Ver Versão Completa : Sistema de Som Pajero TR4
pedechumbo
02/08/2008, 01:53
Olá pessoal...:-D
Este é o meu primeiro post, mais venho acompanhando o forum a algum tempo já.
Estou com uma seria dúvida sobre o Sistema de Som da Pajero Tr4 2008.
O aparelho original, pode ser trocado por um player sony, pionner???
e quais alto falantes é utilizado??? 6x6, 5x5, 6x9???? Pois estou querendo adquirir uma. Só que eu adoro um som de qualidade, e isso nao dispenso, tenho um player sony q utilizo hj no celtinha q tenho com alto falantes 6x9 da selenium no tampao, módulo falcon 960s 4 canais, caixa de grave 8" Hinor 150Wrms e gostaria de pelo menos aproveitar algum destes componentes...
Ou melhor, o que vcs me recomendariam, para deixar um so de qualidade nada exagerado quero um som ambiente diga-se de passagem perfeito e o melhor de tudo sem gastar muito $$$$$$:dance:
vlw..
Abraços.
pedechumbo
03/08/2008, 00:13
up.........................
FALA AE PE DE CHUMBO, VOU LOGO TE AVISANDO, SE CONTINUAR SENDO PÉ DE CHUMBO COM A TR4, VAI TER Q COMPRAR UM CAMINHÃO TANQUE DE COMBUSTIVEL, E, AMARRA-LO NO CARRO, rsrsrsrsrrsrrs, POW EU MANDEI FAZER UMA CX SELADA PRO MEU BRAVOX PREMIUM DE 12"x400Wrms E O CARA FEZ ELA BEM ENCOSTA NOS BANCOS TRASEIROS, AINDA SOBROU ESPAÇO PRA ELE MOLDAR O MODULO BRAVOX PREMIUM DE 400Wrms TB, DEPOIS TIRO FOTOS E POSTO AKI.ABS.
pedechumbo
04/08/2008, 15:35
hehheh..
ainda bem q esse apelido eu ganhie, jogando bola....
nao correndo.. e isso eh um bom sinal...
gosto de andar maneiro no maximo 120 km/h....
pois o bom da viagem é a demora...
e quanto ao player e a os auto falantes, o q vc me diz?!
abraços...
DieselPower
04/08/2008, 17:32
O player com certeza serve, mas falantes 6x9 acredito que não.
O ideal para você é a compra de um kit duas vias e instala-lo nas portas dianteiras, e nas traseiras mais um kit duas vias ou um triaxial (mais barato), e o sub pode utilizar o que já tem.
E quanto ao frame (acabamento) do painel que engloba o som original? Como adaptar o som aftermarket no painel do TR4? Existe alguma moldura pronta para ele ou tem q mandar fazer?
igominati
07/07/2010, 19:50
Tenho uma Gls-b, e consegui colocar um dvd retrátil pionner, na frente nas portas cabe um bravox kit duas vias diamond de 6" e no painel os tweeters, atrás pelo menos a gls-b tem 6x9!!!! e tirei elas e coloquei as bravox quadraxx, e como ninguém é de ferro mais dois e2k de 15, em caixa selada, mas isto não caberia na tua, mas a tua caixa já quebra um galho, gosto de grave com qualidade e isto os players pionner e falantes bravox são experts.:odedo:
Vamos lá. Estou dando uma modificado no som da minha tr4 e postarei aquí as modificações.
Desmontando o painel central da TR4 e adaptando um suporte para o Iphone com o plug para canal auxiliar no som original da TR4.
Painel já sem a máscara. Basta puxar com cuidado. Ela é só encaixada. O botão da alerta sai com a peça e também é encaixado.
Aparelho tamanho DIN é parafusado na frente. É só desparafusar e puxar para frente o aparelho. Cuidado com os fios e o cabo da antena que na minha é bem curto. Se o seu for curto também, é só puxar o rádio um pouco e desconectar no painel traseiro do rádio.
Painel remontado (encaixado) com o suporte para o iphone parafusado na máscara do painel central. Um cabo tipo (p1) foi encaixado no painel traseiro e puxado até o local onde fica o iphone ligado na entrada auxiliar do aparelho.
Equalizador que será acrescentado ao equipamento do carro. OEQ 2 Rockford Fosgate.
OEQ 2 será colocado no local reservado ao AIR bag do passageiro (que na minha não tem). A capa é só desencaixar para a frente que sai.
Vista um pouco mais de perto....
Tudo recolocado no lugar. O cabeamento do eq foi " emprestado" do original Blau. O código das cores dos fios geralmente está impresso no próprio aparelho!
Agora trocando os falantes traseiros originais. NO meu caso colocarei um triaxial de 6" sony. A fiação será aproveitada da original que tem plugs que no meu caso couberam certinho nos novos sony.
Primeiro, tirando a borracha da porta traseira.
Tirando a capa (moldura) do falante. É só encaixada. Tem de forçar um pouco para sair. No meu caso do lado direito perdí 2 encaixes. No lado esquerdo não perdí nenhum. O falante é preso à lata do carro e não ao encaixe de plástico.
Uma olhada por dentro do encaixe traseiro dos altofalantes.
falante original....... todo ferrado!:-|
Tirar o 4 parafuso e tirar o encaixe de plástico que tem por baixo do falante original para encaixar no novo Sony. (se for preciso devido ao tamanho). Este encaixe está meio que colado no falante. então tem de ir tirando com jeito, descolando e desencaixando até sair tudo.:pipoca:
Já com o "novo" sony no encaixe original MIt.
Novo triaxial já encaixado no local . Depois é só reencaixar tudo de novo!
excelente as fotos passo-a-passo, parabens.
DieselPower
18/07/2010, 23:42
excelente as fotos passo-a-passo, parabens.
X2!!!
Faltam tópicos como este no fórum (passo-a-passo, muitas fotos...).
Parabéns! :palmas::palmas::palmas:
Agora desmontando as portas dianteiras. Seguindo o manual da Mit Pinin (nossa tr4) que baixei aqui do fórum mesmo,
1-)Tira-se os 2 parafusos que tem na porta dentro do puxador da porta, por baixo da capinha meio cilíndrica. Puxa a capa, e desparafusa os 2 Philips.
2-)Tira a capa dos espelhos. É só puxar desencaixando.
3-)Os comandos do vidro elétrico da porta do passageiro e o do vidro e espelho do motorista são só encaixados. Puxe para cima que desencaixam.
4-)Aí é só desencaixar o forro da porta. Comecei pela parte de baixo e fui desencaixando para cima. Dá uma dor no coração mas é assim memso. Puxando com força e com cuidado. Cuidado com o fio que serve a luz vermelha das portas. ele é meio curtinho.
Tudo como está no manual....
Vou colocar um Crossover passivo para dividir o sinal entre o Midbass e o tweeter. Foi meio no facão mas ficou !
Como o crossover é meio gordinho não dava para parafusar na prota entre o metal e o acabamento. Então "fixei":pensativo: por dentro , para o lado do vidro, com fita mesmo!:mad: :parede:. Foi o que deu para "desenvolver na hora. Achei o fio que vem do rádio, cortei :shock:, passei ele para o Crossover e do crossover passei novos fios independente para o tweeter ( que mantive o original) e para o mid bass (que também troquei).
Depois coloquei o Mid bass usando aquela capa que também tinha no traseiro para encaixar direitinho no local original. Neste caso o encaixe dos fios não serviu, então soldei os fios nos falentes. Tudo parafusado e "fitado" encaixa tudo no lugar e Tarámm!!!! Ficou melhor o som e não bate nada!
Quando instalar o sub e o Amplificador volto a postar as gambiar.... quero dizer as técnicar avançadas que utilizarei. Valeu!
Flávio Henrique
19/07/2010, 10:40
esse topico é show...
Marlo, não tenho palavras para te agradecer! Era exatamente DISSO q eu precisava. Vou comprar um som de 1 DIM assim q o salário deste mês bater na conta! Tava com receio de ter q desmontar o painel inteiro por causa da moldura. Como a mala da TR4 é pequena, já estou namorando um sub slim para botar embaixo do banco. O AMP ainda estou procurando lugar (aceito sugestões). Meu carro tem Air Bag no carona, então não poderei usar a (ótima) solução q vc usou no EQ.
Exclentes os posts cara! Obrigado.
OBS: Onde você arrumou o manual de serviço do carro? Fiz uma busca aqui no fórum mas naõ achei.
Abs
Novo triaxial já encaixado no local . Depois é só reencaixar tudo de novo!
Marlon aonde você comprou o suporte pro iphone? Grato,
Parabéns pelo tópico, muito bom!!!
Qual a medida dos falantes traseiros que vc usou no seu projeto?
Valeu.
DieselPower
19/07/2010, 20:44
Como a mala da TR4 é pequena, já estou namorando um sub slim para botar embaixo do banco. O AMP ainda estou procurando lugar (aceito sugestões).
Amigo,
Não faça isso!
Nenhum sub slin do mercado apresenta uma boa sonoridade.
Com certeza não irá atender ao seu desejo. Vale a pena mandar fazer uma caixa selada, para um sub de 10" (Pioneer W307 ou W308 possuem excelente custo x beneficio). Aproveita e nesta mesma caixa faz um suporte para o módulo.
Manda fazer encostada no banco traseiro, aproveitando o angulo do mesmo.
Caso rpecise do porta malas sempre, construa uma caixa normal (padrão) com plugs, e quando precisar tira e deixa em casa.
O módulo pode colocar embaixo do banco (se for pequeno) ou parafusado no encosto do banco traseiro.
Abraço.
PS.: Preste atenção para comprar um módulo que "case" potência e impedância com seus falantes.
Amigo,
Não faça isso!
Com certeza não irá atender ao seu desejo. Vale a pena mandar fazer uma caixa selada, para um sub de 10" (Pioneer W307 ou W308 possuem excelente custo x beneficio). Aproveita e nesta mesma caixa faz um suporte para o módulo.
Caso rpecise do porta malas sempre, construa uma caixa normal (padrão) com plugs, e quando precisar tira e deixa em casa.
O módulo pode colocar embaixo do banco (se for pequeno) ou parafusado no encosto do banco traseiro.
Abraço.
PS.: Preste atenção para comprar um módulo que "case" potência e impedância com seus falantes.
Obrigado pela dica amigo! Vou levar em consideração...
Amigo,
Não faça isso!
Abraço.
Obrigado pela dica amigo! Vou levar em consideração...
OBS: Onde você arrumou o manual de serviço do carro? Fiz uma busca aqui no fórum mas naõ achei.Abs
Eu baixei de algum lugar aqui. O pior que fui procurar para te deixar o link e não achei. Mas tenho aqui no meu computador... A nossa área (tr4 io) é meio cheia de tópicos.... Vou procurar nos tópicos. Se não achar, posto o manual todo de novo...!! ok?
Marlon aonde você comprou o suporte pro iphone? Grato,
Aqui. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144809098-capa-rigida-dura-hard-case-iphone-3g-preto-emborrachada-_JM
Depois dei uma "cortadinha" para ela ficar um pouco mais funcional no painel e :parede: coloquei 1 parafuso :parede: para fixa-la. Mas na minha antiga Sportage, tinha fixado com velcro!
Parabéns pelo tópico, muito bom!!!
Qual a medida dos falantes traseiros que vc usou no seu projeto?
Valeu.
6". Meus melhores falantes são de 5". Aí teria de fazer um bafe, um adaptador. Mas os desse dia (que não tava muito inspirado e sem a tico-tico) foi de 6 mesmo!
-(Vou comprar um som de 1 DIM ...)Tô namorando um dvd 1 DIN com tela retrátil, Bt, GPs etc. Mas até o final do ano vai o o original mesmo :stop:.
-(...namorando um sub slim para botar embaixo do banco).Dependendo da sua exigência para os Graves, este equipamento pode servir ou não. já tive sub de 5" de 6" (vinham em caixas e bazookas da Pioneer. Coisa antiga lá de 95.96) e agora uso um JL Audio de 10" numa caixa que eu mesmo fiz. Pede para testar antes. Vai na loja com tudo instaladinho, já deixa o cabo lá embaixo do banco, coloca o sub com aquele cd que tem graves que vc gosta e TESTA:dance:. A selenium tem uma linha de subs (Storm) de 8" 10" 12" e até 15" (acho) que já vem com caixa em fibra de baixa litragem etc mas não é para bancos. É para Pmalas mesmo. Meu cunhado tem e (Chevrolet Tracker),para eles, tem um ótimo rendimento.
-(O AMP ainda estou procurando lugar) tenho um Rockford Fosgate 4.6x. Ele é bem pequeno , tem boa fidelidade, aceita muitas ligações diferentes etc. Fucei a tr4 toda e não achei " O LUGAR" !. Debaixo do painel, não, Nas laterais do Pmala...não, embaixo do banco...não gostei (pezinhos podem chegara lá). Ou vou por fixado na caixa do sub ( que ainda vou fazer) ou vai ficar junto do macaco, naquele rebaixo lá no fundo do Pmala. Hoje ele está lá (desligado esperando mais um FDS com tempo!
Assim que for fazendo o resto vou postando aqui neste tópico. tem um outro tópico de som em tr4. Mas como este foi aberto antes vou postar aqui mesmo. Coloque as imagens do seu trabalho pra gente :pipoca:trocar idéias. :concordo:
....Onde você arrumou o manual de serviço do carro? Fiz uma busca aqui no fórum mas naõ achei.
...Abs
Achei...Tá aqui... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25595 :concordo:
Caíto. Você também tinha postado no outro tópico que tem de som para tr4 né? Postei neste pq é mais antigo. Mandei um e-mail para os moderadores para ver se dá para unir os 2 tópicos. Deixar o fórum um pouco mais organizado. ok? :concordo:
Achei...Tá aqui... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25595 :concordo:
Excelente! Obrigado!
6". Meus melhores falantes são de 5". Aí teria de fazer um bafe, um adaptador. Mas os desse dia (que não tava muito inspirado e sem a tico-tico) foi de 6 mesmo!
Obrigado pela informação.
Eu tenho dois kits 2 vias da Sony e estava receoso que não fosse caber na traseira.
Valeu.
Obrigado pela informação.
Eu tenho dois kits 2 vias da Sony e estava receoso que não fosse caber na traseira.
Valeu.
Se for menor faz um adaptador de madeira ou um Bafe. Só se for maior que para cortar a lata fica difícil !:stop:
Estive pensando que talvez o Kit de 2 vias na parte traseira não tenha lugar para o Tweeter, como dá para ver na foto. Mas na parte dianteira, dá. Tenho um Kit Sony 2 vias para a dianteira mas não tive coragem de tirar o tweeter original e por o sony e como o meu Mid bass está meio estourado, usei outros que tinha de boa qualidade aproveitando somente o crossover. Tenho um crossover ativo pioneer mas acho que não vou usar. É muita coisa.:concordo:
Aqui é onde estou pensando em por o amplificador. Pensando ainda!!:pensativo:
Só por curiosidade, na Sportage a tralha toda ficava assim:O Amp+ o Eq e na outra foto o JL 10W0 junto com o Estepe. Passado...:pensativo:
Só para constar..!!:neutral:
Imagem do Crossover ativo de 3 vias Pioneer no painel da Sportage que tinha instalado. Não pretendo usa-lo na TR4. O próprio amplificador tem 2 cross Passivos + os passivos dianteiros já devem mandar o sinal certo para todo mundo. Como muitos dizem "as vezes menos é mais", certo?:palmas:
LUIZ MOTTA
21/07/2010, 23:33
Pessoal, só prá dar mais alguma informação, passei por isso hoje. Venho notando que a qualidade do som dos alto-falantes traseiros estava caindo, com algumas distorções às vezes. Achei que os falantes estavam ruins, com o papelão dos cones rasgado, sei lá.
Bem, dei uma olhada nas suas fotos, fui a uma loja de som conhecida, desmontamos a parte traseira do som e verifiquei que os falantes originais (6 pol) não estão rasgados, estão em muito bom estado ainda. Bem, já que estava desmontado, comecei a testar vários alto-falantes diferentes.
Resultado: testei falantes com impedância 4 Ohms triaxiais Bravox, Buster e finalmente, coaxiais Pioneer. Todos eles tiveram respostas muito piores que os originais.
O que acho que descobri ? Que as gravações MP3 que usamos hoje em dia têm muita relevância na qualidade do som que ouvimos. Outra coisa, ainda mais importante. O som da TR4 tem um conjunto casadinho, mesmo que não seja lá muita coisa (nenhuma Brastemp). No entanto, o casamento é fundamental e trocando-se apenas uma parte do sistema de som provavelmente teremos um resultado pior do que o original.
Pelo menos foi o que concluí... e deixei tudo original mesmo.
Certamente ficaria (ou ficará) melhor com a substituição detalhada, planejada e estudada de um completo sistema de som.
Bem, ficam minhas observações sobre o assunto.
Abraços.
Luiz
DieselPower
22/07/2010, 01:45
Imagem do Crossover ativo de 3 vias Pioneer no painel da Sportage que tinha instalado. Não pretendo usa-lo na TR4. O próprio amplificador tem 2 cross Passivos + os passivos dianteiros já devem mandar o sinal certo para todo mundo. Como muitos dizem "as vezes menos é mais", certo?:palmas:
Quer vender o Cross Mario?
DieselPower
22/07/2010, 01:47
tenho um Rockford Fosgate 4.6x.
Excelente módulo! :palmas::palmas::palmas:
Quem tem não vende, e INfelizmente não fabricam mais...
Pessoal, só prá dar mais alguma informação, passei por isso hoje. ............provavelmente teremos um resultado pior do que o original.
Pelo menos foi o que concluí... e deixei tudo original mesmo.
Certamente ficaria (ou ficará) melhor com a substituição detalhada, planejada e estudada de um completo sistema de som.
Bem, ficam minhas observações sobre o assunto.
Abraços.
Luiz
algumas considerações importantes:
As vezes Menos é mais. Não adianta encher de equipamentos e falantes etc. Cada coisa a mais é mais um ponto que pode falhar gerara distorção etc
O Seu som será tão bom quanto seu pior equipamento. Nâo adianta por uma unidade Hi-end, falantes UAU , Amplificador Alta fidelidade e um cabo flamenguinho bem fininho. Tem de montar (como você disse!) pensando no conjunto.
As gravações em mp3 wav etc o formato faz MUITA diferença. Agora o mais interessante.:shock: Se você pega uma Mp3 mediana e poe num sitema mediano o som fica mediano. Agora se você poe essa gravação mediana num Hi-end o troço fica ruim. O Hi-end vai pegar aquele cd queimado em casa +- ou aquelas mp3 do pen drive e vai extrair todos os defeitos e jogar naqueles falantes excelentes etc. que vâo reproduzir o som e os defeitos e falhas com muita propriedade. Mp3 sempre acima de 128 kbps de preferência.
Algum tempo atrás montei um som que custava mais que o carro que tinha (Palio EDX que tinha comprado Zero). Aí passei na Som Maior, uma loja bem conceituada, aqui em Joinville, para compra uns cabos da Audioquest (marca bem boa) Quanto o cara começou a me passar os preços era 30U$ o metro, 40U$ o metro.........aí comprei 2 metros de um cabo Audioquest (jade) que era 10U$ o metro e acabou o meu dinheiro. Tenho este cabo até hoje guardado.
Quer vender o Cross Mario?
Olá Diesel Power. Montei o Crossover no meu Home Theater de casa.:pipoca: Nada se perde tudo se aproveita. No ml tem vários Crossover de 3 e 4 vias bem bons e a preços interessantes.:concordo:
Pelo que noto a maioris são horizontais e não de painel. Mas são legais.
Excelente módulo! :palmas::palmas::palmas:
Quem tem não vende, e INfelizmente não fabricam mais...
Fo uma linha muito boa da fosgate lá em 97 a 01 +-. Não tinha muita potência mas era mais que o suficiente para o usuário comum. Tinha o 2.3 o 4.6 e o 5.3 com 2, 4 e 5 canais respectivamente. Uma grande variedade de ligações 2ohms num lado e 4 no outro, 2 3 4 ou até 6 canais se usasse crossovers passivos..emfim, como disse bons e pequenos.
Realmene gosto dessa linha.
Outro equipamento da fosgate famoso era o simetry. Mas na Rally som diziam que dava muito ruído. Mas que era legal era..:-D
Marcos Paiva
24/07/2010, 11:02
O som original da TR4 2009 tem a opção de tocar arquivos MP3, porém ele só consegue reconhecer 254 arquivos ou músicas, mesmo que o pen drive tenha maior capacidade, ele apenas reconhecerá as 254. Tem alguma forma de mudar isso sem mudar o aparelho. Por exemplo através da atualização de firmware?
O som original da TR4 2009 tem a opção de tocar arquivos MP3, porém ele só consegue reconhecer 254 arquivos ou músicas, mesmo que o pen drive tenha maior capacidade, ele apenas reconhecerá as 254. Tem alguma forma de mudar isso sem mudar o aparelho. Por exemplo através da atualização de firmware?
Marcos. QUal a marca do equipamento. Já procurou no site da fábrica. Procurei no da Blaupunkt mas atualização somente de firmaware de GPS.
Mas acho pouco provável que tenha com esta solução. Se encontrar avise...:lol:
LUIZ MOTTA
26/07/2010, 18:10
Ainda não consegui descobrir, Marcos. O que dá prá remediar é usar um pendrive grande e "juntar" várias músicas em um arquivo só com um editor de MP3. O inconveniente óbvio é o de termos que reproduzir esses grupos de músicas sempre na mesma ordem.
Abs
LUIZ MOTTA
26/07/2010, 18:12
algumas considerações importantes:
As vezes Menos é mais. Não adianta encher de equipamentos e falantes etc. Cada coisa a mais é mais um ponto que pode falhar gerara distorção etc
O Seu som será tão bom quanto seu pior equipamento. Nâo adianta por uma unidade Hi-end, falantes UAU , Amplificador Alta fidelidade e um cabo flamenguinho bem fininho. Tem de montar (como você disse!) pensando no conjunto.
As gravações em mp3 wav etc o formato faz MUITA diferença. Agora o mais interessante.:shock: Se você pega uma Mp3 mediana e poe num sitema mediano o som fica mediano. Agora se você poe essa gravação mediana num Hi-end o troço fica ruim. O Hi-end vai pegar aquele cd queimado em casa +- ou aquelas mp3 do pen drive e vai extrair todos os defeitos e jogar naqueles falantes excelentes etc. que vâo reproduzir o som e os defeitos e falhas com muita propriedade. Mp3 sempre acima de 128 kbps de preferência.
Perfeito, Mario. 100% correto ! E é por isso que estou deixando do jeito que está.
Abraço
Depois de muito tentar um local para o amplificador como no PMala junto com o macaco, na lateral do PMala, Embaixo do painel no lado do passageiro, embaixo do banco no chão, fiquei com um local que não gosto muito mas que neste caso, neste carro, me pareceu conveniente. Embaixo do Banco fixado no fundo do banco. Verifiquei que no manual de manutenção o cd changer fica embaixo do banco então fiquei mais tranquilo.
Arquivo do Manual em anexo.
Retirando os 4 parafusos que prendem o banco do passageiro. 2 Frontais e um de cada lado. Usando Chave 14
Mais imagens de retirando o banco.
Taí o vazio. Ponto sem volta...:putz:
Pondo o banco na posição de trabalho.
Antes de virar o banco esvazie o porta revistas para não cair tudo no chão!:putz:
Fazendo os furos para parafusar o amplificador. Preferí furar com um prego de aço (punção) do que usar a furadeira. :pensativo:
Taí o bichinho no lugar . Ainda tem a saída de ar perto dele para esfriar no calor e aquecer no inverno (como se precisase)
Recoloca tudo no lugar, parafusa tudo de novo etc. Coube certinho. não impede nenhum movimento do banco. Imagem olhando por baixo.
Sub montado em caixa cilíndrica (bazuca). Não sugiro este tipo de caixa. Uso pq montei-a desde muito tempo, fiz um tratamento para não vazar o ar etc. Mas como o PMala da TR4 é meio :parede: pequeno, fix uma operação nele. Cortei pela metade a litragem da caixa. Tinha uns 25 litros e agora tá com uns 10 litros. Sei que isso muda a resposta do sub mas como não vou participar de competição e nada, tudo ok!:dance: Sei que tá velinho mas enquanto tiver funcionndo com a qualidade que tem, não troco.
A caixa é "fixada"com cinto de segurança (para não tomar multa) e o cinto permite a rápida retirada do equipamento. O cinto foi fixado no chão do Pmala parafusado num orifício :shock: já existente no local.
Após, fazer uma abertura na forração do PMala com FACA :shock: ! Coisa bem simples.
Mini caixa já no local, fixada pelo cinto, ainda sem o sub e sem a fiação ainda. Fica para outro final de semana...:pipoca:
LUIZ MOTTA
06/08/2010, 23:46
Mario, parabéns por sua didática e paciência. As fotos esclarecem muito.
Abs
Assinando o tópico :concordo:
Abs
heliosilva77
14/08/2010, 18:54
A caixa é "fixada"com cinto de segurança (para não tomar multa) e o cinto permite a rápida retirada do equipamento. O cinto foi fixado no chão do Pmala parafusado num orifício :shock: já existente no local.
AÍ Marlo, fiquei na dúvida, que lance é este de cinto na caixa se não leva multa? tô me organizando para fazer uma caixa, um de 15, um super tuíte e um corneta, claro com um potência pra segurar o tranco.
Mas toda caixa na mala tem que tá presa ao cinto??
valeu,
Hélio.
..... mala tem que tá presa ao cinto??
valeu,Hélio.
Não não...fica frio ;-). Foi só um trocadilho!! No meu carro todo mundo usa cinto..valeu?:putz:
Não esqueça de postar seu trabalho aqui no nosso tópico! :pipoca:
demir tr4
26/09/2010, 22:10
sou novo no forum comprei uma tr4 2005. eu vi que no som tem a função auxiliar, mas onde eu ligo o cabo auxiliar no som? obrigado.
sou novo no forum comprei uma tr4 2005. eu vi que no som tem a função auxiliar, mas onde eu ligo o cabo auxiliar no som? obrigado.
Aqui ( http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=2301 ) tem. Foi o único lugar que achei. Você conecta este cabo no painel traseiro do aparelho e " puxa " o plug para o painel do carro. Eu coloquei um p1 para ligar na saída do fone do meu aparelho, certo?:pipoca:
Uso esse acessório aqui (http://www.monstercable.com/productdisplay.asp?pin=5340)
Muito bom! Recomendo.
Abs
Pessoal,
Instalei o DVD + receptor TV digital no carro. Ficou ótimo. Instalei esse aqui: http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/dvd/avh-p5280bt
A antena ficou do lado de fora dentro da entrada de ar que fica entre o pára-brisas e o capô.
Agora partirei para as caixas. Estou pensando em triaxiais Sony ou quad Pioneer e um amp pequeno só para empurrar uma caixinha com um sub de 10''pra mala mesmo.
Posto uma foto assim que tiver.
Ninguém instalou um aparelho 2-DIN na TR4 modelo de farol redondo ou anterior? Eu tenho vontade mas gostaria de ter antes o "caminho das pedras" para facilitar minha vida.
Oi. Deu tempo neste final de semana do Natal. Então continuei minha " obra". Passando uma fiação separada para o amplificador , para o sinal e para a alimentação. Local de escolha para passar a alimentação Positiva através da caixa cofre do motor. Local escolhido....óbvio, aproveitando a passagem do chicote original do carro.
Tentei passar o fio pelo local mas não passou. Então passei um arame mais fino com a ponta dobrada para evitar de causar qualquer acidente. O fio de arame passou. Aonde irá sair???
Saiu em algum lugar embaixo do painel, nos pés do passageiro, claro.
Corta o arame, enrola a ponta cortada do arame na ponta do fio da alimentação e ao mesmo tempo puxa o arame e empurra o fio. Dá sim para fazer ao mesmo tempo.
Olha o arame puxando o fio e saindo na parte de baixo do painel. Até aqui tudo certo.
Puxa quase todo o fio Positivo e deixa uma parte no cofre do motor para ligar na bateria e para instalar o porta fusível do motor.
Pensando em aproveitar o furo da sirene do alarme para fixar o porta fusível sem precisar fazer outro furo. Lá na seta verde.:pipoca:
Taí o PF no buraco da sirene...:pipoca:
Deixando o comprimento certo e aproveitando os locais onde já passam cabo...
Parafusando o cabo no terminal da bateria....
Já conforme as regras de uma boa instalação sonora, o negativo deve ser um cabo o mais curto possível para evitar ruídos. Então como o amplificdor está debaixo do banco do passageiro, puxei o cabo para um dos parafusos que segura o banco. Lá na seta verde...:)
Aproveitei e passei os fios para os falantes dianteiros que serão conectados ao plug do chicote original que fica no painel e para o sub que vai ficar no PMalas. Esses não tem segredo nenhum. Ainda falta passar o sinal da FUTURA unidade principal que provavelmente será uma 2din até o equalizador e o sinal do equalizador até o amplificador...
Já retirando a mascara do painel e desparafusando o rádio e o controle de ar. O rádio já tirei e vamos ver como consigo transferir os controles do ar para a parte inferior do painel. Disseram que é fácil... vamos ver...:pipoca:
O problema são os dois cabos de "aço" (?) que são da graduação da temperatura e do direção do ar. Duros e não muito flexíveis. Estes dois aqui...
Retirei os dois cabos. Retirei também o porta objetos da parte de baixo do painel. Não consegui retirar a frente dos controles do ar. Então fui baixando pela parte de dentro do painel mesmo. Os cabos de energia dos controles não apresentam nenhuma dificuldade para esta movimentação mas no meu painel existe um parafuso à esquerda do local onde ficaria o controle do ar que impede que o controle entre sem dificuldade. Tive de forçar :parede: o controle para que entrasse. E o Painel de aço que suporta o painel de plástico fica bem no local onde fixaria o cabo do lado esquerdo, impossibilitando a fixação no local original. Do lado direito, sem problemas.
Para desconectar os cabos de aço não basta puxar. Tem uma trava que prende o cabo de aço em cima e uma trava que prende no lado de baixo da peça do controle. Tem de pegar uma chave e destravar por baixo e daí puxar para cima o conjunto cabo mais trava. Cuidado para não quebra nada....
Depois de fixado o controle no novo local, montei o porta objetos no local do controle, em cima (é só encaixado) coloquei o rádio original (ainda!) e recoloquei tudo no lugar de novo.
Ficou assim...
Agora aguardando ainda passar os cabos RCA+ a nova unidade principal. Quem sabe na virada de ano sobre mais um tempinho!:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca: Feliz Natal e próspero ano novo para todos os amigos dos foristas.
Aproveitando mais um FDS para ver se termino tudo.. Comprei uma unidade bem china mesmo. Um Napoli dvd gps tv 8383 1 din masi com frente de 8". Motivo? Preço, bastantes funçoes úteis e que a frente sái. Vamos por isso tudo. Acertando os cabos RCA
Instalando a antena do GPS por dentro da moldura do relógio no painel central.....
Soldando os cabos do Sub ...
Dai fiz o seguinte.. Como esta unidade tem um cooler para refrigeração, imaginei que ela deva esquentar um pouco e aqui em SC faz uns dias quentes. Então como ela é fixada embaixo do duto de ar, fiz, com o bico do soldador, uma saída de ar, principalmente para os dias quentes. basta ligar o ventilador que por alí sai um ventinho leve. E se fechar a saída no painel, sai um vento mais forte. Achoque já ajuda, se precisar.
Aqui um vídeozinho do ar saindo.
http://www.youtube.com/watch?v=6MEHLy0hh9o
Aí ficou mais ou menos assim Aqui o eq já funcionando.http://www.youtube.com/watch?v=jO5OXQ3f_Ss
Imagen do trabalho final a noite e de dia
Que tal é esse Napoli ? Vi que há uma diferença gritante entre ele e o Pioneer. Esse aparelho permite atualizar os mapas e POi ?
Belo trabalho hein!
Que tal é esse Napoli ? Vi que há uma diferença gritante entre ele e o Pioneer. Esse aparelho permite atualizar os mapas e POi ?
Belo trabalho hein!
Olá ades101. Olha Sempre usei marcas famosas e quase sempre os top. MAS AGORA.....ia ter de gastar uns 3000R$ para por uma tela de 7 e comprar módulo gps etc, então fui desse mesmo. Ao todo nele gastei perto de 800R$. POI editáveis, atualização dos mapas no ...vou ver a página e depois posto etc. Som, usando as RCA, bom, depende também do resto dos equipamentos, mas acho que não me passa uma consistência de software e de hardware como o último Clarion que tinha. Para o que queria serviu direito mas não é um Pioneer, Sony, Clarion etc.
Ficou desse jeito http://www.youtube.com/watch?v=C-P0Z2YpQPk .
Para fixar o aparelho que é 1 din mas a frente é 2 dins usei os suportes originais do Blau que veio no carro, cortei a divisão do meio que separava o rádio do controle do ar e como a frente é bem grande, tive de gastar toda a beirada da frente para caber o aparelho. Ainda deixei o porta objetos por trás da frente que é motorizada para guardar alguma coisa.
Ainda falta fazer o acabamento dos cabos e instalar a antena da tv e a câmera de ré.
heliosilva77
01/02/2011, 10:51
Pessoal, na minha eu botei um sub de 12 e um módulo, comprei achei aquelas caixa pequena que já vem com o autofalante e instalei um módulo, ficou muito bom. Na equipadora o instalador pensou até que seria preciso instalar um botão liga/desliga para o módulo, mas não precisou.
Depois boto uma foto aqui para vcs verem, e perdi pouco espaço no porta mala. Agora no fim do ano fiz uma viagem Rio-Natal, Natal-Rio, qdo fui viajar com a família, namorada, pai, mãe e malas percebi que o porta mala do carro para quem tem família é realmente pequeno, assim pretendo instalar o bagageiro thule xperience 843 pra resolver isso, fui o único bagageiro tipo grade (expedição que encontrei). Se alguém souber de mais um, agradeço a ajuda.
Saudações a todos,
Marlo:
Gostei muito da solução que encontrou, tenho muita vontade de instalar um aparelho com tela grande neste local mas o receio de não conseguir "levar" os comandos para o lugar do "porta trecos" me desanimava, sem contar que estou esperando fechar os dois anos da garantia para não dar nenhuma desculpa à MIT caso alguma coisa para de funcionar no carro.
Tenho dúvidas, existe alguma entrada usb atrás do equipamento? Seria legal conectar um HD externo para carregar com filmes e músicas e deixar dentro do porta trecos. O aparelho lê vídeos .avi (div-x)?
O navegador pode ser atualizado? Tipo mudar de IGO 8 para IGO PRIMO?
Bruno
Olá ades101. Olha Sempre usei marcas famosas e quase sempre os top. MAS AGORA.....ia ter de gastar uns 3000R$ para por uma tela de 7 e comprar módulo gps etc, então fui desse mesmo. Ao todo nele gastei perto de 800R$. POI editáveis, atualização dos mapas no ...vou ver a página e depois posto etc. Som, usando as RCA, bom, depende também do resto dos equipamentos, mas acho que não me passa uma consistência de software e de hardware como o último Clarion que tinha. Para o que queria serviu direito mas não é um Pioneer, Sony, Clarion etc.
Qual o modelo da central multimida ? To pensando em fazer exatamente a mesma reforma que fizestes.
Marlo:
Gostei muito da solução que encontrou, tenho muita vontade de instalar um aparelho com tela grande neste local mas o receio de não conseguir "levar" os comandos para o lugar do "porta trecos" me desanimava, sem contar que estou esperando fechar os dois anos da garantia para não dar nenhuma desculpa à MIT caso alguma coisa para de funcionar no carro.
Tenho dúvidas, existe alguma entrada usb atrás do equipamento? Seria legal conectar um HD externo para carregar com filmes e músicas e deixar dentro do porta trecos. O aparelho lê vídeos .avi (div-x)?
O navegador pode ser atualizado? Tipo mudar de IGO 8 para IGO PRIMO?
Bruno
Certamente passar a garantia é correto.!!
USb só frontal.
Não lê Divx. Só MP4 se o codec dvix
Navegador não tentei nada ainda. Mas andei lendo que quem tentou alguns conseguiram outros não. :concordo:
Qual o modelo da central multimida ? To pensando em fazer exatamente a mesma reforma que fizestes.
Napoli 8383. Mas na mesma linha tem uma diversidade de modelos. só não tem uma com tudo junto. Se tem tv digital não tem gps, se gps não tem dvix etc. Mas vale olhar bem e escolher o que mais te agrada, com certeza. :concordo:
..... Na equipadora o instalador pensou até que seria preciso instalar um botão liga/desliga para o módulo, mas não precisou.
Helio? Por que iam por um botão para o módulo. O fio do " remoto" não estava funcionando?
heliosilva77
03/02/2011, 10:03
Pois é Marlo, eles viram o som clarion e como nunca tinha mexido em uma 2010, pensavam que seria preciso botar este botão. Mas quando começaram a mexer perceberam que não seria preciso, foi só isso mesmo. A qualidade do som agora é show de bola!! detalhe para quem for colocar, basta botar um módulo apenas para o novo sub, o cara pensava que botando uma potência maior, para alimentar inclusive os tuítes que já vem ficaria melhor, PN, a potência menor para apenas o sub deu uma qualidade muito melhor ao som final.
é isso,,
valeu,
Amigo Marcos, estou com o mesmo problema. Conseguiu alguma atualização de Firmware? Ou alguma outra forma de resolver este problema?
Grande abraço!
Aqui ( LEOSOUND - Tudo em som automotivo (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=2301) ) tem. Foi o único lugar que achei. Você conecta este cabo no painel traseiro do aparelho e " puxa " o plug para o painel do carro. Eu coloquei um p1 para ligar na saída do fone do meu aparelho, certo?:pipoca:
Olá Marlo e demais colegas do forum,
Pegue a TR4 a uns dois dias e ainda estou meio perdido, comecei a frequentar essa seção Mitsu só agora, ams vamos logo a minha dúvida.
Tenho a mesma indagação do demir, a minha é 2005 e quero saber se ela tem essa tal entrada auxiliar e o modelo do cabo, no link que postou o produto não aperece, talvez tenha se esgotado ou coisa assim.
Um abraço! e parabens pelo t[opico, um dos mais bem explicados que já lí por aqui, ficou a lição pra eu caprichar mais nos meus posts.
Olá Marlo e demais colegas do forum,
Pegue a TR4 a uns dois dias e ainda estou meio perdido, comecei a frequentar essa seção Mitsu só agora, ams vamos logo a minha dúvida.
Tenho a mesma indagação do demir, a minha é 2005 e quero saber se ela tem essa tal entrada auxiliar e o modelo do cabo, no link que postou o produto não aperece, talvez tenha se esgotado ou coisa assim.
Um abraço! e parabens pelo t[opico, um dos mais bem explicados que já lí por aqui, ficou a lição pra eu caprichar mais nos meus posts.
Olá Companheiros,
Minha mulher também tem uma TR4 2005 e estamos com a mesma dificuldade: encontrar o cabo adaptador (BP n.º:7 607 897 093) ou cabo similar para a entrada auxiliar do Rádio/CD produzido pela Blaupunkt (Bosch Group) que vinha nas TR4s.
Alguém pode nos ajudar?
Outra foto para melhor visualização do conector. :( :( :(
Caso alguem saiba a pinagem desse dito cabo, dá pra fazer um com tres terminais e plugar nos pinos certos, sem a necessidade do cabo indicado no manual. Isso se realmente não der pra encontrar o cabo correto.
Abraço a todos.
Olá Sr.s, encontrei uma lija virtual que tem o tal cabo, mas me causou uma serto sentimento de assalto. Não comprei pois talvez valha a pena trocar o som inteiro por um mais completo. Vejam o link:
Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3 BLAUPUNKT (http://www.speedydata.com.br/products/Cabo-auxiliar-%252d-jack-3,5-mm--para-Leitor-MP3-BLAUPUNKT.html)
Cabo auxiliar - jack 35 mm (http://www.pirilamponet.com.br/46340381-cabo-auxiliar---jack-35-mm-blaupunkt.html)
Esse já tem um preço mais justo:
Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3, Preços Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3 (http://www.shopmania.com.br/compras~online-equipamento-audio-video~comprar-cabo-auxiliar-jack-3-5-mm-para-leitor-mp3~p-2249610.html)
Tem uns sites ai acima qu são de outros países, por isso não se animem muito,.
Abraço a todos
TheCarcass
09/05/2011, 13:57
Amigo,
Olhei no manual do radio e fala que o cod do cabo seria: 7 607 897 093.
Nos anuncios que vc postou está o codigo: 46340381SPT.
Será que é o mesmo cabo?
abss
Cabo por 7 obamas + 7 obamas de envio, este tipo de coisa não é taxada na receita, só que demooooooora uma eternidade.
3.5MM JACK AUX INPUT iPOD MP3 BLAUPUNKT 607 540 500 a50 | eBay (http://cgi.ebay.com/3-5MM-JACK-AUX-INPUT-iPOD-MP3-BLAUPUNKT-607-540-500-a50-/360262994328)
O problema foi resolvido. Encontrei um bom técnico em manutenção de som automotivo e ele soldou um cabo c/ saída de P2 diretamente nos terminais 18, 19 e 20, sem a necessidade deu ter que importar o bendito cabo adaptador.
Problema resolvido! o Som está ótimo! Agora, Passo o dia ouvindo os sambas (.mp3) que tem no celular. rsrsrs
vejam como é feita a ligação:
291044 E
Olá Alexx,
Muitíssimo obrigado, era exatamente isso que eu estava procurando, vou ver se depeno meu painel esse fds.
TheCarcass
11/05/2011, 13:32
Helio? Por que iam por um botão para o módulo. O fio do " remoto" não estava funcionando?
Marlo, vc saberia me dizer se esse Napoli daria para instalar no sistema original da TR4?
otaviosoma
14/05/2011, 16:02
SOM CD ORIGINAL LINHA MITSUBISHI PAJERO 2011 MP3/USB 2DIN - R$ 699.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182336186-som-cd-original-linha-mitsubishi-pajero-2011-mp3usb-2din-_JM)
som da tr4 22011 2din
Marlo, vc saberia me dizer se esse Napoli daria para instalar no sistema original da TR4?
Sim. Foi o que fiz. Somente tive de tirar a parte central do encaixe frontal para entrar o aparelho e inicialmente, antes de instalar o amplificador, Conectei a saída dos falantes do aparelho na fiação original dos falantes do carro. Bem simples. OK?
rodrigodeguaiba
30/09/2011, 14:03
Oi Marlo...
Acho que esse passo, de passar o controle do ar pra baixo foi o mais difícil, certo? Como sou um pouco preguiçoso e medroso pra essas lidas, te pergunto: Se eu só inverter o Controle do Ar pelo espaço do "Rádio", não é mais fácil? Dá pra fazer?
Pois como o DVD será de 1Din retrátil, quando ligado, a tela tapará o Controle do Ar. Estou certo?
Abraço!
Oi. Se o seu é 1 din retrátil,trocar os controles de cima para baixo é súper fácil. E daí, colocando embaixo a unidade principal, quando a tela subir tapara os controles do ar. E se colocar em cima, quando a tela subir tapa a saída do ar, não é isso?. É só escolher qual vai te dar menos incômodo e ser feliz:cool:
No meu caso como não era retrátil e eu queria aquela tela ocupando toda a frente fiz aquela "obra" que está até hoje:shock:, digasse de passagem. E até que tá legal ainda.:euforico:
Bom dia.
roberto.cardoso@ig.com.br
17/04/2012, 19:22
Depois de fixado o controle no novo local, montei o porta objetos no local do controle, em cima (é só encaixado) coloquei o rádio original (ainda!) e recoloquei tudo no lugar de novo.
Ficou assim...
Marlo,
Sei que o post é um pouco antigo, mas como você fez para fixar o controle no A/C no lugar do porta trecos? Ficou apenas encaixado? Ou existe a possibilidade de fixação com parafusos?
Abraços,
Marlo,
Sei que o post é um pouco antigo, mas como você fez para fixar o controle no A/C no lugar do porta trecos? Ficou apenas encaixado? Ou existe a possibilidade de fixação com parafusos?
Abraços,
Olá. Para fixa-la no console inferior teria que tirar todos os cabos( elétricos e aço), desmontar o console e os controles e parafusa-los de dentro para fora e daí montar tudo de novo .. Não fiz isso e só encaixei no "buraco". Fica direitinho mas as vezes quando volta da lavação vem meio torto:pular:.
Valeu!!!!!!
Olá Sr.s, encontrei uma lija virtual que tem o tal cabo, mas me causou uma serto sentimento de assalto. Não comprei pois talvez valha a pena trocar o som inteiro por um mais completo. Vejam o link:
Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3 BLAUPUNKT (http://www.speedydata.com.br/products/Cabo-auxiliar---jack-3,5-mm--para-Leitor-MP3-BLAUPUNKT.html)
Cabo auxiliar - jack 35 mm (http://www.pirilamponet.com.br/46340381-cabo-auxiliar---jack-35-mm-blaupunkt.html)
Esse já tem um preço mais justo:
Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3, Preços Cabo auxiliar - jack 3,5 mm para Leitor MP3 (http://www.shopmania.com.br/compras~online-equipamento-audio-video~comprar-cabo-auxiliar-jack-3-5-mm-para-leitor-mp3~p-2249610.html)
Tem uns sites ai acima qu são de outros países, por isso não se animem muito,.
Abraço a todos
Pessoal, na amazon.com tem vários adaptadores, inclusive para iPod. Continuem não se animando, pois mandar vir fica meio caro (mas, mais barato do que comprar um novo rádio). Ou peçam para algum bruxo que for lá pegar para vcs.
Amazon.com: Blaupunkt iPod Adapter Cable: Car Electronics (http://www.amazon.com/Blaupunkt-iPod-Adapter-Cable/dp/B000O71G6G/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1335965247&sr=8-1)
344544
E tem o padrão P2 mesmo.
Amazon.com: PIE BLAU/8-3.5M Blaupunkt 8-pin to 3.5mm Jack Aux Input Adapter: Car Electronics (http://www.amazon.com/PIE-8-3-5M-Blaupunkt-8-pin-Adapter/dp/B001KM78VG/ref=pd_cp_e_3)
344545
Acho que serve na TR4... no meu caso é uma 2005, e estou pegando ela no fim da semana... :-)
TFA!
RValle
--- ADMIN POR FAVOR EXCLUA ESSE POST. COLOCAREI COMO UM NOVO POST.
Confrades, seguindo um sonho de guri, comprei
2 JBL MS-62C (JBL - MS-62C - Kit 2 vias 6 ½ (http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=MS-62C)
2 Rockford Fosgate R1652S (Amazon.com: Rockford Fosgate R1652-s 6.5-Inch Prime Series 160 Watts 2 Way Component Speakers: Car Electronics (http://www.amazon.com/Rockford-Fosgate-6-5-Inch-Component-Speakers/dp/B004BYJNHC))
Tirei o rádio original, muito fraquinho e coloquei um Sony MEX-BT3707U que tem 52w x4 de potência. Por enquanto, só está ele... os alto falantes ainda não foram instalados.
Não pretendo colocar amplificador nem subwoofer. Ok, serei crucificado, mas não estou na pilha de fazer isso, salvo se vocês me convencerem, eehehehe.... No máximo, pretendo colocar um amplificador de 4 canais. Perguntas:
1- coloco os JBLs na frente ou os Fosgate? Como são duas vias, o que ficar atrás, coloco os twitters, ou deixo de fora?
2- sem o amplificador, e com esses ótimos auto falantes, terei um som com boa fidelidade?
Realmente não quero participar de competições (forcei aqui, eheheh), mas sim ter um som gostoso de ouvir.
Abraços e agradeço a ajuda...
RValle
daniel_DF
11/09/2012, 21:45
Minha TR4 é modelo 2011/12 e ela vêm com um Som modelo Clarion CX 609. Este aparelho é razoável, estando na média de um pioneer mais antigo ou um Sony mais simples. Nas especificações, o fabricante informa que consegue chegar a uma potencia de 50W por saída máxima, mas a informação importante, e que não fica evidente é a Potencia Nominal, que é a potencia que ele consegue manter de 23W RMS.
Com as informações acima, pude optar por manter o som. Mas para quem tem o som igual, você vai notar que ele não tem nada de grave, somente transmiti médios e agudos.
Como já tinha eliminado a possibilidade de ser o som o causador do problema, restou ver os autofalantes e estes são iguais aos mostrados na primeira página deste tópico. Esses autofalantes, são muito fracos. Mas por incrível que pareça a troca por um conjunto triaxial Piooner não deu ganho de graves, mas somente aumentou um pouco a qualidade do som.
Ai veio minha frustração. Será que a troca foi em vão então depois de muito ler o manual, o qual diga-se de passagem, é extremamente complexo e difícil de entender, com a ajuda de um amigo preparador de som, identificamos que ele tem nas configurações uma opção que CORTAR AS FREQUENCIAS MAIS BAIXAS, ELIMINANDO OS GRAVES. Após identificar esta configuração e colocar para ele transmitir todas as frequências o som ficou muito bom.
Para acessar está configuração você tem que clicar no botão SOUND, depois selecionar a opção de retrocesso rápido e lá será exibido um menu chamado HPF. Neste Menu clica na opção para baixo até aparecer THROUGH.
Deu para notar, que mesmo com o autofalante original, o som melhora muito ao mexer nesta configuração, mas há suas desvantagem se manter o altofalante original:
1º problema – O alto-falante original é muito fraco e vai estragar rapidamente se você aumentar muito o som.
2º problema – Como você configura para passar todas as frequências, o tweeter começa a distorce e pode queimar.
Obs: Para quem ainda não ficou satisfeito com resultado, o manual do aparelho informa que ele tem saída para Sub, e ai permite um ganho real de qualidade, sem a necessidade de troca do aparelho.
Espero ter contribuído para o tópico
galera uma duvida!! o cabo auxiliar da pajero tr4 2007 ja vem no som? pois perguntei para o atual dono o cara não sou responder nem se aceitava mp3, se não vem aquele da fiat serve? (Cabo Usb Ipod My Connection Ford E Fiat - R$ 45,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443581131-cabo-usb-ipod-my-connection-ford-e-fiat-_JM)) e outra duvida, se eu comprasse este (Amazon.com: Blaupunkt iPod Adapter Cable: Car Electronics (http://www.amazon.com/Blaupunkt-iPod-Adapter-Cable/dp/B000O71G6G/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1335965247&sr=8-1)) que encaixa no ipod em vez de p2 funciona no som? pois seria melhor o plug do ipod do colocar no p2 e ainda colocar no carregador!! ajudem pfv!!
(Mobimax ® (http://www.parrotbrasil.com.br/produtos_produto.asp?cod=180)) este funciona?
Marcos Cruz
03/12/2012, 12:38
Roberto,
como você fez para retirar o porta treco do console????
Tentei de varias maneiras, mas já quebrei a portinha, quebrei quina do acabamento, ...
Pelos comentários parece ser fácil, mais ta me dando um couro. Tô quase desmontando o console. É esse o caminho????
Valeu.
Marcos Cruz
03/12/2012, 12:40
Olá. Para fixa-la no console inferior teria que tirar todos os cabos( elétricos e aço), desmontar o console e os controles e parafusa-los de dentro para fora e daí montar tudo de novo .. Não fiz isso e só encaixei no "buraco". Fica direitinho mas as vezes quando volta da lavação vem meio torto:pular:.
Valeu!!!!!!
Marlo,
como você fez para retirar o porta treco do console????
Tentei de varias maneiras, mas já quebrei a portinha, quebrei quina do acabamento, ...
Pelos comentários parece ser fácil, mais ta me dando um couro. Tô quase desmontando o console. É esse o caminho????
Valeu.
filipecauduro
17/12/2012, 13:37
Retirei os dois cabos. Retirei também o porta objetos da parte de baixo do painel. Não consegui retirar a frente dos controles do ar. Então fui baixando pela parte de dentro do painel mesmo. Os cabos de energia dos controles não apresentam nenhuma dificuldade para esta movimentação mas no meu painel existe um parafuso à esquerda do local onde ficaria o controle do ar que impede que o controle entre sem dificuldade. Tive de forçar :parede: o controle para que entrasse. E o Painel de aço que suporta o painel de plástico fica bem no local onde fixaria o cabo do lado esquerdo, impossibilitando a fixação no local original. Do lado direito, sem problemas.
Para desconectar os cabos de aço não basta puxar. Tem uma trava que prende o cabo de aço em cima e uma trava que prende no lado de baixo da peça do controle. Tem de pegar uma chave e destravar por baixo e daí puxar para cima o conjunto cabo mais trava. Cuidado para não quebra nada....
Marlo,
Eu fiz exatamente isso, mas na hora de fixar os comando do ar na parte inferior a alma do painel, uma chapa de aço bem grossa, não deixa eu descer os comandos por inteiro nem colocar o cabo de aço no lugar, o lado do motorista. Tem alguma dica? Corte furo ou algo do tipo? Obrigado,
Minha TR4 é modelo 2011/12 e ela vêm com um Som modelo Clarion CX 609. Este aparelho é razoável, estando na média de um pioneer mais antigo ou um Sony mais simples. Nas especificações, o fabricante informa que consegue chegar a uma potencia de 50W por saída máxima, mas a informação importante, e que não fica evidente é a Potencia Nominal, que é a potencia que ele consegue manter de 23W RMS.
Com as informações acima, pude optar por manter o som. Mas para quem tem o som igual, você vai notar que ele não tem nada de grave, somente transmiti médios e agudos.
Como já tinha eliminado a possibilidade de ser o som o causador do problema, restou ver os autofalantes e estes são iguais aos mostrados na primeira página deste tópico. Esses autofalantes, são muito fracos. Mas por incrível que pareça a troca por um conjunto triaxial Piooner não deu ganho de graves, mas somente aumentou um pouco a qualidade do som.
Ai veio minha frustração. Será que a troca foi em vão então depois de muito ler o manual, o qual diga-se de passagem, é extremamente complexo e difícil de entender, com a ajuda de um amigo preparador de som, identificamos que ele tem nas configurações uma opção que CORTAR AS FREQUENCIAS MAIS BAIXAS, ELIMINANDO OS GRAVES. Após identificar esta configuração e colocar para ele transmitir todas as frequências o som ficou muito bom.
Para acessar está configuração você tem que clicar no botão SOUND, depois selecionar a opção de retrocesso rápido e lá será exibido um menu chamado HPF. Neste Menu clica na opção para baixo até aparecer THROUGH.
Deu para notar, que mesmo com o autofalante original, o som melhora muito ao mexer nesta configuração, mas há suas desvantagem se manter o altofalante original:
1º problema – O alto-falante original é muito fraco e vai estragar rapidamente se você aumentar muito o som.
2º problema – Como você configura para passar todas as frequências, o tweeter começa a distorce e pode queimar.
Obs: Para quem ainda não ficou satisfeito com resultado, o manual do aparelho informa que ele tem saída para Sub, e ai permite um ganho real de qualidade, sem a necessidade de troca do aparelho.
Espero ter contribuído para o tópico
Boas dicas mas os meus estavam podres e rasgados. Troquei os dianteiros por um cross over da JBL, o qual o tweeter serve direitinho no buraco e o alto falante também. Na traseira, faça um furinho bem pequeno e passe o fio para o tweeter - fica bem discreto. Compre o modelo MS-62C, que tem pra vender nas lojas e o preço é muito bom e ele serve direitinho no casulo do alto falante original, sem precisar usar furadeira. Resultado: o som ficou com um grave maravilhoso e os tweeters fizeram o trabalho do agudo fenomenal. Isso usando um rádio da Sony, sem precisar usar módulo. Tb, módulo pra que num carro desse tamanho? :D
obs: ah, guarde os AF originais, pq esses JBL vão custar uns 700 conto... só se vc quiser deixar de presente, pois não agrega 1 centavo numa avaliação de troca.
andrerdasilva
20/08/2013, 16:26
parabens pelo trabalho, fotos ajudam sempre, apenas adquiri uma tr4 e estou comecando a ler bastante aqui pra comercar as modificacoes, so gostaria de acrescentar, com minha experiencia, que tente nao usar som da marca sony, com pouco tempo de uso, mostra-se com baixa qualidade, perde-se a potencia e comecar os problemas e ruidos, normal pra sony que e uma marca especializada em imagens, sempre usa-se o pionner como bom e basico, querendo ir pra algo bom, seria para auto-falantes: infinity kappa, alpine; pra amps: alpine, rockford fosgate; subs: alpine, rockford fosgate, antes pensava em manter todos da mesma marca, porem hoje uso sempre uma combinacao que se comunicam muito bem, seria: som alpine, subs e autofalantes infinity com o modulo rockford fosgate, abracao e ate a proxima.
parabens pelo trabalho, fotos ajudam sempre, apenas adquiri uma tr4 e estou comecando a ler bastante aqui pra comercar as modificacoes, so gostaria de acrescentar, com minha experiencia, que tente nao usar som da marca sony, com pouco tempo de uso, mostra-se com baixa qualidade, perde-se a potencia e comecar os problemas e ruidos, normal pra sony que e uma marca especializada em imagens, sempre usa-se o pionner como bom e basico, querendo ir pra algo bom, seria para auto-falantes: infinity kappa, alpine; pra amps: alpine, rockford fosgate; subs: alpine, rockford fosgate, antes pensava em manter todos da mesma marca, porem hoje uso sempre uma combinacao que se comunicam muito bem, seria: som alpine, subs e autofalantes infinity com o modulo rockford fosgate, abracao e ate a proxima.
Amigão descordo de você e acho que não dá pra generalizar. Já é meu terceiro rádio Sony Xplod e nunca tive problemas. Soma-se os três e vai pra lá de seis anos só com Sony, e sem módulo algum. Troquei somente para atualizar e fiquei uns dois anos e meio em média, com cada um.
Se estiver falando sobre os módulos e/ou alto-falantes, aí nunca usei algum e não tenho o que falar. Mas os rádios são bons sim! O meu que interage com o iPhone é show de bola.
Abração.
Alexandre Magno
07/09/2013, 20:09
Depois que configurei corretamente o som Clarion, os graves apareceram e ficou muito bom, principalmente pelo elevação do "palco sonoro" em decorrência dos tweeters nas colunas. Porém, é obvio que em pouco, usando os graves, os alto falantes irão pro espaço.
Lauro Filho
07/09/2013, 20:55
Pessoal, aproveitando o tópico pra tirar uma dúvida. Acabei de instalar um dvd 2-din pioneer na minha TR4, que no ano/modelo dela ainda não vinha com dvd de série. O problema é que cada vez que desligo o carro o dvd perde as configurações e quando ligo tenho que reconfigurar tudo, data, estações de rádio e demais preferências. Acredito que não seja problema do aparelho pois eu utilizava em outro veículo e não acontecia isso. Por isso imagino ser alguma particularidade do sistema elétrico da TR4 que deve cortar a alimentação dos acessórios talvez pra evitar uma descarga acidental da bateria. Alguém pode me dar uma luz?
Pessoal, aproveitando o tópico pra tirar uma dúvida. Acabei de instalar um dvd 2-din pioneer na minha TR4, que no ano/modelo dela ainda não vinha com dvd de série. O problema é que cada vez que desligo o carro o dvd perde as configurações e quando ligo tenho que reconfigurar tudo, data, estações de rádio e demais preferências. Acredito que não seja problema do aparelho pois eu utilizava em outro veículo e não acontecia isso. Por isso imagino ser alguma particularidade do sistema elétrico da TR4 que deve cortar a alimentação dos acessórios talvez pra evitar uma descarga acidental da bateria. Alguém pode me dar uma luz?
Existem 2 fios (cabos) que alimentam a unidade principal. 1 de acessórios e outro da bateria. O Acessório liga e desliga junto com o carro e vai ligar e desligar o som junto. O da bateria, também chamado memória serve justamente para o que vc quer. Geralmente o memória é o amarelo e o acessório é vermelho. Isso deve ajudar.
Caio Quitete
07/11/2013, 02:05
Fala pessoal, sou novo aqui no forúm e quero tirar umas dúvidas com vocês!
Entendo muito pouco de som e to querendo montar algo legal na minha TR4, eu tinha um Peugeot 207 e nele coloquei 4 triaxiais (2 nas frontais e 2 nas portas traseiras) da selenium, era muito satisfeito. Mas agora, quero algo melhor!!
O uso é basicamento interno, mas gosto de um som alto!! De vez em quando vou abrir o porta malas na praia com os amigos, mas nada de fazer bagunça, pouca gente!
Ja tenho a central multimidia da Clarion VX401 original da Mit e to pensando em adicionar:
1 Kit 2 vias Bravox 6" 130w
Kit 2 Vias Bravox 6 Polegadas 130w Cs60 ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Kit-2-Vias-Bravox-6-Polegadas-130w-Cs60-Alto-Falante-51701/p)
1 Par de Triaxiais Pionner nas colunas traseiras 6" 200w
Kit Alto Falante Pioneer Triaxial 6 200w Rms Ts-1730br 3 Vias ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Par-de-Alto-Falante-Pionner-6--200-W-3-Vias-Ts-1730B-53013/p)
1 Subwoofer de 10" da Bomber 350w numa caixa selada no porta malas
http://www.connectparts.com.br/Alto-Falante-Subwoofer-Bomber-10-Polegadas-350W-RMS-Bobina-Dupla-4-4-Ohms-Linha-Up-Grade-44244/p
1 Módulo Amplificador Taramps 800w 4 canais
Módulo Amplificador Taramps Ts 800 800w Rms 2 Ohms 4 Canais ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Modulo-Taramps-Ts800x4-800w-Rms-4-Canais-2-Ohms-Amplificador-40671/p)
Minha dúvida é: Tudo se encaixa??
O módulo consegue tirar proveito máximo de tudo? O módulo tem impedancia de 2 ohms e o resto de 4... Qual a diferença nisso?
Me ajudem ai... hehehe Não quero ocupar espaço na mala e principalmente, o orçamento é até uns R$ 1200 +/-.
Abraços!!!
Entendo muito pouco de som e to querendo montar algo legal na minha TR4, eu tinha um Peugeot 207 e nele coloquei 4 triaxiais (2 nas frontais e 2 nas portas traseiras) da selenium, era muito satisfeito. Mas agora, quero algo melhor!!
O uso é basicamento interno, mas gosto de um som alto!! De vez em quando vou abrir o porta malas na praia com os amigos, mas nada de fazer bagunça, pouca gente!
Ja tenho a central multimidia da Clarion VX401 original da Mit e to pensando em adicionar:
Kit 2 Vias Bravox 6 Polegadas 130w Cs60 ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Kit-2-Vias-Bravox-6-Polegadas-130w-Cs60-Alto-Falante-51701/p)
Kit Alto Falante Pioneer Triaxial 6 200w Rms Ts-1730br 3 Vias ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Par-de-Alto-Falante-Pionner-6--200-W-3-Vias-Ts-1730B-53013/p)
Subwoofer Bomber 10 Polegadas UpGrade 350W RMS Bobina Dupla 4 Ohms ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Alto-Falante-Subwoofer-Bomber-10-Polegadas-350W-RMS-Bobina-Dupla-4-4-Ohms-Linha-Up-Grade-44244/p)
Módulo Amplificador Taramps Ts 800 800w Rms 2 Ohms 4 Canais ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Modulo-Taramps-Ts800x4-800w-Rms-4-Canais-2-Ohms-Amplificador-40671/p)
O módulo consegue tirar proveito máximo de tudo? O módulo tem impedancia de 2 ohms e o resto de 4... Qual a diferença nisso?
Me ajudem ai... hehehe Não quero ocupar espaço na mala e principalmente, o orçamento é até uns R$ 1200 +/-.
Abraços!!!
Caio, não sei como é na 2013, mas na minha 2006, os falantes das colunas traseiros não são de 6'', são um pouquinho menores, o suficiente pros de 6'' nao entrarem. É uma besteirinha, os meus entraram com algumas marteladas e um pouco de dor no coração pois os falantes que eu queria não tinha em tamanho menor.
Fernando_Cesar
07/11/2013, 10:55
Bom dia,
Na minha eu coloquei um kit 2 vias nas portas e triaxial nas colunas, direto no dvd (pioneer) e coloquei um sub de 10, só o sub está ligado no amplificador. Liga frente em um canal, traseira no outro e o sub em bridge....se eu fosse vc colocava um sub da bravox no mínimo...
Caio Quitete
07/11/2013, 16:12
vmota,
Pelo que to pesquisando aqui no forúm e na net em geral, atrás é de 6" na 13, acredito que não vou ter problemas. Se for só esse pouquinho, nada que uma lixa não resolva... rs
Bom dia,
Na minha eu coloquei um kit 2 vias nas portas e triaxial nas colunas, direto no dvd (pioneer) e coloquei um sub de 10, só o sub está ligado no amplificador. Liga frente em um canal, traseira no outro e o sub em bridge....se eu fosse vc colocava um sub da bravox no mínimo...
Fernando,
É exatamente isso que to pensando em fazer! Esse sub da bomber foi o melhor avaliado aqui (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/especialista/subwoofer-som-540094.shtml), e é bem forte como eu gosto.
A minha grande dúvida é se o módulo é suficiente pra tudo isso, se não vai sobrar aqui ou ali... se não to jogando dinheiro fora com um módulo de 800Wrms.
Abss!!
Eduardo Gontijo
07/11/2013, 19:51
Primeiramente gostaria de agradecer ao Marlo pelo excelente tutorial sobre o som da pajero TR4. :palmas::concordo:
e gostaria estava precisando saber se no som da Pajero TR4 2008 (aquele com entrada USB e auxiliar 1 din) tem o cabo remote (se sim qual é) e se alguém sabe ou tem algum manual para saber quais fios vão para quais alto falantes.
Por que preciso de ligar uma caixa de sub no Porta Malas da seguinte forma:
ligar o negativo do auto falante esquerdo e o positivo do auto falante direito na caixa e o remote do som para ligar a caixa de sub quando se liga o som.
Se alguém puder me ajudar, fico muito grato!
Ps. li todo o tópico e não achei sobre os canais de saída do som original do da pajero.:shock:
Antes que alguém me xingue :freaking: não quero tirar o som original do carro, pois adoro o FM dele que é muito bom aqui para minha região. a 110 Km de Belo horizonte sintonizo as principais FM's de lá. :euforico:
Fernando_Cesar
08/11/2013, 14:33
Caio, tudo beleza?
Pode colocar esse amp sem problema......vai ficar bem legal o som.
abraço
Fernando_Cesar
08/11/2013, 14:35
Eduardo, sem amp o sub não vai tocar não...qq coisa compra uma caixa amplificada que já deve resolver o seu problema...geralmente elas são bem pequenas...
Caio Quitete
08/11/2013, 19:20
Beleza Fernando, vou comprar td e instalar, semana que vem coloco as fotos aqui do passo a passo.
Abs!
Subwoofer Bomber 10 Polegadas UpGrade 350W RMS Bobina Dupla 4 Ohms ? Connect Parts (http://www.connectparts.com.br/Alto-Falante-Subwoofer-Bomber-10-Polegadas-350W-RMS-Bobina-Dupla-4-4-Ohms-Linha-Up-Grade-44244/p)
Abraços!!!
Confere o tamanho dos traseiros. As vezes é de 5 1/2 e isso faz toda a diferença, inclusive na furação.
Quanto a amperagem do amplificador, o que vc cita é a mínima que o aparelho vai funcionar e isso também depende de como vc liga os falantes, se em série ou em paralelo. Não pode ligar de maneira que o conjunto de falantes trabalhe em menos de 2 ohms mas não tem problema em trabalhar em 4 ou 6 ou 8 ohms. Só o fato que terá menos potência. Se isso for muito complicado para vc manda em um instalador pois ligando abaixo dos 2 ohms provavelmente vc queimará seu amplificador.
Quanto ao "módulo", acho que vai sobrar potência. 800 rms é muita coisa porém isso não é defeito, basta regular direitinho. Agora veja outros fatores como distorção por exemplo. Quanto a marcas, geralmente não entro em preferências. Quase todas as grandes marcas tem a linha basiquinha, que vai ter distorção maior etc e o top. Top é top, né?
Espero ter ajudado.:bye:
Primeiramente gostaria de agradecer ao Marlo pelo excelente tutorial sobre o som da pajero TR4. :palmas::concordo:
e gostaria estava precisando saber se no som da Pajero TR4 2008 (aquele com entrada USB e auxiliar 1 din) tem o cabo remote (se sim qual é) e se alguém sabe ou tem algum manual para saber quais fios vão para quais alto falantes.
Por que preciso de ligar uma caixa de sub no Porta Malas da seguinte forma:
ligar o negativo do auto falante esquerdo e o positivo do auto falante direito na caixa e o remote do som para ligar a caixa de sub quando se liga o som.
Se alguém puder me ajudar, fico muito grato!
Ps. li todo o tópico e não achei sobre os canais de saída do som original do da pajero.:shock:
Antes que alguém me xingue :freaking: não quero tirar o som original do carro, pois adoro o FM dele que é muito bom aqui para minha região. a 110 Km de Belo horizonte sintonizo as principais FM's de lá. :euforico:
Oi. Obrigado pela consideração.
Geralmente o fio remoto tem por padrão a cor azul.
Quanto a outra fiação é meio padrão. Pelo menos nos últimos 3 autos que tirei e reinstalei a coloração da fiação era a mesma. Pode ser coincidência mas acho que não.
Tipo assim: Eu puxaria um RCA da unidade principal e o remoto também para alimentar o amplificador. Normalmente alimentar um amplificador com o sinal já amplificado mesmo que haja esta opção não é o melhor dos mundos. Mas é só uma sugestão.
Abaixo os cabos.
Caio Quitete
09/11/2013, 19:13
Confere o tamanho dos traseiros. As vezes é de 5 1/2 e isso faz toda a diferença, inclusive na furação.
Quanto a amperagem do amplificador, o que vc cita é a mínima que o aparelho vai funcionar e isso também depende de como vc liga os falantes, se em série ou em paralelo. Não pode ligar de maneira que o conjunto de falantes trabalhe em menos de 2 ohms mas não tem problema em trabalhar em 4 ou 6 ou 8 ohms. Só o fato que terá menos potência. Se isso for muito complicado para vc manda em um instalador pois ligando abaixo dos 2 ohms provavelmente vc queimará seu amplificador.
Quanto ao "módulo", acho que vai sobrar potência. 800 rms é muita coisa porém isso não é defeito, basta regular direitinho. Agora veja outros fatores como distorção por exemplo. Quanto a marcas, geralmente não entro em preferências. Quase todas as grandes marcas tem a linha basiquinha, que vai ter distorção maior etc e o top. Top é top, né?
Espero ter ajudado.:bye:
Valeu Marlo... vou procurar assistencia profissional e depois coloco aqui o resultado!
Abraços!
Marcelo Magalhães
18/11/2013, 19:22
Olá pessoal!
Resolvi também seguir a idéia dos colegas daqui do fórum e estou instalando um sistema multimídia para a minha TR4 utilizando um tablet android de 7''! E como as informações depositadas aqui até hoje estão me ajudando muito, nada mais justo que também contribuir relatando a minha experiência!
Bem, hoje eu já comecei desmontando tudo que tinha, o que já deu um certo trabalho! rsrsrs
Como era antes (já sem a grade da frente, desculpem, me esqueci de fotografar antes rs):
439730439731
Agora estou tentando passar o comando de ar para a parte de baixo, onde estava o equalizador, mas estou com um pouco de dificuldade...
Marlo, sei que faz tempo, talvez vc nem se lembre mais, mas como exatamente vc passou aquele troço para baixo?? Passou primeiro a par da frente ou a de trás? Eu desconectei os cabos de aço dos comandos, mas não mexi nos fios elétricos. Não sei, talvez por ter muita coisa já instalada lá esteja mais difícil para mim.
Tem uma ponta na parte esquerda do comando que está atrapalhando muito e não consegui ver função para ela, já que não se prende a nada:
439732439734
Estou pensando em cerrar isso. O que vc acham?
Valeu!
Marcelo Magalhães
23/11/2013, 16:17
Bom pessoal, essa semana dei uma boa adiantada na instalação. O comando do ar condicionado já está na parte inferior, no lugar do porta-trecos, e onde no meu painel ficava o meu equalizador.
Aquele apêndice de que falei no post passado, não teve jeito, tive que extraí-lo mesmo:
440504
mas como eu disse, não faz falta nenhuma... com isso feito foi possível então passar a peça para a parte de baixo do painel apenas desconectando os dois cabos de aço dos controles da temperatura do ar e do fluxo do ar.
E é agora que vem algumas observações importantes para quem esteja pensando em fazer o mesmo:
1. Dá para encaixar o comando na parte de baixo sim, mas para deixar o serviço perfeito, é preciso um certo trabalho e ferramentas adequadas ou seja, "profissional". Mas também é possível uma solução "caseira" bem satisfatória, para quem não se preocupar muito com os detalhes abaixo.
2. Na hora de conectar os cabos novamente, o do fluxo de ar não teve problemas, mas o da temperatura ficou obstruído por uma placa de aço do painel, vejam nas fotos:
440509440510
o cabo deveria ser fixado naquela ponta, na parte superior esquerda da imagem e a ponta do cabo na alavanca que está na parte inferior direita. Como se trata de um cabo de aço, não é possível dobrá-lo e encaixá-lo de outra forma, não alinhada com a alavanca, também não ficaria bom.
A solução ideal aqui seria fazer um outro furo naquela placa de aço. Nada complicado, se vc tiver um equipamento adequado e uma forma de deixar um espaço bom para trabalhar. Mas como a minha furadeira é um trambolho, e pela quantidade de fios e chicotes que estão no meu painel, achei melhor não fazer isso, pois a chance de dar "caca" seria muito grande.
Então a solução que eu dei foi deixar esse cabo desconectado. Ajustei ele no máximo para o ar frio manualmente e encaixei o comando no painel. Com isso, fiquei sem a opção de ligar o ar quente, mas para quem mora em Ribeirão Preto (rs) dá para viver sem ele numa boa.
3. Outra questão é sobre a fixação do comando do ar. Encaixar ele encaixa, mas para fixar de verdade, seria necessário outros furos na parte da frente e aí caímos no mesmo problema do item anterior. Não consegui ver uma forma segura de fazer esses furos sem remover o painel do carro. E pelo trabalho que eu teria para fazer isso, achei melhor deixar só encaixado mesmo... Mas nada que um profissional que esteja acostumado com esse tipo de serviço não consiga fazer.
Bom, por hora é só, mas tem mais!
Continua em outro post...
AlonsoFausto
12/12/2013, 11:53
E aí Marcelo, o tablet já está no painel?
OBS: li vários tópicos, este foi o principal.. estou muito curioso com a sua adaptação.
Abraço
Marcelo Magalhães
13/12/2013, 01:48
E aí Marcelo, o tablet já está no painel?
OBS: li vários tópicos, este foi o principal.. estou muito curioso com a sua adaptação.
Abraço
Então Alonso, já fiz toda a instalação, até coloquei o tablet no painel para testar, mas ainda não está concluído. Ainda falta um ponto importante que eu estou resolvendo ainda que é a alimentação! Estou no aguardo das últimas peças que encomendei dos chineses (talvez ainda esse ano, aff!!) eu achei que ia conseguir resolver isso fácil aqui no Brasil, mas não achei solução boa.
Mas, independente do resultado final, já posso compartilhar outras dicas:
1. Qualquer tablet, celular ou outro equipamento que tenha alimentação por USB, tem a tensão de entrada de 5v DC, e a bateria dos nossos carros é 12V. Então é necessário ter um conversor 12v para 5V DC\DC, o que é mais difícil de conseguir do que eu imaginei.
Para quem quer a melhor solução (e esteja dispost@ a gastar um pouco mais) eu recomendo esse aqui:
DC-Powered 4-Port USB Hub CNX-P5USB (12v and 24v systems) (http://store.mp3car.com/DC_Powered_4_Port_USB_Hub_CNX_P5USB_12v_and_24v_p/adt-015.htm?ProductCode=ADT-015&Click=29952)
que é próprio para carro, além de agregar um HUB USB, ou seja, dá para acrescentar vários acessórios como uma câmera USB, um HD externo, um modem 3G, sei lá, o céu é o limite!:concordo:
Mas, por hora eu optei por uma solução mais econômica:
12V/24V to 5V 1A Power Supply Car Charger for Driving Recorder - Black - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/12v-24v-to-5v-1a-power-supply-car-charger-for-driving-recorder-black-223212)
2. Um tablet de 7'' qualquer, cabe incrivelmente certo no espaço central do painel da TR4 e de qualquer outro carro que tenha espaço para 2 DIN, eu acho. Mas um problema é justamente esse. O tablet entra tão justo que não tem espaço para o cabo de energia!!! Peguei vários que tenho aqui em casa e em todos eles o plug é maior do que o espaço disponível, não dando jeito de dobrar o cabo para dentro.
Então torna-se necessário um conector do tipo "L". Repare que aquele conversor que comprei na DX tem esse plug em L que eu o escolhi justamente na esperança de caber no espaço disponível. Mas depois percebi que havia outra falha pois ele é MINI USB e a entrada do tablet é MICRO USB!! (sim existe esses dois tipos de plug, agora eu sei! srsrs)
Ou seja, vou ter que fazer uma gambizinha, então comprei esse outro adaptador aqui:
USB Female to Male Charging/Data OTG Cable for Samsung i9100 Galaxy S2 (5CM) - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/usb-female-to-male-charging-data-cable-for-samsung-i9100-galaxy-s2-5cm-67186)
Esse sim é micro USB e é uma excelente opção para usar juntamente com aquele HUB que indiquei no início do post...
Enfim, quando receber todos os trecos eu monto tudo e posto as fotos aqui!
até
Adquiri uma tr4 13/14 e ao receber percebi porcaria que é o som desse carro, não sei se é o dvd clarion ou os af ou ambos rsrsrs., enfim vou trocar pois ja tenho aqui um pionner e um sub bravox e2k 800w rms. AGora minha duvida é: qual a medida dos af? Pois vi aqui que na frente é 6" agora atras uns dizem 5,5" e outros 6". Amanha se eu tiver tempo antes de ir comprar os af vou pedir pro cara da loja desmontar a moldura traseira e verificar.
Caio Quitete
16/01/2014, 09:48
Adquiri uma tr4 13/14 e ao receber percebi porcaria que é o som desse carro, não sei se é o dvd clarion ou os af ou ambos rsrsrs., enfim vou trocar pois ja tenho aqui um pionner e um sub bravox e2k 800w rms. AGora minha duvida é: qual a medida dos af? Pois vi aqui que na frente é 6" agora atras uns dizem 5,5" e outros 6". Amanha se eu tiver tempo antes de ir comprar os af vou pedir pro cara da loja desmontar a moldura traseira e verificar.
Fala meu amigo João.
Troquei os 4 falantes da minha, coloquei uma sub e modulos. O som ficou legal. Os 4 falantes são de 6" na 13/13. Mas precisou fazer uns furos com a furadeira pra parafusar. Os furos do falante original ficam em um local diferente do padrão. Mas não foi nada demais.
Vlww!!
Fala meu amigo João.
Troquei os 4 falantes da minha, coloquei uma sub e modulos. O som ficou legal. Os 4 falantes são de 6" na 13/13. Mas precisou fazer uns furos com a furadeira pra parafusar. Os furos do falante original ficam em um local diferente do padrão. Mas não foi nada demais.
Vlww!!
Opa Caio, instalei um kit duas vias na frente da bravox, troquei a central que veio por um dvd pionner e instalei um sub também. Agora o sim está perfeito. Eu também tive que fazer furos para colocar os novos AF´s e realmente o conjunto todo é de 6".
Valeu!!
turtle28
30/01/2014, 12:49
Senhores, meu primeiro post..
Acabei de pegar o carro na CSS !! show de bola!!
Mas percebi uma coisa.. a central multimidia...eu coloco a chave, ligo o motor e ela liga sem problema...
Para desligar viro a chave, desligo o motor.. mas se eu virar a chave para ligar de novo sem tirar ela a central nao liga... eh isso mesmo???
Galera, peguei uma 13/14 e estou adorando o carro! Três perguntas:
1. Dá pra colocar um módulo de tv no clarion que vem nele? Quanto custa?
2. Como faço para desbloquear o DVD para ver com o carro em movimento? A CC me cobra R$ 650,00 para desbloquear isso!!!
:freaking:Alguma loja de som no RJ que faz isso mais barato?
3. Qual o formato esse DVD lê? Já tentei gravar alguns dvds pra testar e nada..
Obrigado pela ajuda e nos vemos nos passeios!
Abraços!
Galera, peguei uma 13/14 e estou adorando o carro! Três perguntas:
1. Dá pra colocar um módulo de tv no clarion que vem nele? Quanto custa?
2. Como faço para desbloquear o DVD para ver com o carro em movimento? A CC me cobra R$ 650,00 para desbloquear isso!!!
:freaking:Alguma loja de som no RJ que faz isso mais barato?
3. Qual o formato esse DVD lê? Já tentei gravar alguns dvds pra testar e nada..
Obrigado pela ajuda e nos vemos nos passeios!
Abraços!
Sim, da pra colocar o modulo de tv, camera de ré... Deve custar uns R$100,00.
Quanto ao desbloqueio me falaram que é só um fio que eles desconectam da instalação, qualquer loja que mexa com som automotivo faz isso pois é simples. Tudo na concessionária é o triplo do valor normal!
Quanto ao formato por 1 semana utilizei ele e todos os dvds rodaram, como não gostei da qualidade coloquei um pionner que fica como original, sugiro que faça isso se goste de qualidade de som ;p
jhonatanads
02/02/2014, 22:49
Sim, da pra colocar o modulo de tv, camera de ré... Deve custar uns R$100,00.
Quanto ao desbloqueio me falaram que é só um fio que eles desconectam da instalação, qualquer loja que mexa com som automotivo faz isso pois é simples. Tudo na concessionária é o triplo do valor normal!
Quanto ao formato por 1 semana utilizei ele e todos os dvds rodaram, como não gostei da qualidade coloquei um pionner que fica como original, sugiro que faça isso se goste de qualidade de som ;p
Geralmente é um Fio rosa que vai ligado no freio de mão... se voce ligar ele direto no negativo ele funciona sem o carro estar parado...
Geralmente é um Fio rosa que vai ligado no freio de mão... se voce ligar ele direto no negativo ele funciona sem o carro estar parado...
Isso mesmo :concordo:
AirtonLieuthier
09/02/2014, 13:38
Olá, amigos, boa tarde.
Estou em vias de fechar o negócio e adquirir uma TR4 AT 06/07 (faróis redondos).
Após ler as mensagens todas desse tópico, minha dúvida é a seguinte: qual a potência do aparelho (em Watts) do equipamento original desse modelo? Ele tem uma qualidade boa? Como fiz um pequeno teste drive com ela, não abusei muito do volume do aparelho pra saber, mas percebi que a resposta para os graves é realmente fraca, aquele procedimento para melhorar a resposta do aparelho serve para o aparelho desse ano/modelo? A medida dos falantes originais são 6" na dianteira e 5 1/4" na traseira, confere?
Abraços a todos e parabéns pelo excelente tópico.
Victor Aragão
09/02/2014, 18:50
Não basta aterrar o fio, como acontece com DVD's Pioneer e etc...
Clarion trabalha com pulso positivo e negativo, tem que colocar uma chave.
AirtonLieuthier
16/02/2014, 12:05
Olá, bom dia a todos.
Bom, espero que eu possa contribuir aqui um pouco também com o que aprendi nesse findi.
Ao ler o excelente post, com fotos, mostrando o passo a passo para colocar o sistema do ar condicionado da TR4 para baixo, no lugar do porta objetos, decidi fazer o mesmo com a minha 06/07 AT.
Para retirar a moldura, foi tranquilo.
Tirei o aparelho de som primeiro, para poder ter acesso ao mecanismo do ar condicionado.
Soltei o cabo e sofri um pouco para retirar a trava que prende o cabo ao mecanismo, mas consegui soltá-la. Parti para colocar ele para baixo.
Após retirar o porta objetos, vi que o mecanismo não descia, por conta daquele famoso suporte no fundo do sistema. Retirei ele e baixei.
Aí entra os pulos do gato: nas laterais do suporte interno do painel, vi que tem dois parafusos presos nessa lataria, sendo que o do lado esquerdo (marcado em verde) impede o bom posicionamento do mecanismo do AC.451267
Após verificar que ele não prende nada a lugar nenhum, retirei o mesmo e o mecanismo encaixa perfeitamente. Ao colocar o mecanismo, vi que o cabo do acionamento do ar quente/frio teria que passar no mesmo local do tal parafuso retirado. A solução foi marcar com um pino e fazer um furo no local, para a passagem do cabo. Apesar do espaço ser limitado e a furadeira meio grande, consegui abrir a furação no local, passando, no final, uma broca de 10 mm, a medida suficiente para a passagem do cabo.
Feito isso, encaixei o aparelho no lugar. Mas fiquei na mesma situação já relatada pelos colegas: o mecanismo fica "solto" e pode ser empurrado para trás.
Aí, tive uma idéia: prender ele. Mas como?
Fui fuçando e achei a solução: retirando o console do cambio (com o cinzeiro e tudo mais), vc tem acesso a moldura do painel. E a minha alegria ao ver que o local tem furação que dá para prender o mecanismo.
451268
Em vermelho, é o local que tem a furação no painel. Para retirar o console do câmbio, tem que tirar o primeiro porta objetos (entre os bancos). São dois parafusos philips na parte interna, dentro do porta copos. Após retirar esse console, retiramos o segundo console, que tem fixação na frente, no túnel do carro, com dois parafusos tbem philips. Na lateral, abaixo do painel, em cada lado, tem duas travas de plástico, que são retiradas com um pequeno empurrão na parte interna da trava.
Console retirado, vc coloca o mecanismo e o parafuso com os próprios parafusos, como nessa foto:
451269
Após prender ele no local (prendendo os cabos e verificando que estão todos funcionais), fiz a recolocação dos consoles, ficando com esse visual:
451270
Tudo finalizado, ficou assim...agora, é juntar o dinheiro para comprar o sistema multimídia.
Por enquanto, fica o original.
451271
Espero que ajude os demais colegas.
Abraços
Marcelo Magalhães
27/02/2014, 14:53
nas laterais do suporte interno do painel, vi que tem dois parafusos presos nessa lataria, sendo que o do lado esquerdo (marcado em verde) impede o bom posicionamento do mecanismo do AC.451267
Após verificar que ele não prende nada a lugar nenhum, retirei o mesmo e o mecanismo encaixa perfeitamente.
Boa tarde AirtonLieuthier!
Excelente trabalho! rsrs. Eu não havia mexido do console central (veja as minhas fotos mais atrás nesse tópico mesmo), mas depois de ver as suas fotos tomei coragem e resolvi encarar! rsrs
Quanto aquele parafuso que vc tirou, como vc fez exatamente? Pois o meu aqui parece que está soldado... é isso mesmo? foi preciso cerrar ou algo parecido?
AirtonLieuthier
27/02/2014, 22:01
Boa tarde AirtonLieuthier!
Excelente trabalho! rsrs. Eu não havia mexido do console central (veja as minhas fotos mais atrás nesse tópico mesmo), mas depois de ver as suas fotos tomei coragem e resolvi encarar! rsrs
Quanto aquele parafuso que vc tirou, como vc fez exatamente? Pois o meu aqui parece que está soldado... é isso mesmo? foi preciso cerrar ou algo parecido?
Então, Marcelo, boa noite.
Sim, ele me parece ser soldado no local...
Eu utilizei uma pequena talhadeira afiada...dei uma pancada e já era o parafuso.
Com um pulsão (ou prego de aço), marquei ali no mesmo local e fiz o furo com a minha furadeira...
Utilizei uma broca pequena até chegar na maior medida da bronca que eu poderia utilizar na minha furadeira, que é de 10 mm.
Fiz o furo meio na diagonal mesmo...pq a minha máquina não entra toda no nicho do porta objeto.
Se tiver uma máquina menor e ou uma broca mais curta, creio que fique perfeito.
Se tiver uma broca de 11 mm ou 12 mm, ficará perfeito.
Espero que tenha ajudado.
Abraços
Marcelo Magalhães
28/02/2014, 16:27
Valeu pelas dicas Airton! No meu caso, eu resolvi com uma serra :dance:. Eu não consegui fazer o furo, pois descobri que as brocas que eu tinha à disposição eram para concreto apenas, ou seja, nem arranharam o metal! kkkk
Também acabei não fixando o comando do ar no painel, pois o encaixe é diferente e não ficaria alinhado... Fiz uma foto para o pessoal que estiver acompanhando esse tópico possa ter uma ideia do que falamos:
453157
Enfim, acho que uma solução que daria certo seria usar o fixador que tem no som original para prender esse comando, retirando aquela orelha (que está aparecendo na foto acima) e parafusando ele nas laterais do comando:
453158
mas seria necessário arrancar todo o comando, medir muito bem e acho que até mesmo cerrar uma parte dessas peças para dar certo, ou seja, um baita trabalho! rsrsr
E como esse, nem de longe, era a minha prioridade, optei por deixar o comando frouxo mesmo, porém bem centrado no painel e sem o cabo do controle da potência do ar, deixei ele fixo no máximo, o que, na prática, é o que eu sempre uso mesmo...
Mas, enfim, depois de tantos meses de espera de peças, ida para oficina (me envolvi em um acidente de trânsito no reveillon, outra história, hehe): FICOU PRONTO!!!!!! :cool: :euforico:
Agora eu só preciso acertar as últimas configurações do tablet e fazer um vídeo para postar aqui é mostrar sim, é possível! rsrsrs
Até!
AirtonLieuthier
01/03/2014, 13:17
É...realmente, broca de concreto (ou de vídea) não faz nem cócegas no metal mesmo...
O bom de fazer o furo é que o cabo do ar quente/frio encaixa perfeitamente e fica funcional.
O meu não tava batendo a furação totalmente...mas com um pequeno ajuste de um lado e do outro, consegui alinhar dois parafusos de cada lado e foi o suficiente para que ele ficasse centrado e fixo.
Experimente tirar até o limite do mecanismo do ar (aquela peça branca que eu e vc retiramos) pra vc ver como ele fica mais centralizado.
Abraços
Julian Cezare
17/03/2014, 23:54
Olá amigos,
Resolvi criar esse tópico para organizar em um tutorial o passo a passo para a instalação de um aparelho 2 Din em nossas viaturas.
As fotos e as informações foram retiradas e organizadas de respostas de amigos aqui do fórum.
Usei as fotos que foram postadas e os relatos dos corajosos amigos que bateram a cabeça e fizeram na raça em suas viaturas.
Com essas informações eu pude fazer a instalação 100% funcional em minha viatura, e o controle do ar condicionado ficou perfeito, leve e com o controle de temperatura em 100% do ar frio no lugar do porta objetos.
Segue o link do tutorial em PDF abaixo:
ADAPTAÇÃO CENTRAL MULTIMÍDIA PAJERO TR4 02 ATÉ 09
https://www.dropbox.com/s/v8s0gvnn9zrhl7x/ADAPTA%C3%87%C3%83O%20CENTRAL%20MULTIM%C3%8DDIA%20 PAJERO%20TR4%2002%20AT%C3%89%2009.pdf
Gostaria de deixar meus agradecimentos a cada um que postou as informações, e peço desculpas de ter me apropriado das fotos e das informações.
Mas como jornalista, penso que as informações devem ser organizadas e compartilhadas com todos.
O arquivo está em PDF aberto, e livre para qualquer usuário fazer alterações que acharem conveniente.
Saudações,
AirtonLieuthier
18/03/2014, 23:04
Mandou bem....
Precisando de mais alguma coisa, estamos aí...
Abraços e parabéns.
Acompanho o tópico a algum tempo, e gostaria de pedir a opinião de vocês.
Não gosto de alterar muito o carro, então para melhorar o sistema de som, troquei os falantes dianteiros por um kit duas vias da selenium modelo 62V2A (http://www.jblselenium.com.br/marcas/produto.php?id=18&idLinha=25), o som melhorou mas ainda acho que não tem graves.
Estou pensando em colocar o mesmo kit no lugar dos falantes traseiros originais, e gostaria de saber o que vocês que manjam do assunto acham. Será que terei um pouco mais de graves?
Não preciso de som alto, mas gosto de fidelidade, vocês sugerem alguma outra modificação? Não gostaria de ter de trocar o rádio, penso se for necessário para melhorar os graves até em instalar uma potência. Não gosto da idéia de caixas com subs grandes pois uso demais o porta-malas, se tiver outra opção seria bacana.
Andei olhando uns falantes da JBL (MS52C (http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=MS-52C)) sao classificados como HIFI
Desde já agradeço a quem puder opinar!
AirtonLieuthier
24/03/2014, 13:16
Não gosto de alterar muito o carro, então para melhorar o sistema de som, troquei os falantes dianteiros por um kit duas vias da selenium modelo 62V2A (http://www.jblselenium.com.br/marcas/produto.php?id=18&idLinha=25), o som melhorou mas ainda acho que não tem graves.
Estou pensando em colocar o mesmo kit no lugar dos falantes traseiros originais, e gostaria de saber o que vocês que manjam do assunto acham. Será que terei um pouco mais de graves?
Não preciso de som alto, mas gosto de fidelidade, vocês sugerem alguma outra modificação? Não gostaria de ter de trocar o rádio, penso se for necessário para melhorar os graves até em instalar uma potência. Não gosto da idéia de caixas com subs grandes pois uso demais o porta-malas, se tiver outra opção seria bacana.
Andei olhando uns falantes da JBL (MS52C (http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=MS-52C)) sao classificados como HIFI
Olha, os falantes da JBL são bons...mas não sei se a resposta de graves vai ser tão boa...
O que fiz na minha foi colocar uma pequena caixa selada com um sub de 10" da Arlen (é coisa das antigas) e botei num tampão dela mesmo um par de 6x9" de 220 W da Bravox...o grave melhorou bastante.
Abraços
GLAUBER GURGEL
11/04/2014, 15:31
Boa tarde amigo!
Se você regular bem, furando a carenagem do painel o máximo para baixo acessível com o buraco do parafuso da peça, vai encaixar perfeitamente.
458942
Alexandre Carreira
15/04/2014, 18:02
Galera...
[COLOR=#333333][FONT=arial]Eu já fiz...
Segue meu relato e fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...r4-2007-a.html (Adaptar central multimídia 2din em pajero tr4 2007 ???) (Adaptar central multimídia 2din em pajero tr4 2007 ???) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/125957-adaptar-central-multimidia-2din-em-pajero-tr4-2007-a.html)
Boa sorte!
Em caso de dúvidas, estou a disposição.
Abraço!
Boa tarde pessoal.
Alguem sabe como faço para acessar os auto-falantes traseiros da tr4 ?
Obrigado.
AirtonLieuthier
26/05/2014, 17:35
Boa tarde pessoal.
Alguem sabe como faço para acessar os auto-falantes traseiros da tr4 ?
Obrigado.
Você terá que retirar as duas capas plásticas da coluna traseira (no porta malas).
Os falantes estão embaixo delas.
Só não me recordo se vc tem que desencaixar as duas partes inferiores primeiro para obter êxito nisso.
Dá um pouco de trabalho...elas são presas com presilhas...mas nada muito complicado.
Se não falha a memória, são 2 de 6" ali.
Valeu Airton.
Sempre rápido nas respostas.
Agora a noite vi que as luzes da placa traseira não acendem. Será fusível ou lampada queimada. Amanha vou tirar pra ver.rs
[]s
Você terá que retirar as duas capas plásticas da coluna traseira (no porta malas).
Os falantes estão embaixo delas.
Só não me recordo se vc tem que desencaixar as duas partes inferiores primeiro para obter êxito nisso.
Dá um pouco de trabalho...elas são presas com presilhas...mas nada muito complicado.
Se não falha a memória, são 2 de 6" ali.
AirtonLieuthier
27/05/2014, 14:36
Valeu Airton.
Sempre rápido nas respostas.
Agora a noite vi que as luzes da placa traseira não acendem. Será fusível ou lampada queimada. Amanha vou tirar pra ver.rs
[]s
Opa, precisando, às ordens.
Sobre as luzes: são dois pequenos parafusos, do tipo philips, que prendem o suporte da luz no local. É bem provável que seja a lâmpada queimada mesmo, ou uma desconexão do fio que liga ela.
Fusível eu acho bem improvável.
Abraços
Valeu meu amigo.
Sobre as luzes da placa, hoje desmontei e era lampada queimada.
Vou transferir o carro pro meu nome e na vistoria do Detran tem que estar tudo funcionando.
Mais uma vez. Obrigado.
Opa, precisando, às ordens.
Sobre as luzes: são dois pequenos parafusos, do tipo philips, que prendem o suporte da luz no local. É bem provável que seja a lâmpada queimada mesmo, ou uma desconexão do fio que liga ela.
Fusível eu acho bem improvável.
Abraços
AirtonLieuthier
27/05/2014, 17:02
Valeu meu amigo.
Sobre as luzes da placa, hoje desmontei e era lampada queimada.
Vou transferir o carro pro meu nome e na vistoria do Detran tem que estar tudo funcionando.
Mais uma vez. Obrigado.
Beleza...assim é legal...o meu eu levei na vistoria e não me queimou a luz de freio na hora?
Ainda bem que o cara viu que tava acendendo e depois apagou...e me deu um boizinho...
Abraços
Airton, desculpe a demora em comentar novamente. Andei dando atenção ao som de novo, e notei que quando aumento um pouco mais o volume realmente os falantes da JBL respondem ok, vou instalar mais um par na traseira.
Estava pensando em instalar um sub pequeno escondido em algum canto pois não quero solto no porta-malas, e talvez uma
potência pequena só pra alimentar esse conjunto adequadamente.
Qual tua opinião sobre isso? Recomenda alguma marca/modelo pra potência? Será que rola de fazer sozinho?
AirtonLieuthier
28/05/2014, 10:59
Airton, desculpe a demora em comentar novamente. Andei dando atenção ao som de novo, e notei que quando aumento um pouco mais o volume realmente os falantes da JBL respondem ok, vou instalar mais um par na traseira.
Estava pensando em instalar um sub pequeno escondido em algum canto pois não quero solto no porta-malas, e talvez uma
potência pequena só pra alimentar esse conjunto adequadamente.
Qual tua opinião sobre isso? Recomenda alguma marca/modelo pra potência? Será que rola de fazer sozinho?
Então, Nico...bom dia.
Se vc tiver um pouco de conhecimento, rola sim, não é muito difícil.
Eu mesmo quero colocar um par de falantes novos na traseira, preciso achar um bom.
Nas portas, eu coloquei um par da Pioneer de 6", ficou bom. Na coluna traseira, mantive os originais, mas preciso trocar, um deles já está meio que "roncando".
Mas para não mexer nele (faltava grana à época) eu coloquei um par de falantes 6x9" no tampão traseiro, da Bravox, de 220W. E o tal sub que eu falei, está na caixa selada, é de 10" da Arlen. E ela tem velcro no fundo, o que a deixa presa no carpete do veículo. Esses dois estão sendo "empurrados" por um módulo estéreo da Buster...módulo relativamente bom e toca bem, sem distorcer.
Seguem fotos do meu conjunto.
464765464766464767464768
Os falantes não entortaram o tampão com o peso...a caixa é pequena e bate bem (não curto exageros).
E o módulo serve direitinho no espaço em cima da caixa de roda, entre a base do tampão e a curva do para lama interno.
Esse módulo é estereo, porém uma das saídas dele está ligada em mono, para tocar a caixa e as outras duas saídas estão ligadas nos 2 de 6x9".
Espero que ajude.
Abraços
AirtonLieuthier
28/05/2014, 16:39
Boa tarde amigo!
Se você regular bem, furando a carenagem do painel o máximo para baixo acessível com o buraco do parafuso da peça, vai encaixar perfeitamente.
458942
Inclusive, após mover o comando para baixo, naquela lateral interna de metal, vc faz um furo pro cabo do quente/frio passar.
Segue uma imagem de como ficou na minha.
464811
Dessa forma o cabo fica completamente operacional, não prendendo em lugar nenhum.
Abraços
lscalango
28/05/2014, 22:50
Airton, hoje, durante o intervalo do almoço, desmontei o som da Ororo e estudei a descida dos comandos do ar condicionado tendo as imagens que vc disponibilizou em mãos. A principio acredito que vai ser possível fazer em casa. Sei que vai dar trabalho pois sou meio desastrado mas teimoso.. mas vai dar certo. Porem, existe algo que não sei se vai ser possível, e sinceramente não sei onde procurar e nem como procurar. Como disse anteriormente, queria aproveitar um sistema de som da renault (Aikon - Modelo abaixo) que tenho em casa, porem os conectores são diferentes. Preciso achar um adaptador macho e femeá da pajero para essa central Aikon. Isso existe? Se sim, alguém sabe o nome que tenho que procurar?
464868
AirtonLieuthier
29/05/2014, 14:51
Airton, hoje, durante o intervalo do almoço, desmontei o som da Ororo e estudei a descida dos comandos do ar condicionado tendo as imagens que vc disponibilizou em mãos. A principio acredito que vai ser possível fazer em casa. Sei que vai dar trabalho pois sou meio desastrado mas teimoso.. mas vai dar certo. Porem, existe algo que não sei se vai ser possível, e sinceramente não sei onde procurar e nem como procurar. Como disse anteriormente, queria aproveitar um sistema de som da renault (Aikon - Modelo abaixo) que tenho em casa, porem os conectores são diferentes. Preciso achar um adaptador macho e femeá da pajero para essa central Aikon. Isso existe? Se sim, alguém sabe o nome que tenho que procurar?
464868
Então, o ideal seria vc postar uma foto do conector da sua central...
Qdo instalei o meu CD player no Caveirão, percebi que o conector era exatamente idêntico ao original da Balukpunt.
Aí, qdo fui colocar a multimídia, tive que adaptar...o que fiz foi pegar o conector do rádio e cortar o chicote que vem...e ligar no da central, com soldas e tal...aí, liguei a central e guardei o conector do rádio...qdo for trocar de carro, é só religar e beleza.
Apesar da bagunça, tudo saiu bem no final...rsss
464949
lscalango
29/05/2014, 16:21
Bom, vou fazer o rebaixamento dos controles do ar condicionado esse final de semana. Ai tiro as fotos dos conectores e tento descobrir se eh possível sem soldas. Caso tenha que soldar, ai vai ser melhor eu procurar alguém pra fazer, pois posso mandar tudo pro saco se fizer coisa errada.. ehheheh
AirtonLieuthier
29/05/2014, 22:24
Bom, vou fazer o rebaixamento dos controles do ar condicionado esse final de semana. Ai tiro as fotos dos conectores e tento descobrir se eh possível sem soldas. Caso tenha que soldar, ai vai ser melhor eu procurar alguém pra fazer, pois posso mandar tudo pro saco se fizer coisa errada.. ehheheh
Então, nem é tão complicado...
Explico o pq: os fios tem seguido um determinado padrão, a seguir:
Branco e Branco/preto: falante dianteiro esquerdo;
Cinza e Cinza/Preto: falante dianteiro direito;
Verde e Verde/preto: falante traseiro esquerdo;
Roxo e Roxo/Preto: falante traseiro direito;
Vermelho: + 12 V
Preto: gnd (terra)
Amarelo: memória (+12 V)
Azul : antena elétrica (ou saída para acionar módulo amplificador)
Laranja (iluminação do painel- nem todos possuem)
Basicamente, é essa a sequencia...alguns tem mais fios e entradas RCA, para câmera, etc, mas não foge muito disso.
A minha finalizou assim agora...por enquanto, mais nada dentro dela...agora, só os estribos...
Qq coisa, avisa aí.
Abraços
465020
lscalango
30/05/2014, 09:46
Airton... voce eh Oh Cara.. heheheh... vou dar uma estudada nesse final de semana.. Tirar as fotos e vou ver se eh possível fazer sozinho.. Em relação ao painel do som.. vc trocou pelo modelo novo ou cortou e adaptou o seu mesmo (2007)?
ficou realmente muito bom!
AirtonLieuthier
30/05/2014, 15:14
Airton... voce eh Oh Cara.. heheheh... vou dar uma estudada nesse final de semana.. Tirar as fotos e vou ver se eh possível fazer sozinho.. Em relação ao painel do som.. vc trocou pelo modelo novo ou cortou e adaptou o seu mesmo (2007)?
Esse esquema que te passei é inclusive o mesmo do som original que vem nela...
Sobre o painel, sim, comprei a moldura na internet...pensei que fazer com a minha, mas aí pensei: "amanhã ou depois quero pegar um carro mais novo e a original foi detonada"
Então, cacei na net e achei essa:
Moldura Central Multimídia Pajero Tr4/io - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-554749848-moldura-central-multimidia-pajero-tr4io-_JM)
Detalhe, vem numa embalagem com código da própria mitsubishi e atrás também...é original...
E serve desde a Pajero IO e em todos os modelos da TR4...
Qq coisa grita aê...abraços
lscalango
30/05/2014, 19:14
O anuncio de venda esta pausado. Vou procurar outro. Achei alguns do modelo do meu, porem terei que cortar e adaptar. Entao vou dar preferencia para um ja pronto. So para ter uma ideia, alguem tem noção de quanto custaria em uma concessionaria? Aproveitando, tirei algumas fotos dos conectores.. mas acho que nao vao ajudar muito nao... de qualquer forma. Segue abaixo.
Da central multimidia
465143
Da TR4
465144
AirtonLieuthier
30/05/2014, 21:26
É...são diferentes....vai ter que fazer aquele esquema de adaptação da fiação...
O anúncio tá pausado mas é pq ele tá esperando mais...ele mandou o produto antes do prazo...zerado...
Mande um e-mail para ele, o nome dele é Jair....o mail dele é esse aqui.
jdashop@hotmail.com
Os telefones dele são esses:
Jair
11-99943-4003 vivo
11-98444-7062 tim
Pode mencionar o meu nome, dizendo que eu indiquei pra ti.
Abraços
lscalango
31/05/2014, 16:26
Eh, rapadura eh doce, mas nao eh mole. Depois de mais de duas horas tentando passar o sistema de ar para baixo, acabei desistindo. Nao consegui soltar totalmente os cabos dos controles do ar e acabei quebrando um pedaço do trem. Fiquei com receio de estragar tudo e acabei desistindo. O pior eh que decidir tirar a central multimidia aikon do logan, e voltar o som antigo pra ele. Assim, se desse certo a adaptacao, teria um gps na TR4. Mas o resultado eh que removi toda instalacao para nada. Bom, um dia a gente ganha, no outro a gente luta... Semana que vem eu tento mais.
AirtonLieuthier
31/05/2014, 17:03
Eh, rapadura eh doce, mas nao eh mole. Depois de mais de duas horas tentando passar o sistema de ar para baixo, acabei desistindo. Nao consegui soltar totalmente os cabos dos controles do ar e acabei quebrando um pedaço do trem. Fiquei com receio de estragar tudo e acabei desistindo. O pior eh que decidir tirar a central multimidia aikon do logan, e voltar o som antigo pra ele. Assim, se desse certo a adaptacao, teria um gps na TR4. Mas o resultado eh que removi toda instalacao para nada. Bom, um dia a gente ganha, no outro a gente luta... Semana que vem eu tento mais.
Os cabos do sistema são presos por uma presilha de metal, que é mais fácil de se soltar pela parte de baixo...dá um pouco de trabalho pra soltar elas mas é tranquilo....o duro é que qdo baixei a minha, por medo de não dar tempo de fazer tudo no dia, não deu tempo de registrar o passo a passo...vou tentar fazer algo com as fotos que tirei e com as que peguei aqui e faço um post completo...
lscalango
04/06/2014, 18:48
Airton, consegui trocar minha central renault por uma central igual da TR4, pela foto parece com a sua. Vou tentar novamente essa semana descer o sistema de ar. Entao queria aproveitar para tirar algumas duvidas.
1) O encaixe dos parafusos da TR na central sao compativeis ou precisa de alguma esquema?
2) Como eh preso o controle de ar condicionado no espaço inferior?
3) Qual o GPS utilizado na sua Central? (IGO ou outro)? Percebi agora que a minha nao veio o cartao sd com o programa.
AirtonLieuthier
04/06/2014, 22:21
Airton, consegui trocar minha central renault por uma central igual da TR4, pela foto parece com a sua. Vou tentar novamente essa semana descer o sistema de ar. Entao queria aproveitar para tirar algumas duvidas.
1) O encaixe dos parafusos da TR na central sao compativeis ou precisa de alguma esquema?
2) Como eh preso o controle de ar condicionado no espaço inferior?
3) Qual o GPS utilizado na sua Central? (IGO ou outro)? Percebi agora que a minha nao veio o cartao sd com o programa.
Vamos por partes...
1) A Central vem com suportes...e a furação deles bate com o da TR4, foi tranquilo;
2) O controle do ar condicionado é preso, em cima, com parafusos de rosca soberba. Em baixo, ele ficará preso com os mesmos parafusos....o ideal, para prender ela ali embaixo, é tirar o console do câmbio AT;
3) É o IGo mesmo...não me recordo a versão...mas acho que é só copiar o app num cartão micro sd.
Pra ajudar, a minha central é a Napoli modelo 7335.
Qq coisa é só falar.
Abraços
lscalango
05/06/2014, 21:17
Entao Airton, olhando hoje, a minha central eh uma Aikon AK6250... mas frente dela eh igual a sua.. heheheh... pelo que vi do encaixes, nao parece ser igual.. mas vamos ver no que da... De qualquer forma, o cara que comprei disse que instala pra mim. Ele so nao faz a modificacao do ar condicionado. Disse que instalou esse modelo em algumas Tr4, mas elas ja possuiam o espaço 2din... ou seja, as mais novas...
Em relacao ao GPS, so queria mesmo saber qual a versao na sua central pra saber o que usar aqui... a instalacao eh tranquila.. minhas habilidades sao melhores nessa area do que na mecanica.. hehehehhe
AirtonLieuthier
05/06/2014, 23:18
Entao Airton, olhando hoje, a minha central eh uma Aikon AK6250... mas frente dela eh igual a sua.. heheheh... pelo que vi do encaixes, nao parece ser igual.. mas vamos ver no que da... De qualquer forma, o cara que comprei disse que instala pra mim. Ele so nao faz a modificacao do ar condicionado. Disse que instalou esse modelo em algumas Tr4, mas elas ja possuiam o espaço 2din... ou seja, as mais novas...
Em relacao ao GPS, so queria mesmo saber qual a versao na sua central pra saber o que usar aqui... a instalacao eh tranquila.. minhas habilidades sao melhores nessa area do que na mecanica.. hehehehhe
Vou ver a versão do meu GPS e te falo...
lscalango
07/06/2014, 18:56
ALELUIA.. finalmente conseguir transferir o sistema de AR para a parte de baixo. Fiz a conexão do som, porem a parte da energia ficou faltando. Ficou escuro, vou continuar amanha. Airton, uma duvida. O espaço de som do painel da Tr4 2010 eh menor que os dois espaços do painel da nossa? Minha ideia era cortar o meu. Entretanto, vi que ficaria com espaços sobrando entre a central multimidia e painel. Nao ficaria legal, entao se o painel da 2010 for menor, entao seria melhor compra-lo do que cortar o meu e ficar meia boca.
AirtonLieuthier
07/06/2014, 19:37
ALELUIA.. finalmente conseguir transferir o sistema de AR para a parte de baixo. Fiz a conexão do som, porem a parte da energia ficou faltando. Ficou escuro, vou continuar amanha. Airton, uma duvida. O espaço de som do painel da Tr4 2010 eh menor que os dois espaços do painel da nossa? Minha ideia era cortar o meu. Entretanto, vi que ficaria com espaços sobrando entre a central multimidia e painel. Nao ficaria legal, entao se o painel da 2010 for menor, entao seria melhor compra-lo do que cortar o meu e ficar meia boca.
Que eu saiba, são iguais... pq o esquema é double dim...e qdo vc tira o comando do ar pra baixo, fica igual...
E na minha central veio com uma outra moldura interna, que praticamente eliminou qq espaço entre a moldura do painel e a da multimídia.
Na minha, eu decidi comprar a moldura...pq qdo for vender, vou deixar o som original do carro...aí, já tenho tudo...
Qualquer dúvida, grita aí...
Abraços
PS: pelo que vi, o IGo é o 8.0...
lscalango
08/06/2014, 11:49
Quase pronto, central instalada, GPS funcionando. Desistir de cortar a moldura e comprei uma do novo modelo no mercado livre. Por enquanto deixei sem... a nova chega semana que vem (eu espero.. heheh). Ficou ainda faltando algumas coisas. Preciso prender o painel do AR na parte de baixo, pois ainda está solto. Preciso também instalar a câmera de ré. Essa ainda tenho que comprar e estudar onde instalar. Quanto ao GPS, instalei o IGO 8.3, sem as construções 3D e sem o Terreno, assim fica mais leve a navegação. Agradeço ao colaboradores do fórum, e principalmente ao Airton pela constante contribuição na solução das duvidas que sempre temos... Assim que terminar postos as fotos de como ficou...
AirtonLieuthier
08/06/2014, 12:56
Quase pronto, central instalada, GPS funcionando. Desistir de cortar a moldura e comprei uma do novo modelo no mercado livre. Por enquanto deixei sem... a nova chega semana que vem (eu espero.. heheh). Ficou ainda faltando algumas coisas. Preciso prender o painel do AR na parte de baixo, pois ainda está solto. Preciso também instalar a câmera de ré. Essa ainda tenho que comprar e estudar onde instalar. Quanto ao GPS, instalei o IGO 8.3, sem as construções 3D e sem o Terreno, assim fica mais leve a navegação. Agradeço ao colaboradores do fórum, e principalmente ao Airton pela constante contribuição na solução das duvidas que sempre temos... Assim que terminar postos as fotos de como ficou...
Opa, tamo junto...
Olha...solta o console do câmbio....
Pra soltá-lo, vc terá que soltar o console da alavanca do 4x4, que são dois parafusos philips no fundo do porta copos.
Feito isso, desloque ele um pouco para cima.
Na base do console do câmbio (seja o AT ou o manual) terá parafusos philips tbem...solte eles.
Aí, na parte de baixo, próximo ao apoio das pernas, tem duas travinhas, de plástico...empurre a parte central delas que elas destravam.
Aí, vc conseguirá soltar o console do câmbio.
Com ele solto, vc terá acesso ao novo lugar no painel onde está o AC.
Pegue os parafusos que estavam prendendo ele e com carinho vc conseguirá colocar eles no lugar...
Qq coisa, tamos aê.
Abraços
lscalango
13/06/2014, 09:40
Finalizado... Ta ai a bichinha instalada e pronta pra uso. Da um pouco de trabalho de inicio, mas com a ajuda do forum, e principalmente do Airton, foi tranquilo. Em relação aos problemas que tive, o maior foi tirar as presilhas que prendem os cabos do controle de ar. Achei difícil tirar devido a falta de espaço. Achei também que a central ficou um pouco inclinada. Mas foi a unica forma que o painel encaixou.
466816
AirtonLieuthier
13/06/2014, 14:44
Aí sim....ficou show....parabéns...
Giuliano MO
16/06/2014, 12:09
Me metendo aqui, mas como quero compra rum TR4 e instalarei central multimidoa com câmera de ré, acho que um bom local pra câmera é alí onde tem o nome TR4 onde abre a tampa traseira, acho que fica legam alí e bem protegida!!
AirtonLieuthier
16/06/2014, 12:26
Me metendo aqui, mas como quero compra rum TR4 e instalarei central multimidoa com câmera de ré, acho que um bom local pra câmera é alí onde tem o nome TR4 onde abre a tampa traseira, acho que fica legam alí e bem protegida!!
É exatamente onde eu coloquei a minha (do tipo "borboleta")
467122
Giuliano MO
16/06/2014, 14:09
Airton, qdo puder posta uma foto da tela com a imagem da câmera pra eu ter uma noção de como fica!!!
A instalação dessa câmera é uma exigência da Dona Patroa hehehe!
Aproveitando, Airton, o que você tem instalado alí no console superior onde fica o relógio??
AirtonLieuthier
16/06/2014, 21:08
Airton, qdo puder posta uma foto da tela com a imagem da câmera pra eu ter uma noção de como fica!!!
Aproveitando, Airton, o que você tem instalado alí no console superior onde fica o relógio??
Op,a Giuliano, boa noite.
Pode deixar, vou tirar uma foto e depois te mando...melhor de dia, pra vc ter uma boa visão. A câmera fica boa pela altura e não fica descentralizada.
Em cima, onde ficava o relógio eu instalei um GPS Foston F460...
Agora que instalei a multimídia, fiz um bem bolado no cabo e consigo ver a câmera de ré nos dois ao mesmo tempo.
AirtonLieuthier
17/06/2014, 11:44
Seguem as fotos de como fica a imagem da câmera na multimídia.
Tirei duas...uma mais afastado e uma bem mais próxima...a linha de grade fica bem visível e está registrando corretamente a distância.
Abraços
467215
467216
guidbuttelli
16/07/2014, 10:24
Alguem sabe como faço para ter acesso a parte de tras do radio da tr4 2010~2014?
AirtonLieuthier
16/07/2014, 11:45
Alguem sabe como faço para ter acesso a parte de tras do radio da tr4 2010~2014?
Creio eu que vc vai ter que retirar a moldura frontal do aparelho e soltar os parafusos de fixação do mesmo pra poder ter acesso a parte posterior do aparelho.
Abraços
marcio1976sp
16/08/2014, 10:45
[QUOTE=RValle;1834755]. Na traseira, faça um furinho bem pequeno e passe o fio para o tweeter - fica bem discreto. Compre o modelo MS-62C, que tem pra vender nas lojas e o preço é muito bom e ele serve direitinho no casulo do alto falante original, sem precisar usar furadeira. Resultado: o som ficou com um grave maravilhoso e os tweeters fizeram o trabalho do agudo fenomenal. Isso usando um rádio da Sony, sem precisar usar módulo. Tb, módulo pra que num carro desse tamanho? :D
Bastião, onde você fixou os tweeters do JBL nas colunas traseiras, tens foto? Valeu hombre!!
luizeduardodm
20/08/2014, 21:33
Pessoal, quem ainda utiliza ou utilizava o reprodutor original, eu comprei o cabo auxiliar pela internet essa semana, mas vai demorar um milhão de anos até chegar, alguém chegou a soldar o cabo naquela conexão traseira? Acho que qualquer um que entenda de eletrônica consegue soldar aquela conexão, estou pensando em fazer isso enquanto não estou podendo mexer no sistema de som
AirtonLieuthier
21/08/2014, 11:37
Pessoal, quem ainda utiliza ou utilizava o reprodutor original, eu comprei o cabo auxiliar pela internet essa semana, mas vai demorar um milhão de anos até chegar, alguém chegou a soldar o cabo naquela conexão traseira? Acho que qualquer um que entenda de eletrônica consegue soldar aquela conexão, estou pensando em fazer isso enquanto não estou podendo mexer no sistema de som
Não sei bem qual o cabo...mas creio que seja simples sim.
Julian, tentei acessar seu tutorial mas ocorre o seguinte erro quando clico no link:
O acesso a este link foi desabilitado. Peça ao proprietário do link compartilhado para enviar um novo link de acesso ao arquivo ou pasta.
Poderia enviar-me ou postar novamente?
Grato.
Olá amigos,
Resolvi criar esse tópico para organizar em um tutorial o passo a passo para a instalação de um aparelho 2 Din em nossas viaturas.
As fotos e as informações foram retiradas e organizadas de respostas de amigos aqui do fórum.
Usei as fotos que foram postadas e os relatos dos corajosos amigos que bateram a cabeça e fizeram na raça em suas viaturas.
Com essas informações eu pude fazer a instalação 100% funcional em minha viatura, e o controle do ar condicionado ficou perfeito, leve e com o controle de temperatura em 100% do ar frio no lugar do porta objetos.
https://www.dropbox.com/s/v8s0gvnn9zrhl7x/ADAPTA%C3%87%C3%83O%20CENTRAL%20MULTIM%C3%8DDIA%20 PAJERO%20TR4%2002%20AT%C3%89%2009.pdf
Gostaria de deixar meus agradecimentos a cada um que postou as informações, e peço desculpas de ter me apropriado das fotos e das informações.
Mas como jornalista, penso que as informações devem ser organizadas e compartilhadas com todos.
O arquivo está em PDF aberto, e livre para qualquer usuário fazer alterações que acharem conveniente.
Saudações,
Sandro Estanek
28/08/2014, 23:04
Estou pensando em fazer essa adaptação também na minha TR4 2005 , mas to com medo dos botões do ar ficarem prejudicados.
AirtonLieuthier
29/08/2014, 11:04
Estou pensando em fazer essa adaptação também na minha TR4 2005 , mas to com medo dos botões do ar ficarem prejudicados.
Não fica não, Sandro, a minha é 06/07 (um pouco mais recente que a sua) mas a mudança dos comandos do ar foi feita com êxito e os botões estão todos operacionais, sem restrições.
Abraços
Cara eu abri a frente do radio e soldei um cabo direto na placa, puxei o fio para sair no reloginho inútil do painel. Lá puxei conectei uma tomada usb no cabo de força do relógio.
Agora tenho saindo do relógio o cabo usb para carregar o celular, e o cabo AUX para conectar ao celular, como meu cel (iphone5s) com a capa que tenho encaixa perfeitamente no relógio o uso ali. Funciona até o viva voz! E tudo sem cabos pendurados.
Fácil fácil de fazer, só precisa de uma chave philips, um ferro de soldar e um fio de fone de ouvido velho.
AirtonLieuthier
29/08/2014, 18:17
Cara eu abri a frente do radio e soldei um cabo direto na placa, puxei o fio para sair no reloginho inútil do painel. Lá puxei conectei uma tomada usb no cabo de força do relógio.
Agora tenho saindo do relógio o cabo usb para carregar o celular, e o cabo AUX para conectar ao celular, como meu cel (iphone5s) com a capa que tenho encaixa perfeitamente no relógio o uso ali. Funciona até o viva voz! E tudo sem cabos pendurados.
Fácil fácil de fazer, só precisa de uma chave philips, um ferro de soldar e um fio de fone de ouvido velho.
Seria interessante vc postar uma foto do local onde foi colocado e soldado esse cabo que vc fez.
Abraço
lscalango
30/08/2014, 17:30
Sandro, a minha eh 2005, assim como a sua.. Fiz a modificacao seguindo as dicas do Forum e do Airton e foi tranquilo... o Trabalho que tive foi desconectar os cabos dos botoes do ar, mas eh porque sou "oreia" mesmo.. hehehhe mas no final ficou blz e tudo funcionando.
vitorabreu
01/10/2014, 16:43
Fala galera tranquilo?
to com uma tr4 2009 e querendo fazer algumas modificações no som dela também, visto que, quando eu peguei ela só estava funcionando um falante de trás.
Tava no carrefuor fazendo compras e achei perdido lá 2 pares de alto-falante da pioneer, um de 6" e outro de 5".
bom, vou trocar estes pelos originais, e estou pensando em colocar um par de 6x9 na tampa, o que acham?
não sei onde vi, mas já vi alguém que colocou 2 caixas na mala dos lados bem acoplada e ficou maneiro, alguém ja fez isso?
grato
AirtonLieuthier
03/10/2014, 18:06
Fala galera tranquilo?
to com uma tr4 2009 e querendo fazer algumas modificações no som dela também, visto que, quando eu peguei ela só estava funcionando um falante de trás.
Tava no carrefuor fazendo compras e achei perdido lá 2 pares de alto-falante da pioneer, um de 6" e outro de 5".
bom, vou trocar estes pelos originais, e estou pensando em colocar um par de 6x9 na tampa, o que acham?
não sei onde vi, mas já vi alguém que colocou 2 caixas na mala dos lados bem acoplada e ficou maneiro, alguém ja fez isso?
grato
Vitor, boa tarde.
Os originais da TR4 são de 6"...tanto os da porta quanto os da coluna lá atrás...
E eu coloquei um par de falantes 6x9" no tampão, da Bravox, de 220W...o som ficou bem melhor, muito mais agradável.
Junto com esse par de 6x9" está um sub Arlen 10" de 150 W, ligados num pequeno módulo Buster, dá uma pancada agradável de grave e toca muito bem, sem precisar aumentar muito o som e não há distorções...
Abraços
arnaldobadaro
06/10/2014, 23:09
Airton, fiz a alteração do meu comando, porém, o cabo fica duro, e a "catraca"do botao de temperatura fica deslizando, pois o curso fica muito duro do cabo. Acho que isso acontece por causa da sobra do cabo, pois o lugar que está instalado agora é mais baixo, necessitando de menos comprimento do cabo. Por acaso voce tem outra solução ou sugestão?
Alguém sabe onde eu compro só esse cabo novo, pois acho que o meu está mt dobrado por dentro, e pode estar agarrando.
Abraços.
AirtonLieuthier
08/10/2014, 12:15
Airton, fiz a alteração do meu comando, porém, o cabo fica duro, e a "catraca"do botao de temperatura fica deslizando, pois o curso fica muito duro do cabo. Acho que isso acontece por causa da sobra do cabo, pois o lugar que está instalado agora é mais baixo, necessitando de menos comprimento do cabo. Por acaso voce tem outra solução ou sugestão?
Alguém sabe onde eu compro só esse cabo novo, pois acho que o meu está mt dobrado por dentro, e pode estar agarrando.
Abraços.
Olha, Arnaldo, qdo eu fiz a alteração na minha, eu fiz um furo naquela lataria lá embaixo...aí, o cabo ficou funcionando normal. Se o seu cabo estiver zuado, aí seria bom vc ir em uma oficina que mexa com ar condicionado, talvez eles possuam esse cabo...mas deve ser chatinho pra trocar...
Abraços
arnaldobadaro
25/10/2014, 16:35
Fala galera. Consegui arrumar o meu cabo da temperatura, ficou perfeito. Na verdade fiz pelo jeito mais fácil. Não usei o furo que tinha feito na barra, eu simplesmente passei o cabo pela frente da barra de ferro e prendi a ponta da "mangueira"com uma abraçadeira de nylon. Ficou tudo certo, macio e funcionando perfeitamente.
Agora meu drama é outro, a escolha por uma central multimídia. Tenho pesquisado dia e noite, pois quando encrenco com alguma coisa, ainda mais de alto valor, fico buscando a melhor opção. Sendo assim, entre as opções mais comercializadas e mais conceituadas, achei as seguintes:
- Aikon AK-6150 (R$ 1.200,00)
- Aikon AK-6250 (R$ 1.400,00)
- Pioneer AVIC-f960bt (R$ 2.300,00)
Sei da imensa superioridade da Pioneer e acho que é indiscutível a comparação com as outras, então gostaria da ajuda de vocês para saber opiniões e sugestões a respeito dos modelos AK-6150 e AK-6250, ou até mesmo se sugerem alguma outra marca.
Vi que o LSCALANGO, usou a AK-6250, então gostaria e saber quais os pontos fortes e fracos desta central, e as demais características como qualidade de imagem e acessibilidade.
Fico no aguardo.
Abraços.
AirtonLieuthier
26/10/2014, 19:05
Fala galera. Consegui arrumar o meu cabo da temperatura, ficou perfeito. Na verdade fiz pelo jeito mais fácil. Não usei o furo que tinha feito na barra, eu simplesmente passei o cabo pela frente da barra de ferro e prendi a ponta da "mangueira"com uma abraçadeira de nylon. Ficou tudo certo, macio e funcionando perfeitamente.
Agora meu drama é outro, a escolha por uma central multimídia. Tenho pesquisado dia e noite, pois quando encrenco com alguma coisa, ainda mais de alto valor, fico buscando a melhor opção. Sendo assim, entre as opções mais comercializadas e mais conceituadas, achei as seguintes:
- Aikon AK-6150 (R$ 1.200,00)
- Aikon AK-6250 (R$ 1.400,00)
- Pioneer AVIC-f960bt (R$ 2.300,00)
Sei da imensa superioridade da Pioneer e acho que é indiscutível a comparação com as outras, então gostaria da ajuda de vocês para saber opiniões e sugestões a respeito dos modelos AK-6150 e AK-6250, ou até mesmo se sugerem alguma outra marca.
Vi que o LSCALANGO, usou a AK-6250, então gostaria e saber quais os pontos fortes e fracos desta central, e as demais características como qualidade de imagem e acessibilidade.
Fico no aguardo.
Abraços.
Tem tbem Clarion...
Eu botei a Napoli mesmo...por enquanto, não me arrependo...
Abraços
binhopires
26/11/2014, 17:44
Galera. Adquiri uma TR4 10/10. O sistema de som é bem fraquinho. Não quero nada absurdo, somente um som melhorzinho.
Qual o grande problema? O som ou as caixas? Será que instalando um kit 2 vias bravox na frente melhoraria bem a situação?
Abss
AirtonLieuthier
27/11/2014, 10:10
Galera. Adquiri uma TR4 10/10. O sistema de som é bem fraquinho. Não quero nada absurdo, somente um som melhorzinho.
Qual o grande problema? O som ou as caixas? Será que instalando um kit 2 vias bravox na frente melhoraria bem a situação?
Abss
Acredito que a troca dos falantes já ajudaria.
binhopires
27/11/2014, 12:44
Sabe dizer se consigo colocar esses tweetters dentro do compartimento original?
Kit 2 Vias 6 Bravox Cs60 B 130w Rms 4 Ohms Com Crossover - R$ 173,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593023073-kit-2-vias-6-bravox-cs60-b-130w-rms-4-ohms-com-crossover-_JM)
E será que cabe uma caixa de 6,5"?
Kit 2 Vias 6 Polegadas Bravox Cs60 D Diamond 140w Rms 4 Ohms - R$ 326,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600208513-kit-2-vias-6-polegadas-bravox-cs60-d-diamond-140w-rms-4-ohms-_JM)
AirtonLieuthier
28/11/2014, 21:37
Sabe dizer se consigo colocar esses tweetters dentro do compartimento original?
Kit 2 Vias 6 Bravox Cs60 B 130w Rms 4 Ohms Com Crossover - R$ 173,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593023073-kit-2-vias-6-bravox-cs60-b-130w-rms-4-ohms-com-crossover-_JM)
E será que cabe uma caixa de 6,5"?
Kit 2 Vias 6 Polegadas Bravox Cs60 D Diamond 140w Rms 4 Ohms - R$ 326,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600208513-kit-2-vias-6-polegadas-bravox-cs60-d-diamond-140w-rms-4-ohms-_JM)
Olha...os de 6" eu tenho certeza que cabem...
Eu botei na minha esse modelo aqui (nas portas e atrás)
Alto Falante Automotivo de 6" Ts-1730Br - Pioneer - Submarino.com.br (http://www.submarino.com.br/produto/111013584/alto-falante-automotivo-de-6-ts-1730br-pioneer?)
O twitter eu já não sei se vc conseguiria colocar...na frente, no local do original, talvez...atrás, não sei se tem espaço.
Abraços
guoliveira
07/12/2014, 22:42
Boa noite pessoal!
Estou querendo instalar a câmera de ré, alguém tem algum "passo-a-passo" ou algo parecido de como fixar a câmera na parte traseira e de como passar a fiação?!
Obrigado e parabéns a todos pelo excelente post, que com certeza vem ajudando muitos! =D
É exatamente onde eu coloquei a minha (do tipo "borboleta")
467122
AirtonLieuthier
09/12/2014, 13:05
Boa noite pessoal!
Estou querendo instalar a câmera de ré, alguém tem algum "passo-a-passo" ou algo parecido de como fixar a câmera na parte traseira e de como passar a fiação?!
Obrigado e parabéns a todos pelo excelente post, que com certeza vem ajudando muitos! =D
Depende do modelo da sua, colega...
Tem inclusive um tópico aqui sobre a câmera de ré....sugiro dar uma olhadinha, lá tem bastante informações sobre isso..
Abraços
guoliveira
05/01/2015, 23:03
Depende do modelo da sua, colega...
Tem inclusive um tópico aqui sobre a câmera de ré....sugiro dar uma olhadinha, lá tem bastante informações sobre isso..
Abraços
Boa noite novamente Airton...
Estou querendo comprar a central igual a que você colocou (Napoli 7335) e fazer a instalação. Minha TR4 é modelo 2009. Na instalação que você fez o chicote que acompanha esta central é compatível com a da Pajero ou precisa de alguma adaptação?
Ah, e como está o funcionamento da sua? Tudo funcionando beleza? O que me diz após este tempo de uso?
Já comprei a moldura, estou de olho neste anúncio da central: Central Multimídia Dvd 2 Din Napoli 7335 Digital - R$ 809,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611742366-central-multimidia-dvd-2-din-napoli-7335-digital-_JM)
Obrigado novamente pela ajuda!
Abraços,
Gustavo
AirtonLieuthier
06/01/2015, 19:27
Boa noite novamente Airton...
Estou querendo comprar a central igual a que você colocou (Napoli 7335) e fazer a instalação. Minha TR4 é modelo 2009. Na instalação que você fez o chicote que acompanha esta central é compatível com a da Pajero ou precisa de alguma adaptação?
Ah, e como está o funcionamento da sua? Tudo funcionando beleza? O que me diz após este tempo de uso?
Já comprei a moldura, estou de olho neste anúncio da central: Central Multimídia Dvd 2 Din Napoli 7335 Digital - R$ 809,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611742366-central-multimidia-dvd-2-din-napoli-7335-digital-_JM)
Obrigado novamente pela ajuda!
Abraços,
Gustavo
Fala Gustavo, boa noite.
Olha, ela está funcionando até agora sim...sem problemas....gosto bastante do som dela, inclusive.
Uma coisa legal é que o conector do som original (da minha TR4 06/07) é idêntico ao que vem da Multimídia, devendo vc ligar apenas mais alguns fios.
A câmera de ré vai depender do tipo que vc vai instalar...na minha, eu coloquei a do tipo "borboleta"...então, coloquei no suporte da placa, entre as duas luzes da placa...a fiação vc passa por dentro, normal...e conecta ela na luz de ré.
A dica é identificar o fio positivo da luz de ré e ligar aí o fio que aciona a câmera...no meu, eu entrei embaixo do para choque, identifiquei o fio que vai pra lâmpada e ali dentro do forro do porta mala, e liguei ali.
Qq dúvida, tamos aí
Abraços
Fernandoz
18/02/2015, 01:07
Olá amigos,
Saudações,
@Julian Cezare você poderia atualizar o link, pois esse não está funcionando mais ...
desde já obrigado!
Guilherme Michelazzo
28/03/2015, 07:53
Pessoal, peguei ontem minha tr4 12/13, 37k km, e já coloquei ela na buraqueira das rodovias aqui do Acre. Fiquei até preocupado com o amortecedor dela. Rs
Mas percebi um problema no multimidia dela (clarion vc401): fica doido querendo conectar alguma estação no "digital turner", e eu nem sei o que é isso.
Sabem se é problema de fábrica ou de configuração?
grato
Guilherme, apesar de ser antiga sua pergunta, vou deixar uma resposta aqui até para ajudar outros clientes. Estes aparelhos clarion tem garantia de 3 anos. Logo o seu deve estar em garantia ainda.
Aluizio de Sousa e Castro
25/03/2016, 16:39
Vamos lá. Estou dando uma modificado no som da minha tr4 e postarei aquí as modificações.
Desmontando o painel central da TR4 e adaptando um suporte para o Iphone com o plug para canal auxiliar no som original da TR4.
Olá! tenho uma modelo 2005 como faço para colocar este cabo e ligar no som? obg Aluizio
jgpsales
23/04/2016, 15:47
Boa tarde, pessoal
Sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida. Estava querendo trocar o som original que veio na minha TR4 2013/2014 por uma central multimídia. Vi que em sites como o ebay e aliexpress uma central dessas sai pela metade do valor que geralmente é cobrado aqui no Br.
Gostaria de saber se qualquer central multimídia padrão 2DIN serviria na minha TR4 ou se preciso fazer alguma adaptação no painel do carro.
Obrigado!