PDA

Ver Versão Completa : Onde instalar GPS

TylerNTL
01/08/2008, 21:28
Comprei um GPS exatamente do mesmo modelo do anúncio abaixo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77895519-navegador-gps-tela-43-touch-frete-gratis-mp3-mp4-1gb-_JM

Primeiramente tenho a intenção de instalá-lo em algum lugar no painel central fixado (ainda não sei como!) no espaco acima do toca CD (onde cabe praticamente outro toca CD) mesmo que fique um pouco por cima das saídas do AC.

Não quero deixá-lo de forma permanente no carro. Fora o risco de roubo, tenho receio que ele não suporte a temperatura de quando o carro fica estacionado no sol, além disso pretendo usá-lo somente quando for pegar estrada ou em viagens a cidades que eu não conheça bem.

Além disso não gostei de andar com ele no suporte para pára-brisas. Além de chamar muita atenção atrapalha a visão.

Gostaria de sugestões quanto a instalação em uma Ranger, abaixo alguns pré requisitos:
1-Não ficar acima do painel
2-Praticidade para instalar e retirar

Walter L. L. Casitta
01/08/2008, 21:54
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77895519-navegador-gps-tela-43-touch-frete-gratis-mp3-mp4-1gb-_JM

Primeiramente tenho a intenção de instalá-lo em algum lugar no painel central fixado (ainda não sei como!) no espaco acima do toca CD (onde cabe praticamente outro toca CD) mesmo que fique um pouco por cima das saídas do AC.

Não quero deixá-lo de forma permanente no carro. Fora o risco de roubo, tenho receio que ele não suporte a temperatura de quando o carro fica estacionado no sol, além disso pretendo usá-lo somente quando for pegar estrada ou em viagens a cidades que eu não conheça bem.

Além disso não gostei de andar com ele no suporte para pára-brisas. Além de chamar muita atenção atrapalha a visão.

Gostaria de sugestões quanto a instalação em uma Ranger, abaixo alguns pré requisitos:

Isso só funciona da forma que foi feito pra ser instalado. Com o suporte com ventosa preso no para-brisas...

somaniaco
02/08/2008, 08:15
Thelmo, até entendo o que você precisa. Na realidade esses aparelhos foram projetados para serem usados fixados ao para-brisa, facilitando sua reitrada a cada vez que você sai do veículo e até mesmo para upgrades. Como você falou ele é um aparelho sensível, tipo o iPod, não deve ser deixado no interior do carro exposto diretamente ao sol.
Existem outros modelos de GPS, de telas maiores, para serem instalados fixos aos painéis, mas são bem mais caros e certamente também não terá espaço no painel da Ranger.

Eu sou usuário de um Airis desde o seu lançamento no Brasil. Uso direto, pois sou o cara mais distraido da face da terra e constantemente me via sendo obrigado a fazer longos retornos pois simplesmente me distraia e perdia o local que teria que entrar, o GPS me resolveu este problema!!Nunca mais errei nada, a mocinha está sempre puxando minhas orelhas!! E também uso as inforamções do GPS para copntrole de quilometragem.

Ou seja, te falo que para mim hoje, o GPS é MUITO mais usado do que o proprio CD player!!

Abraços

TylerNTL
02/08/2008, 09:50
Pois é acabei de fazer uma gambi e instalei o GPS logo abaixo do CD player.

Foi o melhor lugar pois fica somente um pouco por cima dos controles do AC, permitindo mexer nos botões sem problema.

BoaTrilha
02/08/2008, 15:43
oi thelmo,
repare que quanto mais "escondido" seu gps ficar, maior a dificuldade do receptor lhe posicionar.

veja que perto de construções, tuneis, e grandes obstaculos talvez o seu gps já "saia do ar"...

pelo menos eu tinha um que acontecia isso,

e quanto mais aparente ele ficava, tbm melhorava a recepção de sinal.

repare nisto e depois informe o resultado aqui ok?

Abraços

Márcio T
02/08/2008, 16:00
Caros Thelmo, somaniaco e carlosdalk:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=130991&d=1217702266

Fotos, por favor...

Com certeza vai ajudar muita gente!

du
02/08/2008, 16:30
Thelmo,

Se existir antena externa para este modelo, a preocupação com o local da instalação, acaba.

Abraços Du.

Walter L. L. Casitta
02/08/2008, 18:24
Eu cheguei a instalar o meu dessa forma e não funcionou direito. Ficou impreciso e ruim de operar. Melhor no para-brisa mesmo...

felippetti
02/08/2008, 18:35

Sempre dá pra fazer a instação como quiser... mas não existe almoço grátis. Eu tinha um Garmin tempos atrás (ainda no tempo em que tinha Vitara) e instalei o aparelho com o suporte original invertido, pendurado no teto entre os tapa-sóis. Ficou bacana, mas tive que puxar uma antena na base do parabrisa, pois não tinha sinal (ficava 'escondido' pela lata do teto).

Thelmo, bota umas fotos do suporte original aí pra ter uma idéia...

Abraço!

TylerNTL
02/08/2008, 20:29
Felippetti.

Concordo com vc plenamente, descupa pela preguiça em ir pegar minha máquina na hora de abrir o tópico.

Lá vão as fotos...

TylerNTL
02/08/2008, 20:50
Foto 1 - GPS instalado no lugar alternativo, ainda está meio gambiarrado! Coloquei o toca CD no 1º enchi o térreo com uns calços de borracha e espremi uma barra de alumínio embaixo dos calços. Desmontei o suporte e aproveitei o final dele como pode ser visto na foto 3.

Coloquei dessa forma justamente para analisar o sinal do GPS e a praticidade no dia a dia.
O sinal está 100% até agora em todo lugar ele deu acuracidade alta!
A visualização do GPS e comodidade para operá-lo está boa mas ficou muito próximo da marcha e tenho medo da patroa escapar a mão ao passar uma quinta e largar a mão e esculhambar GPS suporte e tudo mais.

Fotos 2 e 3- Detalhes de como ficou o suporte sem o GPS.
O flash da máquina deixou meu painel horrível, tudo bem que ele tem uns arranhões mas ao vivo o aspecto é bem melhor que o da foto 3.

Foto 4 - Detalhe do GPS e do restante do suporte.
A pechinha de plástico que aparece nas fotos, 2 e 3 vai no final deste suporte.
Na foto do equipamento dá para ver que a antena (no mínimo eu acho que é a antena) pode ser rebatida, provavelmente para melhorar a recepção (até agora fiquei com ela recolhida 100% do tempo e como comentei acima sempre acuracidade alta!)

O principal ponto negativo para instalá-lo como na foto 1 é que ele fica próximo da marcha devido as peças que estou usando. Com uma adaptação em que ele ficasse rente ao painel ficaria ótimo.

Vou passar uns dias com ele naquele espaço a frente da alavanca de marchas depois informo como ficou o sinal do GPS.

felippetti
02/08/2008, 21:03
Thelmo,

Sinceridade mesmo? Eu colocaria o GPS centralizado no painel acima das saídas do ar condicionado. Seria mais fácil de instalar e infinitamente melhor de ler...
Dá pra fazer um suporte passando entre a moldura preta e o painel (cinza). Desmontei a minha aqui e acho que tem como fixar nas próprias saídas do A/C, por dentro.
Dá uma olhada aí...

Abraço e boa sorte!

ps.: como ficou a instalaçäo do console de teto, afinal? Posta lá no outro tópico.

FlavioLouveira
03/08/2008, 12:07
Bom, o meu tem um suporte para o painel...

procura sim que vc acha.... o meu fica do lado direito, no painel... ficou otimo...

nao tenho fotos, mas é o primeiro da lista ai...
http://navisystem.com.br.megaloja.com.br/result.cfm?tipo=%5FAcess%F3rios

é um suporte colado mesmo... e não cai não...ja foram varios rallys e ele se manteve heheh

TylerNTL
03/08/2008, 18:26
Abaixo as fotos da engenharia de domingo.

Foto 1 GPS instalado,
Foto 2 suporte sem o GPS
Foto 3 detalhe de como suporte está fixado, tá meio precário com mais tempo melhoro o acabamento.

TylerNTL
05/08/2008, 22:58
Mudança de planos!

Ondei pelo camelódromo daqui de Natal procurando uns suportes para celular que imaginei que serviriam...

Comprei um suporte magnético R$ 5,00 e estou planejando em instalar o GPS no painel de instrumentos. O plano é instalá-lo na direita do painel cobrindo o voltímetro, o indicador de pressão do óleo e um pedaço do velocímetro (após os 140km/h).

Apesar GPS não atrair o imã fiquei em dúvida quanto a alguma interferência do campo magnético no funcionamento do GPS. Esse meu receio tem algum fundamento?

Alguém vê algum ponto negativo na istalação desta forma?
Alguma sugestão de outra forma de instalar?

TylerNTL
05/08/2008, 23:06
Esqueci da foto do suporte!

diniz
06/08/2008, 02:32

não faço a minima ideia se interfere, em todo caso usa velcro e tira o imã

du
06/08/2008, 08:51
Thelmo,

Talvez o imã não interfira no GPS, mas acho que a preocupação de interferir ou não, deveria ser extendida para os instrumentos do painel também.

Independente de interferir ou não, o local que escolheu acho que vai ficar bem legal e fácil de ler.

Abraços Du.

TylerNTL
10/08/2008, 17:53
Fiz uma instalação provisória do GPS no painel, para avaliar a recepção do sinal e a praticidade (foto abaixo)

De longe foi o melhor lugar até agora! Ótima visualização, sinal ok (acuracidade sempre em high), fácil de operar e discreto (com e sem o GPS).

Diversão para o próximo FDS está garantida! (melhorar o acabamento da fixação do GPS no painel)

felippetti
11/08/2008, 07:56
Fiz uma instalação provisória do GPS no painel, para avaliar a recepção do sinal e a praticidade (foto abaixo)

De longe foi o melhor lugar até agora! Ótima visualização, sinal ok (acuracidade sempre em high), fácil de operar e discreto (com e sem o GPS).

Diversão para o próximo FDS está garantida! (melhorar o acabamento da fixação do GPS no painel)

Thelmo,

pra operar o gps, tens que meter a mão por dentro do volante (perigoso) ou contornando o volante (contorcionismo)... Consideraste isto na tua instalação?

Abraço!!

Rafael

du
11/08/2008, 08:01
Thelmo,

Este fio preto, saindo pela esquerda é energia ? Se o plug for simples, poderia procurar algum em loja de material de eletrônica, algum com curva 90 graus.

http://www.landscapeaudio.com.br/images/produtos/grandes/ps5_g.jpg

Abraços Du.

TylerNTL
11/08/2008, 13:06
Fellipetti,

A melhor forma de operar foi passando a mão por baixo do volante, não chega a ser incômodo. O pior é ficar se policiando para não ficar mexendo nele com a viatura andando ou se concentrar mais no GPS que no pára brisas e meio que ignorar sinais e o trânsito em geral.

Du,

O cabo é energia sim e pelo jeito é plug simples. A fonte é 5V. A idéia de um plug 90º é muito boa.

somaniaco
11/08/2008, 13:32
Quanto mais vejo essas tentativas de fixar GPS portátil de uma maneira fixa nos carros, mais me convenço que a melhor maneira é a que foi projetada: Ventosas no Pára-brisa!!! PERFEITO e SEGURO!!

ojaneri
11/08/2008, 14:46
Quanto mais vejo essas tentativas de fixar GPS portátil de uma maneira fixa nos carros, mais me convenço que a melhor maneira é a que foi projetada: Ventosas no Pára-brisa!!! PERFEITO e SEGURO!!

Será?

Prefiro assim:
http://img120.imageshack.us/img120/9719/ph20080811143736wl3.jpg (http://imageshack.us)
By ojaneri (http://profile.imageshack.us/user/ojaneri)

Em ação http://www.youtube.com/watch?v=_6sj2dSeGIE

alexpioli
11/08/2008, 15:09
Será?

Prefiro assim:
http://img120.imageshack.us/img120/9719/ph20080811143736wl3.jpg (http://imageshack.us)

Show hein. To querendo um desses. Desculpe perguntar, mas qt pagou?

ojaneri
11/08/2008, 15:34
Show hein. To querendo um desses. Desculpe perguntar, mas qt pagou?

US$ 500,00 mais impostos (60%) no eBay. GPS DVD Bluetooth TV Controla Ipod, e outros recursos que ainda não tive tempo de mexer.

Recomendo comprar desse cara que é garantido, foi onde eu comprei, chega em cerca de 1 mes o aviso na tua casa, voce vai no correios, paga o imposto e leva o item. Ah, tem 2 DIN também: http://stores.ebay.com/watchees-gps-device

Aqui no Brasil sai por cerca de R$ 2.000 a R$ 2.500,00 esse mesmo aparelho.

Ahh, ele vende também Xenon H3 (para farol de milha) a US$ 65,00 já com frete! Comprei o meu e só falta instalar na Ranger para iluminar um 'pouco mais' - xenon no farol e no milha! :-)

alexpioli
11/08/2008, 16:01
Ahh, ele vende também Xenon H3 (para farol de milha) a US$ 65,00 já com frete! Comprei o meu e só falta instalar na Ranger para iluminar um 'pouco mais' - xenon no farol e no milha! :-)

Xenon eu ja tenho 3 kits 10.000K rsrsrsrsrs Farol - farol auxiliar de baixo - e mais dois em cima do santo antõnio. rsrsrsr Ignorância Pura! Mas eu uso com muita conciência. O Dvd eu tinha rsrs acabaram de me roubar esses dias junto com mais dois módulos de 1000W cada.:shock:

somaniaco
11/08/2008, 16:17
heheheh..Bom..um bichão desse tamanho também fixado com ventosas no pára-brisa seria meio difícil você enxergar a estrada!!!! lol... E por falar nisso, seu ar-condicionado não fica comprometido?... DVD mesmo eu penso em colocar apenas para o banco traseiro, para o meu pirralho não pertubar tanto durante as viagens!!!

ojaneri
11/08/2008, 16:20
heheheh..Bom..um bichão desse tamanho também fixado com ventosas no pára-brisa seria meio difícil você enxergar a estrada!!!! lol... E por falar nisso, seu ar-condicionado não fica comprometido?... DVD mesmo eu penso em colocar apenas para o banco traseiro, para o meu pirralho não pertubar tanto durante as viagens!!!

Eu uso ele fechado em 90% das vezes (ele continua tocando e navegando por voz no GPS), e só quando estou perdido que abro ele. Compromete alguma coisa no ar sim, pois não dá para direcionar muito, mas é pouca coisa. Para a Ranger, o ideal mesmo é o 2din, que a tela fica exatamente no espaço do som, sem atrapalhar o ar condicionado (E é mais barato que a tela motorizada).

Quanto ao roubo do som, no meu ultimo inclue o DVD, (10 ou 15% do valor do aparelho), mas pelo menos fico despreocupado.

felippetti
11/08/2008, 20:48
Será?

Prefiro assim:

Bacana, Ojaneri...
Ele continua tocando mp3/dvd/iPod quando tu aciona o navegador?
Que marca é o aparelho?
Valeu!

felippetti
11/08/2008, 20:50
Bacana, Ojaneri...
Ele continua tocando mp3/dvd/iPod quando tu aciona o navegador?
Que marca é o aparelho?
Valeu!

Qual o software de navegação? Qual a cobertura dentro do Brasil?
Valeu!!

Abraço!

TylerNTL
11/08/2008, 22:06

Eu discordo!
Andei uns dias com o equipamento preso no pára-brisas e achei simplesmente horrível! Atrapalha a visibilidade, não é tão prático para operar além de ser extremamente chamativo e espalhafatoso.

Para o meu uso ficou muito melhor instalado dentro do painel.

ojaneri
12/08/2008, 09:04
Qual o software de navegação? Qual a cobertura dentro do Brasil?
Valeu!!

Abraço!

Bem, ele vem com o Route 66 com o Mapa do Brasil mas sem o mapa de Fortaleza, como o som roda Windows Mobile (ou seja, tenho uma gama enorme de opções que rodam em Windows Mobile), eu troquei pelo Destinator 6 e agora fiz um upgrade para o Destinator 7. Ainda estou tentando instalar o PathAway e/ou GPS Tuner para GPS offroad, já que Route e o Destinator são softwares somente de roteamento em ruas.

O Destinator 7 com mapa da 4 Rodas está perfeito, aqui em Fortaleza achou tudo sem problemas.

E sim, o aparelho é Multizona, ou seja, mesmo na tela do GPS ele continua tocando o DVD/Radio/USB/SD/TV ou o que estivesse tocando anteriormente. Quando entra a voz da navegação do GPS, ele corta o som original e depois volta.

Alexandre Souto
12/08/2008, 10:29
Mudança de planos!

Ondei pelo camelódromo daqui de Natal procurando uns suportes para celular que imaginei que serviriam...

Comprei um suporte magnético R$ 5,00 e estou planejando em instalar o GPS no painel de instrumentos. O plano é instalá-lo na direita do painel cobrindo o voltímetro, o indicador de pressão do óleo e um pedaço do velocímetro (após os 140km/h).

Apesar GPS não atrair o imã fiquei em dúvida quanto a alguma interferência do campo magnético no funcionamento do GPS. Esse meu receio tem algum fundamento?

Ola Thelmo, vc pediu sugestoes, ai vai...

•O magnetismo pode sim interferir no funcionamento, nao sei nada sobre isso mas jah ouvi falar casos que ima com GPS nao eh bom casamento... confirm com intendidos!!!
•Se nao ira sofre perda dos mostradores do voltímetro, o indicador de pressão do óleo e um pedaço do velocímetro (após os 140km/h), eu nao o faria!!!! o mostrador ta ai pra mostrar alguma coisa....
•O uso de fita dupla-face eh uma boa nesse caso nao?
•Voce ira deixa-lo fixo dentro do painel? noa tera necessidade de tira-lo em nenhuma situacao?
•O acesso a ele, sendo que na maioria das vezes pode ser demorado, ao escever e consultar, como sera feito qndo voce estiver dirigindo? Teria de por o braço dentro do volante para acessa-lo? Sera ki a dona muie ou o acompanhante te ajudando nao seria mais agil, rapido e funcional?!?!?1 hemhem?!?!?!
•O melhor lugar para ter uma boa usabilidade e funcionabilidade do aparelho eh do modo original que ele deve ser afixado no veiculo, isto eh, em qquer regiao no para-brisa.
•Chamar por chamar atencao, olha o tamanho do seu carro, e qts GPS tem na cidade, de mao e instalados em carros..... hj em dia isso ta mais natural, e perigo existe sim, estamos sujeito a qualquer coisa, basta esta vivo!!!!:mrgreen:

Sei que jah desistiu da instalacao dele no para-brisa, mas tente por ele na parte de cima, perto do quebra-sol que acho que chama menos a atencao e tera uma boa leitura tb. :concordo:

Alterar seu painel soh deixara ele diferente do original e mais aranhado e danificado.... to errado?!?!

[]'sssssssss

Alexandre Souto
12/08/2008, 10:45
Bem, ele vem com o Route 66 com o Mapa do Brasil mas sem o mapa de Fortaleza, como o som roda Windows Mobile (ou seja, tenho uma gama enorme de opções que rodam em Windows Mobile), eu troquei pelo Destinator 6 e agora fiz um upgrade para o Destinator 7. Ainda estou tentando instalar o PathAway e/ou GPS Tuner para GPS offroad, já que Route e o Destinator são softwares somente de roteamento em ruas.

O Destinator 7 com mapa da 4 Rodas está perfeito, aqui em Fortaleza achou tudo sem problemas.

E sim, o aparelho é Multizona, ou seja, mesmo na tela do GPS ele continua tocando o DVD/Radio/USB/SD/TV ou o que estivesse tocando anteriormente. Quando entra a voz da navegação do GPS, ele corta o som original e depois volta.

Este seu eh mto top, qndo crescer quero um desse!!! heheheheeee...

TylerNTL
17/08/2008, 09:08

Respondendo minha própria pergunta.

Tem interferência sim. O equipamento não conseguia salvar as rotas navegadas no cartão de memória.

Tudo bem que abusei um pouco pois o imã ficou bem sob o cartão, na parte inferior esquerda!

Desloquei ele para a parte superior esquerda e até agora está tudo bem...

wdoc
17/08/2008, 11:47
Pessoal

Nao quebrem tanto a cabeca procurem:

www.rammount.com (http://www.rammount.com)

e nesta loja voce compra no cartao e eles enviam para o Brasil pelo correio.

www.mountinginnovations.com (http://www.mountinginnovations.com)

Comprei varias peças e hoje tenho um kit que serve para fixar qquer coisa, vou alterando conforme a necessidade e olha quem tem Evo Colosso, kit pilotos, 276C, outro GPS, e mais tralhas.... Depois posto uma foto.

Alexandre Souto
17/08/2008, 14:46
Legal, posta um afoto dessa tralha toda ai... adoro perifericos..!!!!