Ver Versão Completa : Malditos feixes de mola
Daniel Engelbrecht
31/07/2008, 22:32
Pessoal,
venho registrando um histórico de uns três a quatro feixes de mola quebrados por ano. É demais isso, não é?
Não consigo descobrir o motivo dessa irritante quebradeira dos feixes. O carro está com a suspensão normal e bons amortecedores (rancho e hds).
Astor Dias de Andrade
01/08/2008, 03:28
Daniel, esse assunto me preocupa também: estou com uma mola quebrada num dos feixes traseiros e nem sei porquê.
Acho que é falta de barra de tração, tenho X-Crawler e LR.
No seu caso, o que é que quebra tanto?
Abraços
Astor
kmoretto
01/08/2008, 07:41
O curso da suspensão está maior ????? Se sim talvez preciso reposicionar os batentes da suspensão, no desenho anexo mostra o problema.
Obs: o desenho não é meu, peguei na net e não lembro a fonte.... :oops:
Daniel Engelbrecht
01/08/2008, 10:02
Logo que comprei o samurai, há 4 anos, quebrava feixe de mola numa frequencia assustadora. Mas era por causa dos amortecedores, que estavam ferrados.
Depois da troca, melhorou muito, mas vira e mexe ainda quebra um.
Vou até analisar seguindo o esquema enviado pelo kmoretto, mas, salvo engano, meu carro está com os jumelos originais. Começo a desconfiar se a qualidade das molas não é ruim...
zavarize
02/08/2008, 19:00
Daniel
talvez possa dar uns "pitacos"no assunto , tentar ajudar se voce me der mais detalhes sobre estas quebras.
1 - exatamente em que local da mola esta quebrando? dianteira ou traseira?no olhal? no centro da mola,transversal ao parafuso central de fixação? na metada da distancia entre o centro ( onde fixa o eixo c/ os grampos) e o olhal dianteiro?
2 - Aonde voce esta fazendo o serviço nas suas molas ? são molas O Km ? qual a marca?
3 -Foi feita alguma alteração na altura e na quantidade de molas do conjunto em relação a original? as buchas de borracha dos olhais foram substituidas?
4- Os grampos U ,que fixam as molas ao eixo foram trocados? se foram foram apertados ( torqueados ) corretamente?
abraços
Daniel Engelbrecht
03/08/2008, 20:32
As duas últimas quebras, ocorridas este ano, foram na traseira, sendo uma do lado esquerdo (o menor feixe) e a outra, do lado direito (mola-mestra).
Em ambos os casos, quebraram próximo do meio. No caso do feixe pequeno, um pedaço caiu e o outro continuou preso. No caso da mola-mestra, uma parte levantou (ficou presa no jumelo apenas) e a outra metade permaneceu na posição normal.
Não sei qual é o moleiro que faz a substituição dos feixes quebrados. Eu deixo na oficina de minha confiança e eles levam até o moleiro. As molas aparentemente são novas. Elas tem uma espessura maior que as originais.
Não foi feita nenhuma alteração na suspensão e as buchas são relativamente novas (foram trocadas há uns 2 anos e estão em bom estado).
Em relação aos grampos em U, não faço a menor idéia se estão sendo torqueados corretamente. Substituídos por novos não foram. Não que eu saiba...
zavarize
05/08/2008, 22:28
As duas últimas quebras, ocorridas este ano, foram na traseira, sendo uma do lado esquerdo (o menor feixe) e a outra, do lado direito (mola-mestra).
Em ambos os casos, quebraram próximo do meio. No caso do feixe pequeno, um pedaço caiu e o outro continuou preso. No caso da mola-mestra, uma parte levantou (ficou presa no jumelo apenas) e a outra metade permaneceu na posição normal.
Não sei qual é o moleiro que faz a substituição dos feixes quebrados. Eu deixo na oficina de minha confiança e eles levam até o moleiro. As molas aparentemente são novas. Elas tem uma espessura maior que as originais.
Não foi feita nenhuma alteração na suspensão e as buchas são relativamente novas (foram trocadas há uns 2 anos e estão em bom estado).
Em relação aos grampos em U, não faço a menor idéia se estão sendo torqueados corretamente. Substituídos por novos não foram. Não que eu saiba...
Daniel
Voce chegou a fotografar? se tem foto manda que vou ver se avalio melhor e tento dar mais uns pitacos.
este proximo do meio foi rente a placa que prende os grampos?esta quebra da lamina menor parece que foi falta de torque nos grampos mas para afirmar só vendo as partes quebradas e avaliando o tipo de fratura do material.
Paulo_CW
06/08/2008, 07:30
Quando Tinha Samurai... tbm quebrei 2 molas em 4 trilhas, depois fiz aquela correção do batente pq um moleiro falou exatamente o comentado acima, depois disso nunca mais tive problemas.
Daniel Engelbrecht
06/08/2008, 10:33
As quebras são sempre no meio, junto da placa que prende os grampos. Talvez seja falta de pressão nos grampos, mesmo.
Não fiz fotos.
Bruno Machado
06/08/2008, 16:13
As quebras são sempre no meio, junto da placa que prende os grampos. Talvez seja falta de pressão nos grampos, mesmo.
Não fiz fotos.
Daniel e Astor,
Já quebrei muito feixe de mola de Samurai, tenho o meu nas trilhas desde 2002.
Tentei de tudo: mola original, mola de Towner, mola "genérica", troca de amortecedores, buchas mais macias, mais duras, batentes maiores, menores, mais duros e mais macios, etc, etc, etc.
Agora parou de quebrar, vou passar a fórmula mágica (funciona com a suspensão original):
1) tire os escorpiões do bolso;
2) troque os amortecedores (na diant coloquei o tras da Chevy500, na tras o tras da Ipanema, adaptação muito fácil, se tiver dúvida pergunte) e confira os batentes, troque se necessário;
3) ligue para Molas Embu (www.molasembu.com.br (http://www.molasembu.com.br)) (11 4704 3422), fale com o Danilo e encomende os 4 feixes completos, com as buchas;
4) leve o Samurai e os feixes de mola num meca competente e mande instalar;
5) seja feliz.
Troquei a quase 2 anos, só Galopeira (pergunte aí pro Sandro o que é essa trilha) já fiz umas 8x com essas molas. E meu Samurai está com bloqueio diant e tras, XCrawler, etc. Aqui em BH temos 4 Samurais com essas molas e com a mesma configuração do meu, é só alegria.
A gente sempre está disposto a falar mal do que é ruim, mas devemos também falar bem do que é bom...
[ ]'s descomissionados
zavarize
06/08/2008, 22:17
Daniel
Quando a quebra da mola é exatamente no centro ( se voce reparar na face da mola quebrada vai ver a metade do furo do parafuso que fixa as laminas entre si )a causa única é falta de torque nos grampos. quando é feito o projeto da mola é considerado que esta área antre os grampos não pode flexionar pois este furo que é feito para fixar as molas é um concentrador de tensão e se flexionar ,como a seccão resistente é menor que a largura da mola vai quebrar neste local.
tenta re-apertar os grampos a cada 10.000km ou trilha pesada e suas molas devem durar mais.
Pode ficar tranquilo que o projeto original desta mola é perfeito,trabalhei num fabricante de molas lá no Japão que fornecia a Suzuki e acompanhei a area de projeto e qualidade e não lembro de nenhum relato de problema recebido da Suzuki ou concessionária
abraços
Daniel Engelbrecht
12/08/2008, 11:53
Na verdade não é exatamente no centro que quebra, mas a poucos centímetros do centro. A quebra ocorre na altura da placa que prende os grampos. Estou sismado com os batentes.
Bruno, já fiz boa parte da sua fórmula. Os amortecedores foram trocados, assim como as buchas. De repente vou pedir algumas molas desse fabricante que vc mencionou para comparar com as que estão colocando no meu carro, para ver se tem muita diferença.
Bruno Machado
12/08/2008, 20:12
Na verdade não é exatamente no centro que quebra, mas a poucos centímetros do centro. A quebra ocorre na altura da placa que prende os grampos. Estou sismado com os batentes.
Bruno, já fiz boa parte da sua fórmula. Os amortecedores foram trocados, assim como as buchas. De repente vou pedir algumas molas desse fabricante que vc mencionou para comparar com as que estão colocando no meu carro, para ver se tem muita diferença.
Daniel,
Postei a "fórmula" completa pois esse é um detalhe do Samurai que é recorrente, sempre quebra mola. E o pessoal acaba esquecendo dos detalhes na hora do conserto.
Mas devia ter colocado uma ressalva, pois vc já havia informado sobre os amortecedores, batentes e etcs.
Quanto às molas, que ainda está dando problema no seu Samurai, insisto: Compre os 4 feixes completos, com buchas de PU e tudo. E ainda recomendo que vc compre grampos de mola novos. É um caro que acaba saindo barato...
Quando troquei as molas do meu Samurai guardei os feixes velhos, para usar quando quebrasse alguma mola dos novos feixes.
Só serviu prá ficar juntando sujeira no quartinho da garagem, pq tem dois anos que não tenho mais aborrecimento com molas.
[ ]'s sem comissão, mas satisfeito com o produto
Joao Baeta
12/08/2008, 20:36
:arrow:Daniel,
Me lembro bem que eu estava fazendo trilha Super Bonder... Quebrou uma mola lado direito dianteiro... Coloquei a marca Cobalt (Uma merd@)... Nem duraram 1 mês... Pois eu estava competindo em Macaé... Escutei um barulho na frente tipo metálico e sabia que tinha quebrado!
E mandei trocar os 2 por originais reforçado!
E jamais deu problema!!!! :concordo:
zavarize
12/08/2008, 21:06
Daniel
Pela concepção do projeto o feixe de molas do seu carro esta quebrando no local esperado( ponto de maior tensão de flexão),pena que c/ km baixa. sugiro comprar um feixe de molas novo e controlar o aperto dos grampos,que tambem deverão ser novos.
vou procurar aqui nos meus alfarrabios de engenheiro se tem alguma tabela de diametro x torque dos grampos e informo.
abraço
Daniel Engelbrecht
13/08/2008, 09:59
Mandei um e-mail para essa Molas Embu e estou aguardando uma resposta. Vou aproveitar para perguntar se eles têm os grampos também.
João, onde você comprou essas molas reforçadas que mencionou?
Joao Baeta
13/08/2008, 13:05
Comprei atraves do amigo meu que montou o jipe... Onde o Grafite virou Azul!
barantes
13/08/2008, 21:15
As molas do meu samurai foram trocadas ano passado... pelo que lembro, foram colocadas molas de F75!
[]s
Bruno.
zavarize
14/08/2008, 21:51
Daniel
tem um fabricante de boa qualidade de molas e grampos em SC que te recomendo contactar e ver . Molas Obenaus , acho que tem um distribuidor deles aqui no Rio.
abraço
lorenzo santangelo
14/08/2008, 23:13
aconteceu comigo tb... nesse fim de semana tava dando uma puxadinha com meu samuka e so vi o eixo me ultrapassando....
quebrou os dois lados ao memso tempo....
saiu tudo pra fora... foi ate lindo de ver....
isso q ja tinha colocado de willys. tinham me dito q era mais reforçado; pois meu samuka ta turbo..
nao adiantou...quebrou tudo....
se souberem de uma soluçao exepcional..me avisem
Opções passadas na Suzuki-net
www.molasff.com.br
www.molasobenaus.com.br/site/catalogos/molas-obenaus/importados.pdf
[s]
Daniel Engelbrecht
18/08/2008, 10:38
Mir000,
Obrigado pelas dicas. Observando o catálogo da Obenaus notei algo curioso: tanto o conjunto dianteiro quanto o traseiro deles tem um feixe de mola a mais (quatro na frente e cinco feixes atrás).
Lorenzo,
quebrou todos os feixes?
zavarize
18/08/2008, 21:12
Lorenzo
Tenta ver ai no posto de molas da Obenaus ,na beira da BR ai perto de voce em Blumenau mesmo ,acho que eles poderão te ajudar.
abraço
Ronaldo B.
18/08/2008, 22:45
Mir000,
Obrigado pelas dicas. Observando o catálogo da Obenaus notei algo curioso: tanto o conjunto dianteiro quanto o traseiro deles tem um feixe de mola a mais (quatro na frente e cinco feixes atrás).
Lorenzo,
quebrou todos os feixes?
Daniel,
Já usei molas da Obenaus no samurai e posso te dizer que não gostei, principalmento do feixe traseiro. Prefiro um feixe de samurai original e velho que um Obenaus novo, ou um feixe de towner desde que seja original e não nacional.
Se algum moleiro te falar que ele mesmo fabrica as molas, corre desse cara porque é no minimo um picareta, quem conhece o processo de fabricação de uma lâmina de feixe molas sabe porque falo isso. Na dúvida pergunta pro cara qual processo que ele usa prá fabricação, se é por laminação ou forja que ele faz as laminas e que tipo de aço que ele usa, liga, norma, etc e o tipo de tratamento que ele dá nas laminas após a fabricação, depois posta aqui a resposta do cara, ok !:roll:
Usei durante 2 anos no meu samurai as molas originais, com penus 31" New Fredrico da 3K, Kit de redução e bloqueio 100% no eixo traseiro, sem batente de suspensão e nunca quebrei nenhuma lâmina.
Eu acredito que temos 3 possiveis problemas aí. Falta de barra de tração, amortecedores inadequados ou o uso de molas de baixa qualidade. Não estou levando em consideração a forma de pilotar, mas isso também influencia muito. :concordo:
[]´s
lorenzo santangelo
18/08/2008, 23:05
bom,
falando da maneira de pilotar. nao posso dizer nd pois so sei fazer cagada...hahha.
agora.. os meus feixes quebraram somente na traseira.
fiz umas mudanças no meu canvas.
ando cim ap turbo no jipe; ai coloquei os eixos da rural.
coloquei a cx de f1000 com a reduzida da willys.
na dianteira deixei os feixes originais ; so que na traseira as molas
quebraram no olhal. ai decidi colocar as molas de willys pq tem mola e contra mola. coisa q no samuka nao tem.
fui pra urubici em um passeio e arrancou tudo fora... ficou o eixo debaixo do carro como um cachorro atropelado.
penso em colocar molas de toyota... sera q devo??
o motor do meu jipe força muitooooo o carro. ja botei essa cx pois gosto de motor mais potente.
teve um integrante do forum q disse que poderia ser os batentes..
ai olhei meus batente e percebi q eles sao curtos mesmo..sera isso?????
lorenzo santangelo
18/08/2008, 23:06
ah,,,, coloquei os amortecedores de toyota tb....
Daniel Engelbrecht
19/08/2008, 10:36
Pelos esclarecimentos dos amigos, começo a concluir que o problema é: molas vagabundas ou falta de pressão nos grampos. Semana que vem vou dar uma revisada nos grampos. Amortecedores não pode ser, é tudo novo e de boa qualidade... Barra de tração, também não, afinal o samurai está com pneuzinhos 225 e o x-crawler foi colocado somente há um mês...
Acrescentar uma lâmina em cada feixe ajudaria a evitar quebras?
Ronaldo B.
19/08/2008, 11:50
Colocar uma lamina a mais com certeza ajuda, mas também vai deixar o feixe mais rigido.
[]´s
Joao Baeta
08/09/2008, 20:21
:arrow:Povo!
O feixe mestre dianteiro lado direito partiu!!!!!
Quero trocar ainda essa semana!
Qual carro é o mais próximo que dá no Samurai??????
zavarize
08/09/2008, 21:58
João
Voce quer dizer a 1a lamina do conjunto? a que tem os olhais de fixação nas pontas?
aqui perto não sei mas na Dutra ,ali em Nova Iguaçu procure o posto de molas Boa Esperança , eles tem tudo que é mola p/ reposição e o serviço é honesto.
abrço
Joao Baeta
08/09/2008, 22:07
João
Voce quer dizer a 1a lamina do conjunto? a que tem os olhais de fixação nas pontas?
aqui perto não sei mas na Dutra ,ali em Nova Iguaçu procure o posto de molas Boa Esperança , eles tem tudo que é mola p/ reposição e o serviço é honesto.
abrço
:arrow:Quebrou exatamente na placa...
Foto!
http://img186.imageshack.us/img186/2305/dsc05542pr5.jpg (http://imageshack.us)
http://img186.imageshack.us/img186/dsc05542pr5.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img186/dsc05542pr5.jpg/1/)
Lá tem site ou telefone?
Abs
Daniel Engelbrecht
09/09/2008, 20:49
Se estiver com pressa, vai no primeiro moleiro que vc encontrar. Ele tira a medida e faz a lâmina.
Aconteceu comigo antes da viagem pra Mauá.
Posto de molas truck caffaro
2701-6909 / 2701-6267 / 2601-4740
Av Dr Eugenio Borges 1560 - rio do ouro - sg
(caminho pra Maricá)
01 mola total R$ 180,00 (colocada)
[]'s Zenio
Joao Baeta
09/09/2008, 22:14
Aconteceu comigo antes da viagem pra Mauá.
Posto de molas truck caffaro
2701-6909 / 2701-6267 / 2601-4740
Av Dr Eugenio Borges 1560 - rio do ouro - sg
(caminho pra Maricá)
01 mola total R$ 180,00 (colocada)
[]'s Zenio
:arrow:Zenio,
Mas quebrou qual lamina?
Mas lá tem pronta ou tem que mandar fazer????
Sabe qual a marca da lamina?
Abs!
Quebrou a lâmina superior (igual a tua)
Tem pronta pra colocar na hora.
Qual a marca??? Falaram que era original, vai saber...
Joao Baeta
10/09/2008, 13:32
Quebrou a lâmina superior (igual a tua)
Tem pronta pra colocar na hora.
Qual a marca??? Falaram que era original, vai saber...
:arrow:Pois é.... Vamos ver com o tempo....!!!!!
:concordo:
Daniel Engelbrecht
10/09/2008, 15:10
Teve uma vez que uma mola-mestra, da dianteira também, quebrou lá em São Thomé das Letras. Na hora, fiquei muito puto. Parei numa oficina de fundo de quintal e achei uma lâmina da mesma espessura e largura da do Samurai, só que bem mais comprida. A sorte é que tinha um ferreiro na cidade. Ele cortou a lâmina e fez os olhais na forja, daquele jeito bem primitivo: esquentando até o metal ficar incandecente e batendo com o martelo para fazer a curvatura. Achei que o feixe, nessas condições, ia quebrar rapidinho, mas durou mais de dois anos. Quando troquei, dois anos depois, ele ainda estava inteiro. Só tirei porque queria colocar um mais arqueado.
Depois, até agradeci que quebrou em São Thomé das Letras o feixe, pois para "fabricar" a lâmina e colocar o cara cobrou R$ 40 apenas!
Joao Baeta
10/09/2008, 18:01
Teve uma vez que uma mola-mestra, da dianteira também, quebrou lá em São Thomé das Letras. Na hora, fiquei muito puto. Parei numa oficina de fundo de quintal e achei uma lâmina da mesma espessura e largura da do Samurai, só que bem mais comprida. A sorte é que tinha um ferreiro na cidade. Ele cortou a lâmina e fez os olhais na forja, daquele jeito bem primitivo: esquentando até o metal ficar incandecente e batendo com o martelo para fazer a curvatura. Achei que o feixe, nessas condições, ia quebrar rapidinho, mas durou mais de dois anos. Quando troquei, dois anos depois, ele ainda estava inteiro. Só tirei porque queria colocar um mais arqueado.
Depois, até agradeci que quebrou em São Thomé das Letras o feixe, pois para "fabricar" a lâmina e colocar o cara cobrou R$ 40 apenas!
:arrow:Mt sorte hein? :palmas:
Daniel Engelbrecht
12/09/2008, 12:59
No começo achei que era muito azar ter quebrado bem numa viagem. Mas depois vi que, financeiramente, tive sorte... :grin:
Joao Baeta
12/09/2008, 13:02
No começo achei que era muito azar ter quebrado bem numa viagem. Mas depois vi que, financeiramente, tive sorte... :grin:
:arrow:Só irei comprar lâmina será dps da troca do radiador!
:concordo:
Edintruder
13/09/2008, 20:48
Pessoal, não li todos os posts, porém a causa normal de quebras de feixes de mola é torção associada ao material frio. Isso é comum em carretas quando o pessoal pega buracos no inverno. Para evitar, é bom andar devagar nos primeiros buracos até o material começar a trabalhar, pois essa flexão fria o metal costuma enrijecer e tricar.
a quebra nem sempre ocorre em uma vez só, mas por diversas fadigas e rachaduras internas no material.
Então enquanto o motor aquece os feixes também aquecem. Claro que não é questão de temperatura, mas a flexão causa atrito molecular e esse atrito faz o material "aquecer".
Daniel Engelbrecht
25/01/2009, 11:43
Não tive mais problemas com quebras, mas descobri o motivo que pode ter ocasionado as quebras anteriores: meu carro está sem os batentes, que servem para limitar o curso dos feixes.
Vou instalar esses batentes.
Alguém saberia me dizer se eles são feitos de borracha apenas e qual o tamanho?
O carro está com jumelos do tamanho original.
Quanto ao comentário do Edintruder, faz sentido sim. Não sei se alguém já reparou, mas logo que se sai como carro ainda frio, ele parece pular mais do que quando está quente.
Daniel Engelbrecht
27/01/2009, 13:49
Alguém saberia dizer o tamanho dos batentes que limitam o curso das molas?
:wink:
All,
Aproveitando o tópico do amigo, qual seria a melhor configuração de feixe de mola para o samurai???
O meu samurai está com as molas cansadas e estou procurando bom preço para a troca...O antigo dono preferiu colocar jumelos que mais parecem uma regua escolar do que trocar as molas...
Cotei na FF e a mola dianteira está saindo 172 e a traseira 259...
A mola traseira tem praticamente o mesmo preço da mola da towner que dizem ser uma boa para o samurai...
Pensando em um carro com jumelo articulado da TT4, o que vocês acham que seria a melhor alternativa???
Abs.
degfreitas
12/02/2009, 20:59
All,
Aproveitando o tópico do amigo, qual seria a melhor configuração de feixe de mola para o samurai???
O meu samurai está com as molas cansadas e estou procurando bom preço para a troca...O antigo dono preferiu colocar jumelos que mais parecem uma regua escolar do que trocar as molas...
Cotei na FF e a mola dianteira está saindo 172 e a traseira 259...
A mola traseira tem praticamente o mesmo preço da mola da towner que dizem ser uma boa para o samurai...
Pensando em um carro com jumelo articulado da TT4, o que vocês acham que seria a melhor alternativa???
Abs.
Alexandre, to com o mesmo problema, molas cansadas demais, muito duras, arqueamento não dura mais do que uma semana.
Esse preço que vc cotou na FF é cada uma ou o par? instalada ou só a peça? Vem o kit (jumelos, grampos,etc.) ou só a mola?
valeu! abraço
Danilo
Danilo,
Esse preço é de cada mola e só a mola...Segue o orçamento completo:
Qtde Descricao Preco Unit. Preco Total
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 FEIXE DE MOLA DIANTEIRO - SAM-02/FX - 1/4 X 2"X47X47 171,92 343,84
2 FEIXE DE MOLA TRASEIRO - SAM-01/FX. - 00X00X000X000 259,30 518,60
8 CHAPAS DO JUMELO - E1075-CH-007 2,61 20,88
8 BUCHA JUMELO DT.EM POLIURETANO - I2463-SU-400 6,45 51,60
8 BUCHA JUMELO TS.EM POLIURETANO - I2463-SU-400 6,45 51,60
4 BUCHA DA MOLA DT.EM POLIURETAN - I2464-SU-401 11,13 44,52
4 BUCHA DA MOLA TS.EM POLIURETAN - I2464-SU-401 11,13 44,52
12 PORCA DE PRESSAO PARLOCK - 12MM S/N MB 0,38 4,56
6 PINO DIANTEIRO - 12 X 100 MB8.8 1,31 7,86
6 PINO TRASEIRO - 12 X 100 MB8.8 1,31 7,86
Total de Pecas 1.095,84
----------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------- MAO - DE - OBRA ---------------------------
2 RETIRAR E COLOCAR FEIXE DIANT. 63,00 126,00
2 RETIRAR E COLOCAR FEIXE TRAS. 63,00 126,00
Total de Mao-de-Obra 252,00
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Preco Total 1.347,84
Abs.
Daniel, reativando o tópico...
Conseguiu os batentes???
Como vc fez???
Andei quebrando uma mola (já trocada) e meus batentes estão ferrados...
To com indicação do batente da Band...
[s]
Daniel Engelbrecht
18/08/2009, 14:03
Eu viagei muito na maionese ao achar que o carro estava sem os batentes. Estava com os batentes sim.
Será que num posto de molas eles não dão uma orientação sobre um batente de proporções similares?
Joao Baeta
18/08/2009, 16:11
:arrow:Povo....
Tenho que encontrar novas molas para o Azul.... O que está nele estão cansado e "arqueando"!!!!
Alfreis... A FF cobra esse preço por par? A durabilidade é boa? Fica + prox do que original?:pensativo:
JB,
O preço do par ficava, pelo menos na época, em 344 o dianteiro e 519 pelos traseiros.
Esses feixes seguiriam o mesmo padrão do original e, sendo bem sincero, não acho tão caro assim.
Até onde eu sei, a FF é reconhecida como um bom fornecedor e que não dá problemas.
No meu caso, estou mais para instalar os feixes de towner + band, assim como fez o X no X-Mobile no passado e ganhar um pouco mais de curso e conforto.
Aproveitando a discussão, alguém perguntou sobre os batentes de mola.
Será que não poderíamos usar algo como nos carros normais. A idéia era colocar o batente na haste do amortecedor e limitar o curso do amortecedor quando comprimido.
Será que daria certo???
Abs.
Mineiro do Cerrado
13/10/2009, 00:38
Boa noite moçada,
Aproveitando o assunto.. este final de semana quebrei uma mola traseira do samuka
Como as que estão nele já foram arqueadas estou pensando em trocar os dois jogos traseiros completos.
Gostaria de opiniões sobre o tema. Já lí o tópico e fiquei me perguntando:
1) vale a pena colocar molas de toyota, jeep ou rural?
2) estas molas "originais reforçado" que o João falou... acho onde e por quanto?
3) as molas da towner aguentam o tranco nas trilhas? (médias e pesadas)
4) instalar os feixes de towner + band, para ganhar mais curso e conforto (como isto???).
Abraços :mrgreen:
Me lembro bem que eu estava fazendo trilha Super Bonder... Quebrou uma mola lado direito dianteiro... Coloquei a marca Cobalt (Uma merd@)... Nem duraram 1 mês... Pois eu estava competindo em Macaé... Escutei um barulho na frente tipo metálico e sabia que tinha quebrado!
E mandei trocar os 2 por originais reforçado!
E jamais deu problema!!!! :concordo:
Ricardo Passoni
13/10/2009, 09:59
Pergunto uma coisa não poderia colocar outro feixe com menos laminas , não ficaria um pouco mais confortavel rs! coisa que e pouca no samuca , mas não custa tentar , nem me falem em trocar de viatura pq não quero rs! hahaha
Daniel Engelbrecht
15/10/2009, 21:49
Pessoal,
recentemente tenho ouvido uns barulhos vindo dos feixes de mola dianteiros (não sei se dos dois lados ou se de somente um dos lados) toda vez que o carro passa por algum piso irregular, como uma rua de paralelepípedos, por exemplo. É um barulho de batidas metálicas, nada muito forte, porém irritante.
Observando os feixes, notei que eles possuem uma presilha (ou grampo, não sei qual a nomenclatura certa) na parte de trás. Alguém sabe me dizer se deveria haver uma presilha também na parte da frente dos feixes (próximo aos jumelos)?
Quem puder dar uma olhada e postar aqui, agradeço.
Edintruder
16/10/2009, 09:36
Esses grampos servem para limitar a abertura dos feixes e evitar que a mestra curve na abertura.
feixes de mola com menos lâminas tem o funcionamento mais homogêneo, mas isso não evita o "efeito pula-pula"
Os grampos são de um lado apenas justamente para permitir que as lâminas trabalhem uma sobre a outra. Verifique se o ruido não vem dos jumelos e outras peças da suspensão. Aliás, ruídos são engraçados, nos dizem muito sobre o carro e "avisam" quebras, só que localizá-los é que é terrível! Lembro de um Del Rey que tinha um irritante som de sinos que ninguém desobria de onde vinha. Até que um dia o pneu furou e o dono descobriu que se tratava de uma peça metálica que há sobre a ponta da homocinética que havia se soltado e ficava "jogando" dentro da calota...
Daniel Engelbrecht
16/10/2009, 14:46
Eu já venho procurando o barulhinho há um tempo, e nada de achar. Ontem dei uma revisada nos feixes, num posto de molas, e não resolveu. Deve ser alguma outra coisa solta. :confused:
geraldo paulino filho
16/10/2009, 15:40
Pergunto uma coisa não poderia colocar outro feixe com menos laminas , não ficaria um pouco mais confortavel rs! coisa que e pouca no samuca , mas não custa tentar , nem me falem em trocar de viatura pq não quero rs! hahaha
Eu já inverti e tirei uma lâmina, o pula pula continua [entre eixos curtos], n oWillys inverto as 3 ultimas com bom resultado, não perde estabilidade e melhora um pouco o conforto, agora lamina de Toyota em Samurai = hernia de disco na certa, hehehe!
Joao Baeta
18/10/2009, 01:03
:arrow:Povo....
Como eu andei de Azul hoje... Com Baeta's e NJC....
Uma coisa que eu fiquei preocupado.... Na estradinha de terra (Aquele buraquinhos)... Escutei direto o feixe dianteiros "brigando" com o batente..... Mesmo devagar ou rapido....
:pensativo:
Mauricio Mei
09/07/2010, 20:22
Pessoal
alguem poderia comentar se vale a pena colocar feixe de molas do Toyota no Samurai?
Meu Samurai esta com eixos de rural, SPOA e pneus 35'.... hoje durante uma tilha o feixe de mola dianteiro quebrou na parte de tras....imaginem o enrosco para sair da trilha.
Como vou ter que mexer de qualquer jeito, fica a pergunta se ja nao vale trocar o conjunto todo por feixa da Toyota que certamente é mais robusto...
Espero comentarios
Abracos
Ricardo Passoni
11/07/2010, 00:45
Mauricio demorou ! vai ficar com o conjunto super dimensionado ! ai sim!
Abraços