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Ver Versão Completa : Tracao - Pajero TR4 FLEX



drbart
02/08/2008, 23:52
Ola ,
Comprei ha 2 semanas uma Pajero Tr4 flex automatica 08 zero (meu primeiro carro aut) e gostaria da saber usar corretamente o sistema de tracao pois vou viajar para praia daqui a alguns dias. Tenho algumas perguntas e gostaria que aqueles que souberem por favor me respondam
1- Quando usar 4HLc e 4LLc? Por exemplo areia de praia, aquela mais solta ? Usa qual? Ja a areia mais perto do mar, mais firme?
2- Sempre que usar 4HLc e 4LLc devo colocar a transmissao na posicao "D"? Ou tem alguma situacao q devo usar "D2'' ou ''L'' ?
3- O overdrive , quando desligar? Quando em reduzida? (o q e exatamente esse overdrive?)
4- Para subir uma duna ? Qual a tracao e a posicao da transmissao? E para andar na duna depois de ter subido? Mantem a mesma coisa?
5- Como desatolar o carro? Qual a tracao e a posicao da transmissao?
6- No cotidiano , a 4x2 , quando devo usar D2 e L? e qnd devo desligar o overdrive?
7- No carro automatico , eu devo mexer no freio de mao ( puxar ou baixar)SEMPRE antes de movimentar a alavanca de transmissao ao estacionar ou sair?

Agradeco desde ja a ajuda.

JP4x4
14/05/2009, 14:23
Como tenho as mesmas dúvidas, levanto este tópico para algum foreiro amigo, de alma boa, nos ajudar :)

abraço a todos

JP

TR4 AT 2007 - Por enquanto original mas com possível lift de 1,5' e mudança de pneus :)

Drovk
14/05/2009, 17:00
Caracas!!!!

Tô vendo que vc comprou este TR4 sem manual, pois tudo isso está lá! Aliás, acho que também está descrito naquele adesivo da porta.

Bom, de qualquer forma, algumas das suas dúvidas dependem da experiência de quem está acostumado a andar na areia o que não é meu caso. Sendo assim, vou deixar estas respostas para os universitários.
Caso ninguém mais experiente te responda, assim que chegar em casa, vou descreve o que diz o manual no caso da areia, ok?

:concordo:

1 ab.,
Drovk

freitasjr
15/05/2009, 14:15
Bem, bom dia amigos, respondendo as perguntas do forista "drbart" que irão servir p/ todos:

Pergunta 1) A tração 4H pode ser usada no asfalto, no caso de dias de chuva ou da pista está melada de óleo, etc.. ou piso de piçarra escorregadia... com a finalidade de se evitar que o carro escorrege, saia de lado, ou seja, dar maior estabilidade.

A tração 4HLC pode ser usada em lama leve(daquelas fininhas) e p/ andar em Dunas. O segredo de se andar em dunas é baixar bem a pressão dos pneus. De 20 a 15 libras, dependendo das condições que a areia esteja. Se o areião estiver fofo, usa-se a 4HLC e pé embaixo(45, 50, 60 Km/h p/ cima). Com em 3ª marcha(overdrive Off).
Agora se a areia estiver muito fofa e for andar devagar entre 20 a 40 Km/h, colocasse a tração 4LLC(reduzida) e o câmbio em Drive.

Se for subir duna bem íngrime, porém curta, câmbio na posição 2 e reduzida(4LLC)
Se for subir duna um pouco íngrime, porém longa, tração em 4HLC e câmbio na 2ª ou 3ª marcha(od off)

Se for andar naquela areia de praia durinha(próxima ao mar) tração em 4H ou 4HLC e câmbio em D, pois vc pode desenvolver velocidades maiores como 70 Km/h.

Pergunta 2) Não, Não é obrigado usa o câmbio sempre em D, quando se usar a tração, depende da situação. P/ lama(daquela grossa tipo mingaú) por exemplo, usa-se a 4LLC(reduzida) com o câmbio na posição 2.

Se for atravessar um alagado muito profundo e longo, 4LLC(reduzida) e câmbio na posição L(1ª marcha)
Se for Descer uma duna ou barranco muito íngrime, evita-se usar o freio de pé, e utiliza-se o freio motor, p/ isso, tração 4LLC e câmbio na posição L.

Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.

Pergunta 4) Já foi respondido acima, e é claro depois de se vencer o desafio(subir a duna) pode-se voltar a tração p/ 4HLC e posicionar o câmbio na 3ª marcha(od off) p/ continuar a andar na areia.

Pergunta 5) Quando o carro atola, a pior coisa que se pode fazer é continuar acelerando, pois os pneus vão cavar mais ainda e enterrar mais o carro.
Deve-se sair do carro, cavar em volta dos pneus e debaixo do carro(p/ liberar os diferenciais da areia), procurar calçar os pneus com galhos, vegetação ou até mesmo os tapetes do carro, reduzir(se for o caso) posicionar o câmbio em R(de preferência) ou em D, e tentar sair suavemente, acelerando gradativamente, aos poucos(no caso se for areia/dunas).

Pergunta 6) No dia a dia no asfalto em 4x2 ou no asfalto molhado em 4H, usa-se sempre o câmbio na posição D, afinal vc comprou um carro automático, e não faz sentido, ficar mudando de marcha p/ guiar o carro.
Na estrada também em D, porém no caso de uma ultrapassagem(por exemplo quando se está atrás de um caminhão) pode-se desligar o overdrive(od-off) p/ se reduzir p/ a 3ª marcha e depois que fizer a ultrapassagem, liga-se o overdrive p/ que o carro fique em 4ª marcha(D) e tenha uma economia maior de combustível.

Pergunta 7) Sim, nunca segure o carro(em uma ladeira por exemplo) com o câmbio em P - ao estacionar, primeiro vc puxa o freio de mão e depois põe o câmbio em P.
Ao sair, tire primeiro o câmbio da posição P e depois abaixe o freio de mão.

Note que algumas pessoas fazem ERRADO de primeiro colocar o câmbio em "P" para segurar o carro e depois puxar o freio de mão. Ao fazer isso, note que quando for mexer na alavanca de câmbio novamente p/ retira-lo da posição P, a alavanca estará bem DURA de se puxar, e isso poderá dar uma "trava de torque" e danificar algo. Não é algo que vá danificar na 1ª ou 2ª vez que vc proceder assim, mais com o uso frequente poderá causar algum problema; por isso, prefira proceder da forma como expliquei no parágrafo anterior.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Del Carlo
15/05/2009, 23:27
Eu ia abrir um tópico sobre bloqueio, mas vou me utilizar
deste por se tratar da transmissão ...

A pergunta é se há algum bloqueio de diferencial traseiro e ou dianteiro disponível no mercado nacional que sirva na TR4???:pensativo::pensativo:

Estou procurando pelos quatro cantos e não estou conseguindo achar nenhum equipamento .....:-(:-(

freitasjr
16/05/2009, 01:13
Eu ia abrir um tópico sobre bloqueio, mas vou me utilizar
deste por se tratar da transmissão ...

A pergunta é se há algum bloqueio de diferencial traseiro e ou dianteiro disponível no mercado nacional que sirva na TR4???:pensativo::pensativo:

Estou procurando pelos quatro cantos e não estou conseguindo achar nenhum equipamento .....:-(:-(


Olá Del Carlo, parece que existe sim. Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53519 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53519) na Msg de Nº #9 o forista MauaRJ conta que o "Felipe Bailune" também daqui do fórum, achou um bloqueio 100% da ARB p/ a TR4(parece ter tanto p/ o dif. diant. como p/ o tras.), porém parece que só vende fora do Brasil; terá que mandar vir p/ cá.
Manda uma MP(msg privada) p/ o Felipe perguntando como ter acesso a esse produto.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Del Carlo
16/05/2009, 09:17
Olá Del Carlo, parece que existe sim. Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53519 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53519) na Msg de Nº #9 o forista MauaRJ conta que o "Felipe Bailune" também daqui do fórum, achou um bloqueio 100% da ARB p/ a TR4(parece ter tanto p/ o dif. diant. como p/ o tras.), porém parece que só vende fora do Brasil; terá que mandar vir p/ cá.
Manda uma MP(msg privada) p/ o Felipe perguntando como ter acesso a esse produto.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Freitas,

Acabei de falar com o Felipe, ele me passou todos os esquemas .....
... existe e é caro pra caramba, vou ter que esperar um pouquinho :parede:


Obrigado
ABS

luci
16/05/2009, 15:54
Bem, bom dia amigos, respondendo as perguntas do forista "drbart" que irão servir p/ todos:

Pergunta 1) A tração 4H pode ser usada no asfalto, no caso de dias de chuva ou da pista está melada de óleo, etc.. ou piso de piçarra escorregadia... com a finalidade de se evitar que o carro escorrege, saia de lado, ou seja, dar maior estabilidade.

A tração 4HLC pode ser usada em lama leve(daquelas fininhas) e p/ andar em Dunas. O segredo de se andar em dunas é baixar bem a pressão dos pneus. De 20 a 15 libras, dependendo das condições que a areia esteja. Se o areião estiver fofo, usa-se a 4HLC e pé embaixo(45, 50, 60 Km/h p/ cima). Com em 3ª marcha(overdrive Off).
Agora se a areia estiver muito fofa e for andar devagar entre 20 a 40 Km/h, colocasse a tração 4LLC(reduzida) e o câmbio em Drive.

Se for subir duna bem íngrime, porém curta, câmbio na posição 2 e reduzida(4LLC)
Se for subir duna um pouco íngrime, porém longa, tração em 4HLC e câmbio na 2ª ou 3ª marcha(od off)

Se for andar naquela areia de praia durinha(próxima ao mar) tração em 4H ou 4HLC e câmbio em D, pois vc pode desenvolver velocidades maiores como 70 Km/h.

Pergunta 2) Não, Não é obrigado usa o câmbio sempre em D, quando se usar a tração, depende da situação. P/ lama(daquela grossa tipo mingaú) por exemplo, usa-se a 4LLC(reduzida) com o câmbio na posição 2.

Se for atravessar um alagado muito profundo e longo, 4LLC(reduzida) e câmbio na posição L(1ª marcha)
Se for Descer uma duna ou barranco muito íngrime, evita-se usar o freio de pé, e utiliza-se o freio motor, p/ isso, tração 4LLC e câmbio na posição L.

Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.

Pergunta 4) Já foi respondido acima, e é claro depois de se vencer o desafio(subir a duna) pode-se voltar a tração p/ 4HLC e posicionar o câmbio na 3ª marcha(od off) p/ continuar a andar na areia.

Pergunta 5) Quando o carro atola, a pior coisa que se pode fazer é continuar acelerando, pois os pneus vão cavar mais ainda e enterrar mais o carro.
Deve-se sair do carro, cavar em volta dos pneus e debaixo do carro(p/ liberar os diferenciais da areia), procurar calçar os pneus com galhos, vegetação ou até mesmo os tapetes do carro, reduzir(se for o caso) posicionar o câmbio em R(de preferência) ou em D, e tentar sair suavemente, acelerando gradativamente, aos poucos(no caso se for areia/dunas).

Pergunta 6) No dia a dia no asfalto em 4x2 ou no asfalto molhado em 4H, usa-se sempre o câmbio na posição D, afinal vc comprou um carro automático, e não faz sentido, ficar mudando de marcha p/ guiar o carro.
Na estrada também em D, porém no caso de uma ultrapassagem(por exemplo quando se está atrás de um caminhão) pode-se desligar o overdrive(od-off) p/ se reduzir p/ a 3ª marcha e depois que fizer a ultrapassagem, liga-se o overdrive p/ que o carro fique em 4ª marcha(D) e tenha uma economia maior de combustível.

Pergunta 7) Sim, nunca segure o carro(em uma ladeira por exemplo) com o câmbio em P - ao estacionar, primeiro vc puxa o freio de mão e depois põe o câmbio em P.
Ao sair, tire primeiro o câmbio da posição P e depois abaixe o freio de mão.

Note que algumas pessoas fazem ERRADO de primeiro colocar o câmbio em "P" para segurar o carro e depois puxar o freio de mão. Ao fazer isso, note que quando for mexer na alavanca de câmbio novamente p/ retira-lo da posição P, a alavanca estará bem DURA de se puxar, e isso poderá dar uma "trava de torque" e danificar algo. Não é algo que vá danificar na 1ª ou 2ª vez que vc proceder assim, mais com o uso frequente poderá causar algum problema; por isso, prefira proceder da forma como expliquei no parágrafo anterior.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Oi Francisco de Freitas, ou quem puder ajudar
Tenho vontade de comprar uma TR4, nunca usei 4x4, tenho vontade de começar, porem uso muito o carro em asfalto, rodo uns 3000 km mes, gostaria de saber se a TR 4 seria uma boa opção para unico carro? Qual o consumo de combustivel? Se anda bem no asfalto? Tem estabilidade satisfatoria? Ouvi desser que em serras/subida (por exemplo serra de lorena sp) ela fica fraca e nao passa 70 80 km/h, é verdade isso? Queria uma com cambio automatico, e uma boa opção? desde ja agradeço.

freitasjr
16/05/2009, 21:12
Oi Francisco de Freitas, ou quem puder ajudar
Tenho vontade de comprar uma TR4, nunca usei 4x4, tenho vontade de começar, porem uso muito o carro em asfalto, rodo uns 3000 km mes, gostaria de saber se a TR 4 seria uma boa opção para unico carro? Qual o consumo de combustivel? Se anda bem no asfalto? Tem estabilidade satisfatoria? Ouvi desser que em serras/subida (por exemplo serra de lorena sp) ela fica fraca e nao passa 70 80 km/h, é verdade isso? Queria uma com cambio automatico, e uma boa opção? desde ja agradeço.

Olá Luci, eu sempre prefiro um carro com câmbio AT(aut.) a uma com câmbio MT(manual). No caso da TR4 a MT é um pouco mais esperta(desempenho) que a AT, porém mesmo assim, ainda prefiro uma AT. Sugir vc fazer um teste drive nas duas a fim de escolher qual delas mais convem a vc.

Quanto a ser uma boa opção como único carro, acho uma escolha acertada, pois é um carro alto te possibilitando atravessar alagados em dias de chuva, te possibilita ter uma melhor visão do trânsito ao seu redor(pela altura e pelos retrovisores grandes), e tem uma suspensão bem resistente.

O consume de combustível, na cidade com o ar ligado faz 6Km/L na gasolina e 4,8Km/L no álcool. Na estrada é mais econômica, porém nunca medi o consumo.

Quanto a estabilidade, tem sim, uma boa estabilidade p/ um SUV, porém é evidente que, por ser um carro alto(centro de gravidade maior), um sedan é mais estável.

Quanto ao que vc disse de não passar de 80 Km/h em serras, também não posso opinar em nada, uma vez que nunca subir uma serra considerável com a TR4.
O bom mesmo é vc fazer um teste drive nele, porém de antemão, te digo que a TR4, é um Jipe, e como tal, apesar de ser confortável, Não vai ter um desempenho como um esportivo ou até um sedan.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

André F
19/05/2009, 09:11
Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.

Prezado Francisco, apenas um esclarecimento - o overdrive tem a função de melhorar o desempenho de consumo, na estrada - ou seja, é uma marcha alta, de menor desmultiplicação, em geral com relação acima de um (para cada volta do motor a roda dá uma volta ou mais) - daí o nome "overdrive". Ou seja - a marcha overdrive é sempre a última - 4a no TR4, e 5a ou 6a na maioria dos carros. É raro, mas há carros que não possuem "overdrive", em geral compactos para uso estritamente urbano.

Abraço.

freitasjr
19/05/2009, 14:28
Prezado Francisco, apenas um esclarecimento - o overdrive tem a função de melhorar o desempenho de consumo, na estrada - ou seja, é uma marcha alta, de menor desmultiplicação, em geral com relação acima de um (para cada volta do motor a roda dá uma volta ou mais) - daí o nome "overdrive". Ou seja - a marcha overdrive é sempre a última - 4a no TR4, e 5a ou 6a na maioria dos carros. É raro, mas há carros que não possuem "overdrive", em geral compactos para uso estritamente urbano.
Abraço.


Ok André compreendi;

acho que por culpa minha não ter me expressessado bem, o que eu quiz dizer é que, no caso da TR4 quando se pressiona o botão do overdrive(od off) , desliga-se e se reduz p/ a 3º marcha relação(1.000), logo o overdrive é a 4ª marcha relação(0,730) - acho q vc quiz dizer relação abaixo de 1.

No caso da Pajero Sport V6 ela Não possui esse botão, porém tem no trilho do câmbio a posição 3, que ao se colocar nela, também desliga-se o overdrive e se reduz p/ a 3ª marcha(relação 1.000).

Já na Pajro Full, como o câmbio AT tem 5 marchas, o overdrive aí é a 5ª marcha e ja a 4ª marcha agora tem relação(1.000) e a 5ª(0.731).
Conforme vc mesmo disse o overdrive nos câmbio AT é sempre a última marcha(p/ maior economia de combustível) e a penúltima marcha, geralmente vai ter a relação(1.000) :concordo:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

facanti
25/09/2009, 13:16
Todas as explicações foram muito esclarecedoras e úteis a mim também. Realmente algumas delas constam do adesivo da porta do motorista ou do Manual do Proprietário do veículo, entrentanto a experiência de pilotos vividos no 4x4 é sempre a mais proveitosa. Obrigado a todos:-D

Fábio Cavalcanti
Piloto MX2
Novato no 4x4
Feliz proprietário de MMC TR4 2008 Aut.

Biska
16/01/2011, 13:43
Galera.

Ontem (15/01/2011) comprei meu primeiro automático e meu primeiro 4x4, uma TR4 08/09. Não vejo a hora de pegar a danada.
Sempre lia coisas muito interessantes nesse fórum e agora já me cadastrei.
Nem sei se estou no lugar certo, mas só 2 dúvidas.
Ela está bem rodada (75000 km), mas o valor estava bom e muuuito bem conversada, entao mesmo estando com a km alta, sei que esse motor aguenta muito, acho q só na hora da revenda como km alta q desvaloriza, correto? (mas nao venderei tão cedo rs).
Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???

Tks

freitasjr
16/01/2011, 16:34
...Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???


Excetuando-se a reduzida, dar p/ mudar a tração com o carro em movimento(até 100 Km/h), desde que em linha reta e sem acelerar.

Agora p/ acionar a redução(4LLc), e retirar tb, veículo deve estar parado e câmbio na posição Neutro.

Abraço, atencioasmente, Francisco de Freitas...

carlos abatepaulo
19/01/2011, 16:48
Galera.

Ontem (15/01/2011) comprei meu primeiro automático e meu primeiro 4x4, uma TR4 08/09. Não vejo a hora de pegar a danada.
Sempre lia coisas muito interessantes nesse fórum e agora já me cadastrei.
Nem sei se estou no lugar certo, mas só 2 dúvidas.
Ela está bem rodada (75000 km), mas o valor estava bom e muuuito bem conversada, entao mesmo estando com a km alta, sei que esse motor aguenta muito, acho q só na hora da revenda como km alta q desvaloriza, correto? (mas nao venderei tão cedo rs).
Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???

Tks
Sugiro que com esta quilometragem você troque o óleo do hidramático, só fique com o atual se tiver certeza absoluta que já foi trocado, você deve gastar uns R$ 700,00 mas ficara tranqüilo por uns 60.000 Km.

Nilton Silva
09/04/2012, 23:31
bem explicativo suas respostas "freitasjr" me ajudou bastante! comprei meu primeiro 4x4 e não veio com manual logo estou bem perdido hehe

AACL
10/04/2012, 12:20
Oi Francisco de Freitas, ou quem puder ajudar
Tenho vontade de comprar uma TR4, nunca usei 4x4, tenho vontade de começar, porem uso muito o carro em asfalto, rodo uns 3000 km mes, gostaria de saber se a TR 4 seria uma boa opção para unico carro? Qual o consumo de combustivel? Se anda bem no asfalto? Tem estabilidade satisfatoria? Ouvi desser que em serras/subida (por exemplo serra de lorena sp) ela fica fraca e nao passa 70 80 km/h, é verdade isso? Queria uma com cambio automatico, e uma boa opção? desde ja agradeço.

Luci,

Se vc vai usar o carro no asfalto e de vez em quando vai pegar uma estrada de terra ou um caminho ruim pra chegar a uma praia ou sítio eu recomendo o GVIII. É um pouco mais caro, mas é muito mais confortável, tem mais espaço e mimos. Se for pra família, não vá de TR4 pq vai faltar espaço e motor.

Se vc quer um pouco mais de agressividade no off road, vá de TR4. O carro roda muito bem no asfalto e no dia a dia na cidade. Eu tenho uma manual 09 e não tenho do que reclamar. Serve muito bem pra mim. Mas eu a uso com no máximo duas pessoas no carro.

As novas não têm mais opção de 4x4 com cambio manual. Então vc não tem muito o que escolher. Se quiser uma 4x4 vai ter que pegar uma automática. O cambio automático é muito ultrapassado. Erra marcha, deixa o carro lento, além de barulhento já que só tem 4 marchas e o motor 2.0 16V "gosta" de trabalhar com rotações mirabolantes.

A escolha depende muito do que vc está esperando do carro. No meu caso o carro me atende bem, mas sinto falta de esportividade na condução (o motor é ok para levar duas pessoas, mas não tem nada de divertido em conduzir a TR4 com esse motor no asfalto. Na terra é outra história).

Já estou como carro há 3 anos. Está na hora de trocar e eu já decidi que não vou trocar. Não vejo nenhuma vantagem na TR4 nova (ainda mais com esse cambio automático jurássico). Vou comprar um outro carro (sedã ou esportivo) e deixar a TR4 para os passeios off road já que não encontrei nenhuma alternativa que valesse a pena.

Abs

AACL
10/04/2012, 12:24
Muito bem explicado Freitas! Só faço dois comentários. A tração 4H pode ser usada em qualquer situação, sem restrições (esse é o grande diferencial que eu vejo na TR4 e na Dakar). Mesmo que não esteja chovendo, vc poderá usá-la no asfalto como se fosse um carro com tração integral (Defender por exemplo). Para engatar a reduzida o carro deve estar sempre parado e com o cambio no Neutro (ponto morto).

ABs


Bem, bom dia amigos, respondendo as perguntas do forista "drbart" que irão servir p/ todos:

Pergunta 1) A tração 4H pode ser usada no asfalto, no caso de dias de chuva ou da pista está melada de óleo, etc.. ou piso de piçarra escorregadia... com a finalidade de se evitar que o carro escorrege, saia de lado, ou seja, dar maior estabilidade.

A tração 4HLC pode ser usada em lama leve(daquelas fininhas) e p/ andar em Dunas. O segredo de se andar em dunas é baixar bem a pressão dos pneus. De 20 a 15 libras, dependendo das condições que a areia esteja. Se o areião estiver fofo, usa-se a 4HLC e pé embaixo(45, 50, 60 Km/h p/ cima). Com em 3ª marcha(overdrive Off).
Agora se a areia estiver muito fofa e for andar devagar entre 20 a 40 Km/h, colocasse a tração 4LLC(reduzida) e o câmbio em Drive.

Se for subir duna bem íngrime, porém curta, câmbio na posição 2 e reduzida(4LLC)
Se for subir duna um pouco íngrime, porém longa, tração em 4HLC e câmbio na 2ª ou 3ª marcha(od off)

Se for andar naquela areia de praia durinha(próxima ao mar) tração em 4H ou 4HLC e câmbio em D, pois vc pode desenvolver velocidades maiores como 70 Km/h.

Pergunta 2) Não, Não é obrigado usa o câmbio sempre em D, quando se usar a tração, depende da situação. P/ lama(daquela grossa tipo mingaú) por exemplo, usa-se a 4LLC(reduzida) com o câmbio na posição 2.

Se for atravessar um alagado muito profundo e longo, 4LLC(reduzida) e câmbio na posição L(1ª marcha)
Se for Descer uma duna ou barranco muito íngrime, evita-se usar o freio de pé, e utiliza-se o freio motor, p/ isso, tração 4LLC e câmbio na posição L.

Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.

Pergunta 4) Já foi respondido acima, e é claro depois de se vencer o desafio(subir a duna) pode-se voltar a tração p/ 4HLC e posicionar o câmbio na 3ª marcha(od off) p/ continuar a andar na areia.

Pergunta 5) Quando o carro atola, a pior coisa que se pode fazer é continuar acelerando, pois os pneus vão cavar mais ainda e enterrar mais o carro.
Deve-se sair do carro, cavar em volta dos pneus e debaixo do carro(p/ liberar os diferenciais da areia), procurar calçar os pneus com galhos, vegetação ou até mesmo os tapetes do carro, reduzir(se for o caso) posicionar o câmbio em R(de preferência) ou em D, e tentar sair suavemente, acelerando gradativamente, aos poucos(no caso se for areia/dunas).

Pergunta 6) No dia a dia no asfalto em 4x2 ou no asfalto molhado em 4H, usa-se sempre o câmbio na posição D, afinal vc comprou um carro automático, e não faz sentido, ficar mudando de marcha p/ guiar o carro.
Na estrada também em D, porém no caso de uma ultrapassagem(por exemplo quando se está atrás de um caminhão) pode-se desligar o overdrive(od-off) p/ se reduzir p/ a 3ª marcha e depois que fizer a ultrapassagem, liga-se o overdrive p/ que o carro fique em 4ª marcha(D) e tenha uma economia maior de combustível.

Pergunta 7) Sim, nunca segure o carro(em uma ladeira por exemplo) com o câmbio em P - ao estacionar, primeiro vc puxa o freio de mão e depois põe o câmbio em P.
Ao sair, tire primeiro o câmbio da posição P e depois abaixe o freio de mão.

Note que algumas pessoas fazem ERRADO de primeiro colocar o câmbio em "P" para segurar o carro e depois puxar o freio de mão. Ao fazer isso, note que quando for mexer na alavanca de câmbio novamente p/ retira-lo da posição P, a alavanca estará bem DURA de se puxar, e isso poderá dar uma "trava de torque" e danificar algo. Não é algo que vá danificar na 1ª ou 2ª vez que vc proceder assim, mais com o uso frequente poderá causar algum problema; por isso, prefira proceder da forma como expliquei no parágrafo anterior.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Eduardo Torres
04/08/2014, 23:47
Caro freitasjr. Perdoe-me se entro na tua orientação de como deixar o carro freado com o freio de mão. É que o carro deve estar em "N" para aliviar o peso do câmbio. Então: colocar em "N", acionar o freio de mão e depois colocar o câmbio em "P". Este procedimento vale para qqer carro com câmbio automático.

freitasjr
13/08/2014, 00:14
Caro freitasjr. Perdoe-me se entro na tua orientação de como deixar o carro freado com o freio de mão. É que o carro deve estar em "N" para aliviar o peso do câmbio. Então: colocar em "N", acionar o freio de mão e depois colocar o câmbio em "P". Este procedimento vale para qqer carro com câmbio automático.

Vc estar certíssimo :concordo:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Elton Pereira
03/11/2015, 12:37
Bom dia, tenho uma TR4 2010 e, ao contrário da maioria dos comentários, a minha não está engatando 4x4, alguém pode me ajudar?