Ver Versão Completa : problemas comuns cambio mec land disco 91
geraldo paulino filho
01/08/2008, 17:27
Olá Pessoal, alguém poderia me informar ou orientar uma pesquisa sobre os problemas mais comuns com Cambio Mecanico Land disco/defender anos 91/2/3. O clássico clanck produzido pela transmissão [somatoria de folgas???] tem a ver com o cambio? Pergunto pq andei em um Disco 97 e naum senti nenhum tranco na transmissão, já com minha antiga 110 que utilizei por 12 anos e um disco 91 que adquiri recente, tem esse problema.
Existe cura verdadeira para isso
Agradeço qqer informação,
Gê
Geraldo, o tranco no 110 pode ser devido a inumeros fatores, sendo os mais comuns, folga no semi-eixo/tulipa, ball-joint, buchas da suspensão, caixa de transmissão... Já na Disco, acho que o problema do semi-eixo/ tulipa não existe o restante é a mesma coisa. Verifique primeiro os iténs mais fáceis e mais baratos como buchas e ball-joint da barra A traseira.
Abs
Sergio
Edintruder
02/08/2008, 12:59
Começa dos semi eixos dianteiros, diferenciais, cardans e caixa.
Nos semi-eixos dianteiros temos as homocinéticas, tulipas com trizetas que permitem uma pequena folga, creio que uns 3° na roda é muito. Se as capas das trizetas estiverem desgastadas contra as tulipas, esse angulo de folga aumenta sensivelmente.
Nos diferenciais, se as planetárias e satélites estiverem com um pouco de desgaste já aparece cerca de 10° de folga no pinhão, que por sua vez tem um pouco de folga entre a coroa.
Se os espigões e luvas dos cardans estiverem com desgaste, aparecerá mais um pouco de folga ali também.
Depois qualquer caixa sempre tem um pouco de folguinha para assentamento dos dentes...
Para não ter folga, só se o conjunto tiverm menos do que 50.000km de pouco esforço, pois é difícil não ter cerca de 15° de folga nas rodas quando levantadasm e o motor engatando...
A suavidade que o motorista conduz as trocas de marcha é que fazem aparecer ou não aparecer as folgas e solavancos. Para quem anda de carona percebe só seo motorista conduzir de forma brusca.
geraldo paulino filho
06/08/2008, 08:01
Valeu, vou começar a verificar.
geraldo paulino filho
06/08/2008, 08:07
É o problema é bem mais complexo que pensei, como a Disco está MUITO conservada, vou abraçá-la de corpo/alma, SERÁ QUE ENTRA ÁGUA IGUAL A 110? [essa foi a unica falha que naum adaptei, o resto a gente tira de letra].Valeu a aula!
Não entra uma gota. Experiência de quem tem uma disco com dois tetos solares.
Abs
Sergio
A Disco 97 era automática ou manual?
O câmbio automático geralmente não dá tranco, pelo motivo já comentado pelo Edintruder. Suavidade na troca.
Abraço,
geraldo paulino filho
09/08/2008, 00:38
Loras, embora seja V8 o cambio é manual, ontem identifiquei uma causa que está contribuindo muito : folga nas buchas dos tensores, porém apareceu um novo problema, coloquei pneus 235/85/16 e estão raspando nas cxs de roda, QUAL seria a forma mais simples p/ elevar a carroceria
Calços na mola?
Coxins carroceria mais altos?
Alguém já colocou MWM 2.8 na Disco? fiquei sabendo ? que o eixo piloto serve direitinho no MWM, impressão que enho é que terei um Land como sempre desejei, pena que naum seja de aluminio, mas tá bom demais!
Grato
Dá para calçar as molas com calços de 1 polegada em maiores problemas, mais que isso tem que mexer na suspenção.
Quanto ao motor, parece que dá para adaptar sem problemas, principalmente no cambio mecânico.
Algumas partes da Disco são de alumínio sim.
Abs
Sergio
geraldo paulino filho
09/08/2008, 17:31
Olá Bello, estive olhando por baixo e verifiquei uns 10 pts de suporte da carroceria, é mais trabalhoso que colocar 4 calços, mas não alteraria o curso do amortecedor, será que vale a pena?Estou achando 1 pol pouco pelo tamanho do pneu, [que equivale a um 32/12,5/15],Vc sabe algum pto fraco no Disco p/ trilhas? [na verdade será usado para trilhas que porventura surgirem num trajeto de uma Exp, p/ trilha mesmo uso um JPX, que considero a melhor suspensão off road, qdo soltamos a barra estabiliadora então ,fica animal, parece mais uma lagartixa deslizando sobre os obstáculos..., mas Expedition, não existe nada igual a uma Land, devora tudo que aparece!
Geraldo, a Disco é como um Defender por baixo , a não ser os angulos de entrada e saída e a altura do solo, que são menores que o Defender. Lá fora muita gente usa Disco para trilhas pesadas inclusive. ( Existiram vários Camel Trophy que usaram Discovery- veja em http://www.cameltrophy.com.br/). A minha é original pois é da patroa e ela só usa on-road, ai o pneu original não é problema, pelo contrário. Agora para ter mais altura além de uma polegada, acho que vai ter que mexer na geomeria das suspensão e cardans, mas isso ai eu realmente não entendo.
abs
Sergio
Geraldo,
Adaptação é sempre possível, resta saber quanto tem de paciência e $... :mrgreen:
V8 com câmbio manual é raridade. Tem teto solar?
O Fraga usa 235/85R16 na Disco dele (200tdi).
Cortou a lata, nos paralamas traseiros salvo engano. Não cabe sem essa modificação.
Entre em contato direto com ele (www.thespecialist.com.br)
Molas e amortecedores da OME podem lhe trazer o lift desejado, pelo menos 2pol (até 03 pol). Mas aumenta a chance de vibração no cardã dianteiro também, além de ser necessário a correção do cáster.
Agora, com esses pneus a relação da Disco fica looonga. Seria interessante optar pela relação de redução da Defender.
Abraço,
geraldo paulino filho
07/10/2009, 22:28
Olá LORAS,
mais de 1 ano se passou, sua previsão se concretizou; embora a relação tenha ficado longa, preenche minha expectativa para uso em Expedições e Passeios longe de casa, pois ficou com uma velocidade final bem alta, muito economica, embora para arrancar em subidas medias, faço opção de usar a reduzida, pela simplicidade da monobra e economida da embreagem, hehehe!
O JIpe ficou 999%, parece que o MWM 2.8 foi projetado para a land, se estivesse usando a redução da Defender, com os pneus 235\85\16 ficaria MAIS QUE excelente,1000%, mas mesmo assim ficou muito bom, para dizer a verdade, COMPREI outra discovery I, uma 97 com cambio manual, [outra mosca branca]; vc sabe a diferença das relações de marcha entre eles? [DISCO 91 E 97]
Já comprei outro MWM para colocar na 97, mas como esta não usou GNV e o dono tratava muito bem dela, estou criando coragem para tirar o V-oitão há uns 5 meses, mas até findi 09 eu coloco o diesel, pois Jeri me espera nas minhas férias, em fevereiro 2010
Hoje não arrependo de ter vendido minha velha companheira, uma 110 ano 93 , doze anos comigo e trezentos e poucos mil KM rodados, com baixíssima reposição, porém o conforto na chuva e o desempenho descomunal com o MWM 2.8 [apenas deixei com 1,2kg pressão, não abri bomba\LDA, nem troquei bicos [Rasch], mas pretendo fazer isso em 2010.
ESSA ADAPTAÇÃO VALEU CADA CENTAVO, CADA PORCA E PARAFUSO ALTERADOS, por isso hoje se alguém me perguntar, não preciso mais usar a imaginação para responder, FICOU EXCELENTE, com uma relação custo\benefício, sem igual, uma adaptação facílima de fazer.
Meu proximo sonho, comprar uma Range Rover P38 e colocar um MWM 2.8,só no meu patinho feio [uma Land 52- 80"], que usarei o motor que eu mesmo projeto, um VWAP 2.05 cc turbo\diesel\intercooler+cambio chette 5M e redução Niva modificada By RBarcelar..
Abs a todos, a poucos milimetros de me tornar um LANDMANÍACO, pq só falta o prefixo, pois o sufixo nem precisamos falar, hehehe!
3 LANDS 52\91\97
2 JPX JIPE E PKP
2 SAMURAIS MT CANVAS
1 PATHFINDER 3.3
SAUDADES DA DODGE WC 1942
Geraldo,
Adaptação é sempre possível, resta saber quanto tem de paciência e $... :mrgreen:
V8 com câmbio manual é raridade. Tem teto solar?
O Fraga usa 235/85R16 na Disco dele (200tdi).
Cortou a lata, nos paralamas traseiros salvo engano. Não cabe sem essa modificação.
Entre em contato direto com ele (www.thespecialist.com.br)
Molas e amortecedores da OME podem lhe trazer o lift desejado, pelo menos 2pol (até 03 pol). Mas aumenta a chance de vibração no cardã dianteiro também, além de ser necessário a correção do cáster.
Agora, com esses pneus a relação da Disco fica looonga. Seria interessante optar pela relação de redução da Defender.
Abraço,
geraldo paulino filho
07/10/2009, 22:51
Em tempo, naum precisei cortar a lataria p\ colocar os 235\85\16 e suspendi a Disco passando as molas traseiras p\ frente e usando as da 110 na traseira apoiada sobre um disco de freio, que encaixou certinho nas molas T, só não lembro de que carro.
Carlão Rover
08/10/2009, 09:25
Fala Geraldo!
Parabéns meu amigo, este seu espírito de 4x4, principalmente de Land chama-se VÍrus(hehehehe).
Me conta uma coisa, o seu câmbio(da 91) é o LT77; foi fácil adapatar o 2.8?o que precisou fazer no conjunto todo da obra?Coloca mais fotos aí pra galera!
Se precisar de ajuda para restaurar o série 1 80", pode contar comigo que conheço bem este caminho das pedras.Pelo que vi na foto, acho que seria melhor deixar ele por fora série I e por dentro fuçado!
Abraço,
Carlão.
geraldo paulino filho
08/10/2009, 22:50
Carlão,
na verdade qdo comprei a Defender na Landscape, peguei 2 virus, um das Lands e o outro foi da dengue que apareceu +- 1 semana depois que cheguei de Petropolis, hehehe
O cambio é o mesmo da Defender que eu tinha [ré p\ frente], acredito que seja o LT77 ,do qual não tive nada a reclamar nos 12 anos de uso. Preciso achar as fotos de novo, cheguei a colocar algumas aqui no forum. Como o piloto era grande, a flange ficou meio parruda, bem grossa, o disco acho que foi o da Power Stroke , o resto do MWM . Minha defender tinha a embreagem meio pesada, agora, nem parece que a Disco tem embreagem, leve como uma pena, tá um jipe supergostoso de dirigir, mesmo c\ arrancada um pouco fraca [o que leva a crer que esse motor na defender fica perfeito, uma vez que a redução em alta e maior que a da Disco, acho eu; pensei até em trocar a Tcase, mas preferi manter original e usar a reduzida nas subidas mais ingremes.
Troquei suporte motor, coloquei flange sob medida, troquei disco embreagem da MWM pelo da PStroke, troquei o filtro de ar e sua posição, assim como do reservatorio de agua, está sem o reservatorio de agua dos farois, só falta colocar um menor para o para brisa, o intercooler ficou quase original, debaixo do para choque D recebendo ar das frestas originais, que parecem ter sido feitas para ele.
É ou naum é simples a adaptação ?!!!
Vou precisar da sua ajuda para o Oitentinha, que temo mesmo entre eixos do Samurai [como tenho ainda 1 canvas 95, cheguei até pensar em colocar a carroceria em cima dele, para ver como ficaria, e essa ideia não desapareceu ainda.
Acho que o ser humano é movido a desafios, isso é o que mais gosto nos 4x4, porém por 12 anos respeitei as Land, mas o sangue de professor Pardal foi mais forte, e ñao decepcionou,[primeiro foi o motor AP diesel, qdo todos diziam que ia dar errado, eu insisti, até conseguir meu intuito, isto sem SABER NADA de mecanica, mas ninguém nasce sabendo, estamos aqui para aprender e tenho tentado assimilar a lição de casa, hehe!, agora no MWM foi questão de lógica, primeiro numa Sonoma V6 [que tb ficou longa devido arelação 3,73\1 e pneus 235\75\15, tentei o 255 e ficou uma lesma, essa Sonoma estava com a motor original da S10 MWM 2.8 2001 , devia dar uns 200 km\h, cansei de dar canudo nas S10 novinhas, depois na PKP JPX [essa uso para trilhas, nesse caso com relação 4,98\1, ficou um pouco reduzida , mas descomunal na trilha, nesta abri a turbina para 1,2 kg sem mexer LDA E bomba injetora , por eqto
Vou parar de falar senão vão bloquear minha mensagem.
QQer coisa geraldopaulino480@yahoo.com.br [31-92097818]
Carlão Rover
08/10/2009, 23:09
Geraldo minha sugestão também de aprendiz de mecânica e off road(sou dentista), é você dar uma apimentada no seu 2.8 com o Maurício ra Rasch motoren.
Eu estou com o problema exatamente ao contrário do seu.A minha tá um avião de arrancada(bicos especiais, bomba aberta, intercooler muuuito maior, escape dimensionado, booster, Biturbo, e mais algumas coisinhas.hehehehe).Mas perdi em velocidade final pela relação da defender!!!A 110 km/h(que chego rapidinho!) eu já estou a 3000 rpm...Já pensei em colocar pneus maiores, mas os meus estão novos, e 110 para a defender está bom; embora eu preferisse estar a 110 km/h com 2000 rpm.
Quanto a oitentinha você pensa em deixar original ou botar para quebrar?O motor 1.9 TDI do golf fica perfeito para ela...o que tem de original de mecânica nela?
Se quiser responder no email para não fugir muito do tópico...
candreucci@hotmail.com
Abraço
Obs:já salvei seu email(vai no encontro em monte verde????
geraldo paulino filho
13/10/2009, 18:14
Carlão, e$$e é meu intuito, mas amanhã estarei comprando outro MWM para colocar na Disco97, para iniciar o ano novo de carro novo,hehehe; hoje chego o super LDA do KIKO, nunca vi uma entrega tão rápida aqui em SJBicas, játô doido para trocar, mas estarei de plantão hj noite e amanhã dia [sou médico], venho observando a semelhança e diferenças entre o corpo humano e um veículo automotivo [são parecidíssimos, tem té nome!!! e minha mulher tem ciumes das lands tbém,haha!
Logo que tiver novidades do SUPER LDA by KIKO coloco para o pessoal.
Qto a oitentinha, de original só a carroceria, o motor será um AP diesel 2.05 cc que eu monto, [como disse anteriormente], deve ficar um foguete no Landinho.
Abs
Gê
Show!!!
Bacana saber que tem funcionado. Se puder colocar umas fotos mais detalhadas seria proveitoso.
Pelas fotos que vi da Disco, teu câmbio deve ser o LT77. O mesmo que saiu nas 200tdi. Ré para frente, como relatou.
Vai montar mesmo duas Disco iguais? Duplicidade de recursos?
Abração,
geraldo paulino filho
14/10/2009, 16:48
Loras, como disse, nunac tive um 4x4 com relação custo beneficio tão bom, se uma é om, imagine 2 [na verdade pretendo masi pra frente vender a 91 e ficar com a 97 que tem um cambio mais confortável e está bem mais conservada,aí capitalizo para a RR, mesmo o Bello me abrindo os olhos, mas como minha intenção é colocar diesel, grande parte dos problemas estarão sanados e a suspensão, pelo que vi não é bicho de 7 cabeças. Se $obrar SS tô encarando a empreitada.Estou com um PKP que não deve nada à Disco no DESEMPENHO, é a JPX com toda mecanica transmissão da S10 MWM 2.8este agora é meu Hummer para trilhas; Disco...só para Passeios e Expedições, trilha só uma vez ou outra!
Geraldo,
A relação da Disco a diesel e a V8 são diferentes?
Não entendi porque você falou que ela ficou lenta?
Tenho uma 97 a diesel e quero trocar o motor por um 2.8 ou 3.0, para ela ficar mais esperta e não mais lerda :-)
geraldo paulino filho
18/11/2009, 23:44
Não sei, mas acredito que sim, ela ficou lenta provavelmente pelo tamanho dos pneus 235\85\16 que equivalem ao 32".
Em relação a Disco não tive experiencia,mas com a 110, mesmo com pneus originais na arrancada em subida é meio frouxa, erro primordial ao se tratar de 4x4 onde o torque sobrepoem-se à potencia[ velocidade]
Te aconselho se mudar a utlizar o MWM 2.8, MUITO mais motor que o 3.0, com manutenção bem mais barata e fácil de encontrar.
Abs
Gê
hercilio.neto
21/08/2011, 20:00
Começa dos semi eixos dianteiros, diferenciais, cardans e caixa.
Nos semi-eixos dianteiros temos as homocinéticas, tulipas com trizetas que permitem uma pequena folga, creio que uns 3° na roda é muito. Se as capas das trizetas estiverem desgastadas contra as tulipas, esse angulo de folga aumenta sensivelmente.
Nos diferenciais, se as planetárias e satélites estiverem com um pouco de desgaste já aparece cerca de 10° de folga no pinhão, que por sua vez tem um pouco de folga entre a coroa.
Se os espigões e luvas dos cardans estiverem com desgaste, aparecerá mais um pouco de folga ali também.
Depois qualquer caixa sempre tem um pouco de folguinha para assentamento dos dentes...
Para não ter folga, só se o conjunto tiverm menos do que 50.000km de pouco esforço, pois é difícil não ter cerca de 15° de folga nas rodas quando levantadasm e o motor engatando...
A suavidade que o motorista conduz as trocas de marcha é que fazem aparecer ou não aparecer as folgas e solavancos. Para quem anda de carona percebe só seo motorista conduzir de forma brusca.
Hoje eu fui ver uma Defender 110 para comprar. Uma coisa que me preocupou um pouco foi um tranco (pequeno) que dá no cambio ao soltar a embreagem.
É algo preocupante?
Outra coisa, o freio. Parece que está com problema na bomba de vácuo. É algo difícil de reparar?
o tranco provavelmente não é no câmbio mas no semi-eixo traseiro , que apresenta folga no conjunto semi-eixo tulipa.
ABs
Sergio
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