PDA

Ver Versão Completa : Chave para desmontar a pastilha das válvulas - Hilux SW4 3.0 TD



rub
29/07/2008, 21:16
Amigos,

Alguem sabe onde eu posso encontrar para comprar ou então para fazer, uma chave que possibilide a retirada das pastilhas do comando de válvulas da SW4 3.0 TD ano 98?

Essas pastilhas são utilizadas para fazer o ajuste de folga de válvulas.

Grato,

Rubens

BLANCO
31/07/2008, 00:28
Fala ai Rub , certa vez meu meca foi regular as valvulas da minha viatura e retirou as pastilhas como uma chave de fenda pequena na cede da pastilha proximo ao comando existe um pequeno dente que possibita a retirada e a colocação da mesma , ele tambem utilizou com a mesma chave pequena uma outra para segurar a valvula para baixo ou seja ao mesmo tempo uma empurra a valvula e a outra retira a pastilha .

rub
31/07/2008, 00:53
Blanco,

Obrigado pela dica.
Vou conferir a regulagem de válvulas e essa dica irá me ajudar muito caso seja necessário retirar as pastilhas para determnar qual será a nova pastilha que eu deverei comprar para acertar a regulagem de válvula.
Você saberia me dizer se o seu mecânico retirou a peça (aluminio) que conecta o ar do filtro de ar até o corpo de borboleta para retirar a tampa de válvula?

Obs. A minha SW4 está com um barulho irritante de metal com metal, vindo do cabeçote quando ela fica parada de um dia para outro. Após cerca de dois minutos de funcionamento o barulho some completamente.
Já me disseram de uma válvula que fica no filtro de óleo (lado do motor) que costuma perder a pressão e desta forma todo o óleo que fica na cabeçote desce até o carter fazendo com que ela demore alguns tempo para lubrificar novamente as válvulas quando é dada uma nova partida (normalmente quando o carro está frio).
Essa válvula tem a função de bloquear o óleo do cabeçote para evitar que o comando trabalhe "seco" na partida.
Segue anexo a foto do catálogo de peça que tem essa válvula do óleo.

Abraços,

Rubens

jcrosis
31/07/2008, 08:27
antes de desmontar as valvulas acho que vale a pena verificar a ventoinha, digo isto porque na minha sw4 que é a gasolina tambem ocorria tal ruido quanto ela estava fria, na ventoinha existe um elemento viscoso que acopla a mesma a rotação do motor ao aquecer portanto no inicio da partida ela ainda gira louca e depois que acopla o barulho desaparece, espero ter ajudado abraços.

Elmer_Jeep
31/07/2008, 10:44
A empresa RAVEN faz essas ferramentas pra regular válvula do cabeçote de fiat e AP, não sei se tem pra Hilux, o pessoal aqui na Retífica fez uma pra baixar o tucho e abrir espaço pra tirar a pastilha, quando tiver um tempinho aqui eu coloco fotos.

[]'s

rub
31/07/2008, 12:56
Caro jcrosis,

Obrigado pela informação. Vou investigar esse item também.

Rubens

rub
31/07/2008, 12:59
Caro Elmer,

Obrigado pela informação.
Vou aguardar as fotos para que eu possa fazer uma chave desta também.
Por acaso será que a refitica que fez a chave para abaixar o tucho poderá fazer uma para mim?
Você pode me passar o telefone da retifica?
Eu ligo para eles e faço a compra, isto é, se eles puderem fazer uma para mim.

Obrigado,

Rubens

BLANCO
01/08/2008, 00:14
Grande Rub, a pergunta sobre a retirada o tubo de aluminio sim tem de retirar pois tem que retirar tambem a tampa de valvula e posteriormente coloca-la com cuidado .

Verifique tambem a embreagem ( colar ) pois a minha grita um pouquinho quando fria e logo depois some o barulho , experimenta ligar o carro com o pedal de embreagem acionado e logo depois solte o mesmo , detalhe acionando o pedal voce ira aliviar o peso do motor de arranque para partida porque somente o motor ira girar , no modelo a gasolina somente funcionam acionando o pedal de embreagem pelo fato de segurança e alivio do motor de partida , abraços ><><><><><><><><>

rub
01/08/2008, 08:08
Caro Blanco,

Obrigado pela informação. Além do barulho tipico de falta de lubrificação na partida a frio, a minha também tem esse tipico barulho. Pelo cambio é possivel lubrificar e o barulho some por um periodo e depois volta novamente.

Você sabe o que retem o óleo na parte de cima do motor? A pressão da bomba de óleo está acima do especificado, porém não sei se ela tem a função de não deixar o óleo retornar para o carter quando o motor fica parada por alguns dias.

Grato,

Rubens

BLANCO
02/08/2008, 22:37
Rubens a bomba de oleo ( ja disse o nome ) manda o oleo que esta no carter para o motor todo em geral o oleo sobe e desce pelo motor constantemente eu desconheço esta tal valvula que fica no filtro de oleo , no meu conhecimento que nao é muito existe uma valvula de alivio que fica sim no filtro para que nao estoure ou algo parecido ou ate mesmo para que o motor nao exploda pelos retentores .

Toda vez que o oleo é trocado viramos o motor da viatura e um pouquinho depois a lampada de espia do oleo apaga quer dizer que o mesmo chegou em geral em tudo .

O oleo e filtro sao novos ? verifique , abraços ><><><><><><><><

rub
03/08/2008, 11:51
Blanco,

Obrigado pela ajuda!
O filtro é novo e é original. O óleo é o Castrol Tection (15W40) agora estou substituindo o filtro e o óleo novamente com 2.500 km. O óleo que eu estarei usando é o 10W40 da Castrol (Enduron).
Um dos nossos colegas do 4x4 passou uma informação interessante:
Fui informado que o barrulho que eu estou ouvindo é um "castanhar", ou seja, na partida quando o motor ainda está frio o diesel não é todo queimado gerando este barulho, pois por alguns instante o motor trabalha irregular. Na medida que o motor vai funcionando o diesel começa a ser "totalmente" queimado e o barulho some.

Abraço,

Rubens

JEFFCATUNDA
03/08/2008, 18:55
Bem Rubens. se o problema for de queima de combustivel......

Pra que haja uma queima total é necessário que estejam ajustados bicos injetores e que a vazão do filtro de ar esteja proporcionando quantidade de oxigênio suficiente... seu filtro de ar é novo?...isso sem falar da regulagem da bomba injetora....

rub
03/08/2008, 19:44
Jeffcatunda, A cerca de 5000 km atrás eu troquei os 4 bicos injetores (novos e originais), a bomba passou por uma revisão, na Zergo aqui em SP (autorizada Bosch e que atende algumas concessionárias Toyota). Apenas como informativo, o teste feito com o opacimetro, mostrou que o valor medido está abaixo do valor máximo (emissão de gases que poluem) estabelecido pela Toyota . O valor máximo está adesivado na coluna da porta direita (porta do passageiro) nas maiorias das SW4 3.0 TD. Pode ser que ainda exista algo a ser feito na bomba injetora (distribuidora), mas o carro está pegando fácil tanto no frio quando no calor e não há fumaça preta. O filtro de ar, óleo e de combustível são novos e são originais Toyota. A bomba de óleo está com a pressão acima dos limites mencionadas no manual de serviço. Com o boroscópio (endoscopia automotiva) não foi detectada nenhuma peça com desgaste. Agora só falta medir a folga de válvula. Mas se ela estivesse com muita folga, ela também bateria com o carro quente. Não é? Obrigado pela informação e pela informação/ajuda. Abraços, Rubens