PDA

Ver Versão Completa : Primeira experiencia frustrada...



leoayres
04/08/2008, 11:46
Caros,

Comprei uma tracker zero km a 2 meses e ontem pude finalmente colocar na areia para testa-la na tracao 4x4.
Eu não tinha nenhuma experiencia por isso levei um amigo para me dar uma dicas.

Fui ali pro beach park onde a areia é um pouco fofa e entrei de 4x4 Hi de 1a marcha conforme orientação de meu amigo. A calibragem estava 18 lbs

O carro sofreu muito para atravessar talvez pela minha falta de prática. Até que numa subida atolou. Meti a ré e forcei de novo só que não consegui.
Meu amigo assumiu o volante e conseguiu tirar. Porém ele forçou bastante ainda de 4x4 HI que chegou a esfumaçar muito e o cheiro de queimado subiu (embreagem provavelmente). Percebi também que saiu um liquido preto do escapamento.
Nenhuma marcha entrava mais aí achei logo que tinha perdido a embreagem.
Desligamos o carro e esperamos um bom tempo esfriar.
Quando ligamos de novo as marchas entraram coloquei a reduzida e o carro saiu tranquilo.

Levei hoje de manha na codisman (concessionaria chevrolet do ceara) e eles disseram que a embreagem quase foi pro espaço. Me recomendaram sempre usar reduzida em areia e não forcar no 4x4 HI senão a embreagem vai embora.
O cheiro de queimado só vai sair com o tempo... Testaram o carro deram umas voltas e disse que está tudo ok.

Primeira experiencia totalmente frustrada...
Próximo sabado estarei la de novo de reduzida.

Alguem conhece alguem q possa dar algum tipo de treinamento para iniciantes?

Valeu pessoal

Alexandre Souto
04/08/2008, 12:08
Meu caro, curso de conducao existe sim, mas sugiro vc conhecer os limites do seu carro primeiro, conhecer os solos e o comportamento do seu carro neles....

Achu ki o aprendizado vem soh com estas garfs que agente faz mesmo, erros e mancadas em trilhas ou dunas como no seu caso!!!!

Mas um pitaco de um experiente eh sempre bom...

Arrisque e apredera do melhor jeito!!!!!

[]'s e bem vindo ao mundo off-road fora das propagandas de televisao!!!!!

Denilson Maçaneiro
04/08/2008, 19:06
hehehe!
Acho q é por ai mesmo, vc pode ter o maior conhecimento teórico do negócio, mas o bicho pega na prática.
Mesmo que todos te digam " oooo, passa ali dessa forma, que quando eu passei deu certo!!" mas quando vc passar as condições podem ser outras e ai oq fazer???
Só estando na boléia pra ver como a máquina se comporta.

ramalho-vitoria
04/08/2008, 19:47
Prezado Leo Aires,

Parabéns por ter colocado esse depoimento.

Deixe colocar o meu também ocorrido sábado dia 02.

Tenho 58 anos, 40 anos de carteira, acredito que uns 2 milhões de quilometros rodados (sem mentira) e já dirigi sob os mais diversos tipo de condições por todas as Américas.

Com veículos off-road não tenho muita experiência ainda (8.000 km) e como vou fazer uma viagem bem longa (Vitória até o Perú) comecei a dar uns treinos e, inclusive, fiz o curso de off-road aqui em Vitória (Club do Jeep) onde aprendi algumas técnicas.

Neste sábado, com a Nissan com motor chipado (182 hp) fui dar mais um treino. Primeiro êrro, estava sózinho. Ia indo tudo bem até que na passagem de um ponto tinha uma ponte por sobre uma manilha e, para evitar raspar o fundo do carro optei em passar pelo lado pois aparentemente estava tudo seco e a distãncia era mínima, uns 2 metros de largura.

Resultado era uma movediça de turfa ( você sabe o que é isso). Resultado não tem 4X4, hi ou low, nem bloqueador que tire o carro de uma situação dessa.

A Nissan afundou quase pela metade e eu sózinho com a esposa. Tive que andar uns 2 km até uma fazenda onde o cara com um trator dos grandes foi lá me tirar e depois me falou que uma vez uma vaca caiu ali e morreu atolada.

Hoje lavei a Nissan. Nada ocorreu de mal pois é um carro ultra robusto mas valeu o susto de não dispor de recursos na hora da dificuldade.

Resumo da ópera: É no êrro que se aprende. Cada dia é cada trilha é cada trilha.

Bem vindo ao mundo do off-road.

Daniel_Lima
04/08/2008, 21:04
Leo Ayres, quando a gente começa no mundo 4x4 é assim mesmo, mas o melhor é realmente andar com quem tem mais experiencia para pegar os macetes. Tem que ter cuidado com a embreagem que é a primeira que sente a falta de experiência. Tô sempre indo nos finais de semana passear nas praias (cumbuco, cauípe, prainha, iguape, flexeiras...) inclusive um dos amigos que anda com a gente tá começando agora com uma tracker tambem. Qualquer coisa entra em contato que a gente combina uns passeios.

[]'s

Daniel

leoayres
05/08/2008, 11:18
Valeu Daniel.

Quando ocorrem essas viagens em grupos?

Daniel_Lima
05/08/2008, 16:33
Leo esses passeios ocorrem quase todos os finais de semana, no próximo domingo estamos planejando ir até o pecem e depois voltar pra lagoa do banana.

[]'s

Daniel

Murillus
05/08/2008, 16:56
Comprei uma tracker zero km a 2 meses e ontem pude finalmente colocar na areia para testa-la na tracao 4x4.


kkk...

eu fiz muito pior que vc...

fui pra canoa e depois de deixar a bagagem no hotel, corri pra praia... esqueci de baixar os pneus...

mas como a mare tava seca, eu consegu andar... na volta fui subir uma duna pra ver o por do sol... ai fiquei...

puto por que os bugueiros passavam facilmente e eu ali enterrado...

foi ai que passou um pescador e me perguntou se eu tinha baixado so pneu... pois é um pescador...

depois de baixar... ai foi show...

[]s

Murillus
05/08/2008, 17:16
... Fui ali pro beach park onde a areia é um pouco fofa ... A calibragem estava 18 lbs ... Meti a ré e forcei ... chegou a esfumaçar muito e o cheiro de queimado subiu (embreagem provavelmente) ... coloquei a reduzida e o carro saiu tranquilo.



Vou comentar os erros... ok...

beach park é o pior lugar pra se aprender a usar o seu 4x4... a areia e frouxa e a mare sobe muito... ja vi um cara ter um pt de uma tracker por isso...

18 lbs... eu chego a andar ate com 10 lbs principalmente quando a areia esta frouxa...

forcei... 4x4 é muito mais manha que força... eu resumiria assim 80% braço e 20% carro... e isso so se aprende andando...

reduzida... que bom que vc fez isso, mas lembre-se de so usar a reduzida em baixa velocidade... 40 km/h... e so ligar e desligar quando o carro estiver parado...

[]s... vamos marcar umas trilhas... tb tenho uma tracker so que ja ta modificada... mas vc acompanha facil-facil...

umas fotos...
1) brincado na dunas (tava original)
2) passeio na praia
3) ja levantada
4) logo do grupo
5) comparando a tracker levantada com um troller

leoayres
05/08/2008, 23:38
Valeu Murillus pelas dicas.

Mas poderia me indicar então um lugar "seguro" para aprender?

Carlos Bernardo
06/08/2008, 09:42
Leo, uma boa pedida no seu caso, além de um cursinho básico de condução off road, é marcar uns passeios leves/médios com uma turma mais experiente.

Vc vai pegando as manhas vendo o que os mais PRO fazem em determinadas situações...

Mas ó: não desanima não! =-D

Murillus
06/08/2008, 18:06
Valeu Murillus pelas dicas.

Mas poderia me indicar então um lugar "seguro" para aprender?


pecem taiba paracuru lagoinha flexeiras mundau...

iguape batoque aguasbelas caponga morrobranco...

sabados o pessoal se reune pra brincar nos cataventos no BP...

leoayres
07/08/2008, 07:07
Caros,

Quando a galera pretende fazer um passeio light desses aqui no Ceara?

Quero ir também.

Murillus
07/08/2008, 14:55
Caros,

Quando a galera pretende fazer um passeio light desses aqui no Ceara?

Quero ir também.

Leo,

Evento: 1º Lual Do Rapaziada

Local: Na Barraca Do João, No Batoque
Data: 16/08/08 e 17/08/08
Tipo De Trilha: Beira De Praia, Leve.
Valor Do Kit: Sem Valor.
Vagas: Ilimitado.
Obs: Cada Um Levando Uma Barraca, Para Acamparmos Lá
Horário e local de saída: 12 hs (a combinar ainda)

Confirmados:
- Andrezim
- Murillus
- Leonardo
- Artur
- Osvaldo

Duany
08/08/2008, 14:08
Oiii pessoal...
Tenho uma Sportage 99/00, comprei a pouco tempo e nunca experimentei o 4x4, porém tive uma péssima estréia. Moro em uma estrada de terra, muito lisa com a chuva, fui tranquila crente que com um 4x4 em mãos poderia passar sem problemas, engano meu, na primeira subidinha comecei a rodar, quase fui para o barranco. Dei ré e tentei mais uma vez, mudei de H para L e nada, ela derrapa e não sobe, decidi desistir e voltar pra casa. Alguém pode me ajudar?

Murillus
08/08/2008, 14:41
Oiii pessoal...
Tenho uma Sportage 99/00, comprei a pouco tempo e nunca experimentei o 4x4, porém tive uma péssima estréia. Moro em uma estrada de terra, muito lisa com a chuva, fui tranquila crente que com um 4x4 em mãos poderia passar sem problemas, engano meu, na primeira subidinha comecei a rodar, quase fui para o barranco. Dei ré e tentei mais uma vez, mudei de H para L e nada, ela derrapa e não sobe, decidi desistir e voltar pra casa. Alguém pode me ajudar?

primeiro tenho que te dizer que nao sou muito de lama e erosao...
ja de dunas a coisa é outra...

primeiro problema sao os pneus... pneus street nao serve pra lama pois nao tem traçao...

pneus at... sao os melhores 50% lama 50% asfalto
pneu mud... sao 70% lama 30% asfalto
pneus street... sao 30% lama 70% asfalto

depois vem a marcha... força é sempre = a usar a reduzida...
use uma 3ª ou 2ª reduzida... usar 1ª cava...
mantenha o giro do motor alto...

se poder entrar bem rapido da pra usar uma hi mas acho que no teu caso melhor é reduzir...

pneus com calibragem normal...

cinto de seguranca em todos...

se perder o controle nao freie... tire o pe do acelerador ate ter controle... e depois pise de novo...

teu motor é diesel? use giro em 3000 a 4000rpm
se for gasolina, use o giro de 4000 a 5000 rpm
uma 2ª ou 3ª reduzida...

[]s

MarcSport
08/08/2008, 16:17
Oiii pessoal...
Tenho uma Sportage 99/00, comprei a pouco tempo e nunca experimentei o 4x4, porém tive uma péssima estréia. Moro em uma estrada de terra, muito lisa com a chuva, fui tranquila crente que com um 4x4 em mãos poderia passar sem problemas, engano meu, na primeira subidinha comecei a rodar, quase fui para o barranco. Dei ré e tentei mais uma vez, mudei de H para L e nada, ela derrapa e não sobe, decidi desistir e voltar pra casa. Alguém pode me ajudar?

Veja se as rodas dianteiras também patinam ou só as traseiras, talvez esteja com as rodas livres ruins. E poste o modelo e estado dos pneus, ou melhor ainda, poste uma foto.
[]s

Murillus
10/08/2008, 15:30
beach park é o pior lugar pra se aprender a usar o seu 4x4... a areia e frouxa e a mare sobe muito... ja vi um cara ter um pt de uma tracker por isso...

achei um video que mostra bem o perigo do BP...

http://br.youtube.com/watch?v=8YGaT5mmjW8&feature=related

areia frouxa e proximidade do mar...

Murillus
10/08/2008, 16:20
Se alguem ainda tem duvidas do poder da TRACKER...

http://br.youtube.com/watch?v=L_zUoeme3i4&feature=related


[]s

ps: ela ainda tava 100% original

leoayres
11/08/2008, 19:20
Murilus,

fui sabado no Cauipe com o FabioSM. Foi bem tranquilo. Nao tive dificuldade e a Tracker respondeu direitinho.

Valeu pelas dicas.

Murillus
12/08/2008, 17:58
Valeu leo,

viu como é bem mais facil andar por la...

devagar e sem pressa vc vai longe...


[]s