PDA

Ver Versão Completa : Proibição uso do quadriciclo no Maranhão



Antonio Anglada
31/07/2008, 19:07
Prezados amigos,

Sou do Estado do Maranhão, por aqui, nesta semana, o Ministério Público solicitou a CETRAN - conselho estadual de trânsito que baixou uma resolução proibindo a circulação de quadriciclos sob pena de apreensão dos mesmos até que o DENATRAN emita um certificado de segurança, chamado de CAT. No Estado de vocês ja aconteceu algo parecido? Alguem tem alguma sugestão de alguma medida judicial para derrubar esta resolução? Minha dúvida principal é se a CETRAN do Maranhão tem competência para criar esse tipo de norma. Para maiores informações, segue abaixo o link de um portal de notícias aqui do Estado. Aguardo alguma sugestão.

http://imirante.globo.com/plantaoi/resultado_pesq.asp?Keyword=quadriciclo&Btok=ok

Dieselboy
31/07/2008, 19:43
Não deveriam ater-se somente a proibir, mas tbém a exigir uma carteira de categoria diferenciada para condução desse veículo.

Não basta o ABSURDO número de carros e motos que, atravancam cada vez mais e mais as cidades :parede: :putz: agora esse modismo de quadriciclo começa a ganhar adeptos por todo o Brasil :parede: :putz: já não é mais possível ter sossego nem numa praia!! :evil:

Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco vão inventar até um veículo para se locomover dentro de casa :parede:

PS - Moçada, comprem uma bike (mas decente, por favor!!!) e vão pedalar numa estrada, sentir o T que é rodar a 40 ou 50 km/h com a força das próprias pernas :dance: a endorfina que é liberada é tão ou mais estimulante e viciante que, o próprio sexo :dance:

AKPG
31/07/2008, 21:16
Diesel,

Vc vai me desculpar, mas isto não é um modismo. É um esporte como outro qualquer, ok? E precisa sim de regulamentação do governo.

Este "modismo" que você fala, gira uma indústria enorme nos EUA, com milhares de adeptos e fãs. Portanto, peço que respeite este esporte que está crescendo no nosso pais.

Quanto a proibição, o que o governo do Maranhão está fazendo é simplesmente aplicar a lei. Quadriciclo não é para ser usado em vias públicas e pronto. Não tem seta, retrovisor e etc. E tem que ser punido quem usa ele na rua ou na estrada. Nós aqui em SP tentamos ter o menor deslocamento possível quando vamos fazer nossas trilhas e sabemos que, no caso de andar no asfalto, estamos sujeitos a ter nossos brinquedos apreendidos pela polícia.

E Diesel, vai fazer uma trilha de quadriciclo que vc vai ver o que é ter prazer.... E nem por isso, chamo quem gosta de bike de modismo!!!

ojaneri
31/07/2008, 21:43
Pelo que entendi eles estão proibindo o uso em VIAS PÚBLICAS, onde é necessário toda a documentação, regulamentação, equipamentos de segurança, licença de direção, etc. E pelo que eu saiba, em todo o Brasil é proibido trafegar com quadriciclo (implemento agricola) em vias publicas.

ojaneri
31/07/2008, 21:45
PS - Moçada, comprem uma bike (mas decente, por favor!!!) e vão pedalar numa estrada, sentir o T que é rodar a 40 ou 50 km/h com a força das próprias pernas :dance: a endorfina que é liberada é tão ou mais estimulante e viciante que, o próprio sexo :dance:

DieselBoy, ou eu que não estou sabendo andar de bicicleta, ou você que sabe o que é um bom sexo!!!! Deve ser ótimo andar de bicicleta para quem gosta, mas cada coisa em seu lugar! :dance:

AKPG
31/07/2008, 21:48
Pelo que entendi eles estão proibindo o uso em VIAS PÚBLICAS, onde é necessário toda a documentação, regulamentação, equipamentos de segurança, licença de direção, etc. E pelo que eu saiba, em todo o Brasil é proibido trafegar com quadriciclo (implemento agricola) em vias publicas.
Pois é....
Estão apenas fazendo cumprir a lei.

AKPG
31/07/2008, 21:50
DieselBoy, ou eu que não estou sabendo andar de bicicleta, ou você que sabe o que é um bom sexo!!!! Deve ser ótimo andar de bicicleta para quem gosta, mas cada coisa em seu lugar! :dance:

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Antonio Anglada
31/07/2008, 21:52
Concordo em parte com o que estão fazendo aqui, de fato tinha muita gente abusando nas praias, cavalo de pau, velocidade e outras coisas mais, principalmente menores de idade conduzindo os quadris. Porém entendo que para acabar com qualquer discussão deveria o DENATRAN entrar em ação e resolver de vez a situação dos quadris. Ando de quadriciclo e sinceramente não existe nada comparavel, aqui no Estado existem diversas trilhas, principalmente na região dos lençois maranhenses. O problema é o abuso que pode ocorrer por parte das pessoas que vão fiscalizar, pois a resolução se interpretada de uma certa forma, pode deixar a entender que a proibição é geral, para andar em qualquer lugar.

AKPG
31/07/2008, 21:55
Antônio,
Eu acho que o mal tem que ser cortado pela raiz. Assim as pessoas que estão usando de forma errada fiquem espertas. Infelizmente com este tipo de atitude, quem usa de forma responsável acaba sendo punido também. Mas não dá para te dois pesos e duas medidas.

Obs: Foi vc quem mandou o e-mail para o ATV Clube, certo?

Antonio Anglada
31/07/2008, 22:02
sim, descobri o site no google e enviei para ter uma opinião. Sei que já teve gente aqui que está na Justiça para tentar suspender a resolução, pois de fato, o CETRAN não tem a competência para criar uma "lei"disfarçada de resolução. Vamos ver o desenrolar da história. A minha intenção era descobrir se medidas desse tipo já tinha ocorrido em outros Estados e pelo que vi apenas na Paraíba e em uma cidade em Minas, de nome Vale Verde salvo engano.

ojaneri
31/07/2008, 22:03
Concordo em parte com o que estão fazendo aqui, de fato tinha muita gente abusando nas praias, cavalo de pau, velocidade e outras coisas mais, principalmente menores de idade conduzindo os quadris. Porém entendo que para acabar com qualquer discussão deveria o DENATRAN entrar em ação e resolver de vez a situação dos quadris. Ando de quadriciclo e sinceramente não existe nada comparavel, aqui no Estado existem diversas trilhas, principalmente na região dos lençois maranhenses. O problema é o abuso que pode ocorrer por parte das pessoas que vão fiscalizar, pois a resolução se interpretada de uma certa forma, pode deixar a entender que a proibição é geral, para andar em qualquer lugar.

O ideal seria realmente ter uma maior responsabilidade por parte dos atveiros e um acompanhamento sério e responsável por parte das autoridades, senão acaba acontecendo o que teve aqui no Ceará em alguns lugares. Devido a alguns irresponsáveis bugueiros (muitos sem carteiras de habilitação) temos algumas dunas e praias proibidas de circulação de veiculos, pois para evitar acidentes como aconteceram antes, acharam melhor proibir logo do que regulamentar.

Eu já fui parado por blitz em beira de praia - algo surreal - você na beira de praia sem nenhum carro por perto, ai aparece uma L200 branca do Detran parando todo mundo e pedindo CNH. Mostramos e foi tudo OK. E agora estão começando a fiscalizar as licenças de radioamador também - aqui só se usa VHF. Temos que ter um controle para podermos desfrutar e não deixar que uns zé ruelas estraguem tudo.

Dieselboy
31/07/2008, 22:20
Tranquilo Alexandre, "cada macaco em seu galho", certo? 8)

Sem querer ofender, mas onde está a atividade física intensa envolvida nos "esportes" denominados; automobilismo, motovelocidade e tantos outros praticados com auxílio de motores? :???:

Ahh, valeu pelo convite :concordo: mas, eu já fiz trilha, de mountain bike :dance: rodamos 70 km e voltamos com lama até na alma :mrgreen:

Aproveito para retribuir seu convite e, peço que visites a USP onde há um pessoal que pedala muito forte, se um dia vc puder acompanhar esse pelotão (30 a 40 ciclistas) rodando forte, verás e sentirás o que é Esporte de verdade :concordo:

Abs.

Dieselboy
31/07/2008, 22:22
DieselBoy, ou eu que não estou sabendo andar de bicicleta, ou você que sabe o que é um bom sexo!!!! Deve ser ótimo andar de bicicleta para quem gosta, mas cada coisa em seu lugar! :dance:

ACHO que, vc pensou uma "coisa" e escreveu outra :mrgreen:

Bem, assim sendo, as duas estão corretíssimas!!! :mrgreen:

Olha, "andar" de bicicleta é uma "coisa" e treinar de verdade (60 km/dia 6x semana) são OUTROS 500!! claro que, vc não vá pensar que, isso é em cima de uma bike dessas que se compra no supermercado :stop: :discordo: se vc quiser começar SÉRIO, no mínimo precisa de uma bike de uns 6 mil.

Abs

Dieselboy
31/07/2008, 22:38
Concordo em parte com o que estão fazendo aqui, de fato tinha muita gente abusando nas praias, cavalo de pau, velocidade e outras coisas mais, principalmente menores de idade conduzindo os quadris

Presenciei isso de perto nestas últimas férias, numa praia de SC :evil: justamente como o colega escreveu, o pior é que, estavam em 2 quads e quase atropelaram umas crianças que, estavam andando tranquilamente pela praia :evil: daí nem precisa dizer o "salseiro" que virou, né?

ojaneri
01/08/2008, 09:40
ACHO que, vc pensou uma "coisa" e escreveu outra :mrgreen:

Bem, assim sendo, as duas estão corretíssimas!!! :mrgreen:

Olha, "andar" de bicicleta é uma "coisa" e treinar de verdade (60 km/dia 6x semana) são OUTROS 500!! claro que, vc não vá pensar que, isso é em cima de uma bike dessas que se compra no supermercado :stop: :discordo: se vc quiser começar SÉRIO, no mínimo precisa de uma bike de uns 6 mil.

Abs

Toda vez que o médico me pergunta se eu pratico algum esporte eu digo 'só offroad dentro do carro', nunca tinha entendido a cara dele de riso e pq ele manda eu emagrecer :-P

raphaelmacae
01/08/2008, 11:38
Diesel boy

voce disse : Sem querer ofender, mas onde está a atividade física intensa envolvida nos "esportes" denominados; automobilismo, motovelocidade e tantos outros praticados com auxílio de motores?


Eu pedalo e também faço trilhas tanto de quadriciclo quanto de jeep e posso te dizer que pedalar realmente é muito bom e saudavel mas andar em um quadriciclo principalmente esportivo tambem gasta-se muita energia.

Imagine voce em uma extensão de areia enorme andando a mais de 120km/h com ondulações que chegam a formar rampas grandes e sem saber o que está vindo pela frente, voce fica completamente concentrado, em pé praticamente o tempo todo, em uma curva nesta velocidade o piloto tem que deslocar o corpo praticamente para fora do quadriciclo deixando somente uma perna apoiada em cima do banco, a vibração e pressao nestas curvas é tão grande que fazemos muito esforço para segurar o guidon e manter o controle da maquina. resumindo em um quadriciclo esportivo trabalhamos com o corpo inteiro e com a mente tambem pois temos que pensar rapido e ter muito reflexo.

na bike sei que tambem fazemos muito esforço e temos que ficar pedalando sempre, as vezes ficando em pé mas no geral só trabalhamos com as pernas.

sao esportes completamente diferentes e ambos te dao enorme prazer em pilotar.

AKPG
01/08/2008, 11:51
Diesel,

Não sei se você já viu meus vídeos no YouTube. Se não viu ainda, dá uma olhada lá e vc vai entender onde "gastamos" nossa energia.

http://www.youtube.com/profile?user=akpgomes

Abraços,

Morcego
01/08/2008, 12:17
Não só os Quadris, mas nas motos Off-Road e jipes preparados para trilha não são permitidos trafegarem em vias publicas. Se a policia parar vai levar preso na certa e com razão.
Estas viaturas não foram feitas para rodar em vias publicas.
Um jipe com uma altura monstruosa, pneus enormes, parachoque de ferro e muito altos, podem causar sérios danos num acidente de transito com um carro normal.

Quanto a dizer que esporte motororizado não tem atividade fisica intensa é no minimo um total desconhecimento.
Um piloto de motocross tem uma preparação fisica tão intensa quanto um jogador de futebol na parte aeróbica, sem falar que ainda precisa desenvolver a musculatura dos membros (ui) superiores para conseguir segurar uma moto de Cross numa pista cheia de obstáculos por 20 minutos mais uma volta.
O condicionamento fisico de um piloto de F1, Stock Car e outras modalidades do automobilismo são tão complexas quanto, ou mais. Em qualquer esporte motorizado ou não o fator fisico é primordial até fazer uma simples trilha de jipe gasta-se bastante energia fisica.

Elmer_Jeep
01/08/2008, 12:25
Acho q o caminho é a regulamentação e fiscalização, aqui também estava uma bagunça, a maioria gente que gosta de se exibir na cidade pq tem grana, ficavam fazendo arruaça, inclusive entrando no leito dos rios sem respeitar os banhistas nem as crianças, a secretaria do meio ambiente proibiu a circulação dos quads nas praias, até os Jipes que não tinham nada haver entraram no bolo e foram proibidos de circular tambem, mas como fazemos campanhas educativas e coleta de lixo nas praias sempre temos acesso pois a secretaria concede uma autorização pra circularmos quando estamos promovendo alguma atividade nesse sentido.

[]'s

offroad
01/08/2008, 12:36
cada um pra si e deus p/ todos.
isso eh o q funciona nesse pais

ninguem nunca viu trator da prefeitura andando pela rua ?
ou um caminhao cheio de funcionario da prefeitura na cacamba ?

a lei nao eh para todos. talvez ateh seja, mas a justica nao eh justa.

independente d como gastam suas energias.
acho ridicula e estupida essa lei.

acho q todos tem o direito de se divertir, o pais eh grande nao eh possivel q nao pode ter areas para off road.

vc paga ipva para sustentar um monte de vagabundo, mas nao pode andar com seu jipe se nao ele eh apreendido !!!
relaxar na praia e ser atropelado tb eh duca.

tem q cobrar os vagabundos q se elegem prometendo um monte e o maximo q fazem eh empregar os cumpadis.
Eles tem q regulamentar e fiscalizar.......

Antonio Anglada
01/08/2008, 20:10
cada um pra si e deus p/ todos.
isso eh o q funciona nesse pais

ninguem nunca viu trator da prefeitura andando pela rua ?
ou um caminhao cheio de funcionario da prefeitura na cacamba ?

a lei nao eh para todos. talvez ateh seja, mas a justica nao eh justa.

independente d como gastam suas energias.
acho ridicula e estupida essa lei.

acho q todos tem o direito de se divertir, o pais eh grande nao eh possivel q nao pode ter areas para off road.

vc paga ipva para sustentar um monte de vagabundo, mas nao pode andar com seu jipe se nao ele eh apreendido !!!
relaxar na praia e ser atropelado tb eh duca.

tem q cobrar os vagabundos q se elegem prometendo um monte e o maximo q fazem eh empregar os cumpadis.
Eles tem q regulamentar e fiscalizar.......



Concordo, aqui em São Luis a Polícia Militar possui quadriciclos e anda normalmente, na rua, na praia, em qualquer lugar

Morcego
01/08/2008, 21:20
Concordo, aqui em São Luis a Polícia Militar possui quadriciclos e anda normalmente, na rua, na praia, em qualquer lugar


Existe Quadriciclos para serem usados em via publica, assim como motocicletas e jipes.

Se estes quadriciclos da policia, tem retrovisores, setas, farois, luzes de freios e todos o equipamentos para rodarem em via publica, estão dentro da lei.:concordo:

Acho que estamos nos referindo aos Quadris Off-Road, ou não.:confused:

Antonio Anglada
01/08/2008, 21:25
Existe Quadriciclos para serem usados em via publica, assim como motocicletas e jipes.

Se estes quadriciclos da policia, tem retrovisores, setas, farois, luzes de freios e todos o equipamentos para rodarem em via publica, estão dentro da lei.:concordo:

Acho que estamos nos referindo aos Quadris Off-Road, ou não.:confused:

O pior que não, são os FOURTRAX da Honda do mesmo jeito que saem da loja... E aqui, podem os quadris terem todas exigências que a resolução 14/98 do CONTRAN define, que estão apreendendo. Nunca vi um negócio desses, um conselho estadual ter superioridade a uma resolução nacional. Sei que teve uma enxurada de Mandados de Segurança na Justiça hoje, vamos ver o que vai acontecer...

Morcego
01/08/2008, 21:28
Com este pensamento eles tem que proibir as motos também !!

Somos governados por um bando de burros e idiotas !

Dieselboy
02/08/2008, 12:25
Somos governados por um bando de burros e idiotas !

:discordo: burros e idiotas são os que, votam neles! :putz: ao passo que, estes FDP's que, tiram proveito da "ignorância" (!?!?) alheia, são "espertos" :evil:

Qto ao condicionamento físico, vc e os outros tem razão :concordo: contudo, este preparo é muito mais notório em pilotos de categorias de elite - exemplo - Valentino Rossi. Os amadores (imensa maioria) são em geral bem desleixados, inclusive alguns chegam até ser bem "reforçados", basta observar o pessoal que frequenta trilhas de motos e jipes! :shock: não é incomum ver pilotos com contornos bem arredondados entre seus integrantes.

Bem, eu vou parar por aqui, senão daqui a pouco vão dizer que sou preconceituoso contra os obesos e etc, etc, etc :mrgreen:

Abs e até mais.

Morcego
02/08/2008, 12:35
Então isto que você falou tá valendo para todas as modalidades e pros Bikers também, vejo alguns roliços andando de mountain bike. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Dieselboy
02/08/2008, 13:04
Então isto que você falou tá valendo para todas as modalidades e pros Bikers também, vejo alguns roliços andando de mountain bike. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pois é! só que tem há dois poréns nessa história; primeiro, esses roliços enganam, embora longe do peso ideal, ainda conseguem ter uma resistência física impressionante :shock:

Segundo, vc só vai ver mesmo os roliços em cima de uma mountain bike, nós tiramos sarro dizendo que para eles é a única que aguenta o tranco :mrgreen: agora de speed (modalidade que, eu me enquadro do ciclismo) vc praticamente só verá magrelos :mrgreen:

Abs.

ojaneri
02/08/2008, 15:27
Pois é! só que tem há dois poréns nessa história; primeiro, esses roliços enganam, embora longe do peso ideal, ainda conseguem ter uma resistência física impressionante :shock:

Segundo, vc só vai ver mesmo os roliços em cima de uma mountain bike, nós tiramos sarro dizendo que para eles é a única que aguenta o tranco :mrgreen: agora de speed (modalidade que, eu me enquadro do ciclismo) vc praticamente só verá magrelos :mrgreen:

Abs.

Bicicleta eu já andei muito, quando era criança. Depois cresci e agora ando de jipe! :twisted:

AKPG
02/08/2008, 20:31
Bicicleta eu já andei muito, quando era criança. Depois cresci e agora ando de jipe! :twisted:
x2!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

umberto xxxrrr
03/08/2008, 21:23
Recente resolução do DENATRAN(SNME de número 261) coloca como passível de emplacamento, entre outros, os quadriciclos.:palmas:

Ivan Natal
04/08/2008, 01:17
Acho que o sonho de todo proprietario de quadri e emplacar o mesmo e não ter se esconder da policia ou colocar em um reboque a cada vez que precizar cruzar uma via publica ou rodovia. Eu tenho um quadri e já não uso a bastante tempo pois quando vou fazer trilha com o pessoal de carro mesmo que o leve de reboque para fora da cidade fico com receio de ter que fazer algum trecho com o pessoal de carro em alguma estrada ou cidade e ainda terminar a trilha em um canto diferente de onde ficou o reboque o carro, ai findo indo de carro.Sendo assim só dá para fazer trilha de quadri com o pessoal de quadri. Quanto ao ciclista prefiro continuar gordo e praticando o off road motorizado a estar trocando estas coisas pelo SEXO. Abs Ivan

Ivan Natal
04/08/2008, 01:18
A uns tempos atraz vi um Juiz federal dono de um quadri colocar retrovisores piscas e tudo mais e não consegui emplacar
SDs Ivan

Dieselboy
04/08/2008, 10:52
(...)

Quanto ao ciclista prefiro continuar gordo e praticando o off road motorizado a estar trocando estas coisas pelo SEXO

(...)



Então seja mais um gordinho feliz :rolleyes: e de quebra, tbém ajude a "engordar" o faturamento das farmácias, planos de saúde, hospitais e médicos que, faturam como nunca graças à ignorância alheia :putz: :parede:

O "gordinho" feliz e sorridente de hj é o infartado e safenado de amanhã, não, isto não é praga :discordo: é ESTATÍSTICA! :concordo:

Lothar
04/08/2008, 11:02
Prezados amigos,

Sou do Estado do Maranhão, por aqui, nesta semana, o Ministério Público solicitou a CETRAN - conselho estadual de trânsito que baixou uma resolução proibindo a circulação de quadriciclos sob pena de apreensão dos mesmos até que o DENATRAN emita um certificado de segurança, chamado de CAT. No Estado de vocês ja aconteceu algo parecido? Alguem tem alguma sugestão de alguma medida judicial para derrubar esta resolução? Minha dúvida principal é se a CETRAN do Maranhão tem competência para criar esse tipo de norma. Para maiores informações, segue abaixo o link de um portal de notícias aqui do Estado. Aguardo alguma sugestão.

http://imirante.globo.com/plantaoi/resultado_pesq.asp?Keyword=quadriciclo&Btok=ok

Desculpem-me se falo bobagem, mas acredito que a legislação de trânsito somente autoriza o uso do quadriciclo fora das vias públicas, sendo seu uso permitido em fazendas, campos(trilhas)e praias (esta última não tenho certeza).
Neste caso, o Cetran não poderia, nem se quisesse, autorizar o uso em vias públicas.

Dieselboy
04/08/2008, 11:13
Desculpem-me se falo bobagem, mas acredito que a legislação de trânsito somente autoriza o uso do quadriciclo fora das vias públicas, sendo seu uso permitido em fazendas, campos(trilhas)e praias (esta última não tenho certeza).
Neste caso, o Cetran não poderia, nem se quisesse, autorizar o uso em vias públicas.
Pela leg. atual o quad não pode circular em vias públicas, contudo as praias são logradouros públicos, o que ao meu ver já a carcateriza como via pública, ou seja, tem trânsito proibido.

Morcego
04/08/2008, 12:11
Desculpem-me se falo bobagem, mas acredito que a legislação de trânsito somente autoriza o uso do quadriciclo fora das vias públicas, sendo seu uso permitido em fazendas, campos(trilhas)e praias (esta última não tenho certeza).
Neste caso, o Cetran não poderia, nem se quisesse, autorizar o uso em vias públicas.


Nas praias também, tem a questão ambiental quanto a preservação dos ecosistemas, onde muitas tem seu acesso restrito.

Candido Lopes
29/08/2008, 18:48
Galera, boa noite!!! Moro atualmente em Aracaju e aqui também é proibido andar de quadri ou qualquer veículo motorizado pela praia, principalmente as mais movimentadas. Para as praias mais afastadas não existe restrição(fiscalização), embora continue sendo ilegal. A questão, como já foi dita por outros amigos, baseia-se na proibição de tráfego de qualquer veículo motorizado acima de 50 cc, sem a devida regulamentação. Eu cheguei a fazer uma consulta ao DENATRAN e eles me responderam que este veículo é um off-road (como sabemos) e não possui os equipamentos necessários para o tráfego em vias públicas (retrovisores, buzina, setas, etc), bem como ainda não existe intenção de regulamentá-lo.
Com certeza as proibições e fiscalização serão tão mais intensas quanto maiores forem os abusos. Quando começamos a desrespeitar o direito do outro, invariavelmente, pagamos por isso, e a lei antes adormecida, se faz cumprir.
Resolvi o problema do transporte do quadri comprando uma carretinha.
Abraço a todos.

Ps: Alguém pode me informar como coloco um anúncio nos classificados? grato.