PDA

Ver Versão Completa : Onde fica o filtro do ar condicionado ?



Eduardo Thum
10/08/2004, 09:23
E ai guerreiros !! :D :!:
Vendo aquela reportagem do Auto Esporte (domingo passado) sobre a limpeza do filtro do ar condicionado, caiu a ficha. O ar que vem no Vitara têm isso? Deve ter, mas onde fica??? :shock:
Eu pessoalmente nunca limpei.
Aguardo retorno dos amigos suzukeiros.
Abração,
Eduardo.

chris_scub
10/08/2004, 11:10
Eu tambem vi a materia.

Andei perguntando por aqui e me disseram que dependendo do ano, não tem o tal do filtro.. mas não souberam me informar qual ano. Acredito que só os carros mais novos tem este filtro. Meu vitara é 94 e tenho manual, mas não consta nada sobre manutenção do ar cond.

Assim que descobrir eu aviso a galera tambem.

Abração!
Chris - Jundiai - SP.

Elio
10/08/2004, 13:12
Aí Galera.

O "meu" mecânico que tb conserta arcond disse que o Vitara não é equipado com o tal filtro. Sempre que sai na tv matéria semelhante a oficina dele enche com clientes para trocar filtro e fazer a limpeza.

abs,

Ismar Leal Machado
28/07/2008, 08:54
pessoal o meu é vitara 97/98 8v. alguém sabe me dizer se tem o filtro do ar condicionado e onde fica?

JEFFCATUNDA
28/07/2008, 09:29
bem... tambem não sei onde fica o filtro do meu samurai 95 ...mas sei que tem por que de quando em vez voa um pedaço do da esponja dele pelos dutos....

alguem sabe onde fica???

Ismar Leal Machado
28/07/2008, 14:11
e ai pessoal ninguém pra ajudar?????

Alfredo Stavale
28/07/2008, 14:55
sei que o jimny não tem e como é um carro mais novo, é provável que nenhum da suzuki tenha o tal filtro.

Newton Guerra
28/07/2008, 14:58
e ai pessoal ninguém pra ajudar?????

Não fica... Nenhum Vitara tem filtro. Os Grand Vitara têm.

Abraços

Murillus
28/07/2008, 16:21
Não fica... Nenhum Vitara tem filtro. Os Grand Vitara têm.



kkk... ficam mesmo respirando ar "sujo"...

[]s

Newton Guerra
28/07/2008, 16:53
kkk... ficam mesmo respirando ar "sujo"...

[]s

Engraçadinho :mrgreen: ! Só não dou risada porque tenho um Vitarinha. Mas como sou muito macho, a patroa usa ele no dia-a-dia e eu respiro ar puro no Tracker.

Abraços

.
.
.
.
.
.
.
Espero que ela que não leia esse post :putz:

HebertDias
09/08/2008, 21:22
Boa noite sou leitor do forum a mais tempo, esta e a minha primeira contribuicao!
A pergunta nao e sobre o Jimny como ele foi citado e tive dificuldade em confirmar a mais tempo quando procurei
o filtro do ar resolvi enviar para voces umas fotos.

JEFFCATUNDA
09/08/2008, 21:35
mUITO BOM hERBERT.

Eu tinha certeza que havia um filtro.....Valeu colega... agora só falta achar onde fica o do samurai.........

leo cabral
10/08/2008, 09:54
Jeff

o Samurai não tem filtro.

O que da para fazer é uma limpeza da caixa de ar.

A cada 6 meses passo um spray de limpeza na caixa de ar e nas saídas de ar . Resolve legal , meu ar-condicionado gela muito.

HebertDias
10/08/2008, 12:41
Bom Dia.
Quando procurei encontrei informacao de possuir filtro do Ar, Jimny e o Grand Vitara.

Murillus
10/08/2008, 14:43
A cada 6 meses passo um spray de limpeza na caixa de ar e nas saídas de ar . Resolve legal , meu ar-condicionado gela muito.

leo,

nao acredito muito neste spray...

quanto ao poder de gelar bem, isso é por conta mais do sistema estar com boa vedacao e o gas em nivel recomendado...

se fica sujo o sistema pode dar mal cheiro... mas dificilmante atrapalharia na ventilacao... tem uma cara da duplo-ar muito bom aqui em fortaleza...

[]s

leo cabral
10/08/2008, 15:13
leo,

nao acredito muito neste spray...

quanto ao poder de gelar bem, isso é por conta mais do sistema estar com boa vedacao e o gas em nivel recomendado...

se fica sujo o sistema pode dar mal cheiro... mas dificilmante atrapalharia na ventilacao... tem uma cara da duplo-ar muito bom aqui em fortaleza...

[]s

opa grande Murillus

No caso do Samurai funciona , pois a caixa de ar com o tempo fica muito suja ( chega a criar lodo.) o spray dissolve a sujeira , tem que ter ate cuidado para não entupir a saída de água.

No Samurai de um amigo tivemos de usar o spray de limpeza de fornos industriais , pois a sujeira na caixa de ar estava demais.

JEFFCATUNDA
11/08/2008, 01:24
oi Leo....

Gostaria de mais detalhes tanto deste spray quanto a respeito da limpeza destas caixas....vc sabe como consigo retirar aquelas folhas que caem dentro da grade e terminam indo para os dutos de ar do samuca??????

leo cabral
11/08/2008, 02:04
jeff

Quanto ao Spray o grade Fabil aqui do fórum postou na pagina dele um passo a passo de como fazer olha o link::concordo:

http://samuraispeedporco.lidonet.net/ArCondicionado.htm

a unica coisa que fiz alem foi retirar a grade de plástico pois ela atrapalha muito na hora de passar o pincel.

O colega de forum Mineiro do cerrado encarou fazer a limpeza e desmontagem do ar condicionado do samurai a baixo segue a aventura dele::concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=520652&postcount=7

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=522800&postcount=14

Murillus
11/08/2008, 16:22
No caso do Samurai funciona , pois a caixa de ar com o tempo fica muito suja ( chega a criar lodo.) o spray dissolve a sujeira , tem que ter ate cuidado para não entupir a saída de água.

No Samurai de um amigo tivemos de usar o spray de limpeza de fornos industriais , pois a sujeira na caixa de ar estava demais.


eita...

nao tinha pensado nestes casos brabos...

[]s

ps: Leo, quando vai dar umas voltas conosco?... rapaziada 4x4

leo cabral
11/08/2008, 16:30
ps: Leo, quando vai dar umas voltas conosco?... rapaziada 4x4


vontade, tenho muita mesmo , mas Murillus cadê o tempo???:(

Meu Samurai ta vendo só asfalto a meses e com esse período eleitoral nem buraco ele esta vendo , pois a prefeita mandou tapar tudo.:roll:

Mas estou lendo aos poucos o tópico de vocês , que o Jeff criou , pense num tópico grande !!!!

[]'s

rogeriomasih
05/06/2009, 00:12
jeff
Quanto ao Spray o grade Fabil aqui do fórum postou na pagina dele um passo a passo de como fazer olha o link
http://samuraispeedporco.lidonet.net/ArCondicionado.htm (http://samuraispeedporco.lidonet.net/ArCondicionado.htm)
a unica coisa que fiz alem foi retirar a grade de plástico pois ela atrapalha muito na hora de passar o pincel.

Se abrir a caixa preta, não fica melhor para fazer o trabalho?

Pelo que vi, parece ser uma metade inferior e outra superior. Não compensa desmontar?

Murillus
06/06/2009, 12:28
opa grande Murillus

No caso do Samurai funciona , pois a caixa de ar com o tempo fica muito suja ( chega a criar lodo.) o spray dissolve a sujeira , tem que ter ate cuidado para não entupir a saída de água.

No Samurai de um amigo tivemos de usar o spray de limpeza de fornos industriais , pois a sujeira na caixa de ar estava demais.


qual a especificacao deste espray ?

to com medo da limpeza que fizeram no meu ?

Murillus
06/06/2009, 21:05
Higienizador e limpador de sistemas de ar condicionado e ventilação PolyParts foi desenvolvido especialmente para limpeza e higienização de sistemas de ar condicionado.

http://www.ppcomercial.com.br/imagens/q_higienizadorlavanda.jpg


Aplicar o spray através do tubo prolongador instroduzindo-o completamente na saida do ar de ventilação com o carro desligado.

Tempo de aplicação de aproximadamente 90ms.

Gasta-se em média 320ml por carro

http://www.ppcomercial.com.br/imagens/boletins/b_41_higienizador_spray.pdf (http://www.ppcomercial.com.br/imagens/boletins/b_41_higienizador_spray.pdf)

Murillus
06/06/2009, 21:12
parece facil...

1 - Verifique se REALMENTE precisa de higenização, para retirar os fortes odores um simples procedimento pode resolver: Com o motor parado e ligado, ligue o ventilador no máximo com abertura para todas as direções, desligue a circulação interna do ar, abra os vidros, coloque o seletor de temperatura no nível máximo e deixe o ar quente circular por mais ou menos 3 minutos. Isto resolve metade dos casos de mau cheiro.

2 - Se o item 1 não resolver, você vai ter que fazer a higiênização, verifique no manual do proprietário se o seu veículo possui filtro do ar condicionado e descubra a sua localização.

3 - Compre então o filtro do ar condicionado e um tubo de higienizador (spray) encontrado em casas de peças automotivas.

4 - Retire o filtro de ar antigo com o sistema DESLIGADO, elimine sugeiras com o auxilio de um pano, em seguida, certifique que esteje em um lugar arejado e aberto, senão a poeira vai entrar novamente no duto, ligue o ventilador aberto em todas as direções na velocidade máxima com o circulador de ar desligado, vai sujar o carro por dentro, esteje ciente disto.

5 - Pegue o higienizador e solte o spray sob o local onde fica o filtro de ar, CUIDADO COM O VENTILADOR, PODE OFERECER RISCOS SE COLOCAR A MÃO OU CAIR ALGUM OBJETO, PODE QUEBRAR O SISTEMA E MACHUCAR QUEM ESTIVER PERTO, isto é muito obvio mas deve ser observado. Deixe o ar circulando alguns minutos, se possível, siga as instruções presentes no rótulo do spray.

6 - Desligue o sistema de ventilação, agora jogue um pouco do spray direto na saída de ar, para atingir toda a região.

7 - Coloque o filtro NOVO, nada de usar o velho, no local correto, O FILTRO TEM LADO!!! VERIFIQUE, e recoloque as peças no lugar.

8 - Ligue o ar e deixe mais alguns minutos até sair o cheiro forte, está pronto.

Joao Paulo
07/06/2009, 22:01
Caros,

alguem sabe as medidas ou onde encontrar o filtro de ar-condicionado do Jimny? É similar a algum outro?

Descobri hoje (lendo este thread) que o Jimny tem filtro - fui conferir e para meu espanto, a cx estava vazia, sem o filtro (tenho o carro desde zero, em algum momento o mesmo foi retirado e nao foi reposto).

Grato,

João Paulo
Jimny "Formiguinha"

Maurício Fernandes
17/06/2009, 19:04
também me interesso pelo filtro.
se tem filtro, é por que deve ser trocado periodicamente!!

Maurício Fernandes
12/07/2009, 20:02
gente, hoje abri o compartimento onde era para estar o filtro do ar/con.
não tinha filtro nenhum, apenas MUITA SUJEIRA (folhas, etc)
fiquei apavorado com tanta sujeira.
quero um filtro!!!

HebertDias
13/07/2009, 21:47
Boa noite pessoal este filtro de ar do Jimny e uma encrenca pois os carros que vieram para o Brasil falam que veio sem mesmo antes de vender meu Jimny achei na concecionaria nova em BH e um cara que importa direto nem nas loja de SP tinha disponivel!

Espero ter ajudado

A loja do cara que traz http://rotadosventos4x4.com.br/ (http://rotadosventos4x4.com.br/)

Da uma pesquisada pois na epoca um cara falou que o do palio 98 serviu!
Nao custa olhar

Nelmont França
18/10/2009, 13:55
Alguém poderia me informar onde fica filtro do Grand Vitara? Ontem procurei no meu e não encontrei... Aproeitando o tópico gostaria de saber também onde fica o dreno do ar condicionado... Acho que o do meu esta entupido... Quando ligo o AR alaga tudo nos pés do passageiro.
Valeu!!!

Newton Guerra
18/10/2009, 18:51
Alguém poderia me informar onde fica filtro do Grand Vitara? Ontem procurei no meu e não encontrei... Aproeitando o tópico gostaria de saber também onde fica o dreno do ar condicionado... Acho que o do meu esta entupido... Quando ligo o AR alaga tudo nos pés do passageiro.
Valeu!!!

Fica atrás do porta-luvas. Abra a tampa do porta-luvas, pressione as duas laterais dele para dentro para poder baixar mais a tampa. Fica na vertical. Segue uma imagem do manual da Suzuki.

Abraços

Nelmont França
19/10/2009, 00:53
Fica atrás do porta-luvas. Abra a tampa do porta-luvas, pressione as duas laterais dele para dentro para poder baixar mais a tampa. Fica na vertical. Segue uma imagem do manual da Suzuki.

Abraços
Valeu Newton, vou tentar encntrar amanhã mesmo... e quanto ao dreno, vc sabe onde fica??? Outra coisa, se o filtro estiver detonao tem algum que substitua?
De qualquer forma valeu... Ajudou bastante informando o local.

R1C4rdo
19/10/2009, 01:23
Olá a todos!
Hoje mesmo estava pensando que preciso trocar o filtro do ar condicionado e teria que descobriri onde fica! Valeu!
Só preciso comprar um e trocar.

Abraços!

Newton Guerra
19/10/2009, 08:24
Valeu Newton, vou tentar encntrar amanhã mesmo... e quanto ao dreno, vc sabe onde fica??? Outra coisa, se o filtro estiver detonao tem algum que substitua?
De qualquer forma valeu... Ajudou bastante informando o local.

Nelmont, tentei achar alguma indicação de onde limpar o dreno e não encontrei. Tente seguir a mangueira de drenagem, você vê ela fácil por baixo do carro, do lado direito.

Sobre o filtro uma vez indicaram uma adaptação do filtro dos primeiros Palio, de 97. Eu tentei uma vez e não gostei. O tamanho realmente é igual, mas o do GV é dividido em 2 partes. Tem que cortar o do Palio ao meio e não fica legal, ele não encaixa direito. Aqui em São Paulo é fácil encontrar na Suzucar (011-3744-9954). Eles enviam para todo o Brasil, não sei quanto ficaria o frete para aí.

Abraços

Newton Guerra
19/10/2009, 08:27
Olá a todos!
Hoje mesmo estava pensando que preciso trocar o filtro do ar condicionado e teria que descobriri onde fica! Valeu!
Só preciso comprar um e trocar.

Abraços!

Ricardo, o filtro fica 2 mensagens acima da sua :mrgreen:

Abraços

Marco-Maga
19/10/2009, 18:32
Nelmont,

Vc pode ver tb na Accioly, me parece que eles tem, e o par custa por volta de 23,00.

http://acciolygm.bigsolutionsidc.com.br/ (http://acciolygm.bigsolutionsidc.com.br/)

Boa sorte!!

Abs.

zavarize
19/10/2009, 21:19
Companheiro
Eu mesmo troquei o filtro da minha Tracker .custou R$58,00 numa loja de troca de óleo aqui perto. ele vem em 2 partes e basta retirar a tampa do porta luvas que ele fica visivel( soltando 2 parafusos em cada dobradiça ).
troquei c/ 30.000km e já estava muito sujo, se soubesse tinha até trocado antes.:-D


Olá a todos!
Hoje mesmo estava pensando que preciso trocar o filtro do ar condicionado e teria que descobriri onde fica! Valeu!
Só preciso comprar um e trocar.

Abraços!

zavarize
19/10/2009, 21:22
Completando
na revisão de 30.000km não troquei porque a concessionárria só cobrava R$360,00 pelo filtro + higienização.......ficaram doidos e sem noção do que vale a peça trocada e a mão de obra....:stop:



Companheiro
Eu mesmo troquei o filtro da minha Tracker .custou R$58,00 numa loja de troca de óleo aqui perto. ele vem em 2 partes e basta retirar a tampa do porta luvas que ele fica visivel( soltando 2 parafusos em cada dobradiça ).
troquei c/ 30.000km e já estava muito sujo, se soubesse tinha até trocado antes.:-D

AndersonPoa
19/10/2009, 23:20
Vejam no anexo a localizacao e remocao.
O manual fala em desativar preventivamente o AirBag e os cabos da bateria, isso procede ou é uma demasia?

Newton Guerra
20/10/2009, 09:12
Vejam no anexo a localizacao e remocao.
O manual fala em desativar preventivamente o AirBag e os cabos da bateria, isso procede ou é uma demasia?

Acho exagero. O problema é que se alguém consegue fazer a mágica de dar um curto no airbag com a cara colada nele a fábrica (e o cara) se ferra. É muito fácil abaixar o porta-luvas e tirar o filtro.

Abraços

Nelmont França
20/10/2009, 10:49
Amigos, as dicas foram muito úteis, porem não sei se não entendi os anexos... Encontrei o local do filtro, retirei a tampa, mas ao tentar removê-lo encontrei dificuldade. Ele esbarra em uma das sustentações do painel... Tentei retirá-lo por cima, mas começou a rasgá-lo. Em fim... O bicho não quer sair. :parede:

Newton Guerra
20/10/2009, 10:55
Amigos, as dicas foram muito úteis, porem não sei se não entendi os anexos... Encontrei o local do filtro, retirei a tampa, mas ao tentar removê-lo encontrei dificuldade. Ele esbarra em uma das sustentações do painel... Tentei retirá-lo por cima, mas começou a rasgá-lo. Em fim... O bicho não quer sair. :parede:

O seu não é original. Provavelmente é o do Palio antigo. O original vem dividido em 2 partes, justamente por causa dessa barra de ferro. Como conseguiram enfiar esse aí eu não sei :pensativo:.

Ou será que nos primeiros Gvs colocaram o filtro assim, montaram o painel e só depois pensaram que seria necessário trocá-lo :shock:? Não duvido nada, hehehe. De qualquer maneira os filtros de reposição vêm em 2 partes.

Abraços

Nelmont França
20/10/2009, 12:07
Newton,

Então quer dizer que esse eu posso “arrancar” rasgando mesmo e comprar o original, como são duas partes ele vai entrar apesar da barra???

Newton Guerra
20/10/2009, 12:13
Newton,

Então quer dizer que esse eu posso “arrancar” rasgando mesmo e comprar o original, como são duas partes ele vai entrar apesar da barra???

Sim! :concordo:

hrodrigues
20/10/2009, 12:41
Sim! :concordo:

Ola Newton

Tudo bem ? Por acaso vc tem algum material para que eu possa dar uma lida e fazer a prova para operar VHF ? Tem algum modelo de prova ou sabe aonde posso conseguir ? Na LABRE daqui não tem ( o modelo de prova)

Abs

Helio

Nelmont França
20/10/2009, 13:52
Sim! :concordo:
Newton,

Obrigado pela dica amigo!

Newton Guerra
20/10/2009, 14:20
Ola Newton

Tudo bem ? Por acaso vc tem algum material para que eu possa dar uma lida e fazer a prova para operar VHF ? Tem algum modelo de prova ou sabe aonde posso conseguir ? Na LABRE daqui não tem ( o modelo de prova)

Abs

Helio

Enviei um e-mail pra você.

Abraços

hgfischer
25/08/2010, 11:07
Vejam no anexo a localizacao e remocao.
O manual fala em desativar preventivamente o AirBag e os cabos da bateria, isso procede ou é uma demasia?
Olá AndersonPoa,

Eu queria saber onde você conseguiu estas imagens. Existe algum manual de manutenção do GV/Tracker na web?

valeu

higatetsuo
01/02/2011, 19:01
Gracas ao manual do Newton consegui achar e trocar o filtro, tava beeem sujo! Comprei a peca na Suzucar, ele ficou um pouco folgado, é assim mesmo? obrigado!

Marco-Maga
01/02/2011, 20:38
Gracas ao manual do Newton consegui achar e trocar o filtro, tava beeem sujo! Comprei a peca na Suzucar, ele ficou um pouco folgado, é assim mesmo? obrigado!


Encaixa direitinho, não fica folga não, pagou quanto?

Nixon.br
25/02/2013, 12:49
Pessoal, bom dia! Saiu um vídeo no Youtube que mostra como fazer a troca. Segue link: Troca de filtro de ar condicionado do tracker - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=olflYMlVIUk)
Não é necessário retirar nenhum parafuso. É muito simples.

Espero ter ajudado.

Mattos
25/02/2013, 16:29
Gracas ao manual do Newton consegui achar e trocar o filtro, tava beeem sujo! Comprei a peca na Suzucar, ele ficou um pouco folgado, é assim mesmo? obrigado!

Eduardo, boa tarde!

Troquei o filtro e não ficou nenhuma folga. Igual ao original, inclusive a qualidade:

Filtro de Cabine SUZUKI Gran Vitara (2008>) - AUTO CONFORTO (http://www.autoconforto.com.br/products/filtro-de-cabine-suzuki-gran-vitara-2008%3E)

Abraços