PDA

Ver Versão Completa : Pintura automotiva



ojaneri
10/08/2004, 16:35
Ola a todos,

Apareceu uma oportunidade para a pintura do meu veiculo onde eu só gastaria com o material, entao acho que vou aproveitar pois ele esta bem judiado com a ferrugem (o carro é 1994 com pintura original ainda).

Estou pensando em pintar tambem o chassi e a suspensão, mas tenho algumas duvidas quanto a pintura automotiva.

A tinta PU é realmente superior a sintética? Ela precisa de verniz? Estarei pintando provavelmente de laranja.

E quanto ao chassi e suspensão (jumelos, molas, barra de direção, proteções, etc) irei pintar tudo também, a PU é indicada para esse caso ou é melhor uma outra?

Valeu!

elcio
10/08/2004, 17:32
ojaneri

apenas no chassi vc usa PU e nao precisa de verniz.
na lataria use tinta metalica, ai sim com verniz.

[]´s

leovalle
10/08/2004, 17:33
Ola a todos,

Apareceu uma oportunidade para a pintura do meu veiculo onde eu só gastaria com o material, entao acho que vou aproveitar pois ele esta bem judiado com a ferrugem (o carro é 1994 com pintura original ainda).
Estou pensando em pintar tambem o chassi e a suspensão, mas tenho algumas duvidas quanto a pintura automotiva.
A tinta PU é realmente superior a sintética? Ela precisa de verniz? Estarei pintando provavelmente de laranja.
E quanto ao chassi e suspensão (jumelos, molas, barra de direção, proteções, etc) irei pintar tudo também, a PU é indicada para esse caso ou é melhor uma outra?
Valeu!

Senta o Pau,

A PU não precisa de verniz ou polimento, aplicou secou, brilha pra kct e é mais resistente. O processo de pintura é um pouco mais complicado. Tem a tinta + o tinner específico + o catalizador (que faz ela secar em 40 minutos sem estufa se o tempo estiver seco.). O balde normalmente vem com 3 litros e a proporção é de 3 de tinta pra 1 de catalizador;o tinner é pra diluir e não entupir a pistola. Só misture o que for usar, pois a misturada e não usada seca dum dia pro outro, mesmo que vedada. 1 balde dá pra pintar 2 jipes e meio. (2 demãos já fica o ouro).

O Velociraptor foi totalmente raspado e toda a massa retirada. Não lanternei e meti PU direto, pois vai amassar mesmo e no ET onde pegou só arranhou, ao invés de cair "lajotas". Os arranhões em matas saem facilmente com o polimento. Usei a cor Amarelo Ipê. Veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=5984 ou

Ah, o preço é 3x o valor da comum (que demora mais de 20 dias pra secar fora de estufa).

Acho que vale a pena a PU. gastei:
tinta PU automotiva amarelo ipê: R$ 145,00
Redutor (tinner): R$ 9,50
Catalizador: R$ 12,00

Obs: sobrou mais de 1/2 lata ainda.

[]'s pintados

ojaneri
10/08/2004, 17:51
Ola,

Valeu pela dica, acho que vou ficar na PU mesmo. Só que me disseram que 6 litros dá pra pintar o carro todo (por dentro e por fora). Pelo o que voce me falou, Leo, acho que é exagero, sendo que cada litro sai por cerca de R$ 50,00

Quando pintar, posto fotos!


[]s agradecidos,
Osvaldo

leovalle
10/08/2004, 18:15
Ola,

Valeu pela dica, acho que vou ficar na PU mesmo. Só que me disseram que 6 litros dá pra pintar o carro todo (por dentro e por fora). Pelo o que voce me falou, Leo, acho que é exagero, sendo que cada litro sai por cerca de R$ 50,00
Quando pintar, posto fotos!
[]s agradecidos,
Osvaldo

Osvaldo,

3 litros dá e sobra, mesmo que pinte por dentro.

Esqueci do chassi. retoquei com preto fosco. Custa R$ 10,50 lata e vc gasta umas 2 pra pintar tudo quanto é lugar preto do carro (quadro, chassi, tanque, etc), e ficou excelente.

Agora se tiver grana pra jatear e pintar na pistola, sem dúvida. mas opte pelo fosco que aparece menos os defeitos.

[]'s

ojaneri
10/08/2004, 22:58
Voce retocou com PU no chassi?

Pretendo dar um banho com aquele componentes que tiram ferrugem e depois lixar e pintar com PU. Sera que vale a pena? Por baixo nao tem muita ferrugem, pois o chassi foi todo revisado a menos de 1ano, mas nao foi pintado novamente, somente retocado.

[]s
Osvaldo


Ola,

Valeu pela dica, acho que vou ficar na PU mesmo. Só que me disseram que 6 litros dá pra pintar o carro todo (por dentro e por fora). Pelo o que voce me falou, Leo, acho que é exagero, sendo que cada litro sai por cerca de R$ 50,00
Quando pintar, posto fotos!
[]s agradecidos,
Osvaldo

Osvaldo,

3 litros dá e sobra, mesmo que pinte por dentro.

Esqueci do chassi. retoquei com preto fosco. Custa R$ 10,50 lata e vc gasta umas 2 pra pintar tudo quanto é lugar preto do carro (quadro, chassi, tanque, etc), e ficou excelente.

Agora se tiver grana pra jatear e pintar na pistola, sem dúvida. mas opte pelo fosco que aparece menos os defeitos.

[]'s

leovalle
10/08/2004, 23:54
Voce retocou com PU no chassi?

Pretendo dar um banho com aquele componentes que tiram ferrugem e depois lixar e pintar com PU. Sera que vale a pena? Por baixo nao tem muita ferrugem, pois o chassi foi todo revisado a menos de 1ano, mas nao foi pintado novamente, somente retocado.


Não, como disse gastei 2 latas, mas de tinta automotiva spray, daquelas que se acha em casas de material de construção/bricolagem.

Não sei se vale a pena meter PU por baixo. A vantagem de se pintar com tinta de latinha spray é que vc mesmo retoca e chassi sempre tem que tá sendo retocado pelas porradas por baixo que leva. SE meter Pu lá, todo retoque vai ter que pagar caro. faça todo o processo de limpeza e mete o spray automotivo preto fosco mesmo. Simples e barato.

[]'s

Samurai_MOA
29/09/2004, 00:25
E aih a viatura ficou pronta? Posta umas fotos pra nois vê a nova pintura!

Alexandre Vaz Ferreira
26/11/2005, 14:19
Pessoal

Ressucitando esse tópico... :D

andei pesquisando mas não encontrei... :evil:

Será que qualquer cor de tinta pode ser feita em PU :?: :?: :?:

[]s

leovalle
27/11/2005, 09:46
Pessoal

Ressucitando esse tópico... :D

andei pesquisando mas não encontrei... :evil:

Será que qualquer cor de tinta pode ser feita em PU :?: :?: :?:

[]s

Sim,

A mistura é feita na hora.

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
27/11/2005, 10:00
Sim,

A mistura é feita na hora.


Mesmo em tons metálicos :?: :?: :?: :concordo:

[]s

andretomasi
27/11/2005, 19:47
Vai pintar a Arapuca de rosa-pink é? :shock:

[ ]'s

marcelo nunes
20/12/2005, 02:12
A tinta PU tem seu fundo específico, além do catalisador.

Porém como 90% das tintas são preparadas na hora, já vem catalisadas.

Mesmo assim, não procede a informação que a tinta seca guardada, mesmo bem fechada. Tenho um galão da tinta que usei há mais de 3 meses, só com o fundo da lata. Uso pra retocar com pincel onde estraga por baixo e no assoalho e nem forma aquela nata característica do Esmalte sintético.

Em compensação, meio quarto de Preto que sobrou, esmalte sintético, vive fazendo aquele tampão de nata dentro da lata.

Outra vantagem da tinta PU é que a dureza superficial é muito maior que a duco ou sintética, é muito mais difícil de riscar.

Além disso, qualquer retoque praticamente mão aparece. Alguns retoques que fiz a pincel na lata lisa, com cuidado, nem sequer aparecem.

Para uma pintura bem feita, por cima, por baixo e por dentro, foram 2 galões (7 litros). Comprei 1/4 ( 0,9L )a mais pra garantir e nem abri.

Para o chassi usei PU cinza do chassi do Scania, com essa cor qualquer roblema aparece na hora, além de ficar mais tempo com aspecto de novo mesmo depois de diversas lavagens com solvente. Um quarto e meio (cerca de 1,5L) pintaram o chassi inteiro, com eixos e tudo.

CAVESO
08/02/2006, 21:24
Pretendo dar um banho com aquele componentes que tiram ferrugem e depois lixar e pintar com PU. Sera que vale a pena? Por baixo nao tem muita ferrugem, pois o chassi foi todo revisado a menos de 1ano, mas nao foi pintado novamente, somente retocado.

Que produto é esse que tira ferrugem?

To pintando o meu engesa e vou jogar nele.

marcelo nunes
09/02/2006, 08:13
Produtos que removem a ferrugem eu não conheço, pois ferrugem é óxido de ferro e removê-la sem ser por lixamento, só se existisse algum processo químico que transformasse o óxido em outro composto removível.

Se o produto a que você se refere é o Ferrox, ele não remove a ferrugem.

Por se tratar de ácido fosfórico, quando combinado com o óxido de ferro (ferrugem), a reação química a transforma em fosfato.

Portanto ele fosfatiza a chapa, o que já facilita a aplicação de fundo. só que o aspecto fica enrugado, porque a corrosão removeu ferro da chapa quando o transformou em óxido. Daí ser necessário lixamento, aplicação de fundo cinza, novo lixamento e só então aplicar fundo PU.

No entanto, ele só consegue fosfatizar a camada superficial. Onde houver ferrugem mais profunda ela deverá ser lixada antes de aplicar o Ferrox. Daí, restando uma fina camada de ferrugem, se aplica o produto, formando uma camada fina do fundo fosfatizado.

O fundo cinza adere muito bem sobe a superfície fosfatizada, até melhor que sobre a chapa sem tratamento. Aplicar o Fundo PU diretamente sobre a chapa fosfatizada fará aparecerem os enrugados gerados pela fosfatização, pois o fundo PU não corrige imperfeições.

shuther4x4
22/07/2006, 22:06
Amigos, estou com uma peça sobressalente da minha viatura e gostaria de treinar pintura nela, pois mais prá frente quem sabe eu treine na viatura toda.... Já vi aqui que a tinta PU é a mais indicada. Mas como preparo a superfície?
1. Preciso remover toda a tinta original ou só tirar o brilho?
2. Preciso usar fundo? (não vou mudar a cor, mas talvez a tonalidade)
3. Preciso lixar e polir depois a PU?
4. Demora muito para secar? (esses dias pintei uma rabeta de moto com esmalte sintético e demorou um dia para secar: resultado: ficou cheio de sujeirinha que pegava nela enquanto secava.)
5. Aqueles pontinhos de ferrugem superficial, devo lixar e usar o que? massa rápida?
Desde já agradeço pelas respostas....

Gomes Neto
23/07/2006, 00:56
Sim,

A mistura é feita na hora.

[]'sMesmo em tons metálicos :?: :?: :?: :concordo:

[]s

Com exceção das metálicas, essas são Poliéster.