Ver Versão Completa : motor de opala sem força
josemarcta
31/07/2008, 13:06
Olá Pessoal ! Preciso de uma ajuda. Eu tenho um CJ5 1959 e terminei de adaptar um motor de opala (azul) 4cc a gasolina com ignição eletrônica, o motor foi comprado sem todos os periféricos que foram comprados e repostos ao motor.
O carburador dfv 228 recondicionado que foi colocado está com os giclês (giclê principal 29) corretos (foi colocado um desborbulhador do monza com retorno para o tanque) .
A bomba de gasolina, velas, cabos são novos.
A taxa de compressão está em:
1 cilinddro - 145 lbs
2 cilndro - 145 lbs
3 cilindro - 135 lbs
4 cilindro - 120 lbs.
O ponto foi ajustado em 9 graus com o avanço a vacuo desligado.
As velas não estão sujam de óleo e estão com uma coloração marrom escura.
O problema é quando vou andar com o jeep, o motor simplesmente não tem força e o jeep não desenvolve.
Fica a duvida: será que o distribuidor que instalei é do motor a alcool e avança demais o ponto ? Será que o desborbulhador está atrapalhando (pouca pressão) ? ou será outro problema ?
Alguém tem alguma dica de teste que eu possa fazer ?
Fala meu camarada,
Inicialmente acho que o avanço inicial está um pouco baixo, a tabela diz entre 10 e 14º pra gasolina, mas pode ser tbm que o diafragma do avanço esteja furado, isso jah aconteceu comigo.
Saudações opaleiras
victor massinha
01/08/2008, 11:29
a configuraçao motor do meu jeep é exatamente a mesma que a sua! e quando tinha feito a troca do motor 6cc original pelo 4 opala o motor estava fraquissimo!:(
depois de um tempo achamos um mecanico que deu um jeito no problema, o que acontecia era que o carburador (solex 3E)estava desrregulado e com a giclagem errada depois de um ajuste geral ele ficou otimo!
procure alguma mecanica especializada em carburadores, certamente poderao te ajudar:concordo:
Dudu Miguel
01/08/2008, 15:00
Olá Pessoal ! Preciso de uma ajuda. Eu tenho um CJ5 1959 e terminei de adaptar um motor de opala (azul) 4cc a gasolina com ignição eletrônica, o motor foi comprado sem todos os periféricos que foram comprados e repostos ao motor.
O carburador dfv 228 recondicionado que foi colocado está com os giclês (giclê principal 29) corretos (foi colocado um desborbulhador do monza com retorno para o tanque) .
A bomba de gasolina, velas, cabos são novos.
1 cilinddro - 145 lbs
2 cilndro - 145 lbs
3 cilindro - 135 lbs
4 cilindro - 120 lbs.
O ponto foi ajustado em 9 graus com o avanço a vacuo desligado.
O problema é quando vou andar com o jeep, o motor simplesmente não tem força e o jeep não desenvolve.
Fica a duvida: será que o distribuidor que instalei é do motor a alcool e avança demais o ponto ? Será que o desborbulhador está atrapalhando (pouca pressão) ? ou será outro problema ?
Alguém tem alguma dica de teste que eu possa fazer ?
Caro amigo,também tinha este problema só que o motor estava cansado.
pode ser provável que os pistoes estejam com folga devido a falta de injetar gasolina,apesar de ser tudo novo,veja se o cabo de vela não está entupido revise a bomba de injeção,cuidado com isso,pois pode trincar o bloco do motor e ter que fazer toda a parte de baixo novamente.Uma solução provisória é colocar tuchos nas velas,pode ser que o jeep de pequenos estalos,mas é normal
Experimente dar uns pisoes no acelerador para ver se melhora,em casa,temos um fusca que estava sem força também, e na base do pisão resolveu.:concordo:
,"veja se o cabo de vela não está entupido revise a bomba de injeção,
Experimente dar uns pisoes no acelerador para ver se melhora,em casa,temos um fusca que estava sem força também, e na base do pisão resolveu".
Se o cabo de vela estiver entupido, como agente resolve esse problema?????
Simples, é só usar um desentupidor de cabo de vela! :mrgreen:
.
1 cilinddro - 145 lbs
2 cilndro - 145 lbs
3 cilindro - 135 lbs
4 cilindro - 120 lbs.
A diferença entre os valores mínimo e máximo já não está lá essas coisas, mas não chega a ser problemático e nem é a causa do sintoma. E só para esclarecer, estes valores são de compressão e não de taxa de compressão.
Marron escuro pode sinalizar uma mistura levemente rica, o que passa batido e identifica que a carburação não é, pelo menos a princípio, a principal responsável pelo sintoma.
Mas aqui cabe uma ressalva, a coloração da vela identifica uma condição geral dentro da ultima média de uso, e esta identificação será mais precisa quando o motor é utilizado dentro de uma determinada uma faixa de rotação.
Será que o desborbulhador está atrapalhando (pouca pressão) ? ou será outro problema ?
Nada a ver. Se não houver pressão suficiente para encher a cuba do carburador o motor simplesmente falha ou até deixa de funcionar.
Fica a duvida: será que o distribuidor que instalei é do motor a alcool e avança demais o ponto ?
O excesso de avanço gerado por um distribuidor para motor à álcool não oferece queda de desempenho tão acentuado, mas em contra-partida pode gerar detonação.
Como você comentou que os agregados foram instalados à parte, dê uma checada na conexão dos dois fios que saem do distribuidor (um de cor marron e outro de cor verde) e informe o n° dos pinos em que estão conectados no módulo eletrônico.
.
Dudu Miguel
01/08/2008, 18:25
Se o cabo de vela estiver entupido, como agente resolve esse problema?????
Troca os cabos,não tem outro jeito:)
abraço Dudu Miguel
Troca os cabos,não tem outro jeito:)
abraço Dudu Miguel
Ah tá. OK!
Pensei de tirar fora e dar uma sopradinha dentro que talvez resolvesse.
Dudu Miguel
02/08/2008, 15:48
Ah tá. OK!
Pensei de tirar fora e dar uma sopradinha dentro que talvez resolvesse.
Talvez funcione,mas é mais aconselhável trocar,procure revisar o motor ou ver se o carburador não está limpo,també,pode ser que de certo colocar tuchos nas velas e revisar anéis,se um dia você for abrir o motor troque o bloco se estiver trincado,vá na sessão frota 4x4 Brasil e procure informaçoes no tópico chamado Cj5 Branco L I N E U.
Em caso de dúvias consulte-me,estarei á disposição.
Abraços Dudu Miguel
Meu motor, tb um GM151, ficou parado 1 ano e meio. Nesse tempo, apenas desmontei a tampa das valvulas e o carter, pra fazer uma limpeza, tirar borras de oleo encrustadas e lubrificar as peças, pois estavam enferrujando. No grande dia do funcionamento do motor, ele custou a pegar. Troquei os tuchos hidraulicos, pois tinham travados pela falta de uso. Bem, depois de conseguir fazê-lo funcionar, e ao dar uma volta nele, senti o motor fraco, sem força, falhando muito. Bem, levei em um mecanico de responsa, amigo de meu pai, que deu uma olhada minuciosa em todo o motor, por dentro e por fora. Bom, a primeira coisa que ele propôs fazer foi regular as valvulas, revisar o carburador e trocar a bobina. Deixamos a regulagem de valvula por ultimo, e sem duvida, foram elas que, após regulagem, podemos ver, que estavam por prejudicar o funcionamento do motor. Com uma regulada filé no carburador e um ajuste de giclagem, o jipe ficou muito bom. Abração!
Dudu Miguel
03/08/2008, 11:08
Meu motor, tb um GM151, ficou parado 1 ano e meio. Nesse tempo, apenas desmontei a tampa das valvulas e o carter, pra fazer uma limpeza, tirar borras de oleo encrustadas e lubrificar as peças, pois estavam enferrujando. No grande dia do funcionamento do motor, ele custou a pegar. Troquei os tuchos hidraulicos, pois tinham travados pela falta de uso. Bem, depois de conseguir fazê-lo funcionar, e ao dar uma volta nele, senti o motor fraco, sem força, falhando muito. Bem, levei em um mecanico de responsa, amigo de meu pai, que deu uma olhada minuciosa em todo o motor, por dentro e por fora. Bom, a primeira coisa que ele propôs fazer foi regular as valvulas, revisar o carburador e trocar a bobina. Deixamos a regulagem de valvula por ultimo, e sem duvida, foram elas que, após regulagem, podemos ver, que estavam por prejudicar o funcionamento do motor. Com uma regulada filé no carburador e um ajuste de giclagem, o jipe ficou muito bom. Abração!
Parabéns pelo motor,na duvida pergunte-me ,talvez possa ajudar.
Abraços dudu miguel
josemarcta
04/08/2008, 20:42
olá ! vou verifcar a ligação do distribuidor. Caso esteja invertido poderá acarretar problemas ?
obrigado.
Dudu Miguel
05/08/2008, 20:04
olá ! vou verifcar a ligação do distribuidor. Caso esteja invertido poderá acarretar problemas ?
obrigado.
Meu amigo,não sei ,mas creio que sim:?:na hora de injetar combustível.
Das dicas que dei,alguma te ajudou?
abraços.
josemarcta
06/08/2008, 21:21
Olá Amigos ! vou aplicar as últimas dicas no próximo fim de semana, eu mexo no Jipão somente aos finais de semana.
Mas desde de já agradeço a atenção de todos.
um abraço.
Dudu Miguel
07/08/2008, 13:23
Olá Amigos ! vou aplicar as últimas dicas no próximo fim de semana, eu mexo no Jipão somente aos finais de semana.
Mas desde de já agradeço a atenção de todos.
um abraço.
ás ordens,dúvidas pergunte! boa:mrgreen: sorte!!
Amigão, qual o filtro de ar que está usando??? Foram reguladas válvulas deste motor adequadamente???
Marcos ET
08/08/2008, 11:33
...será que o distribuidor que instalei é do motor a alcool e avança demais o ponto ?
Sukys que me corrija se eu estiver errado, mas uma vz eu fui comprar um avanço para distribuidor para meu GM 151 álcool e o cara me perguntou qual era meu distribuidor, pois parece que existe um modelo que o avanço atua em um sentido, enquanto em outra marca, o avanço atua em outro sentido... daih, se vc comprar um destes e montar no outro, o sistema de avanço inverte as coisas e força o conjunto para atraso de ponto de ignição... nao sei bem se é verdade, pois nao testei pra ver....
...apesar de ser tudo novo,veja se o cabo de vela não está entupido
Bom, gostaria de perguntar aos entendidos onde é que compra o "desentupidor" de cabos de vela... até hoje, a unica maneira que eu conhecia de "desentupir os cabos" era arrancando aquele fiozinho que passa dentro dele... rs Amigo Dudu, desculpe a brincadeira, mas será que vc nao tava falando de um tubo da linha de combustível? cabos de vela entupidos sao novidade pra mim....
...revise a bomba de injeção,cuidado com isso,pois pode trincar o bloco do motor e ter que fazer toda a parte de baixo novamente.
Bomba de injeção? bom, entao o jeep nao usa bomba de combustível mecanica? está com Injeção Eletronica? bom, desta forma, nao cabe falar em "glicheur" (é frances...) ou outro tipo de regulagem de carburador ok? MAS, ainda nao consigo imaginar como uma bomba elétrica poderia trincar o bloco do motor e causar taaaanto estrago... ainda que fosse uma simples bomba de gasolina, daquelas mecanicas, se ela trava, o jeep apaga... será que vc nao tava falando da bomba de óleo?
Uma solução provisória é colocar tuchos nas velas,pode ser que o jeep de pequenos estalos,mas é normal
Tuchos nas velas? como seria isso? tem fotos? oque causaria estes estalos??
olá ! vou verifcar a ligação do distribuidor. Caso esteja invertido poderá acarretar problemas?
Bom, se vc está falando dos cabos de vela, vc descobre que estao invertidos na hora de ligar o jeep... e o resultado nao é nada agradável (explosoes nas camaras de combustao com válvulas abertas... um terror!), mas se vc estiver falando da fiaçao do sistema de ignição, daih ja nao sei, mas acho que o jeep nao liga....
...pode ser que de certo colocar tuchos nas velas e revisar anéis...
Ainda tou curioso quanto a estes "tuchos" nas velas... quanto a revisao dos anéis, parece uma ótima idéia, principalmente nos pistoes de n°. 3 e 4, que estao com pouca compressao.... mas aidna assim, nao acho que possam ser estes os motivos da falta de força no motor....
...se um dia você for abrir o motor troque o bloco se estiver trincado...
Observação acertada! porém, dá pra saber se ele está trincado antes mesmo de abrir... qdo o bloco de um outro motor meu quebrou, deu pra saber qdo a água do sistema de arrefecimento passou toda para o cárter, transformando o óleo do motor em um tipo novo de Yogurt.... Se seu bloco estiver trincado, talvz seja mais fácil pegar outro motor completo, na base de troca....
Quer uma solução mais rápida e barata para ver oq pode estar havendo com o motor? Acerta o PONTO DE IGNIÇÃO (desliga o avanço) e depois tenta pegar um carburador "emprestado" e instala lá... de umas voltas no quarteirao... se melhorar, entao o problema nao é de "tuchos de velas", nem de "cabos de vela entupidos", nem de "bomba de injeção" com defeito ou qualquer outra novidade...
Dudu Miguel
08/08/2008, 13:36
Amigão, qual o filtro de ar que está usando??? Foram reguladas válvulas deste motor adequadamente???
não sei se é mann filter ou fram:?:,quando olhar te aviso.O motor está redondinho,com tudo regulado ,depeois que o bloco trincou a solução foi retífica de cima abaixo.
obrigado
Dudu Miguel
08/08/2008, 13:51
Sukys que me corrija se eu estiver errado, mas uma vz eu fui comprar um avanço para distribuidor para meu GM 151 álcool e o cara me perguntou qual era meu distribuidor, pois parece que existe um modelo que o avanço atua em um sentido, enquanto em outra marca, o avanço atua em outro sentido... daih, se vc comprar um destes e montar no outro, o sistema de avanço inverte as coisas e força o conjunto para atraso de ponto de ignição... nao sei bem se é verdade, pois nao testei pra ver....
Bom, gostaria de perguntar aos entendidos onde é que compra o "desentupidor" de cabos de vela... até hoje, a unica maneira que eu conhecia de "desentupir os cabos" era arrancando aquele fiozinho que passa dentro dele... rs Amigo Dudu, desculpe a brincadeira, mas será que vc nao tava falando de um tubo da linha de combustível? cabos de vela entupidos sao novidade pra mim....
Não,são os cabos de vela mesmo.
Bomba de injeção? bom, entao o jeep nao usa bomba de combustível mecanica? está com Injeção Eletronica? bom, desta forma, nao cabe falar em "glicheur" (é frances...) ou outro tipo de regulagem de carburador ok? MAS, ainda nao consigo imaginar como uma bomba elétrica poderia trincar o bloco do motor e causar taaaanto estrago... ainda que fosse uma simples bomba de gasolina, daquelas mecanicas, se ela trava, o jeep apaga... será que vc nao tava falando da bomba de óleo?
Não é a bomba de gasolina :discordo:mas sim se ele misturar gasolina no óleo vai vasar nos anéis com folga e de tanto bater trincar o bloco.
Tuchos nas velas? como seria isso? tem fotos? oque causaria estes estalos??
talvez seja cabos de vela ou carburador sujo
entre em algum site e imprima um catálogo de estado de velas.ou troque-as
posso previdenciar fotos do bloco trincado ou dos tuchos.mais tarde eu posto.
obrigado.
Bom, se vc está falando dos cabos de vela, vc descobre que estao invertidos na hora de ligar o jeep... e o resultado nao é nada agradável (explosoes nas camaras de combustao com válvulas abertas... um terror!), mas se vc estiver falando da fiaçao do sistema de ignição, daih ja nao sei, mas acho que o jeep nao liga....
Ainda tou curioso quanto a estes "tuchos" nas velas... quanto a revisao dos anéis, parece uma ótima idéia, principalmente nos pistoes de n°. 3 e 4, que estao com pouca compressao.... mas aidna assim, nao acho que possam ser estes os motivos da falta de força no motor....
Caro amigo,os tuchos auxiliam na força do motor ,mas os estalos são normais devido a injetar um pouco mais de gasolina,os estalos também podem ser resolvidos com a troca dos cabos de vela.
Digo dos estalos pois antes da retifica meu jeep usava tuchos,e os cabos de vela estavam ruins.
Caso não dê certo revise a bomba de injeção,limpe o carburador ou revise os pistoes.
Alguma coisa do que disse deu certo no jeep?
dúvidas pergunte.
Observação acertada! porém, dá pra saber se ele está trincado antes mesmo de abrir... qdo o bloco de um outro motor meu quebrou, deu pra saber qdo a água do sistema de arrefecimento passou toda para o cárter, transformando o óleo do motor em um tipo novo de Yogurt.... Se seu bloco estiver trincado, talvz seja mais fácil pegar outro motor completo, na base de troca....
Quer uma solução mais rápida e barata para ver oq pode estar havendo com o motor? Acerta o PONTO DE IGNIÇÃO (desliga o avanço) e depois tenta pegar um carburador "emprestado" e instala lá... de umas voltas no quarteirao... se melhorar, entao o problema nao é de "tuchos de velas", nem de "cabos de vela entupidos", nem de "bomba de injeção" com defeito ou qualquer outra novidade...
Outra dica é regular o carburador no parafuso de aceleração,talvez funcione.
co fui me esquecer disso?:parede:
Marcos ET
08/08/2008, 14:41
Nao se preocupe.. qdo falamos de jeep, sempre esquecemos alguma coisa... rs
Dudu Miguel
09/08/2008, 13:48
Nao se preocupe.. qdo falamos de jeep, sempre esquecemos alguma coisa... rs
ok.... obrigado
josemarcta
10/08/2008, 23:23
Olá Amigo ! estou usando o filtro da kombi ( eu cheguei a calcular área do filtro, ele chega a ser 30% maior que o filtro original), mas não sei, de repente pode estar faltando ar, não sei se seria a melhor opção de filtro.
As válvulas não foram reguladas, não cheguei a mexer no tuchos hidráulicos pois a princípio a compressão estava legal.
José, filtro de ar não se avalia em função da área e sim em função da capacidade de filtragem e capacidade de fluxo versus restrição, e para este último, quando existe indicação ela é feita em CFM (Cubic Feet per Minute, ou pés cúbicos por minuto).
Na prática e em casos de adaptação, o que costuma dar certo (com algumas ressalvas) é fazer uso de filtro de motor com cilindrada igual ou superior, já o contrário costuma dar problema de restrição.
Motor GM151 tem 2.500cc e a Kombi (desconsiderando os modelos mais antigos) 1.600cc e esta diferença de cilindrada sugere que o filtro da Kombi não é o mais apropriado para o GM. De cara pode até servir, porque todo filtro tem (ou deveria ter) uma margem acima do fluxo máximo admitido pelo motor, só que esta margem diminui a medida que o filtro retém impurezas, e na melhor da hipóteses terá que trocar o filtro com maior brevidade.
Para ter certeza se o problema é este basta remover o filtro e experimentar o jipe.
.:
josemarcta
21/08/2008, 20:14
Olá Pessoal ! Primeiramente quero agradecer a todos que enviaram dicas para melhorar o funcionamento do motor do opala, que após realizada a troca da válvula termostática (a antiga ficava aberta direto e o motor nunca atingia a temperatura do manual), trocada a bobina da ignição e ajustado o ponto em 10 graus a 650 rpm o motor apresentou uma certa melhora, dando a impressão de estar mais forte.
Tenho que ter em mente também que tenho em mãos um motor de opala usado e também que o peso do jeep após a reforma geral aumentou consideravelmente com a instalação de acessórios, de pneus 7.50 x 16 e bloqueio de diferencial 75%, o próximo investimento será troca do motor por um mais forte.
um abraço.