Ver Versão Completa : transformação motor ranger 2.5 para 2.8
wilson roberto
31/07/2008, 07:24
pessoal preciso de ajuda numa mudança que quero fazer quero passar meu motor 2.5 para 2.8 sei que muda a injeção a turbina até aí td bem agora o problema .....
preciso trocar pistões, anéis, biela e o virabrequim as perguntas são: Será que dá certo já que o virabrequim é mais grosso e os pistões, será que o bloco aguenta a retifica sendo que o pistão da 2.5 mede 90.649mm e o da 2.8 mede 92.8 mm.
e a embreagem será que não vai patinar.
obrigado abraços wilson
duardobruno
31/07/2008, 09:18
Wilson, já ouvi dizer que tem um kit 2.8 que se compra. Ouvi dizer tb que fica uma beleza!!! Vira outro carro. Agora, dá uma pesquisada aí no fórum que eu vi um tópico a respeito, já faz um tempinho, de um amigo rangeiro que transformou o motor dele. Fez do jeitinho q vc quer fazer, 2.5 pra 2.8.:concordo:
Rogerinho
31/07/2008, 10:10
Amigo,
Sinceramente, eu acho besteira um rebuild do bloco para 300cc a mais !!! Eu já pensei nesse kit pro meu carro, mas vi que vou conseguir muito mais coisa a menor custo preparando o HSD2.5...
Estou pensando em uma turbina Garret GT28 Roletada (R$ ????,??), uma preparação leve no cabeçote (+/- R$1.000,00), Short-Ram (R$290,00), Frontal-Intercooler (R$800,00), Coletor de exaustão dimensionado (R$600,00) e o resto do escape em 3.5" (R$500,00 + R$250,00)....e claro, bicos Rasch (R$1.200,00) !!! O resultado esperado é algo entre 200 e 220bhp.....e com um custo bem menor!!!
Um forte abraço
wilson roberto
31/07/2008, 17:23
que tipo de kit será esse pois a minha já esta com a t.g.v da 2.8 a bomba já foi alterada
agora só falta o trem de força( pistão, anéis , bielas e o virabrequim , e os bicos injetores é claro) a minha duvida é só saber se o vira da 2.8 da certo no bloco da 2.5 e se o bloco aguenta a usinagem para colocar os pistões da 2.8. abraços
wilson roberto
31/07/2008, 17:26
Wilson, já ouvi dizer que tem um kit 2.8 que se compra. Ouvi dizer tb que fica uma beleza!!! Vira outro carro. Agora, dá uma pesquisada aí no fórum que eu vi um tópico a respeito, já faz um tempinho, de um amigo rangeiro que transformou o motor dele. Fez do jeitinho q vc quer fazer, 2.5 pra 2.8.:concordo:
como faço para pesquisar sobre isso
muricaum
31/07/2008, 18:02
wilson
o nosso amigo Walter Casitta fez isso ai. trocou de 2.5 pra 2.8 mas parece que ele trocou o motor todo, não fez em cima do bloco do 2.5.
o link é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42201
pra pesquisar no forum, onde esta Painel de controle, ajuda, lista de membros, etc.. vc procura o pesquisar, ai abre uma janela no link e vc digita as palavras chaves. ou tbm vai rolando o forum e indo pra pagina 2, 3 etc e vai vendo quais sao os assuntos ok?
espero que tenha ajudado
abraço
Edintruder
31/07/2008, 18:19
Wilson,
Os blocos da 2.5 e 2.8 são iguais! Na tua lista falta apenas as camisas dos cilindros.
Melhora bastante o rendimento pois nessa alteração o curso dos pistões ficam maiores e o torque aumenta bastante.
O torque aumenta bem mais do que a potência, e isso muda mais a performance do que apenas melhorar o 2.5.
A diferença entre o 2.8 e o 2.5 euro II, além do trem de força, incluem ainda os coletores, turbina, bicos injetores e corpo injetor de 13mm no 2.8 e 12mm no 2.5.
Cabeçote, válvulas, acessórios periféricos, bloco, retentores etc são iguais.
No caso da tua 2.5 já melhorada, o aumento foi significativo, porém próximo do 2.8 original, se alterar o trem de força, o motor fica zero km e igual a um 2.8 original, ou seja, com o mesmo torque. Pois quando melhora-se o 2.5 a cavalaria dispara além do 2.8 porém o torque não chega nem perto...
Um exemplo, mexi apenas na regulagem da BI da minha Ranger e está mais esperta que uma 2.8 TGV, porém está longe de ter a mesma força que a 2.8, é só pegar uma subida que o 2.5 não acompanha, mesmo estando fuçadinho...
Em relação à embreagem, para colocar o kit do 2.8 tem que trocar o volante do motor.
Porém o que o Rogerinho colocou é fato, custa mais em conta fuçar tudo o que dá no 2.5, porém ficam duas perguntas: A durabilidade final fica reduzida, então vale o investimento? Só o valor da turbina roletada é o preço do kit 2.8, só os bicos do Rasch pagam a MO, será que não fica mais durável no final das contas e agrega mais torque ao motor, e basta os bicos do rasch e calibrada na bomba consegues andar junto com o 2.5hsd todo fuçado sem risco de quebras.
Rogerinho
31/07/2008, 19:36
Edintruder,
Não acho bem assim, eu sinceramente não rodo muito pra me preocupar com uma durabilidade incrivel !!! Se ainda estiver comigo quando precisar fazer retífica, aí sim entra um kit 2800cc...
O carro é turbo, então acho melhor socar pressão...melhorar pressurização e todo o caminho do ar...mistura...e exaustão...e ainda manter as paredes do bloco mais grossas !!! Vc vai ter um carro muito forte, e com uma possibilidade enorme ainda de retifica-lo...! E outra coisa, não precisamos usar os 200-220-250hp o tempo todo (até pq nem dá...hehehehe)...então nao considero nem de longe um bicho de sete cabeças!
Quanto ao problema do torque, já dizia Carroll Shelby "Nada substituí as polegadas cúbicas!" e isso é uma verdade...porém uma turbina roletada vai suprir essa necessidade, mas vai ter uma bela porrada quando entrar (Se for grande!)...!!!(NOTA: já li em algum lugar e gostei da frase: "Turbo makes torque...and torque makes fun!")
Essa é minha opinião
Um forte abraço
Rogerinho
31/07/2008, 19:43
Outra coisa,
Tens que ver o tipo de uso do carro, meu projeto é pro meu uso...que é 80% rodoviário, 15% em cidades e 5% em estradas de terra tranquilas...então não tenho problema com "Turbo Lag", mas pra uso off-road acho que se torna um baita de um problema, um carro forte em piso sem aderencia vai destracionar as quatro rodas e não vai sair do lugar quando a turbina encher completamente!!!
Um forte abraço
PS: Desculpa pelo flood!
Luizinho
31/07/2008, 23:22
Vira e pistões do 2.8 no 2.5 é sem problemas, porém o 2.8 usa um volante bem maior e mais pesado (para reter mais energia) que não cabe no bloco do 2.5.
Vocês lembram que o conjunto motriz da pick-up do Walter recuou 10mm. Pois é, o bloco do 2.8 é um pouquinho maior para caber o volante.
Só estou lembrando isso, pois não vais conseguir fazer um idêntico ao original. Pode fazer um até melhor (por ex. com alívio e balanceamento das partes móveis) porém com características um pouquinho diferentes.
Wilson,
a sua pick-up já esta com bicos grandes? E o intercooler, já é o da 2.8? Já alongou a relação para aproveitar a força da TGV? O ponto está correto?
Talvez existam providências mais fáceis e baratas para fazer antes que possam te satisfazer.
Rogerinho
01/08/2008, 11:06
Luizinho,
Um volante do motor aliviado não irá sacrificar o torque?...Pergunto pq não entendo nada sobre isso!!!
Luizinho
01/08/2008, 12:10
Eu só dei um exemplo genérico. O caso tem de ser analisado com carinho.
Edintruder
02/08/2008, 13:01
Luizinho,
Um volante do motor aliviado não irá sacrificar o torque?...Pergunto pq não entendo nada sobre isso!!!
Sim, aumenta apenas a aceleração do motor, porém é só pegar uma subidinha que perde o embalo em giros constantes muito mais rápido.
wilson roberto
02/08/2008, 13:21
Wilson,
a sua pick-up já esta com bicos grandes? E o intercooler, já é o da 2.8? Já alongou a relação para aproveitar a força da TGV? O ponto está correto?
Talvez existam providências mais fáceis e baratas para fazer antes que possam te satisfazer.
luizinho não coloquei os bicos ainda a camionete esta 10 estou meio cismado com os bicos
pois será que ela não vai ficar uma fumaceira do cacete rsrsrsr ja liguei n vezes para o mauricio mas chega na hora h fico com essa cisma queria saber tambem a esse respeito se ela fica boa mesmo o oleo dela esta aberto no ultimo ela esta 10 e nao fumaceia mas queria um pouco mais vc entende né????? rrsrsrsrsrs
Luizinho
02/08/2008, 14:30
Wilson,
O negócio dos bicos é complicado.
Para mim a fumaça é bastante tolerável (especialmente se usar Diesel Podium) mas já teve gente aqui do Forum que não gostou. Agora reclamação de desempenho, ninguém tem.
Eu me arrependo muito de ter demorado para colocar os bicos.
Bomba aberta eu não gosto, prefiro não entrar no mérito, acho que a bomba tem de ser preparada como um todo, levando em consideração os bicos utilizados.
Sai bem mais barato trocar os bicos do que aumentar a cilindrada, a não ser que seja caso de desgaste.
Não esqueça do cooler da 2.8 (maior durabilidade e melhor consumo).
Quando troquei a descarga da Pick-up, não senti diferênça de desempenho, mas tenho certeza que a turbina agradece o alívio na durabilidade.
OBS: Mais importante do que qualquer alívio, é um bom balanceamento das partes móveis, inclusive representa ganhos de durabilidade. Mas isso só é o caso em uma reconstrução total para máximo desempenho.
Pequeno jr
02/08/2008, 22:21
Galera,
Primeiramente Parabens pelo topico e os post de todos. TEm tdo para ser sucesso esse daqui.
Vamos lá ... minha Ranger já está com quase 317.000km/rodados com um motor original, lacrado e que nunca foi aberto. Durante todo esse tempo, o máximo que fiz foi embreagem aos 215.000, regulagens de cabeçote e a bomba injetora completa que foi feita apenas aos 280.000 km/rodados pela primeira vez.
POis bem .. da forma que ela esta ... e da forma que mantenho a manutenção preventiva (principalmente a questão de oleos, filtros e etc a cada 5.000km exatos) ela ainda deve rodar muito. COmecei a notar que turbina começou a passar um pouco de oleo indicando que começou a chegar uma volga nela. Nada demais e nem em excesso... a Ranger continua andando bem, mantendo velocidades e o mesmo desempenho dos ultimos 150.000km/rodados.
Por causa de algumas coisas que estou fazendo aqui no DF, devo ficar com a RAnger por mais um ano, ou seja, até 2009. Aos poucos estou restaurando várias coisas que detonei em várias trilhas e passeios por aqui, como por exemplo pintura, interior e de suspensão só falta os amortecedores.
Bem, não sei até aonde o motor vai, mas após ler algumas coisas e conversar com alguns amigos aqui do DF, to pensando em ir aos poucos comprando os Kits e material completo para ir deixando em casa até que decida em fazer o motor completo da Ranger. tenho certeza que esse ano ela roda por inteiro sem me dar dor de cabeça alguma e ainda particpando de rallys e de trilhas sem problema algum.
Ai que veio a idéia de fazer o 2.5 Euro I da minha RAnger. Conversando com alguns amigos do ramo, todos indicaram para passar a Ranger para o Kit da 2.8 + bomba injetora da 2.8 + turbina (TGV semi nova ou WG zerada). Fazendo uma pesquisa rápida em apenas uma auto peças e somente dois outros locais que me lembrei ficou o seguinte:
Peças: Kit 2.8 + juntas + bronzinas + algumas mangueiras+ outras peças = R$ 3900,00
Virabrequim da 2.8 STD = R$ 680,00
Retifica Completa Bloco e Cabeçote = R$ 1200,00
Bomba Injetora da 2.8 + bicos = R$ 1500,00 (Na base de troca na minha da 2.5 no mesmo local aonde fiz a minha)
Turbina = R$ 1500,00 WG zero em SP e TGV usada com garantia = R$ 2300,00
Mão de Obra Motor = R$ 400,00
Claro que, se pesquisar ainda acho muitas dessas peças mais barato ainda.
O Foda de todo esse negócio é que, ver um motor 2.5 que foi passado para 2.8 é que nem cabeça de bacalhau. Todos falam que dá e existe, mas ninguem viu. Hoje, sábado, fui num dos mecânicos das concessionárias Ford aqui do DF que aproveita os finais de semana para fazer alguns bicos. Ele disse que já fez uma 2.5 para 2.8 e não ficou bom .... ficou ótimo e com um preço muito em conta. Essa RAnger já está com mais de 30.000km/rodados com esse motor. COmbinamos para essa proxima semana, ele entrar em contato com o cliente dele para que eu possar andar na Ranger do cara e ver como ficou.
Na pior das hipoteses, não dando certo passar a 2.5 euro I para a 2.8, o que vou fazer é um 2.5 com bomba injetora da Euro II + turbina (TGV ou WG) + intercooler maior + bicos Rasch, o que de preço, tenho quase que certeza que vai ficar bem próximo da ideia número 1, pois as peças das 2.5 estão em média de 20 a 75 % mais caras que as da 2.8. Vejam só o exemplo da embreagem, 2.8 completa e atuador = R$ 860,00 a da 2.5 completa + atuador = R$ 1350,00.
Como eu disse ... vou fazer a coisa com calma e pensar principalmente os prós e contras das duas opções de manutenção.
Eduardo Bruno ... mlk doido de cola Tenaz ... conhece alguma RAnger aqui do DF que foi feito esse serviço?
Walter L. L. Casitta
02/08/2008, 22:36
Eu acho que o maior problema em converter o motor 2.5 em um 2.8 seria o volante. O do 2.8 é maior e avança para dentro da caixa de marchas...
shimomoto
03/08/2008, 00:07
Galera,
Primeiramente Parabens pelo topico e os post de todos. TEm tdo para ser sucesso esse daqui.
Vamos lá ... minha Ranger já está com quase 317.000km/rodados com um motor original, lacrado e que nunca foi aberto. Durante todo esse tempo, o máximo que fiz foi embreagem aos 215.000, regulagens de cabeçote e a bomba injetora completa que foi feita apenas aos 280.000 km/rodados pela primeira vez.
(...)
Pequeno;
Do jeito que eu sei que você está investindo em sua Ranger, ela tá ficando igualzinho ao Vectra que meu pai possui: Já investiu tanto nele que tá ficando complicado vender. Só para ilustrar, ele já colocou 4 pneus, reformou toda a caixa automática, suspensão completa (dianteira e traseira), retoques e polimento na pintura...Como se vende um carro desses???
Bem, vou dar meus pitacos...
Acho que tudo depende do grau de confiança que tens na tua Ranger.
Se pretende ficar com elas mais um ano e voce acha que o motor ainda roda muito (mais uns 50 mil km por exemplo, em 1 ano e meio - final de 2009). acho que não compensa mexer no motor. Quando muito arrumar a turbina. Senão, quando voce acabar de comprar as peças e fizer o motor, quem usufruirá do motor zerado será o futuro proprietário de sua Ranger, todinha reformada...:pensativo::pensativo::pensativo:
Neste caso, ficaria com a hipotese que voce considerou por ultimo: Uma turbina variável, intercooler maior, e montaria tudo na condição Maxion Euro II (acho que além da BI, muda também os pistões). Os bicos Rasch e esse conjuntinho mais "apimentado" deve deixar ela bem mais esperta e com a vantagem de não se alterar em praticamente nada a originalidade do motor.
O risco de se abrir para 2.8 é que pode condenar o bloco de uma vez por todas correndo-se o risco de nao ficar bom. Ai condena não só o motor mas o carro todo.
Um grande abraço!!!
wilson roberto
03/08/2008, 11:33
Wilson,
O negócio dos bicos é complicado.
Para mim a fumaça é bastante tolerável (especialmente se usar Diesel Podium) mas já teve gente aqui do Forum que não gostou. Agora reclamação de desempenho, ninguém tem.
Eu me arrependo muito de ter demorado para colocar os bicos.
Bomba aberta eu não gosto, prefiro não entrar no mérito, acho que a bomba tem de ser preparada como um todo, levando em consideração os bicos utilizados.
Sai bem mais barato trocar os bicos do que aumentar a cilindrada, a não ser que seja caso de desgaste.
Não esqueça do cooler da 2.8 (maior durabilidade e melhor consumo).
Quando troquei a descarga da Pick-up, não senti diferênça de desempenho, mas tenho certeza que a turbina agradece o alívio na durabilidade.
OBS: Mais importante do que qualquer alívio, é um bom balanceamento das partes móveis, inclusive representa ganhos de durabilidade. Mas isso só é o caso em uma reconstrução total para máximo desempenho.
luizinho será que vc não consegue colocar um video da sua pick up andando para eu ter uma noção da fumaça pois a configuração das nossas camionetes é bem parecida a minha só nao tem o intercooler da 2.8 mas vou desistir de passar para 2.8 motor inxertado assim certeza que não fica bom o escape da minha é 2,5 pol direto e ela também esta com t.g.v. será que os bicos do rasch com a bomba original nao surtira o mesmo efeito da minha com o bico original e a bomba bem aberta e a minha ainda não tem fumaça acredita cara!!!!!
Luizinho
03/08/2008, 11:35
Pequeno Junior,
Este virabrequim da 2.8 de R$ 680,00 é 0km?
Pois se for, por gentileza me dê a dica de onde comprar, porque na oportunidade que vi na International custava R$ 2.500,00.
Walter,
O volante continua o da 2.5. Talvez a maior consequencia seja não reter tanta energia quanto o volante da 2.8, aí é só não alongar demais a Pick-up. Quanto a eventuais vibrações, o Maurício não comentou nada comigo.
O Maurício já montou uma 3.0 em cima do 2.5. É só usar os pistões da 3.0 com algum retrabalho. Se conseguir um virabrequim barato, monto 3.0 com uma turbina maior do que a da 2.8. E tome relção longa.
wilson roberto
03/08/2008, 11:37
O risco de se abrir para 2.8 é que pode condenar o bloco de uma vez por todas correndo-se o risco de nao ficar bom. Ai condena não só o motor mas o carro todo.
Um grande abraço!!!
é shimomoto vou desistir dessa ideia louca vou deixar a ideia de lado de passar o 2.5 para 2.8 senão vou acabar condenando o carro e o motor abraços wilson
MARKIN25
03/08/2008, 12:05
to aqui numa dúvida danada, minha ranger é 2.5 2001, o que é euro I, euro II, no caso, qual é o modelo do meu...
abs...
wilson roberto
03/08/2008, 12:15
markim o seu é 2.5 euro 2
MARKIN25
03/08/2008, 12:25
Mas o que seria euro I ou II, qual a diferença?
Edintruder
03/08/2008, 20:19
No Euro I o came e corpo distribuidor tem 11mm de diâmetro e e no Euro II o sistema tem 12mm de diâmetro, fora que os desenhos dos pistões são diferentes e acredito que os bicos injetores também. O Euro II os bicos tem 2 estagios, não tenho certeza no Euro I...
Se a tua Ranger não tem mais as RL automáticas à vácuo, com certeza é Euro II, está escrito em dois selos no motor (Euro-II), um é na válvula PCV e na tampa da correia de distribuição. É um selo redondo branco e letras verdes.
dinhorlf
03/08/2008, 21:39
No Euro I o came e corpo distribuidor tem 11mm de diâmetro e e no Euro II o sistema tem 12mm de diâmetro, fora que os desenhos dos pistões são diferentes e acredito que os bicos injetores também. O Euro II os bicos tem 2 estagios, não tenho certeza no Euro I...
Se a tua Ranger não tem mais as RL automáticas à vácuo, com certeza é Euro II, está escrito em dois selos no motor (Euro-II), um é na válvula PCV e na tampa da correia de distribuição. É um selo redondo branco e letras verdes.
ola amigos, existe tambem uma etiqueta c/ codigo de barras lado esquerdo do motor abaixo do alternador, veja foto.
shimomoto
03/08/2008, 22:25
é shimomoto vou desistir dessa ideia louca vou deixar a ideia de lado de passar o 2.5 para 2.8 senão vou acabar condenando o carro e o motor abraços wilson
E ai Wilson, blz????:concordo::concordo::concordo:
Voce captou extamanete o ponto que quis chegar. Se a transformação do 2.5 em 2.8 ficar ruim, é um caminho sem volta: Nao tem jeito de voltar atrás a menos que se compre um bloco ou um motor novo.
Abracos!
Walter L. L. Casitta
03/08/2008, 22:34
E ai Wilson, blz????:concordo::concordo::concordo:
Voce captou extamanete o ponto que quis chegar. Se a transformação do 2.5 em 2.8 ficar ruim, é um caminho sem volta: Nao tem jeito de voltar atrás a menos que se compre um bloco ou um motor novo.
Abracos!
X2... Além disso sempre é mais trocar a Ranger inteira por uma mais nova...
Pequeno jr
03/08/2008, 22:57
Pequeno Junior,
Este virabrequim da 2.8 de R$ 680,00 é 0km?
Pois se for, por gentileza me dê a dica de onde comprar, porque na oportunidade que vi na International custava R$ 2.500,00.
Walter,
O volante continua o da 2.5. Talvez a maior consequencia seja não reter tanta energia quanto o volante da 2.8, aí é só não alongar demais a Pick-up. Quanto a eventuais vibrações, o Maurício não comentou nada comigo.
O Maurício já montou uma 3.0 em cima do 2.5. É só usar os pistões da 3.0 com algum retrabalho. Se conseguir um virabrequim barato, monto 3.0 com uma turbina maior do que a da 2.8. E tome relção longa.
Luizinho ... esse valor foi em uma Retifica aqui do DF num vira STD, mas é claro que usado e em ótimo estado. Foi o melhor preço q achei, sendo que a maioria é na casa de R$ 850,00.
Rogerinho
03/08/2008, 22:59
Se fizermos um re-build do bloco e não ficar bom, eu não posso fazer um novo encamisamento dos cilindros?!
Pequeno jr
03/08/2008, 23:27
Pequeno;
Do jeito que eu sei que você está investindo em sua Ranger, ela tá ficando igualzinho ao Vectra que meu pai possui: Já investiu tanto nele que tá ficando complicado vender. Só para ilustrar, ele já colocou 4 pneus, reformou toda a caixa automática, suspensão completa (dianteira e traseira), retoques e polimento na pintura...Como se vende um carro desses???
Bem, vou dar meus pitacos...
Acho que tudo depende do grau de confiança que tens na tua Ranger.
Se pretende ficar com elas mais um ano e voce acha que o motor ainda roda muito (mais uns 50 mil km por exemplo, em 1 ano e meio - final de 2009). acho que não compensa mexer no motor. Quando muito arrumar a turbina. Senão, quando voce acabar de comprar as peças e fizer o motor, quem usufruirá do motor zerado será o futuro proprietário de sua Ranger, todinha reformada...:pensativo::pensativo::pensativo:
Neste caso, ficaria com a hipotese que voce considerou por ultimo: Uma turbina variável, intercooler maior, e montaria tudo na condição Maxion Euro II (acho que além da BI, muda também os pistões). Os bicos Rasch e esse conjuntinho mais "apimentado" deve deixar ela bem mais esperta e com a vantagem de não se alterar em praticamente nada a originalidade do motor.
Um grande abraço!!!
Daniel, pois é ...ta fodz.
Não posso capitalizar muita grana para a viatura devido ao imóvel e tbm não posso me desfazer da Ranger pq senão, para chegar em outra e depois ir subindo aos poucos vai ser fodz.
O medo é ... viatura acima dos 317.000km/rodados, andando direitinho, motor com manutenção hiper me dia ... massssss .... um dia a casa cai e ai, só fazendo o motor. Peço muito ao meu paizão que está lá em cima para me dar juízo e sorte para esse motor não acontecer nada daqui para o próximo ano, mas vai que nas horas que eu to pedidndo meu pai está participando de alguma prova de rally lá em cima?? ai, já viu né ... vou ter que fazer o motor da Ranger.
Estive pensando melhor hoje e vou comprar as peças para fazer um 2.5 mesmo. Mas, vou indo na idéia de fazer um 2.5 Euro II com o kit da Sprinter 312 (ou seja, pistons diferentes da Euro I). Uma coisa é certa que terei que trocar é a turbina e se eu achar num bom preço, vai ser uma TGV da 2.8.
Bomba injetora e bicos, se achar em bom preço a base de troca será ou Euro II ou da 2.8 + bicos Rash.
OU seja, fazendo motor completo e deixando-o bem mais esperto .... espero com tudo isso não chegar aos R$ 7.500,00
duardobruno
04/08/2008, 09:15
Galera,
Eduardo Bruno ... mlk doido de cola Tenaz ... conhece alguma RAnger aqui do DF que foi feito esse serviço?
Fala meu Fiii!!! Perdão pelo atraso. Cara, não conheço carro que fez isso. Pq como disseram aí é igual a enterro de anão preto, deve existir, mas nunca viram um. Para responder esse tópico, liguei pro meca que te falei. Aquele que eu gostei do serviço dele, o Jailson, vulgo Novinho. Ele disse q se vc quiser fazer com o kit 2.8, fica bom. No custo benefício ele aconselhou pq o preço das peças é um pouco maior, mas melhora bastante o desempenho. Mas disse tb que se vc quiser fazer o up grade pra 2.5 Euro II, vc gastaria menos e a bicha fica um tiro tb. Pq conforme ele dissertou, o que manda é a regulagem da B.I. Eu acho ele meio defensor do 2.5, pq quando deu merda no meu carro, eu ofereci comprar um 2.8 a base de troca. Ele desaconselhou, fez desconto, promoção e tal, mas achou melhor fazer o motor zerado 2.5. Bom pq ficou bem confiável agora, com motor zero e turbina zero. E cara, realmente, fui pra Minas semana passada com a minha, tá acabando de amaciar. MMMMMMMMeeeuuuuu irrrmmmããõ a bicha tá o cão dos infernoo!!!!!! Fui segurando o pé pq ainda não fez 5.000 km, mas tá forte pra kkkkrrraalhoooo!!! gastei 1.000 da turbina, 3.750,00 do motor e 600,00 reais da geral na BI (Essa foi meio que de presente dele). Ainda mandei trocar óleos (diferencial e caixas) e trocar discos e pastilhas de freio. Aí não lembro quanto foi. Agora ffiiii!!! Casei com a Jubiraca. Por enquanto tá um love danado, só amor.
Abraço véi.
Rogerinho
04/08/2008, 11:21
Pequeno Jr.
Tinha uma Turbina da 2.8PS com TGV anunciada no Mercado Livre por R$1.500,00...diz o vendedor que foi tirada de um motor com 45.000km!!!De uma olhada lá...se estiver boa, o preço ta bem legal.
Um abraço
shimomoto
04/08/2008, 12:14
Daniel, pois é ...ta fodz.
Não posso capitalizar muita grana para a viatura devido ao imóvel e tbm não posso me desfazer da Ranger pq senão, para chegar em outra e depois ir subindo aos poucos vai ser fodz.
O medo é ... viatura acima dos 317.000km/rodados, andando direitinho, motor com manutenção hiper me dia ... massssss .... um dia a casa cai e ai, só fazendo o motor. Peço muito ao meu paizão que está lá em cima para me dar juízo e sorte para esse motor não acontecer nada daqui para o próximo ano, mas vai que nas horas que eu to pedidndo meu pai está participando de alguma prova de rally lá em cima?? ai, já viu né ... vou ter que fazer o motor da Ranger.
Estive pensando melhor hoje e vou comprar as peças para fazer um 2.5 mesmo. Mas, vou indo na idéia de fazer um 2.5 Euro II com o kit da Sprinter 312 (ou seja, pistons diferentes da Euro I). Uma coisa é certa que terei que trocar é a turbina e se eu achar num bom preço, vai ser uma TGV da 2.8.
Bomba injetora e bicos, se achar em bom preço a base de troca será ou Euro II ou da 2.8 + bicos Rash.
OU seja, fazendo motor completo e deixando-o bem mais esperto .... espero com tudo isso não chegar aos R$ 7.500,00
Pequeno Jr;
É complicado mesmo...Apesar do motor estar girando normalmente, vai que de repente...
Acho que tomou a decisão correta de fazê-lo na condição 2.5 Euro II. E sinceramente, acredito que com os R$7.500,00 você fará o seu motor ficar zero km novamente, trocando o que for necessário e o que não for, tudo com peças de primeira linha.
Abs!
Pequeno jr
21/08/2008, 23:16
Galera,
Voltando ao assunto do motor 2.5, fiz o levantamento abaixo. Meu motor esta neste momento com 319.000km/rodados originais sem nunca ter feito nada.
Motor
Kit motor Sprinter 312 (Aneis, Pistons e camisa) - R$ 987,00
Bomba de Óleo - R$ 261,00
Casquilhos de Biela - R$ 141,00
Casquilhos de Mancal - R$ 168,00
Jogo completo de Juntas International - R$ 185,00
Total - R$ 1.742,00
Turbinas Zero km à base de troca - Casa da Turbina em São Paulo
Turbina Original 2.5 AR48 - R$ 1.100,00
Turbina Original 2.8 AR52 - Geometria Variável R$ 1.800,00
Retifica Completa - Incluindo Análise do cabeçote - R$ 800,00
Mão-de-Obra - R$ 500,00
Troca da Bomba Injetora pelo Euro II - Base de Troca -R$ 1.000,00
Total com Turbina Original AR48 - R$ 5.142,00
Total com Turbina Original AR52 - Geometria Variável - R$ 5.842,00
Para fazer bem feito
Bomba de água - R$ 228,00
Correia dentada - R$ 60,00
Correia Poly V - R$ 55,00
Kit tensor da correia poly-v - R$ 480,00
Kit tensor correia dentada - R$ 450,00
Total - R$ 1.273,00
Bicos Injetores Rasch - R$ 1.000,00
Total Geral com Turbina Original AR48 - R$ 7.415,00
Total Geral com Turbina Original AR52 - Geometria Variável - R$ 8.115,00
Depois explico melhor, vim apenas postar os preços e to num cansaço daqueles. Amanhã no decorrer do dia posto a minha idéia a respeito do assunto.
Pequeno jr
22/08/2008, 07:07
Depois de uma noite de descanço voltei.
Bem, como disse ontem, a Ranger está com 319.000km/rodados neste exato momento com o motor original, sem nunca ter feito nada com exceção da Bomba Injetora, tensores (que foram trocados a + ou - 25.000km/atras) e a bomba d'agua que troquei qdo a Ranger estava com uns 150.000km/rodados.
Como terei que ficar com a Ranger por pelo menos mais 1 ano, decidi que vou mesmo fazer o motor e não deixar que eu descubra um dia até qto esse motor iria aguentar. Mesmo estando com 319.000 km, ela continua na medida do possível andando bem, mas claro que não mais como antes e além disso, a turbina dela começou a passar oleo.
Com isso, não vou me desesperar para fazer da noite para o dia e assim vou fazer todo o planejamento com calma e parar a Ranger apenas qdo tiver tudo em mãos. Para ser mais exato, penso em fazer isso lá para Novembro ou início de Dezembro.
Na lista que coloquei no post acima, a parte de motor foram cotadas em Goiânia.
Turbina em São Paulo a base de troca na casa da Turbina.
A troca da bomba injetora será no mesmo local que fiz a manutenção da BI e por isso consegui um desconto para fazer a troca pagando a vista.
A parte do fazer bem feito são peças que poderia aproveitar essa manutenção e para ficar mais tempo sem fazer nada, aproveitar e fazer também, mesmo que as peças não estejam com problemas ou com tempo de troca.
Outra coisa que fiquei na dúvida é o investimento na turbina TGV. Não por causa do valor, mas sim se é que vai ficar bom.
Bem ... é isso ... bora ver o que os conterrâneos de Ranger falam e os demais que tbm gostam do assunto.
[ ]'s e deixa eu correr para o trabalho.
Agora, o que me deixa meio cabreiro é esse tal kit da Sprinter 312 que vou ter que analisar um kit de motor da 2.5 original (a minha) e da sprinter para saber que diferença é essa que tem nos pistons.
duardobruno
22/08/2008, 08:54
É isso mesmo Little Junão! Faz com calma, procura as peças, pq se vc vai direto na oficina e diz que vai fazer, morre molinho 7.000,00 reais, como já vi gente dizendo que gastou aqui no fórum. E vc viu que com um pouco de pesquisa, com um pouco mais de 5.000,00 resolve o seu problema.
Se precisar de ajuda, me contacta aí velhinho.:concordo:
Allan Nielsen
22/08/2008, 08:56
Como terei que ficar com a Ranger por pelo menos mais 1 ano, decidi que vou mesmo fazer o motor e não deixar que eu descubra um dia até qto esse motor iria aguentar. Mesmo estando com 319.000 km, ela continua na medida do possível andando bem, mas claro que não mais como antes e além disso, a turbina dela começou a passar oleo.
Pequeno, .........vai minha opinião:
Será se o motor vai pifar? e o cambio? diferencial? homocineticas? etc etc
ou
Será se pelo meu uso, sorte, qualidade deste veiculo, ele rodará mais 200K Km sem problemas?
Não temos respostas para estas perguntas. A possibilidade de uma quebra aumenta com o uso, incluindo outras areas alem do motor. Normalmente um motor sinaliza que esta chegando no fim e mesmo assim demora (em condições normais).
A menos que vc esteja casado com a viatura e ela seja um xodo "introcavel", eu não gastaria grana no motor pensando que poderia vir a quebrar nos proximos dois anos. Guarde a grana e se precisar, com a grana na mão é facil resolver.
Boa sorte.
Pequeno, .........vai minha opinião:
Será se o motor vai pifar? e o cambio? diferencial? homocineticas? etc etc
ou
Será se pelo meu uso, sorte, qualidade deste veiculo, ele rodará mais 200K Km sem problemas?
Não temos respostas para estas perguntas. A possibilidade de uma quebra aumenta com o uso, incluindo outras areas alem do motor. Normalmente um motor sinaliza que esta chegando no fim e mesmo assim demora (em condições normais).
A menos que vc esteja casado com a viatura e ela seja um xodo "introcavel", eu não gastaria grana no motor pensando que poderia vir a quebrar nos proximos dois anos. Guarde a grana e se precisar, com a grana na mão é facil resolver.
Boa sorte.
Faça melhor, calcule quanto você gastaria (cerca de 8.000) e quanto tempo para pagar (em média em 5 ou 6x no parcelamento das peças e o resto a vista), ou seja uns R$ 1.600,00 por mês. Deposite esse valor nessa conta poupança todo mês (basta ter uma disciplina, como se fosse um pagamento) e no final do 5 mes voce terá esse dinheiro todo a vista, para no caso de ter que fazer o motor ou não. Se ele ainda estiver rodando e você se desfazer da Ranger, esse valor depositado você deixa para complementar o pagamento para uma outra mais nova! Se o motor pedir arrego, você terá o dinheiro em mãos sem precisar de preocupar em tirar de outro local, e poderá fazer o motor tranquilamente. Que tal?
Edintruder
22/08/2008, 12:08
Pequeno, esses valores foram cotados em distribuidoras International?
Tenta cotar em alguma distribuidora em POA e veja se eles enviam para o DF, pois consegues preços menores. Só nos tensores de correias consegues peças originais por R$100,00 mais baratas cada uma.
Cota ainda com o cara de São Borja/RS, tem um representante MWM International anunciando peças no fórum, na parte de vendas de peças.
Cota ainda um 2.8PS remanufaturado à base de troca... Pode ficar pelo mesmo valor da retífica do 2.5...
João Fellipe
22/08/2008, 21:52
Pequeno ta baixando oleo? os aneis estão bons???? tá fumando? o unico problema é um casquilho desses soltar e fazer uma zona no motor ai, como tb um pistao corroido por água no diesel fora isso o motor da sinais que vai quebrar.
Eu guardaria esse dim dim, colocaria uma turbina nova do 2.5 mesmo e iria rodando até o fim, pra mim esse motor vai se bem cuidado(acho que é o seu caso) aos 500.000 km ou mais já vi um com 623 000 km numa ranger, achei q era sacanagem, nao acreditei mais o dono só tinha trocado 3 turbinas e um 2 revisões na bomba injetora 300.000km e depois 610.000km o motor começou a beber óleo agora e tá fumando os aneis estao indo pro saco, só que meu amigo é doido e falou q tá bebendo 0,5 litro por semana quando beber 1 litro por semana ele vai parar a viatura. Agora acho q ta durando tanto pq o cara é cuidadoso, e a velocidade de cruzeiro nele em expedições(america latina) é 100 km/h. A Ranger é 1998 diesel XL cabine dupla 4x4. Detalhe ontem foi pra Rio x Floripa com a ranger assim mesmo, e fala que tá pensando em comprar uma nova mais a ranger dele nao quebra, o cara é tão cabeçudo q fala q uma NGD 3.0 tem eletronica demais e vai dar pane com ele no meio do mato, nao dá certo.
Eu se fosse vc pagaria pra ver! confio na ranger!
Walter L. L. Casitta
22/08/2008, 21:58
Pequeno ta baixando oleo? os aneis estão bons???? tá fumando? o unico problema é um casquilho desses soltar e fazer uma zona no motor ai, como tb um pistao corroido por água no diesel fora isso o motor da sinais que vai quebrar.
Eu guardaria esse dim dim, colocaria uma turbina nova do 2.5 mesmo e iria rodando até o fim, pra mim esse motor vai se bem cuidado(acho que é o seu caso) aos 500.000 km ou mais já vi um com 623 000 km numa ranger, achei q era sacanagem, nao acreditei mais o dono só tinha trocado 3 turbinas e um 2 revisões na bomba injetora 300.000km e depois 610.000km o motor começou a beber óleo agora e tá fumando os aneis estao indo pro saco, só que meu amigo é doido e falou q tá bebendo 0,5 litro por semana quando beber 1 litro por semana ele vai parar a viatura. Agora acho q ta durando tanto pq o cara é cuidadoso, e a velocidade de cruzeiro nele em expedições(america latina) é 100 km/h. A Ranger é 1998 diesel XL cabine dupla 4x4. Detalhe ontem foi pra Rio x Floripa com a ranger assim mesmo, e fala que tá pensando em comprar uma nova mais a ranger dele nao quebra, o cara é tão cabeçudo q fala q uma NGD 3.0 tem eletronica demais e vai dar pane com ele no meio do mato, nao dá certo.
Eu se fosse vc pagaria pra ver! confio na ranger!
JF, o Pequeno gosta de fazer viagens longas com a Ranger dele. Fosse eu também não esperaria não. A hora certa pra mexer nesse motor é agora mesmo...
Edintruder
22/08/2008, 22:28
Eu levo até aonde vai sem problemas, mas como o meu uso é sóna região aonde moro, é bem diferente do que ocorre no caso do Pequeno. Realmente vale a pena o investimento sim. A minha eu pretendo trocar antes dos 200.000km, ou no máximo em 3 anos, mas nunca sabemos o dia de amanhã...
shimomoto
22/08/2008, 22:53
Pequeno;
Meu unico conselho: Não confie a montagem do motor a qualquer um. Dê preferência que seu mecanico (ou alguém de confiança) monte o quebra cabeças (motor). Retifica é só pra usinagem. Só!
Motor montado com peças compradas na própria retifica, e que você acaba recebendo ele montado (só colocar no carro) é como uma caixa que você não sabe o que tem dentro: Pode ter peças de primeira linha (Mahle, KS, Cofap) como pode ter peças de terceira linha.
E infelizmente, não são poucas retificas cobram preços de peças de primeira linha e coloca peças de terceira...
Um Abraço
Pequeno jr
23/08/2008, 23:50
Senhores,
Voltando ao assunto.
O Walter sintetizou uma coisa que faço e muito que são as viajens. Não posso ficar a mercer do dia em que a Ranger vai para o Beleleu. Para terem idéia, de dezembro de 2007 para cá já rodei 35.000km/rodados e olha que estamos em Agosto. Claro que não viajo como antes pois meu parceirão se foi (parceirão = meu pai) e por isso diminui bastante o ritmo.
Gostaria mesmo de fazer como o Ojanei, Allan e Felipones falaram em aguardar para ver, mas infelizmente não posso.
Outra coisa, dependendo para aonde viajo os ritmos são fortes ... 120, 130, 160 .. só pra ver até quando o motor aguenta (Walter, tu canta essa?? Ou so MPB)... e imaginem eu estar no meio do nada e ver uma biela voando pelo capo (já fiz isso num passat turbo q tive, mas isso é conversa que tenho em outro fórum) ... enfim ... pelos meus calculos .. pelo menos por mais 1 ano vou ficar com a RAnger.
COmo disse, vou fazer tudo com calma ... neste meio tempo irei pintar a Ranger, arrumar algumas coisas de interior e depois parto ou não para o motor.
Pequeno jr
23/08/2008, 23:53
Ahh uma coisa importante a ser dita ... esses valores ai que to falando que irei gastar é para colocar a Ranger com pelo menos uns 140cv... e quem sabe até mais.
Se fosse para fazer o Motor todo original 2.5 o gasto seria na casa de R$ 5.000,00 ou seja, um preço bem em conta.
Ouvi na quinta feira um amigo dizendo que o cunhado dele gastou R$ 10.600,00 na S-10 2.5 dele para fazer o motor completo. Só de sacanagem, mandei a mesma listagem que postei aqui para esse cara por email. O cara está pensando em se jogar da 3º ponte do Lago SUl pq ele não pesquisou nada. Apenas chegou e mandou fazer o motor.
Rogério Tortato
19/12/2008, 11:33
Galera,
Voltando ao assunto do motor 2.5, fiz o levantamento abaixo. Meu motor esta neste momento com 319.000km/rodados originais sem nunca ter feito nada.
Motor
Kit motor Sprinter 312 (Aneis, Pistons e camisa) - R$ 987,00
Bomba de Óleo - R$ 261,00
Casquilhos de Biela - R$ 141,00
Casquilhos de Mancal - R$ 168,00
Jogo completo de Juntas International - R$ 185,00
Total - R$ 1.742,00
Bomba de água - R$ 228,00
Correia dentada - R$ 60,00
Correia Poly V - R$ 55,00
Kit tensor da correia poly-v - R$ 480,00
Kit tensor correia dentada - R$ 450,00
Total - R$ 1.273,00
Depois explico melhor, vim apenas postar os preços e to num cansaço daqueles. Amanhã no decorrer do dia posto a minha idéia a respeito do assunto.
Pequeno,
desculpa voltar ao tópico já quase morto.
me diz onde cotou essas peças. esse motor sprinter 312 seria igual ao hsd? ou ao menos as peças são intercambiáveis? (euro II)
alguém sabe dizer se os pistões da 2.8 servem direitinho na biela com o vira da 2.5?
haveria algum ganho se fizer isso?
grato
Walter L. L. Casitta
19/12/2008, 11:38
alguém sabe dizer se os pistões da 2.8 servem direitinho na biela com o vira da 2.5?
Certamente você teria que trocar o conjunto: eixo, bielas e pistões...
Pequeno jr
21/12/2008, 15:46
Pequeno,
desculpa voltar ao tópico já quase morto.
me diz onde cotou essas peças. esse motor sprinter 312 seria igual ao hsd? ou ao menos as peças são intercambiáveis? (euro II)
haveria algum ganho se fizer isso?
grato
Fala rogerio ... não tem problema com relação ao topico pq é quase certo que usarei este para ir postando a manutenlçao do motor.
As peças foram cotadas parte no DF distribuidora da International, parte na Comando Auto peças - Seção caminhões e maquinários agricolas e em Goiânia na Navesa e na distribuidora international de lá.
O Kit da sprinter 312 cai como luva no HSD e sua diferença esta no piston utilizado na sprinter. Mais cabeçudo e torcudo que o original Ranger 2.5 Euro I que é o do meu motor atual.
O Custo para fazer de um 2.5 para um 2.8 será bem alto. É preferivel fazer como o Walter fez e trocar o motor completo do que fazer isso. Se quer apenas melhorar o desempenho com um custo menor, faça a dica que postei.
O que vou fazer no meu é:
- Retificas completas e inclusão do kit sprinter 312;
- Troca de Bomba de oleo, agua;
- Manutenção completa de motor, bielas, mancais e etc
- trocas do conjunto de tensores e correias
- troca da turbina pela original do HSD 2.5
- Troca da bomba injetora da Euro I para Euro II;
- Troca dos Bicos Injetores pelos do Rash
- Para finalizar, depois de ver o resultado obtido pelo Walter, vou trocar tbm o Inercooler da 2.5 para 2.8.
Alguns outros itens como já havia trocado, não serão necessários, como por exemplo, embreagem.
O Custo de tudo isso que falo acima, não vai chegar nem perto dos R$ 9.000,00 e olha que estou alterando o projeto de motor de Euro I para EUro II e colocando os bicos injetores do Rasch.
Serviço será executado de fevereiro para frente. Atualmente a Ranger está com mais de 335.000km/rodados originais.
Rogério Tortato
22/12/2008, 21:22
fala Pequeno Jr.
obrigado pela pronta resposta.
só mais uma dica.
essa bomba de óleo que voce menciona também serve no motor hsd?
é que tá dando uma baita diferença. essa aí tá menos da metade da outra.
onde cotei, pediram 780 reais só na bomba e 380 no reparo (não sei se compensa trocar reparo).
abração.
grato.
Rogério Tortato
22/12/2008, 21:24
Pequeno Jr.
Se não for pedir muito, voce teria como passar os telefones das empresas onde cotou?
abraços.
salvatti
30/11/2010, 09:22
Prezados, participo do fórum na parte de "gaiolas"
estive procurando algo sobre a ranger 2000 4x4 e acabei aqui!
Estou negociando uma ranger ano 2000, XL, 4x4, cabine simples!
O link do anúncio é este (http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/FORD-RANGER-XL-4X4-TB-IC-2.5-2P-2000-PRATA-DIESEL-km-MCN-3649926/3)
Segundo o vendedor, o motor dela já é o 2.8, sei que neste ano saia com o 2.5, provavelmente o antigo dono tenha trocado td ou transformado em 2.8!
Então minhas dúvidas são:
como faço pra identificar se o motor (bloco) já é da 2.8?
questão da roda livre, sei que as primeiras era acionamento á vácuo, e a 2000? como é? da muito problema?
quais os pontos que devo analisar com detalhe pra não entrar numa furada, visto que o carro tem mais de 10 anos de uso?
Vo usa-la somente para cidade e quem sabe umas trilhas leves...
Se alguem puder me dar umas dicas, agradeço!
Walter L. L. Casitta
30/11/2010, 10:27
Prezados, participo do fórum na parte de "gaiolas"
estive procurando algo sobre a ranger 2000 4x4 e acabei aqui!
Estou negociando uma ranger ano 2000, XL, 4x4, cabine simples!
O link do anúncio é este (http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/FORD-RANGER-XL-4X4-TB-IC-2.5-2P-2000-PRATA-DIESEL-km-MCN-3649926/3)
Segundo o vendedor, o motor dela já é o 2.8, sei que neste ano saia com o 2.5, provavelmente o antigo dono tenha trocado td ou transformado em 2.8!
Então minhas dúvidas são:
como faço pra identificar se o motor (bloco) já é da 2.8?
questão da roda livre, sei que as primeiras era acionamento á vácuo, e a 2000? como é? da muito problema?
quais os pontos que devo analisar com detalhe pra não entrar numa furada, visto que o carro tem mais de 10 anos de uso?
Vo usa-la somente para cidade e quem sabe umas trilhas leves...
Se alguem puder me dar umas dicas, agradeço!
Só da para saber se é 2.8 se ele tiver a NF da retífica...
Imperador!
30/11/2010, 11:24
Só da para saber se é 2.8 se ele tiver a NF da retífica...
Dá pra saber também como nº de série do motor.
Aí você pega o manual técnico do Powerstroke 2.8 e dá uma comparada.
Mas eu acho difícil ser um PS 2.8 numa Ranger 2000 - o dono ia ter que gostar muito do carro. E mais, nos custos para fazer uma adaptação.
Edintruder
30/11/2010, 13:01
Olha por trás do motor, se tiver 4 mangueiras que entram no suporte do filtro de óleo lubrificante é bloco do 2.5, se tiver apenas 2 mangueiras de água é o 2.8.
Deivid/silveira
30/11/2010, 13:23
É mas ano 00 todas são 2.5,olha bem pra não pegar uma gambiarra.
Vidal_4x4
30/11/2010, 14:10
esse motor 2.8 da ranger
guenta chinelo na estrada...
tem problema de esquenta...
Aguardo resposta!!!
Edintruder
30/11/2010, 20:40
Vidal, se queres correr, vai de gasolina. Qualquer motor diesel aguenta chinelo, mas dura bem menos que o normal.
salvatti
01/12/2010, 08:32
valew pelas respostas...
onte fui dar uma olhada, segundo o vendendor tem NF de tudo, não cheguei a ver pq tava sem tempo, segundo ele o antigo dono tirou ela zero ai fundiu o 2.5 ele colocou um 2.8 na concessionária!! achei meio estranho mesmo (muito $$ pra trocar na concessionária) mais vou ver certinho levar em um mecânico de confiança ou até mesmo na Ford pra confirmar se o bloco já é da 2.8.
mais volto a questão da Roda Livre, da muito problema estas rangers mais antigas??
Imperador!
01/12/2010, 09:52
Dá problema sim.
Mas já tem solução aos 4 ventos aqui no fórum
Edintruder
01/12/2010, 11:52
Pra tirar a prova se é 2.8 mesmo, mete o pé no fundo e faaz um 0 a 100 e veja se faz em menos de 12s. O 2.5 fica na faixa de 14~15s, a 2.8 tem que fazer menos que isso. Troca as marchas nos 3200rpm e pé no assoalho. Se te colar no banco e realmente fizer muito rápido é o 2.8.
eduardo1968
01/12/2010, 12:25
Vidal, se queres correr, vai de gasolina. Qualquer motor diesel aguenta chinelo, mas dura bem menos que o normal.
X2
Esta semana, um amigo fundiu o motor 2.8 MWM de uma s10, só por conta de emparelhar 160-170 Km/h por um período longo na estrada. Quebrou uma válvula do cabeçote e foi tudo pro beleléu...:pipoca:
Ainda por conta disso, vi na oficina mais 2 sprint abertos com o cabeçote danificado, de 2 s10 praticamente novas, ambas 2007.
Não se fazem MWM como antigamente...:(
felippetti
27/07/2011, 19:10
Ressuscitei o assunto em outro tópico, mais focado no meu problema: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93624-e-o-motor-abriu-o-bico.html
Pequeno Jr., vc tem os telefones de contatos destas lojas que consultaste (lá em 2008)?
alansouza
28/09/2011, 22:31
ressuscitando...... Estou com meu motor na retifica com tudo comprado para passar para 2.8, mas surgiu uma duvida. O eixo do 2.8 e diferente do 2.5 na parte onde encaixa e parafuza o volante, entao qual volante eu uso o do 2.8 ou do 2.5?
alansouza
28/09/2011, 22:34
ps. o motor e da minha defender........
Walter L. L. Casitta
29/09/2011, 00:12
ressuscitando...... Estou com meu motor na retifica com tudo comprado para passar para 2.8, mas surgiu uma duvida. O eixo do 2.8 e diferente do 2.5 na parte onde encaixa e parafuza o volante, entao qual volante eu uso o do 2.8 ou do 2.5?
Na Ranger (minha experiência foi com a Ranger) o eixo do 2.8 aceita também o volante do 2.5, mas o certo seria colocar o volante do 2.8 que é bem mais espeço e pesado. Contudo tem outras coisinhas a considerar caso o volante do 2.8 seja o escolhido:
1- Com o volante do 2.8 a embreagem também tem que ser do 2.8.
2- Com o volante do 2.8 tem que colocar um espaçador entre o flange do motor e a caixa seca. Em torno de 6 a 7mm.
3- Colocando o espaçador a caixa vai ficar recuada para trás e então tem que ver o que mais vai ter que ser modificado na transmissão: suportes da caixa, comprimento dos eixos cardan e posição das alavancas do câmbio e da CT.
alansouza
29/09/2011, 20:10
Na Ranger (minha experiência foi com a Ranger) o eixo do 2.8 aceita também o volante do 2.5, mas o certo seria colocar o volante do 2.8 que é bem mais espeço e pesado. Contudo tem outras coisinhas a considerar caso o volante do 2.8 seja o escolhido:
1- Com o volante do 2.8 a embreagem também tem que ser do 2.8.
2- Com o volante do 2.8 tem que colocar um espaçador entre o flange do motor e a caixa seca. Em torno de 6 a 7mm.
3- Colocando o espaçador a caixa vai ficar recuada para trás e então tem que ver o que mais vai ter que ser modificado na transmissão: suportes da caixa, comprimento dos eixos cardan e posição das alavancas do câmbio e da CT.
Beleza! Mas nao seria melhor o motor ir pra frente ao inves da transmicao?!Falo isso porque se a transmicao for pra traz todo o conjunto de tracao tambem vai... como ja dito eu teria que encurtar o cardan trazeiro e alongar o dianteiro e por ai vai...... acho que seria mais facil chegar o motor um pouco pra frente. Me corrija se estiver falando bobagem...... So uma curiosidade, porque eu teria que colocar a flange? O volante seria mais largo? E o diametro, nao raspa na capa seca?
Edintruder
29/09/2011, 20:56
Veja se tem como aproveitar o volante da 2.5, caso negativo, basta colocar o da 2.8 como foi dito e compensar tudo. 7mm não é quase nada. Duvido que precise mexer em algo além do espaçador para a caixa.
Walter L. L. Casitta
29/09/2011, 21:00
Beleza! Mas nao seria melhor o motor ir pra frente ao inves da transmicao?!Falo isso porque se a transmicao for pra traz todo o conjunto de tracao tambem vai... como ja dito eu teria que encurtar o cardan trazeiro e alongar o dianteiro e por ai vai...... acho que seria mais facil chegar o motor um pouco pra frente. Me corrija se estiver falando bobagem...... So uma curiosidade, porque eu teria que colocar a flange? O volante seria mais largo? E o diametro, nao raspa na capa seca?
O motor um pouco mais pra frente poderia ser uma opção sim, mas eu não tenho certeza.
Os volantes tem o mesmo diâmetro, tanto que a cremalheira funciona perfeitamente com o motor de arranque, mas o volante do 2.8 é mais grosso, empurra a embreagem para trás e toma o espaço do cilindro da embreagem. Na Ranger a caixa seca simplesmente não se encaixa sem um flange.
alansouza
29/09/2011, 23:36
Pessoal, muito obrigado pelas informacoes, vou dar bandeira verde pra retifica por o conjunto 2.8. Daqui alguns dias posto o resultado!
alansouza
08/11/2011, 23:25
:shock: Pessoal hoje fui na retifica e estavam acabando de montar o motor. O montador me disse que o virabrequim usado foi o 2.5 com biela e pistoes 2.8. Disse que, com o vira 2.8 os pistoes ficaram 3mm abaixo e com o vira 2.5 foi medida exata. Como pode isso? Fiquei desconfiado dessa historia e estou achando que estao me enganando e montaram tudo 2.5...... :pensativo: ou montaram 2.8 achando ser 2.5..... :parede:
Walter L. L. Casitta
09/11/2011, 07:54
:shock: Pessoal hoje fui na retifica e estavam acabando de montar o motor. O montador me disse que o virabrequim usado foi o 2.5 com biela e pistoes 2.8. Disse que, com o vira 2.8 os pistoes ficaram 3mm abaixo e com o vira 2.5 foi medida exata. Como pode isso? Fiquei desconfiado dessa historia e estou achando que estao me enganando e montaram tudo 2.5...... :pensativo: ou montaram 2.8 achando ser 2.5..... :parede:
E não da mesmo, tem que trocar o trem de foça completo. Talvez dê certo com as bielas do 2.5.
alansouza
09/11/2011, 19:21
Sim mas eu comprei o trem de forca completo do 2.8 inclusive volante e bicos mas eles estao excluindo o vira que comprei 2.8 e usando 2.5.......
alansouza
20/11/2011, 01:04
Problema resolvido, conversei com o montador do meu motor e ele confirmou.... o vira usado foi o 2.8.
Ops..
texto re-publicado no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/42470-junta-do-cabecote-quando-trocar-2.html
Mais adequado ao assunto.
Daniel
Meu motor 2.5 da s10 blazer ano 1999/2000 bateu uma biela. encontrei uma parte de força 2.8 sem o cabeçote. posso usar tudo do meu nesse novo motor? o volante realmente é melhor usar o 2.5? o cabeçote e junta do cabeçote servem no bloco 2.8? obrigado
Blazer 4x4 2.5 .....indo pra 2.8 se tudo der certo...
Casa da transmissão4x4
12/12/2012, 06:55
Meu motor 2.5 da s10 blazer ano 1999/2000 bateu uma biela. encontrei uma parte de força 2.8 sem o cabeçote. posso usar tudo do meu nesse novo motor? o volante realmente é melhor usar o 2.5? o cabeçote e junta do cabeçote servem no bloco 2.8? obrigado
Blazer 4x4 2.5 .....indo pra 2.8 se tudo der certo...
Amigo, eu troquei e passei tudo para 2.8, depois da uma olhada no topico "ranger super truck", ficou otimo.
Att.
Danilo.