PDA

Ver Versão Completa : ALERTA - Cuidado com os freios

leovalle
09/08/2004, 15:51
All,

Aconteceu um problema no JPW do ANdré que acho legal relatar, pra que tomemos cuidado com esse tipo de coisa.

Parece que por intupimento dos conduites, o freio ficou acionado na roda dianteira esquerda. o que acarretou na quebra de alguma coisa (o André ainda não abriu pra ver o que foi). Só descobriu-se o travamento após a saída da trilha, que era mujito travada e foi fazer um deslocamento e o ANdré sentiu que havia algo errado. Quando fomos ver estava saíndo fumaça da pinça.

Então vamos aproveitar a hora do xixi, lanche, enrosco, etc e verificar se os sitema de freio não está aquecido ou caso "sinta" o carros preso, confira.

Quem quiser ver algumas fotos da trilha, estarei postando no Trilhas off-road http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4838

Wallace
09/08/2004, 20:48
Normalmente isso é mais por pinça de freio empenada e não por entupimento...
Pode ser o disco empenado, mas é algo mais difícil que a pinça.
Pode acontecer quando se vem com o freio quente e cai na água...

leovalle
09/08/2004, 21:51
Normalmente isso é mais por pinça de freio empenada e não por entupimento...
Pode ser o disco empenado, mas é algo mais difícil que a pinça.
Pode acontecer quando se vem com o freio quente e cai na água...

No caso foi intupimento. Assim que fizemos a sangria imediatamente voltou ao normal. Daí a pouco o mesmo problema e nova sangria.

andretomasi
09/08/2004, 22:05
Leo, tive problema parecido mês passado. Entupiu um dos flexíveis do freio, e a roda traseira esquerda começou a derrapar sozinha enquanto andava... foi só trocar e meus problemas acabaram-se :D Mas tava bem perigoso pois não sabia quando ia travar, nem no caminho de casa pra oficina. :roll: De vez em quando ia parar num cruzamento e lá vinha o Keko derrapando hehe

[ ]´s

Luca
09/08/2004, 22:30
...o freio ficou acionado na roda dianteira... Leo,
Você tem razão. Já vi isto acontecer por entupimento. O que eu nunca nem mesmo ouvi falar é empenamento de pinça :lol: :P :lol: :P :lol:. Deve ser em carro de autorama.
No entupimento, há degradação do conduite, internamente. O óleo fica preso dentro do êmbolo da pinça. Outra possibilidade muito comum é o travamento do êmbolo. Não somente por oxidação da superfície do êmbolo, como por entrada de pó entre o êmbolo e o corpo da pinça. Acontece exatamente o que vc disse. O freio fica travado, a roda fica presa, fica tudo quente, o carro preso e um cheiro forte de fibra queimando. É só trocar o conduíte, em caso de entupimento, ou dar um brunimento na pinça + troca do pistão + guarnição, em caso de travamento.
[]´s

leovalle
09/08/2004, 23:09
[]´s

O André tem as manhas e sabe como resolver a parada. O lance da pinça acontece sim, principalmente com discos não homologados. Mas é mais comum o empenamento quando da troca da pastilha. Tem uns mecânicos que não esperam esfriar o conjuntop e metem ferramentas no sistema ainda quente. Aí um abraço pro disco. Pra resolver ou troca ou dá im passo, o que não é recomendável, mas eu faço. hehe

Luca
10/08/2004, 10:27
O lance da pinça acontece sim,...
Não acontece, não. Pinça não empena.

principalmente com discos não homologados. Disco é outra história.

leovalle
10/08/2004, 12:46
O lance da pinça acontece sim,...
Não acontece, não. Pinça não empena.

principalmente com discos não homologados. Disco é outra história.

Essa eu deixo pro Wallace.

Wallace
10/08/2004, 12:50
Caro Luca, Se você nuca viu uma pinça empenada não quer dizer que não aconteça.