PDA

Ver Versão Completa : Comando da Distribuição fazendo barulhos



pedrodoniva
31/07/2008, 11:34
Bom dia camaradas,
Essa semana o vermelho apresentou um barulho estranho vindo da frente do motor... Algo como uma corrente batendo, parece barulho de moto,hehehehe...
Liguei pro mecânico e ele disse que pode ser a corrente do comando de distribuição e sua respectiva sapata. Eu ia levar o carro pra ele dar uma mexida, mas disse que só a semana que vem pois tá cheio de serviço urgente e nao tinha como colocar na frente...
Pois bem, resolvi então que eu mesmo vou dar uma olhada nisso...alguém tem alguma dica?!

Abraços

maanunes
31/07/2008, 11:46
Cara, esse problema é mole se voce parar logo, é so ajustar a corrente. Baixe o manual mecanico e veja como se faz, no site http://www.nivasgerais4x4.com.br/ tem.
Mas importante, não ande com o carro, para não danificar o cabeçote.
[]s

Girti
31/07/2008, 12:16
Bom dia camaradas,
Essa semana o vermelho apresentou um barulho estranho vindo da frente do motor... Algo como uma corrente batendo, parece barulho de moto,hehehehe...
Liguei pro mecânico e ele disse que pode ser a corrente do comando de distribuição e sua respectiva sapata. Eu ia levar o carro pra ele dar uma mexida, mas disse que só a semana que vem pois tá cheio de serviço urgente e nao tinha como colocar na frente...
Pois bem, resolvi então que eu mesmo vou dar uma olhada nisso...alguém tem alguma dica?!

Abraços

Pedro, se o ruído apareceu de repente, é muito provável que o esticador da corrente do comando tenha ido para o espaço, ou seja, o seu mecânico está certo. É melhor você não rodar com o carro, ou rodar o mínimo possível, se a corrente pular fora, o estrago pode ser grande e caro! Também não recomendo a você tentar consertar, a não ser uqe você tenha bons conhecimentos básicos de mecânica. A emenda pode sair mais cara do que o soneto, a troca do esticador é simples e não fica muito cara, mas se houver mais estrago, a conta vai aumentar bastante! :putz:

pedrodoniva
31/07/2008, 13:53
Valeu pelas respostas aí galera!!!
Eu não estou rodando com ele, assim que apareceu o barulho eu já encostei na garagem e tá lá, juntando poeira...
Quando eu me meto a besta de ser mecanico, tenho sempre ajuda do meu pai, engenheiro mecânico e jipeiro de longa data, inclusive dono de Niva tmb,hehehe...

Eu vou baixar o manual dele e dar uma olhada melhor...Até agora pelo que eu vi não parece ser um bicho de sete cabeças nao...quem sabe?!?!
Se alguém tiver uma experiência parecida, gostaria muito de saber como foi resolvido o problema....
Obrigado novamente!

Carlão Pinheiro
31/07/2008, 14:15
Valeu pelas respostas aí galera!!!
Eu não estou rodando com ele, assim que apareceu o barulho eu já encostei na garagem e tá lá, juntando poeira...
Quando eu me meto a besta de ser mecanico, tenho sempre ajuda do meu pai, engenheiro mecânico e jipeiro de longa data, inclusive dono de Niva tmb,hehehe...

Eu vou baixar o manual dele e dar uma olhada melhor...Até agora pelo que eu vi não parece ser um bicho de sete cabeças nao...quem sabe?!?!
Se alguém tiver uma experiência parecida, gostaria muito de saber como foi resolvido o problema....
Obrigado novamente!

Dê uma olhada neste link: http://www.statuslada.com.br/catalogo_prod.asp?id=29&pag=A140

É a peça nº 6.

Quando comprar repare que além da chapa guia tem que vir 2 parafusos e 2 espaçadores (buchas), sem essas buchas não tem como acertar a regulagem.

pedrodoniva
04/08/2008, 00:00
Galera, lendo uns materiais bons na internet, achei alguma coisa sobre esse comando, e pensei comigo mesmo: Será que não existe algum parafuso externo, com o qual eu posso apertar o esticador da corrente sem ter que abrir o motor?

Obrigado!

[]s decepcionados

f_buco
04/08/2008, 02:09
Por experiência própria não utilize jamais o carro sem resolver esse problema. O mesmo barulho apareceu no meu, como o meu motor já tava todo fodido e eu já pretendia trocá-lo eu fui rodando com o carro do mesmo jeito pois pelo estado do motor não valia a pena abri-lo so para resolver isso. Saldo final, derrepente meu motor começou a vazar mais óleo doque estava acostumado, quando fui ver o porque, achei um rachado no bloco bem onde a corrente ficava batendo.
Ainda bem q já tinha em vista um motor ap para substituir.

Flugêncio
04/08/2008, 07:51
Galera, lendo uns materiais bons na internet, achei alguma coisa sobre esse comando, e pensei comigo mesmo: Será que não existe algum parafuso externo, com o qual eu posso apertar o esticador da corrente sem ter que abrir o motor?

Obrigado!

[]s decepcionados

Tem sim! embaixo da saída de água do cabeçote para o radiador, tem uma porca 13mm, ( capa de do esticador/tensor da corrente) que é a parte que serve para ajustar a folga.
Com o motor desligado, afrouxe esta porca até retirá-la; com uma chave de fenda vc deve empurrar um pino do esticador/tensor que aparecerá; empurrando este pino,;faça girar o motor sem funcionar ( retirar o cabo da bobina) umas 3 vezes ( necessita de uma segunda pessoa); e depois recoloque a capa do esticador/tensor apertando o suficiente pra ficar firme.
Talvez resolva os barulhos se forem realmente folga neste conjunto.

pedrodoniva
09/08/2008, 18:57
Tem sim! embaixo da saída de água do cabeçote para o radiador, tem uma porca 13mm, ( capa de do esticador/tensor da corrente) que é a parte que serve para ajustar a folga.
Com o motor desligado, afrouxe esta porca até retirá-la; com uma chave de fenda vc deve empurrar um pino do esticador/tensor que aparecerá; empurrando este pino,;faça girar o motor sem funcionar ( retirar o cabo da bobina) umas 3 vezes ( necessita de uma segunda pessoa); e depois recoloque a capa do esticador/tensor apertando o suficiente pra ficar firme.
Talvez resolva os barulhos se forem realmente folga neste conjunto.

Beleza Flugêncio!!!!!Tudo certinho!!!! Fiz o que você disse passo a passo e o barulho não existe mais!!! Obrigado.
Essa porca tem internamente uma espécie de pinça que trava esse pino que você mencionou na posição que estiver. Uma bela prova de que a tecnologia russa é bem mais adiantada que as outras, fazem de tudo pra facilitar a vida de mecânicos de final de semana :-)

Abraço