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Ver Versão Completa : tubinar dodge 5.9 v8



Jose Eugenio Adjuto
03/08/2008, 23:29
Boa Noite, pessoal. Estou necessitando de algumas informações, se puderem me ajudar, já agradeço.Tenho uma dodge ram 5.9 v8 95 e gostaria muito de turbinar seu motor.Um amigo e preparador de motores, de Brasilia me disse q coloca 2 turbos nesse motor sem problema nenhum, enquanto que na Torado de Goiania me garantiram 4 turbos.Eu já conheço um pouco do assunto porque já competi em stock cars em Brasilia, mas gostaria de ajuda no sentido de saber quais melhores turbinas levando-se em conta o custo,(quanto ficaria esse serviço e peças) o ganho de potencia, a durabilidade ou se já encontro esse motor pronto pra troca. Aguardando a ajuda de vocês desde já agradeço.
J E A

duardobruno
04/08/2008, 09:31
EEEEiiittaaaa!!!! 5.9 V8 Turbinado!!!!!!!! Jesus, Maria José!! Vai Explodir? Vai ficar sem freio? Vai parar em Marte? 4 Turbos??? Como me disse um mecânico na fez que eu quis abrir mais minha bomba injetora: Uai sô! Pq ocê não compra logo um Cessna?:dance:

dsamaz
04/08/2008, 10:39
O consumo vai ser astronômico.
O risco de quebra também é grande (já viste qt custa a retífica deste motor?? Só o jogo de pistões beira os R$ 3 mil... Camisas, mais uns R$ 3 mil

Daniel

zoega
04/08/2008, 11:23
4 turbos eu já acho um exagero demais, 2 turbos já de de bom tamanho, e na verdade se fosse pra mim mesmo colocaria 1 turbo só mesmo. É o que pretendo SE futuramente for turbinhar meu V8 4.8...
O interessante para esses casos é o uso de um Procharger, ou turbo de correia, bem fácil a instalação, compacto, não precisa mexer em escape, mas o problema é o preço (tem que pedir de fora), mas se quiser dar uma pesquisada:
http://www.vortechsuperchargers.com
http://www.paxtonauto.com

No caso de turbinas, 2 coisas; tomar o cuidado de dimensiona-la(s) bem, consultar alguém que entende pra depois não ficar com motor estrangulado, perder a turbina prematuramente, ter que mudar/fazer um upgrade ou ainda ficar com a pegada em uma faixa de rpm ruim... E outra, procure turbinas Garret, KKK, Borg Warner, Holset de preferencia novas, fuja de recondicionadas e da Master Power.

De resto não se esqueça de colocar na soma uma embreagem pra segurar bem o tranco e um manometro de pressão de oleo, combusivel, hallmeter, e pressão de turbo pra vc estar sempre de olho no motor, pois perder um motor desse por causa uma mangueirinha que rasgou é dose... A maior responsabilidade mesmo fica por conta do seu preparador que vai fazer o acerto/montagem, pois qdo é bem feito, bem dimensionado e dentro do que o motor aguenta, não dá problema...

Ric Mac
04/08/2008, 11:26
Para um V8 tem que ser 2 turbos ou então um Charger ("Blower") imenso....
Vai ficar o BIXO!

netão
04/08/2008, 11:38
E outra,tu tem que ser dono de um posto de combustivel!!!
Qual o cristão vivo que ocnsegue andar sem pisar num motorzão desse???

Rogerinho
04/08/2008, 12:00
José Eugenio,


Esse motor não tem como ser single-turbo no meu entender !!! Bi-turbo, teriamos uma turbina assoprando cada quatro cilindro, montando um quadri-turbo eu faria duas turbina sequenciais para alimentar cada lado do motor...assim a faixa de torque seria bem linear e não sacrificaria tanto o cambio com a entrega de torque de uma só vez!!!!

Eu não iria de supercharger e nem de blower...usaria turbo mesmo, além de ser mais barato vai ter um resultado melhor !!!




Um forte abraço

DieselPower
04/08/2008, 12:36
Rogerinho,
Teria sim como fazer com apenas uma turbina, basta que os coletores de escape das duas bancadas de cilindros se unam em um só.

José Eugênio,
4 turbinas é um exagero, vai ficar difícil o acerto.
Já duas turbinas é relativamente facil, sendo que os preparadores já montaram vários motres em "V" nesta configuração.
Potência deve-se esperar um ganho de aproximadamente 100% utilizando 1 kgf/cm3 de pressão.
Apenas aconselho a procurar um preparador de renome, pois com uma preparação mal feita irá trazer dores de cabeça e um prejuízo final maior em relaçao ao custo de um bom preparador. Afinal, você não tem um AP que todos estão acostumados a mecher.
Eu iria na Herrera (SP) ou na Prado Powerchips em Cascavel-PR, que já turbinaram muitos motores importados e em "V".
Mas certa vez li que a Nascar turbinou uma Dakota V6 utilizando 0,8 kgf/cm3 e o proprietário jura de pé junto que ela ficou mais econômica que aspirada.

Espero ter ajudado,
ABraço.

Edintruder
04/08/2008, 13:59
O problema de usar apenas uma turbina é que tem que ser grande o suficiente para mandar um fluxo para alimentar os 8 cilindros e pequena o suficiente para encher em baixa, acvredito que bi-turbo é o mínimo que se faça para ficar bom.
Em V8 eu iria de Blower sem pensar!

DieselPower
04/08/2008, 17:17
O problema de usar apenas uma turbina é que tem que ser grande o suficiente para mandar um fluxo para alimentar os 8 cilindros e pequena o suficiente para encher em baixa, acvredito que bi-turbo é o mínimo que se faça para ficar bom.
Em V8 eu iria de Blower sem pensar!


Então Edin, eu quis dizer apenas que seria possível.
Em relação a uma picape equipada com V8, concordo com você, iria de Blower sem dúvidas... Torque em baixa, o lindo ruído ao ganhar rotação, mais fácil de acertar...
Ainda mais neste motor que é bem comum nos EUA, deve ter uma infinidade de Blowers a disposição.
Abraço.

Jose Eugenio Adjuto
10/12/2009, 12:43
Zoega; Diesel Power; Edintruder; Netão; Ric Mac; Rogerinho; vocês ainda estão por aqui ? Tive uma pane neuro (rsrs) e fiquei fora do ar até 3 semanas atrás, mas agora sinto o maior prazer de estar aqui com vocês e agradeço a atenção que vocês me deram e a outros amigos do forum. Fiz várias pesquisas na net e achei interessante as materias sobre compressor centrifugo para colocar no motor 5.9 v8 da Dodge. Gostaria que vocês, me orientem sobre onde encontro, se pode ser usado, preço e instalação e também gostaria de saber se tem outras opções mais viáveis, mais fáceis e baratas e que não tenha que mexer internamente no motor. Mas quero muito a opinião de vocês que são os mestres da área. Outra coisa seria sobre ganho de potencia e durabilidade ou se há algo novo em preparação. Estou ansioso pra saber sobre suas opiniões. Um grande abraço a todos.
J E A (zeca)

Giba Diesel
10/12/2009, 14:01
Eu sugiro que você de uma olhada numa loja chamada summit racing, fica na califórnia, USA. www.summitracing.com. Loja seríssima, pode comprar sem susto. Só fica de olho em custo de frete, impostos e etc.

Até pouco tempo atrás eu recebia um catalogo deles que tinha TUDO para V8. Tinha motor fechado, tinha kit para você aumentar potencia através da troca de peças do cabeçote e etc. Me lembro também que tinha kits de compressor plug-n-play para diversos motores, só não lembro se tinha para dodge.

Se você falar inglês, liga lá que a galera é atenciosa e você descobre fácil se tem o que precisa e quanto custa.

Agora, de qualquer maneira, prepara o bolso.

Um abraço

SERGIO AUGUSTO
10/12/2009, 19:51
Fala José Eugenio:
Moro aqui em Unaí também. Poderíamos nos encontrar qualquer hora destas, que posso te dar umas dicas sobre a turboalimentação da máquina. Uma pergunta; sua RAM é a preta "INTERCEPTOR"?
A princípio, se colocar uma dupla de turbos, com wastegate/valvula eletromagnética (01 pra cada quatro cilindros), posso te ajudar a dimensionar o par de turbos com umas planilhas que tenho,colocar uma bancada extra de bicos injetores, colocar um gerenciador de injeção eletronica(tipo FUEL TECH ou CM RACING), coletores dimensionados(em Brasilia tem um cara que faz bem, coletores, até em inox, eu conheço o cara), conseguirá dobrar a potencia,e manter o carro comportado, sem problemas. Este motor, como tem grande capacidade volumétrica(5.9L), ciclo otto(a gasolina), com pouca pressão de turbo, já é possivel transforma-lo num monstro. Com 1 bar de pressão de turbo, e alguns ajustes, chega-se fácil a 450 ou 500cv a 4500 RPM, e a 65 a 70 Kgf/m de torque, alí pelas 2500 RPM. E se seu motor estiver OK internamente, não precisará mudar nada ou quase nada por dentro, a não ser que queira algo além do dobro da potencia. É importante lembrar, que as relações de transmissão(cambio/diferencial), devem ter uma atenção especial, pois de nada adianta aumento de potencia e torque,(considerando que o motor vai trabalhar na mesma faixa de RPM), se as relações continuarem originais; sua velocidade final não aumentará, mas o consumo sim. Se "alongar" o diferencal, vai aproveitar bem o aumento da potencia e torque sem alterar na mesma proporção o consumo.
Bem, depois, se quiser, da uma passada lá na PIVOT,(concessionária maquinas CASE/PIVOTs VALLEY), trabalho lá, que a gente troca umas idéias.
Um abraço
Sérgio

cRiPpLe_rOoStEr
31/12/2009, 04:17
Esse motor não tem como ser single-turbo no meu entender !!! Bi-turbo, teriamos uma turbina assoprando cada quatro cilindro, montando um quadri-turbo eu faria duas turbina sequenciais para alimentar cada lado do motor...
Eu não iria de supercharger e nem de blower...

um turbo só até pode ser feito mas a idéia do biturbo me agrada mais por permitir dimensionar melhor o escapamento, ou mesmo esse esquema do duplo estágio...

a propósito: me entusiasma mais o turbo, mas eu fico balançado pelo blower...

maiquelaugusto
08/12/2020, 04:08
Fala José Eugenio:
Moro aqui em Unaí também. Poderíamos nos encontrar qualquer hora destas, que posso te dar umas dicas sobre a turboalimentação da máquina. Uma pergunta; sua RAM é a preta "INTERCEPTOR"?
A princípio, se colocar uma dupla de turbos, com wastegate/valvula eletromagnética (01 pra cada quatro cilindros), posso te ajudar a dimensionar o par de turbos com umas planilhas que tenho,colocar uma bancada extra de bicos injetores, colocar um gerenciador de injeção eletronica(tipo FUEL TECH ou CM RACING), coletores dimensionados(em Brasilia tem um cara que faz bem, coletores, até em inox, eu conheço o cara), conseguirá dobrar a potencia,e manter o carro comportado, sem problemas. Este motor, como tem grande capacidade volumétrica(5.9L), ciclo otto(a gasolina), com pouca pressão de turbo, já é possivel transforma-lo num monstro. Com 1 bar de pressão de turbo, e alguns ajustes, chega-se fácil a 450 ou 500cv a 4500 RPM, e a 65 a 70 Kgf/m de torque, alí pelas 2500 RPM. E se seu motor estiver OK internamente, não precisará mudar nada ou quase nada por dentro, a não ser que queira algo além do dobro da potencia. É importante lembrar, que as relações de transmissão(cambio/diferencial), devem ter uma atenção especial, pois de nada adianta aumento de potencia e torque,(considerando que o motor vai trabalhar na mesma faixa de RPM), se as relações continuarem originais; sua velocidade final não aumentará, mas o consumo sim. Se "alongar" o diferencal, vai aproveitar bem o aumento da potencia e torque sem alterar na mesma proporção o consumo.
Bem, depois, se quiser, da uma passada lá na PIVOT,(concessionária maquinas CASE/PIVOTs VALLEY), trabalho lá, que a gente troca umas idéias.
Um abraço
Sérgio
Bom dia Sérgio . Me consegue o nome do mecânico de brasília que faz o turbo para o motor da Dakota a minha é v6


Muito obrigado