Ver Versão Completa : Como engato 4x4HLC e 4x4LLC
Marco-Maga
02/08/2008, 02:34
:parede:Ola amigos, sou novo com Pajeros, não sei engatar 4x4HLC e 4x4LLC , como procedo com a alavanca para engatar? E o que são estas duas marchas?
Obrigado!!!
bueno9000
02/08/2008, 10:59
Bom Dia !!
Cara , o do 4 H para o 4 HLc pode engatar até 100 km/h e serve para terrenos com menos aderência que o asfalto (como uma estrada de chão por exemplo) e não é recomendada para uso no asfalto, pois funciona com o diferencial bloqueado. Ja a 4LLc deve ser engatado com o veículo parado e serve para um off road mais severo (a chamada tração reduzida) onde eh a força é praticamente dobrada para as rodas, auxiliando nessa situação. Tem uma velocidade reduzida tambem.
Acho que era isso .. qq coisa chama ai !
valeu
Carlos Vieira
13/08/2008, 20:18
Amigo bueno 9000,
O cara perguntou como engatar as trações, não quando. Como a bola está contigo, responda ao amigo.
Abraços
Bom Dia !!
Cara , o do 4 H para o 4 HLc pode engatar até 100 km/h e serve para terrenos com menos aderência que o asfalto (como uma estrada de chão por exemplo) e não é recomendada para uso no asfalto, pois funciona com o diferencial bloqueado. Ja a 4LLc deve ser engatado com o veículo parado e serve para um off road mais severo (a chamada tração reduzida) onde eh a força é praticamente dobrada para as rodas, auxiliando nessa situação. Tem uma velocidade reduzida tambem.
Acho que era isso .. qq coisa chama ai !
valeu
A TR4 não tem 4x4 full time?
digo isso porque o super select das GLS-B permite a troca de 4x2 para 4H até 120Km/h, e não do 4H para o 4HLc...
buchmann
14/08/2008, 11:45
Ei amigo Marco.. diz qual é o modelo de sua Pajero, se é uma 3p ou uma Tr4
não sei como engata, mas na Pajero Full é só jogar a alavanca para frente fazendo um pouco de força para baixo com a embreagem precionada (pisando fundo nela), podendo estar com o carro andando... isso para 4H. Para 4Hlc tem que estar com o carro totalmente parado com a embreagem precionada.
Se é isso esta respondido.. pelo que entendi a pergunta
Caro Marco
Vc não especificou qual a Pajero, vou te passar a indicação da TR4
2H - Tração apenas na traseira
4x4 H - 4x4 "alta" Pode usar no asfalto normalmente. É a chamada 4x4 integral ou Full time. o carro fica + estável e tem melhor tração em pisos escorregadios (uma serra em dia de chuva, por exemplo) em teoria vc pode andar a vida toda nesse 4x4, porém o consumo de combustivel aumenta e não tem muita logica andar assim na cidade
Pode ser engatado com o carro em movimento
4x4 HLc - É a 4x4 com o diferencial bloqueado. Só deve ser usada em pisos de baixa aderência sob pena de detonar todo o sistema.
Funciona no mesmo sistema que as pick ups (Ranger, S10, Frontier...) como estas não tem diferencial central só podem acionar a 4x4 na terra
4x4 LLc - É o sistema acima (dif Central bloqueado) com a marcha reduzida. Deve ser acionado com o carro parado e p velocidades baixas. Normalmente se usa em atoleiros, traverssia de rios ou p vencer subidas muito inclinadas
COMO ENGATAR
Normalmente está na 2h
Empurra a alavanca p frente entra na 4x4H
Empurra + um pouco forçando p esquerda e p frente e entra a 4x4Lc
Aperta p baixo e ainda + p frente e entra a 4x4LLc
luis figueira
14/08/2008, 13:17
Caso a TR seja automatica, para engatar 4x4 LLC tem que estar em N.
Caro Marco
Vc não especificou qual a Pajero, vou te passar a indicação da TR4
2H - Tração apenas na traseira
4x4 H - 4x4 "alta" Pode usar no asfalto normalmente. É a chamada 4x4 integral ou Full time. o carro fica + estável e tem melhor tração em pisos escorregadios (uma serra em dia de chuva, por exemplo) em teoria vc pode andar a vida toda nesse 4x4, porém o consumo de combustivel aumenta e não tem muita logica andar assim na cidade
Pode ser engatado com o carro em movimento
4x4 HLc - É a 4x4 com o diferencial bloqueado. Só deve ser usada em pisos de baixa aderência sob pena de detonar todo o sistema.
Funciona no mesmo sistema que as pick ups (Ranger, S10, Frontier...) como estas não tem diferencial central só podem acionar a 4x4 na terra
4x4 LLc - É o sistema acima (dif Central bloqueado) com a marcha reduzida. Deve ser acionado com o carro parado e p velocidades baixas. Normalmente se usa em atoleiros, traverssia de rios ou p vencer subidas muito inclinadas
COMO ENGATAR
Normalmente está na 2h
Empurra a alavanca p frente entra na 4x4H
Empurra + um pouco forçando p esquerda e p frente e entra a 4x4Lc
Aperta p baixo e ainda + p frente e entra a 4x4LLc
bem que achei estranho, acionar o bloqueio de diferencial central a 100KM/h!!!
vamos ter cuidado nas dicas aih pessoal, uma dica dessas pode causar um belo de um problema!!
rctorrezam
16/08/2008, 15:37
bem que achei estranho, acionar o bloqueio de diferencial central a 100KM/h!!!
vamos ter cuidado nas dicas aih pessoal, uma dica dessas pode causar um belo de um problema!!
É isso aí.
Na TR4 só se pode acionar a 4x4 LLc (reduzida e bloqueada) com o veículo parado, as demais pode ser até 100Km/h.
Se não me engano, nas L200 todas as opções de tração são feitas com o veículo parado.
Marco-Maga
17/08/2008, 01:57
Olá pessoal,
Bem estou comprando uma io 2001, e queria saber para poder ver se esta tudo ok na hora da compra,alguem tem mais algumas dicas da io ?
Pq quando tento em algumas ir com a alavanca para frente tenho duvidas de como engatar e fico com medo de quebrar alguma coisa, pois acho que tem um caminho para ir com a alavanca..por isso a minha duvida, até agora só com consegui chegar no cambio até o bloqueio do diferencial, mas não consegui engatar nenhuma até a reduzida...Bem pelo que entendi, posso passar do 4x2 para o 4x4, gostaria de saber até que volocidade isso poder ser feito sem detonar nada, pq sei que rodando com o 4x4 numa estrada com chuva e pista escorregadia o carro fica muito mais seguro..Aguardo dicas dos amigos....Obrigado!!!!!
rctorrezam
17/08/2008, 12:20
Olá pessoal,
Bem estou comprando uma io 2001, e queria saber para poder ver se esta tudo ok na hora da compra,alguem tem mais algumas dicas da io ?
Pq quando tento em algumas ir com a alavanca para frente tenho duvidas de como engatar e fico com medo de quebrar alguma coisa, pois acho que tem um caminho para ir com a alavanca..por isso a minha duvida, até agora só com consegui chegar no cambio até o bloqueio do diferencial, mas não consegui engatar nenhuma até a reduzida...Bem pelo que entendi, posso passar do 4x2 para o 4x4, gostaria de saber até que volocidade isso poder ser feito sem detonar nada, pq sei que rodando com o 4x4 numa estrada com chuva e pista escorregadia o carro fica muito mais seguro..Aguardo dicas dos amigos....Obrigado!!!!!
MARCO, A IO é a antecessora da TR4, acredito que o que foi dito até agora para a TR4 serve para a IO. Volto a dizer "Acredito!", logo não tenho certeza.
Jorge X Jorge
02/09/2008, 16:45
Segundo a própria Mitsubishi, mesmo a 4x4HLc pode ser engatada com o veículo estando até 100km/h. Mas realmente, não sei se alguém já fez isto e também não sei se é prudente.
Walter Carlos Brossel
02/09/2008, 21:11
Olá pessoal,
Bem estou comprando uma io 2001, e queria saber para poder ver se esta tudo ok na hora da compra,alguem tem mais algumas dicas da io ?
Pq quando tento em algumas ir com a alavanca para frente tenho duvidas de como engatar e fico com medo de quebrar alguma coisa, pois acho que tem um caminho para ir com a alavanca..por isso a minha duvida, até agora só com consegui chegar no cambio até o bloqueio do diferencial, mas não consegui engatar nenhuma até a reduzida...Bem pelo que entendi, posso passar do 4x2 para o 4x4, gostaria de saber até que volocidade isso poder ser feito sem detonar nada, pq sei que rodando com o 4x4 numa estrada com chuva e pista escorregadia o carro fica muito mais seguro..Aguardo dicas dos amigos....Obrigado!!!!!
Tentando ser o mais prático possível - no caso da TR4:
De 4x2 para a 4x4H (e vice versa) vc pode engatar com o veículo em movimento, sem problemas, desde que não acelere no momento da troca e não esteja em velocidade superior a 100Km/h. Isso é bastante útil em asfalto, derepente começa uma chuva e há risco de aquaplanagem...
Nas demais situações (HLc e Llc - ambas bloqueando o diferencial) só com o veículo parado. Nunca se esqueça disso... e mais: Se for cambio automático, no caso da Llc sempre com a posição N engatada.
Umbraçoproçeis.
ET.: Sem querer ser chato, mas no manual tem isso tudo super bem explicado...E p/ quem perdeu o manual, tem um adesivo na porta do motorista tbém, bem detalhado. Pelo menos nas automáticas tem.
No mais é ir logo pro mato porque na prática esse carro é bom pracar@i!!!!!
Espero ter ajudado.
rctorrezam
03/09/2008, 10:08
8) Ficou quase um livro, mas vamos lá, leiam tudo e boas trilhas, agora espero que engatando corretamente:
Tentando ser o mais prático possível - no caso da TR4:
De 4x2 para a 4x4H (e vice versa) vc pode engatar com o veículo em movimento, sem problemas, desde que não acelere no momento da troca e não esteja em velocidade superior a 100Km/h. Isso é bastante útil em asfalto, derepente começa uma chuva e há risco de aquaplanagem...
:concordo: Isso aí! Tá escrito!
Nas demais situações (HLc e Llc - ambas bloqueando o diferencial) só com o veículo parado. Nunca se esqueça disso... e mais: Se for cambio automático, no caso da Llc sempre com a posição N engatada.
Umbraçoproçeis.
:discordo: HLc pode sim ser engatada com o veículo em movimento.
ET.: Sem querer ser chato, mas no manual tem isso tudo super bem explicado...E p/ quem perdeu o manual, tem um adesivo na porta do motorista tbém, bem detalhado. Pelo menos nas automáticas tem.
No mais é ir logo pro mato porque na prática esse carro é bom pracar@i!!!!!
Espero ter ajudado.
:arrow: Querendo ser chato, o que escrevi esta no manual, concordo que é d difícil entendimento, pois não está claro que a HLc pode ser engatada em movimento. A não ser pelo início, veja:
- Citação da pagina 86 do meu manual, podem conferir:
"Funcionamento da alavanca de transferência
[] : "2H" ÷ "4H" ÷ "4HLc"
A alavanca pode ser acionada entre estas posições com o veículo parado ou em movimento."
mais à frente:
"[cheio] : "4HLc" ÷ "4LLc"
A alavanca deve ser acionada entre estas posições com o veículo parado."(grifo nosso)
- Em qualquer caso, com veículo em movimento, tire o pé do acelerador e mantenha o volante com os pneus para frente.
- Citação da revista Quatro Rodas de Setembro de 2002, quando foi lançada a TR4 no Brasil:
"O uso em 4x4 off-road, com diferencial central bloqueado, é indicado para condições como areia, terra ou lama. E a 4x4 reduzida serve para as situações mais severas, como subidas íngremes ou lama profunda. Pudemos utilizar essas duas opções na pista da fábrica, quando o Pajero TR4 demostrou valentia. Com 4x4 reduzida, ele subiu uma rampa com 40 graus de inclinação - embora a fábrica especifique 35 graus como sendo seu limite - e abriu caminho no tanque de lama. Quando chegamos, o tanque estava nivelado, sem os trilhos feitos por outros jipes para facilitar nossa vida. Com exceção da reduzida*, todas as opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento, a até 100 km/h." (grifo nosso)
- Citação da revista Mecânica on-line de julho de 2006:
"A característica mais marcante do Pajero TR4 é sua versatilidade. Nesse quesito, a qualidade do veículo pode ser também comprovada pelo melhor e mais completo sistema de tração de sua categoria, que possibilita até 20 combinações de marcha à frente quando equipado com transmissão manual de cinco marchas e 16 combinações com transmissão automática de quatro marchas.
São quatro as alternativas de tração, específicas para cada uma de suas necessidades: 4x2, ideal para rodar suave na cidade ou no campo; 4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência, como asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve); 4x4 com bloqueio de diferencial central assegura aderência e força em terrenos com lama ou areia e maior controle direcional em pistas de terra ou cascalho; e 4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida*, praticamente dobrando o torque nas rodas, garante ainda mais força em terrenos muito lamacentos ou rampas escorregadias. Com exceção desta última, todas as outras opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento até 100 km/h." (grifo nosso)
*
- 2H - 4x2
- 4H - 4x4 on-road
- 4HLc - 4x4 off-road
- 4LLc - 4x4 reduzida
- A TR4 possui 3 diferenciais, sendo o diferencial central de acoplamento viscoso, o que permite o engate em movimento, diferente da maioria dos diferenciais que são à engrenagens. Já a reduzida, esta sim necessita das engrenagens para multiplicar a força, portanto engrenagem=engate parado, senão quebra tudo.
- Veja a explicação técnica do acoplamento viscoso, tirada do site http://www.descobrirpeugeot.com/content/view/157/163/ (é da peugeot de Portugal e não vale a piada de português tá legal!):
"Os veículos de tracção total com 3 diferenciais têm um diferencial para transmitir movimento às rodas do eixo da frente, outro para o eixo traseiro e um terceiro colocado centralmente para coordenar o movimento entre os dois eixos de tracção do veículo.
O acoplamento viscoso funciona através de um efeito que se pode explicar de uma forma muito simples:
Imagine um frasco contendo mel de abelha no seu interior e coloque uma colher no seu interior. Se rodar a colher devagar, esta consegue mover-se dentro do espesso líquido que é o mel. Se, pelo contrário, começar a acelerar a rotação da colher, o frasco começa a rodar devido ao arrastamento.
Se imaginarmos que o “frasco” está ligado a um eixo do veículo e a “colher” ao eixo contrário, facilmente se percebe que, quando as rodas do eixo ligado à “colher” patinarem por falta de aderência, fazem acelerar o “frasco” que transmite mais potência e binário para o eixo contrário e vice-versa de um eixo para o outro passando capacidade de tracção de um lado para o outro sempre que for necessário.
Quem desempanha o papel de “frasco” e “colher” no verdadeiro acoplamento viscoso associado ao diferencial central são os corpos interiores e exteriores que contêm uns discos que trabalham intercalados para se poderem arrastar entre si. Quem faz o papel do “mel” é um fluido à base de silicone – que está contido no interior do acoplamento e preenche o espaço circundante aos discos.
O acoplamento viscoso é utilizado no diferencial central dos veículos de tracção total (4x4) que utilizam 3 diferenciais.
O objectivo deste órgão é permitir passagem de tracção para um eixo do veículo quando o eixo restante patina por falta de aderência, aumentando a segurança durante a condução."
LUIZ MOTTA
03/09/2008, 10:14
RC, bela, precisa e didática explicação.
rctorrezam
03/09/2008, 10:22
Valeu Luiz, estamos aí para ajudar.
Walter Carlos Brossel
03/09/2008, 13:13
Fala RCTorrezan!
Boas suas explicações! Concordo em tudo, porém na prática já vi dar merda.
Na última Copa Mitsubishi um amigo ligou a 4Hlc no meio da prova e quebrou.
Lógicamente ele deve ter feito alguma coisa errada, pois estava numa prova, acelerando, rodas viradas na lama,adrenalina a mil, etc...mas como quem perguntou parece ser iniciante, tenho muito cuidado com as dicas que dou p/ a galera aqui ok? Só isso...excesso de cuidado meu.
Acho que para bloquear o diferencial, seja em High ou Low, são situações que vc geralmente faz ANTES de entrar no enrôsco.
Sendo assim, acho que por segurança, não custa parar o carro e só depois engrenar.
Quando vc vai precisar ligar bloqueio a 100Km/h? A proposta do bloqueio é outra.
Mas na teoria é isso aí.
E na prática cada um faz o que quer com o carro.
Mas gostei das suas explanações. A da 4Rodas e das fontes que vc copiou. A vantagem desse fórum é essa, troca de opniões e informações, sejam teóricas ou práticas.
Um abraço e boa sorte!
Fui.
rctorrezam
03/09/2008, 19:31
Seu amigo deve ter engatado a 4Hlc pisando no acelerador. Isto não se pode fazer.
Realmente bloquear o diferencial, seja em High ou Low a 100Km/h ou perto disso é um pouco absurdo. A 4HLc até que nem tanto, pois ela aumenta a estabilidade do carro quando na estrada sob forte chuva, portanto engatar a 100 faz sentido, mas que engatar uma 4LLc a 100 por hora é demais, isso é, mas acredito que a proposta é a de que estando em um rallye de velocidade (exemplo) você sai do asfalto entra na terra e passa por alguma lama sem ter de tirar o pé.
De qualquer maneira é um dos mais avançados sistemas da atualidade e se pode engatar a 100, também pode engatar parado e eu também até acho que podendo parar ou pelo menos diminuir para engatar, digamos que no mínimo poupa o sistema de maior manutenção no futuro
Ilton Filho
23/10/2008, 17:19
Isso tudo serve para a L200? Ou só pode engatar com ela parada? Estou querendo uma para entrar nesse mundo fascinante do 4x4...:dance:
Abraços
NilsinhoRox
23/10/2008, 18:27
Na L200 Sport ou Outdoor, (nas quadradinhas, não sei q se é o mesmo procedimento)
Segundo o manual do proprietário.
4x2: É de uso no asfalto... Mesmo molhado, escorregadio... Pois não há compensação de velocidade das rodas internas em curvas!!!
4x4H: Pode engatar, com a velocidade até 100km/h, em pisos com pouca aderencia (areia, terra...) Mas o mecanico da Brabus/SP, me aconselhou engatar sempre parado, e se não for possivel, pra enfiar o pé lá no fundo da embreagem, e engatar com cuidado!!!
4x4L: Sempre e somente com a viatura PARADA e DESENGATADA (neutro)... Com o pé tbm enfiado la no fundo da embreagem...
Ilton Filho
23/10/2008, 19:36
Nilsinho, tô vendo uma 2003, ainda não tenho bala pra comprar uma zero.... Mesmo assim valeu pela informação, é sempre bom aprender um pouco mais....
rctorrezam
23/10/2008, 22:35
Isso tudo serve para a L200? Ou só pode engatar com ela parada? Estou querendo uma para entrar nesse mundo fascinante do 4x4...:dance:
Abraços
Depende da L200,
As GL e GLS (quadradas) só engatam paradas (certeza, já pilotei as duas), já a sport HPE engata como a TR4 (informação de um amigo).
O melhor consultar o manual da que você estiver interessado.
As infomações da TR4 já foram testadas por mim. Já engatei até a 80 Km/h e por diversas e consecutivas vezes a cerca de 40 Km/h na minha expedição ao Jalapão-TO. Cerca de 500 Km rodados em 3 dias de pura trilha, com terra pedra e areia, areia, muita areia.
O mundo 4x4 é maravilhoso, dificilmente quem se aventura não quer cada vez mais!
F. França
11/11/2008, 10:56
Vamos Tomar Cuidado Pra Engatar A 4x4 Reduzida Hein Moçada, Tem Que Ser Com O Veiculo Parado Mesmo, Pé No Freio E Trocar.
Quem Não Está Acostumado Com A Alavanca é Meio Estranho No Começo, Mas é Só Dar Uma Apertadinha Pra Baixo E Ir Pra Frente Que Ela Entra Sem Problemas.
Abraços A Todos
E normal o engate ser mais duro e dificil no 4X4 blocado e reduzido q nas outras opcoes ? Pajero IO 2000 automatica. Ele entra, mas tenho q dar umas forcadas, e nas outras opcoes entra facil. Sempre q esta nessa opcao (blocado e reduzido) uso a marcha L, pois subo uma ladeira mto ingreme e de terra/barro em Ilhabela, sobe q é uma blz, curti demais a Pajero, ja em 2 ou 3 nao é tao eficiente e acho q forca o cambio (patina mto), entao ja apelo p/ forca total, esta errado ? Agradeço, abs
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