Conectar

Ver Versão Completa : distancia entre eixos

SERGIO MOLLO
31/07/2008, 18:11
Olá Niveiros:
reparei que do centro da roda trazeira ao centro da roda dianteira, os dois lados não estão com a mesma medida, isto tem como regular,alinhar ou consertar ?, pois a diferença está + ou - em 2cm.

shuther4x4
31/07/2008, 23:19
Olá Niveiros:
reparei que do centro da roda trazeira ao centro da roda dianteira, os dois lados não estão com a mesma medida, isto tem como regular,alinhar ou consertar ?, pois a diferença está + ou - em 2cm.

A não ser que a sua suspensão foi levantada!
Se não foi compensado o angulo dos vários componentes que saem fora devido a essa alteração. Nesse caso tá em parte explicado essa diferença (a mais do lado esquerdo correto?)

Se esse não é seu caso, é melhor levar para avaliar sua viatura!

SERGIO MOLLO
01/08/2008, 00:05
Amigo Shuter.
A suspenção foi erguida, e realmente a difernça está do lado esquerdo.
Tem como consertar esta diferença?

shuther4x4
01/08/2008, 00:13
Que tem tem, mas não tenho receita não.
É que quando fui erguer a minha (eu tinha essa idéia logo que comprei a viatura) eu deitei embaixo e vi que não era tão simples assim (física), e que devido as barras, tirantes, etc, ela ia sair do "prumo " se eu somente erguesse. Por isso abandonei a idéia até ter uma visão melhor e tempo para todas as alterações que isso iria acarretar.
Talvez alguém que tenha erguido e compensado essa diferença possa te ajudar.
Vamos aguardar os foristas se manifestarem.
Abraços!

Flugêncio
01/08/2008, 07:14
Amigo Shuter.
A suspenção foi erguida, e realmente a difernça está do lado esquerdo.
Tem como consertar esta diferença?

Tem que alongar a barra panhard, pra alinhar a traseira da viatura.

SERGIO MOLLO
01/08/2008, 09:46
Amigo Flugencio.
Acontece que a diferença está na parte da frente, pois medindo a distancia do paralama até o pneu,é que se ve a diferença, do lado direito a roda está + ou - com a mesma distancia, e do lado esquerdo, está fora + ou - 2cm fora de centro ( mais para traz).:putz:
Abs.

Flugêncio
01/08/2008, 13:36
Amigo Flugencio.
Acontece que a diferença está na parte da frente, pois medindo a distancia do paralama até o pneu,é que se ve a diferença, do lado direito a roda está + ou - com a mesma distancia, e do lado esquerdo, está fora + ou - 2cm fora de centro ( mais para traz).:putz:
Abs.

Neste caso, pode ter sido uma bela pancada na suspensão dianteira, talvez tenha algo empenado.
Mas já ví outros relatos deste mesmo problema. conheço um que tb está assim, sei lá...

Marcio Rossetto
01/08/2008, 18:26
Belza amigo

Antes de tudo :stop:

Vai la na frente onde fica o agregado .
La tem um eixo que segura a bandeja inferior de suspesão .
Quando a porca esta frouxa , ou alguma bucha esta esgarçada , realmente , ocorre uma diferença na dimensões .
Isso aconteceu com o meu .

Localiza esse eixo.

De um lado essa porca é soldada .
Do outro lado ela não é .
Pega uma bela chave , de preferencia com cabo extensão e aperta bem essa porca . Se ela não der aperto é porque esta espanada .

Isso deve resolver .
Verifica se não tem nenhuma bucha solta, esgarçada .
Agora , se a diferencça baixar para 1 cm , absulatamente normal .
Verifica se as arruelas de calço que tem nesse eixo estão em numeros corretos de ambos os lados . Vc também pode corrigir usando mais ou menos arruelas .

SERGIO MOLLO
01/08/2008, 18:43
Amigo Marcio;
Mais uma vez, agradeço sua atenção.
Vou verificar como voce instruiu, espero que de certo, e vou torcer para não ser o palpite do amigo Flugencio (pancada na suspenção),porque se for:parede::parede::parede::parede:.
Depois que verificar conto pra voces o resultado.
Abraços.

BACALHAU
04/08/2008, 13:27
Sérgio, existe uma rede de lojas, espalhada por várias regiões do Brasil, chamada "MONOBLOCO - Alinhamento e Balanceamento".
No Rio de Janeiro e em Salvador, já vi esses caras fazendo milagres em termos de desempeno de monoblocos. Se este for o seu caso, vale a pena dar uma conferida por lá. Sei que em Sampa tem.
Verifique também se não tem nenhuma rachadura na longarina que suporta o agregado dianteiro. No Pangaré, era esse um dos problemas. Outro que tinha e que eu vou ver como fica na hora em que for montar, era no eixo traseiro. Estava "corrido" para o lado esquerdo. Ou seja, a roda traseira esquerda estava mais para fora e a traseira direita mais para dentro. Uns 5 cm. :rolleyes:

Edu Niller
06/08/2008, 05:24
Sérgio, existe uma rede de lojas, espalhada por várias regiões do Brasil, chamada "MONOBLOCO - Alinhamento e Balanceamento".
No Rio de Janeiro e em Salvador, já vi esses caras fazendo milagres em termos de desempeno de monoblocos. Se este for o seu caso, vale a pena dar uma conferida por lá. Sei que em Sampa tem.
Verifique também se não tem nenhuma rachadura na longarina que suporta o agregado dianteiro. No Pangaré, era esse um dos problemas. Outro que tinha e que eu vou ver como fica na hora em que for montar, era no eixo traseiro. Estava "corrido" para o lado esquerdo. Ou seja, a roda traseira esquerda estava mais para fora e a traseira direita mais para dentro. Uns 5 cm. :rolleyes:
Grande Bacalhau... sabe dizer se em Fortaleza tem alguma dessas?! Preciso dar um jeito no monobloco do Créu!!!! Depois da ultima corrida se rachou todo... kkkkk
Abraços!!!

BACALHAU
06/08/2008, 12:47
Grande Bacalhau... sabe dizer se em Fortaleza tem alguma dessas?! Preciso dar um jeito no monobloco do Créu!!!! Depois da ultima corrida se rachou todo... kkkkk
Abraços!!!

Fala aí, Edu. Beleza?
Pobre Créu, tá FU _ _ _O (vamos brincar de forca?) que nem eu.
Olha, em Fortaleza acho que não tem. Que eu saiba só em Natal (RN) e em São Luís (MA). A de São Luís foi inaugurada a pouco mais de um ano e é do mesmo dono das duas filiais de Salvador. Fazem parte de uma rede de lojas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e algumas no Nordeste. Apesar de algumas terem donos diferentes, são todos da mesma família e, pelo menos as que conheço (Rio e Salvador), são muito competentes. Dá uma olhada nos links abaixo e faça contato. Vou tentar conseguir a relação de todas as lojas e depois coloco lá no tópico de oficinas.
Já vi cada carro detonado, entrar lá "andando" de lado e sair beleza. Os caras são bons, pelo menos na filial de Salvador, as outras não vi, mas acredito que mantenham o mesmo nível pois o têm um nome a zelar no Brasil quase todo. Uma das filiais do Rio conheci há dez anos, quando tinha uma Lumina APV que ninguém queria ou sabia fazer alinhamento e cambagem, os caras deixaram "filé" (como se diz aqui no CE).

http://maplink.uol.com.br/v2/Nordeste/Rio-Grande-do-Norte/Natal/Monobloco-Alinhamento-Tecnico/informacoes-1520_3526_84000_2_63688.htm

http://monobloco-alinhamento-tecnico.br.telelistas.net/vct/automoveis-alinhamento-balanceamento/salvador/86843593.htm

http://maplink.uol.com.br/v2/Nordeste/Maranhao/Sao-Luis/Monobloco-Alinhamento-Tecnico/informacoes-1520_4831_98000_2_63690.htm

Agora, em vez de você remendar, porque não faz como eu? (Veja o tópico "Pangaré") Você vai poder fazer o Créu na velocidade 10 sem se preocupar mais com a estrutura dele. Só não sei se o motorista aguenta... :mrgreen:
No que se refere ao motorista do Pangaré, este BACALHAU que vos escreve, acho que nem na velocidade 0,5. :cry:

Por volta do dia 15 devo estar em Fortaleza. Mande-me seu fone por e-mail. Quem sabe a gente não troca umas idéias pessoalmente tomando um porre de Coca-Cola?

Abraços e boa $orte

eniomurara
06/08/2008, 13:55
Por volta do dia 15 devo estar em Fortaleza. Mande-me seu fone por e-mail. Quem sabe a gente não troca umas idéias pessoalmente tomando um porre de Coca-Cola?

Gente ... o camarada Bacalhau via formar um grupinho de 2 ... para uma "rodinha" de bate papo regada a muita coca cola. Agora ele se entregou. :twisted:

shuther4x4
06/08/2008, 23:54

Gente ... o camarada Bacalhau via formar um grupinho de 2 ... para uma "rodinha" de bate papo regada a muita coca cola. Agora ele se entregou. :twisted:

Devido ao número populacional de tamboril, nosso amigo bacalhau, tomado por uma vontade imensa de formar uma rodinha, se vê obrigado a deslocar para um município um pouco mais desenvolvido (onde essa nova tecnologia que andam chamando de celular, até já chegou), por isso fica disparando convites para tomarem coca cola com ele. O que me mata é a curiosidade de saber de onde veio essa vontade toda de formar uma rodinha, principalmente de dois. Será que após as várias tentativas mal sucedidas de entrar na rodinha de chop daquela turma do fórum 4x4, ele sentiu na pele essa necessidade? que deve ter sido mais forte que ele, e por isso acabou chamando o colega pra entrar na rodinha dele?
Olha, sinceramente estou espantado com tal revelação, mas não estou aqui para criticar ninguém, pelo contrário, gosto de ver quando um colega do fórum se sente feliz, tomado por uma euforia louca, que penetra por todo seu corpo e o faz sentir vivo novamente!!!! mesmo que isso seja simplesmente causado por uma rodinha!!!
O que importa é ser feliz!!!!
Um grande abraço!

BACALHAU
08/08/2008, 01:44
Devido ao número populacional de tamboril, nosso amigo bacalhau, tomado por uma vontade imensa de formar uma rodinha, se vê obrigado a deslocar para um município um pouco mais desenvolvido (onde essa nova tecnologia que andam chamando de celular, até já chegou), por isso fica disparando convites para tomarem coca cola com ele. O que me mata é a curiosidade de saber de onde veio essa vontade toda de formar uma rodinha, principalmente de dois. Será que após as várias tentativas mal sucedidas de entrar na rodinha de chop daquela turma do fórum 4x4, ele sentiu na pele essa necessidade? que deve ter sido mais forte que ele, e por isso acabou chamando o colega pra entrar na rodinha dele?
Olha, sinceramente estou espantado com tal revelação, mas não estou aqui para criticar ninguém, pelo contrário, gosto de ver quando um colega do fórum se sente feliz, tomado por uma euforia louca, que penetra por todo seu corpo e o faz sentir vivo novamente!!!! mesmo que isso seja simplesmente causado por uma rodinha!!!
O que importa é ser feliz!!!!
Um grande abraço!

"na rodinha de chop daquela turma do fórum 4x4"
Porque você fala assim, de uma forma tão distante? Assuma. Você é de Sorocaba. Você é do Fórum 4x4. Você é um dos sócios fundadores do "Virados à Paulista" (tenho foto para provar).
Tá bom, confesso. Sinto inveja sim. Queria muito entrar na rodinha de vocês, mas, quando for a Sorocaba, quero ir no Pangaré. Me aguardem.

eniomurara
08/08/2008, 08:39
Bom Bacalhau se revelou :palmas:... sente uma vontade enorme de entrar na rodinha de sorocaba ... então ... pra aviadar duma vez esse tópico tbm me revelo invejo de não ter por aqui um grupinho unido como é o de vcs.

Resumindo: EU e o BACALHAU queremos entrar na rodinha de vcs. :-D OPS: acho que me expressei meio mal. É na rodinha COM VCS.

Então ... deixa o Pangaré ficar pronto ... demore o tempo que for ... a gente combina um suruba :twisted: (digo) uma pizza :mrgreen: em sorocaba e reune toda galera.

Eu saio de S.C. e me junto aos P.R. e seguimos sentido Sorocaba City.

Fica a idéia/sugestão para debates ... acho que vale abrir um tópico.

Abraços Fraternos
Enio.

Otávio Luiz
08/08/2008, 10:15
...........Eu saio de S.C. e me junto aos P.R. e seguimos sentido Sorocaba City.

Fica a idéia/sugestão para debates ... acho que vale abrir um tópico.

Abraços Fraternos
Enio.

Opa, quem sabe?
Seria melhor ainda se fosse em algum lugar na metade do caminho entre Benedito Novo e Sorocaba.... hum, olhando o mapa a metade do caminho fica em..... Curitiba!!!... eheheheheh
Brincadeiras a parte, se fosse em Brotas, ou Itararé...:pensativo::lol:

eniomurara
08/08/2008, 10:53
Otávio ... concordo contigo na questão distância. Pra mim claro que fica mais perto. Mas seria sacanagem para com o nosso Bacalhau. Se Tamborim já fica lá na casa do C@#$%¨% , para ele se deslocar até Sampa acho que já ta de bom tamanho.

Izzi
08/08/2008, 15:02
No Pangaré, era esse um dos problemas. Outro que tinha e que eu vou ver como fica na hora em que for montar, era no eixo traseiro. Estava "corrido" para o lado esquerdo. Ou seja, a roda traseira esquerda estava mais para fora e a traseira direita mais para dentro. Uns 5 cm. :rolleyes:

Bacalhau, qdo fui trocar a suspensão traseira do Kalashnikov I notei que o eixo deu uma corrida depois que calcei o danado com uns 7.50 16 Pirelli de caminhão leve (ignorante, mas só pra asfalto). Na hora matei que era a panhard. Mas qdo entrei embaixo pra ver... Jesus de patinete... Alguém resolveu "entortar" a panhard pra acomodar melhor os amortecedores!!!
Bom, o Kalashnikov foi alinhado a contento, está com uma dirigibilidade descente, mas ainda não parei pra projetar uma panhard nova (que aliás é bem simples de calcular, mas um saco de executar).
Bom, tá na lista.
Mas oq eu queria mesmo é saber onde acontece a rodinha aqui em SP. Aquele encontro perto do Ibirapuera não rola mais, certo?
Então, a pergunta que não quer calar: onde fica essa tão disputada rodinha?

Abraços!

eniomurara
08/08/2008, 15:34
Essa rodinha acontece em Sorocaba. :dance:
O Bacalhau ta armando uma rodinha de 2 em Fortaleza e eu aqui no interior de Sta Catarina to sem rodinha (ops):shock: por enquanto.
Deixa que o Bacalhau te explica melhor, pois essa rodinha ta tão falada que depois vão jogar pedras em mim.
Abraço

Izzi
08/08/2008, 15:51
Ai Enio, vc não sabe de um Nivinha filet ai em SC?
Meu irmão mora em Floripa e, como o Kalashnikov I ele já perdeu, acho que o jeito é achar outro por ai...
Em tempo: da última vez que fui pra Floripa reparei na quantidade de desmanche de carros que existem na beirada da estrada... Não acha uns destroços dos russinhos por lá não?
Em tempo 2: ouvi uma lenda aqui em SP que no porto de Vitória-ES tem um monte de Nivas que ficaram retidos por erro na documentação. Alguém sabe se a história é verídica? Se for, podemos tentar descobrir um jeito de colocar isso em leilão, quem sabe...

Abraços!

eniomurara
08/08/2008, 16:30
Cara em Floripa mora um amigo meu o KAVUSKA, ele sabe tudo de NIVAS, é um dicionário ambulante nesse assunto, ele ja veio me visitar aqui em Benedito Novo com a familia toda, ele é mecanico na Peugeout de Floripa e tem um NIVA o MIKAIL, a manutenção é tudo ele que faz, agora mesmo ele ta instalando um comando AEROCAR no niva dele que tbm é GNV.

Ele ta arrumando pra mim uma bomba d'agua, quando essa bomba chegar ele vai trazer pra mim ou eu vou pra Floripa buscar, quem sabe a gente se encontra, ele experimenta o NIVA do Kavuska, e testa o meu tbm, para ter uma noção de como os carros se comportam. Depois ele compra um pra ele com mais calma. Com a supervisão do Kavuska que é expert.

Sobre desmanche se tem alguma coisa na região o Kavuska deve saber.

Quanto ao porto de Vitória, se alguem tiver conhecimento de um despachante aduaneiro daquela região poderia ajudar muito.

Abraço. Põe teu mano no fórum tbm.

Izzi
08/08/2008, 18:35
Vou convidar o figura pra participar, mas a criatura não é muito da área... Gosta mesmo é de curtir, se enfiar no meio do mato... Quando quebra os brinquedos chama o mano aqui pra resolver as buchas...
Mas é sempre bom conhecer gente nova, acho que ele vai topar...

Abração!

SERGIO MOLLO
11/08/2008, 15:22
Amigos; Hoje levei o chernobyl para dar uma arrumada na suspensão, estava tudo fora do correto ( cambagem , caster , folga na barra de direcão e etc...), por isso é que estava com diferença, só isto, porque faz um ano e meio que tinha levado para trocar pivos ,amortecedores,fazer alinhamento etc...