Ver Versão Completa : Lavar motor
Pessoal.
Como mandar lavar o motor da viatura? Depois da viagem a STL lavei o carro mas não quis arriscar lavar o motor no lava-rápido em que mandei, pois os caras estavam meio inseguros. :stop:
A viatura tá limpinha mas dentro do capô tem terra o suficiente prá construir um cupimzeiro. :parede::parede::parede:
Alguma recomendação especial? Ou é "só" dar uma jateada de água tomando os devidos cuidados com bateria, região do carburador e bobina? :pensativo:
Abraços.
Pessoal.
Como mandar lavar o motor da viatura? Depois da viagem a STL lavei o carro mas não quis arriscar lavar o motor no lava-rápido em que mandei, pois os caras estavam meio inseguros. :stop:
A viatura tá limpinha mas dentro do capô tem terra o suficiente prá construir um cupimzeiro. :parede::parede::parede:
Alguma recomendação especial? Ou é "só" dar uma jateada de água tomando os devidos cuidados com bateria, região do carburador e bobina? :pensativo:
Abraços.
Ricardo, você sabe como sou fresco com meu carro, ele está quase sempre limpo. Mas o motor é uma exceção, é lavado de uma a duas vezes ao ano, apenas.
Não é recomendavel lavar o motor com freqüência, só mesmo quando estiver imundo, ou por necessidade (o mecânico vai mexer, por ex.). O pior é que o pessoal nos postos de gasolina usa produtos altamente agressivos para lavar os motores, e este produtos atacam a pintura e os componentes de borracha.
Existe uma solução caseira, menos agressiva: com um borrifador, pulverize querosene ou removedor em todas as partes do motor que você puder alcançar. Deixe por um tempo, para que o removedor aja, depois passe um pincel nas partes mais sujas de graxa/óleo. Depois, jogue água (só água!) para remover o querosene/removedor, mas sem exagerar na quantidade e na pressão. Cuidado para não molhar o distribuidor!
Terminado o serviço, é bom ligar o motor, para que o seu calor acelere a secagem da água.
O motor não vai ficar "limpinho", mas vai deixar de ser "encardido" :mrgreen:
Se decidir lavar, seja no posto, no lava rápido ou vc mesmo... :pensativo: sugiro que cubra o distribuidor com uma sacolinha plástica e lave com o motor preferenciamente frio... isso evitará maiores riscos...
[]s :concordo:
PS: Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!:dance:
Otávio Luiz
31/07/2008, 13:27
......... Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!:dance:
Lava na casa do Soldier!!!:mrgreen:
gabriel.inacio
31/07/2008, 13:48
BELO TOPICO LISBOA
Bom um dia levei meu carro pra lavar motor e outras partes, pois quando o cara me disse q ia ficar 80 latinhas...eu pensei bem e decedi colocar o mesmo valor em gasolina e tentar lavar em casa....mas so joguei água não passei nada, mas vou tentar fazer essa receita q o Gil mandou, quem sabe depois do puma ele fica limpinho...rsrs
Se decidir lavar, seja no posto, no lava rápido ou vc mesmo... :pensativo: sugiro que cubra o distribuidor com uma sacolinha plástica e lave com o motor preferenciamente frio... isso evitará maiores riscos...
PS: Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!:dance:
Soldier, cuidado com estas lavadoras, há partes do motor que podem ser danificadas/prejudicadas se você exagerar na pressão da águia, ao lavar o motor!
Soldier, cuidado com estas lavadoras, há partes do motor que podem ser danificadas/prejudicadas se você exagerar na pressão da águia, ao lavar o motor!
:discordo: Não... não comprei pra lavar o motor... no máximo em volta... comprei pq tô enjoado de ficar duas a três horas pro povo do lava rápido tirar o barro do bichinho... peguei uma promoção no Carrefour... Wapp R$270,00 e Xing Ling R$150,00...
PS: Lisboa, pra inveja do pessoal do "sul" :mrgreen:, se quiser está a sua disposição... ;)
Otávio Luiz
31/07/2008, 17:14
........Lisboa, pra inveja do pessoal do "sul" :mrgreen:, se quiser está a sua disposição... ;)
Que o Bacalhau não leia isso...:parede::mrgreen:
E dá-lhe inveja, que falta faz um camarada com uma wap ou garagem com algumas ferramentas pra tomar umas e fuçar na viatura...:sad:
eniomurara
31/07/2008, 17:34
Nós aqui no SUL deixamos o NIVA sujo mesmo, da aquele ar de OFF ROADER pesadão, aguá é só no parabrisa e na cumbuca do radiador.
Meu niva carrega consigo o terra e barro oriundos das trilhas mineiras e paranaenses por onde ele passou, não posso limpar muito que senão ele perde a identidade.
Boa desculpa pra não lavar o carro nesse frio que faz aqui. :-D
Tanque Russo
31/07/2008, 17:36
o seguinte...meu jipe eu lavo todas as vezes que vou andar...sei que não é recomendavél...mas quando vamos andar....voltamos sujos ...imundos....
mas de alma lavada....
boa sorte ai na lavagem...até mais
Nós aqui no SUL deixamos o NIVA sujo mesmo, da aquele ar de OFF ROADER pesadão, aguá é só no parabrisa e na cumbuca do radiador.
Meu niva carrega consigo o terra e barro oriundos das trilhas mineiras e paranaenses por onde ele passou, não posso limpar muito que senão ele perde a identidade.
Boa desculpa pra não lavar o carro nesse frio que faz aqui. :-D
Enio, enquanto o tempo está seco (não chove), como agora no Inverno, tudo bem, mas, de modo geral, não é bom manter o carro sujo, pois esta sujeira (poeira) segura a umidade, caso chova, ajudando a acelerar o processo de ferrugem. Com o carro limpo, a pintura estará (ou deveria estar... :mrgreen: ) lisa, possibilitando o rápido escorrimento da água das chuvas, e dificultando o aparecimento de ferrugem.
shuther4x4
31/07/2008, 23:27
Aqui vai a receita de como lavar o motor do seu Niva!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=qRBGr39uJBo
Fica limpinho!!!!!
Aqui vai a receita de como lavar o motor do seu Niva!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=qRBGr39uJBo
Fica limpinho!!!!!
ANIMAAAAAAL!!!:shock::shock::shock:
Ricardo Lisboa, eis aí a solução para você lavar o motor de seu Niva!
ANIMAAAAAAL!!!:shock::shock::shock:
Ricardo Lisboa, eis aí a solução para você lavar o motor de seu Niva!
Olha aí hein. Pena que eu já troquei o escape. hehehehehe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Soldier valeu pela disponibilidade da maquineta de pressão. :concordo:
Acho que vou na primeira dica do Gil. Na manha, cobrindo com sacos plásticos distribuidor e bobina.... sei lá. Mais garantido.
Valeu galera. :mrgreen:
SERGIO MOLLO
01/08/2008, 09:56
O meu chernobyl, como tem ignição eletronica,eu meto agua em tudo,com a vap e nunca tive problemas,só no distribuidor é que não jogo muita agua(só de leve).De resto primeiro pulveriso solupam diluido em agua, espero alguns minutos e depois bastante agua.
Abs.
leomichetti
01/08/2008, 11:22
Fala Lisboa...tranquilo véio ?!
Cara o meu tb tá todo cagado de terra por dentro e por fora...e a mecânica nem se fala !!!
Pior que vou ter que dar uma geral na parte elétrica do meu e mandar regular a lenta que comentei com vc, não sei se lembra...estou nesse dilema tb. O pessoal da oficina Araucária que mexe no meu NIVA disse que só preciso dar uma geral por dentro e por fora, no motor eles limpam pra mim...não sei o que vão fazer, mas se chamaram a resposanbilidade pra eles, só saio de lá com td funcionando...vou deixar com eles pra fazer lá mesmo.
Mudando rapidamente de assunto, tenho um regulador de voltagem original aqui comigo...tirei do meu carro e coloquei um do Flugêncio...eletrônico da Bosch...se quizer testar o meu no seu carro me fala e damos um jeito de enviar!
Abraços,
Léo.
Prieto 4x4
01/08/2008, 12:14
Tem que tomar cuidado com estas soluções ( tipo Solupam ). Elas atacam todas as partes de plástico e borracha, compromentendo sua vida útil.
Prieto 4x4
01/08/2008, 12:19
Cara o meu tb tá todo cagado de terra por dentro e por fora...e a mecânica nem se fala !!!
Léo.
Desculpa aí Léo, mas não resisti..:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tem certeza que é terra, ou é uma "lembrancinha" de São Thomé das Letras???
Lavar motor é fácil. Difícil é limpar isto aí
:D:D:D
Desculpa aí Léo, mas não resisti..:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tem certeza que é terra, ou é uma "lembrancinha" de São Thomé das Letras???
Lavar motor é fácil. Difícil é limpar isto aí
:D:D:D
kkkk... que merd@ :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
01/08/2008, 12:55
Eu sempre ando por estradas de terra, muitas vezes enlameadas... às vezes eu abuso e passo por poças de lama com tudo, porém, engana-se quem acha que suja meu motor... a explicação é uma só, eu mantenho os defletores em seus devidos lugares... eles evitam que água e lama entrem no cofre do motor... somente em situações extremas o motor fica tão sujo a ponto de necessitar de intervenção...
GARCIA/SP
01/08/2008, 12:58
Tem que tomar cuidado com estas soluções ( tipo Solupam ). Elas atacam todas as partes de plástico e borracha, compromentendo sua vida útil.
Solupam é #&*%*... acaba com borracha, mangueira...
Na boa, sempre que lavei motor, mesmo antes de ter o Niva, o fazia em postos de lavagem onde os caras usam água em temperatura alta, quente mesmo, e com média pressão.
Aprendi que este procedimento tem 2 pontos positivos:
1º - Obviamente, a água quente funciona como uma espécie de "emoliente", ajudando a dissolver a sujeira mais pesada;
2º - Caso o motor esteja ainda um pouco quente, não ocorre o temido choque térmico...
Abs:concordo:
gabriel.inacio
01/08/2008, 13:00
Pietro
Qual solução devemos usar heim??ja q o Solupam...acaba com tudo
Ps:Não tinha uma parada q vc jogava do oleo quente e estorava tudo...se chamava solupam tbm neh...huahuahua
GARCIA/SP
01/08/2008, 13:11
Pietro
Ps:Não tinha uma parada q vc jogava do oleo quente e estorava tudo...se chamava solupam tbm neh...huahuahua
:putz::putz:...Mandiopã.....................:mrgre en:
Otávio Luiz
01/08/2008, 13:19
:putz::putz:...Mandiopã.....................:mrgre en:
Com essa entregou a idade...:mrgreen:
Já comi muuuuito mandiopã, mas naquela época ainda não tomava cerveja, seria um ótimo tira-gosto.:concordo:
Prieto 4x4
01/08/2008, 13:40
Pietro
Gabriel
Não sei qual a solução não.
No lava rápido em que levo o Kursk após os "passeios" só lavam caminhões. O "bicho" sai limpinho, mas devem usar química pura...:putz::putz::putz:
Só estou dizendo que é bom evitar. Somente utilizar quando realmente necessário.
Agora Mandiopã com cerveja....deve ficar bom
:concordo:
emtsuhako
01/08/2008, 13:40
TIOS, no meu tempo de moleque isso aí era Fritopan... :mrgreen:
Prieto 4x4
01/08/2008, 13:49
TIOS, no meu tempo de moleque isso aí era Fritopan... :mrgreen:
Edson
Para não restar mais dúvidas:
- Mandiopã e Fritopan são nomes diferentes para o mesmo produto.
veja: www.mandiopa.com.br/historia.htm (http://www.mandiopa.com.br/historia)
Forum 4x4 também é cultura :lol::lol::lol:
Tudo isto por causa do Solupam do Gabriel :putz::putz::putz:
Prieto 4x4
01/08/2008, 13:52
Faltou uma imagem...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
GARCIA/SP
01/08/2008, 14:00
Com essa entregou a idade...:mrgreen:
Já comi muuuuito mandiopã, mas naquela época ainda não tomava cerveja, seria um ótimo tira-gosto.:concordo:
É, meu velho...quase 45 na carcaça...:mrgreen::concordo:
Solupam é #&*%*... acaba com borracha, mangueira...
Na boa, sempre que lavei motor, mesmo antes de ter o Niva, o fazia em postos de lavagem onde os caras usam água em temperatura alta, quente mesmo, e com média pressão.
Aprendi que este procedimento tem 2 pontos positivos:
1º - Obviamente, a água quente funciona como uma espécie de "emoliente", ajudando a dissolver a sujeira mais pesada;
2º - Caso o motor esteja ainda um pouco quente, não ocorre o temido choque térmico...
Abs:concordo:
Certíssimo!
Ai galera, me desculpem os que dizem que andar na trilha nao suja o motor. Mas entao nao estao andando na trilha certa. Sempre que venho de um passeio como estes abaixo lama, areia salgada etc, posso garantir que o motor fica imundo com ou sem para barro ou qualquer outra parafernalha. Lavar o motor faz parte da manutençao periodica do carro. Se nao lavar como vai verificar se tem algum tipo de vasamento, quando secar o recipiente e as engrenagens fundirem. Concordo de nao se deve usar produtos quimicos agressivos mas uma agua morna e um pouco de sabao de coco nao faz mal a ninguem. deixa a barra de molho numa latinha de agua e depois usa a soluçao que tira toda a gordura e nao danifica nada. Acham que vou deixar uma obra de arte dessas suja, sem chance. A sujeira é o melhor amigo da ferrugem, enrrigecimento das borrachs em geral e problemas eletricos.
Existe uma solução caseira, menos agressiva: com um borrifador, pulverize querosene ou removedor... " :mrgreen:
Hummm! Não acho querosene uma boa não. Nem toda borracha resiste a derivados de petróleo (como a buna-n), assim vc acaba ressecando ou deteriorando alguma coisa!
Eu também raramente mando lavar o motor, mas quando faço, peço (na verdade exijo) três coisas:
- Quebrar a força do jato, para evitar que a água penetre em partes elétricas ou mesmo dentro do carter;
- Não utilizar nenhum produto químico na lavagem;
- E por último não borrifar nada depois.
Vez ou outra quando o motor está muito sujo de óleo, utilizo sabão em pó dissolvido em água bem concentrado, aplico sobre o motor e esfrego com uma escova DLP. Depois enxaguo com água de mangueira do jardim, sem esguicho.
Hummm! Não acho querosene uma boa não. Nem toda borracha resiste a derivados de petróleo (como a buna-n), assim vc acaba ressecando ou deteriorando alguma coisa!
Eu também raramente mando lavar o motor, mas quando faço, peço (na verdade exijo) três coisas:
- Quebrar a força do jato, para evitar que a água penetre em partes elétricas ou mesmo dentro do carter;
- Não utilizar nenhum produto químico na lavagem;
- E por último não borrifar nada depois.
Vez ou outra quando o motor está muito sujo de óleo, utilizo sabão em pó dissolvido em água bem concentrado, aplico sobre o motor e esfrego com uma escova DLP. Depois enxaguo com água de mangueira do jardim, sem esguicho.
Durval, o querosene, embora seja um derivado de petróleo, é pouco agressivo. além disso, ele será eliminado, quando for jogada a água. Ele servirá apenas para diluir a graxa e o óleo que porventura estejam por lá.
BACALHAU
04/08/2008, 12:11
"Cuidar da limpeza do carro é essencial, mas evite lavar o motor
Manter o carro limpo e bem conservado contribui com o aumento do valor de revenda, além de ser importante para a durabilidade da carroceria e de vários outros componentes. Na hora da lavagem, é preciso tomar alguns cuidados para não causar danos à pintura ou até mesmo ao motor, principalmente os equipados com sistema de injeção eletrônica, mais sensíveis à ação da água e dos produtos químicos como óleo de mamona, diesel e querosene. Acompanhe como fazer para não transformar a intenção de ver o carro brilhando em uma enorme dor de cabeça.
Antes de molhar o carro, escolha um lugar à sombra para não manchar a pintura. Com um pano macio embebido numa solução de água e sabão neutro, retire a sujeira sem esfregar demais a carroceria. Comece pela capota, deixando as rodas por último, já que acumulam mais sujeira.
Enxaguar é a próxima etapa, que também deve começar pelas partes mais altas do carro em direção às rodas. Enquanto a água evapora naturalmente, dê mais brilho aos pneus com a ajuda de uma esponja e um pouco de limpa-pneu de boa qualidade. Complete o serviço terminando de enxugar a carroceira com um pano limpo e seco que não cause riscos.
Ao abrir o capô, saiba que "o motor não foi feito para ser lavado", explica Roberto Bertin, gerente técnico da BGM Franchising, franqueadora master da Precision Tune no Brasil. "Com a lavagem, deve-se saber que os prejuízos podem variar de R$ 30,00 a R$ 1.000,00", completa.
Os danos vão desde pequenas falhas no momento da partida até uma pane geral. Quando o motor estiver muito sujo é recomendável que a lavagem seja feita somente com água, evitando jatos fortes e sem adicionar produtos químicos. Além disso, é importante proteger com plástico os sensores eletrônicos e os componentes da parte elétrica.
O estofamento deve ser limpo com uma escova de cerdas macias e um aspirador de pó. Caso encontre muita sujeira, os limpa-estofados domésticos podem ser usados seguindo as instruções do fabricante, inclusive nos tapetes acarpetados.
Para conservar o painel e as partes de borracha, passe uma flanela com um pouco de silicone líquido. Deixe os vidros mais limpos usando folhas de jornal e limpa-vidros, já que não soltam fiapos e absorvem bem a umidade. No volante, use apenas um pano úmido."
Fonte: http://www.mecanicaonline.com.br/
Recomendo uma visita a este site.