...como a configuração do Niva Kavusquento é parecida com a do SdeP vou verificar esses itens (motor original transformado p/ 1.8 a álcool, carburador Weber, comando Aerocar):
:arrow:Mesclador - não tenho, no meu está furado o bura. Ele falou que faz uma diferença boa.
:arrow:Segundo estágio - Tio Kavuska fez uma gambi :-D e o segundo estágio abre mais cedo, melhorando o desempenho. Ele me falou como fez, mas não me lembro agora e apaguei o e-mail...:parede:

eniomurara
15/08/2008, 11:25
Otavio ... tu tbm é gafanhoto do mestre KAVUSKA ???:-D

Tudo que faço no meu NIVA tem a indicação, avaliação e aprovação do Camarada Anderson (KAVUSKA) Areal.
Ele ja teve aqui me visitando, Ele a esposa Fabiola e a filhinha Manu.
O cara sabe tudo de NIVA. E sempre que preciso arruma peças pra mim.
Abraço.

Otávio Luiz
15/08/2008, 13:19
Opa, sempre teclo com o Das Areias pelas listas niveiras...
E já comprei peças dele também...:concordo:

Sukys
15/08/2008, 15:20
Minha viatura desenvolve bem no álcool, já no GNV...:confused:
Estou estudando o que fazer, já tenho o RCI do Sukys, melhora mas não resolve.

Otávio, o RCI melhora - e resolve - aquilo que tem a ver com sua função: remapear a curva de ignição, e este é UM dos itens a ser observado quando se fala em GNV.
Ainda em termos de ignição, o outro é a qualidade da faísca, que tem que ser muito mais energética, com tensão mais elevada para vencer o dielétrico, e com corrente mais elevada para a devida ignição da mistura ar/gás, e sobre isso existe comentário de uma convertedora de renome aqui de Sampa, e aqui neste fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=559246#post559246

Além da ignição, outros pontos que devem ser considerados:

-Taxa de compressão: quanto mais próximo de 15~16:1, melhor. Quanto mais se distanciar deste limiar que é o ideal para o GNV, maiores as perdas em relação ao combustível líquido. Se o motor já possui taxa para o álcool, melhor, porque com taxa para gasolina as perdas serão maiores ainda, e sobre taxa de compressão não existe milagre, com taxa inadequada o rendimento nunca será igual ao do combustível líquido.

-Eficiência volumétrica: qualquer coisa que melhore a eficiência volumétrica será bem vinda, e isso vale para qualquer combustível, mas tudo tem que ser analisado com cuidado.
Por exemplo, comando de válvula "agressivo" melhora a eficiência volumétrica em determinado regime de giro, e antes ou depois deste "determinado regime" o desempenho pode ficar comprometido. Por isso que muitos comandos possuem ajuste de avanço de ponto na polia, justamente para privilegiar o ganho em uma determinada faixa de rotação, e esta faixa de rotação tem muito a ver com a "tocada" que se dá ao carro, com a forma de utilização.
Dúvidas sobre isso podem ser obtidas com o "pai da criança": www.aerocar.com.br

(só para constar, conheço o Giba há mais de quinze anos e posso dizer que tive minha influência no surgimento do "kit Niva", porque foi de tanto falar em jipe que ele resolveu "abrir" sua oficina para esta modalidade, e se alguém quiser pode falar com ele sobre o comando tenho certeza que será bem atendido, mas se for comando clone, sem chance, e cá entre nós, com toda razão).

-Qualidade do kit GNV + "afinação" de motor: aqui a coisa pega, e pega feio, porque quando o assunto é GNV as pessoas acreditam mais em lendas do que em técnica, e se houver interesse este assunto pode render meses de conversa, como foi o que aconteceu no fórum sobre GNV na Cherokee, o mesmo do link lá do alto.


Comentando com o Tio Kavuska sobre o variador de avanço que o Flugêncio postou aqui no fórum (T34 da Tury) e ele me falou umas coisas interessantes...

A Landi Renzo é uma das marcas mais conceituadas do mercado, e sobre esta marca já tenho um comparativo:

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/showpost.php?p=16599&postcount=381

No mais, existem coisas que melhoram a eficiência de um motor, como é o caso do RCI, mas a partir de um determinado ponto, maior economia só em detrimento do desempenho, e vice-versa, e sobre isso também não existe milagre, seja com GNV, gasolina ou álcool.

.:

Otávio Luiz
15/08/2008, 17:27
Sukys, quando disse que o RCI "melhora mas não resolve" quiz dizer que apenas ele não vai aumentar o rendimento no GNV a ponto de resolver sozinho o problema, tem que melhorar outros pontos, como você mesmo comentou. E isto eu já estava ciente.
Aproveitando sua presença por aqui gostaria de sua opinião: o mesclador funciona?

Sukys
15/08/2008, 18:50
Olha só, Otávio, eu poderia formular outra pergunta com o mesmo quilate: carburador funciona? :-)

Antes de mais nada, quando o assunto é GNV com redutor de demanda sob depressão, como é o caso das primeiras gerações de kit, o mesclador pode - ou não - possuir duas funções: promover a mistura ar/gás (mesclar) e promover uma zona de baixa pressão, porque a demanda de gás depende desta depressão, e sem ela o redutor funciona de forma muito precária ou nem funciona.

Motor injetado, por exemplo, requer o uso de mesclador que também tenha a função de gerar depressão antes da borboleta, porque nestes motores a restrição na admissão é mínima. Já os carburados possuem venturi no carburador, que tem justamente a função de criar uma zona de baixa pressão para literalmente sugar o combustível, a exemplo do que é necessário para o GNV.
Daí já se conclui que, motor injetado requer, obrigatoriamente, um mesclador com as duas funções, já o carburado não necessariamente, e em instalações bem dimensionadas, não mesmo!

Como no mercado existem mescladores decentes e "descentes", e a maioria é do tipo que desce, e desce tudo, preço, tempo de acerto, economia, desempenho, etc., não dá para falar em mesclador sem entrar no mérito do tipo (tipo e não marca) mas se o assunto é mesclador na base da lata furada já me antecipo: no pouco mais de cem anos da história do automóvel, para matar a eficiência de qualquer motor nunca surgiu coisa mais ridícula do que isso, porque usar lata furada com um cano espetado promove a mesma eficiência de um afogador puxado, filtro de ar entupido, carburador de fusca em Ferrari, etc. etc. etc. :-)

.:

Otávio Luiz
16/08/2008, 17:13
.............. mas se o assunto é mesclador na base da lata furada já me antecipo: no pouco mais de cem anos da história do automóvel, para matar a eficiência de qualquer motor nunca surgiu coisa mais ridícula do que isso, porque usar lata furada com um cano espetado promove a mesma eficiência de um afogador puxado, filtro de ar entupido, carburador de fusca em Ferrari, etc. etc. etc. :-)

.:

E o que é pior, um mesclador feito de lata furada ou um carburador furado???

Sukys
17/08/2008, 01:03
Se não for perguntar muito :twisted: imaginando o carburador com vista em corte, onde é que está o furo?

.:

Otávio Luiz
17/08/2008, 23:04
Pra não falar besteira, vou dar uma olhada e depois informo. Só que será só amanhã a noite.

Otávio Luiz
19/08/2008, 14:20
Calma galera, não esqueci não, é que quero tirar algumas fotos do bura, mas estou sem minha máq. digital...até sexta eu posto aqui beleza?

Otávio Luiz
20/08/2008, 21:58
Segue fotos do bura...
As mangueiras do GNV estão instaladas na base do bura, cara, não sei explicar direito...:oops:.. ainda bem que tem as fotos.

Flugêncio
21/08/2008, 06:32
Segue fotos do bura...
As mangueiras do GNV estão instaladas na base do bura, cara, não sei explicar direito...:oops:.. ainda bem que tem as fotos.

Otávio,

Nas fotos, me parece que há um leve estrangulamento das mangueiras, bem na junção com os bicos que vão no carburador.

Gustavo Niva
21/08/2008, 08:52
Flugêncio,
duvido que aquela dobrinha na mangueira influencie algo, visto que logo após o tubo afina...

Otávio,
o meu também tá furado por aí (na altura do venturi) e roda melhor no gnv que na gasolina heheheh

[]s

Otávio Luiz
21/08/2008, 09:44
Valeu Flugêncio e Gustavo...:concordo:
Também acho que aquele estrangulamento da mangueira não deva alterar muita coisa, mas vou ver o que posso fazer. Qualquer melhora será bem vinda.
Eu achava que o segundo estágio não estava abrindo direito, e estava certo. Lubrifiquei o bura e já melhorou o desempelho.

Sukys
21/08/2008, 14:13
Segue fotos do bura...
As mangueiras do GNV estão instaladas na base do bura, cara, não sei explicar direito...:oops:.. ainda bem que tem as fotos.

Cada estágio com a sua entrada de gás, ok.
Dutos de gás avançando para o centro do venturi, não dá para perceber se estão centrados e com chanfro, mas dá pro gasto.
Pelas fotos também não é possivel identificar um lance importante, se os dutos de gás estão posicionados na região mais estreita do venturí. Se estiverem, beleza, caso contrário já é motivo de perda na capacidade de aspiração do gás.
Outra coisa, os dutos devem ter um diâmetro bem estudado. Se o diâmetro for abaixo do ideal existe restrição na saída do gás, se acima do ideal não ajuda em nada para o gás e causa restrição na entrada de ar. Coisa do tipo é determinada pelo FABRICANTE do redutor, e esta determinação leva em conta a cilindrada do motor versus tipo de redutor.
Outra coisa que não vi nas fotos é se nas mangueiras de gás existe um tipo de válvula estilete, na verdade um pequeno cano com um parafusão. Cada mangueira deveria ter um, e isso serve para modular a demanda de gás em função da rotação do motor e coisa do tipo exerce influência no consumo e potência (é o que é feito em alguns kits, de forma beeeeeeem melhorada, pela válvula com motor de passos).
Por foto não dá para saber da qualidade das mangueiras de gás, e se muito moles podem fechar nas dobras no momento da aceleração.

Agora, segundo estágio com acionamento à vácuo é ótimo para economia, mas deixa muito a desejar quando o assunto é performance. Isso quando o funcionamento está ok, porque qualquer besteira e o mecanismo emperra, geralmente fechado.
Como não é muito difícil mudar o acionamento para mecânico, poderia fazer isso só para teste.

Fora isso sobram as regulagens, de lenta, vazão e modulação.

.:

Otávio Luiz
21/08/2008, 14:56
Cada estágio com a sua entrada de gás, ok.
Dutos de gás avançando para o centro do venturi, não dá para perceber se estão centrados e com chanfro, mas dá pro gasto.
Estão centrados, mas não reparei se tem chanfro. Vou verificar. :concordo:


Pelas fotos também não é possivel identificar um lance importante, se os dutos de gás estão posicionados na região mais estreita do venturí. Se estiverem, beleza, caso contrário já é motivo de perda na capacidade de aspiração do gás.
E aonde fica esta região mais estreita do venturi? Se eles estão no centro do mesmo...:pensativo:


Outra coisa, os dutos devem ter um diâmetro bem estudado. Se o diâmetro for abaixo do ideal existe restrição na saída do gás, se acima do ideal não ajuda em nada para o gás e causa restrição na entrada de ar. Coisa do tipo é determinada pelo FABRICANTE do redutor, e esta determinação leva em conta a cilindrada do motor versus tipo de redutor.
Bom, nessa espero contar com a sorte e que meu kit seja dos bons.


Outra coisa que não vi nas fotos é se nas mangueiras de gás existe um tipo de válvula estilete, na verdade um pequeno cano com um parafusão. Cada mangueira deveria ter um, e isso serve para modular a demanda de gás em função da rotação do motor e coisa do tipo exerce influência no consumo e potência (é o que é feito em alguns kits, de forma beeeeeeem melhorada, pela válvula com motor de passos).
Bem na bifurcação das mangueiras (sim,sai uma mangueira do redutor e na metade do caminho bifurca em duas) tem uma espécie de parafuso de plástico em cada uma das mangueiras. A impresão é que servem pra regular a passagem do gás.



Agora, segundo estágio com acionamento à vácuo é ótimo para economia, mas deixa muito a desejar quando o assunto é performance. Isso quando o funcionamento está ok, porque qualquer besteira e o mecanismo emperra, geralmente fechado.
Vamos ver se faço isso...



Fora isso sobram as regulagens, de lenta, vazão e modulação.
Aí que o bicho pega, não manjo nada de mecânica, nem me atrevo a passar muito do que já fiz, ou seja, tirar o filtro de ar e bater fotos...:parede:

Sukys
21/08/2008, 16:31
Estão centrados, mas não reparei se tem chanfro. Vou verificar

Isso é detalhe, mas de detalhe em detalhe é que existe a melhora no desempenho.


E aonde fica esta região mais estreita do venturi? Se eles estão no centro do mesmo...

Dê uma olhada em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=463379&postcount=286

Imagine a figura como sendo um carburador deitado, com vista em corte.
A ponta do tubo mesclador está na região em que o venturí apresenta o menor diâmetro, justamente a zona de maior velocidade do ar admitido, que não por acaso é a que apresenta a maior depressão, necessária para "chupar" o gás.
Sobre ESTE DETALHE, não importa se o tubo tem entrada radial ou longitudinal, o importante é que a saída do gás aconteça no eixo imaginário do venturí E NA região de menor diâmetro, as duas coisas.

Esta figura, por sinal, é um exemplo de como instalar o tubo mesclador sem a necessidade de furar o carburador. No seu seria um tanto quanto complicado por causa da tubagem de gasolina que impede uma entrada centralizada pela boca, mas em outros, além de ser simples é a configuração que apresenta melhores resultados.


Bem na bifurcação das mangueiras (sim,sai uma mangueira do redutor e na metade do caminho bifurca em duas) tem uma espécie de parafuso de plástico em cada uma das mangueiras. A impresão é que servem pra regular a passagem do gás.

Ajuste de vazão em função da rotação do motor.
Serve para "engordar" em alta sem "engasopar" em baixa.


Aí que o bicho pega, não manjo nada de mecânica, nem me atrevo a passar muito do que já fiz, ou seja, tirar o filtro de ar e bater fotos...

Você não participa de um clube de 4X4, aí de Curitiba?
Não tem nenhum outro jipeiro que faça uso de GNV e que conheça, pelo menos, os ajustes necessários para o gás?


Ah, sem esquecer da sua pergunta que originou a conversa: entre o SEU carburador furado e a lata furada, esquece que existe lata furada, aquilo é coisa que só fica bem em latinha de cerveja, e mesmo assim só na hora de beber. :mrgreen:

.:

Otávio Luiz
21/08/2008, 16:52
Você não participa de um clube de 4X4, aí de Curitiba?
Não tem nenhum outro jipeiro que faça uso de GNV e que conheça, pelo menos, os ajustes necessários para o gás?
Jipes com GNV são poucos por aqui, não conheço ninguém...:(


Ah, sem esquecer da sua pergunta que originou a conversa: entre o SEU carburador furado e a lata furada, esquece que existe lata furada, aquilo é coisa que só fica bem em latinha de cerveja, e mesmo assim só na hora de beber. :mrgreen:

.:

Valeu Sukys:!::!::!:
Vou partir pro plano B, o variador de avanço... sem esquecer de deixar o segundo estágio abrindo mecânicamente...:concordo:

Sukys
21/08/2008, 20:32
Uai, variador pra quê?

.:

Otávio Luiz
21/08/2008, 20:47
Uai, variador pra quê?

.:

POR CAUSA DO PONTO:!::!::!:
Pelo que sei (e não sei muita coisa) o ponto na gasolina no Niva é perto do zero, 0,2... no álcool 7º (por favor, confirmem a informação:!:) e no gás chega perto dos 12º (confirmação:?:).
Seguindo este raciocínio, não vale a pena variar o ponto mecanicamente de 7º a 12º:?:
Ou tá tudo errado? :shock:
Já ouvi falar maravilhas do variador de avanço, que só ele resolve, et...

Gustavo Niva
21/08/2008, 21:25
Ó Otávio,
aquela manguera dobrada que eu falei que não deve influenciar em nada, deve sim... principalmente depois que o motor esquenta e ela amolece mais (tipo acontece com a do meu hidrovácuo ehehehe)... viu pq não deve confiar em nego burro tipo eu? :parede:

O lance do ponto já li um bocado das aulas do sukys, então vo postar aqui abaixo um monte de bobagem pra depois alguém que saca do assunto corrigir... :mrgreen:

http://img297.imageshack.us/img297/5557/novoaimagemdebitmapzq7.th.png (http://img297.imageshack.us/my.php?image=novoaimagemdebitmapzq7.png)
Página 31 do Album.pdf que tem em nivasgerais4x4

O variador de avanço vai deslocar as curvas horizontalmente (em cima = avanço a vácuo, em baixo = avanço centrifugo), p.ex. entre 7o e 12o, porém vai manter o mesmo "formato" da curva original (inclinação, etc)... mas é mais interessante tu variar o formato da curva, pois dá pra achar um avanço inicial razoável pros 2 combustíveis, mas como a dinâmica deles é diferente... ah pqp, dexa alguém que saca escrever.... fui......

blablabla, acho que dá pra estimar a pressão pela derivada 2a da rpm hehehe :mrgreen: :parede:


.

Sukys
22/08/2008, 02:47
POR CAUSA DO PONTO:!::!::!:

Acho que você ainda não entendeu a função do RCI...


Pelo que sei (e não sei muita coisa) o ponto na gasolina no Niva é perto do zero, 0,2... no álcool 7º (por favor, confirmem a informação:!:) e no gás chega perto dos 12º (confirmação:?:).

Os valores não são estes e mesmo que fossem, esquece, porque seu motor não é original.


Seguindo este raciocínio, não vale a pena variar o ponto mecanicamente de 7º a 12º:?:
Ou tá tudo errado?

Tudo errado.


Já ouvi falar maravilhas do variador de avanço, que só ele resolve, et...

Variador "de grife" substituído pelo RCI, resultado preliminar, ainda sem o devido ajuste:

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/showthread.php?t=67&page=39


Página 31 do Album.pdf que tem em nivasgerais4x4

Estes gráficos não são do Niva, nem aqui nem na Rússia.


O variador de avanço vai deslocar as curvas horizontalmente (em cima = avanço a vácuo, em baixo = avanço centrifugo), p.ex. entre 7o e 12o, porém vai manter o mesmo "formato" da curva original (inclinação, etc)...

Exatamente, é isso que fazem os variadores que existem por aí, e isso é errado (este comentário vale para os variadores que funcionam, porque tem muito lixo que nem isso faz)


... mas é mais interessante tu variar o formato da curva

Exatamente, e esta é UMA das coisas que só o RCI faz.

-------------------

Sobre o ponto de ignição:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=465014&postcount=298

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=465016&postcount=299

Sobre o ponto de ignição, em versão "braille":

http://4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=489360&postcount=107

.:

Otávio Luiz
22/08/2008, 09:41
Então meu RCI é melhor que os variadores de avaço?!?!? YES!!!!!:dance: Acertei uma...
Vou verificar aquelas mangueiras estranguladas e melhorar a abertura do segundo estágio, só não sei quando farei isso, mas volto e posto os resultados.

Gustavo Niva
25/08/2008, 22:15
Estes gráficos não são do Niva, nem aqui nem na Rússia.A menos que o manual esteja errado, o que eu sinceramente não duvido, esses gráficos são do Niva 1.7 a gasolina em algum lugar do mundo... já pensei em catar uma pistola de ponto e um manômetro pra tentar ver o mapa do meu, mas "faltou tempo"... porque esses gráficos que estão no manual não são os do niva? (Pra mim parecem certos :mrgreen: :parede: )


"... mas é mais interessante tu variar o formato da curva" Exatamente, e esta é UMA das coisas que só o RCI faz.Eu achava que era a única coisa, mas com 2 curvas diferentes... :pensativo:

Sukys
26/08/2008, 00:55
A menos que o manual esteja errado, o que eu sinceramente não duvido, esses gráficos são do Niva 1.7 a gasolina em algum lugar do mundo...

Gustavo, você está se referindo ao 1.7 injetado?
Nos motores injetados o gráfico de avanço é tridimensional (o terceiro eixo leva em conta a depressão ou massa de ar admitido) e o gráfico que você postou só tem duas dimensões (RPM e avanço).
Ok, por uma questão de simplificação (ou exemplificação) o terceiro eixo foi suprimido, mas mesmo assim a coisa não bate porque a curva gerada por um sistema microprocessado é muito mais complexa, não é formada por apenas três segmentos de reta, coisa típica de avanço centrífugo.


porque esses gráficos que estão no manual não são os do niva?

Por um motivo muito simples: no gráfico postado, de 2.500 a 3.000 RPM o avanço retrocede (diminui o valor angular) e não existe avanço centrífugo que consiga fazer isso.
Com avanço centrífugo é possível, no máximo, atenuar ou limitar o valor angular em relação a rotação, só isso. Retroceder, jamais.
Aliás, necessidade de retrocesso de ponto em alta rotação é coisa de motor turbinado e não aspirado, e mesmo assim este retrocesso só é possível com uso de eletrônica.

Por isso que eu escrevi que este gráfico não é do Niva, nem aqui e nem na Russia. :-)

Fora este "pequeno detalhe", eu tenho dois manuais de serviço do Niva, em português e em inglês, e nos dois o mapa de avanço centrífugo é diferente do postado.


Eu achava que era a única coisa, mas com 2 curvas diferentes...

Acho que está havendo uma pequena confusão.
O RCI é capaz de gerar 'n' curvas, só que na versão bi-combustível (gasolina/gás ou álcool/gás) existem dois ajustes, um para cada curva, e cada curva para cada combustível, onde a respectiva curva é habilitada de forma automática.

.:

Gustavo Niva
26/08/2008, 02:10
Gustavo, você está se referindo ao 1.7 injetado? [...] não é formada por apenas três segmentos de reta, coisa típica de avanço centrífugo.O Manual é do 21213 (1.7 carburador) e 21214 (1.7 monoponto)... pelo que entendi, ambos tem distribuidor.


Por um motivo muito simples: no gráfico postado, de 2.500 a 3.000 RPM o avanço retrocede (diminui o valor angular) e não existe avanço centrífugo que consiga fazer isso. [...] Por isso que eu escrevi que este gráfico não é do Niva, nem aqui e nem na Russia. :-)Valeu! :concordo: Mas tá lá no 'manual'... fico imaginando o que mais pode estar errado nesses manuais (p.ex. (http://niva.caroba.net/index.php/topic,240.0.html)), e até entendo um pouco melhor porque tem tanto "tacanho do niva" por aí...


Fora este "pequeno detalhe", eu tenho dois manuais de serviço do Niva, em português e em inglês, e nos dois o mapa de avanço centrífugo é diferente do postado.É vero... acabei de ver :oops: , mas como não sabia o lance do retrocesso, nem imaginava qual tinha menos chance de estar errado :-D


Acho que está havendo uma pequena confusão.
O RCI é capaz de gerar 'n' curvas, só que na versão bi-combustível (gasolina/gás ou álcool/gás) existem dois ajustes, um para cada curva, e cada curva para cada combustível, onde a respectiva curva é habilitada de forma automática.Sim, eu me expliquei mal... acho que quis dizer "2 curvas distintas"... mas entendi... esse final de semana finalmente vi um, "monocombustível", pena que ainda não tava instalado...


[]s
Gustavo.


.

Sukys
26/08/2008, 03:23
O Manual é do 21213 (1.7 carburador) e 21214 (1.7 monoponto)... ambos usam distribuidor

O fato de existir distribuidor não significa que o avanço é mecânico.
Não tenho o manual do monoponto, e embora em motor injetado o mais comum é encontrar curva de avanço mapeada pode até ser que este motor possua distribuidor "à lá antiga", mas seja lá o que for, motor aspirado não requer retrocesso de avanço, e pelo avanço centrífugo não é possível fazer coisa do tipo, tanto que tenho o ATI, justamente para atrasar o ponto de motores turbo ou que fazem uso de nitro.


Ali é do distribuidor desses nivas 1.7, tem avanço centrífugo e a vácuo

O gráfico do avanço à vácuo, o de cima com escala em mmHg, tudo bem, mas o de baixo, sem chance.


fico imaginando o que mais pode estar errado nesses manuais (p.ex.), e até entendo um pouco melhor porque tem tanto "tacanho do niva" por aí...

Também não é assim. Erros acontecem e quando encontrados existe revisão. Por isso que quando existe opção de cópia sempre é bom ficar com a última versão.
E diga-se de passagem, os manuais de serviço da Lada são um primor de detalhes, e são assim justamente por causa da precariedade (ou falta) de recursos na antiga URRS.
Lá o indivíduo aprendia a dar nó em pingo d'água. Por aqui também não existe tanto recurso, mas tudo é tratado como descartável.


esse final de semana finalmente vi um, "monocombustível", pena que ainda não tava instalado

Uai, é só ter o seu RCI. Duvido que não goste do resultado.

.:

Flugêncio
26/08/2008, 08:16
Gustavo,

Se quiser ver um RCI bicombustível instalado é só ir ver no Niva Cangaceiro, não lhe cobrarei nada pra lhe mostrar rs rs rs

glausians
26/08/2008, 09:29
Bom, eu sou de curitiba, e tenho no meu niva um cilindro de 25 m³
o rendimento nao deixa a deseja, apesar da taxa de compressao estar muito baixa, proximo a original, que ja eh baixa pra gasolina...
mas vai bem e nao perde tanto rendimento...

Gustavo Niva
26/08/2008, 20:32
Gustavo,
Se quiser ver um RCI bicombustível instalado é só ir ver no Niva Cangaceiro, não lhe cobrarei nada pra lhe mostrar rs rs rsVou passar aí sim... tô me coçando pra comprar um RCI, mas os escorpiões (sim, se multiplicaram), ainda não tão deixando heheheh

[]s
Gustavo.

Soldier
01/09/2008, 11:30
bom

acho q vou acabar colocando um comando aerocar, ta R$ 360,00 + MO..deve sair uns 500 reais...bom vamos ver se vai valer a pena o investimento.

Será q tem alguem de sp com niva a gás e com esse comando?

Eae Gabriel, o que que deu :?: Relate se houve mudanças ou melhoras... um amigo meu comprou um Niva com Gás e tá com o mesmo problema... se vc conseguiu solução, pode ser a solução dele tb... :smile:

[]s :concordo: